Ana Beatriz de Campos Soares, Isabelle Moreira Reis, Jennifer Vitoria Valverde, Kaillane Santos de Oliveira Araújo, Lucas Vinícius Santana Farias, Maria Júlia Santos Sousa, Pablo Rodrigues Santos.
Turma: 7° ano
Seriado: D
Professora Orientadora: Ana Teresa Galvagne Loss
RESUMO
As pessoas da terceira idade, carinhosamente chamadas de idosos, foram considerados grupo de risco na Pandemia Covid19 e podem possuir dificuldades de locomoção, o que gera uma preocupação maior para seus familiares. Conhecendo o comportamento deste grupo, a insistência de irem às ruas, mesmo com recomendação de isolamento social, pode ser atribuída a vários fatores: não têm com quem contar para ir às compras, ao médico ou à farmácia ou, ainda, não gostam do que consideram incomodar os familiares. A partir do contexto, o objetivo deste projeto foi construir um aplicativo o qual direcionasse os idosos para compra de itens necessários do cotidiano: alimentos, roupas, remédios, entre outros. Este aplicativo foi construído a partir da plataforma Safety, e na primeira etapa foram levantadas as informações necessárias para conter; na segunda, foram elaborados e organizados os ícones referentes as empresas que estão dispostas a oferecer o serviço de entrega, como também o ícone de dúvida/fale conosco. Neste último ícone, eles são direcionados, por exemplo, para tirar dúvidas sobre formas de pagamento. No aplicativo consta também, o comando de voz para acessibilidade dos idosos que não são alfabetizados ou possuem dificuldades na visão. Levando em consideração as limitações dos idosos, o aplicativo permite a inclusão tecnológica como também que asseguremos a saúde deste grupo, e consequentemente das demais pessoas na sociedade.
Palavras-chaves: Terceira idade, Aplicativos, Acessibilidade, Inclusão tecnológica.
Eduardo Pereira de Souza Lopes, Iana Lara Cerqueira Mascarenhas, Ivana Gabrielle Silva Barbosa, Jackson Victor Campo Soares, Lara Atanazio, Letícia Alana Negromonte, Ricardo Santos Silva Filho.
Turma: 7° ano
Seriado: D
Professora Orientadora: Ana Teresa Galvagne Loss
RESUMO
A leitura é um processo importante para o desenvolvimento do ser humano, tanto para formação educacional quanto para vida, como fonte de informação, comunicação, estimulação da criatividade e imaginação. Na pandemia Covid19, a utilização das redes sociais aumentou e se tornou necessária, não só para estabelecer contatos, mas também na procura de recursos para os estudos, e por isso é uma ferramenta importantíssima para transmissão de conteúdos educacionais informativos com interação pelo compartilhamento de experiências. A partir desses aspectos foi identificado a oportunidade e necessidade da construção deste projeto, cujo o objetivo é incentivar a leitura entre crianças e adolescentes, buscando auxiliar este público encontrar prazer da leitura e indicar conteúdo para estímulo da aprendizagem. Ele foi desenvolvido por meio da rede social Instagram com o nome @incentivando_leitura – Incentivando à leitura, onde foram produzidos vídeos com sugestões de leitura, dicas de como fazer uma boa leitura, curiosidades relacionadas à leitura, indicações de sites com preços acessíveis para aquisição de livros. O Instagram @incentivando_leitura conta com uma parceria de aluguel de livros para os seguidores do Incentivando à leitura de até 30% de descontos. Ciente da quantidade de acesso que o Instagram tem para fins de escola, a página é alimentada semanalmente com as informações mencionadas. Portanto, venha fazer parte desta viagem ao mundo da leitura e compartilhar conosco suas experiências literárias.
Palavras-chaves: Livros, Adolescentes, Instagram, Covid19.
Edval Lucas Silva Ribeiro, Guilherme Cerqueira Ribeiro, Guilherme Sena Cordeiro, João Victor Nascimento Miranda, Luan Levy Miranda Barreto
Turma: 7° ano
Seriado: D
Professora Orientadora: Ana Teresa Galvagne Loss
RESUMO
Com a implementação do Ensino Remoto de Emergência na pandemia Covid19, vários estudantes e professores tiveram que se reinventar. Com o distanciamento físico da sala de aula, ficou mais difícil a relação professor-aluno e por isso muitos alunos tiveram mais dificuldades de prender a atenção nas aulas remotas. Baseado na experiência do ano de 2020 e 2021 da pandemia Covid19, observa-se que os desafios dos estudantes do ensino remoto ainda existem, e por isso a utilização da internet como uma ferramenta pode auxiliá-los a ter melhor aprendizado. A partir deste contexto, este projeto tem o objetivo de contribuir com a aprendizagem dos estudantes de ensino remoto, indicando alternativas para melhorar o desempenho da atenção; sugerindo alternativas de estudo relacionadas aos diferentes objetos de conhecimento (conteúdos que aprendem em sala de aula). Foi criado uma página na rede social do Instagram com o nome @blog.dosestudantes - Blog dos Estudantes, a qual possui o conteúdo para direcionar esses estudantes como focar nas aulas, dicas sobre concentração, indicações sobre materiais didáticos para aprofundar os conteúdos assistidos e aprendidos em sala de aula, como também, perceber qual momento e local podem ser ideais para assistir as aulas. Enfim, o Blog busca um direcionamento mais rápido e efetivo para conseguir aumentar o desempenho escolar e, principalmente, o desenvolvimento do conhecimento. Venha ser um dos nossos seguidores e aprender com as dicas e desafios compartilhados.
Palavras-chaves: Ensino remoto, Aprendizagem, Blog.
Danilo Pinho Cardoso; Felipe Oliveira da Costa; Filipe Macedo Lima dos Santos; Gabriel Melo Miranda; Jonathas Kaique Almeida de Souza; Júlia Rios Dutra Pereira.
Turma: 7° ano
Seriado: D
RESUMO
Incluir os idosos na sociedade é muito importante, tanto para a economia, pois eles representam 10,53% da população, quanto para inclusão no mundo digital, pois a era tecnológica está vindo cada vez mais forte, causando impactos na convivência dessas pessoas. Os benefícios das novas tecnologias são inúmeros e se estendem a cada um dos setores sociais, por isso a importância de incentivar a utilização tecnológica com segurança por meio da mídia eletrônica. A proposta desta equipe foi desenvolver um site com dicas tecnológicas que auxiliem os idosos não sair de casa para suas necessidades básicas, incentivando o uso da tecnologia de forma inteligente e adaptando esta tecnologia para utilização da terceira idade, isso para este momento de Pandemia Covid19, cujo público deste estudo é considerado grupo de risco. Foi elaborado um site pela plataforma Webnode com o endereço eletrônico: https://idosos-no-seculo-21.webnode.com/ - Idosos e a tecnologia, que contém área sobre saúde, contém dicas sobre manter a boa forma e uma indicação de aplicativo sobre exercícios físicos. Encontra-se o Estatuto do Idoso e dicas voltadas às estratégias de proteção contra golpes cibernéticos e como realizar compras online com segurança em sites autênticos. Contém também, como verificar a veracidade de notícias, principalmente referidas às Fake News, impedindo a disseminação desse tipo de informação. Na aba sobre alimentação encontram-se informações sobre como manter uma alimentação saudável, com indicações de aplicativos como Ifood, Uber eats.
Palavras-chaves: Idosos; Segurança; Tecnologia; Covid19; Inclusão tecnológica.
Brenda da Silva Aragão, Caroline Vitória Campos Soares Lima, Lailla Cerqueira Cedraz, Layla Lima Oliveira, Maria Eduarda Oliveira Campos dos Santos, Maria Luiza Souza Amorim
Turma: 6° ano
Seriado: C
Orientadora: Ana Cálita Santana de Almeida
RESUMO
Ler é essencial para cada criança, sabemos que a leitura proporciona a aprendizagem muito mais rápida. Também é uma forma de aproximar familiares e amigos. O hábito de ler em família ajuda no desempenho escolar durante a infância, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida, mas é fato que o acesso à leitura ainda é um grande desafio para as famílias. Nessa perspectiva desenvolvemos o site “Leia Comigo” (LeC) que tem como objetivo facilitar e tornar a leitura mais divertida, acessível e prazerosa. Ao visitar o site LeC – Leia Comigo crianças, pais, familiares e interessados encontrarão dicas de leitura, livros para baixar e aproveitar o momento mágico da leitura em família. Além disso, disponibilizamos sugestões de jogos com foco em leitura pois pesquisas e estudos relevam que os jogos contribuem para melhorar concentração, interação, oralidade, aprendizagem e nesse caso é um ótimo aliado para desenvolvimento e acesso à leitura.
Palavras-chave: Leitura, jogos, aprendizagem.
Estudantes: Clara de Sá, Gustavo Mota, Isack Lobo , Maria Fernanda Braga , Maria Fernanda Nunes Gomes, Davi Araújo Silva .
Turma: 6° ano
Seriado: C
Orientadora: Ana Cálita Santana de Almeida
RESUMO
Ler é essencial para cada criança, sabemos que a leitura proporciona a aprendizagem muito mais rápida. Também é uma forma de aproximar familiares e amigos. O habito de ler em família ajuda no desempenho escolar durante a infância, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida, mas é fato que o acesso à leitura ainda é um grande desafio para as famílias. Para facilitar esse acesso desenvolvemos o site Estudando e se divertindo site que tem como objetivo facilitar e tornar a leitura mais divertida, acessível e prazerosa. Ao visitar o site Estudando e se divertindo crianças, pais, familiares e interessados encontrarão dicas de leitura, livros para baixar e aproveitar o momento mágico da leitura em família. Além disso disponibilizamos sugestões de jogos com foco em leitura, pois estudos revelam que os jogos eletrônicos assim como os jogos tradicionais, contribuem de forma significativa para a aquisição e construção de conhecimento.
Palavras-chave: Leitura, jogos, aprendizagem.
Breno Samuel Lima Araújo, Flávio Henrique Silva de Jesus, Guilherme Cordeiro Bispo, João Pedro Santos da Cruz, Levy Gabriel Ribeiro dos Reis, Maurício Souza Tete, Menandro de Oliveira Rodrigues
Turma: 6° ano C
Orientadora: Ana Cálita Santana de Almeida
RESUMO
Pesquisas e estudos revelam que videogames, jogos eletrônicos ajudam a melhorar os sentidos, concentração, interação, motivação, engajamento atenção, habilidade estratégica e visão. Além disso, os games são um ótimo recursos para as aulas de Português porque promovem a vontade de participar das atividades e podem tornar os assuntos, conteúdos mais dinâmicos promovendo maior engajamento entre os estudantes. É fato que muitos estudantes têm dificuldade de escrever as palavras na escrita formal da Língua Portuguesa pensando nisso nós desenvolvemos o site Alfabeto Interativo cujo objetivo é divulgar e indicar aplicativos que apresentem uma dinâmica de jogo baseada em evidências científicas e que possam desenvolver para os estudantes, por exemplo, a ortografia e as habilidades de leitura. Ao visitar o Alfabeto Interativo o visitante terá acesso à indicação de games, livros, podcasts. Enfim, um espaço em que encontrará observações, orientações e sugestões para o uso formal da Língua Portuguesa.
