Alana Pereira de Jesus, Carlos Pietro Silva Reis, Cristian de Jesus Nunes da Silva, Kenzo Santos Alves Pereira Silva.
Escola Comendador Bernardo Martins Catharino/ Itapagipe /Fundamental II
Professoras orientadoras: Ivana Catharina Campos dos Santos e Sofia Amorim de Andrade Branco
RESUMO
Pode-se dizer que as primeiras invenções foram as ferramentas que o homem pré-histórico desenvolveu para aperfeiçoar a sua caça e assim obter alimento. A partir dali os avanços tecnológicos aconteceram de maneira gradativa e hoje caminham a passos largos. Sabendo disso, estudantes do 6° ano, turmas A e E da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino, construíram uma Cápsula do Tempo, orientados pelas professoras Ivana Catharina e Sofia Amorim. A metodologia adotada para o desenvolvimento da Cápsula do Tempo baseou-se em pesquisas bibliográficas, onde aconteceram estudos detalhados, com coletas de dados, análises e interpretação dos mesmos como forma de conhecer e documentar tantas mudanças tecnológicas e refletir sobre o conceito de futuro. Utilizando recursos da Inteligência Artificial e audiovisuais os estudantes traçaram uma linha do tempo sobre a evolução tecnológica e os seus impactos no âmbito da educação, saúde e comunicação. Por fim, o presente trabalho apontou caminhos e ofereceu informações úteis sobre o que essa evolução representa para gerações futuras, já que todo avanço tecnológico sempre terá o intuito de deixar a humanidade em constante evolução e tornar a vida em sociedade mais fácil.
Palavras-chave: Evolução Tecnológica. Cápsula do tempo. Sociedade.
Alunos: Andrei da Luz dos Santos, Bruna Reis Santos, Caio Gomes de Andrade, Davy Henrique Conceição Pereira, Emily Victoria Santos do Nascimento, Erika Di Renzo Correa, Grazielle Souza Silva, Gustavo Costa Rodrigues Alves Santana, Hannah Moura Pinho, João Luis Fernandes Costa, João Pedro Vieira Dantas Reis, Kauany Carvalho de Assunção, Lara Gabriela Oliveira Vital dos Santos, Pérola Vitoria Lima da Silva e Ticiana de Andrade Teles Bispo
Professor – Orientador: Carina Sales Barreto.
Tema: Linha do Tempo: A inteligência artificial e sua influência na vida humana.
RESUMO
O projeto do 6ºB visa traçar uma linha cronológica através da pesquisa e observação de como a inteligência artificial nos influenciou ao longo do tempo, nas suas diversas áreas do conhecimento como saúde, educação, ciências e etc. Seguindo os tópicos a serem pesquisados: o que é inteligência artificial, quando e como a inteligência artificial começou; os estudantes construíram uma base conceitual e histórica para que pudessem desenvolver o trabalho. Fazendo assim, uma retrospectiva do início da criação da inteligência artificial e os dias atuais. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica online, estabelecendo um posicionamento crítico e tendo como critério a inteligência artificial e sua influência na vida humana, principalmente fazendo um paralelo aos dias atuais. Utilizou-se também, o filme Gigantes de Aço, juntamente com um questionário via forms para uma melhor compreensão do trabalho a ser desenvolvido para a Mostra STEAM sobre inteligência artificial. Construiu-se debates sobre o tema para ampliar a compreensão da proposta, além da análise musical de Mad World (Gary Jules, Michael Andrews) para refletir sobre os sentimentos e emoções relacionando com a proposta da Mostra. Tendo como resultado a confecção de um vídeo, apresentando o entendimento sobre a linha do tempo, houve a percepção de que a inteligência artificial passou por diversas transformações e que a tecnologia é empregada para ampliar a capacidade e acelerar o processo, contudo, não substitui as pessoas. Sendo importante para valorização da nossa espécie humana e trazendo esperança de um futuro melhor diante de todas as intempéries que a vida proporciona.
Sophia Bitencourt Assis, Lara Samile Santos de Oliveira, Giulia Bitencourt Veloso e Dandara Santos Andrade – 6º Ano C
Escola Comendador Bernardo Martins Catharino / Itapagipe / Fundamental II
Professor orientador: Lino Claudio de O. Soares
MUNDO LOUCO
RESUMO:
A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. É basicamente um processo matemático de reconhecimento de padrões e nós seres humanos, somos excepcionais nisso. E é assim que nós ensinamos as máquinas. Dessa forma, os alunos do 6º Ano C em junção com seu professor e orientador Lino Claudio se fez presente nesse processo do ensino aprendizagem com o desígnio de transmitir algumas características desse atilamento e afeiçoar o mundo humano em meio ao ambiente social através de utensílios. A citação metodológica continuada para construir e demonstrar essa exposição foi notificada através de referências bibliográficas conexas ao teor específico do trabalho realizado e de plena confiança com o objetivo de levar a veridicidade à tona com presença virtual educacional e documentos efetivos. Sendo assim, no desenvolvimento do conteúdo é realizada a definição tecnológica através de exemplos do nosso cotidiano mostrando de forma simples e atenciosa as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia na sociedade. Além disso, os aprendizes trazem através de um modelo tecnológico a inteligência artificial como complemento familiar em situações remotas e definidas.
Tema principal: “Inteligência Artificial. Vantagens; Desvantagens”.
Estudantes: João Victor Silveira, Leon dos Santos, Maria Fernanda Rocha, Maiana Mendes, Ronald Sá Barreto, Sophia Andrade, Sophia Lopes, Pedro Henrique dos Santos, Pedro Gustavo Carvalho, Yasmin Oliveira Santos.
Escola Comendador Bernardo Martins Catharino/ Itapagipe /Fundamental II
Professoras orientadoras: Andreia Sanches e Paoly Moreira.
A CAIXA DE PANDORA, ROSTOS POR TRÁS DAS MÁSCARAS
O projeto “ A Caixa de Pandora, rostos por trás das máscaras” foi desenvolvido com estudantes do 6º ano das turmas D / I, com a orientação das docentes : Andréia Sanches e Paoly Moreira. Com o objetivo de auxiliar os educandos no desenvolvimento da inteligência emocional no atual momento de pandemia, criando estratégias metodológicas, com o auxílio das ferramentas digitais, que visaram possibilitar uma maior interação entre os pares, fomentando momentos de diálogos, exposição de seus sentimentos e sonhos, para que houvesse uma adaptação psicológica e emocional na pandemia. Nesse período em que o ser humano, que é essencialmente social, vivencia um momento extremamente difícil de isolamento. Como elemento lúdico e transformador, foi produzida a caixa de Pandora, em referência à mitologia grega, pois essa personagem deixa escapar todos os males do mundo, porém a esperança permanece, com essa ideia os estudantes entenderam a importância da crença que podemos superar desafios e nos reinventarmos. Por isso, a relevância em salientarmos também a importância de demonstrar que, por trás das máscaras, existem sujeitos com ideias, sentimentos, qualidades, sonhos e capazes de superar, utilizando recursos tecnológicos da inteligência artificial, para fomentar sua inteligência emocional.
Enzo Henrique Alvarez Silva, Guilherme Andrade Torres, Guilherme Soares de Santana, Marlon Andrade Nascimento, Nicolas Kael de Amorim Teles, Pedro Henrique Messias dos Santos, Victor Matheus Oliveira Bonfim.
