Turma: 6° ano A
Professora orientadora: Ivana Catharina
RESUMO
A inclusão social, é essencial para o desenvolvimento da sociedade ajudando na evolução do ser humano retirando privilégios que foram criados por diferentes classes sociais, e preservando o direito de igualdade a todos. Contudo, é evidente que hoje a mais visibilidade para os deficientes em quase todos os lugares e com a ajuda de aparelhos facilita o acesso para se locomover melhor, trabalhar, estudar ou praticar esportes, entretanto, ainda existe desrespeito e preconceito por parte da população. Sabendo disso, estudantes do 6° ano, turma A da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino, idealizaram inovações tecnológicas buscando auxiliar o desenvolvimento escolar de pessoas com deficiência, orientados pela professora Ivana Catharina. A metodologia adotada baseou-se em pesquisas bibliográficas, onde aconteceram estudos detalhados, com coletas de dados, análises e interpretação dos mesmos como forma de conhecer e documentar mudanças tecnológicas em prol da inclusão. Utilizando recursos tecnológicos os estudantes criaram o TECNOEDUC contribuindo de maneira positiva no processo da inclusão. Por fim, o presente trabalho apontou caminhos, oferecendo informações úteis e mecanismos para a inclusão de pessoas no ambiente escolar, oferecendo possibilidades, transformando a incapacidade em ação.
Palavras-chave: Inclusão. Tecnologia. Deficiência.
Estudantes: Turma do 6º ano B
Professor Orientador: Tiago Reis
RESUMO
A educação sempre foi pauta coletiva e muito importante para toda a sociedade, entretanto, nem sempre é tratada como deveria. Em larga escala, a educação acaba deixando de ser prioridade para muitos, o que é um fator preocupante. Isso se agrava ainda mais quando paramos para refletir sobre a acessibilidade educacional para diversos tipos de estudantes que podemos encontrar num ambiente escolar, seja ele necessitado de alguma atenção especial ou não. Felizmente, a acessibilidade vem ganhando cada vez mais espaço e deixando de ser tabu que antes nem sequer era debatido. Tendo em vista que fazemos parte de uma escola moderna e sempre atualizada, além de preocupada com a inclusão de todos os discentes, e, além de tudo, não preocupada em promover somente a inclusão, mas também a educação, por meio do nosso projeto intitulado “TecnoMat: Um olhar para a acessibilidade” pensamos em construir um modelo matemático voltado para a acessibilidade visual, sendo este chamado de Caixa Tátil Adaptada. Nessa construção, a fim de desenvolvermos a importância da educação ambiental, pensamos em trabalhar com materiais recicláveis para construir algumas figuras geométricas e para construir a própria Caixa. Com essa proposta, pensamos que poderia ser utilizado uma inteligência artificial que seria conectada a um fone de ouvido em que a partir do momento em que determinada figura fosse pega, no fone seria reproduzido as descrições e principais características de sua forma geométrica, como lados, ângulos, vértices e seu nome, além de também escrever em braile o nome das figuras nas construções.
Palavras-chave: Acessibilidade, Educação, Inclusão.
Professora Orientadora: Andréia Sanches
Turma:6º ano C
RESUMO
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar os educandos no desenvolvimento da inteligência emocional, respeito às diferenças e valorização da Ciência e Tecnologia , em prol do desenvolvimento e superação dos atletas com deficiência; pois em pleno século XXI esses indivíduos ainda são colocados à margem da sociedade e têm suas capacidades questionadas. Por isso a relevância de apresentar aos estudantes, o movimento paraolímpico, pois ele é inclusivo e abre as portas a todos e todas, reiterando o caráter democrático do esporte, que por vezes, é esquecido. Durante a execução do projeto os estudantes foram os grandes protagonistas, realizando pesquisas, debates, trocas de ideias, conhecimentos e atividades teóricas e práticas relacionadas ao tema, tiveram a oportunidade de conhecer as, modalidades esportivas paraolímpicas, bem como os equipamentos utilizados pelos atletas para terem uma melhor adaptação e desempenho no esporte, propondo uso de aplicativos no esporte. Ficou evidente que precisamos garantir os direitos, a acessibilidade e a inserção no esporte, para proporcionar às pessoas com deficiência, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que possam fazer parte de uma sociedade plural. O uso de aplicativos, sendo uma ferramenta de fácil acesso e baixo custo, pode auxiliar os atletas paraolímpicos no desenvolvimento de diversas competências e consequentemente, valores necessários para seu pleno desenvolvimento enquanto sujeito.
Palavras-Chave: Tecnologia – Esporte- Paraolimpíadas- Superação.
Stephany Silva Moura, Rian Soeira, Amanda Santos Sales, Gabriela Ferreira, José Gustavo Rodrigues, Noeme Laís, Marcella de Oliveira.
Turma: 6° ano D
Professor orientador: Paoly Moreira de Souza
RESUMO
A Tecnologia está aplicada a inúmeras áreas e dentre elas está o esporte, e nesse ramo ela vem colaborando para a inclusão de deficientes físicos nas mais variadas atividades. Ela possibilita que as mais diversas deficiências possam se adequar ao esporte, tanto na melhoria dos procedimentos terapêuticos quanto na prática de determinado esporte. Essa evolução tecnológica, ampliou a mobilidade, a comunicação auxiliando esses cidadãos a enfrentar inúmeros desafios diários, já que existem diversos tipos de deficiências e cada caso é um caso. Inicialmente, a inclusão social, é essencial para o desenvolvimento da sociedade, visto que, ajuda na evolução do ser humano retirando privilégios que foram criados por diferentes classes sociais, e preservando o direito de igualdade a todos. De acordo com o importante filósofo, político e escritor francês Charles de Montesquieu “a injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”. Através desta pesquisa, pretende-se que o corpo docente, possam inteirar-se das tecnologias especificas utilizadas em determinadas deficiência, identificando a forma, as técnicas e os aparelhos utilizados, bem como percebam a importância de poder ser, fazer e aprender um esporte independente da sua limitação. Espera-se que após a elaboração dos trabalhos e das discussões acerca do assunto, seja perceptível a compreensão da importância do avanço tecnológico para a vida desses cidadãos e do esporte.
Palavras-chave: Tecnologia, Esporte e Deficiência.
Estudantes do 6° E
Professora orientadora: Sofia Branco
RESUMO
A inclusão social, é essencial para o desenvolvimento da sociedade ajudando na evolução do ser humano retirando privilégios que foram criados por diferentes classes sociais, e preservando o direito de igualdade a todos. Contudo, é evidente que hoje a mais visibilidade para os deficientes em quase todos os lugares e com a ajuda de aparelhos facilita o acesso para se locomover melhor, trabalhar, estudar ou praticar esportes, entretanto, ainda existe desrespeito e preconceito por parte da população. Sabendo disso, estudantes do 6° ano, turma E da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino, idealizaram inovações tecnológicas buscando auxiliar o desenvolvimento escolar de pessoas com deficiência, orientados pela professora Sofia Branco. A metodologia adotada baseou-se em pesquisas bibliográficas, onde aconteceram estudos detalhados, com coletas de dados, análises e interpretação dos mesmos como forma de conhecer e documentar mudanças tecnológicas em prol da inclusão. Utilizando recursos tecnológicos os estudantes criaram o TECNOSCHOOL contribuindo de maneira positiva no processo da inclusão. Por fim, o presente trabalho apontou caminhos, oferecendo informações úteis e mecanismos para a inclusão de pessoas no ambiente escolar, oferecendo possibilidades, transformando a incapacidade em ação.
Palavras-chave: Inclusão. Tecnologia. Deficiência.
Turma e seriado: 6º ano F
Professora orientadora: Valdirene Meira Da Cunha e Juliana de Jesus Santos
RESUMO
A atual pesquisa tem como foco principal analisar como o uso da tecnologia pode facilitar a comunicação entre pessoas diagnosticadas com a Síndrome de Husher com aplicação do Código Morse em Smartphones, tablets e similares através de aplicativos de texto e pulsações emitidas por objetos corporais. A síndrome de Usher, se caracteriza por apresentar deficiência auditiva e perda progressiva da visão. Essa doença pode ser apresentada em diferentes níveis como: surdez congênita profunda; moderada a severa e/ou perda progressiva da audição. O estudo traz o aprendizado a respeito do processo de inclusão, visando discutir a importância em garantir acessibilidade dos produtos tecnológicos para o público diagnosticado com surdo-cegueira. Pensando nas dificuldades que os portadores da síndrome de Usher enfrentam os alunos do 6° F, criaram como estratégia facilitadora na comunicação de pacientes diagnosticados o uso de telefones celular ou tablete que emitem o Código Morse através de pequenas vibrações no pulso ou nas mãos dos pacientes. O Código Morse é um sistema telegráfico que pode ser utilizado em vários idiomas, e é composto por pontos, traços e espaços que representam letras, números e sinais de pontuação, esse sistema permite a transmissão de mensagens à distância, através de sons de curta e de longa duração. As mensagens são enviadas por meio do toque na tela do celular, que codifica para a linguagem Morse e envia por meio de vibrações para o smartwatch do receptor.
