Ana Luiza Alves dos Santos, Arthur Ribeiro da Silva, Beatriz Jovita da Costa da Silva, Luciano Adriann Guedes Silveira, Kevin Moura Neves, Marcelle Lima Bandeira, Pérola Macedo Neri Andrez.
Turma: 8° ano A
Orientadora: Hellen Maria Duarte Oliveira Santana
RESUMO
A grande quantidade de resíduos sólidos descartados de forma inadequada, compromete o equilíbrio dos ambientes costeiros do planeta, como também, da qualidade de vida dos animais que sobrevivem nestes locais. As praias da cidade de Ilhéus, que fazem parte do litoral baiano têm sofrido com o descarte inapropriado do lixo, principalmente pela falta de conscientização das pessoas que as frequentam. Mesmo com ações do GAP (Amigos da Praia), ONG local que tem como proposta a limpeza da costa litorânea, a partir de ações em conjunto com a população, ainda há a necessidade de conscientizar os ilheenses acerca dos malefícios do lixo jogado nas praias. Assim, o objetivo desse projeto foi criar um site que direcionasse as pessoas para descartarem o seu resíduo sólido de forma correta, a partir da reciclagem evitando a poluição dos ambientes da costa litorânea de Ilhéus. Apontamos para a importância de ações coordenadas entre o poder público, sociedade e iniciativa privada para diminuir a poluição na região e, principalmente para uma conscientização dos problemas que o lixo causa na praia.
Palavras-chave: Poluição; Lixo; Ilhéus.
Clarice Novais Alves, Felipe Sayão Pachalski, Gabriel Moinhos Castro, Gabrielli Cerqueira Lima, Gustavo Borges Arcanjo, Nicollas Anderson Moraes Magalhães
Turma: 8° ano A
Orientadora: Hellen Maria Duarte Oliveira Santana
RESUMO
O InTTec Global é um projeto que possui como seu principal objetivo ajudar na redução da propagação de dados falsos sobre os mais variados temas decorrentes no mundo. Tendo como base pesquisas realizadas pelos cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente. Assim, observando esse e outros estudos já realizados, construímos um site que tem como proposta ajudar a diminuir essa alta taxa de propagação de notícias falsas. Isso acontece, pois, o InTTec Global busca e responde às pesquisas apenas com respostas de fontes seguras e confiáveis, de tal modo que as informações falsas não são mostradas aos usuários. Como um dos resultados da criação do site, espera-se o decaimento da transmissão de dados tendenciosos.
Palavras-chave: Fake News; Tecnologia; Verdade.
Amon Pereira da Costa Ferreira, Davi Jim Sena Kauark, Geovanna Melquiades Belem, Hiago Santtos Oliveira, Joana Midlej Martins Dantas, Sofia Vasconcelos Cerqueira, Yasmin Souza Sampaio.
Turma: 8° ano A
Professora orientadora: Hellen Maria Duarte Oliveira Santana
RESUMO
O objetivo principal do nosso projeto é auxiliar pessoas que sofrem com transtornos alimentares. Com o isolamento social, devido a pandemia do coronavírus, os hábitos alimentares foram modificados. Muitas pessoas começaram a se alimentar de forma exagerada e, muitas vezes, inadequada, desenvolvendo assim um transtorno alimentar. Dessa maneira, criamos um site para auxiliar as pessoas a lidarem com suas dificuldades relacionadas a alimentação incentivando-as a fazerem uma atividade física como também, a comerem de maneira mais saudável. Com isso esperamos que as pessoas entendam a importância de estar bem consigo mesmo e com o seu próprio corpo.
Palavras-chave: Alimentação; Saúde; Transtornos alimentares.
André Luiz, Camila Almeida, Isabela Rosa, Laís Firmino, Kauany Magalhães e Davi Nascimento
Turma: 8° ano A
Professora orientadora: Hellen Maria Duarte Oliveira Santana
RESUMO
O objetivo deste projeto foi a construção de um site e/ou um aplicativo para auxiliar pessoas com transtornos mentais, como a depressão e ansiedade adquiridos possivelmente na pandemia. Em função do distanciamento social, as pessoas tiveram que mudar seus hábitos. Desta maneira, muitas não se acostumaram e acabaram adquirindo problemas psicológicos. Por essa razão, o projeto visa auxiliar os usuários de maneira multidisciplinar e virtual. Primeiro, pesquisamos dados a respeito da taxa de pessoas que adquiriram transtornos psicológicos durante o período pandêmico. De posse desses dados, criamos uma plataforma que conecta os usuários aos diversos profissionais dando, assim, o suporte devido para um tratamento adequado. Com o lançamento do nosso site e/ou aplicativo, esperamos que a taxa de pessoas com transtornos psicológicos diminua.
Palavras-chave: Transtornos mentais; Saúde mental.
Ana Clara Amorim, Caio Pereira, Estela Tavares, Giulia Cavalcante, João Lucas Batista, Joyce Ferreira, Raymundo Nuno, Ruan Santos Barbosa, Sofia Valadares, Thainá Mendonça e Zender Loguercio.
Série: 3º ano Turma: C
Orientadores: Felipe Oliveira e Danilo Bastos
RESUMO
O presente estudo é decorrente da MOSTRA SESI STEAM 2021 – SESI/BA elaborada no decorrer do 2º semestre de 2021 no Sistema FIEB – SESI, Escola SESI Bahia e Escola SESI Adonias Filho. Abordaremos a temática: TRANSVERSALIDADE DA CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O PLANETA. Introdução e Justificativa: O projeto consiste em um site de consumo colaborativo, seu objetivo é construir uma comunidade virtual onde as pessoas irão poder trocar/emprestar objetos entre si. No nosso dia-a-dia sempre precisamos de uma coisa ou outra, e muitas vezes um amigo ou vizinho pode ter aquele objeto. Com o nosso site, ter essa informação será mais fácil. Visão Geral: O projeto foi desenvolvido baseado na nossa própria rotina em sala de aula com os colegas, onde sempre estamos emprestando materiais. Então, consolidamos a ideia e construímos um site que no futuro poderá ser um aplicativo. Resultados e Observações: Nosso projeto foi muito bem desenvolvido, o site está saindo do papel e sendo elaborado com sucesso. Conclusão: Nossa expectativa é que o projeto cresça, que as pessoas entendam a importância do consumo colaborativo e consciente, para que dessa forma seja evitado o gasto exagerado, assim como maior produção de materiais e lixo, e entre em prática sendo uma ferramenta alcançada à todos os públicos de forma gratuita.
Palavras-Chaves: Site. Consumo Colaborativo. Comunidade. Troca. Conscientização.
Artur Amaral Vieira Galli, Calebe Oliveira Greyk, Gabriel Cavalcanti Araújo, Guilherme Dantas, Julielle Pinto de Carvalho, Luiza Toffano Sartório, Maria Eduarda Batista Maciel, Miguel José Carneiro Neto, Ruy Everaldo Abreu Farias, Taís Melgaço Lemos, Tarcio Reis Menezes Santos e Yuri Costa dos Santos
Série e Turma: 3° Ano C
Orientadores: Danilo Bastos da Cunha e Felipe Oliveira dos Santos.
RESUMO
Tendo em vista a sustentabilidade, a cultura e a democratização do conhecimento, o grupo Toca Dos Livros realizou um projeto que em síntese é um sebo físico e um sebo virtual de trocas de livros. Com essa troca de livros, os leitores de diversas idades, gostos, culturas, religiões e aptidões poderão compartilhar um pouco de si com o outro, compartilhando experiências literárias e livros. No sebo físico, os livros estarão organizados dentro de uma geladeira customizada, decorada a moda vintage boho, com a intenção de chamar a atenção das pessoas através das cores, da beleza e da criatividade, incentivando a leitura através do atraente e do belo. Além disso, a reutilização de uma geladeira aparentemente inútil, pode vir a ser uma forma sustentável de incentivar a criatividade e a leitura dentro da sociedade. Ademais, o uso da geladeira para incentivar a leitura não é algo novo, mas na verdade, uma tática para instigar o hábito de ler muito usado nas grandes e pequenas cidades, onde as geladeiras ficam nas ruas para os passantes pegarem um livro. O diferencial da nossa geladeira é: O consumo colaborativo! As pessoas que quiserem possuir um livro da geladeira, devem deixar um no lugar, dessa forma, a Toca dos livros sempre estará cheia para que os próximos leitores possam matar a sua sede por conhecimento, aventuras e diversão. Outrossim, teremos também um aplicativo onde as pessoas poderão realizar a troca de seus livros físicos e baixar novos em PDFS gratuitos.
Palavras chaves: Livros, cultura, igualdade, sustentabilidade, reutilização.
Yuri Veiga Maria Clara Denise Barbosa Tiago Matos Kauana Beatriz Maria Luiza Victor Gabriel Seriado
Turma: 7.º Ano A.
Orientadores: Tauã Fernandes Junqueira. Luciane da Silva Lima Carregosa.