Palavras-chave: Leitura, escrita, games, aprendizagem.
Alícia Pinheiro Santana , João Lucas Carneiro Da Cruz , Larissa Klara Passos Martins , Liz Siqueira Souto , Naylane Vitória Santos Da Silva
Turma: 6° ano C
Orientadora: Ana Cálita Santana de Almeida
RESUMO
A contação de histórias é muito importante no estímulo à leitura, ao desenvolvimento da linguagem além de auxiliar na escrita e despertar criticidade. Incluir a narração de histórias na rotina dos estudantes ajuda no desenvolvimento do desenvolvimento escolar, pois auxilia na aprendizagem. Nesse sentido criamos o site Infant Play- IP:site para contação de histórias. O objetivo do site é promover o acesso à leitura. Nele os visitantes encontrarão indicações, sugestões, estante virtual e indicação de jogos para que o momento da leitura seja divertido e contribua para aproximação entre famílias. A indicação de games com foco em leitura se deu por entendermos que as brincadeiras e jogos sempre estiveram presentes na vida das pessoas e através de atividades lúdicas, as crianças desenvolvem socialização, a linguagem, raciocínio lógico
Palavras chave – Contação de histórias, games, aprendizagem.
Ana Sophia Santos do Nascimento, Gabriela Souza Gouveia, Isabelly Teixeira Cardoso, Pedro Henrique da Silva Lopes , Yasmin Valentyne Oliveira de Santana
Turma: 6° ano C
Orientadora: Ana Cálita Santana de Almeida
RESUMO
O Brincar para escrever é um site que tem como objetivo ser um espaço para que pessoas possam encontrar indicação de jogos que garantam desenvolvimento de habilidades relacionadas a leitura e escrita. Os games indicados no site apresentam uma dinâmica de jogo baseada em evidências científica para desenvolver, por exemplo, a ortografia e as habilidades de leitura. A escolha de jogos para essa ação se deu por entendermos que as brincadeiras e jogos sempre estiveram presentes na vida das pessoas e através de atividades lúdicas, as crianças desenvolvem socialização, a linguagem, raciocínio lógico. Os jogos lúdicos no ensino da Língua Portuguesa são úteis para ensinar e também aprofundar conhecimentos sobre determinados conteúdos, pois facilitam processos de socialização, comunicação, expressão, criatividade e concentração. Dessa forma, ao visitar o Brincar para escrever pais, familiares e interessados encontrarão dicas de aplicativos e jogos para desenvolver com as crianças e auxiliar no processo de escrita formal das palavras. Além disso disponibilizamos sugestões de jogos com foco em leitura que também são muito importantes na aprendizagem formal da escrita.
Palavras chave – Leitura, escrita, games, aprendizagem
Davi Almeida Freire, Davids Henry Glória Costa, Eduardo Felipe Coelho Dos Santos Carvalho, Filipe Gabriel Do Nascimento De Jesus, Gabriel Pinheiro Da Silva, Pedro Henrique Alves Lemos, Pedro Miguel Nascimento Moreno.
Turma: 6° ano C
Orientadora: Ana Cálita Santana de Almeida
RESUMO
Estudos comprovam que a contação de histórias pode contribuir para a aproximação das pessoas e o processo de aprendizagem nas crianças e adolescentes em idade escolar. O momento de contação de história em família traz benefícios como as crianças aprendem novas palavras com a leitura, novas aprendizagens. Pensando em manter essa tradição acreditamos que os jogos podem ajudar. Tomamos como base pesquisas que revelam que a ludicidade aliada à tecnologia, apresenta diversos benefícios, uma vez que contribui para a alfabetização, bem como o estímulo à imaginação, memória, inteligência e sequência lógica dos fatos que favorecem a construção da linguagem. Nesse sentido criamos o site HTP- História para todos. O objetivo do site é promover o acesso à leitura. Nele os visitantes encontrarão indicações, sugestões, estante virtual e indicação de jogos para que o momento da leitura seja divertido e contribua para aproximação entre famílias.
Palavras chave – Contação de histórias; games; aprendizagem
Cássio Emanuel Damasceno Santos Dias, Gabriel Menezes Teixeira Carvalho, Lucas Henrique Ferreira Nascimento, Luiza Nascimento de Araújo, Philip Araújo Carvalho e Ramon Abreu Cavalcante
Seriado: 9° ano
Turma: A
Orientador: Moises Fábio Porto e Porto
RESUMO
O projeto interdisciplinar intitulado “A tecnologia promovendo um lazer sustentável”, desenvolvido na Escola Sesi José Carvalho pelos estudantes Cássio Emanuel Damasceno Santos Dias, Gabriel Menezes Teixeira Carvalho, Lucas Henrique Ferreira Nascimento, Luiza Nascimento de Araújo, Philip Araújo Carvalho, Ramon Abreu Cavalcante pertencentes ao 9ºA e com tutoria do Professor Moises Fábio Porto e Porto é um projeto no qual aborda a relação da tecnologia e sustentabilidade. Para isso foi idealizado um website que visa espalhar e abranger dicas de como deixar o lazer mais sustentável, agradável, harmônico e ecológico. O website além de fornecer dicas úteis sobre ecologia e sustentabilidade no lazer, possui a indicação de um app ecológico e o link de petições contra a poluição oceânica e do solo. Contendo também um espaço feito especialmente para o público que teve acesso ao site, depositar suas dúvidas, fazendo com que dessa forma possa haver um maior contato com o indivíduo que desfrutou do site. O processo do projeto foi desenvolvido de forma 100% digital, onde todos os integrantes da equipe contribuíram com ideias e pesquisas feitas sobre o assunto. Mesmo ainda em processo de desenvolvimento, conseguimos cumprir com o objetivo de espalhar nosso projeto para outras pessoas, pois o site teve uma quantidade de acessos satisfatórias.
Palavras-chave: Website, Sustentabilidade, Tecnologia
Alana De Jesus Carvalho Ribeiro, Alyce Boaventura Figueiredo, Ana Clara Andrade Dos Santos, Ana Luize Marques De Souza Dias, Giovanna Cavallaro Liborio, Laila Raquel Nascimento Ribeiro e Maria Luiza De Novaes Da Silva
Seriado: 9° ano
Turma: A
Orientador: Moises Fábio Porto e Porto
RESUMO
O seguinte trabalho desenvolvido na Escola Sesi José Carvalho, tem como tema "A dieta do gado bovino", feito pelos estudantes : Alana de Jesus Carvalho Ribeiro, Alyce Boaventura Figueiredo, Ana Clara Andrade dos Santos, Ana Luize Marques de Souza Dias, Giovanna Cavallaro Liborio, Laila Raquel Nascimento Ribeiro e Maria Luiza de Novaes da Silva, da turma A do 9° Ano, com supervisão do tutor Prof. Moises Fábio Porto e Porto. A pecuária brasileira é uma das mais prestigiadas do mundo, tendo reconhecimento internacional, a principal carne produzida para a exportação é a do gado bovino, porém devido a pandemia o comércio em geral foi muito prejudicado. Portanto, desenvolvemos esse projeto com objetivo de melhorar a qualidade da carne bovina, visto que ela se torne ainda mais renomada e aumente o número de vendas. Visando isso sugerimos alimentos importantes na dieta bovina, para que o gado receba todos os nutrientes e proteínas necessárias. Passamos cerca de dois meses procurando informações precisas e seguras em diversos sites para termos conhecimentos completos e corretos, e em três dias montamos o website 100% digital, que foi feito pela plataforma WIX, onde disponibilizamos o resultado dessa pesquisa. Com o desenvolvimento desse projeto nós também adquirimos muito conhecimento, já que não sabíamos muito sobre a área citada. Porém nos esforçamos ao máximo para desenvolver o trabalho com coerência ao que foi pedido, tendo como resultado do projeto o nosso site sobre a dieta bovina.
Palavras – chaves: Pecuária, Dieta Bovina, Gado, Prestígio
Alice dos Reis Sampaio, Daniel Aragão Cerqueira Soares, Asafe Gabriel Dias Costa, Maria Raquel Almeida Borges de Souza, Rebeca Santana Rios e Vitória Isabel Pinheiro Jones
Seriado: 9° ano
Turma: A
Orientador: Moises Fábio Porto e Porto
RESUMO
O projeto desenvolvido pelos estudantes da Escola SESI José Carvalho, chamado “Desperdício de alimento: Pense Bem”, Alice dos Reis Sampaio, Asafe Gabriel Dias Costa, Daniel Aragão Cerqueira Soares, Maria Raquel Almeida Borges de Souza, Rebeca Santana Rios e Vitória Isabel Pinheiro Jones, do 9° ano, turma A, foi tutorado por Moises Fábio Porto e Porto. O desperdício alimentício é o principal causador da falta de sustentabilidade. Assim, a causa de retratar o esbanjamento de alimentos na pesquisa é para proporcionar mais conhecimento na realização de doações, receitas com partes comestíveis, diminuindo a desigualdade e a fome através dessas doações. Após todo processo de pesquisa e elaboração de documentos, a construção do site “Pense Bem” foi essencial para a articulação do projeto, obtendo como resultado o site, que possui localização de ONGs de Feira de Santana, para que as pessoas e empresas possam ofertar alimentos e dinheiro, além de possuir receitas saudáveis. Visando alcançar pessoas que carecem de produtos alimentícios, saciar os interesses sobre receitas saudáveis e buscar ajuda de empresas, a fim de que beneficie e tenha impactos positivos socialmente. Sempre ressaltando que nosso site não terá tanta funcionalidade sem a participação dos moradores locais, sendo ele uma maneira de que mesmo de casa pode contribuir de alguma forma e ajudar aqueles que necessitam.
Palavras-chave: Alimentação, desperdício, doação, site e sustentabilidade.
Alexson Neris Lopes Filho, Bruno Carvalho Damasceno da Silva, Cauã Sousa Costa dos Santos, Kevin Gustavo Maia Souza, Luan Guilherme Gifone Nascimento da Silva e Lucas Teles de Menezes Machado
Seriado: 9° ano
Turma: A
Orientador: Moises Fábio Porto e Porto
RESUMO
O trabalho elaborado na Escola SESI José Carvalho, nomeado de “Metais e vidros”, realizado pelos alunos: Alexson Neris Lopes Filho, Bruno Carvalho Damasceno da Silva, Cauã Sousa Costa dos Santos, Kevin Gustavo Maia Souza, Luan Guilherme Gifone Nascimento da Silva e Lucas Teles de Menezes Machado, da turma A do 9º ano com o auxílio do professor Moises Fábio Porto e Porto, tem como objetivo a construção de um site que tende a informar a população em geral sobre os riscos causados à saúde por metais e vidros e como evita-los, para que a população saiba a forma correta de realizar descarte e a reciclagem desses materiais em prol da sustentabilidade, sem correr o risco de se contaminar por alguma doença infecciosa. Esse trabalho foi pensado devido a grande parte da sociedade ser desinformada sobre esse assunto e que muitas pessoas acabam contraindo doenças por conta desses materiais. O trabalho foi construído de forma totalmente online e sem nenhum custo, o qual foi elaborado por meio de pesquisas em fontes confiáveis pelos membros da equipe para inserir no site criado. Nossos resultados foram bastante agradáveis, levando em conta que o site é recém-criado, almejamos informar uma boa quantidade de internautas que buscam informações sobre esse tema, fizemos com que as informações dele ficassem simples e fáceis de compreender.