Palavras chaves: Síndrome de Usher, Código Morse e Tecnologia.
Alana P. De Jesus, Alícia Mayane Da C. Bispo, Alyssa Cristina A. Braz, Ana Júlia Dos Santos Viana, Ana Luize Da S. Passos, Andrey De S. Gonçalves, Andreza Santos L. Silva, Anna Júlia Araújo S. Monteiro, Beatriz Dos Santos França, Caique Oliveira Rocha, Camille Vitória C. Teixeira, Carlos Pietro S. Reis, Cristian De Jesus N. Da Silva, Dandara Ribeiro Callero, Emylle Kelly S. Silva Soares, Gabrielle S. Pereira, Guilherme De F. Araújo, Gustavo Barbosasales, Gustavo Gaspar Santos, Hanna Pyetra Dos S. Palma, Iago Oliveira Leão, Jamile Vitória Bonfim Dos Santos, João Elias Freitas Silva, Júlia Moraes Dos Santos, Luan Carlos Dos S. Cerqueira, Maria Clara De Souza Pereira, Oswaldo F. Avelino, Paloma De C. Santana, Rafaela Isabel Nascimento, Sara Queiroz Lelis Aranha, Uriel Fernando N. De Jesus, Yasmin De Jesus Leite Santos, Yuri Cerqueira B. De Oliveira.
Orientadora: Adalgisa Anjos
RESUMO
Na atual situação, que se faz necessário manter o distanciamento social e protocolos de saúde por conta do avanço do coronavírus, uma atitude tendenciosa que vai à contramão dos eventos históricos e científicos, começa a ganhar força. O negacionismo ignora os efeitos e as consequências do novo coronavírus no mundo, baseando-se em Fake News e nas dificuldades de compreensão de parte da população dos processos científicos e da real eficácia das vacinas, os números de mortes pelo vírus se tornam assustadores. A proposta do nosso trabalho pretende através de um vídeo explicativo e uma página no Instagram, de maneira clara e objetiva, analisar dados estatísticos, evidenciar dados do processo de imunização da população brasileira levando em consideração os números de ocupação de leitos e de pessoas recuperadas da Covid - 19, nos últimos meses desse ano, com a finalidade de trazer dados relevantes dessa pandemia. O resultado do nosso trabalho é a comprovação científica, que a negação da vacina tem trazido resultados negativos nessa batalha que matou mais que a Bomba de Hiroshima. A solução para esse problema que têm raízes históricas e sociais é promover campanhas de informações. Os debates que ultrapassam o ambiente acadêmico e tornam a ciência acessível para população é determinante para um futuro promissor potencializando a sobrevivência.
Palavras chaves: ocupação, vacinação e recuperação.
João Luís Fernandes, João Pedro Vieira, Lara Gabriela Oliveira, Julia Oliveira Fernandes, Ticiana de Andrade, Erika Di Renzo, Grazielle Souza.
Turma : 7º B
Orientadora: Patricia Filardi
RESUMO
Paralelo ao surgimento da pandemia do COVID-19 apareceram muitas notícias fakes, ou seja, informações que chegaram até nós por meio das mídias e redes sociais de forma rápida, porém falsas, com isso, os alunos do 7º ano B desenvolveram o projeto “A Verdade nas Redes” com base em pesquisas, entrevistas com especialistas, discussões em grupo e por vídeos que abordassem a temática pesquisada. Identificaram fontes que não se comprometiam com a verdade, prejudicando o acesso da população para a compreensão real do problema, como notícias que traziam como tratamentos chamados de “receitas milagrosas” para a cura dessa “gripezinha”. Chegaram à conclusão que estas notícias aumentaram o pânico e com a vacina contra o coronavírus, muitos questionaram se ela seria de fato confiável se recusando a tomá-la. Essas notícias tinham a finalidade de enganar, difamar ou atrair um público para um serviço ou produto, tirando o foco para aquilo que realmente interessava que era a prevenção. Para a culminância, os alunos do 7º B organizaram um jornal digital com o intuito de despertar o cuidado no compartilhamento de notícias sem checar sua fonte. Desmistificaram mitos e mentiras criados ao redor do COVID-19 por meio de informações verdadeiras, revelando uma pesquisa comprometida com a verdade e bem fundamentada.
Palavras- chave: Fake News; Pandemia; Verdade; Redes Sociais.
Lara Samile, Giulia Nascimento, Jéssica Santos, Luiza Sampaio, Júlia Santos, Michel Gregório, Rafaela Brito, Paulo Francisco, Stefane Vitória, Cintia Beatriz.
Orientador: Eder Santos Seixas
7° ano C
RESUMO
Um momento de crise é também uma oportunidade de união e de colaboração com a sociedade. Mais do que nunca, a solidariedade está fazendo a diferença no enfrentamento à pandemia. Com essa motivação, lideramos um amplo movimento para combater o coronavírus em parceria com empresas, instituições de pesquisa, universidade e organizações sociais. Mais de 47,5 milhões de pessoas completaram a vacinação contra a covid-19. Até o momento, 47.578.372 brasileiros receberam a segunda dose ou a dose única de imunizante contra a doença, o que representa 22,47% da população nacional. O Brasil conta com quatro vacinas contra a covid-19 atualmente. Três delas necessitam da aplicação de duas doses, conforme recomendação dada pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. Já a fabricante da Janssen indica apenas uma dose. Com base nesses dados e nos aspectos de pesquisa, os alunos do 7° C irão realizar produções artísticas, utilizando materiais recicláveis, com o intuito de gerar visualmente, mensagens positivas e de incentivo à importância da vacinação. Formando uma frente de mobilização, contribuindo para o combate à Covid-19, utilizando como base o apoio de nossa infraestrutura tecnológica e capacidade dos nossos cientistas, ressaltando seus feitos e soluções ágeis nas áreas de prevenção, controle da doença e possíveis soluções visando o bem-estar das pessoas.
Palavras-chave: Vacinação, coronavírus, arte visual, positividade.
Arthur Conceição Damasceno Gonçalves, Emanuelle Monteiro Araújo de Jesus, João Victor Silveira Rosário Lessa, Maria Clara Alban Dias, Maria Eduarda Alban dos Santos, Pedro Henrique dos Santos Silva, Sophia Andrade Ferreira Nascimento, Yasmin Santos dos Anjos, Yasmin Oliveira Santos.
Turma: 7º Ano D
Orientador: Lázaro Araújo dos Santos.
RESUMO
Vivemos um dos piores momentos na saúde de modo geral, mas, principalmente na saúde pública. O Brasil apesar de ter tido diversas oportunidades via Governo Federal de se engajar no enfrentamento à pandemia do Coronavírus como foi informado pela imprensa e reafirmado na Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Pandemia no Senado Federal negligenciou ante à situação oportuna chance de atender e salvar sua população. Esse descaso com a realidade da pandemia do novo coronavírus, minimizando a mesma e recusando as ideias dos cuidados como o uso de máscara, higienização das mãos e demais protocolos de saúde e fundamentalmente de um efetivo processo de vacinação, custou-nos a vida de mais de meio milhão de brasileiros e brasileiras (e ainda vem custando vidas), anônimos e famosos. Um vírus mortal e sem precedentes como é carecia de uma política efetiva por parte do alto comando da nação no intuito de resolvê-la com a força que necessitava e acima de tudo, com a parceria correta: a ciência através da vacina. O negacionismo que tomou conta do país negando à doença respingou no negar à eficácia da vacina. Por isso hoje, vemos pessoas que já poderiam se vacinar refutando à ideia. Outra parte busca escolher o tipo de vacina que quer tomar baseada em inúmeras notícias falsas e achismo sem o menor cabimento. Pensando sobre essa realidade é que a turma do 7º ano D decidiu trabalhar pela conscientização de que não se deve escolher vacina, mas é fundamental escolher ser vacinada.
Palavras – chave: Vacina, Pandemia, Coronavírus.
Afonso Carvalho da Penha, Arthur Santos de Jesus Silva, Daira Sofia Souza Santos, Enzo Santana Guimarães, Maria Eduarda Santos Teles, Maria Luiza Moreira de Oliveira, Marianna Silva da Hora Rocha, Matheus Souza Brito, Nicolas Kael de Amorin Teles, Pedro Henrique Messias Santos, Rafael Ricardo Silveira Souza, Suellen Lima Barros Santos
Turma: 7º ano E
Professor orientador: Lino Claudio de Oliveira Soares
RESUMO
A pandemia de COVID-19 no Brasil teve início em 26 de fevereiro de 2020, após a confirmação de que um homem de 61 anos de São Paulo que testou positivo para o SARS-CoV-2. Com a incursão dessa alteração biológica, foi necessário improvisar algumas regras e até mesmo fazer o habitual com mais eficiência para evitar uma catástrofe. Sendo assim, o principal objetivo é despontar a evolução da cura durante o processo de pandemia através de dados que facilitem, em larga escala, o caminho eficiente para se combater a doença. E como tudo teve um início muito preocupante devido ao grande despreparo da sociedade e falta de mecanismos dos especialistas de medicina e também de órgãos públicos para lidar com a manifestação da enfermidade, foram necessários alguns procedimentos para controle e equilíbrio da situação. Nada melhor do que a evidência dos números no progresso de desenvolvimento do pároco dessa doença através de percentuais estatístico que por sua vez motivaram as pessoas a se cuidarem e assim reduzirem essa curva que ficou conhecida durante toda ação como “pico”, o ponto mais alto das infecções. A exemplo disso, em 2020 observou-se que o insulamento estava muito acima do padrão pré-pandemia (entre 40 e 100% maior), apresentando uma queda desde o início de abril, embora já notado uma alta na semana anterior ao dia 16 de maio. Esse é mais um arquétipo de como uma análise simples, mas detalhada, fornece informações quantitativas importantes sobre um fato de interesse público: a intensidade do isolamento social.