RESUMO
A realização deste projeto objetiva alertar e conscientizar as pessoas sobre as inundações, que ocorrem por todo o Brasil. Esse assunto -recorrente e pouco discutido- é causado pelos seres humanos em construções irregulares, deposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. O tema foi escolhido pois, embora atual tem um impacto pouco reconhecido, assim essa situação problemática torna-se pior. O objetivo abrange dar visibilidade a importância de “olheiros”, que são funcionários encarregados de detectar o início de inundações em áreas de risco. Estes teriam a função de minimizar os efeitos da “inundação relâmpago”, aquela que ocorre em um curtíssimo período de tempo. Outras ações sugestivas envolvem a construção de barragens e o desassoreamento do leito dos rios. Embora todas essas medidas sejam paliativas, ou seja, são apenas para minimizar ou combater uma situação já existente, espera-se com este projeto despertar a população para a necessidade de repensar formas de prevenção; que podem ocorrer por meio de medidas como: desocupação de áreas de risco; Criação de reservas florestais nas margens dos rios; diminuição dos índices de poluição e geração de lixo, além de planejamento urbano mais consistente.
Palavras-chave: inundações; olheiros, prevenção, estratégias.
Amanda Vitória Pitta Santana Laura Farias Saraiva Luiza De Oliveira Marques Maria Oliveira Brasileiro Julio França Lau dos Santos Bianca Correia Leal Júlia Lima Silva Seriado
Turma: 7º Ano A
Orientadores: Tauã Fernandes Junqueira. Luciane da Silva Lima Carregosa.
RESUMO
Este projeto possui a temática “cyberbullying”, prática realizada por meio de plataformas digitais e através de mídias sociais, aplicativos de mensagens ou até jogos. É um comportamento nocivo à sociedade que se apresenta em diversas formas no cotidiano dos jovens, principalmente, através da disseminação de fotos indesejadas, mentiras, ameaças ou humilhações. Tal ação pode ter sérias consequências para os jovens atacados. Em geral, um quadro inicial de isolamento e tristeza que pode ou não evoluir para sérios problemas de depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico. Se as agressões não forem descobertas e as sequelas não forem tratadas, as vítimas do cyberbullying podem carregar consigo sintomas de trauma pelo resto de suas vidas, o que provoca, muitas vezes, baixo desempenho escolar, baixa autoestima e dificuldades em se relacionar. Nos casos mais extremos, pode levar ao suicídio. Esse problema se perpetua na vida dos adolescentes por ser um comportamento camuflado através da internet, com a falsa ideia de impunidade. Assim, o objetivo é produzir posts simples que contenham informações acerca do cyberbullying, conscientizando os jovens sobre a existência desse tipo de assédio e, consequentemente, auxiliando com o combate da prática, proporcionando que as mídias sociais sejam mais seguras para os usuários. Com isso, acredita-se que o bullying por vias digitais, seja progressivamente combatido e que as taxas desse tipo de assédio sejam reduzidas.
Palavras-chave: cyberbullying, ameaças, mídias sociais, assédio, internet.
Anna Beatriz Loureiro Ribeiro, Ana Clara Oliveira Dantas, Camile Victoria Passos Cardoso, Elissa Ferreira Moreira, Janine Ketley Passos Cardoso, Lara Yasmin Reis de Souza, Samara Bráulio Cardoso Silva.
Turma: 7.º Ano A.
Orientadores: Tauã Fernandes Junqueira. Luciane da Silva Lima Carregosa.
RESUMO
Este projeto intitulado: “Alternativas viáveis para a reservação da fauna e da flora, repensa as formas de amenizar o processo de extinção animal. O que estimulou a criação deste projeto (que foi feito com fundamentos de pesquisas) foi a grande ameaça aos conjuntos de seres vivos. A finalidade é alcançar o reconhecimento das principais ameaças ao conjunto de plantas e de animais e como viabilizar através de medidas específicas a preservação ambos. Atualmente, sabe-se que muitas espécies vegetais e animais já desapareceram da Terra e outras estão sendo fortemente ameaçadas. Tomando conhecimento das causas, consequências e importância da preservação, é necessário refletir acercados meios para que a natureza seja menos atacada e, desta forma, contribuir para a preservação das espécies, tanto vegetal quanto animal. Também objetiva-se neste projeto criar um site para que um público mais jovem possa ter acesso rápido a informações relevantes sobre o tema em questão; bem como será desenvolvido um aplicativo com o nome: “FLORA-&-FAUNA”, voltado para o público infantile: contendo jogos, quadrinhos, histórias que fomentem o desejo de preservação do meio. Isto, a partir da definição do tema e elencados os principais problemas vigentes no meio ambiente. Durante esse desenvolvimento investigativo, tornou-se perceptível a varidade de problemáticas dos ecossistemas; que caso se perpetuem gerarão diversos impactos negativos para os seres vivos.
Palavras-chave: fauna, flora, ameaça a extinção das espécies, meio ambiente, preservação.
Janine Jerônimo Dias, João Gabriel Nascimento Weyll, Laís Araújo Leal, Maira Francisca Costa Santos, Maria Cecília Torres Guimarães, Mariana Oliveira Lima, Tarcila Maria Anjos dos Santos, Thaís Franco de Santana Oliveira.
Turma: 3° ano A.
Professor(a)/Orientador(a): Susy Ferraz de Oliveira Fernandes e Marcelo O’Donnell Krause.
RESUMO
Diante da situação pandêmica causada pelo vírus Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19, um elevado número de crianças, jovens e adultos adotaram maus hábitos alimentares e físicos, podendo ser justificado, por exemplo, pela perda da rotina, confinamento e, consequentemente, aumento da ansiedade. Muitos tentam abafar esse sentimento comendo demasiadamente e em horários inapropriados, não se importando com a quantidade e qualidade dos alimentos. Essas atitudes podem resultar na obesidade, um problema grave que segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), o número de pessoas obesas em 2025 pode chegar em 700 milhões ao redor do mundo. Com a intenção de contribuir de modo a promover uma qualidade de vida para esse público, foi pesquisado sobre como as informações poderiam ser divulgadas. Isto posto, as redes sociais têm sido destacadas por alcançar um grande número de pessoas de maneira simultânea. O instagram foi escolhido por ser um dos meios mais utilizados pela sociedade de buscar os variados tipos de informações. Sendo assim, criou-se uma conta na rede social (@bio_fitba) com o objetivo de divulgar conteúdos com dicas de alimentação saudável e formas de se manter fisicamente ativo em casa durante uma pandemia. Ao longo do processo de criação do projeto, notou-se em diversas plataformas informativas, pessoas buscando por ajuda na melhoria de seus hábitos. Portanto, espera-se que o nosso projeto auxilie tais pessoas a adotarem um modo de vida mais saudável, buscando sair do sedentarismo de uma forma dinâmica e descontraída.
Palavras-chave: Bem-estar; Alimentos saudáveis; Doenças metabólicas; Ansiedade.
Caio De Paula Alonso, Cláudio Calvante e Silva Filho, Gabriel Soares Peixoto, Guilherme de Souza Santos Freitas, João Daniel Lino, Luke Gruenhagen Rocha, Marcelo Ramos Cavalcante Silva, Thomaz Artur Silva de Oliveira
Turma: 3° ano A
Orientador(a): Susy Ferraz de Oliveira Fernandes e Marcelo O’Donnell Krause
RESUMO
Ao observar o cotidiano das pessoas, notou-se que a maioria não possui o hábito de se organizar e, devido a isso, apresentam uma certa dificuldade de encontrar arquivos espalhados nos computadores, e, quando acham, percebem que o tempo gasto maior do que se esperava. Logo este projeto foi desenvolvido buscando solucionar o seguinte questionamento: “Como seria possível organizar arquivos e documentos de maneira rápida, prática e eficiente?”. Verificamos que, para isso, seria necessário um programa que auxiliaria na distribuição e na busca dos arquivos nas respectivas pastas, contribuindo com a organização. Para o desenvolvimento do projeto programamos o S.U.A. (Separador Universal de Arquivos) em python, onde desenvolvemos uma Inteligência Artificial para sugerir a organização das pastas, promovendo um grande auxilio no processo. Além disso, elaborou-se o design do aplicativo com a intenção de propiciar a acessibilidade e a utilização. Ao entrevistar trabalhadores de TI, enfermeiras e civis, observou-se que a criação do S.U.A. permitiu melhor controle de tempo, visto que o programa favoreceu a otimização, promovendo a eficiência em organizar. Destarte, o projeto S.U.A. é um programa que irá ajudar a sociedade como um todo, tornando mais prático o acesso a diferentes arquivos espalhados pelo computador.
Palavras-chaves: Catalogação; Computadores; Inteligência artificial.
André Pacheco Laureano, Everson Vieira Mendes, Gabriel Santos Costa da Silva, Isabelly Bahia Silva, Kaio Santana dos Santos Tannus, Marcella Louise Silva Santos Freire, Tainah Demétrio Nascimento e Valeska Cristina Souza de Aquino.
Turma: 3° ano A
Orientador(a): Susy Ferraz de Oliveira Fernandes e Marcelo O’Donnell Krause
RESUMO
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a sexualidade faz parte da personalidade de cada um, sendo considerada uma necessidade básica da qual não pode ser separada de outros aspectos da vida. Paralelamente, uma das vertentes da sexualidade é a orientação sexual, que se refere à afeição que é sentida por outra pessoa; além disso, ela também envolve questões sentimentais. Portanto, foi decidido falar sobre esse tema pois vem sendo muito abordado ultimamente nas mídias sociais, porém, ainda existe um grande tabu acerca disso. Dessa forma, nosso principal objetivo é auxiliar jovens e adolescentes que estão se descobrindo dando apoio e liberdade para se expressarem. Por conseguinte, nosso projeto é constituído de um livro virtual, onde os indivíduos que acessaram, tiveram mais acervo sobre o que é a orientação sexual e os mais variados assuntos dentro deste. Para melhor divulgação, foi criado uma conta no Instagram para a obtenção do livro. No perfil do Instagram foi disponibilizado um link para os usuários entrarem em contato caso houvesse a necessidade de esclarecimentos a respeito do tema. Dito isto, espera-se assim, que haja a possibilidade de ensinar a população a aceitar e respeitar essa comunidade.