Escola Comendador Bernardo Martins Catharino/ Itapagipe /Fundamental II
Professoras orientadoras: Sofia Amorim de Andrade Branco e Ivana Catharina Campos dos Santos
RESUMO
Pode-se dizer que as primeiras invenções foram as ferramentas que o homem pré-histórico desenvolveu para aperfeiçoar a sua caça e assim obter alimento. A partir dali os avanços tecnológicos aconteceram de maneira gradativa e hoje caminham a passos largos. Sabendo disso, estudantes do 6° ano, turmas A e E da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino, construíram uma Cápsula do Tempo, orientados pelas professoras Sofia Amorim e Ivana Campos. A metodologia adotada para o desenvolvimento da Cápsula do Tempo baseou-se em pesquisas bibliográficas, onde aconteceram estudos detalhados, com coletas de dados, análises e interpretação dos mesmos como forma de conhecer e documentar tantas mudanças tecnológicas e refletir sobre o conceito de futuro. Utilizando recursos da Inteligência Artificial e audiovisuais os estudantes traçaram uma linha do tempo sobre a evolução tecnológica e os seus impactos no âmbito da educação, saúde e comunicação. Por fim, o presente trabalho apontou caminhos e ofereceu informações úteis sobre o que essa evolução representa para gerações futuras, já que todo avanço tecnológico sempre terá o intuito de deixar a humanidade em constante evolução e tornar a vida em sociedade mais fácil.
Palavras-chave: Evolução Tecnológica. Cápsula do tempo. Sociedade.
Professor Orientador: Valdirene Meira da Cunha
Tema: Inteligência artificial a nova fronteira da ciência brasileira
Subtema: Vivendo a inteligência emocional num ambiente virtual
Tema do 6° F: Emotional Technology
Resumo
O tema abordado tem como finalidade exemplificar de forma artística e lúdica o papel das emoções, dos sentimentos e da afetividade no processo de aprendizagem nesse período de isolamento social, mediado pela tecnologia. O interesse por este tema deve-se as experiências vivenciadas pelos alunos relacionado ao uso das tecnologias de informação e comunicação, os vínculos estabelecidos, desafios, amizades, alegrias e os desafetos vivenciados no decorrer deste período de pandemia, no qual motivou todo o grupo a refletir sobre os elementos envolvidos nesse novo contexto social e na inter-relação entre aluno, família, a escola e o real aprendizado. Essa reflexão se iniciou com uma pesquisa bibliográfica para entender melhor o objeto de estudo, em seguida foi feita a observação sobre a sua própria vida e o caminho percorrido pelos alunos até chegar a finalização do trabalho. Foi analisado de forma aprofundada traços particulares, de como estava as expressões de emoções e da afetividade, no meio familiar. Acredita-se, no entanto, que a simples presença da tecnologia e os ambientes virtuais não garantam a construção do conhecimento e da aprendizagem, é necessário que sejam implementadas estratégias pedagógicas mediadas pelos professores e familiares, no qual proporcionem a construção do conhecimento, levando em consideração as dimensões que cercam o indivíduo, como emoção, afeto, cognição e a subjetividade. Cabe ainda ressaltar que todo o trabalho de elaboração deste vídeo propiciou um olhar reflexivo sobre as vivências, que enquanto vividas nem sempre foi observado a presença da emoção, da dimensão afetiva e tampouco da repercussão destas na aprendizagem aí ocorrida.
Palavras chave: Emoções. Tecnologia, Alunos
Jannine Brandão, Maria Eduarda e Maria Izabela – 6 Ano G
Escola Comendador Bernardo Martins Catharino/ Itapagipe/ Fundamental II
Professor orientador: Tiago Reis
Surgida através de experimentos científicos principalmente por conta da Segunda Guerra Mundial, a Inteligência Artificial é um ramo de estudo científico que vem ganhando destaque mundial cada vez mais. Ela pode ser explorada e utilizada de maneiras diversas, desde o uso doméstico até chegar nos hospitais e ambientes profissionais. Dessa forma, a turma do 6º Ano G da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino em conjunto com o seu professor orientador Tiago Reis traz consigo o objetivo de mostrar um pouco das vantagens e desvantagens dessa inteligência e como ela pode impactar na sociedade. A abordagem metodológica seguida para elaborar e montar a apresentação foi baseada em referências bibliográficas pertinentes ao conteúdo e que fossem de fontes confiáveis com o intuito de trazer o conteúdo mais verossímil possível, além de documentários e vídeos educativos. Ao iniciar falando o conceito da inteligência artificial, os alunos traçam uma linha de raciocínio elencando onde, como e porque que a inteligência artificial vem se destacando mundo afora. Ademais, a turma traz uma ideia de um protótipo envolvendo uma inteligência artificial voltada como papel principal o uso doméstico.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Vantagens; Desvantagens.
Integrantes: Albert Nunes, Julia Menezes, Julia Orge, Fillipe Pena, Gilvan Reis, Guilherme Portugal, Guilherme Xavier, Thainá Rosa
TURMA: 6H ORIENTAÇÃO: PATRICIA FILARDI
MOSTRA STEAM
Resumo:
A Escola Comendador Bernardo Martins Catharino, vem apresentar o projeto por meio dos estudantes do 6º ano H, integrantes da equipe Emotinal Technology com a orientação da prof. ª Patricia Filardi. Estamos vivendo uma revolução tecnológica incrível e irreversível. Os aparatos tecnológicos sem sombra de dúvidas mudaram a forma de viver e de relacionar das pessoas. A ciência e as inovações trazem progressos expressivos para a humanidade. Paralelo a evolução digital, observa-se transtornos gerados pela dificuldade em gerir as emoções tendência que alguns indivíduos podem ter devido ao uso constante e desenfreado do meio eletrônico. Neste contexto da pandemia do COVID 19, a necessidade de ter o conhecimento sobre as ferramentas digitais e estar online o tempo todo pode ser cansativo, mas saber gerir as emoções é um fio condutor para aprendizados mais significativos e relevantes estimulando melhor o aprendizado e despertando em nós e no outro a importância de desenvolvermos as habilidades socioemocionais associando às ferramentas tecnológicas. Durante a pesquisa, os alunos compreenderam que a inteligência emocional deve estar associada às novas tecnologias e reconheceram a sua importância na resolução de conflitos. Perceberam que atualmente é importante se autoconhecer para adquirir a inteligência emocional, e assim buscar o seu melhor e, principalmente saber resolver situações difíceis por meio do desenvolvimento de valores como responsabilidade, respeito, empatia, união, amizade. Além da pesquisa, os estudantes criaram um vídeo, produziram poesias, desenhos, tocaram, cantaram, dançaram com intuito de desenvolver a criatividade, utilizando as ferramentas digitais para a exposição e expressão das emoções.
PALAVRAS CHAVE: SOCIOEMOCIONAL, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, CONEXÃO.
Estudantes: Ana Felícia Batista, Bianca Silva Andrade, Iasmim Cavadas, Maria Joana da Cruz, Nicole Silva dos Santos, Sophia Copque, Vitória Régia Cornélio, Diane da Cruz Barbosa, Daniel Santos da Cruz, Gustavo Andrade, Lara Bacelar, Leonam Trindade, Cauêt Cerqueira, Edson Vinicius.
Escola Comendador Bernardo Martins Catharino/ Itapagipe /Fundamental II
Professoras orientadoras: Andreia Sanches e Paoly Moreira.
A CAIXA DE PANDORA, ROSTOS POR TRÁS DAS MÁSCARAS
O projeto “ A Caixa de Pandora, rostos por trás das máscaras” foi desenvolvido com estudantes do 6º ano das turmas D / I, com a orientação das docentes : Andréia Sanches e Paoly Moreira. Com o objetivo de auxiliar os educandos no desenvolvimento da inteligência emocional no atual momento de pandemia, criando estratégias metodológicas, com o auxílio das ferramentas digitais, que visaram possibilitar uma maior interação entre os pares, fomentando momentos de diálogos, exposição de seus sentimentos e sonhos, para que houvesse uma adaptação psicológica e emocional na pandemia. Nesse período em que o ser humano, que é essencialmente social, vivencia um momento extremamente difícil de isolamento. Como elemento lúdico e transformador, foi produzida a caixa de Pandora, em referência à mitologia grega, pois essa personagem deixa escapar todos os males do mundo, porém a esperança permanece, com essa ideia os estudantes entenderam a importância da crença que podemos superar desafios e nos reinventarmos. Por isso, a relevância em salientarmos também a importância de demonstrar que, por trás das máscaras, existem sujeitos com ideias, sentimentos, qualidades, sonhos e capazes de superar, utilizando recursos tecnológicos da inteligência artificial, para fomentar sua inteligência emocional.
alunos: Enzo Lima Barros, Fellipe Adorno Trindade da Silva, Fernando dos Santos Sousa, Guilherme Barreto Nunes, Guilherme dos Anjos Costa, Henrique Ferreira Silva, João Alexandre Santos Ferreira Silva, Juan do Carmo Silva, Maria Clara Reis da Silva, Maria Eduarda Silva Ihara, Mirelly Souza Teixeira, Raul dos Santos Silva e Sabrina Ellen Silva Galdinho.