Palavras-chave:
Giovana Fontana Chagas, Enzo Fontana Barreto da Silva, Letícia Silva de Jesus Lopes, Raquel Nunes da Silva, Yasmin Santana Pinto, Itally Gabrielly Borges Almeida, Daniel Santos Pereira e Davi Magalhães de Carvalho.
Turma: 7°ano B
Orientadora: Alessandra Ferreira Vieira
RESUMO
Considerando que nosso público-alvo está em um período ou iniciação no processo de aprendizado tecnológico, seria muito importante uma orientação para que o mesmo consiga adquirir uma bagagem estudantil e não sofra no futuro tanto quanto esses que agora sofrem por terem sido pegos de surpresa com tanta tecnologia e consequentemente tornando-se um “analfabeto tecnológico”. O objetivo é mostrar com clareza que o virtual é real e compartilhar é uma responsabilidade. Saber diferenciar o verdadeiro do falso deve ser a primeira visão que as pessoas devem ter ao ler uma notícia e que a educação pode ser feita por aulas, vídeos e simulações através de aplicativos. Seria uma boa maneira de ensinar nossas crianças para esse futuro próximo. A criação do site "Posso te Ajudar?" foi pensado para facilitar a compreensão e participação das crianças nesse mundo digital e inundado de Fake News. O site cria métodos e promove a boa utilização da tecnologia e por fim, conscientiza as crianças sobre o perigo e as consequências de uma notícia falsa. Concluímos que o tema abordado é de grande relevância social e que não podemos perder tempo, pois notícias sem fundamento podem gerar grandes conflitos. Faz- se necessário a compreensão de que educação, tecnologia e família caminham juntos.
Palavras-chaves: Tecnologia; fake News; criança; escola; lúdico
Heitor Lima Rodrigues Moitinho, João Guilherme Santana Moreira, Vinicius Alves Cerqueira, Charles Yuri Rodrigues Venâncio, Diego Cauã Souza Costa, Roger dos Santos Freitas, Sofia Ketelyn Rodrigues Santos Moreira.
7° ano B
Professora: Alessandra Ferreira Vieira
RESUMO
As Fake News estão presentes em nosso dia-a-dia, prejudicando diversas pessoas todos os dias e causando o mal a muitas pessoas. Devido a isso, criamos um site chamado SINF (Sistema de Identificação de Notícias Falsas) para combater esse problema cada vez mais comum em nosso cotidiano. Nosso aplicativo tem como intenção principal, conscientizar a população para verificar se uma notícia é verídica ou não e para tal conscientização, nosso site oferta várias ferramentas para informação como: blogs, textos, vídeos, notícias e cards para conscientização e informação. Com o objetivo de diminuir o compartilhamento dessas notícias. Em nosso site, pretendemos ajudar as pessoas a identificar se uma notícia é verídica ou não e se for uma notícia falsa, informar a outras pessoas para que não compartilhem essa mesma notícia e com isso, de forma geral, diminuir os níveis de compartilhamento de Fake News. Através da divulgação do nosso Site, já conseguimos alcançar um público pequeno e alertá-los sobre os perigos da propagação de uma informação falsa.
Palavras-chaves: Notícia; Fake News; conscientização.
Davi Nunes Barbosa, João Pedro Carneiro Almeida, João Victor Lima dos Santos, Juan dos Santos Lopes, Kauan do Espírito Santo de Almeida, Luan Victor Sena Barbosa, William Cerqueira Santos.
Turma: 7° ano B
Orientadora: Prof. Alessandra Ferreira Vieira
RESUMO
O tema abordado em nosso projeto, são as Fake News, que vem do Inglês NOTÍCIAS FALSAS; basicamente é constituído por informações não verdadeiras compartilhadas principalmente pelo meio virtual. A primeira etapa, realizada no ciclo I, foi basicamente a introdução ao projeto, onde abordamos o tema e sugerimos uma solução, para amenizar seus efeitos. Tendo em vista que nosso público alvo são crianças mais novas (8 – 11 anos) e pré-adolescentes (12 a 15 anos) , decidimos realizar a construção de um JOGO, que funcionaria como uma espécie de quis e no final, o jogador teria como resultado seu conhecimento sobre Fake News em forma de níveis . A ideia foi bastante aceita, afinal, pessoas dessa idade passam bastante tempo utilizando aparelhos como celulares, computadores e TVs, logo, jogos e aplicativos são uma das melhores opções de alcança-los. Para anunciar o jogo, criamos um site, desenvolvido na plataforma wix . Sobre o jogo (que está sendo desenvolvido na plataforma Unity e através da linguagem de programação C#), além de trazer informações através das perguntas do quis, induz o adolescente a reflexão e pesquisa sobre o tema . O resultado foi bastante agradado e aceito pelos colegas que participaram da versão piloto do jogo.
Palavras - chaves: Notícias; Programação; Jogos; Tecnologia; Quiz.
Ana Clara Teixeira da Paixão, Anna Loise de Farias Ferreira Aguiar, Karolla Santana Santos, Maria Júlia dos Santos Araújo, Maria Vitória do Nascimento Silva e Marina Brandão Silva.
Turma: 7 ano B
Orientadora: Alessandra
RESUMO
O intuito do nosso projeto era abarcar o público da melhor idade, justamente por serem o a faixa etária que mais é persuadida pelas Fake News. O nosso site foi criado com o objetivo de ajudar os idosos a identificarem Fake News e evitar que os mesmos compartilhem notícias falsas. Bom, para o desenvolvimento do trabalho começamos fazendo pesquisas em alguns sites e com os mais idosos de nossa casa, vizinhos e etc, para que tivéssemos uma noção do quanto eles são afetados pelas Fakes. Ao juntarmos as informações (textos e fotos) fizemos alguns textos e adicionamos ao site para que fosse propagado justamente para a população mais idosa. Toda a matéria relevante do site foi também editada em um podcast, pois foi verificado também que grande parte não tem acesso ou não sabe manusear sites. Ao longo do desenvolvimento do projeto observamos o quanto os idosos são propícios a cair em Fake News. O site mostra o que são Fake News e como elas afetam os idosos, mostra também como combater essas notícias falsas. Desta forma, ao ser divulgado nas redes e em grupos familiares, observamos o quanto o nosso trabalho foi importante na conscientização do nosso público.
Palavras-chaves: Idosos; Informação; Notícia; Conhecimento; segurança.
Ana Sophia Silva Santos, Benjamim Alves, Isabelle Aragão, Maria Luiza Bittencourt e Yanni Ribeiro.
Turma: 8º ano A
Orientadora: Nemize Magalhães
RESUMO
A pandemia do novo corona vírus trouxe muitos desafios, principalmente para a área da educação, com isso, alunos e professores foram obrigados a se adaptar com as novas tecnologias relacionadas a educação e se reinventar para que o aprendizado não fosse prejudicado, então, pensamos numa ferramenta que pudesse apoiar tanto os docentes, quanto os discentes. E foi com esse objetivo que criamos o nosso site, que foi programado após percebemos que um dos problemas enfrentados durante as aulas remotas é a sobrecarga dos docentes. Após fazermos uma ampla pesquisa e ver as dificuldades encontradas pelos alunos e professores, começamos a pensar em ferramentas que pudessem auxiliar nesse novo modelo de ensino, como: liberar cronogramas e materiais de estudo para cada aluno de acordo com suas dificuldades em cada matéria e fornecer relatórios para cada aluno indicando seu desempenho em cada matéria. Para poder produzir cada ferramenta utilizamos a plataforma de desenvolvimento“Wix.com.br”. No final do desenvolvimento do projeto conseguimos atingir nossas expectativas de produção além de termos aprendido muito sobre a realidade passada pelos professores e estudantes no ensino remoto e presencial.
Palavras-chave: Educação, Site, tecnologia, pandemia.
Ana Júlia Nascimento, Cauã Levi de Araújo, Cauã de Oliveira, Ana Laura Dias, João Paulo de Sousa, Maria Eloiza Pereira.
Turma do 8º ano A
Orientadora: Nemize Magalhães.
RESUMO
Nossa equipe desenvolveu um aplicativo que tem como objetivo facilitar o dia a dia dos autistas no ensino remoto. Para desenvolver nosso projeto nos inspiramos no audiolivro e na Alexa, sempre cumprimentando o autista pelo seu nome trazendo um diálogo claro com leitura simplificada e também auxiliando em sua rotina escolar, relembrando também conteúdos já trabalhados em seu cotidiano de forma sucinta. Esse aplicativo facilitaria a vida do autista em seus estudos diários, pois o mesmo conseguiria conciliar estudo/rotina. Pesquisamos sobre o cotidiano dos autistas, suas dificuldades, do que eles gostam e não gostam e o que as pessoas que trabalham na área de educação fazem pra ajudar esses alunos e assim criamos o nosso protótipo. Nossos resultados foram satisfatórios, pois com o nosso aplicativo conseguimos aprimorar a rotina escolar dos autistas de uma forma clara e simples para o seu entendimento, trazendo revisões dos assuntos que são abordados na escola regular, com uma explicação mais dinâmica e de fácil entendimento para eles. O tema abordado pela equipe foi o autismo, com isso nós pensamos em melhorar o desenvolvimento dos alunos que tem esse transtorno, e esperamos que nosso projeto alcance o máximo de estudantes ajudando-os nas suas respectivas rotinas de estudos.
Palavras-chaves: educação, autismo, organização, rotina escolar e comunicação.
Arthur Fagundes, Enzo Freitas, Lizandra Maia, Luan Mata, Luiz Filipe Dantas e Wesley Moreira,
Turma: 8° ano A
Orientadora: Nemize Magalhães.
RESUMO
Desenvolvemos um protótipo que busca aproximar professores e alunos e dinamizar o aprendizado dentro da sala de aula física e virtual. No momento atual, onde a Pandemia fez com que escolas fossem fechadas e aulas presenciais substituídas por aulas remotas, percebemos o quão difícil pode ser o processo de aprendizado para os alunos. Falta de engajamento, produtividade e problemas de saúde foram os principais motivos que nos motivaram a tentar minimizar os impactos nocivos do ensino remoto. Criamos um site que sugere atividades, jogos, vídeos e materiais didáticos das matérias em que o aluno possui mais dificuldade. Com uma interface simples, ele oferece espaços onde os alunos da instituição cadastrada podem se comunicar e criar novos laços, abas para facilitar o acesso às atividades e vídeos selecionados sob medida; também possui um fórum para discussões envolvendo a educação, além de um blog para aproximar família e escola. Ainda conta com chats privados com os professores para preservar a individualidade dos estudantes e minimizar problemas relacionados à comunicação no processo de aprendizagem. Os objetivos principais do Horizon são: expandir os horizontes da educação, incentivar a busca por conhecimento, transformar o processo de aprendizado mais interativo e mostrar que a tecnologia e a educação podem sim caminhar juntas.