Palavras-chave: Orientação sexual; Identidade de gênero; Empatia; Tabu.
André Lucas Lima de Oliveira, André Matos Barbosa, Daniel Nascimento Tavares, Gustavo Sabino Arrais Cares, João Miguel Padilha Figueira Louro, Lucas Adryel Oliveira Santos, Victor Rangel Caspar e Wendell dos Santos Pinto Sodré.
Turma: 3° ano A
Orientador(a): Susy Ferraz de Oliveira Fernandes e Marcelo O’Donnell Krause
RESUMO
Inicialmente, “Asas de papiro”, surge em busca de trazer um cunho crítico àqueles que se encontram em posição mais vulnerável na sociedade, pois trata-se de um projeto voltado à disseminação da cultura nos lugares em que o acesso à informação é escasso, e, consequentemente, há um crescimento na marginalização dos jovens. Isto posto, foi feito um design artístico para representar o projeto em formato de imagem, bem como pesquisas sobre dados estatísticos em artigos científicos acerca da escassez de leitura e do analfabetismo político no Brasil. Sendo assim, durante o desenvolvimento do projeto observou-se que, na prática, a finalidade da mesma atividade seria atingida tendo como êxito uma sociedade mais “culturizada”. No entanto, um possível problema foi elencado: o desinteresse. Ademais, para combatê-lo faz-se necessário “voltar” ao período medieval e utilizar as técnicas de convencimento socráticas: Maiêutica e a Ironia. Tais ferramentas podem ser consideradas atemporais devido a sua grande eficácia e maestria. Desta forma, o projeto influenciará os jovens a criarem hábitos em prol da autoconstrução moral e têm como consequência a ascensão sociocultural. Destarte, irão ser abertos caminhos para novas possibilidades através de oficinas, apresentações, doações de livros e assistência geral.
Palavras-chave: Sociedade; Cultura; Marginalização; Ascensão sociocultural.
Caetano Alê, Enrico Arturo, Glauco Santana, Lorena Almeida, Matheus dos Reis, Pedro Henrique, Ruan Pablo.
Série: 1º ano
Orientadora: Jemima Lane Gonçalves Mota Portela
RESUMO
Devido ao cenário pandêmico, as pessoas tendem a evitar idas ao hospital, pois este local é considerado o foco do novo coronavírus, além disto a demora do atendimento tende a aumentar; uma pesquisa feita pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), referentes a 2019, aponta que o tempo médio para um paciente ser atendido na rede pública é de 493 dias ,ou seja,mais de um ano e quatro meses. Ante o exposto, o projeto consistiu de maneira eficaz promovendo um robô com inteligência artificial denominado BayMax, um médico com tamanho XXG capaz de escanear uma pessoa, detectar, e trata seus níveis de stress, humor e dor. Após esse scaner define o diagnóstico do paciente e o recomenda o melhor método de tratamento. Apesar de ser um robô, BayMax, é feito com matérias que não machucam as pessoas com quem interage com ele,BayMax não tem aparecia ameaçadora, pelo contrário, ele é amigável chamando a atenção principalmente das crianças. Nós primeiros testes a inteligência artificial mostrou alguns problemas para responder as dúvidas das pessoas, mas com alguns ajustes BayMax demostrou atender as expectativa. Desta forma o indivíduo que chega ao hospital faz uma triagem pelo robô e assim tem seu atendimento de forma mais agil. Esta tecnologia facilitou a vida das pessoas de modo que as pessoas assistidas pelo robôs tinham seus tratamentos agilizados em tempo hábil.
Palavras-chave: Médico, Robô, Eficaz, Rápido.
Arthur dos Santos Romeiro, João Davi Oliveira Vieira, João Gabriel Santos de Jesus, João Luiz Antunes, Maria Clara Santos de Oliveira, Raiane Lemos Severo e Victória Ândrea Santana da Silva.
Orientador: Jemima Lane Gonçalves Mota Portela
Série: 1º
RESUMO
Este projeto analisa como o desenvolvimento industrial afeta as comunidades ribeirinhas, desabrigando-as e dificultando a obtenção de suas fontes de sobrevivência. Como solução, foi proposto o desenvolvimento sustentável, que visa reverter às consequências ambientais, preservar tais comunidades e garantir durabilidade e qualidade aos recursos naturais. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto foi a pesquisa de campo, realizada entre maio e julho de 2021 em distintas bases de dados, como Scielo, Google Acadêmico e Fio Cruz. Seguida da visita às áreas ribeirinhas do Brasil para realização de experimentos. No Rio São Francisco, foi identificada alteração na qualidade da água causada principalmente por agrotóxicos, sendo recolhidos 1.702 litros e 2,8 quilos de produto irregular juntamente a equipe especializada da FPI. Já no Vale do Rio Madeira, onde se localiza as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, observou-se alta incidência de malária vivax e falciparum, favorecendo a ocorrência de epidemias se somado a chegada de migrantes a trabalho. Assim, os ribeirinhos têm suas fontes de sobrevivência degradadas e sua saúde posta em risco. Portanto, o desenvolvimento sustentável torna-se essencial para equilibrar o avanço e a sobrevivência dos ribeirinhos, o qual pode ser implantado através da criação de leis que limitem, por exemplo, o uso de agrotóxicos por ano e do enrijecimento das fiscalizações de medidas já previstas. Ademais, faz-se necessário o mapeamento das populações tradicionais no país, visando o acesso aos benefícios e subsídios governamentais e a garantia de proteção em caso de construção de novas indústrias ou represas nas redondezas.
Palavras-chave: comunidades ribeirinhas; política ambiental; desenvolvimento sustentável; populações tradicionais; sustentabilidade
Vida Kauark, Beatriz Regis, João Arantes, Brisa Moreira, João Jatobá, Lara Mucugê, Davi Chaoui.
Série: 1º ano
Orientadora: Jemima Lane Gonçalves Mota Portela
RESUMO
A Educação Sexual é o processo que visa transmitir conhecimentos e esclarecer dúvidas relacionando a saúde sexual. A importância desse processo está ligada a prevenção de diversos fatores indesejáveis, como gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. A necessidade de se ter uma orientação e educação sexual nas escolas, é promover direitos humanos, saúde e informação. O projeto foi desenvolvido nas escolas e a forma utilizada para abordar o assunto foi através de cartazes informativos sobre tema e dinâmicas em grupos, no qual foi exposto alertas e consequências sobre o tema e fez com que os alunos se conscientizasse através dessas informações. Foi realizado em seguida uma caixa de perguntas online, que foram feitas anonimamente, desse modo as pessoas se sentiram mais à vontade, as perguntas então foram respondidas por um especialista da área. Atrelado a isso, foi feito um mural com as perguntas e respostas, para que os outros alunos com a mesma dúvida ficassem informados. É importante que as escolas tenham em seu currículo escolar o assuntos sobre educação sexual, pois assegurar esse direito a saúde desde cedo é auxiliar o jovem de forma saudável a não cometer erros que venham afetar toda sua vida, falta de informação e conhecimento afetam a saúde reprodutiva sexual e mental de muitos adolescentes (gravidez, aborto, HIV/AIDS, casamento infantil e violência sexual) e diminui o conhecimento sobre o que é pedofilia. Diante disso, percebe-se que nem todos os jovens tem informação necessária em casa, então as escolas deveriam proporcionar essas informações, por meio de métodos educacionais.
Palavras chaves: Gravidez, Educação sexual, Doenças sexualmente transmissível, Pedofilia.
Maria Eliza, Ramon Filipe, Renata Oliveira, Larissa de Oliveira, Kaialla Oliveira, Raissa Ribas, João Gabriel Lucena
Série: 1º ano
Orientadora: Jemima Lane Gonçalves Mota Portela
RESUMO
O projeto do código de conduta partiu das pesquisas feitas pelo grupo ao redor do tema sobre ética no ambiente de trabalho, visando a busca por soluções de problemas com o público no ambiente de trabalho, bem como os seus colaboradores também podem ter situações conflitantes, em suma, o projeto surge das possíveis dificuldades encontradas no relacionamento entre trabalhadores e clientes durante a execução do ofício. Ele funciona como um manual que apresenta táticas para lidar de maneira adequada com o consumidor, ensinando sempre a melhor alternativa para a comunicação entre as duas partes. O conteúdo do código foi confeccionado de forma que houvesse participação integral do grupo (clientes e trabalhadores) na criação de cada tópico e após a finalização da escrita o produto foi enviado à gráfica para que fossem gerados seus exemplares. Durante a fase prática do projeto em que pesquisas foram realizadas distribuindo suas cópias em vários estabelecimentos para descobrir o feedback dos usuários os dados apontaram que em maioria o projeto alcançou o resultado desejado, embora por outro lado uma parte dos não mostra tanto interesse por seu conteúdo.