Palavras-chave: Evolução, Índice, Covid, Cura e Pandemia.
7° ano F
Orientadora: Iracema Seabra Guimarães
RESUMO
A negligência no combate à pandemia, a negação das vacinas por parte da sociedade e a persistência na utilização de tratamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19 ocasionaram uma reflexão social que gerou uma busca dentre pesquisadores e entidades científicas contra a praga da desinformação que se alastra com consequências cada vez mais funestas através das mídias diversas. Nesse sentido, no diálogo sobre o tempo e suas repetições ou similaridades, suscitou-se no 7° ano F uma busca por movimentos históricos de caráter similares, trazendo à tona a Revolta da Vacina, fato ocorrido no Brasil, durante o ano de 1904, no Rio de Janeiro. O motim popular do início do século passado teve como estopim a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, e evidenciou um Brasil do século XX semelhante ao que temos acompanhado atualmente, onde observamos um cenário de luta contra uma grave epidemia, guerra entre informações verdadeiras e falsas, negacionismo e uma população desconfiada de uma simples picada no braço. Nosso projeto propõe a análise social e histórica, de forma artística, da ciência, através das lentes desses dois grandes eventos, que marcaram nossa sociedade. Através de ferramentas tecnológicas, marca da expressão dos nossos estudantes, veremos dos nossos estudantes sobre a temática, bem como suas reflexões e lições apreendidas para a prática diária nos cuidados e prevenção ao Covid-19.
Palavras-chave: covid-19, Revolta da Vacina, negacionismo histórico e científico.
Bianca dos Santos Santana, Cauê Fonseca Moreira, Daniel do Santos, Ellen Louise Merces Caribe de Almeida, Malu Sacramento Santos, Maria Eduarda da Cruz Azevedo, Muenexi dos Santos Cruz
Orientador: Elane Oliveira Sousa Melo
7º turma: G
RESUMO
Uma corrida desenfreada de toda a comunidade científica mundial, em busca de uma vacina contra a COVID-19, este foi o cenário do último ano, considerada pela OMS, a mais grave pandemia de toda a história. Assim, este estudo teve como objetivo buscar conhecimento científico sobre as vacinas, seu histórico, como age no sistema imunológico, sua eficácia na erradicação de doenças ao longo da história e principalmente, no cenário epidêmico atual, onde a vacina se apresenta como solução para salvar vidas e para os problemas socioeconômicos enfrentados pela sociedade. Bem como, contrapor aos movimentos antivacinas, que vêm ocasionando a desconstrução progressiva das autoridades médicas e tem contribuído de forma extrema para negação das evidências científicas. A relevância deste projeto consiste no estudo da temática, e desenvolver uma proposta biossustentável, através do design ecológico, com a confecção de uma máscara desenvolvida com material biodegradável, ou seja, que não afete negativamente o meio ambiente, e que seja eficaz contra a propagação do vírus, até a vacinação completa e controle da epidemia. Nesse sentido, a turma foi organizada em equipes de trabalho, onde realizaram pesquisas, resumos, discussão, e o desenvolvimento do protótipo. Dessa forma, os alunos foram oportunizados a vivenciar as etapas do desenvolvimento do conhecimento científico, a ampliar a criticidade e conhecimento de mundo, e por fim, criaram materiais fonográficos, como vídeos, que foram copilados para a produção da apresentação. Este trabalho agregou valores positivos, devido ao grande engajamento e participação dos alunos e da família, durante todo o processo.
Palavras chave: Vacina. Negacionismo. Inovação. Sustentabilidade
Estudantes: 7º Ano – Turma H
Professor Orientador: Alexinaldo Lima Santos
Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino
RESUMO
No país com o maior e mais completo programa de vacinação do mundo a emergência da pandemia de covid-19, que está mudando os rumos da história contemporânea, trouxe novos desafios para a nação. Neste contexto, o projeto teve como origem a atual realidade nacional, onde se vivencia o negacionismo em meio ao processo logístico de entrega da vacina em todos os municípios brasileiros. Sendo objeto de destaque, a capacidade técnica e logística para a distribuição das vacinas nos diversos e longínquos locais do território. Dessa forma, os jovens terão a oportunidade de analisar através da leitura de variados gêneros textuais, diversos acontecimentos noticiados relacionados ao processo de produção local ou importação, transporte logístico e entrega de vacinas no Brasil. Para total inserção do educando no projeto, destaco o grande aproveitamento dos conhecimentos históricos e geográficos do Brasil adquiridos anteriormente e nesta temporada para entender os elementos envolvidos, a dinâmica e o contexto da participação de cada instituição nessa importante batalha contra a COVID-19. Por fim, a partir da interpretação das informações colhidas, dos conhecimentos obtidos, entramos na fase de produção dos vídeos para apresentação na Mostra SteaM.
Palavras-chave: negacionismo, logística, vacina.
Turma do 7º ano I
Orientadora: Géssica Silveira Amorim Barros
RESUMO
É impressionante como a humanidade está desnorteada em tempos de excesso de informação disponível. Estamos vivendo uma época histórica chamada SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO! O esforço para construir o conhecimento racional sobre a realidade material exigiu o emprego de técnicas e procedimentos cada vez mais rigorosos que demarcaram os limites entre o que era ou não considerado científico. A ciência, serviu de base à tecnologia, possibilitando um enorme progresso em todos os setores da atividade humana, mas seus benefícios não foram distribuídos igualitariamente. Nesse contexto, cabe refletir sobre a finalidade do saber produzido e os princípios éticos que o orientam. O filósofo e historiador Michel Foucault (1926 – 1984) faz uma conexão entre conhecimento e poder, intelecto e vontade. Entender como foi possível ao Brasil chegar a uma situação que pode se caracterizar como de completo descontrole da pandemia de Covid-19, com milhares de mortes que aumentam a cada dia e que se agravaram no contexto da crise sanitária provocada pelo coronavírus e pelas questões epistemológicas vinculadas ao negacionismo científico; questões ético-políticas vinculadas aos direitos humanos; estratégias biopolíticas vinculadas à razão neoliberal. Em nosso projeto “É Fake News? É sim senhor!”, trazemos uma reflexão sobre o negacionismo da ciência. Os alunos através de TIKTOK, MINECRAFT, vídeos satirizaram a forma como as pessoas negaram a ciência em prol do que acreditavam. Quando em oposição às evidências científicas, a atitude negacionista encontra sustentação em teorias e discursos conspiratórios, sem aprofundamento ou isolados e até favorece disputas ideológicas e interesses políticos e religiosos.
Palavras-chave: Palavras-chave- Ciência, Negacionismo, Fake News.
Yasmim S. Vieira, Sabrina E. S. Galdino, Ana B. O. Santos de Paula, Mirelly Teixeira, Fellipe da Silva, Enzo Barros, Maria Eduarda Bonfim, Matheus dos Santos, Cauê dos Santos, Guilherme Costa. e Josemir Lima.
Turma: 7º ano J
Professor Orientador: Marcos Elias de Carvalho
RESUMO
A iniciativa desse projeto é apoiar aos participantes da Mostra Steam no planejamento dos componentes operacionais do programa de imunizações em preparação para a vacina contra a COVID-19. Com o objetivo de esclarecer e lucidar os mitos e verdades da vacina apresentamos esse breve resumo. Uma vacina eficaz e segura é reconhecida como uma solução potencial para o controle da pandemia, o processo inclui a pesquisa inicial e os testes em animais e em seres humanos, até a avaliação final dos resultados pelas agências reguladoras. Até o momento, foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com condicionantes específicas, a CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer, Janssen, Sputnik V e Covaxin. Os estudos demonstraram que a CoronaVac apresentou melhor eficácia após aplicação das duas doses no intervalo de duas a quatro semanas. A AstraZeneca apresentou eficácia maior nos estudos após 28 dias da segunda dose e a Pfizer, demonstrou maior eficácia, sete dias após a aplicação da segunda dose. A da AstraZeneca e da Universidade de Oxford teve, em média, uma eficácia de 70%. Já as da Pfizer e da Moderna alcançaram mais de 90%. Percebemos que prevenções nem sempre são desenvolvidas em laboratórios, mas também na natureza, como no subsolo, por exemplo bactérias no solo que lutam contra vermes produzem compostos químicos que matam invertebrados, e então nos humanos pegamos um pouco dessa substância para a produção de vacinas. Estas, são sem dúvidas o melhor caminho para reestabelecer a normalidade de vida.