Palavras-chave: Site; Educação; Tecnologia; Aprendizado.
Cauã Cordeiro, Ester Mascarenhas, Guilherme Dias, João Eduardo, Jobert Eduardo e Maria Luiza Souza;
Turma do 8º ano A e
Orientadora: Nemize Magalhães.
RESUMO
Criamos o aplicativo Teacheapp com intuito de deixar a rotina de estudos mais simples e dinâmica, tanto para os professores, quanto para os alunos, pois sua principal característica é trazer a melhoria na entrega e cumprimento das atividades solicitadas durante as aulas do ensino remoto. O projeto foi realizado com base num questionário aplicado, através do Microsoft Forms, aos docentes e discentes da nossa escola sobre os desafios do ensino híbrido e como administrar todas as mudanças que chegou com esse novo modelo; nos inspiramos também na plataforma de redação, Letrus. Para a criação do protótipo do nosso site utilizamos o Wix que é uma ferramenta especializada para a criação de sites. Fizemos alguns testes com o nosso projeto e tivemos resultados satisfatórios em relação aos objetivos idealizados que era de otimizar a rotina de estudo dos alunos; no decorrer do projeto sentimos necessidade de fazer algumas implementações, acrescentando algumas funções, melhorando dessa forma, a estrutura e o design do site. Com tudo isso, podemos concluir que o site atingiu as nossas expectativas, pois conseguimos, através dos serviços oferecidos pelo site, melhorar a comunicação entre professores e alunos, além de otimizar a rotina de estudos dos discentes.
Palavras-chaves: Site; ensino híbrido; educação; otimizar
Felipe Nicácio, Francyelle Freitas, Kaic da Silva, Júlia Maia, Laina Ribeiro, Maria Augusta Santana e Sophia Freitas
Turma do 8° ano A
Orientadora: Nemize Magalhães.
RESUMO
Este trabalho consiste no uso de uma agenda inteligente, que além de programar alarmes, recomenda vídeo aulas, sites e possibilita a construção de mapas mentais que ajudarão os alunos a ter um bom desempenho nas matérias. Pensamos em desenvolver esse projeto, pois assim os alunos não esqueceriam de fazer as atividades, exercitaria sua mente através das atividades propostas e ainda possibilitaria aos professores avaliar o desempenho de seus alunos no próprio aplicativo. O projeto foi desenvolvido pelo programa PowerPoint, onde utilizamos as funções dos hiperlinks. Os resultados que obtivemos até agora são muito bons, o aplicativo está se desenvolvendo bem e esperamos que isso possa ajudar os alunos, não somente na realização das atividades, mas também, no processo de aprendizagem, pois é para isso que serão disponibilizados os conteúdos. Achamos que o nosso trabalho pode sim ajudar na execução das atividades dos estudantes e que irá melhorará ainda mais o aprendizado de cada um.
Palavras chaves: Educação; Ensino Híbrido; Agenda
Laura Nepomuceno, Lucas da Luz, Gabriel Carneiro, Gabrielle Paiva, Maria Eduarda Freitas e Nathalia Cerqueira
Turma: 8° ano A
Orientadora: Nemize Magalhães.
RESUMO
Analisamos todas as dificuldades encontradas pelos alunos durante o ensino remoto, dentre elas, a falta de concentração e aprendizagem. A dinâmica das aulas remotas está levando os estudantes a se sentirem mais desmotivados com o passar do tempo, de acordo com dados de uma pesquisa sobre educação na pandemia. A dificuldade em se organizar para estudar em casa também aumentou, de 58% para 68%, no mesmo período. Por isso, criamos um aplicativo com um ambiente na qual o aluno consegue interagir enquanto aprende. A forma em que os assuntos serão abordados e as áreas auxiliares podem fazer com que o aluno sinta um maior interesse pelos estudos. O aplicativo contém uma biblioteca digital com livros didáticos e paradidáticos, uma área de documentários com informações escolares e da atualidade. Uma lista de tarefa que auxiliam na organização do estudante, onde sempre chegará uma notificação avisando o prazo da sua tarefa e lembrando-o de começa-la. Como parte principal contém as disciplinas, onde cada matéria tem uma forma diferenciada de explanar cada assunto, no final de cada semestre apresentaremos o desempenho do aluno. Com esse projeto buscamos organizar a rotina de estudos dos alunos, motivando eles através de materiais mais dinâmicos, tentando reduzir dessa forma as taxas de evasão escolar.
Palavras-chave: Educação, aplicativo, interação, organização.
Ana Paula Lima Barreiros, Bianca Bezerra Andrade Bomfim, Clara Kauane Lima Gonzaga, Isabella Rios Figuerêdo, Letícia Correia Leocadio de Sousa, Luynne dos Santos Oliveira.
Orientadora: Renata Gonçalves Cortes
RESUMO
Mas, afinal, o que é hacker? Os hackers são pessoas que têm o conhecimento de informática e trabalham na modificação e desenvolvimento de softwares e hardwares de computadores, criando novas funcionalidades nos sistemas de informática. Portanto, qualquer pessoa que tenha um conhecimento profundo da informática e computação, pode ser chamado de hacker, porém algumas pessoas usam esse conhecimento de forma errada, roubando dados e propagando vírus. No momento em que um software “abre suas portas” para receber ou enviar arquivos, por mais curto que seja, pode ser a oportunidade de alguém invadir. Com a pandemia do Covid-19, os ataques hackers acabaram aumentando, com isso nossa equipe que é formada por estudantes do 7º ano C, tivermos a ideia de criar um site e um aplicativo para ajudar as pessoas, na conscientização de como se prevenir. Através das pesquisas feitas, constatamos que o Brasil é o terceiro país que mais recebe ataques cibernéticos em dispositivos conectados à internet, segundo a Symantec, representando 9,8%. Ao Brasil ainda falta mais informação e especialização de pessoas para combater tais ataques, então para solucionar o problema, vamos conscientizar as pessoas a se proteger e cuidar dos seus dados na internet através do site e aplicativo criado pela nossa equipe.
Palavras-Chaves: Hacker, Proteção de Dados, Aplicativo, Internet.
Ananda Raina Dias Bastos, Eloá Pinto de Miranda, Eyshila Raquelle Felix Assis Cardoso, Sarah Marina Dos Santos Lima e Pérola Sapucaia Ribeiro.
Orientadora: Renata Gonçalves Côrtes
RESUMO
Nossa equipe formada por estudantes do 7° ano C, através das pesquisas descobrimos que a rede social mais utilizada pelas pessoas pelo mundo foi criada por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger em 2010. Esta rede social permite que seja feito o compartilhamento de fotos e vídeos, bem como a integração com outros aplicativos, além das pessoas interagem, trocarem “likes”, adquirirem seguidores, o próprio aplicativo fornece contas de vendas de produtos, serviços, educação, lazer entre outros. Nós escolhemos o Instagram, pois é uma rede social muito conhecida e é um dos principais alvos de “hackers, stalkers”, entre outras coisas, que prejudicam as pessoas de várias formas, psicologicamente, financeiramente. Um dos principais benefícios desse perfil é por que podemos usar de uma forma bem didática e explicar para vários públicos alvos de diferentes idades.Através das nossas pesquisas, observarmos que o número de contas rackeadas e clonadas teve um aumento, mesmo o aplicativo tendo regras de segurança e privacidade, muitos usuários tiveram fotos vazadas, dados e informações importantes compartilhadas. Nossa equipe como solução criou um perfil no próprio aplicativo e podcast para alertar as pessoas de como se proteger nas redes sociais de forma segura, através de postagens e compartilhamentos dentro da plataforma.
Palavras Chaves: Instagram, objetivo, alertar, segurança, privacidade, hackers, público alvo
Arthur Ferreira Azevedo, Maria Eduarda de Jesus Falção, Maria Eduarda Ximenes Mendes da Silva, Yngrid Macielly Oliveira Lacerda.
Orientadora: Renata Gonçalves Côrtes
RESUMO
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. Todas as pessoas têm a titularidade de seus dados pessoais e também seus direitos de privacidade na internet, podendo recorrer à esta lei para se proteger. É importante tomar cuidado na internet, se precaver é necessário. Em 2021 foi revelado no Brasil um “mega” vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros, incluindo dados de falecidos com diversos dados pessoais. Esse tipo de notícia só faz com que sejam reforçados os cuidados que devemos ter na internet. Nossa equipe formada por estudantes do 7º ano C, da Escola Sesi José Carvalho, observamos que existem diversos sites que podem estar roubando dados pessoais sem que soubéssemos. Tentando solucionar estes problemas listamos algumas dicas para proteger seus dados são: mudar constantemente as senhas de todas as contas online, escolher diferentes senhas para contas bancárias, escolher senhas difíceis, não usar qualquer computador para entrar em redes sociais, não clicar em links desconhecidos ou promoções que chegam por e-mail, sempre atualizar os antivírus do computador, não fornecer suas senhas para outras pessoas, não disponibilizar muitas informações nas redes sociais. Seguindo essas dicas você pode se proteger no mundo virtual e evitar muitas dores de cabeça no futuro.
Palavras Chaves: Dicas, Proteção de Dados, Site, Mundo Virtual.
Edniel Thyerry da Silva Lima, Enzo Barretto Oliver, João Arthur Gomes de Souza, Mateus Ribeiro Souza.
Orientadora: Renata Côrtes.
RESUMO
No século XXI existe um crescimento no uso de aparelhos como: celulares, notebooks, tablet´s, entre outros aparelhos tecnológicos, com isso o seu consumo e liberdade de acessar e estar em vários “domínios” (espaços virtuais da internet), surge e a busca pelo poder cresce rapidamente, sendo assim gerado as novas guerras virtuais, as tais ciberguerra ou guerra cibernética. Ciberguerra é uma guerra que utiliza de instrumentos virtuais, que podem ser de pessoa contra pessoa, ou pessoa contra governos, governo contra governo, fazendo com que serviços virtuais e essenciais sejam retirados de funcionamento. A ciberguerra tem o intuito de derrubar um inimigo, usando a internet e a tecnologia a seu favor. Segundo os relatórios de criminologia da McAfee diz que: “...os sistemas bancários e financeiros, redes elétricas, refinarias e tubulações de petróleo e gás, serviços de agua e esgoto e sistemas de telecomunicações, serão todos alvos de guerras cibernéticas. ” Pensando nisso a nossa equipe através das pesquisas, trouxe como uma das soluções existentes a conscientização das pessoas a se protegerem, criamos um site aonde mostra dicas de proteção para o celular e computadores, além de criarmos uma linha do tempo mostrando o início da revolução das maquinas até o ataque cibernético.