Palavras-chave: Comunicação, Comercialização, Aprendizado
Laura Luiza, Bianca Baumgarten, Alice Rodrigues, Camila Oliveira
Danilo Luís, Lucas Borges
Professora orientadora: Jemima Lane Gonçalves Mota Portela
Série: 1ºAno
RESUMO
Em uma tentativa de contribuir à ciência por meio do acesso à tecnologia avançada, foi possível a invenção de um novo sistema para tratamentos à um público vítima de um grande problema social. O projeto Óculos TDV (Tratamento de Vícios) é um aparelho de aparência semelhante à um de realidade virtual que, utilizando fibra óptica e uma lente anti- risco de segunda camada, foi feito com o objetivo de auxiliar no tratamento de pessoas viciadas e prevenir aqueles que possuem tendências à qualquer tipo de dependência, resultando em uma diminuição no número dos que tenham a obsessão. Os óculos tratam diversos tipos de compulsão, sejam elas químicas ou psicológicas. Através do aparelho, as pessoas que possuem tendência a dependência ou possuem a dependência serão tratados com maior eficiência, garantindo também uma relocação de gastos, permitindo ao estado investir em outras áreas do ramo da saúde. Durante o processo de criação, percebemos que o óculos garantia uma alta taxa de sucesso, assim como um material especial para ser fabricado que se tornaria acessível ao publico. Conclui-se que esse aparelho será benéfico tanto para o estado, quanto para a população em si. Por mais que haja uma dificuldade maior das classes mais baixas adquirirem o produto, com o apoio do estado a empresa poderia distribuir em clinicas de reabilitação. O projeto é uma ótima iniciativa para garantir o bem-estar social.
Palavras chaves: óculos; vícios; tratamento; reabilitação.
Caleb Nascimento Silva, João Pedro Santos Santiago, Gabriel Souza de Oliveira Farias, Davi Oliveira de Souza Pinheiro, Daniel Oliveira Nogueira, Mateus Ramos Dias dos Santos, Kauan Bastos Vieira, Arthur Reis Ferrais, Ian Ourives Menezes, José Teles de Menezes neto, Tales.
Orientador: Laíne Cerqueira
Turma: 9°ano A
RESUMO
O presente trabalho apresenta um recurso facilitador que possui como objetivo ajudar pessoas em processo de reeducação alimentar buscando uma alimentação saudável. Foi realizado a construção de um site em que o usuário irá visualizar a quantidade de macro nutrientes e algumas outras informações sobre os alimentos naturais (frutas). A temática escolhida tem como propósito tanto informar as pessoas sobre a composição destes alimentos quanto estimular o consumo deles, uma vez que, existem bilhões de pessoas que não sabem o que comem e assim sempre se perguntam: "Por que eu deveria comer estas frutas?", e também: "O que tem dentro disso que faz ser tão saudável?". É por isso que o site foi criado. O projeto foi desenvolvido primeiramente com a divisão de tarefas entre os participantes da equipe, sendo: pesquisa, construção do resumo e criação do site. Pesquisando o assunto em sites como a blog.livup.com, saude.novartis.com e nutren.com. Para a criação do site foi utilizada uma plataforma online dentro do navegador Google. Durante o desenvolvimento e andamento deste projeto foi possível perceber que é muito importante o conhecimento das características dos alimentos e quais nutrientes ele oferece para o organismo.
Palavras-chave: Tecnologia; Site; Informações; Alimentos Saudáveis.
Ana Louise Levemfous, Kauã Araújo Dantas Carneiro, Guilherme Vila Verde Assis Colônia, Gabriel Vieira Miranda, Guilherme Lino Figueredo da Silva, Lorena Vieira dos Santos Muniz Barreto, Mariana Soares Brito, Maria Emanuelly da Silva Santos, Sarah Oliveira Krause, Gabriel Borges da Silva Vieira e Ana Beatriz de Assis Honório.
Professor: Laine Cerqueira
Turma: 9º ano
RESUMO
O presente trabalho apresenta um site que tem como objetivo informar as pessoas sobre os remédios consumidos. Foram disponibilizadas informações como: ingredientes que contêm no remédio (fórmula), para que serve o medicamento e possíveis efeitos colaterais apresentados. O desenvolvido ocorreu da seguinte forma: foi utilizado o Google sites para produzir este projeto. Ouve pesquisas sobre as composições, efeitos colaterais e benefícios. O projeto teve um resultado satisfatório, já que com o site os seus usuários podem obter informações mais claras sobre o seu remédio e aprender a como utilizar de maneira correta os medicamentos. Os benefícios para os produtores do site foram muitos, como um maior aprendizado sobre tecnologia e estudos dos medicamentos para diversos tipos de doenças, dores e etc.
Palavras chave: Informações; Conhecimento; Utilização; Medicamentos.
Manuela Gomes da cunha, Eduardo Souza Fontes de Oliveira, Davi Enrique Lopes de Moraes, Isis Adriane Silva, João Ramos de Oliveira Andrade, Marcos Felipe Anjos dos Santos
Turma: 9º ano
Professora: Laine Cerqueira Santana
RESUMO
O projeto tem como propósito reciclar o lixo utilizando-o novamente na fabricação de tijolos sustentáveis e de baixo custo. A borracha leva cerca de 600 anos para se decompor e o papel cerca de seis meses; a proposta foi utilizar esses materiais que seriam descartados na natureza e produzir um tijolo que poderá ser usado até mesmo em construções. Um protótipo do tijolo foi produzido a partir da raspa de pneu, que pode ser coletada em grandes empresas ou em borracharias, e papel triturado. A raspa de pneu e o papel foram misturados com uma pequena quantidade de cola de madeira ou cimento, colocado posteriormente em uma fôrma retangular. Depois de seco, o que ocorreu aproximadamente em cinco horas, foi retirado da fôrma e se obteve um material extremamente resistente a impactos e alterações climáticas. O produto pode substituir os blocos convencionais usados nas atuais construções, além de ser de suma importância em relação à questão ambiental, por utilizar materiais que talvez fossem descartados de maneira inadequada gerando mais poluição e agravando os problemas ambientais. Os tijolos poderão ser produzidos nas próprias casas e grandes empresas, podendo ser comercializados a baixo custo.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Pneu; Papel: Tijolo
Alicia Oliveira de Santa Izabel, Davi Bandeira Freire Boaventura Filho, Lucas Santiago Gardia, Manuela de Oliveira Rodrigues, Pedro Emannuel Evangelino e Silva Santos, Pedro Miguel de Morais Fernandes, Yasmin Santos Oliveira.
Turma: 6° Ano A
Orientadora: Hérica de Jesus Souza
RESUMO
Os micos vivem nas matas, porém com o desmatamento causado pelo homem, muitos deles estão perdendo o seu habitat e migrando para os centros urbanos. Isso ocasiona mortes por atropelados, envenenamentos, entre outros. O mico-leão-dourado, por exemplo, é uma espécie exuberante de mico e, infelizmente, está ameaçada de extinção. Estes animais são muito importantes para a conversação da biodiversidade, eles ajudam a dispersar sementes de cerca de 60 espécies de plantas. Segundo dados do WWF, a devastação da Mata Atlântica quase extinguiu toda a espécie. Diante desta situação catastrófica, este projeto tem como objetivo criar um jogo educativo para conscientizar as pessoas sobre o problema vivido pelos micos, incentivando-as a preservar estas espécies. O jogo será um jogo administrativo, onde o jogador estará em um ambiente poluído e fará missões para limpar o lugar e salvar os micos. Para incentivar o jogador, no final de cada missão, há uma curiosidade sobres os micos. E, ao final das missões de um nível, haverá perguntas sobre esses animais. Quando o jogador acerta as perguntas, ele passa para o próximo nível. Cada nível será representado por uma área da Mata Atlântica ou de outro habitat dos micos. A ideia do jogo está sendo aprimorada, é necessário analisar a quantidade de níveis e de missões em cada um deles, como serão estas missões, bem como os tipos de perguntas e curiosidades. Espera-se que este jogo possa conscientizar as pessoas acerca da preservação da biodiversidade, em particular, dos micos, que assim como os outros seres vivos desempenham um papel primordial para o nosso Planeta.
Palavras Chaves: Micos, Jogo, Preservação, Desmatamento, Conscientização.
Álvaro Bittencourt Nascimento Filho, Levhy Souza Máximo, Márcio Alexandre Ribeiro da Silva Júnior, Pedro Soares Brito, Yves Querino Freire Inácio
Turma: 6° ano A
Orientadora: Hérica de Jesus Souza
RESUMO
Nosso projeto tem como intenção evitar a extinção do lobo-guará. Este animal foi escolhido por que, ainda não está extinto, mas, há um número muito pequeno de seres desta espécie, sobrevivendo muitas vezes de forma precária. É essencial preservar o lobo-guará, pois, o mesmo atua como dispersor de sementes pelo ambiente, favorecendo a conservação da biodiversidade da flora. Propõe-se a criação de um site para levar informações sobre esta espécie para a população, além de arrecadar verbas para auxiliar na elaboração e manutenção de projetos que atuem na conservação destes animais. O dinheiro arrecadado poderá ser utilizado para comprar equipamentos que permitem monitorar esta espécie de lobos em seu habitat natural. O monitoramento será essencial para analisar a quantidade de animais, período de reprodução, a qualidade de vida destes seres vivos, entre outros. Pensa-se em utilizar a ferramenta Google sites para a criação do site proposto. Acredita-se que a criação deste site pode trazer resultados satisfatórios para o lobo-guará, por que estará conscientizando as pessoas e promovendo a arrecadação de fundos por meio de uma vaquinha online para as instituições que estão sensibilizadas e almejam garantir a sobrevivência desta espécie de lobo tão importante para o Planeta.