Palavras-chave: Vacina; Pandemia; Pesquisa; Eficácia.
Joana Honorato; Gustavo Pessôa Mascarenhas; Thaíse Reis Pedrosa De Oliveira; Tainah Santana Santos Moraes; Grace Isabelle Silva Esquivel; Gustavo Teodório Farias; Lara Grazielle Santos Santana; Cauê Dourado De Santana; Joana Honorato Nogueira; Anna Sophia Brandi Da Hora; Ariele Ferreira Santos; Maria Alice Lima Xavier; Flora Lopo Ferreira.
Turma: 7º ano K
Orientadora: Prof ª Larissa Caroline Dórea Borges
RESUMO
Este trabalho visa desenvolver um estudo, no âmbito histórico e social, tomando como objeto de pesquisa a análise das principais pandemias que assolaram a humanidade. Para alcançar o objetivo deste estudo, fez-se uma retrospectiva histórica através do levantamento das formas como essas enfermidades foram ocasionadas, adoção de práticas que visavam administrar a disseminação dessas doenças em diferentes épocas pela população, taxas de mortalidade e as relações estabelecidas entre a sociedade e as próprias pandemias. Assim, buscou-se trazer à tona os questionamentos sobre o processo comportamental da sociedade em meio às crises sanitárias em diferentes momentos históricos, a relação do acesso à informação e o progresso científico ocasionados nas seguintes pandemias: Peste Bubônica, Varíola, Cólera, Gripe Espanhola, Gripe Suína (H1N1) e a COVID-19. Intenciona-se, assim, descortinar fatos históricos, políticos e sociais sobre os diferentes posicionamentos e questionamentos a respeito dessas doenças, evidenciando as descobertas médico-científicas como respostas eficazes e capazes de controlar as pandemias ocasionadas por diferentes agentes. Deste modo, esse projeto visa demonstrar a importância da ciência como ferramenta crucial para o controle e diminuição das crises sanitárias aqui pesquisadas, além de salientar como o acesso à informação segura está relacionado com uma das medidas de enfrentamento dessas doenças. Sendo assim, propõe-se com este trabalho, analisar o comportamento da sociedade em geral ao responder os desafios impostos por essas crises de emergência na saúde pública. Essa reflexão permitiu entender a importância da ciência como uma relevante ferramenta social frente ao negacionismo dessas calamidades sanitárias.
Palavras-chave: Pandemia. Sociedade. Ciência. Negacionismo. Vacina.
Ayla Evelen Souza Silva; Ana Felícia Batista dos Santos; Júlia Oliveira Passos; Maria Eduarda de Jesus Lima; Pedro Leal Santos Gomes; Arthur Frederico Nascimento Rodrigues; Sophia Araújo Ferrão de Carvalho; Uziel Silva Marques; Maria Eduarda do Nascimento da Silva; Lua Aisha Santos Silva de Jesus; Evelyn Bemvindo dos Santos; Pedro Oliveira Carvalho; Maria Beatriz dos Santos Sacramento.
Turma: 7º ano L – Ensino Fundamental Anos finais.
Orientador: Maurício Lopes Lima.
RESUMO
Hoje em dia, os movimentos antivacina têm influenciado um número significativo de pessoas a duvidarem da ciência e de boa parte das pesquisas desenvolvidas no combate as pandemias. Sendo assim, este trabalho visa desenvolver um estudo, no âmbito histórico e social, tomando como objeto de pesquisa a análise dos principais movimentos antivacina ocorridos no Brasil, antes e durante a pandemia do Covid-19. Para alcançar o objetivo deste estudo, fez-se uma retrospectiva histórica através do levantamento das formas como esses movimentos foram propagados e a adoção de práticas que visam combater a disseminação de notícias falsas em diferentes contextos, pela mídia digital e impressa. Assim, buscou-se trazer à tona os questionamentos sobre o comportamento da população em meio disseminação das fake news e os riscos dessas notícias à saúde pública. Objetiva-se, assim, apresentar fatos históricos e sociais sobre os diferentes posicionamentos e questionamentos a respeito desses movimentos negacionistas, evidenciando as descobertas médico-científicas como respostas eficazes e capazes de combater as notícias falsas propagadas por diferentes meios de comunicação, em especial, as redes sociais. Assim, esse projeto visa demonstrar como a importância do acesso à informação segura está relacionado como uma das medidas mais eficazes no enfrentamento dessas doenças, bem como nas campanhas de vacinação, no desenvolvimento de vacinas e no investimento em pesquisa científica como ferramentas cruciais para a promoção da saúde pública.
Palavras-chave: Fake news. Vacinação. Negacionismo. Saúde Pública. Redes Sociais.
Turma: 7º ano M
Professora Orientadora: Mônica Alves.
RESUMO
É consenso científico que a música, com suas melodias e harmonização de acordes e notas, contribui para equilibrar as emoções e sentimentos, reduzindo a ansiedade e eliminando o estresse. Sabe-se também que a música (por meio das ondas sonoras) chega até o cérebro e ativa os centros de recompensa, promovendo bem-estar e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. O indício mais antigo referente a música foi a descoberta de uma flauta feita de osso de abutre, e três pedaços de flautas confeccionadas em marfim, em cavernas no sudoeste do território alemão, provavelmente datando de 30.000 a 32.000 anos antes da era Cristã. Isso demonstra como é antiga a música na história da humanidade (QUEIROZ, 2012). A música era usada para fins terapêuticos desde a época de Platão e Aristóteles. Acredita-se também que outras civilizações antigas, a exemplo da egípcia e romana, utilizavam a música com finalidades medicinais. Mais tarde, entre os séculos XVII e XVIII, surgiram os primeiros tratados científicos sobre o uso da música para prevenir e até mesmo curar diversas enfermidades, principalmente as chamadas “doenças da mente” (ANJOS et al., 2017). O projeto visa oportunizar aos pacientes em isolamento hospitalar, o contato com a música para fins terapêuticos, promovendo o equilíbrio emocional e bem-estar. Utilizamos como estratégias a pesquisa e uso de ferramentas tecnológicas aplicadas na construção de protótipos de robôs. Os robôs devem interagir com o paciente desenvolvendo diversas funções, tais como: reproduzir canções, vídeo clipes, realizar vídeo conferência com as famílias dos pacientes, entre outros.
Palavras-chave: Música; Tecnologia; Terapia.
Anna Carolina Dos Santos Queiroz, Anna Lucia Lima Ferreira, Antônia Luisa Souza Regis Almeida, Arthur Dario Da Rosa Nascimento, Átila Almeida Santos Sousa, Azizi Samuel Santos Ribeiro, Clara Elis De Andrade Carneiro, Davi Cerqueira Dos Santos, Gabriel Santiago Moura, Geovanna Souza Dos Santos, Jade Barreto Ferreira, João Vitor Nascimento Malaquias Dos Santos, Karolina Ferreira Conceição Dos Santos, Keila Madona Lopes Taquari, Luana Araújo De Santana, Maria Clara De Jesus Sá, Maria Eduarda Souza Renzeti, Mayra Gomes De Oliveira, Natalia Anjos Dos Santos Miranda Da Silva, Rebeca De Oliveira Azevedo, Rebeca De Souza Castro Meireles, Sophia Oliveira Malheiros, Victor Almeida Sampaio.
Turma: 8º A
Orientadora: Naiara Chierici da Rocha
RESUMO
A Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento que envolve recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e promover autonomia, qualidade de vida e inclusão. Existem diversos serviços e recursos de TA, sendo um deles, a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação. A CAA destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. Assim, considerando que nós ouvintes não sabemos e não temos a cultura da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) optamos por proporcionar aprendizagens básicas de comunicação nesta área. Para isso, desenvolvemos cartões de comunicação alternativa de elementos básicos da comunicação cotidiana da Libras para a Língua Portuguesa. Nos dividimos em 8 (oito) grupos com temas específicos: cumprimentos, comidas e datas comemorativas, cidades, estados, países e gírias, símbolos matemáticos e números, alfabeto, família, esportes e emoções. Cada grupo criou seus cartões realizando pesquisas sobre a CAA e dos sinais em Libras, traduzindo-os para a Língua Portuguesa. Os recursos utilizados para a confecção dos cartões foram diversos: canva, editor de vídeo e imagens, word, powerpoint, etc. Os cartões de comunicação alternativa de elementos básicos da comunicação cotidiana da Libras para a Língua Portuguesa serão disseminados em nosso dia a dia escolar, como, por exemplo: nas paredes das nossas salas de aulas e também nos murais dos corredores para que todos indistintamente aprendam o básico da Libras.
Palavras-chave: Inclusão, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Libras.