Professor-Orientador: Carina Sales Barreto.
Tema: Linha do Tempo: A inteligência artificial e sua influência na vida humana.
RESUMO
O trabalho para a Mostra STEAM do 6ºJ focou numa abordagem cronológica através de uma investigação e, ao mesmo tempo, uma observação de como a inteligência artificial influenciou os seres humanos no decorrer dos anos, em várias áreas do conhecimento como saúde, educação, ciências, política e etc. Adotou-se tópicos a serem investigados: o que é inteligência artificial e quando/como a inteligência artificial começou formando assim, uma base conceitual e histórica para o desenvolvimento do projeto. Construindo uma retrospectiva dos primórdios da inteligência artificial até os dias contemporâneos pelo levantamento bibliográfico on line, além da utilização do filme Gigantes de Aço, mais um questionário via forms para uma melhor compreensão do trabalho a ser desenvolvido. Estudou-se também a música Mad World (Gary Jules, Michael Andrews) para pensar sobre os sentimentos e as emoções que estão embutidos no contexto da Mostra STEAM. Fomentando a todo momento, diversos debates sobre o tema para expandir a compreensão da proposta, resultando na construção coletiva do vídeo. Percebeu-se que é um ramo de pesquisa muito conflitante, visto que existem os que apoiam a ideia da máquina ter vida própria, e por outro lado, os que acreditam ser um fato inconcebível. Mesmo sendo um tema tão inspirador – até Hollywood (local que produz e exporta várias produções cinematográficas de grande sucesso) –, nunca deixou de falar. Contudo, visualizou-se não apenas as vantagens, como também as desvantagens da tecnologia. Percebendo que nada supri o ser humano, visto que somos os únicos detentores de várias qualidades intrínsecas a nossa espécie.
Gustavo Pessôa Mascarenhas
Matheus Falcão
Pedro Henrique Silva Barreto
Samuel Sátiro Pinheiro
Tiago De Barros Castro
Professor-Orientador: Viviane de Jesus Ferreira
RESUMO
Em 1940 a inteligência artificial surgi e a partir deste momento influenciará de forma ativa na vida humana. Este projeto visa traçar a linha do tempo, através de estudo teórico, como a Inteligência artificial se desenvolveu e interfere em nossas vidas em diversas áreas do conhecimento. A década de 1940 é marcada por Warren McCulloch e Walter Pitts que apresentaram estruturas de raciocínio artificiais em forma de modelo matemático que imitam o nosso sistema nervoso. No ano de 1950, Alan Turing desenvolveu uma forma de avaliar se uma máquina consegue se passar por um humano em uma conversa por escrito. Dos anos 70 até o começo dos anos 80, vivemos um período sombrio conhecido como inverno da inteligência artificial, com cortes nos investimentos. Nos anos 90 houve a explosão da internet comercial, foram criados programas que vasculhavam a rede automaticamente, como o protótipo do Google. Para marcar a década 2000 trouxemos o exemplo da robô Sophia, a mais inteligente do mundo. Observando-a, constatamos que a Inteligência Artificial está muito próxima das características humanas. Para mostrar o quanto isso interfere em nossas vidas, apresentamos os seguintes exemplos: software de inteligência artificial que prever o clima com precisão, robôs que podem realizar tarefas domésticas, que limpam o meio ambiente, que exploram o espaço sideral e ajudam aos médicos a detectar doenças e salvar vidas. Este projeto se faz importante, pois a observação da evolução da Inteligência Artificial nos guia para o desenvolvimento de um futuro promissor e com soluções de problemas rápidos.
Palavras-chave: Linha do Tempo, Robô, Humano.
Título: A varinha falante
ESTUDANTES: Ana Beatriz da Silva Bispo dos Santos, Átila Almeida Santos Sousa, Clara Elis de Andrade Carneiro, Rebeca de Souza Castro Meireles, Ana Beatriz da Silva Bispo dos Santos, Azizi Samuel Santos Ribeiro, Keila Madona Lopes Taquari e Maria Clara de Jesus Sá
Professor Orientador: Alexinaldo Lima
Escola Comendador Bernardo Martins Catharino, Varinha falante, Ana Beatriz da Silva Bispo dos Santos, Átila Almeida Santos Sousa, Clara Elis de Andrade Carneiro, Rebeca de Souza Castro Meireles, Ana Beatriz da Silva Bispo dos Santos, Azizi Samuel Santos Ribeiro, Keila Madona Lopes Taquari e Maria Clara de Jesus Sá, educandos da turma A do 7º ano, código: IT012, orientados pelo Professor Alexinaldo Lima Santos e participação especial dos professores Tiago Maciel e Géssica Amorim. O projeto teve como origem a varinha falante criada por tribos antigas, onde era símbolo da democracia. Sendo um objeto importante nas, por ser usada para mediar disputas e conflitos, solucionar desentendimentos e problemas, conectar amigos e famílias. Neste projeto educativo as crianças tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância de expressar com tranquilidade seus pensamentos, emoções, utilizando a comunicação para apresentar os problemas, conflitos e emoções. Para confecção foram necessários materiais diversos para enfeitar como tubos, canudos, canetas, espetos, palitos, entre outros que poderiam ser usados para o corpo da varinha, para os adereços, de acordo com a criatividade de cada um. Neste contexto, como não foi possível fazer a reunião presencial, como era feita nas tribos indígenas, cada jovem gravou um vídeo curto expressando suas emoções neste período complicado de quarentena por causa da covid-19. E este vídeo será exibido para os colegas numa reunião virtual. Essa ação desenvolve a empatia e a capacidade de tentar se colocar no lugar do outro, e dessa forma, evoluir enquanto ser humano.
Palavras-Chaves: Emoções, pensamentos e criação
TÍTULO: Inteligência Emocional: Gaiola das Emoções
ESTUDANTES: Alexandre Vila verde, Alexia Félix, Ana Júlia, Ana Karolina, Ana Vitória, Andrey Silva, Ayala Laissa, Bruna Vitória, Caique Ferreira, Clara Santos, Daniel Bonfim, David de Jesus, Earate Mendes, Elisa Trindade, Ênio Sant Anna, Eric Barbosa, Fabrício Fernando, Ester Souza, Flavio Souza, Gabrielle Santos, Giulia Ferreira, Glaubert Kauê, Guilherme dos Reis, Jayane da Silva, Gustavo Costa, João Marcos, Kamila Lordeiro, Letícia Leão, Letícia Santos, Lucas Gomes, Marcos Bernardo, Matheus Silva, Natan de Souza, Sophia Arraes, Taís Aiala, Thaís Cardoso e Vinicius Silva.
Professor Orientador: Marcos Elias
Resumo
A Inteligência Emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. É a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança de um ser humano. O trabalho do 7º ano B (Gaiola das Emoções) foi desenvolvido de maneira metódica, nele foi utilizado matérias como garrafa, linha, fíguras e tinta. Os alunos escolheram tudo que gostariam de colocar dentro da sua gaiola, pessoas, coisas, sentimentos. Através do aplicativo FLIPGRID, fizeram um depoimento contando o que gostariam de libertar e o que manteriam presos. Durante o desenvolvimento do projeto, foi observado que é muito importante numa época de Pandemia como a que estamos vivendo, sempre liberar e entender nossos sentimentos, com essa iniciativa modificamos o modo de pensar sobre esse período e também superar diversos sentimentos ruins que afetavam as pessoas. Chegamos a conclusão que independente do momento em que estamos vivendo, temos que sempre estarmos preparados tanto fisicamente quanto psicologicamente e nunca deixar nossos sentimentos presos dentro de nós, com isso podemos evoluir o nosso modo de ser, nos tornando pessoas bem sucedida agora e no futuro. Dessa forma podemos conflitar praticando formas de se “desintoxicar” das emoções destrutivas.