Palavras-chave: Extinção, Preservação, Lobo-guará, Informação, Tecnologia.
Liz Martins dos Reis Santos, Pedro Henrique Nunes Novais, Pedro Silva Cardoso
Turma: 6° ano A
Orientadora: Hérica de Jesus Souza
RESUMO
No planeta existe uma imensa diversidade de animais e, a arara-azul é uma delas. Ela é um desses seres que assim como os outros merece viver. Porém, por conta da ação do homem em seu habitat natural e até mesmo a caça ilegal, essa ave de belas penas azuis está ameaçada de extinção. Para amenizar esta situação, foi criado o projeto blue: salve a arara-azul. Este projeto tem como objetivo ajudar na preservação das araras-azuis, para que elas não sejam extintas. Para isso, pretende-se criar um site para levar informação a população sobre esta espécie tão fascinante. Neste site, será destacado os benefícios das araras-azuis para o planeta, a quantidade estimada destas aves, locais onde vivem, tipo de alimentos que consomem, período de reprodução, hábitos frequentes, etc. O projeto se encontra na fase inicial, ou seja, na fase de estudos bibliográficos. Devido a isso, pretende-se estudar ferramentas para o desenvolvimento do site em questão. Espera-se, que com o site proposto, as pessoas se conscientizem de que a arara-azul é de primordial importância para a biodiversidade, portanto, não merece ser extinta, cabendo aos seres humanos zelar pela perpetuação destas aves.
Palavras-chave: Extinção, Arara-azul, Site, Preservação, Informação.
Ana Sofia Anjos de Carvalho, Anna Julia Bomfim de Abreu, Clarissa Argôlo Chauí França , Laura Sá de Menezes Barbosa , Pietra Bergamini Campos, Theo Freitas Valadares, Vítor Holtz Ornellas.
Turma: 6° ano A
Orientadora: Hérica de Jesus Souza
RESUMO
Atualmente, as empresas fabricantes de cosméticos utilizam os animais como cobaias para testagens de seus produtos. Os pesquisadores destas empresas fazem essas testagens em animais para analisar a possibilidade de ocorrer algum tipo de alergia ou reação mais severa. Mas, infelizmente, esses experimentos trazem sofrimento para os animais. Diante deste problema, de todo o sofrimento causado a estes seres vivos que sentem dores físicas, assim como os seres humanos, este projeto visa propor uma solução para tal problema. A solução consiste em fazer as testagens destes produtos em tecidos impressos em impressoras 3D capazes de imprimir tecido vivo. Os estudos com este tipo de impressora ainda são bem recentes, mas, serão desenvolvidos no decorrer dos anos. Há experimentos de implantes de pele humana impressas em impressoras 3D deste tipo. Cogita-se, inclusive a ideia de imprimir órgãos, como coração, fígado, etc. para transplantar nas pessoas. Tomando como bases estes estudos, seria interessante utilizar tal impressora para erradicar testagens de cosméticos em animais; fazendo tais testagens nos tecidos vivos impressos neste tipo de impressora. Este projeto é inovador e busca-se conhecimentos para o seu melhor desenvolvimento. O mesmo, encontra-se na fase de estudos bibliográficos. Espera-se que este projeto possa trazer novos conhecimentos sobre a utilização de animais em testagens de cosméticos, bem como uma forma de fazer tais testagens sem causar sofrimento a estes seres vivos.
Palavras-chave: Cosméticos, Animais, Testagem, Cobaias, Impressora 3D.
Giovanna Virginia Costa de Souza Bomfim Pinheiro, João Vitor Oliveira Gomes.
Turma: 1° ano C.
Orientador: Glauber Gonçalves do Nascimento.
RESUMO
A produção de resíduos, seja qual for a origem, associado a um mau gerenciamento de sua disposição final, ocasionará em desperdícios agravando a poluição ambiental, comprometendo a qualidade de vida das populações, especialmente nos centros urbanos de médio e grande porte. É evidente a urgência em se adotar um sistema de conscientização educacional adequado para o manejo dos resíduos. É importante definir uma política para a gestão para o gerenciamento de resíduos assegurando a melhoria continuada do nível de qualidade de vida, promovendo ações práticas recomendadas para a saúde pública e protegendo o meio ambiente. Desta forma, o nosso principal objetivo é desenvolver um adubo a partir de material orgânico de diversas fontes para de maneira sustentável, diminuir impactos ambientais. Espera-se que o nosso projeto estimule a sociedade a desenvolver hábitos socioambientais de modo a colaborar no processo relacionado a preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Adubo; Química ambiental; cultivo de plantas; Meio ambiente.
Cecília Guanaes Silva, Cleber Felipe Bomfim da Silva, Julia Fernanda Melo Santos, Maria Eduarda Cantuaria Souza de Marinho, Maria Luíza, Maryellen Ferreira Cruz e Natan Gomes Oliveira Souza.
Turma: 3º ano B
Orientadora: Girlane Pereira Santos e Thiago Rodrigues de Souza
RESUMO
O projeto tem como objetivo sistematizar e simplificar o aproveito da água de reutilização no âmbito doméstico, de forma que beneficie o meio ambiente com o consumo consciente e ao consumidor do serviço com um menor custo. O projeto consistirá na reutilização da água da chuva, trazendo bastante benefícios em sua vida por exemplo: a conta de água irá diminuir por conta da utilização dessa água na lavagem de carro, garagem, irrigação e entre outras coisas para qual a água cinza é designada. Para o tratamento adequado da água ela passa por alguns processos: primeiro separamos a gordura por meio de uma caixa de gordura, logo após a água será jogada em um filtro de cascalho para assim deixar os resíduos, e logo após passará por um filtro de areia onde serão deixados os resíduos menores. Após o tratamento a água deverá ser direcionada para uma caixa separada onde assim será utilizada para os meios adequados. O projeto visa diminuir os desperdícios de água, ajudando não somente o meio-ambiente, mas a população também, pois essa terá um custo menor ao fazer uso deste projeto, beneficiando assim as duas partes.
Palavras-chave: Reutilização, Água, Tratamento e Conscientização.
Chen Huifan Xinna Juncheng, Ícaro Monteiro Fernandez, João Gabriel Santos De Souza, Matheus Santana Melo, Tales Alves, Eça e Thiago Domingos De Souza.
Turma: 3º Ano B
Professora/Orientadora: Girlane Pereira Santos e Thiago Rodrigues De Souza
RESUMO
A escolha do tema é referente às indústrias e ao aquecimento global, resultado da emissão de gases poluentes na atmosfera. Como objetivo principal de nosso projeto, estamos desenvolvendo um filtro sustentável para ajudar na diminuição da emissão do carbono atmosférico. Nossa proposta é fazer um filtro sustentável que seja de interesse industrial, onde as empresas colocarão nosso produto na chaminé de suas indústrias, para que seja realizada a filtragem dos gases poluentes liberados ao meio ambiente. Possuímos um protótipo que está sendo melhorado ao decorrer do tempo, ademais a produção do mesmo irá ser feita a partir da reciclagem do lixo eletrônico. Como resultado de nossas pesquisas, percebemos a dimensão desse problema ambiental diante de nós ao decorrer do nosso dia a dia, diante disso, nossa solução proposta busca incentivar as empresas a serem mais sustentáveis. Apesar da pandemia decorrente do vírus Covid-19, nossas pesquisas ainda continuam em andamento, por consequência da não realização de testes em campo.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Indústrias; Atmosfera; Aquecimento Global.
Claryssa Giovanna Paranhos Ferreira, Daniel Felipe Costa Jatobá, Gabriela Cruz Santos, Jefferson Santos Souza, Pedro Henrique Nascimento Pereira, Pedro Matos Massarollo e Yasmin da Silva Benevides.
Turma: 3º ano B
Orientadores: Girlane Pereira Santos e Thiago Rodrigues de Souza
RESUMO
O nosso projeto consiste em uma biblioteca online, que visa o futuro e desenvolvimento do Ensino Público. O projeto foi planejado com base em pesquisas sobre a precariedade da educação pública no país. Com ele, temos como objetivo facilitar a chegada do conhecimento para crianças e adolescentes, com livros didáticos e outros diversos gêneros, dispondo de acesso cem por cento remoto e disponível para todo o Brasil. Visando resolver essas problemáticas, temos um aplicativo baseado em HTML5, disponibilizado para download através da Google Play e App Store, no qual o usuário poderá fazer login por instituição acadêmica cadastrada ou sem vínculo. Dessa forma, o leitor terá acesso à milhares de livros brasileiros separados por gênero e datas de lançamento, disponíveis para download off-line, para que de forma fácil, os leitores possam desfrutar de um conteúdo de qualidade, de maneira fácil e rápida. Por fim, observamos que a biblioteca on-line além de levar o conhecimento didático à diversas pessoas em qualquer lugar e hora, estimula também a vontade de ler livros, dando abertura à novas ideias e gostos. Com a disponibilização dos livros de diversos autores e temas de forma gratuita, esperamos que crianças adolescentes aumentem o seu conhecimento e campo de leitura sem precisar de gastos.