Clara Santos de Souza e Leticia Santos Saraiva, Daniel Bomfim Almeida dos Santos, Joao Marcos Borges Machado, Vinícius Silva Câmara de Souza, Natan de Souza Santana.
Turma: 8ºB
Orientadora: Sara Jane Maria Araújo Lima.
RESUMO
O projeto Upload da mente ou transferência de consciência? tem o intuito de entender o que acontece com a mente humana ao ser transferida para uma máquina. Seria possível transferir nossa consciência para um computador ou outro corpo biológico, assim conseguindo imortalizar as pessoas? É apenas uma ficção, um retrato do nosso futuro ou uma realidade que só acontecem em séries como Black Mirror e Altered Carbon? Imaginemos que exista uma pessoa com uma doença terminal e ela tenha vontade de fazer um upload da sua mente para que seja inserida em um corpo saudável, assim salvando suas memórias e vivendo normalmente. Ou essa pessoa poderia tentar transferir sua consciência para um computador, fazendo um implante de chip e inseri-lo em um corpo biônico \ robô. Com essa tecnologia no futuro poderíamos salvar vidas e acabar com doenças neurológicas como Parkinson, Alzheimer. Essa ideia está no imaginário humano há mais de meio século desde 1950, existem várias empresas estudando o cérebro humano e tentando preservar a mente de pessoas que já morreram para que no futuro possam fazer copias digitais das memórias. Usando a metodologia Google Science Fair pensamos no problema de transferência de consciência de um corpo doente para um corpo sadio, realizando a construção um jogo simulador. Deste modo o que podemos oferecer aos interessados neste tipo de solução para a morte é um passeio virtual simulando esta transferência de memórias, mas deixamos o campo aberto para que mais pesquisa sobre o tema venha a ser desenvolvidas.
Palavras-chave: Inteligência artificial; vida após a morte; imortalidade.
Caroline Fonseca da Silva Coelho; Cauã Victor Rosa Cerqueira; Cauana Kathleen Nunes da Silva; Gláucia Louise Ferreira Santos; Iris Gabriele Nascimento Bitencurt; Joao Vitor Braga Passos; Maria Izabel dos Santos Nascimento Martins; Maria Luísa Miranda da Silva Santos; Mayara Carvalho dos Santos; Mikael Avelino Reis Sena; Nicolle Jesus Santana.
Turma: 8º C
Professor Orientador: João Cézar Carvalho dos Anjos
RESUMO
Com o avanço da pandemia foi perceptível o quanto inúmeras famílias foram afetadas financeiramente e psicologicamente. A partir dessa observação desenvolvemos a nossa página no Instagram: COMO POSSO TE AJUDAR HOJE? O objetivo dessa página é realizar pequenas ações solidárias onde os seguidores podem solicitar ajuda ou indicar pessoas e instituições que precisem de apoio. Essa ajuda pode vir com doações de alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, produtos de higiene e apoio emocional. A página utilizaria posts interativos, como caixa de perguntas, desafios e enquetes semanais via stories. Sempre no início da semana abriríamos a caixa de perguntas com o título da página: Como posso te ajudar hoje? Ou: Você conhece alguém que esteja precisando de ajuda hoje? A partir das respostas, o objetivo é organizar um mutirão com seguidores para prestar algum auxílio específico, já que várias situações podem aparecer nas respostas. Como o fator psicológico também foi bastante afetado na pandemia, desafios semanais como: Mostre o quanto você está bem! Instigando assim os seguidores da página a desenvolverem atividades que promovam diversão e lazer entre as pessoas de seu convívio mais próximo, e dessa forma, cuidar de sua saúde mental, incentivando outras pessoas que estejam sentindo os efeitos do isolamento a fazer o mesmo. Dicas baratas, grátis e seguras de lazer seriam postadas tanto nos stories quanto no feed, além de frases diárias de motivação. Por meio de uma corrente do bem nas redes sociais as pessoas irão se sentir amparadas, acolhidas, e saberão que não estão sós.
Palavras-chave: Solidariedade, Amor, Empatia, Respeito e Cooperação.
Ana Victória, Ananda Victória, Ariel Souza, Carina de Jesus, Diogo da Cruz, Felipe Jorge, Jabes Santos e Yago Souza.
Turma: 8º D
Professora Orientadora: Viviana Silva de Oliveira
RESUMO
Plantas medicinais são fundamentais para o tratamento de doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 80% da população dos países em todo o mundo usam plantas medicinais como tratamento para diversas doenças. Pensando nisso, o nosso objetivo é conceber uma proposta de um drone para monitoramento de plantações medicinais. Trata-se de um equipamento muito utilizado em segmentos da cadeia produtiva, nomeado por REDhp3000 que, através do sensoriamento remoto, será responsável por armazenar dados de plantas medicinais utilizando um sensor infravermelho para coletar informações sobre o desenvolvimento das plantas, detecção de pragas na plantação e estimativa da área plantada. O drone REDhp3000 vai ser coberto por um material hidrofóbico evitando o desgaste em contato com a água e motor elétrico por possuir melhor eficiência energética. Os drones têm se tornado um grande aliado nas plantações e trazer essa utilização para o monitoramento de plantas medicinais auxilia na produtividade, segurança e até mesmo na redução dos custos operacionais, e, portanto, contribuir para a área de produção medicinal de modo que torne mais acessível e eficaz diversos tratamentos e em diversas localidades do mundo. Usando a metodologia de ferramentas tecnológicas pensamos na construção de um simulador de um drone para conseguimos ver a amplitude desta aplicabilidade do monitoramento das plantas medicinais.
Palavras-chaves: Drone REDhp3000, plantas medicinais, sensor infravermelho, materiais hidrofóbicos, sensoriamento remoto.
Arturh Oliveira Matos, Cássio Santos de Oliveira Filho, Kaike Nascimento de Souza, Matheus Rocha Barbosa da Conceição, João Kaio Galvão Silva dos San, Pedro Correia Brasil Lopes, Caio Guilherme Batista Jesus Vieira, Rafael Levi Carvalho dos Santos e João Daniel Carvalhal Gavazza.
TURMA: 8º E
Professor Orientador: Ricardo Souza
RESUMO
A Atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental. Manter o corpo em movimento pode até mesmo ajudá-lo a viver mais tempo, segundo uma pesquisa publicada no American Jornal of Preventative Medicine. Por muito tempo, a tecnologia foi vista como vilã diante das atividades físicas. Em geral, havia uma constante associação entre evolução tecnológica e aumento do sedentarismo. Entretanto, a disseminação de aplicativos de treino, equipamentos de monitoramento e ferramentas de realidade virtual ajudou a quebrar velhos paradigmas. E isso é uma ótima notícia, certamente, hoje em dia encontramos vários aplicativos populares para quem quer se exercitar em casa de forma gratuita, aplicativos diversos que possuem instruções completas em áudio e vídeo, com variados tipos de treinos e circuitos criados por professores, treinadores e especialistas da área fitness. Encontramos também software que promete auxiliar o trabalho do personal trainer, criando treinos personalizados para os usuários de acordo com seu biotipo e objetivos. Os estudantes irão construir um vídeo instrutivo com indicações de como os aplicativos se tornaram ferramentas de personalização e compartilhamento. Através deles os usuários podem mostrar sua evolução nas redes sociais, além de conseguir ouvir músicas, ver vídeos e tiras fotos antes, durante e após os treinos.
Palavras chaves: Tecnologia, Saúde, Qualidade de vida.
Aslan Miranda de Oliveira Conceição; Bruna Mesquita Gonzaga; Cecília dos Santos Conceição; Enzo Rabelo Lima; Lara Ribeiro Dias dos Santos; João Pedro Lima Ferreira; Nathália Araújo de Almeida; Janaina Meireles Veloso; Enzo Rabelo Lima; Lara Ribeiro Dias dos Santos; Evelin Vitória Andrade de Lima.
Turma: 8º F
Orientadora: Sandra Regina da Silva Soares
RESUMO
Este estudo tem como objetivo, compreender a importância da ciência, tecnologia e inovação em tempos de pandemia para a sociedade. A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, e o seu grau de importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma melhor qualidade de vida. Através da ciência muitas doenças foram identificadas, tratadas e eliminadas. Quando uma pandemia como a da COVID 19 se alastra pelo mundo, uma das grandes necessidades é obviamente o desenvolvimento de uma vacina ou de outro tratamento específico para reduzir os efeitos colaterais e cura da doença. Nesse momento, a produção científica é crucial para melhor compreender a doença e seus efeitos e buscar soluções eficazes. Tomando como base o cenário da pandemia realizamos pesquisas com objetivo de desenvolver soluções com custos mais baixos e de forma mais rápida e ágil em prol de desenvolver soluções, fármacos e tecnológicas que fazem a diferença no enfretamento da Covid 19. Como resultado, produziremos um vídeo com exemplos de inovações que, a nosso ver, demonstram como, em um espaço de tempo tão curto, inovadores e empreendedores, podem impactar, de maneira significativa, a vida de tanta gente no país.