Palavras-chave: Sentimentos, emoções, libertar, pandemia.
ESTUDANTES: Breno de Cássio, Camila Barreto, Cauã Nascimento , Cauã Victor Rosa, Davi Alves, Douglas Sena, Érica Melo, Glaucia Ferreira, Henrique Andrade, Iago de Barros, Idalício de Souza, Iris Bitencourt, Isaac Evangelista, Ítalo Pereira, Jennifer Borges, João Gabriel Ainsworth, João Pedro Simão, João Vitor Braga, João Vitor Tavares , Larissa Victória, Leandro Batista, Lucas Santos, Lucas Duarte , Lucas Frois, Marcos Pacheco, Maria Eduarda Lima, Maria Izabel dos Santos , Maria Luisa Miranda, Mayara Carvalho, Mikael Avelino, Nicole de Jesus , Pedro Henrique , Rafaela Nascimento, Raissa Moreira, Rane Reis , Samuel Santos.
Professora Orientadora: Géssica Silveira Amorim
Resumo:
Vivemos um momento muito delicado em nossa sociedade. Lutamos contra a ansiedade e acabamos reféns de nossos próprios pensamentos acelerados. Resgatar o prazer em viver, refletir sobre essas mudanças, aguçar a inteligência e a criatividade, nos ajudará a enfrentar uma sociedade cada vez mais urgente e ansiosa, dessa forma, reconhecer as nossas fragilidades, admitir nossos erros e identificar nossas habilidades e competências, nos ajudará a sermos coautores de nossa própria história. Pedrinhas da decisão, tem o objetivo de ajudar a se lembrar de usar atitudes positivas em situações do seu dia a dia. Material para confecção, pedrinhas do mar, rio, jardim, bolinhas de gude, tampinhas, garrafas descartáveis, tinta, papel colorido, hidrocor, dentre outros. Primeiro os alunos escolheram dez sentimentos, atitudes ou traços da personalidade que gostariam de desenvolver mais em seu dia a dia. Após separar as dez atitudes, pintaram os talismãs. Discutimos o conceito e para que serve, pensamos em um design, um símbolo, como a primeira letra, representando uma atitude positiva. No momento da pintura, contamos sobre a história do talismã, que para se transformar em um objeto poderoso ele precisa pensar profundamente na habilidade que quer desenvolver. Colocar as pedrinhas em um recipiente ao lado da cama, antes de dormir, escolher uma pedrinha e pensar nas atitudes que quer melhorar. Durante o dia colocar próximo, e todas as vezes que achar que necessita de uma atitude, por exemplo, a coragem, deverá buscar a pedrinha e só guardará quando se sentir seguro.
Palavras-chave: Palavras-chave- Inteligência, Inteligência emocional, Cultura Maker
Professora: Iracema (tutora)
O subtema do 7°ano foi “Eu não sou robô: as nuances entre a Inteligência Emocional e a Inteligência Artificial”. Trata-se de diferentes formas de pensamentos e de raciocinar sobre o que ocorre a nossa volta. A IE(Inteligência Emocional) é a forma de pensar através das emoções que sentimos de acordo com as nossas vivências e ações; já a IA (Inteligência Artificial) é a forma que as máquinas tecnológicas processam sobre o que são indicadas, ou seja, quando uma pessoa comanda os movimentos e pensamentos da tecnologia, para todos entenderem melhor o assunto, são realizadas pesquisas para encontrar o que justifique essas formas de pensar, e de acordo com essas pesquisas, foi descoberto que a Inteligência Emocional vem das emoções como raiva, medo, alegria, etc.; dessa forma nos expressamos através das emoções. No processo de pesquisas do 7°D foram utilizadas plataformas digitas; elaboração das formas de expressar os sentimentos, como poemas, desenhos, entre outros; procedimentos como depoimentos sobre o jogo Memória de Bandeja com objetos com valor sentimental na plataforma Flipgrid; a importância do ensino da Inteligência Emocional é para uma vida melhor para as pessoas de todas as idades, como as crianças, que esse aprendizado faria com que evitem fatores negativos para suas vidas. Durante o projeto, foi possível perceber que essas 2 formas de pensar são essenciais e influenciam muito nossas vidas e ações.
Palavras chave: Emoções, pensamentos, ensino, expressar e vida.
ESTUDANTES: Alana Gesteira, Autur O. Matos, Nicole Almeida, João Kaio Galvão, Mel Barreto, Mateus Rocha, Larissa Santos Pereira, Bruna Moraes, Milly Júlia, Caio Guilherme, Kaique Nascimento, Kamile Soares, Cássio, Kaio, Vera Nicole, Célia Cristine, Jadson, Luiza Marques, Cristian Ives.
Professoras Orientadoras: Adalgisa Anjos e Géssica Silveira Amorim
Resumo:
No 7 º ano E, realizamos o jogo do pensamento positivo, o objetivo é incentivá-los a sempre manter uma atitude positiva, sobre si mesmo, seus problemas e as pessoas ao seu redor, além de fortalecer a criatividade em busca de soluções para seus problemas. Material : papel e caneta para cada participante. Ele foi dividido em duas partes, o princípio da Pollyana e a voz do futuro. Cada participante dividiu uma folha em quatro partes escrevendo quatro problemas ou situações negativas.Contamos a história de Heleanor Poter com a personagem Pollyana e o jogo do contente, onde ela tenta encontrar o positivo em tudo o tempo todo, em qualquer coisa ou situação negativa que aconteça.Os jogadores misturaram os papeis com todos os problemas,leram um de cada vez e realizaram um comentário positivo sobre esse problema. Por exemplo: Meu cachorro morreu, que bom eu tive a oportunidade de ter o carinho dele.Uma de cada vez deverá continuar criando comentários positivos sobre a situação. Na segunda parte, eles serão viajantes do futuro,contarão o lado positivo do problema , à partir de uma visão futura. Por exemplo, meu cachooro morreu, ele cresceu e se tornou um grande veterinário, abriu um canil e resgatou diversos cachorros.No final cada um deve votar naquele que teve as ideias mais originais e realiar um depoimento no aplicativo FLIPGRIG, sobre como foi desenvolver essa atividade.
Palavras-chave: Palavras-chave- Inteligência, Inteligência emocional, Cultura Maker
Professor Orientador: Ronaldo Cavalcante
O presente trabalho pretende transmitir, inicialmente de uma maneira lúdica, descontraída, uma breve exposição das principais emoções e de que maneira a atividade física influencia no controle cotidiano.
Através de um jornal interativo, os participantes demonstram as diferentes emoções vividas no cotidiano docente e no seu contexto familiar.
Concluímos também que as práticas de atividades físicas regularmente, possibilitam melhoras psicológicas em pessoas com depressão, ansiedade, transtornos de imagem, etc.
Esta produção foi orientada pelo professor Ronaldo Cavalcante e desenvolvida por estudantes do 7° F, onde houve empenhos em todo o processo, com a preocupação de proporcionar o melhor de cada envolvido.
Ressalto que o Projeto apresenta as emoções e os benefícios da atividade física no controle das mesmas. Enfatiza que ensinar a criança a reconhecer e falar sobre as emoções é tão importante quanto ensinar o reconhecimento das cores, do alfabeto ou dos numerais, é aprender a solucionar os conflitos com mais facilidade e menos sofrimento.
Palavras-chave: emoções; expressões corporais; estados emocionais; benefícios da atividade física.