Palavras-chaves: Cibersegurança, Ciberguerra, domínio, ataques, guerras
Guilherme da Silva Santos Correia, José Ricardo Figueiredo Pereira, Leonardo Augusto Paim Oliveira, Lorenzzo Santos Giacomozze, Luís Guilherme Bahia Oliveira, Matheus Felipe Santos Nunes.
Orientadora: Renata Côrtes.
RESUMO
Quando a discussão gira em torno das profissões do futuro, o impacto da Revolução Industrial nas relações trabalhistas sempre é um tema bastante comentado, pois a tecnologia vem crescendo cada vez mais, com isso muitas profissões vêm deixando de existir, e outras surgindo. Com a demanda das pessoas trabalhando usando a tecnologia surgem a de designer de experiência do usuário, técnico da informação, analista de big data, é um gestor de informações, é também um cientista; nessa profissão, o designer de UX, é o profissional que consegui analisar o comportamento de alguns dos clientes e consegui promover algumas melhorias para surpreendê-los. É o caso dos sites de e-commerce desenvolvidos para trazer todas as informações e a compra facilitada ao seu público-alvo, podemos lembrar que vale também para produtos, aplicativos, serviços de streaming e etc. Ao observar que com a pandemia o uso da internet, das tecnologias e de sites e aplicativos teve um aumento muito grande em seu consumo diário, nossa equipe que é composto por estudantes do 7º ano , pesquisou algumas profissões como as que foram citadas que terão seu surgimento baseado na tecnologia e outras como carteiro, sapateiro entre outras profissões que deixaram de existir, nosso intuito é mostrar através das nossas pesquisas a criação de um site onde os adolescentes possam conhecer as profissões existentes e as futuras, além de ter dicas do que cada profissional atua e seu mercado de trabalho.
Palavras-Chaves: Profissões do Futuro, Extinto, Futuro, Site, Impacto.
Antônio Luiz, Apolo Salomão, Arthur Pacheco, Brenno Henry, Brenno Luige.
Orientador: Matheus Paim
RESUMO
Tendo em vista o cenário atial, percebe-se a necessidade de uma vida mais ativa e saudável. Com a globalização e o avanço da tecnologia, percebemos que estamos todos conectados em uma grande rede. Por esse motivo, a prática de esportes precisa dessa inovação para acompanhar o desenvolvimento global. O nosso intuito é fazer com que as pessoas comecem a praticar exercícios físicos e cuidar da saúde, obtendo uma melhoria em todas as áreas da sua vida. Durante nossas observações, podemos perceber que maior parte das comorbidades são resultantes de uma vida sedentária. Para isso, o nosso aplicativo vem como uma forma de diminuir os impactos do sedentarismo em nossa comunidade.
Palavras-chave: Estilo de vida, saúde, tecnologia
Theo Siqueira, Wendel Stiven, Yann Cleison, Yanne Padovezi, Yasmin Alves, Fernanda Lima.
Orientador: Profº Matheus Paim
RESUMO
O presente trabalho torna-se relevante em razão do elevado índice de mortes oriundas de comorbidades relacionadas ao sedentarismo. No cenário pandêmico atual, a maior parte das mortes envolve pessoas com algum tipo de doença prévia causada por alguma comorbidade. O nosso projeto vem como uma iniciativa de amenizar este impacto em nossa sociedade. Todo aplicativo inovador começa com uma série de pequenas ideias que se transformam em uma grande solução. Ativa quer mudar a forma como os usuários lidam com exercícios e relações online através de uma plataforma simples e confiável. Nossa equipe de estudantes dedicou muito tempo e esforço para garantir que seus exercícios em jogos de dança, esportes de aventuras sejam mais fáceis do que nunca.
Palavras-chaves: Covid-19, Vida ativa, saúde
Maria Eduarda Falcão de Freitas, Maria Eduarda Lima Almeida, Beattriz Umbelina Rodrigues, Gabrielle Paixão Silva, Geovanna Oliveira dos Santos e Nauana Santana Pereira
Turma: 6° ano
Seriado: A
Orientadora: Carla Lorena Lima Ferreira
RESUMO
Este projeto foi desenvolvido devido uma reflexão social e ambiental, sobre o uso incorreto e o descarte de produtos descartáveis pela sociedade. O uso de produtos descartáveis traz muitos problemas para o meio ambiente, cada produto descartável leva um determinado tempo para se decompor na natureza, trazendo assim, danos à saúde e danos ambientais. O uso abusivo de produtos descartáveis tem trazido inúmeros problemas ao meio ambiente, como por exemplo: descarte inadequado no solo, esgotamento dos aterros sanitários e poluição dos ambientes aquáticos. A demorar no tempo para decomposição, existe substâncias tóxicas e totalmente prejudicais para o ser humano. A metodologia utilizada para desenvolver este projeto foi a partir de pesquisas em sites sobre o tem, organização das informações para que na segunda etapa fosse possível a criação de um site com informações a respeito do uso de descartáveis e suas consequências para o meio ambiente, encontra-se também dicas para substituição de produtos descartáveis e informações sobre problemas ambientais relacionado ao uso abusivo e produção de lixo. Assim, trouxemos essa informação para desenvolver um projeto que diminua e substitua o uso de produtos descartáveis por meio da conscientização da população.
Palavras-chaves: Descartáveis, Meio ambiente, Sustentável.
Kaique Sampaio, Leon Victor, Alice da Rocha, Levy Silva, Anthony Libório e Miguel Medeiros.
Turma: 6° ano
Seriado: A
Orientadora: Carla Lorena Lima Ferreira
RESUMO
O desenvolvimento deste projeto estar relacionado a grande produção de lixo no mundo que causa graves problemas ambientais e diversas doenças as pessoas que tem contato direto com o lixo. Além dos problemas ambientais o lixo provocar paisagens desagradáveis e com odor ruim. A justificativa para produzir o projeto é da reflexão se não diminuímos a quantidade de lixo produzido no mundo, ele pode vir as ruinas, com graves problemas a natureza que pode ser irreversível ao meio ambiente. Foi feito pesquisa sobre o tema e produzido um trabalho para que em seguida fosse possível elaborar o site com orientações, informações sobre coleta seletiva e separação do lixo e esclarecer, informar e educar a comunidade a respeito do objetivo e de como efetivamente diminuir a produção de lixo contribuindo para conservação.
Palavras-chaves: Lixo, Meio ambiente, Natureza.
Anna Laura, Annanda Raquel, Capitu Lopes, Sofia Assis, Lara Lima e Vanessa Brito
Turma: 6° ano
Seriado: A
Orientadora: Carla Lorena Lima Ferreira
RESUMO
Esse projeto foi desenvolvido com intenção de conscientizar a população na criação de hábitos que promova a sustentabilidade. Conscientização Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Seu conceito tem ligação direta com ações relacionadas à natureza, de forma que atendam às necessidades das gerações presentes sem comprometer gerações futuras. A falta de consciência sustentável e preservação ambiental, por parte da sociedade é um problema que afeta todo o planeta e pode trazer sérios malefícios. Assim percebe a necessidade da produção de orientações que induza a ações de conscientização sustentável na sociedade. Essa orientação de conscientização teve seu desenvolvimento a partir de pesquisa bibliográfica e dados em sites de órgão oficiais. Em seguida foi desenvolvido o projeto para que criasse suporte para criação do protótipo através de um blog que apresenta o tema e traz informações a respeito de ações e orientações para incentivar a população a criar hábitos saudáveis e consequentemente promover o desenvolvimento sustentável. Entre as ações temos de utilizar energia renovável, como a energia solar, separar o lixo reciclável do orgânico; reduzir o uso do carro, recolher água da chuva para atividades de limpeza; adotar o hábito de plantar árvores entre outros.
Palavras-chaves: Conscientizar, hábitos saudáveis, desenvolvimento sustentável.
João Pedro, Yan Pedro, Júlio Miguel, Paulo Afonso, João Henrique.
Turma: 6° ano
Seriado: A
Orientadora: Carla Lorena Lima Ferreira
RESUMO
Refletindo sobre os diversos problemas ambientais no mundo e a questão do consumo exagerado da sociedade. Se tornou necessário desenvolver este projeto com objetivo de ensinar a comunidade a produzir e consumir produtos recicláveis assim também, reutilizar o que já tem para diminuir os impactos ambientais. Com a reciclagem nós podemos ajudar o meio ambiente e muito por exemplo, reciclando sacolas plásticas podemos evitar que elas caiam em bueiros e assim tapando os esgotos evitando a passagem da água tampando o esgoto causando milhares de problemas que vão desde o extravasamento, com o retorno do esgoto para as residências, até a ruptura das tubulações. A conclusão dele foi para conscientizar as pessoas sobre a reciclagem e ajudar o meio ambiente poluindo menos. O site foi feito inicialmente coletando informações através de pesquisa na internet para colocar no nosso protótipo, depois coletamos imagens que a respeito do tema para o nosso site coletáveis. Em seguida utilizamos as s imagens do pixabay. Ele foi criado com a intenção de ensinar as pessoas a criar produtos recicláveis, consumir e reutilizar o que já tem.
Palavras-chaves: Reciclagem, Sustentável, Educação ambiental.
João Miguel de oliveira Sandes, Davi dos Santos Leal, João Arthur Oliveira e Cauã Oliveira.
Turma: 6° ano
Seriado: A
Orientadora: Carla Lorena Lima Ferreira
RESUMO
Na atualidade devido à grande quantidade de meios de transportes que usam combustíveis fósseis que prejudica o meio ambiente e causa graves problemas na natureza. É importante e viável o uso de transportes que utilizem combustíveis de fontes renováveis que não causem impactos negativos ao meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. A produção deste trabalho relacionado a meios de transportes sustentável, tem relevância para o processo de construção de um meio ambiente de qualidade e incentivando a população a conhecer e optar por meios de transportes mais adequados ajudando no desenvolvimento sustentável e que seja de acesso para toda as diferentes classes da sociedade. A elaboração do trabalho iniciou a partir do levantamento bibliográfico sobre o tema que estar sendo trabalhado, através de pesquisa em diversos sites na internet. Para solucionar a problemática que direciona este trabalho, foi pensando na criação de um site totalmente interativo com objetivo de oferecer mais informações sobre meios de transportes adequados para amenizar os impactos ambientais e promover, a partir do conhecimento, o desenvolvimento sustentável. Queremos conscientizar a população e os governantes sobre os transportes adequados para ter um meio ambiente de qualidade, incentivando para que crie hábitos práticas e investimentos em transportes sustentáveis.
Palavras-chaves: Funcional, energia, conscientização e custo.
Fabiana Vidal, Ana Carolyne Barcelos, Eliziane Brito, Isabella Oliveira, Júlia Santos, Luna do Santos, Laízza de Oliveira.