Palavras- chave: Ciência, tecnologia e inovação
Camila Luna Santos, Eva Safira Azevedo, Gabriel Nascimento Cardoso, Jeanderson Cardoso, Natália Rocha, Nicolas Anderson Jesus.
Turma: 8º G
Orientadora: Cristiane de Matos Santos Oliveira
RESUMO
O despertar deste tema surgiu após a pandemia que iniciou em 2019, a qual afetou a sociedade mundial e surpreendeu a todos, inclusive a comunidade científica. Jamais o nosso planeta poderia imaginar que a partir deste momento a pandemia iria influenciar de forma tão ativa e impactante a humanidade. O projeto visa traçar um panorama das desigualdades sociais no tratamento da COVID 19 no território brasileiro. Com o avanço da pandemia nas regiões periféricas e interiores do Brasil ficou notório o cruel cenário da desigualdade econômica entre as classes sociais, que por vezes é banalizadas e aceita por uma parte da sociedade brasileira e alguns órgãos competentes do Estado. Outro índice alarmante, e uma das preocupações do Conselho Nacional de Saúde é a desigualdade nas condições de saneamento e moradia, algo que se tornou ainda mais preocupante à pandemia. Apesar das medidas adotas pelo governo, através dos auxílios, distanciamento social, hospitais de campanha, muitas vidas foram perdidas! Com a chegada da vacina no país esses números vêm reduzindo, porém, uma parcela da população não respeita os decretos, bem como, a atendimento médico e cuidados no tratamento da COVID 19 não é igual para todos, pois a renda no Brasil está concentrada em uma pequena porção da sociedade. Mediante essa problemática, trouxemos como solução: a criação de aplicativo gratuito, com o objetivo de informar, apoiar, e fornecer alertas para todos os públicos, sobre a importância da vacinação, bem como, suavizar as dores e dificuldades enfrentadas pela maioria da nossa população brasileira.
Palavras-chave: Pandemia, renda, desigualdade, acessibilidade.
Alice Vieira; Davi Vieira; Fabiane Victória; Gean Lima; Lorena Caldas; Maria Luiza; Mariah Soares; cauã matos; João Moreira.
Turma: 8º H
Orientador: Guerdes Gouthyere Lemos Veras
RESUMO
Os avanços tecnológicos nas últimas décadas vem auxiliando de forma significativa o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas médicas, seja no diagnóstico e até mesmo em processos cirúrgicos. Exemplo disso, são os exames por imagem, que podem mapear o interior do corpo humano com muita precisão. Atualmente, cirurgias que antes eram feitas apenas com o uso do bisturi, vem sendo realizadas por robôs. Visualizando na prática médica o avanço da tecnologia, faz-se, portanto, primordial os investimentos em educação e tecnologia, pois assim poderemos preparar novas gerações, aptas a pensar e inovar para promover um desenvolvimento que proporcione à sociedade uma melhor qualidade de vida. O método utilizado para a realização deste projeto foi bibliográfico, onde os estudantes tiveram que realizar uma série de pesquisas sobre o que de mais novo existe na medicina e o que ainda está a ser desenvolvido referente a diabetes e célula troco. Foram realizadas algumas etapas para se chegar a produção final com o objetivo de identificar de que maneira poderíamos ser mais eficazes no processo de cicatrização de feridas. Foi aí que surgiu a ideia de produzir um biocurativo a partir de células-tronco para pacientes que possuem diabetes, pois como se sabe o tempo de cicatrização das feridas é lento e percorre por vários riscos. Assim, faremos um simulador desse biocurativo, mostrando sua eficiência e importância. A junção entre processos tecnológicos e medicina traz uma perspectiva significativa em relação a melhoria da qualidade de vida das pessoas que convivem com esta doença assim como possibilita tratamentos mais avançados e com grande grau de eficácia.
Palavras-chave: Medicina; Tecnologia; Inovação.
Ana Júlia, Daniel Azevedo, Dêvide Gabriel, Fernanada Quintino, Gabriel Almeida, Gustavo Novais.
Turma e seriado: 8º ANO I
Professora Orientadora: Viviane de Jesus Ferreira
RESUMO
O isolamento social começou a se estabelecer no mundo a partir da disseminação da doença COVID-19. Além de serem afetadas pelo vírus, as pessoas foram atingidas pela ansiedade, depressão e outros transtornos sociais. Diante dessa situação, este projeto visa observar, através de um estudo teórico, como a ciência e a tecnologia transformou a relação do ser humano com o mundo em tempos de pandemia, destacando as relações sociais. Com a suspensão das aulas presenciais, milhões de brasileiros passaram a depender ainda mais da internet e outras tecnologias da informação e comunicação para continuar aprendendo e ensinando. As tele consultas, na área da saúde, surgiram como uma solução para pacientes de risco e com comorbidades a não perderem o acompanhamento médico. A junção da tecnologia como a ciência resultou na velocidade da criação da vacina, fazendo com que as pessoas voltassem aos pouco a terem as suas relações sociais de volta e resinificadas. Plataformas como Instagram e YouTube já ofereciam o recurso de transmissão ao vivo, mas foi durante a pandemia que elas explodiram. Empresas de todos os portes, instituições de ensino, músicos, artistas e outros profissionais começaram a fazer lives com o objetivo de não congelar totalmente sua rotina, não perder contato com o público. Este projeto conclui-se com a produção do Minicraft retratando a situação do isolamento do homem e como a ciência e a tecnologia transformou a relação do homem com o mundo em tempos de pandemia.
Palavras-chave: Isolamento, tecnologia, ciência, relações sociais.
Guilherme de Queiroz Gomes do Carmo, Maria Eduarda Oliveira Lima, João Pinto Sampaio Vidal, Karen Souza da Silva, Maria Clara Abreu do Nascimento, Samuel Lincon Santos Seabra.
Turma: 8º J
Orientadora: Carina Sales Barreto
RESUMO
Tendo como motivação um vídeo compartilhado por muitas pessoas no aplicativo de mídia TIK TOK, surgiram diversos questionamentos de como ajudar as pessoas com problemas auditivos na busca por autonomia. Para tanto, surgiu a ideia da criação de um site que os ajude por meio de dicas que facilitem o dia a dia, sugestões de aplicativos para promoção da comunicação e aprendizagem e depoimentos de pessoas surdas que apresentam exemplos de superação das dificuldades rotineiras. Durante a pesquisa, foram utilizadas tabelas do Google Science Fair para auxiliar na construção do projeto; reuniões e ajustes finais. O resultado foi a construção de um site intuitivo que fornece apoio online para as pessoas com problemas auditivos. Esse site foi produzido através da plataforma wixsite. A organização do site foi feita por meio do uso de tabelas e listas e o método utilizado neste trabalho foi a pesquisa descritiva. Durante a construção do trabalho foi possível aprender a organizar textos, imagens, meios de comunicação para contato, até mesmo programar botões e comandos específicos. Também foi possível o desenvolvimento das habilidades socioemocionais como a empatia, autonomia, autoconfiança e criatividade. Tendo a criticidade como aliada em todo o processo, o que contribuiu para a construção do site. Sendo assim, uma ferramenta de suporte a essas pessoas. Conclui-se que, todos podem ajudar, e que são necessários o interesse e a boa vontade para tornar a sociedade mais justa, na qual a equidade seja o princípio básico a ser seguido pois, dessa forma, haverá igualdade entre desiguais.
Palavras chaves: surdo – deficiente auditivo – inclusão – site.
Anna Julia Rocha Pena; Clara Solter Schumacher; Keise Larah de Jesus Silva; Maria Gabriela Faria costa Barbosa; Lucas França das Neves.
Turma: 8°K
Orientadora: Luciana Silva Ribeiro
RESUMO
A disseminação de boatos sempre existiu, mas com a internet atingiu proporções inimagináveis. Em um mar de notícias falsas nas redes sociais e em páginas pouco confiáveis que simulam portais de notícias, podem surgir: angústias, medos e inseguranças que atinjam o emocional do indivíduo. Diante desta situação, o grupo de pesquisa dos estudantes do 8ºK, tem como desafio contribuir para a acessibilidade à informação de qualidade, buscando questionar a relação das redes sociais com a produção de notícia e, principalmente, como lidar emocionalmente diante desse arsenal de informações que, por muitas vezes, são inverdades que prejudicam a saúde mental e emocional do indivíduo. O projeto foi desenvolvido com base em pesquisas, entrevistas com especialistas da área de psicologia, discussões em grupo e por meio de filmes que retratam sobre o tema “Habilidades socioemocionais no mundo das Fake News”. Com o embasamento teórico, foi realizado um vídeo em que o grupo de pesquisa propôs caminhos para o desenvolvimento da inteligência socioemocional em um ambiente que promove cyberbullying e “cancelamento” que é uma forma de linchamento virtual, além da construção de uma cartilha ou revistinha de autocuidado mostrando como lidar diante de situações de Fake News. A solução para a problemática teve olhar empático para o coletivo, visando o respeito, autoconhecimento e gerenciamento de emoções que é tarefa indispensável em uma sociedade que preza pelas aparentes verdades postadas no universo virtual.