PROFESSOR ORIENTADOR: ELANE OLIVEIRA SOUSA MELO
SÉRIE: 7º TURMA: G
Resumo
Estamos vivenciando um momento atípico em nossa sociedade, a pandemia de COVID-19, em decorrência deste cenário, os alunos estão convivendo com o distanciamento social e por consequência a substituição de aulas presenciais por aulas remotas. Este estudo teve como objetivo amenizar os impactos negativos relacionados a este período, assim como, desenvolver as habilidades e competências socioemocionais dos estudantes. A relevância do projeto consiste na criação de um Super robô, através da proposta maker, onde os alunos criaram seu protótipo, utilizando materiais sustentáveis, ou seja, que tivesse acesso em casa. Em sala de aula, foi realizado pesquisas, estudos e discussões sobre as temáticas inteligência artificial e inteligência emocional. Em seguida, apresentaram depoimentos sobre o que sentiram durante o período de confinamento e de que forma conseguiram superar as dificuldades enfrentadas. Com o suporte do super robô construído, os estudante exploraram suas emoções e as expressaram através de vídeos e fotos que foram copiladas para a apresentação. O projeto desenvolvido pela turma do 7º ano G foi muito positivos, devido ao grande engajamento e participação dos alunos e da família, durante todo o processo, e ainda foram oportunizados a desenvolver as suas competências e habilidades socioemocionais, tão imprescindíveis no momento em que vivemos.
Palavras chave: Super robô. Vídeos. Emoções.
Ana Clara Macedo, Bruna Emanuelle, Cauã Matos, Fabiane Victória, Gean da Conceição, Lorena Caldas, Maria Eduarda, Mariah Jorgina, Yasmin Borges.
Escola Comendador Bernardo Martins Catharino/ Itapagipe /Fundamental II
Professoras orientadoras: Zimara Copque
RESUMO
O projeto visa à reflexão das emoções vividas no contexto atual de pandemia bem como demonstrar que a Cultura Maker pode se tornar uma aliada nesse processo. Pensando no momento em que foi preciso manter o distanciamento social por causa do novo coronavírus (Covid-19) e ressignificar a aprendizagem, foi organizada uma aula com o tema “Robô das emoções”, com intuito de promover interação, alto conhecimento e diálogo com os pares. Além disso, a professora buscou despertar o sentimento de empatia entre os estudantes, promovendo a escuta sobre as emoções vivenciadas por cada um. Foi sugerido a apreciação do filme Divertida Mente que aborda a temática das emoções, uma webinar apresentada pela escola SESI sobre Robótica Sustentável e a essência da Cultura Maker, que valoriza a experimentação com o potencial para tornar o aprendizado mais significativo e desenvolver competências como criatividade, empatia e autonomia. Dessa forma, os aprendizes colocaram a mão na massa utilizando materiais em desuso para construção de um robô que descrevesse suas emoções e fossem apresentados para a professora tutora. No momento das apresentações, os educandos relataram como construíram seus robôs utilizando uma diversidade de materiais que seriam descartados e citaram quais emoções estavam em destaque durante o isolamento como medo, insegurança, desemprego dos pais, falta de estímulo para estudar e dificuldade na organização das atividades escolares. Com as apresentações dos robôs das emoções, foi possível reafirmar o quanto a Cultura Maker desperta nos alunos o interesse pelo aprendizado através da combinação entre experimentação, tecnologia e criatividade.
Palavras-chave: Emoções. Cultura Maker. Robótica Sustentável.
Alunos: Camile Ribeiro, Fernanda Quintino, Maria Eduarda Freitas, Maria Clara Araújo, Paulo Igor de Jesus, Lavínia Poliana Silva, Géssica Pereira e Logan Rodrigues
7º Ano - Turma I
Orientador: Iran Souza da Conceição
RESUMO
O presente trabalho tem o objetivo de expressar a angústia sentida pelos alunos do 7º ano I durante os tempos de pandemia. Para construir os alicerces necessários para o desenvolvimento da nossa proposta de pesquisa a partir da relação entre patrimônio, emoções e a inteligência artificial, realizamos uma série de pesquisas, levantamentos e enquetes com intuito de identificarmos uma forma de expressarmos o sentimento de distanciamento, devido a quarentena à qual estamos submetidos. A partir daí, chegamos ao denominador de que a inteligência artificial Minecraft poderia ser de grande valia nesse sentido, pois, à utilizaríamos para reproduzirmos os locais de memória que tanto sentimos falta, sendo que os respectivos estão perto, de certa maneira, mas longe, pois não podemos visitá-los, causando, assim um distanciamento do nosso processo de formação. Para tal, atribuímos como título do trabalho, Patrimônios Emocionais, visto que a identificação com os locais que contam o processo de formação da cidade do Salvador é algo comum entre nós.
Clara Solter, Yuri Amoedo, Saymon Alves e Maria Gabriela Costa.
Escola Comendador Bernardo Martins Catharino/ Itapagipe /Fundamental II
Professoras orientadoras: Charles Santos
RESUMO
O projeto visa à reflexão das emoções vividas no contexto atual de pandemia bem como demonstrar que a Cultura Digital pode se tornar uma aliada nesse processo. Pensando no momento em que foi preciso manter o distanciamento social por causa do novo coronavírus (Covid-19) e ressignificar a aprendizagem, foi organizado aulas sobre design gráfico, bem como desenho e pintura digital. Os alunos aprenderam uma ferramenta de criação digital online “Canva” para produção de cartazes digitais e vídeos. Nesse aplicativo de manipulação de imagens eles criaram vídeos com motivos variados dentro do tema pandemia, se expressando digitalmente sobre o cenário atual.
Com os vídeos eles transmitem mensagem de apoio e solidariedade a todos que combatem o Corona vírus e juntos numa corrente do bem se apropriaram da tecnologia presente como ferramenta para criar e desperta o interesse nos cuidados de prevenção, mensagens de solidariedade e incentivo a esperança além do aprendizado através da combinação entre arte, tecnologia e criatividade.
Palavras-chave: Pandemia. Emoções. Arte Digital. Aplicativos gráficos. Design Digital. Vídeo Maker. Cuidados. Prevenção. Covid.
Componentes: Alanna Sophia Santos Paixão / Davi Carvalho / Elis Dantas / Emily Moreira / Felipe Monte / Ruan Moreira / Matheus Nogueira / Nicole dos Santos / Rangel Alcântara / Rafael Costa
Professora: Belle Robopiano
Título do projeto: Admirável mundo novo: a tecnologia no suporte aos sentimentos
Equipe: Coração de Ferro
RESUMO:
A Inteligência Artificial é o avanço tecnológico em que dispositivos eletrônicos são criados para imitar a capacidade humana de pensar, aprender e resolver problemas, se tornando cada dia mais presente em nossa sociedade com o desenvolvimento da computação. Atualmente é vista em programas de computador, diagnóstico médico, jogos, aplicativos de segurança, ajudando ao homem a solucionar problemas. Durante o nosso projeto feito nas aulas, tivemos a oportunidade de conhecer melhor sobre a inteligência artificial na nossa sociedade e os benefícios que ela tem nos trazido durante o momento da pandemia, e demos o nome de “Admirável mundo novo: a tecnologia no suporte aos sentimentos” por conta disso. Foi uma experiência bastante interessante porque pudemos pesquisar, conversar, tirar dúvidas e construímos de um vídeo em que um robô traduzisse nossos sentimentos. A construção dessas máquinas sempre despertou interesse desde bastante tempo, sendo vista em filmes com personagens fictícios, causando certa curiosidade e medo. As pessoas tendem a se questionar se as máquinas tomarão o lugar do homem, já que elas não se cansam, não sentem dor, realizam automaticamente as atividades repetidamente, não correm risco de se machucarem e não reclamam da carga horaria ou excesso de trabalho. Sendo assim, fica um questionamento: O homem será capaz de criar máquinas que consigam captar os sentimentos e emoções do ser humano?