Palavras-chave: Ensino público; livros; gratuita.
Anthony Ferreira da Silva, Julia Lucena de Oliveira, Juliana Sant’Anna de Lima Aragão, Larissa Santos Nascimento, Nátally Silva de Sá, Samara Matos Silveira, Sergio Gabriel Mattos da Silva
Turma: 3° ano B
Orientadores: Thiago Rodrigues e Girlane Pereira
RESUMO
O Social Wi-fi foi criado a partir de pesquisas e estudos realizados pelos componentes do grupo com o objetivo de disponibilizar inúmeros pontos de rede aberta de internet gratuita para a população que não tem condições de utilizar os dados do celular. Esses pontos de wi-fi são uma válvula de escape em casos de emergência, onde há necessidade de enviar uma mensagem ou fazer uma ligação com urgência. No protótipo desenvolvido, os governantes em parceria com empresas de wi-fi por fibra óptica, seriam responsáveis por dispor a internet nos principais pontos da cidade e instalar placas indicando as redes abertas e suas respectivas senhas. Para acessar, o usuário precisa preencher um cadastro e efetuar o login que será disponibilizado. É de conhecimento geral, a falta de segurança nos centros urbanos, com a instalação da internet nesses pontos específicos, além de ajudar em alguma situação de perigo, traz também uma inovação para a cidade e muita satisfação para a população. Percebemos como é necessário sair da zona de conforto, parar de olhar apenas para nossas vidas e passar a tomar atitudes que ajudem no cotidiano de outras pessoas. São pequenos gestos que fazem muita diferença. Ao final, buscamos para sociedade um lugar mais empático de se morar, onde uma das principais prioridades é a inclusão digital de um número maior de pessoas, de forma que a classe média baixa e classe baixa possa usufruir do mesmo benefício do acesso a tecnologia.
Palavras-chave: Wi-Fi; Tecnologia; Inclusão Digital; Internet.
Alexia Kamylle Pereira de Oliveira, Arthur Gustavo Souza Silva Nascimento, Marcelo Carvalho Reis, Raphael Sena Cunha, Thacio Vinícius Duarte Nascimento, Theo Goes Pitombo Leite, Victor Lopes Lima
Turma: 2° ano A
Orientadora: Samara de Oliveira Santos Pereira
RESUMO
Este projeto tem o objetivo de educar ou reeducar a sociedade brasileira em prol da humanidade, beneficiando tanto o homem como a natureza, por meios de aplicativos e/ou site que são ligados a diversas ONGs pelo Brasil. Para isso, o participante do projeto se cadastra na ONG e, ao prestar serviços sociais e ambientais, seu tempo será fiscalizado, assim no final do dia esse tempo é trocado por pontos oferecidos pelos sites, em que ele pode acumular e trocar por passagens aéreas para lugares no mundo, esses lugares são países onde se tem centros e corredores ecológicos. Esse tema oi escolhido por causa da necessidade que o mundo tem de melhorias sociais e ambientais diante de pesquisas e noticiários. Nesse âmbito, esse projeto pode ser uma solução viável. Durante o desenvolvimento do projeto foram percebidas dificuldades técnicas na criação do aplicativo por parte dos alunos. Além disso, a forma de monitorar os serviços para transformar em milhas e escolher os países relacionados foram outras partes complicadas. Entretanto, o resultado foi notório e bem-sucedido. Em suma, foi concluído um site associado com ONGs com objetivos claros e monitorados com um bem social e ambiental par serem transformados em milhas para viagens.
Palavras-chave: Projeto, Reeducar, Sociedade brasileira, ONGs, Ambientais.
Amanda Ana Laura Campos Teixeira, Bruno Soriano da Silva Fonseca, Dara de Souza Pereira, Euller Araujo da Silva, Guilherme Alecxander Silva Souza, João Pedro Dórea Vivas Leal, Maria Clara Menezes Pacheco, Mariana Oliveira Brandão De Sousa e Yasmin Fernandes Miron.
Turma: 2° ano A
Orientadora: Samara de Oliveira Santos Pereira
RESUMO
O conceito de sustentabilidade está vinculado ao equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e a conservação do meio natural. Assim, a reciclagem é uma ferramenta sustentável que ressignifica materiais que antes seriam descartados. Nessa perspectiva, sabendo que a utilização e o descarte excessivo do papel branco ainda é uma problemática que infringe a natureza, este projeto teve como objetivo reaproveitar e ressignificar papéis. Para isso, foram confeccionados Papéis Semente, sendo estes, produtos 100% artesanais e ecológicos. Na produção desses papéis, foram utilizados restos de jornais e papéis, água, um molde com pano e uma esponja para a retirada do excesso de água. Em sequência, adicionamos cuidadosamente três tipos de sementes diferentes; cada tipo em um papel, respectivamente, sendo elas de pimenta calabresa, coentro e salsinha. Ademais, os Papéis Semente contam com desenhos, à aquarela, dos temperos que serão plantados, além de um pequeno tutorial de como plantá-lo. Outro ponto fundamental do projeto foi o local de distribuição dos papéis, que foi feito em alguns pontos de descarte de eletrônicos e eletrodomésticos na cidade de Ilhéus.
Palavras – chave: Papel Semente, Temperos baianos, Reciclagem, Ecologia criativa.
Arthur Vilas Boas Santos, Carlos Armando Menezes de Souza, Davi Pereira Oliveira, Gabriel Henrique Cintra Seabra, Julyane Evangelista Santos, Lorena de Oliveira Lima , Melissa Oliveira da Fonseca, Rebeca Maria Santos Pereira e Renzo Mateus Veiga Costa.
Turma: 2° ano A
Orientadora: Samara de Oliveira Santos Pereira
RESUMO
Este resumo tem por objetivo enfatizar o uso das tecnologias na agricultura como caminho para auxiliar a produção de diversas maneiras, entre as quais podemos destacar: um melhor controle sobre a plantação, uma vez que o seu monitoramento torna-se mais eficiente; o aumento nos lucros, visto que a produção cresce consideravelmente; e principalmente o cuidado com o meio ambiente, já que ocorre a diminuição no uso de fertilizantes e pesticidas. Este estudo justifica-se pela necessidade de evidenciar que o uso das tecnologias na produção agrícola transforma positivamente a forma como o processo de plantio passa a ser gerenciado. Um dos primeiros métodos de grande avanço na agricultura foi adquirir o uso do GPS. Para a realização do projeto foram feitas pesquisas e alguns dos resultados encontrados foi na produção no campo, na qual a tecnologia pode ser empregada nas fases de plantio e colheita. Portanto, com esse projeto foi possível perceber que a adoção da tecnologia agrícola em plantações de diferentes culturas é essencial para tornar o processo mais sustentável e produtivo. Logo, é cada vez mais comum que empresas do ramo agrícola utilizem o conceito chamado Agricultura 4.0, para automatizar a produção e analisar seus dados em larga escala, usando o mínimo de trabalho braçal possível.
Palavras-chave: Agricultura, Tecnologia, Evolução.
Ana Carolina Afonso, Ana Luiza Vital, Alice Borges, Henrique Lindote, Julia Midlej, Hugo Melgaço, Yuri Coutinho, Ana Clara Ribeiro, Gian Rico, João Gabriel Alencar.
Turma: 2° ano A
Orientadora: Samara de Oliveira Santos Pereira
RESUMO
O projeto tem como objetivo mostrar como a tecnologia pode ser utilizada a favor da sociedade e do meio ambiente. Desse modo, baseado em pesquisas e inspirações em outros projetos da ciência já elaborados, estamos projetando um aplicativo com o intuito de que as pessoas tenham práticas sustentáveis com diversas opções escolhida, como por exemplo: reciclagem, plantação, canudos biodegradáveis, para o usuário pensar e selecionar a opção desejada. Em segundo plano, após realizar as missões indicadas no aplicativo o usuário ganhará cupons de desconto em diversos setores de produtos de gastos diários. Nesse âmbito, haverá uma troca de vantagens entre o meio ambiente e a sociedade que possibilitará a prática de mais hábitos conscientes e positivos. Em primeiro plano, durante o projeto, os discentes contribuíram com ideias, a fim de desenvolver um aplicativo para incentivar e garantir o avanço da humanidade e do meio ambiente. Conforme teorizou Harlem Brundtland “o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”, sendo assim, as observações encontradas apontam que para continuarmos com a preservação do meio ambiente devemos nos unir em busca das necessidades atuais do nosso planeta. Desse modo, o nosso projeto tem como objetivo ajudar a terra mãe de onde o usuário pertencer (suas localidades). Portanto, suprindo as necessidades do nosso planeta teremos o auxílio do avanço da tecnologia e da sociedade para contribuir com a preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Conhecimento, sustentabilidade, consciência, preservação e revolução.
Helen Fernandez, Mario Santos, Nicolas Borges, Pedro Octavio, Pedro Henrique, Luis Antonio, Luan Lima, Magically Cousinhood, Heian Danas e Tanya Nescient.
Turma: 1º Ano C.