Turma: 6° ano
Seriado: A
Orientadora: Carla Lorena Lima Ferreira
RESUMO
Levando em consideração a importância da água para os seres vivos e para as atividades econômicas, surge a importância de conscientizar a população mundial sobre a utilização de forma sustentável. Evitando que gerações futura sofra com a escassez e conflitos entre nações decorrentes ao acesso da água. O objetivo deste trabalho é criar um guia de alerta ao desperdício de água que será compartilhado através das redes sociais. A estruturação deste guia vai ser a partir de textos informativos, cards com dicas para evitar o desperdício, links de sites que esclareça sobre a importância do bom uso da água. O nosso principal método de estudo foi as pesquisas em grupo, organização do material e produção do protótipo. Deste modo, através da internet foi criado um site com objetivo de para conscientizar as pessoas e evitar o desperdício incentivando a pôr em prática atitudes responsáveis e sustentáveis através do guia e dicas disponível no site interativo. A água é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento do nosso planeta e sociedade. Assim é considerável a água para a fauna e flora no mundo. Deste modo o desenvolvimento deste projeto é importante para a preservação e conservação da água em nosso planeta além da conscientização social direcionada ao desenvolvimento sustentável.
Palavras-chaves: Água, Desperdício, Conservação.
Maria Júlia, Samay Ramos, Pedro Henrique, Pedro Silva, Roger Gabriel e Sara Fabiely.
Orientador: Matheus Paim
RESUMO
Pensando em contribuir para uma maior qualidade de vida e diminuição nas taxas de comorbidades, resolvemos desenvolver esse projeto que tem como objetivo promover um estilo de vida mais saudável para a nossa comunidade, diminuindo, assim, os impactos negativos do sedentarismo em meio ao cenário pandêmico em que vivemos. Um grupo que encara a realidade atual como preocupante e que se importa com o bem-estar das pessoas. Acreditamos que a prática de atividades físicas é capaz de melhorar não só o condicionamento físico do indivíduo mas também contribuir de forma satisfatória para uma boa saúde mental. Visando uma melhoria na saúde de cada um bem como nos hábitos que possuem, desenvolvemos um protótipo pensando em estimular as pessoas a praticarem exercícios físicos de forma que elas se sintam bem e motivadas a continuar.
Palavras-chaves: Vida, Atividade Física, Covid-19.
Álefe Silva, Alice de Jesus, Alicia Macedo, Ana Paula, Ane Gabriely.
Orientador: Matheus Paim
RESUMO
Em virtude do baixo índice de prática de esportes e o alto índice de comorbidades, entendemos que essas métricas estão relacionadas, e por esse motivo decidimos elaborar um software que tem como objetivo a elevação da prática de esportes e a diminuição das taxas de sedentarismo. O nosso grupo tem como objetivo a criação de um aplicativo que disponibiliza incentivos, lembretes personalizados e frases motivacionais para que nossos usuários permaneçam na dieta e na rotina de exercícios. Os lembretes são personalizados, de forma que se adeque a rotina do usuário. Lembretes como, hora de beber água, hora das refeições e a quatidade de calorias ingeridas.
Palavras-chaves: Corpo, mente, estilo de vida.
Giovanna Morais, João Felipe, João Guilherme. João Pedro, Laura de Matos e Maria Eduarda.
Orientador: Matheus Paim
RESUMO
A escolha do tema A TECNOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO NO ESPORTE se justifica, a partir da compreensão de que é pela prática de esportes que podemos criar hábitos mais saudáveis, e por conseguinte ter uma vida mais saudável. Desta maneira, planejamos a elaboração de um aplicativo que auxilie seu usuários nessa busca. O objetivo do nosso projeto é que ,todas as pessoas tenham interesse em esporte ou em se especializar neles, possam se informar mais sobre. Os esportes que iremos abordar são: basquete, futebol, voleibol, handebol, tênis entre outros. Iremos criar também um servidor em inglês e português para a comunicação entre os usuários.
Palavras-chaves: Esportes, Tecnologia, Vida, Saúde.
Clara Magalhães, Daniel Santos, David Pereira, Evelim Paim, Gabriel Anchieta.
Orientador: Matheus Paim
RESUMO
Com este estudo teremos a oportunidade de adentrar em um ambiente tecnológico e esportivo, a fim de promover um estilo de vida mais saudável para a nossa comunidade. O resultado deste trabalho tem como objetivo ultrapassar os limites acadêmicos, tornando-se uma efetiva contribuição para a nossa sociedade. O nosso projeto tem como objetivo a criação de um aplicativo onde o usuário irá se cadastrar para obter um plano personalizado de perda de peso. Nesse aplicativo, o usuário entrará em contato com outras pessoas com o mesmo objetivo, desta maneira, obtendo motivação. No aplicativo o usuário terá um acompanhamento nutricional e dicas de exercícios físicos para cada objetivo.
Palavras-chaves: Vida, Saúde, Covid-19.
João Victor Santana Mascarenhas, Andressa Borges Pereira, Ana Júlia Silva do Nascimento, Geovana Nunes Dama Maciel, Elis De Jesus Silveira e Laura Miranda Fortaleza,
Orientadora: Lizandra Santana da Silva.
RESUMO
Criamos um site com o objetivo de apresentar e ensinar ao público jogos eletrônicos adaptados a diferentes tipos de deficiências. A partir das pesquisas que realizamos identificamos que empresas especializadas no assunto criaram diversos jogos com a finalidade de contribuir para que pessoas portadoras de deficiências aproveitassem os games. Assim, através da plataforma wix produzimos nosso site com as informações seguras e confiáveis sobre os games adaptados para pessoas portadoras de deficiências.
Palavras-chave: qualidade de vida, deficiências, games.
Anna Maria Oliveira, Bruno Otavio dos Santos da Cunha, Elvis Jones Vitória Machado, Giovana Gabriely Santana Martins, Maria Luyza Santana Silva, Joana Sthefanie Rocha Cavalcanti, Ihasmin Alice Lima Santos
Orientadora: Lizandra Santana da Silva.
RESUMO
Infelizmente, apesar dos avanços em relação a participação feminina em todas as esferas sociais, percebemos que o universo dos games são espaços predominantemente masculinos e para além disso, o público feminino é estigmatizado. De acordo, com nossas pesquisas identificamos que muitas mulheres são discriminadas por jogarem vídeo game. Assim, com a finalidade de desmistificar que os jogos eletrônicos são destinados exclusivamente para os meninos fizemos o site usando um programa por nome wix e montamos produzimos textos.
Palavras-chave: jogos eletrônicos, identidade e meninas.
Carolina Costa Almeida, Íkaro Heytor Souza e Sousa, Ana Clara Lima dos Santos, Eder Davi Sertorio Gonçalves, Lara Galvão Goés Matos, Mel Alves Costa e Miguel Edson Lima Ribeiro
Orientadora: Lizandra Santana da Silva.
RESUMO
Criamos o protótipo do robô com o objetivo de ajudar as pessoas a se exercitarem neste contexto de pandemia, pois ele simula movimentos de dança. O robô dançarino serve para imitar movimentos e ensinar novos movimentos específicos, por exemplo, saltos e rolamentos. Movimentar o corpo é uma necessidade vital para a humanidade, pois contribui para a manutenção de uma vida saudável, além disso, a dança entretém e diverte as pessoas. O protótipo que construímos é um robô que atende a qualquer faixa etária permitindo que diferentes gerações dancem juntas. O que facilita a interação entre pais e filhos, avôs e netos, especialmente neste contexto de isolamento social. Usamos a plataforma Lego Digital Design na construção do protótipo, para tanto fomos pesquisando peça por peça. Para que o robô conseguisse ganhar movimento fomos conectando os fios com a peça EV3. Para que o robô conseguisse ganhar movimento. Assim, a construção de robôs são importantes, pois eles são um avanço tecnológico para os humanos e nosso protótipo especificamente ensina a praticar movimentos e manter uma vida de qualidade com os benefícios da movimentação corporal.
Palavras-chave: robô, corpo, saúde, movimento, dança.
Heloisa Ribeiro Lobo, Ana Clara Portugal Souza, Kamila Cerqueira Oliveira, Juan Riquelmy de Jesus, Ana Clara Souza, Victor Gabriel Gonçalves e Yure Batista dos Santos
Orientadores: Lizandra Santana da Silva.
RESUMO
O site que criamos tem como objetivo alertar as pessoas sobre as vantagens e desvantagens dos jogos eletrônicos para que façam escolhas mais assertivas e que levem em consideração uma melhor qualidade de vida. Durante a pesquisa percebemos que bastante pessoas não sabiam os benefícios e malefícios que os jogos eletrônicos podem trazer, por isso criamos esse site para informativo. Ao final do projeto percebemos que esse assunto é bem importante e bastante polêmico. Assim, esse mundo de games é muito amplo e interessante, foi muito legal criar o site pois trouxemos informação que a população tem dúvidas.
Palavras chave-jogos, benefícios, eletrônicos.
Jeanny Ferreira Da Silva Santos, Pedro Henrique Macedo Santana, Pedro Henrique Almeida De Oliveira, Caio Alexandre Oliveira Lopes, Levi Iarley Rocha de Jesus, Maria Clara De Araújo Rocha e João Arthur Azevedo Oliveira
Turma: 6º ano B
Orientadora: Lizandra Santana da Silva.
RESUMO
A escolha do nosso tema foi feita, pois identificamos que os jogos eletrônicos estão ficando cada vez mais populares e mais acessados pelos usuários neste momento de pandemia. O fato dos jogos online permitirem que um jogador interaja com o outro, podendo, por exemplo, se comunicar por meio de chat de voz ou através de mensagens de texto, vem fortalecendo os vínculos sociais contribuindo para a diversão, a sociabilidade, o aumento da criatividade e melhora a coordenação motora. Fazer este trabalho foi uma ótima experiência, enriquecedora e muito divertida. Utilizamos pesquisas realizadas e montamos um site na plataforma wix.
Palavras-chave: socialização, jogos eletrônicos, programação.
Turma: 8º ano B
Orientador: Gilvan Gomes
RESUMO
Este trabalho cujo do título é “As tecnologias e suas implicações no novo modelo de educação nas aulas práticas de Ciências e tecnologia- Robótica” aborda a dificuldade nas aulas de laboratório na pandemia. Uma das vantagens que a tecnologia ofereceu as aulas práticas de Ciências e Tecnologia- Robótica é poder observar a estrutura das peças e ter novos meios de ensino virtual, como por exemplo (Roberta Lab, Coderz, Lego Digital Designer, entre outros). Cerca de 30% dos estudantes tem dificuldades nas aulas “online” de robótica segundo site Terra. Dado esse problema, a ideia para o nosso protótipo é criar um site estilo propaganda, onde iremos anunciar o “lançamento” de um jogo inventado por nós. O nome do jogo será Robotic Master Games e nesse site haverá informações sobre o jogo, por exemplo: como manuseá-lo, para o que ele serve, seu objetivo e intuito para os jogadores, entre outros. O jogo funcionará de tal maneira: haverá duas alas, a ala infantil e a ala juvenil. Tanto na ala infantil quanto a juvenil irá conter as missões iniciais para as crianças jogarem, a cada missão que o jogador terminar, uma nova missão com nível superior é lançada. As missões consistem em: construir o robô de forma simples e em etapas curtas e fáceis, a programação desse robô será feita em um espaço dinâmico, onde haverá uma estrada com suas curvas e obstáculos, sendo assim o robô deverá sair do ponto de partida e seguir trajeto até o ponto de chegada, para isso o jogador terá que construir uma programação com os blocos de movimento e cálculo do próprio jogo, cada missão terá seu cenário diferenciado. Nosso projeto tem como intuito orientar e ajudar crianças e jovens que tem dificuldade ou falta de interesse em Robótica.