PALAVRAS-CHAVE: Inteligência Artificial- Inteligência Emocional- Tecnologia- Emoções- Robô
Catarina Braga de Almeida Borges
Daniele Mota do Nascimento
Geovana Bastos de Sant’ana
Glaúcia Freitas Santos
Jonathan Silva de Souza
Luanne Cardoso Mendes
Yasmin Sales Correia dos Santos
Resumo
O fato de viver em sociedade, inevitavelmente, nos faz criar laços com os demais, este tipo de vínculo é conhecido como relações interpessoais. O conceito apresentado para essas relações pode ser abordado através de duas perspectivas: uma individual e outra coletiva. Diante da realidade exposta provocada pelo distanciamento social devido a pandemia muitas pessoas têm demonstrado diversos sintomas comportamentais e emocionais que impactam na saúde mental, bem como nas relações familiares ou de parentesco, de amizade, casamento, filial, entre outras. Portanto, levando em consideração e reconhecendo a importância de cultivar bons relacionamentos para obtenção do autoconhecimento e empatia, para saber lidar com divergências de ideias, posicionamentos, percepções, valores, personalidades e percebendo o crescimento acelerado no uso às diversas ferramentas tecnológicas, também conhecidas como inteligência artificial que nós estudantes do 8°A e juntamente com nossa orientadora Arlene Márcia de Jesus decidimos criar uma plataforma interativa no discord com a finalidade de oportunizar as pessoas, principalmente neste momento de incertezas e isolamento a participar de bate-papos virtuais, sessão cinema, ouvi a música preferida, ler e ouvir literaturas, dar dicas de melhorias, tudo proporcionado no ambiente on-line e garantir que cada indivíduo exercite áreas como a autoafirmação, automotivação, autodomínio.
Palavras chaves: Distanciamento, tecnologia, relações.
Alef Silva dos Santos, Ana Carolina Santos Silva, Bruno De Souza Rocha, Danilo Rosário dos Santos, Gustavo Souza Almeida Dos Santos, Samuel de Santana Sá Barreto.
Professor-Orientador: Ricardo Ferreira Silva Souza.
Ano/Turma: 8ºB
RESUMO
Diante de tantas mídias de comunicações, logo percebemos que a internet não é apenas um lugar de pessoas sedentárias, que não praticam atividades físicas, a pandemia mostrou com clareza que a tecnologia pode ser extremamente benéfica para a saúde e não um lugar apenas de jogos, redes sociais entre outros. Com as medidas restritivas, nos últimos meses, o caminho para quem deseja se exercitar e manter a saúde física durante a quarentena foi recorrer aos vídeos na internet, em especial lives no Instagram, WhatsApp, youtube e outros canais de entretenimento. As redes sociais oferecem diversos serviços de atividade física on-line. O exercício físico não previne o contágio do novo coronavírus deixa o organismo mais resistente e protegido contra essa e outras doenças que podem ser fatores determinantes para potencializar a ação do vírus. “Além de fortalecer nosso sistema imunológico, estar ativo é primordial para a saúde física, mental e emocional melhorando a auto estima o desempenho intelectual entre outros. Contudo, o que o grupo propõe é reservar dois ou três dias por semana para praticar exercícios utilizando as mídias digitais já é suficiente para sair do sedentarismo e manter o condicionamento físico, fortalecendo a imunidade”. No desenvolvimento do projeto utilizamos o Word e a plataforma teams para fazer reuniões, o método utilizado foi a pesquisa baseada em sites sobre o assunto. Todas as etapas foram feitas pelos estudantes. Ao realizar o projeto aprendemos mais sobre como manter a saúde física em meio a pandemia.
Palavras-chaves: bem-estar, exercícios e redes sociais.
Ana Clara Souza Rodrigues
Andrey Cunha Marques de Menezes
Érica Vitória Lima Santos
Eduardo Elias Figueredo
João Pedro Costa Rodrigues
Tauana Souza Brito
Thales Nunes Vasconcelos
Professora Orientadora: Sandra Regina da Silva Soares
Resumo
O objetivo do nosso projeto é realizar ações de diálogo com um público da nossa faixa etária para melhor acolhimento e atendimento das nossas necessidades em relação à saúde geral. A adolescência é um período de intensas transformações e nesta fase adolescentes apresentam-se mais vulneráveis às condições de saúde e doença, sendo importante desenvolver estratégias para promover a saúde destes indivíduos. A escola é um espaço de grande importância para o desenvolvimento do estudante. Além do programa de ensino, a educação em saúde envolve a identificação das condições orgânicas gerais e hábitos do adolescente e planejamento de ações para a promoção, proteção e recuperação da saúde. As redes sociais apresentam uma importante aliada para ampliar as possibilidades de acesso a informação e conhecimentos que são a base para o “empoderamento” dessa geração. Através da IA buscamos soluções para a promoção e autocuidado com a saúde, políticas públicas em relação aos nossos direitos garantidos pela ECA. Acreditarmos que problemas relacionados ao autocuidado com a saúde geram repercussões psicossociais tanto para nós quanto para família. Para resolver o problema de como garantir e ampliar o acesso aos cuidados com a saúde na adolescência criamos um blog para divulgar informações, orientações direcionadas para esse público. Com essas ações esperamos que os cuidados com o corpo apareçam como fator importante na condução de uma vida com saúde. É importante que efetive ações de promoção à saúde do adolescente, com entendimento da mudança no modo de produzir saúde, a ser construído pelos profissionais e gestores.
Palavras-chave: adolescência, saúde, redes sociais
ALUNOS: Cauan Saile Maciel Ferreira, Davi Bonfim Santos de Araújo, Evelin Samai Silva Santos, Giulia Santos Fernandes, Guilherme Oliveira de Jesus, João Guilherme Freitas Santos, João Victor Barbosa Archanjo , João Victor Barbosa Borges , Júlia Macedo Rodrigues, Nathália Simões Machado, Pérola Soares dos Santos de Oliveira, Rafael Ferreira Silva , Stefani Carvalho Santos.
PROFESSOR ORIENTADOR: João Cézar
Resumo
A maioria das pessoas, especialmente os mais jovens (adolescentes em sua maioria) não possuem hábitos alimentares saudáveis. Com uma rotina cansativa e pouco tempo livre a maior parte das pessoas optam por consumir alimentos pré-prontos (industrializados) e fast-foods, devido a praticidade que esse tipo de alimento traz, por isso, tendem a uma saúde precária (colesterol, diabetes, obesidade, anemia e problemas de coração). Por isso tivemos a ideia de criar uma página no Instagram, @tecnologianoprato, onde serão divulgadas receitas, combinações de alimentos, dicas, para que os seguidores da página possam receber diariamente orientações e incentivos para uma vida mais saudável. Em nossa página, publicaremos sobre a importância da ingestão de produtos naturais, e, sobre os riscos de consumir alimentos com conservantes e pré-cozidos. Divulgaremos também dicas de como organizar as refeições diárias, alertando para a importância do café da manhã e de ingerir alimentos leves de três em três horas. Esperamos que a nossa página consiga atingir um grande número de seguidores, pois quanto mais pessoas atingirmos mais pessoas ajudaríamos a ter uma melhor qualidade de vida. Esperamos que os seguidores da nossa página ao receberem nossas dicas, sintam-se estimulados a seguir uma dieta mais equilibrada e tendo assim uma alimentação mais saudável com um menor risco a sua saúde.
Palavras Chave: Alimentação saudável, autocuidado e comunicação.
Estudantes integrantes da equipe, turma e seriado - Julia Landin Pereira Barbosa, Maria Luiza Leão Pereira, Lavínia Pinto Vieira, Pedro Lucas Ribeiro, Emilly Cristina Santana dos Santos
Nome do professor (a) orientador (a) – Paulo Sérgio Reis
Resumo
O projeto “Vírus virtual do século XXI: fake news” tem como objetivos: conscientizar a respeito da responsabilidade dos usuários das redes sociais no compartilhamento de informações falsas, compreender como fake news são veiculadas e identificar os meios para sua coibição. A abordagem desse tema se torna pertinente, pois, durante a pandemia, o país foi sobrecarregado de notícias falsas sobre o novo corona vírus. Isso chamou a atenção das autoridades para o seu combate, pois se tornou em um vírus que compromete a saúde virtual. Assim, emerge a necessidade de sua ampla discussão para os jovens, visto que os mesmos são usuários em potencial para disseminação de informações falsas devido ao seu constante acesso às redes sociais. Assim, foi solicitado que os estudantes assistissem aos vídeos disponíveis no youtube contra as fake news, depois pesquisassem a respeito dos perigos das fake news para a saúde virtual; de que forma as notícias falsas são propagadas e quais os instrumentos utilizados para coibi-las. Munidos dessas informações, os alunos produziram uma campanha publicitária em forma de vídeo para alertar os jovens sobre os riscos das fake news e quais condutas os usuários das redes sociais devem ter para combater o compartilhamento de notícias falsas. O projeto alcançou os objetivos pretendidos favorecendo o olhar crítico do aprendiz sobre suas ações diante a diversidade de informações que compartilha nas redes sociais e como isso é importante para a saúde virtual. O projeto contribuiu para que refletissem sobre os malefícios que fake news podem provocar numa sociedade.