Orientadora: Geisa Pena Costa
RESUMO
Uma boa administração da agenda, o gerenciamento do estresse, a priorização de pequenos hábitos saudáveis são elementos fundamentais para a saúde. Este projeto enfoca a relevância de fazer melhores escolhas, com o fim de alcançar uma vida mais saudável. Para tanto, um perfil em rede social (Instagram) será criado: o intuito é viabilizar informações e orientações, de forma gratuita, para enfatizar o caráter imprescindível da inserção de escolhas mais saudáveis na rotina diária. Nessa perspectiva, a ajuda de profissionais da área que são: educadores físicos, nutricionistas e psicólogos,- que trarão orientações sobre a importância alimentar e física- será imprescindível. O objetivo desse projeto é propiciar de forma interativa, o máximo de dicas, tais como: receitas saudáveis e informações de cunho geral acerca da saúde para aqueles que irão acompanhar a rede. Destarte, a plataforma escolhida é atualmente um dos meios de comunicação com métrica mais relevante; de modo a proporcionar um excelente alcance e divulgação do projeto.
Palavras-chave: Saúde; Educação física; Cotidiano.
Alice Fernandes, Ana Clara Santana, Hugo Matos, Jullia Porto, Joyce Matos, Luis Phelipe Borges, Maria Cândida Mucugê, Maria Clara Andrade, Marley Lucas Gonçalves, Rayssa Dórea e Yasmin Barcellos
Turma: 1º Ano C
Orientadora: Geisa Pena Costa
RESUMO
É de conhecimento popular o aumento do desmatamento em todo Brasil durante os últimos anos, é possível comentar também, sobre o sul da Bahia que vem abordando e sofrendo bastante com tais problemas ambientais. Ao perceber isso, desenvolveu-se o Projeto Florescer, que tem o objetivo de ajudar outros voluntários na recuperação da flora regional, a mata atlântica;tal planejamento veio como forma de proteção do ecossistema, o qual conforme o crescimento das cidades deixa de ser uma importância maior, o plano é incentivar cada dia mais o reflorestamento e cientificar a proteção do bioma que é algo tão importante para a população e até mesmo para o planeta. Em primeiro plano, existem organizações que atuam nesse meio e já operam nos cuidados como o Cabruca e o Instituto Floresta Viva, os quais auxiliam na proteção dos biomas e animais ameaçados de extinção que habitam a região. É necessário salientar que não é apenas a flora, mas também a vida marinha que sofre com a poluição e a expansão das cidades. Por fim, será abordado esse assunto na escola através de cartazes e aulas que abrangem o assunto e também divulgação em redes sociais, como o Instagram, tendo em vista sempre à conscientização e aprendizado de todos.
Palavras-chave: Fauna, Flora, Conscientização, Reflorestamento, Preservação.
Ariana Bonfim, Clara Luz, Cecília Fontes, Giovanna Viana, Giovanna Virginia, Kauã Felix, Kirius Ramos, Leticia Batista, Leticia Carvalho, Murillo Araujo, Samara Albuquerque e Yasmin Santos.
Turma: 1º Ano C.
Orientadora: Geisa Pena Costa
RESUMO
“Proposições interativas para desenvolvimento da saúde mental e física do jovem" é um projeto voltado aos juventude, principalmente aos alunos do SESI, os quais foram impactados drasticamente pela pandemia. Assim, o objetivo se concentra em mostrar a realidade coletiva acerca de mitigar as dificuldades desenvolvidas pelo momento pandêmico. Outrossim, por meio de pesquisas, discussões e construção de um artigo sobre a saúde, de modo geral; evidencia-se a importância de projetar meios a ajudar a juventude atual, por conta do sofrimento dela com a desarmonia social, vulnerabilidade emocional, consequências geradas por dependência de jogos e outras redes. Dessa forma, a equipe está voltada à criação e administração de uma plataforma digital, com indicações de vídeo, esclarecimentos sobre certos assuntos e dicas para ter uma melhor qualidade de vida, bem como, uma rede social, que permitirá o contato direto com as pessoas, de modo a debater sobre a saúde mental e física. Por fim, ao pretender compartilhar experiências, guias e dicas, ajudando-se e conhecendo-se com ensinamentos coletivos, se torna mais fácil atingir os jovens com autoconhecimento, planejamento, autocuidado, exercício físico, alimentação equilibrada e um incentivo de companhia, como a de um pet. Portanto, conclui-se que é possível melhorar o desenvolvimento do jovem, frente às consequências da pandemia, ao utilizar a internet de forma inteligente e saudável.
Palavras-chaves: Interações, Saúde, Jovens, Pandemia, Coletividade.
Amália Paulo dos Santos Neta, Ana Júlia Santos Barreto, Caio Alexandre Farias Ferreira, Caio Roberto Farias Saraiva, Felipe Samy Zucolotto Bahia, Helder Roger Aquino Santos, Hellen Victória Souza Nascimento, Leonardo Leal Brito, Leonardo Santiago de Albuquerque e Milton Felipe Oliveira Alves.
Turma: 1º ano C.
Orientadora: Geisa Pena Costa.
RESUMO
As abelhas sociais são insetos de grande importância ambiental e econômica, sendo responsáveis por cerca de 73% da polinização de plantas angiospermas. Na ausência destes organismos a produção do mel e de diversos frutos, importantes na alimentação humana, seria comprometida. No Brasil, temos cerca de 240 espécies das abelhas nativas sem ferrão, sendo que, quase 10% deste total são utilizadas para fins produtivos. As abelhas de interesse econômico são tradicionalmente utilizadas por pequenos produtores, para a produção de subsistência em mel. No entanto, é comum que alguns destes produtores não utilizem técnicas de manejo apropriadas para maximizar o bem-estar destes organismos. Tendo isto em vista, depois de estudar sobre as abelhas e sobre os apicultores, o grupo pensou em uma alternativa de manejo para reduzirmos o estresse destas abelhas através da criação de uma colmeia que retira o mel através de um cano, modelo 3d chamado de "3bee". Para a criação deste modelo nós usamos o 3dslash, um programa mais fácil (e gratuito) de confecção destes modelos Este processo foi acompanhado atentamente por todo o grupo. Assim, conclui-se que qualquer um pode ajudar, a sua maneira, a lidar com problemas ambientais, e que como exemplo das abelhas, muitos outros problemas ambientais existentes podem ser resolvidos com a ajuda e ideias de todos.
Palavras-chave: Abelhas sociais, produtividade e bem-estar animal.
Nathalya Rodrigues Costa. Raissa Cristine dos Santos Brito. Lukas Daniel dos Santos. Felipe Moreira Lima da Mota. João Paulo Bastos Neto. Renan Ferreira dos Santos Júnior, Luiz Eduardo Cardoso De Macêdo
Turma: 1º ano B
Orientador: Henrique Silva
RESUMO
A degradação ambiental e a deterioração do meio ambiente sempre foram um problema recorrente na sociedade. Visando minimizar essa problemática a proposta é desenvolver Cadernos sustentáveis utilizando materiais que não demoram tanto pra se decompor, como o bambu, tecidos de algodão ou linho, a polpa de madeira e outros elementos. A proposta do desenvolvimento do Caderno Sustentável é aprimorar e ampliar a coleta seletiva. A sua confecção conta com papel reciclável, bem como de madeira inutilizável para moldar a capa. A logística contará com escolas parceiras e suas lixeiras especiais para os descartes, a coleta será feita pelo Ulber-Verde, parceiros cadastrados do recolhimento e envio para o centro de tratamento. No centro esses papéis são destinados para uma máquina com inteligência artificial, visando selecionar os elementos úteis no processo de reciclagem. A coleta da madeira será feita por Agentes-Verdes, pessoas cadastradas ao nosso aplicativo que depositará nas lixeiras-verdes em algumas localidades da cidade, sendo coletada também pelo Ulber-Verde. O processo de tratamento do papel se faz com uso da água como reagente na separação das suas fibras, em seguida centrifugação para remover impurezas, e por fim acréscimo de produtos naturais que auxiliará no clareamento do papel. Esse modelo sustentável proporciona um ótimo benefício para a vida do planeta por usar um ciclo com materiais recicláveis, além de propor um novo pensamento a esse respeito, como a substituição por cadernos que prejudicam muito o meio ambiente, por cadernos com fácil decomposição, contribuindo então na melhora do ecossistema como um todo.
Palavras-chave: caderno sustentável, papel reciclável, matérias degradáveis e reutilizar.