Palavras-chave: robótica, ciências e tecnologia, aprendizagem, proposta, ideia.
Turma: 8º ano B
Orientador: Gilvan Gomes
RESUMO
Este trabalho cujo do título é “As tecnologias e suas implicações no novo modelo de educação nas aulas práticas de Ciências da Natureza- Química” aborda a dificuldade nas aulas de laboratório na pandemia. Os professores da escola Sesi José Carvalho usam a plataforma Teams, onde é possível ter aulas interativas, conciliando atividades. Os professores estão fazendo o uso de diversos tipos de aplicativos e plataformas de comunicação e videoconferência para realizar aulas remotas nos laboratórios de química das escolas brasileiras, na qual permite os professores façam experiências a distância. Uma das vantagens que a tecnologia ofereceu as aulas práticas de Ciências da Natureza- Química e poder observar estrutura das substâncias, a composição e as propriedades das diferentes matérias. 30% dos estudantes tem dificuldades nas aulas “online” de química segundo site, terra, e também muitos estudantes têm essas dificuldades por não gostar da matéria ou por não ter acesso a internet. A proposta de criar um site, que potencialize o processo de aprendizagem dos alunos é uma estratégia que com o auxílio da tecnologia tornará possível tais experiências. O IMPROVED CHEMISTRY será alimentado frequentemente com conteúdo que estejam dentro do que é trabalhado neste período. Dessa forma, o acesso ao material, aos relatos, a links, a vídeos que contribuam para ameninar o impacto da prática em modelo remota.
Palavras-chave: tecnologia, aprendizagem, Ciências da Natureza, Química.
Turma: 8º ano B
Orientador: Gilvan Gomes
RESUMO
Com a chegada da pandemia os professores e alunos precisaram ficar distantes do espaço escolar, e uma das suas ferramentas de aprendizagem mais relevantes (os laboratórios) não estavam disponíveis para as práticas. Nas aulas de Ciências da Natureza (com ênfase em Física) foi mais difícil ainda, pois, a aprendizagem de fato acontecesse. O tema aborda “As tecnologias e suas implicações no novo modelo de educação nas aulas práticas de Ciências da Natureza-Física”. A proposta é apresentar um site (Laboratório virtual de Física), trazendo um laboratório de Física para a sua telinha. Se tornando um laboratório virtual, com várias formas de explorar e ir além no estudo da matéria, princípios básicos trabalhados nós módulos escolares. Criamos o site- LABFIS, explicando passo a passo com os temas básicos e que geram muitas dificuldades na aprendizagem dos alunos. Nele vai conter ambientes, que apresentam materiais em texto, experimentos, vídeos, resumos e dicas que proporcionam ao aluno orientações para a execução de experimentos sem sair de casa. Pensamos nessa ideia para facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes e para auxiliar os professores e tornar suas aulas mais dinâmicas. Também com o objetivo dos estudantes se sentirem dentro de um laboratório de Física, próximo às ferramentas presentes no laboratório da escola.
Palavras-chave: Aprendizagem, Tecnologia e Ciência
Turma: 8º ano B
Orientador: Gilvan Gomes
RESUMO
Com a pandemia surgiu a impossibilidade de manter o ensino presencial e a necessidade de uma alternativa que o substitua temporariamente. Neste contexto ressurgem discussões sobre o uso de ferramentas tecnológicas no ensino. A falta de recursos é evidenciada pelos alunos que não conseguem aprender com as aulas remotas, e isto reflete nas avaliações que, assim como no presencial, se apresentam dificuldades da participação dos alunos nas aulas. Os professores precisam de um instrumento que agregue novas possibilidades nas aulas síncronas, além de necessitarem de capacitação complementar para o uso dos recursos propostos no ensino remoto. E mesmo diante de tanta tecnologia a produção de material didático permaneceu no campo do ensino presencial. Mas, ainda que a transição do presencial para o remoto tenha ocorrido abruptamente, aos professores se tornou desejável permanecer utilizando os mesmos recursos tecnológicos do ensino remoto no ensino presencial. Apresentamos o site “Mathematical Laboratory”, ou em português: Laboratório Matemático. O intuito do nosso site é ajudar os estudantes no processo de aprendizagem de Matemática e essas serão algumas funções do nosso site: com vídeos, resumos, podcast sobre assuntos, templates prontos sobre o assunto, resumos word, powerpoint, etc.
Palavras-chave: Tecnologias, Programas educativos, Planilhas eletrônicas.
Turma: 8º ano B
Orientador: Gilvan Gomes
RESUMO
Devido a pandemia, locais públicos foram fechados, aglomerações foram proibidas pelo governo como medida de segurança, e com isso, as escolas também foram fechadas, assim vieram as aulas remotas, o ensino EAD. Esse não foi o problema, a questão é que com esse novo formato de ensino, as pessoas (tanto alunos, quanto professores) precisaram se adaptar a esse novo modelo de aprendizado, já que algumas das plataformas utilizadas, incluindo o Microsoft Teams, que por sua vez possui diversas funcionalidades, porém, práticas virtuais para a Robótica por exemplo, ainda não é uma realidade. Professores e alunos passaram muitas dificuldades para realizar atividades práticas, com uso de robôs, lego e demais ferramentas. Nesta perspectiva surgiu a proposta deste mecanismo, o Robotic and Study, que irá contribuir com as aulas. Decidimos criar um app para auxiliar nas aulas de Robótica, com programações prontas e resolução explicativa sobre as questões da Robótica, entre outros itens, com o apoio de aplicativos já existentes, o RobertaLab e a CoderZ (com a intenção de abordar outros sites e apps), o público alvo também poderá se inscrever para ajudar e compartilhar no Robotic and Study que estará disponível na loja virtual de aplicativos, a Play Store. Dessa forma quem tiver dúvidas em relação às programações poderá recorrer aos itens disponíveis no app e/ou com as pessoas que se inscreveram lá para responder determinadas dúvidas.
Palavras-Chave: Robótica, Estudo, Facilidade, Praticidade.
Eduardo Vinicius Ribeiro Carvalho, Maria Luiza Lemos Oliveira, Pedro Medeiros Batista, Raphael Cerqueira da Silva, Roger Rezende Ponciano, Samuel Solando Santos, João Gabriel Soares de Jesus
Turma: 7º ano A
Orientadora: Marina Franco Santa Rosa
RESUMO
O tema por nós escolhido foi: A Segurança nas Redes Sociais que desenvolvemos através de um site que aborda as principais redes, sendo elas: FaceBook, Youtube, WhatsApp, Instagram e para sua construção foi feito várias pesquisas em diferentes sites confiáveis, incluindo leitura de alguns trabalhos acadêmicos. As redes sociais se tornaram importantes ferramentas de comunicação fazendo parte da vida de muitas pessoas, elas podem ser usadas para fins profissionais ou para entretenimento, porém se deve ter muito cuidado ao usar, pois quanto mais uma pessoa se expõe, mas riscos ela corre através de fake news, racismo, bullying, pedofilia, sexting, roubos entre outros. Nosso site foi criado na plataforma Wix com cores vivas e um visual atrativo, contendo dicas e regras a serem seguidas. O site contém quatro abas: A primeira aba é a visualização de todo o conteúdo existente, a segunda aba quem somos e qual o objetivo, a terceira aba encontra-se o conceito e algumas das principais redes sociais, a quarta aba é a definição de ética e etiqueta, além de algumas regras de segurança, e a quinta aba tem um espaço para entretenimento com dicas de sites, jogos online e livros para crianças e adolescentes. O objetivo ao criar esse projeto foi conscientizar crianças, adolescentes, jovens, adultos e educadores sobre o uso das redes sociais de forma mais segura. O resultado foi ótimo, pois através das pesquisas, e trabalhos feitos não só conseguimos passar o conteúdo de forma clara, e objetiva como também aumentamos o nosso conhecimento sobre o assunto em questão.
Palavras chaves: comunicação; segurança; ética; etiqueta; empatia.
Isabela Medeiros Lima, Catarina Casaes Barros, Lara Caldas Santos Mello, Leticia Sofia Couto dos Santos Souza, Lucas Costa Lima e Mariana Vidal Miranda
Turma: 7° ano A
Orientadora: Marina Santa Rosa
RESUMO
O tema que escolhemos para essa atividade foi fake News e fizemos um blog através da plataforma Wix. Nosso blog foi criado com a finalidade de ajudar as pessoas a distinguirem verdades de mentiras, e também de informar aos espectadores as notícias mais recentes do mundo. Todas as notícias do nosso site foram retiradas de fontes confiáveis. Mas afinal, o que são fake news? Notícias falsas (sendo também muito comum o uso do termo em inglês fake news) são uma forma de distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio ou ainda online, como nas mídias sociais. O compartilhamento de informações fraudulentas tem grande consequências, apesar de parecer inofensivo, é um ato muito perigoso. Divulgar informações falsas, vídeos e fotos manipulados e publicações duvidosas podem trazer: riscos para a saúde pública, incentivar ao preconceito e acabar causando mortes. Para se proteger contra as fake news, verifique sempre as informações recebidas e certifique-se da veracidade da notícia antes de compartilhar. Na dúvida, não compartilhe!
Palavras chaves: Fake News, Impactos, notícias.
Alan Joseph Oliveira da Silva, Alana Stefany Montenegro Ferreira, Alexandre Macedo Oliveira Fernandes, Gustavo Santa Rosa Brandão, Kezya Santana Do Carmo, Nicole Farias dos Santos, Yan Souza Barbosa de Almeida.
Turma: 7° ano A
Orientadora: Marina Franco Santa Rosa
RESUMO
Nós desenvolvemos um site em que tem como tema principal combater pedofilia e o aplicativo que nós abordamos para tema foi o TikTok onde infelizmente acontecem muitos casos, o nosso objetivo foi alerta e ajuda as pessoas sobre algumas categorias da pedofilia, formas de prevenir desse assunto e garantir a privacidade, todas as informações foram tiradas de fontes confiáveis e seguras com ajuda de todos os membros da equipe acabamos em um tempo razoável, nós criamos a página pela plataforma “Google Sites”. Um exemplo de pedofilia é esse caso tirado diretamente do nosso site da criança de 7 anos que grava vídeos sensualizado de sutiã, o maior problema foi a repercussão dos vídeos, as curtidas e o comentários inapropriados sobre o corpo da menina, a mãe da garota quando viu de imediato assinou a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Paulo (SP) para registrar boletim de ocorrência por exposição menor de idade, após tentar contato com a plataforma para que deletasse, na nossa página colocamos mais outros dois exemplos de como se prevenir e a importância.
Palavras- chave: pedofilia; TikTok; Assédio; Privacidade.