Palavras-chave: Vírus; Saúde Virtual e Fake News.
Ana Beatriz de Aguiar Reis. Ana Carla Silva Cerqueira; Ana Karoline Carlos Versulotti; Anderson Kauã Oliveira de Jesus; Ariene Rodrigues Silva, Ayla Santos Sena Gomes; Calebe da Silva Ribeiro; Cauã Boulhosa Barreto; Clara Serra Santos; Douglas Roberto; Gomes Moreira; Edgar Piropo Costa, Emily Vitoria Silva Bahiense Soares; Esther dos Santos Gramosa, Evelyn das Virgens Reis; Fernando Santos Barbosa; Guilherme Sampaio Silva; Gustavo de Barros Barbosa; Ítalo Silva da Cruz Leite; Icaro Queiroz Castro Fraga; Jennifer de Oliveira Lopes; Jessica dos Santos Marques; Joao Guilherme Borges Barbosa; Josiel Santos Cezário; Ludmila Queiroz Gomes do Carmo; Luiz Henrique Ribeiro Lopes; Luna Mendes Rosário; Mariana de Souza Santos Sa; Maria Eduarda Lopes de Oliveira; Pablo Paulo Borges Leal; Pedro Henrique Muniz Pereira Freitas; Pedro Joaquim Souza Santos de Oliveira; Raissa França dos Santos; Raul Souza Borges; Rebeca Victoria Paiva Pinto; Ryan Carlos Lago Leite; Sabrina Correia dos Santos Nascimento; Vitor Jorge Pereira Gama Paim; Yan dos Santos Souza Assis
Turma/ Seriado: 8°F
Professor orientador: Anderson Luiz Reis Fernandes
Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam à resolução de problemas. A importância da tecnologia está associada ao desenvolvimento da civilização humana. É indiscutível a importância da mesma em todos os campos do viver, tais como a saúde, a educação, a informação e a comunicação. Para o ser humano, a tecnologia estar interligada a Inteligência emocional que tem como conceito psicológico descrever a capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com seus próprios sentimentos assim como os dos outros. Existem invenções tecnológicas que tem influência de forma direta na inteligência emocional das pessoas, como a internet e as redes sociais, que pode contribuir ou atrapalhar de forma significativa a mesma, causando a solidão, exposição e até violências virtuais como o cyberbullying. Em tempos de isolamento social este equilíbrio precisa estar cada vez mais presente pois é nesse período que os sentimentos estão aflorados...Enfim utilizar como uma ferramenta de lazer e principalmente adquirir conhecimentos. Essas qualidades podem ajudar as pessoas a manter suas habilidades emocionais, contanto que haja equilíbrio entre o “mundo virtual” e o “mundo real “. O projeto foi desenvolvido a partir da análise e compreensão de dados estatísticos sobre a inteligência emocional. As pesquisas foram realizadas pelos componentes do 8ºano F e elas serviram de base para a construção do nosso projeto que visa na utilização da tecnologia de forma consciente e na estabilidade emocional.
Palavras chaves: Tecnologia, inteligência emocional e isolamento.
Estudantes: Guilherme Alves, Guilherme Paiva, Nicole Farias, Samile Santos, Alisson Sousa, Maria Clara, Guilherme Santos, Alexia Guedes, Ilana Alfano, Lucas Fernandes
Professor Orientador: Reinaldo Damasceno
Resumo
O nosso objetivo é mostrar opções para ter uma saúde mental estável durante o confinamento, ter uma saída se você estiver passando por problemas mentais e saber o uso correto da tecnologia e rede social. Na pandemia, o uso de internet aumentou, e querendo ou não ela está sendo muito importante. Os jovens principalmente, ficam dependentes de usar as redes sociais, e os únicos aplicativos que os trazem felicidade, são aplicativos de conversa e chamadas, como podemos tentar ajudar a parar esse vício em redes sociais? O procedimento nesses casos é muito importante. Além dos conhecidos meios, como medicamentos e psicoterapia. Não bastam os esforços pessoais, o cuidado de si necessita dos outros dos círculos mais próximos, isso ajuda na superação de doenças mentais. Em meio à pandemia, os cuidados precisam ser redobrados. Toda a situação pode afetar também a saúde mental das pessoas, aumentando a ansiedade, insegurança, tristeza e outros sentimentos diante do isolamento social. O confinamento traz consequências psíquicas, Apesar das mídias sociais, da internet e dos celulares, o ser humano ainda precisa de interação presencial, Ou pelo menos saber que tem a escolha de sair de casa se quiser. Não ver movimento e não sair gera uma tendência a melancolia, porque é uma situação forçada. O ideal durante a pandemia é ficar tomando os devidos cuidados, e principalmente, ficar em casa!
Giovana Barradas Sousa
Maria Eduarda A. Nepomuceno
Maria Luíza Bittencourt P. Cardeal
Rafaela Vitória Marques Souza
Raissa São Pedro Santos
William Contreiras dos Santos
Resumo
O período pandêmico ocasionado pelo vírus Covid19 provoca medo e incerteza por todos os cantos do mundo, há pelo menos seis meses. O cenário assemelha-se a uma ficção científica e o maior anseio é descobrir uma vacina capaz de permitir a prevenção dessa doença que já matou mais de 130.000 pessoas somente no Brasil. A economia também vem enfrentando momentos delicados espera-se que o consumismo desenfreado dê espaço ao consumo consciente e sustentável. A indústria do entretenimento tende a ser cobrada para que invista ainda mais na tecnologia da realidade aumentada. O serviço de delivery se manterá e prometem gerar mais empregos no mercado com o surgimento de novos aplicativos e aumento no acesso da inteligência artificial. É uma nova era, a mudança na forma de trabalhar e se relacionar exige adaptar-se ao novo mercado, em constante transformação. Com os problemas adquiridos durante a pandemia, a crise econômica já se faz presente. Então, trouxemos como solução: uma página no Instagram, ferramenta tecnológica de fácil acesso para a maioria da população, chamada “@jovendedor”, com o objetivo de divulgar, estimular, assim como, oferecer dicas aos pequenos e jovens empreendedores de como abrir seu próprio negócio e alavancar seus projetos para movimentar a economia e tentar amenizar as dificuldades financeiras que tanto tem afetado os orçamentos familiares.
Palavras-chave: Pandemia, economia e empreendedorismo.