Palavras-chave: virtual - notícias - fake - socioemocional - autoconhecimento
Juan Moreira de Magalhães, Juliana Cardoso Nicolau Leite; Giovanna Cardoso Nicolau; Luís Gabriel Souza Dos Santos; Matheus Nogueira Bispo; João Guilherme da Silva Santos; Guilherme de Oliveira Silva; Laís Reis Santos; Agnaldo De Brito Do Sacramento; Ana Carla Silva da Paixão; Ana Beatriz da Silva Bispo; Larissa Victoria Araújo; Nicole Do Nascimento Dos Santo e Diógenes Silva Libório
Turma: 8°L
Professora Orientadora: Jaciara Ferreira dos Santos
RESUMO
O povo brasileiro é alegre, hospitaleiro e afetuoso. O aconchego é a sua marca, porém a chegada do Corona Vírus alterou nossos hábitos, impedindo as tão marcadas manifestações de afeto, tudo isso em prol de um bem maior: a vida! Neste momento de isolamento social imposto pela presença do vírus no mundo, houve muitas incertezas e medos, muitos se apegaram na fé, outros na ciência, e algumas indagações emergem nesse novo cenário: É possível fé e ciência conviverem harmoniosamente? Qual é a importância da espiritualidade no contexto das religiões e na vida das pessoas? Como a relação ciência e fé influencia nesse momento de pandemia? As respostas a estas indagações são desafios para os estudantes da turma do 8L. Aos educandos foi proposto criarem um vídeo lúdico e criativo em que retratem, através de pesquisas e entrevistas, o impacto do Covid-19 na fé do povo brasileiro, além de serem provocados a refletir sobre a importância da ciência num contexto como este. No processo de criação deste vídeo, os estudantes chamam a atenção para diversos temas, que são trabalhados durante o ano em nossa escola, tais quais: tecnologia, empatia, respeito à diversidade cultural religiosa, sem proselitismos; direito à liberdade de consciência e de crença; temas muito importantes na nossa formação enquanto cidadãos conscientes e participativos, como indivíduo múltiplo bio-psico-social-espiritual.
Palavras-chave: ciência, tecnologia, espiritualidade, cidadania; diversidade.
Catarina Braga, Daniele Mota, Geovana Bastos, Jamile Barros, Jonathan Sousa, Marcos Reis, Maria C. Guimarães, Maria C. Teixeira e M. Eduarda Contreiras.
Turma: 9° A
Orientadora: Manuela Ribeiro.
RESUMO
Resumo Descritivo Desde o início da nossa sociedade passamos por crises sanitárias, e recentemente, mais precisamente no final de 2019, o mundo tem enfrentado uma das mais graves pandemias da História: a Covid-19. Porém essa pandemia atual tem uma grande e surpreendente diferença: a internet, um paradoxo, pois se por um lado ela permite vivermos em uma sociedade conectada, globalizada, acessível, que torna o cotidiano mais prático, com boas fontes de informações em poucos cliques, temos por outro lado a disseminação de inverdades, maldades, crimes que muitas vezes são protegidas pela falsa sensação de impunidade, pela facilidade de criar perfis falsos e o seu anonimato, ainda bem que a justiça tem investido em superar esse desafio de controlar essas práticas . As “Fake News” são um desserviço social, que pode matar, inclusive é um contribuinte para o descontrole da pandemia, e o pior, elas são espalhadas até mesmo por líderes políticos e religiosos. Atualmente, quem se nega a seguir as orientações científicas, aos dados estatísticos, são popularmente conhecidos como negacionistas nas redes sociais, negam o perigo da doença, questionam a eficácia das vacinas, sugerem medicações sem comprovações para o tratamento, aglomeram e desvalorizam a ciência. O Nosso grupo vem com uma proposta de fazer um vídeo mostrando a problemática atual da pandemia e a criação de um blog informativo para falar sobre possíveis soluções e dúvidas abordadas no vídeo, onde alertará sobre o perigo da disseminação das “Fakes News”, além de orientar como descobrir se a informação que você recebeu é verídica ou não. Este trabalho é importantíssimo, para que não haja um descontrole ainda maior em relação a pandemia, e principalmente porque estamos em processo de vacinação da população. Infelizmente, muitos não querem se vacinar, por acreditar em algumas notícias absurdas. Então, desmentindo essas “Fake News”, poderemos incentivar essas pessoas que não se vacinaram. O resultado é uma sociedade mais informada, pois acreditamos que a educação é a ação mais revolucionária de uma sociedade oprimida.
Palavras Chaves: negacionismo, internet, pandemia.
Turma 9° ano B
Orientador: Ronaldo Cavalcante Silva
RESUMO
A pandemia antecipou o futuro tecnológico no ambiente escolar, escolas e instituições de ensino precisaram se transformar rapidamente para garantir que a educação continuasse mesmo com as recomendações de isolamento social. A situação atual é um grande legado transformador e deve continuar nos próximos anos com a popularização do ensino híbrido, lousas digitais e sala de aula digital, por exemplo. Os avanços tecnológicos vêm permitindo o aumento da interação e conectividade nas mais diversas atividades profissionais. E as inovações não param por aí: além de tornar as intervenções mais precisas e pontuais, a tecnologia vem sendo utilizada para reabilitação, por meio do uso de jogos e realidade virtual, por exemplo. Assim como tudo que envolve tecnologia, a medicina vem mudando rapidamente. Por isso, acompanhar os avanços tecnológicos na medicina, é primordial para que profissionais da área entenderem suas aplicações e melhorarem o seu desempenho no trabalho. O mundo digital nos possibilita uma práxis de possibilidades e com isso professores e estudantes precisaram reformular, parcial ou completamente, seus conceitos, habilidades e competências para poderem continuar exercendo seus ofícios e superarem essa difícil fase. A proposta deste projeto é apresentar o avanço tecnológico em prol da educação e de que maneira professores e estudantes se adaptaram às mudanças impostas pela pandemia, referenciando o equilíbrio emocional e o bem-estar de todos, diante das metodologias e ferramentas que inovaram o ambiente escolar.
Palavras-chave: Ambiente escolar - Avanço tecnológico – Pandemia – Transformar - Inovar
Turma: 9°ano C
Orientador: Iran Souza da Conceição
RESUMO
A fome é um mal que aflige a sociedade brasileira até os dias atuais. Pensando nisso é que decidimos delinear a nossa proposta a partir do seu processo dinâmico em pleno século XXI, pois, esse é um retrato que tem várias interfaces e as mesmas, principalmente pelo seu aprofundamento nos tempos de pandemia, tornaram-se cada vez mais evidentes. Uma das regiões mais afetadas é o Nordeste, que a partir das pesquisas iniciadas durante as atividades realizadas em sala, foi possível constatar previamente que apresenta um grande percentual populacional abaixo da linha de pobreza, em especial o Maranhão, que é um dos estados mais pobres do cenário brasileiro. Já, no tocante a Salvador temos a mesma como a capital do desemprego, refletindo assim no aumento do quadro da pobreza e por consequência o da fome, aprofundada nos tempos de pandemia, sendo essa a nossa área de pesquisa. A fim de justificar o nosso objeto de pesquisa a partir da relação entre fome, desigualdade e alternativas para a sobrevivência dos indivíduos, é que estamos desenvolvendo uma série de reportagens, documentários e entrevistas com o intuito de propormos alternativas plausíveis para o desenvolvimento de ações que venham a resultar na diminuição do percentual de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Palavras chave: fome, desigualdade social, pobreza, Salvador, vulnerabilidade.
Cauan Saile Maciel Ferreira; Dalila Pinheiro de Souza; Deborah Barbosa de Oliveira; Nathalia Simoes Machado; Yuri Oliveira Fernandes; Iziquiel dos Santos Júnior; Maria Eduarda Nascimento; Paulo Roberto Moreira da Silva; Stefani Carvalho Santos; Taina Silva Albuquerque.
Turma: 9º ano D
Orientadora: Alessandra Mascarenhas Sant’Ana
RESUMO
O negacionismo é a negação da realidade para escapar de uma verdade desconfortável, ainda que empiricamente verificável. Na ciência, o negacionismo é definido como a rejeição de conceitos básicos, incontestáveis e apoiados por consenso científico. Há tempo, as mulheres sofrem preconceito de várias formas, na área científica, por exemplo, a inserção das mulheres se deu de forma lenta, já que este ambiente era majoritariamente masculino. O relatório realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura, em 2016, constatou que menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres. E isso começa cedo. Apenas 30% de todas as meninas selecionam, no Ensino Superior, áreas relacionadas a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A pandemia aumentou o papel da ciência, e, com isso, muitas cientistas brasileiras se destacaram contribuindo de maneira significativa no combate a COVID-19, dentre elas, Jaqueline Goes, biomédica, doutora em patologia humana que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2. Isso mostra a necessidade de incentivar a mulher na pesquisa. Sendo assim, produzimos um questionário no google forms para que pudéssemos ratificar ou contestar essa problemática. Pretende-se com a pesquisa em questão conscientizar nossos colegas, familiares e toda comunidade, no que tange a valorização, incentivo e apoio a pesquisa feita por mulheres, para que assim tenhamos, cada vez mais, a validação da história de várias mulheres que fizeram descobertas incríveis que mudaram a história da ciência e que pode servir de incentivo a tantas outras.