Iasmin Martins da Silva Rocha, Léo Kakali da Fonseca Souza, Luiza Nascimento Souza, Maria Alice Oliveira dos Santos Sá, Maria Eduarda Andrade Marques, Thayná Oliveira Céo e Vitória Aimê Gilla Nery
Turma: 1º ano B
Orientador: Henrique Silva Leal
RESUMO
Um dos principais problemas no uso dos recursos hídricos no Brasil e no mundo é o desperdício causado no sistema de abastecimento. Visando minimizar o desperdício pesquisadores brasileiros utilizaram técnicas de redes neurais e algoritmos genéticos para desenvolver uma tecnologia que permite reduzir o tempo da calibração de pressão num setor de fornecimento, controlando assim a vazão. Nesse método a simulação híbrida aproxima os valores das pressões e vazões simuladas com as reais, fazendo uma calibração mais eficiente do que a atual, assim por meio de monitoramento das redes é possível localizar e resolver vazamentos. De acordo com Narumi Abe, os modelos de sistemas de abastecimento de água são análogos aos de previsão do tempo, sendo possível prever as pressões nas tubulações, planejar estratégias de bombeamento, calcular o gasto de energia e outros parâmetros elétricos, além de estimar vazamentos. Assim, nossa proposta visa implantar sensores de nivelamento de água que ao sinal de vazamento será sinalizado no monitoramento em caso de baixa de pressão em tempo real. Em caso do vazamento com um valor o dobro da previsto nas equações hidráulicas, o sensor fechará o fornecimento, que só poderá ser ativado por um técnico da fornecedora no local. Com isso esperamos corrigir vazamentos através da mobilização dos tomadores de decisões da companhia de saneamento, acionando válvulas reguladoras de pressões nestes pontos. A atuação desse sistema automatizado permitirá uma correção da problemática em tempo real, combatendo assim o desperdício e em consequência a redução do gasto de energia.
Palavras-chaves: Algoritmos genéticos, tecnologia, economia, método híbrido e redes neurais artificiais.
Ariel vieira, Samuel Moreira, Arthur Farias e Felipe Perdiz.
Turma: 1⁰ Ano B
Orientador: Henrique Leal
RESUMO
Energia, ar e água são ingredientes essenciais à vida humana. Nas sociedades primitivas seu custo era praticamente zero. A energia era obtida da lenha das florestas, para aquecimento e atividades domésticas, como cozinhar. Aos poucos, porém, o consumo de energia foi crescendo tanto que outras fontes se tornaram necessárias. Durante a Idade Média, as energias de cursos d’água e dos ventos foram utilizadas, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades de populações crescentes, sobretudo nas cidades. Após a Revolução Industrial, foi preciso usar mais carvão, petróleo e gás, que têm um custo elevado para a produção e transporte até os centros consumidores. No ano de 2003, quando a população mundial era de 6,27 bilhões de habitantes, o consumo médio total de energia era de 1,69 tonelada equivalentes de petróleo per capita, segundo a organização SciELO Brasil. Pensando nisso, resolvemos desenvolver um projeto inovador chamado Global Orbital Space Energy cujo objetivo geral é criar uma nova maneira de transformar energia eletromagnética em ondas calor para consumo da humanidade. Serão desenvolvidos e aproveitados satélites, sondas e protótipos para captação da energia, e após os testes serão enviados à órbita terrestre e colocados em posições de maior incidência solar. A viabilidade se dará por conta da alta incidência solar na órbita terrestre, sem a necessidade de alta capacidade de armazenamento, pois os satélites recebem o sinal e a energia e os envia rapidamente. Assim teremos um modo de energia limpa e distribuída por varias localidades do mundo.
Palavras-chave: energia; satélites; ondas eletromagnéticas; radiação infravermelha; renovável.
Émille Kalí Cardoso Moraes Porto, Ingryd Maria Tavares Guimarães Gomes Machado, Isabelle França Tavares, João Guilherme Dos Santos Machado, Lara Isabelle Novais Alves, Luiza Santos Souza Lima Da Silva, Maria Madalena Cabral Palmeira Neta.
Turma: 1º ano B
Orientador: Henrique Leal
RESUMO
Com o isolamento provocado pela COVID-19, muitas pessoas passaram a ter um novo olhar para o conforto e comodidade da residência. O home office e a necessidade de permanecer recolhido criaram novas demandas. Com o isolamento a demanda voltou-se para busca de conforto e saúde nas tarefas do dia-dia. Nessa perspectiva o termo, casa autônoma é uma residência que integra sistemas avançados de automação para facilitar a vida dos moradores. A proposta é de possibilitar uma casa que produz energia elétrica, capta e aproveita a água da chuva, além de possuir um sistema fechado de aquaponia para coleta de peixes e compostagem. Nesse modelo de casa todo comando é feito por voz, basta acionar sua assistente integrada (Google, Siri ou Alexa). Caso os moradores se infectem com a COVID-19, a inteligência artificial fará um diagnóstico da casa, para saber se é necessário realizar alguma compra, ou não. Logo após, com a confirmação do proprietário, a casa ativa o modo “Quarentena”. Em situações adversas, só é permitido a entrada na casa após feita uma esterilização prévia, em uma espécie de quarto, ou câmara, fora da casa. Dito isso, o nosso projeto tem o intuito de facilitar a vida da população neste cenário de pandemia, fazendo com que a proliferação do vírus diminua. Este modelo de casa autossuficiente é um estilo de construção que procura equilibrar o consumo em geral com o desenvolvimento sustentável, bem como juntamente reduzir a exposição ao covid-19 principalmente para pessoas com comorbidades.
Palavras-chaves: Casa autônomas, sustentabilidade, home office, comando de voz e COVID-19
Amanda Gondim, Igor Oliveira, Marcos Maciel, Gabriel Magalhães, Jamylle Vasconcelos, Paulo Henrique e Karen Souza.
Orientador: Henrique Leal
RESUMO
A polinização artificial é um método inovador que faz uso de sistemas com flores robóticas impressa em 3D para atrair os insetos. Além disso, permiti a fecundação das plantas com eficiência e segurança. Dentro dessa perspectiva a proposta é de desenvolver um protótipo que simule figurativamente, contornando demonstrações técnicas real, por meio de um robô polinizador que visa práticas sustentáveis com intuito de substituição de polinizadores naturais em queda, isso possibilita uma eficácia que pode ser extremamente útil em função assistente para abelhas, a flor robótica também auxilia em outras funções de polinização, como pistaches, ameixas, maçãs, entre outros. Esse tipo de inovação fazendo uso da mecânica contribui no combate de extinção de algumas espécies, a saber, Coalas, Pandas e Lobos-Guará, etc. Enfim não só de sua própria espécie, bem como desenvolve a flora que o cerca. A função da flor pode ser aproveitada com objetividade auxiliar ao cumprir papéis específicos que beneficiem os animais citados. Esse projeto visou ampliar a prática de polinização para áreas ainda não implementadas fazendo o uso da tecnologia robótica, com isso, desejemos adquirir da atividade uma percepção ampla de conscientização e sustentabilidade, aspirando práticas tecnológicas que venham a ajudar a população e o meio ambiente futuramente em harmonia.
Palavras-chave: Polinização artificial. Flores robóticas. Práticas tecnológicas. Meio ambiente.
Anna Clara Matos Leitão, Misael Nicollas Moreno Cruz, Victor Vargas Sales
Turma: 6° ano A
Orientadora: Hérica de Jesus Souza
RESUMO
No cenário pandêmico, muitas pessoas deixaram de ir ao cinema, devido a probabilidade de contaminação do covid-19. A indústria cinematográfica deixou de arrecadar bilhões, diante deste cenário. Muitas pessoas que são amantes do cinema, ainda não se sentem seguras para ir ao cinema assistir à estreia de seu tipo de filme favorito, mesmo com o afrouxamento das medidas preventivas. Com o intuito de promover a diversão destas pessoas de forma segura, este projeto propõe criar um aplicativo que permita aos usuários do mesmo assistir estas estreias no conforto de sua casa. Os usuários pagariam o valor do ingresso e assistiriam aos filmes ao mesmo tempo que estes estivessem sendo transmitidos no cinema. Pretende-se realizar estudos para encontrar tecnologias que possibilitem a criação deste aplicativo. Acredita-se que a criação deste tipo de aplicativo é de suma importância para a sociedade, pois, além de garantir a diversão de forma segura, neste período de pandemia, contribui para continuidade e arrecadação da indústria cinematográfica que gera renda e emprego em várias partes do mundo.
Palavras-chave: Cinema, Pipoca, Aplicativo, Diversão, Tecnologia.
Ana Carolina Almeida, Cauan Oliveira, Derek Macedo, João Lucas Dias, Júlia Ramos, Júlia Moreno, Letícia Barreto, Letícia Nicolau, Matheus Santana, Pedro Emanuel Pitta e Yasmin Adorno.
Turma: 9º ano
Professora: Laine Cerqueira
RESUMO
Uma forma de conservar o planeta Terra é reciclar certos materiais e evitar a produção excessiva de lixo. O presente trabalho se refere a construção de um site que tem como objetivo apresentar ideias e ensinar práticas de conservação do planeta Terra. As práticas e ideias apresentadas no site serão relacionadas a produção de materiais reciclados e biodegradáveis. Atualmente são inúmeros os materiais biodegradáveis e reciclados de qualidade que são comercializados no Brasil, no entanto o custo desses materiais ainda é alto para a população devido a produção em pequena escola. Um desses materiais é o plástico biodegradável. O bioplástico é composto por materiais que se decompõem naturalmente no meio ambiente, ele é derivado de fontes renováveis de biomassas como amido de milho, vegetais, microbiota entre outros. Também tem os papéis recicláveis, que ajuda a reduzir o desmatamento de árvores. O site apresentará passo a passo de como fazer matérias biodegradáveis e produtos reciclados, como papel, plástico, brinquedos, etc. O presente projeto oferece alternativas economicamente viáveis de conservação ambiental, estimulando as pessoas a assumirem práticas sustentáveis no seu cotidiano.
Palavras chave: Conservação; Reciclar; Sustentabilidade; Papel; Plástico.