A Escola Comendador Bernardo Martins Catharino, vem apresentar o projeto “Tecnologia Inclusiva para os Deficientes Visuais” por meio dos estudantes integrantes da equipe: América Ellen Teodozio Souza, Arlei Vasconcelos Novaes Cunha, Nayara Lorena Ramos Santos, Rian Victor Pereira Ribeiro e Samara Souza Pinto, da turma 9°A, com a orientadora Vanessa Barreto Bonfim. Os deficientes visuais são prejudicados quando se trata de independência, precisam de ajuda para realizar qualquer atividade. Pensando nisso criamos a “SensoTag”, uma iniciativa que visa ajudar deficientes visuais a conquistarem sua liberdade em compras nos shoppings da cidade. Criamos dois protótipos, o sensor e a etiqueta. O sensor, por um relógio, indicaria onde ficará qualquer departamento da loja de roupas e também os passos restantes a se chegar em determinado local da loja, além de identificar obstáculos. Nosso segundo protótipo, a etiqueta, funcionaria desta maneira: chegando no departamento e/ou local da loja desejado, o deficiente encontrará em qualquer roupa a etiqueta, onde terá o preço em braile e um QR Code, que quando escaneado por um celular, falaria por meio de uma voz, o preço, cor, modelo e tamanho da peça selecionada. Pelo desenvolvimento do projeto, os estudantes criaram o site “SensoTag”, com finalidade para a compra dos sensores, um local para tirar dúvidas e ter contato com os desenvolvedores. Os outros estudantes criaram um vídeo e um rap com intuito de divulgar a ideia. Como resultado, concluímos que nosso projeto foi necessário e se a iniciativa conseguisse apoio financeiro, conseguiria ajudar muitos deficientes visuais.
Palavras-chave: Inclusão Social, Deficientes Visuais, Acessibilidade, Sensor, Etiqueta “SensoTag”.
Projeto Acessibilidade Digital e Língua de Sinais
Palavras- chave: Inclusão - Surdez - Acessibilidade - Intérprete - Virtual
A Escola Comendador Bernardo Martins Catharino, vem apresentar o projeto “Acessibilidade digital e Língua de Sinais” por meio dos estudantes do 9º ano B, sob a orientação da docente Luciana Ribeiro. A intenção deste projeto é levar conhecimento sobre a surdez e suas implicações, bem como de conscientizar sobre as necessidades de preparo da escola quanto aos recursos tecnológicos que atendam às necessidades dos deficientes auditivos. Sabemos que a verdadeira inclusão de surdos se dará quando houver uma proposta que ofereça possibilidade dos deficientes auditivos terem autonomia em suas atividades e serem compreendidos em sua língua. É notório, como a surdez/mudez pode interferir e limitar a aprendizagem de quem possui essas condições nas escolas, isso afeta diretamente na comunicação desse aluno com o professor e com os colegas, já que por mais que a Libras – Língua Brasileira de Sinais - exista, nem todas as pessoas a domina. Contudo, é relevante a criação de um aplicativo, o Intérprete virtual de Libras, que seria o intermediário da comunicação entre professor e aluno, ao qual captaria a informação transmitida pelo professor e traduziria em Libras por meio da tela do computador, notebook, Tablet ou celular. E para o aluno se comunicar com o professor, utilizaria a Língua de Sinais na frente do computador e o intérprete virtual captaria e traduziria a comunicação do aluno por meio de legenda ou áudio. Apesar de ser considerada minoria, os deficientes auditivos precisam exercer a cidadania e ter o direito à informação e à educação na sociedade.
Maria Eduarda da Silva Pinheiro dos Santos, Victor Gabriel Sales Alves, Samuel Conceição Rocha Nascimento.
Professora-Orientadora: Manuela Alves Correia Ribeiro
RESUMO
Na era tecnológica, muitas pessoas sofrem dificuldades em adaptar-se a esse mundo virtual. O ritmo novo de vida nos exige muito mais celeridade e objetividade. Mas, ao analisarmos esse modelo atual de vida, muitas pessoas sofrem de doenças, síndromes que afetam principalmente a saúde mental e comprometem a estima, o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Estudando formas de melhor adaptar a inteligência artificial, que é um avanço tecnológico, onde os sistemas digitais simulam ações humanas, utilizamos em favor da inclusão, sobre os aspectos das: condições, características, tratamentos, práticas de aprendizagens e redes de apoio para pessoas que apresentem Déficit de Atenção e Hiperatividade, ao qual sentimos uma necessidade de buscarmos estudar e ressignificar aprendizagens.
Com os números expressivos de pessoas com Déficit de atenção e Hiperatividade, que as vezes levam muito tempo para serem diagnosticadas, pois não têm informações necessárias ou desconhecem ter diagnóstico, então o 9ºC criou uma solução inovadora: um site e desenvolvem um aplicativo educativo, aos quais os públicos alvos são: os pais, profissionais da área de educação e saúde, quem suspeita ou apresente diagnóstico. Esse site e app contarão com informações atualizadas sobre o tema, jogos educativos, indicações e sugestões profissionais, vídeos educativos elaborados por psicólogos e pessoas especializadas na área para todas as faixas etárias. Permitindo mais autonomia, informação, segurança emocional, inovação para as pessoas e o melhor: conectando tecnologia, saúde, inclusão e educação.
Beatriz da Mata Gomes, Kauan Jesus Lisboa dos Santos, Manuel Azevedo Borges, Mariana Porciuncula Felzemburgh de Castro, Wendel Gabriel Campos Ribeiro, Thayna Guimaraes Sacramento
Professora-Orientadora: Alessandra Mascarenhas Sant’Ana
Ano/Turma: 9ºD
RESUMO
Todos os dias, vemos, na televisão, pessoas praticando uma variedade de esportes, contudo, alguns atletas se veem impossibilitados de praticar determinado esporte, por possuírem alguma deficiência. A tecnologia assistiva, através de recursos e serviços funcionais, objetiva à inclusão de pessoas com deficiência, como acontece nos esportes paraolímpicos, entretanto, geralmente, só os esportes mais conhecidos mundialmente são adaptados para essas pessoas. A esgrima, por exemplo, surgida na Europa no século XVI, foi adaptada para atletas com deficiência locomotora em 1953. Mas, e aquela pessoa com deficiência visual ou auditiva que gostaria de participar? Pensando na inclusão dessas pessoas, foi criado um protótipo de um colete adaptado com sensores que brilham, vibram e emitem sons ao toque da espada e indicam onde o jogador atingiu o adversário, vale ressaltar, que o tipo de arma utilizada será o florete, pois, com esse tipo de arma, apenas o tronco do atleta pode ser tocado com a ponta da espada. Para os deficientes visuais, o colete emitirá sons diferenciados, à medida que tocado nas diferentes partes do tronco do adversário, deixando perceptível, para o jogador, se este está se desenvolvendo bem na partida, bem como para o juiz, que terá um sistema eletrônico ligado à arma e ao colete e poderá portanto fazer um julgamento justo. Assim, com esse protótipo, visamos incluir os deficientes auditivos e visuais, mostrando-lhes que mesmo tendo deficiências, elas não precisam limitá-los, devolvendo-lhes, muitas vezes, a alegria de viver.
Palavras-chave: esgrima, inclusão, tecnologia assistiva.
A Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino apresenta à temática IT036 - Novas tecnologias no auxilio de pessoas com mobilidade reduzida para a inclusão na vida escolar com a organização dos alunos Janaína de Oliveira Monteiro, Lavínia Silva de Farias, Mateus de Assis Moreira Ribeiro, Mauricio de Jesus Santos, Natan Henrique Moreira da Cruz Santos, Raphael Alves Ferreira e Rayane Pereira Silva da turma 9º ano E, sob orientação e supervisão do professor Rafael de Lira Mansur Coury. A escolha e desenvolvimento do tema foram realizados pela turma em questão surgiu após o debate acerca das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com dificuldade de locomoção e como e em meio a tantas noticias catastróficas oriundas da pandemia, a necessidade, ou melhor, a incapacidade de locomoção e aglomeração das pessoas em espaços físicos para a realização de atividades cotidianas entre elas a educação, apresentou-se para a gente novos modelos e formatos de se levar a educação para os lares de todos os alunos. Com essa nova realidade a turma trouxe uma questão interessante para debate e reflexão: como levar a educação para as pessoas que não podem ou possuem muita dificuldade de locomoção? Para responder a essa questão foi feito levantamento de ações, tecnologias e práticas já existentes e constatou-se que ao invés de propor novas soluções, a resposta mais simples e objetiva é a conscientização. Esse é o principal objetivo do material produzido, fazermos uma reflexão acerca do tema e tentar melhorar a vida dessas pessoas que anseiam pelo conhecimento.
Palavras-chave: Mobilidade reduzida, educação, tecnologias, conscientização.