Palavras-chave: mulheres, ciência, pesquisa, negacionismo.
Maria Luiza Bittencourt, Julia Landin, Ruan, Guilherme Milhomem, Ewerton Ramos, Maicon Farias, Adriano Vinicius Barreto, Udson de Aquino, Marcelle Morais, Davi Pereira, Rui Lopes, Pedro Ilan Fraga, Wanderson Freitas.
Turma: 9º ano E
Orientadora: Prof ª Belle Rodopiano
RESUMO
Este trabalho visa desenvolver um estudo, no âmbito da análise crítica e social, tomando como objeto de pesquisa o panorama político, social e cultural a respeito dos cortes de verbas destinados a pesquisa na área da saúde entre os anos 2019 a 2021. Para alcançar o objetivo deste estudo, fez-se um levantamento bibliográfico de dados em diversas fontes de informação científicas sobre os investimentos e/ou da falta de recursos nas pesquisas desenvolvidas em laboratórios brasileiros. Levando em consideração a pandemia do novo Coronavírus, que atingiu o Brasil no momento em que a área de ciência, tecnologia e inovação enfrentam a pior situação financeira dos últimos tempos. Já que, é preciso ter investimento financeiro para garantir laboratórios equipados e pessoas qualificadas, observou-se que, ao invés disto, o corte de verbas reafirma-se como forma de desmonte de muitas das nossas instituições científicas por falta de recursos financeiros. Assim, esse projeto buscou analisar as principais fontes que fomentam a ciência e pesquisa no Brasil, na intenção de trazer à tona questionamentos sobre o processo de eliminação das condições objetivas de funcionamento de instituições do sistema brasileiro no que concerne no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação. Sendo assim, intenciona-se analisar como o discurso negacionista no âmbito cultural, social e político escamotearam fatos na tentativa de suprimir a circulação de informações relevantes para sociedade a respeito da produção científica brasileira. Essa reflexão permitiu entender a importância da ciência como uma relevante ferramenta social.
Palavras-chave: Pandemia – Pesquisa – Ciência - Corte de Verbas - Vacina.
Esther Gramosa, Guilherme Sampaio e Maria Eduarda Lopes
Turma 9º ano F
Orientador: Rafael de Lira Mansur Coury.
RESUMO
A Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino apresenta à temática IT037 – Do SUS ao Surto: uma breve história da saúde pública brasileira com a organização dos alunos Esther Gramosa, Guilherme Sampaio e Maria Eduarda Lopes da turma 9º ano F, sob orientação e supervisão do professor Rafael de Lira Mansur Coury. A escolha e desenvolvimento do tema foram realizados pela turma quando do surgimento da discussão sobre a saúde principalmente a pública no país. No Brasil, o SUS vem sendo pauta de muitas matérias jornalísticas, rodas de conversas, noticiários, e posts nas redes sociais, nesse cenário de pandemia, seja para fazer críticas ou comparação com outros países, o sistema nunca foi tão falado. Tanto as críticas quanto os elogios são legítimos e importantes para a discussão e os pilares de sustentação do SUS serão abordados para reflexão. Após o debate acerca da dificuldade enfrentada pela população em entender o papel e atuação do SUS não somente durante a pandemia, decidiu-se pelo formato de criação de um livro digital contando a história da evolução e atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e ainda mostrar a importância da sua função não somente em território nacional como também em outros países sejam eles desenvolvidos ou ainda em um processo de desenvolvimento.
Palavras-chave: SUS, Saúde pública, Avanço.
Turma 9º Ano G
Orientador: Maicon Alisson Silva dos Santos
RESUMO
A turma do 9º Ano G da Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino apresenta um estudo sobre o desenvolvimento da tecnologia como auxílio dos procedimentos médicos. A tecnologia se apresenta como tudo o que é novo em matéria de conhecimento técnico e científico. Na medicina houve diversos avanços tecnológicos, auxiliando nos diagnósticos e tratamentos preventivos. Estes avanços são de suma importância, auxiliando os profissionais na ampliação dos tratamentos e diminuição de procedimentos invasivos. Sem a tecnologia a expectativa de vida pode se apresentar como muito baixa, já que problemas que hoje em dia são simples como uma fratura, antigamente eram graves. No final do século XV, os investimentos em pesquisas realizadas nas universidades são ampliados, potencializando o estudo da anatomia, física, biologia e química, resultando em um aperfeiçoamento da medicina com a chegada do raio X, eletrocardiograma etc. Compreendemos que o futuro da tecnologia nessa área tende a progredir e continuar proporcionando mais transformações como a robótica, impressão 3D e nano-cirurgia que possui como vantagem a sua precisão. Entretanto, há ainda um movimento de negacionismo, por parte de algumas pessoas, que gera um descontentamento e desconfiança com a medicina atual, por não compreenderem como funcionam essas novas descobertas.
Palavras Chave: tecnologia; medicina; pesquisas; avanços; negacionismo.
Dayane Soares da Silva Ramos, Laís Apoena Miranda de Cerqueira, Manuela Santos do Nascimento e Maria Luiza Bitencourt Pereira Cardeal.
Orientadora: Thaís Regina
RESUMO
Com o surgimento da pandemia do coronavírus, houve uma reeducação diretamente pautada nas questões de higiene constante, e distanciamento, para a segurança social. Decorrente disso, foram criados protocolos, e algumas recomendações para que menos pessoas contraíssem tal vírus. O não uso do transporte público é uma delas, mas invariavelmente, tal é utilizado por trabalhadores, ou pessoas que não têm uma outra forma de locomoção. E infelizmente, os ônibus não têm condições adequadas para a não contaminação, pelo índice de aglomeração, e por ser um local não higienizado entre as viagens. Visto que a contaminação por pessoas com suspeita, sintomáticas, ou contaminadas de fato, estava acontecendo no transporte público, resolvemos começar a buscar soluções. No entanto, desenvolvemos a VANVID. A "VANVID" tem como principal objetivo garantir a segurança populacional neste quesito. Nossa solução consiste na criação de um novo formato de transporte, destinado à essas pessoas, para que tais não precisem entrar em contato com outras, tanto no ônibus e nos pontos de ônibus, quanto pelas ruas. Conseguimos visualizar a van a partir da construção de um protótipo, e por pesquisas relacionadas aos protocolos, unidas a imagem de uma van real. Na van, haverá cabines de acrílico que vão dividir os assentos entre os passageiros, e um outro acrílico dividirá o espaço destes com o motorista, para oferecer total isolamento. Assim como, a disponibilidade de máscaras, álcool 70, e luvas, para os passageiros e para o condutor. Todo o desenvolvimento da VANVID foi baseado em muitas pesquisas e cálculos, para garantir uma boa execução do projeto.
Palavras-Chave: Transporte - público - VANVID - contaminação - pandemia.
Dayane Ramos, Daniele França, Stéphany Calmon, Ruan Filipe, Daniel William, Isaac Souza, Manuela Nascimento
Turma: 9° ano H
Orientadora: Vanessa Barreto Bonfim
RESUMO
Em janeiro de 2020 a OMS (Organização Mundial da Saúde) promulgou o surgimento de um novo corona vírus a covid 19 , foi considerado uma emergência pública, com alto risco de contágio, já em março de 2020 a OMS mensurou como uma pandemia. Desde do inicio os profissionais da saúde estão na linha de frente socorrendo vidas, fabricando vacina, antibióticos, elaborando testes para confirmação do contagio e mais do que nunca reforçando os cuidados para prevenção da covid, por isso muitos deles acabaram tendo diversos problemas tanto na vida pessoal como profissional. Isso acontece devido a história de vida, comunidade onde vive, personalidade, etc. E com isso decretos foram surgindo, a fome aumentando, economia diminuindo, estabelecimentos sendo forçados a fechar as portas, a saúdes mentais de algumas pessoas foram prejudicadas, problemas de saúde agravaram, como por exemplo, obesidade, doença cardíacas, depressão, além do aumento crescente de desemprego. Por isso, criamos uma ONG (Organização Não Governamental) chamada CRP (centro de reabilitação para pessoas com problemas psiquiátricos) o nosso objetivo é cuidar desses indivíduos com a saúde mental abalada pela pandemia, ou com transtornos psiquiátricos já existentes a ONG ajuda também outros vulneráveis a pandemia como por exemplo: morador de rua, vítimas de qualquer tipo de violência, indivíduos com problemas de saúde em geral ou que tenham alguma dependência química dentre outros. Vamos ajudar com doações de alimentos, terapias, obras sociais, cursos múltiplos para ajudar na inserção do mercado de trabalho, além de conseguir patrocínio da SECOM e equipe médica para ajudar no que for necessário.
Palavras chaves: Pandemia – CRP – saúde- mental – covid 19.