Ana Clara Bastos Gusmão de Sousa, Sophia Nicole Damasceno Santos Dias, Kauan Medeiros dos Santos Machado, Letícia Lobato dos Santos, Maria Luiza Lima de Sousa e Noemi Saba Dias.
Turma: 7° ano A.
Orientadora: Marina Franco Santa Rosa.
RESUMO
Nosso site tem como objetivo mostrar a todos a importância da informação em todos os aspectos sobre o assédio e desrespeito nas redes na qual muitas mulheres são vítimas, no Brasil cerca de 77% das meninas usuárias de diversas redes sociais no Brasil já sofreram assédio na internet. Nosso site foi desenvolvido utilizando a plataforma renderforest, nós demoramos cerca de 2 dias para planejar o site e cerca de 3 dias para terminar o site, nós pegamos as informações através de diversas pesquisas que nós encontramos na internet, e também em algumas redes sociais, e a partir disso criamos a nossa própria opinião sobre o assunto. Durante o desenvolvimento do nosso site nós percebemos que muitas mulheres ainda são desrespeitadas nas redes sociais, no Brasil e no mundo. Deste modo, podemos concluir que o nosso site é um pedido de ajuda e respeito para as mulheres que sofrem ou que já sofreram assédio moral e imoral na internet e fora dela, e que infelizmente acabam passando por situações vergonhosas e imorais por causa de pessoas maldosas e desrespeitosas.
Palavras- chave: Assédio; Respeito, Mulheres, Internet, Redes sociais.
Arthur Oliveira Freitas, Geysielle Freitas Ribeiro, Ísis Rios De Oliveira, Kauan Pinheiro Moreira, Lucimara De Jesus Gouveia E Ludmilla Leão Santana Santos
Turma/Série: 7°A
Orientador(a): Marina Franco Santa Rosa
RESUMO
O Cyberbullying, está longe de ser uma brincadeira qualquer, logo ele pode trazer várias consequências psicológicas e as vezes físicas, para o agressor e para a vítima. Escolhemos o tema Cyberbullying, pois é um ato que acontece constantemente nas redes sociais e no nosso cotidiano. Desenvolvemos a pesquisa com o objetivo de conhecer mais e adquirir conhecimento sobre o Cyberbullying. Com o objetivo de combater o Cyberbullying nas redes sociais, criamos um site com o intuito de sinalizar as pessoas que o Cyberbullying, é um ato que pode trazer muitas consequências. O nosso protótipo, que no caso é o site é composto por quatro partes: Início, sobre, conceitos importantes sobre o tema e Entrevistas com famosos. Durante o projeto desenvolvemos a nossa pesquisa, o nosso site, produzimos conteúdo para o nosso Instagram e por último fizemos um vídeo explicando nosso site. Usamos a internet para criar o site, pesquisar e produzir o vídeo. Os nossos resultados foram bons, e observamos que com isso aprendemos muitas coisas em relação ao Cyberbullying e até sobre como funcionar as redes sociais, e os cuidados que devemos tomar ao usá-la.
Palavras-chaves: cyberbullying, combater, ajudar e socializar.
Gisele Canuto Damasceno, Isabelle Umbelina Rodrigues, Lais Silva Aquino, Maria Eduarda Rodrigues Pereira, Ranielle Santos Pereira
Turma: 9º ano B.
Orientadora: Fernanda Fabiana Silva
RESUMO
Partindo da observação de inúmeras situações que estão acontecendo no nosso planeta em relação aos problemas ambientais que tanto mal causam ao nosso planeta a empresa Three r teve a iniciativa de recriar a máquina retorna Machine, criada pela Triciclo e Cargill, que consiste em trocar embalagens de produtos de limpeza prejudicial a saúde e ao meio ambiente por produtos ecológicos e sustentáveis. Além disso você também recebe pontos que podem ser trocados por produtos de limpeza ecológicos, concorre a premiações, além de que 75% do dinheiro adquirido pela nossa máquina será doado para ongs, orfanatos e escolas. A cada 6 embalagens desses produtos você recebe 30 pontos, será liberado pela máquina um QR code que irá direto para o site onde você poderá fazer suas compras. Aceitaremos todos os tipos de embalagens em quaisquer condições. A nossa máquina será feita a base de bambu, que é um material natural, leve e resistente. A ideia de utilizar esse material renovável, de rápido crescimento e com baixo impacto ambiental.
Palavras chaves: meio ambiente, embalagens plásticas, QR code.
Matheus Giacomozze Araújo, Pedro Caio de Carvalho de Jesus, Mikael Erick da Silva Barbas, Gabriel Souza Santiago e Rian Riquelme Moreira Melo.
Turma: 9º ano B.
Orientadora: Fernanda Fabiana Silva
RESUMO
Atualmente se tornou cada vez mais comum vermos pessoas utilizando carros em seu dia a dia. Com base em diversos sites, sabemos que já são em torno de 7 pessoas para cada carro neste mundo. Automóveis, comerciais leves e veículos pesados já somam 1,215 bilhão em todo o mundo. É fato que não são poucas pessoas que possuem automóveis hoje em dia. Mesmo sendo de extrema necessidade no cotidiano das pessoas devemos ter ciência que o seu uso causa danos ao meio ambiente, principalmente por causa da emissão de um gás incolor (sem cor) e inodoro (sem cheiro) extremamente tóxico, conhecido como monóxido de carbono (CO). Os carros são responsáveis por 72,6% da emissão de gases do efeito estufa. Imagine essa porcentagem somada a 1,215 bilhões de pessoas usando automóveis. Por isso o nosso grupo idealizou o Besttrân, um aplicativo/site que funciona como um Uber, mas com veículos sustentáveis, isto é, elétricos, híbridos ou que utilizam energia solar. Além de funcionarem com energia elétrica, e não gasolina, também apresentam níveis 22% menores de CO2 que o diesel e 28% em relação a gasolina. Outra opção é alugar carros elétricos, visto que um em si custa o em torno de R$ 149.000,00, então decidimos colocar esta decisão de alugar um carro ou comprar para poder fazer suas viagens e até ganhar um dinheiro como Uber e além disso você também ajudar o meio ambiente. Utilizamos para fazer o site: Wix.com. Ademais, uma outra utilidade é o compartilhamento de alertas, sobre o perigo causado por automóveis ao mundo, em sites e aplicativos diversos.
Palavras chaves - tóxico, aplicativo, sustentabilidade
João Gabriel Campos, Gabriel Araújo, Pedro Gabriel, Kaique e Nicole Simões
Turma: 9º ano B.
Orientadora: Fernanda Fabiana Silva
RESUMO
Resumo: Nos últimos anos foram desenvolvidos vários estudos e investigações, sobre os danos causados pelo o uso de plásticos e diante de uma maior divulgação desses resultados, a consciência da importância de reduzir o uso aumentou, porque percebemos os efeitos que os plásticos podem ter no ambiente, nos oceanos e, até mesmo, na nossa própria saúde. Mesmo assim, embora a maioria das pessoas saiba que o plástico não é biodegradável e que deve ser reciclado, ainda há muito desconhecimento sobre quais são as consequências do plástico no meio ambiente. Sabendo que conhecimento é poder, a melhor maneira de mudar hábitos e mentalidades é informar sobre todos os perigos do plástico para que todos nós tenhamos consciência de como é importante reduzir o plástico nas nossas vidas. A solução para atender essa demanda foi desenvolver um aplicativo / jogo para celular, que após os usuários ajudarem de alguma forma o meio ambiente, consequentemente iriam ganhar leveis no jogo. Esses leveis iriam proporcionar uma espécie de moedas, em que seria possível comprar adereços para suas skins / bonecos dentro do aplicativo. Na medida em que cada player alcança um level, dois reais são doados para a coleta de lixo, produção de plástico biodegradável, campanhas de conscientização a reciclagem ao lixo e entre outros. Escolhemos este aplicativo pela acessibilidade e praticidade no manuseio, além disso é um jogo educativo que incentiva a coleta de lixo e ampliação de conhecimentos do assunto abordado.
Palavras chaves: meio ambiente, embalagens plásticas, aplicativo.
Sara Matos, Anna Clara Oliveira, Kaio Bruno, Emily Duarte, Giovanna Furtunato
Turma: 9º ano B.
Orientadora: Fernanda Fabiana Silva
RESUMO
A tecnologia avança cada dia mais, proporcionando o desenvolvimento de novas técnicas de suprir as necessidades humanas de forma sustentável. Com base nesse pensamento e em outras evoluções já feitas atualmente, a equipe de Sara, Anna Clara, Emily, Kaio e Giovanna da escola Sesi José Carvalho desenvolveu o Robociclagêno, um protótipo que utiliza de restos de comida e dejetos de animais para gerar energia limpa. Usando um biodigestor confeccionado pela empresa HomeBiogas e um gerador modificado, os alimentos e fezes serão transformados em biogás, um produto também já utilizado como combustível veicular, que, posteriormente, produzirá energia, diminuindo assim a combustão geradora de gases poluentes para a atmosfera e poluentes para a natureza. A pesquisa feita para chegarem a esse projeto foi longa, buscando dentro dessa indústria e em reportagens uma solução para a queima de combustíveis fósseis e a falta de acesso de algumas comunidades à energia. Com o Robociclagêno, as milhões de toneladas de comida desperdiçada por ano no Brasil teriam um fim útil para sociedade, além de evitar a contaminação da rede de águas das cidades com os dejetos de animais. É um processo favorável tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente, trazendo uma nova forma de nos beneficiarmos com algo que é renovável e não causa impactos à natureza. Robociclagêno é a entrada do futuro de qualidade para as nossas gerações. Palavras-chaves: restos de comida, dejetos de animais, energia limpa, queima de combustíveis fósseis, falta de acesso.
Palavras chaves: sustentabilidade, biodigestor, meio ambiente
Eduarda Matias Oliveira dos Santos, Aiêcha Campos Caribé, Julia Rodrigues Souza, Julia Leite Alves, Pedro Pereira Macêdo, Pedro Rios Dutra Pereira e Maria Eduarda de Oliveira Prado.
Turma: 9º ano B.
Tutora/orientadora: Fernanda Fabiana Silva
RESUMO
Começamos por meio de levantamento bibliográfico, realizado em sites, pesquisamos mais sobre a energia solar, irrigador de fazendas, reutilização e filtração da água e o consumo de gasolina. E percebemos que segundo um relatório do Ministério das Cidades, aproximadamente 41% de toda a água tratada no país é desperdiçada, e isso equivale a um número inimaginável de litros não aproveitados e cerca de R$ 4 bilhões de prejuízo. A gasolina, é derivada do petróleo, e lança na atmosfera gases que prejudicam bastante a saúde humana e o meio ambiente, pois não há um motor que faz a combustão de forma correta. É fundamental engajar a utilização de energia solar para a prevenção de danos à natureza. Diante desses problemas criamos um irrigador que consegue diminuir o uso de gasolina, optando pela energia solar e para reutilizar a água, teremos dois lugares no irrigador, um que possibilita utilizar água suja, da chuva que será filtrada e o outro possibilita que a pessoa utilize água limpa, no caso que não precise ser filtrada. E para não desperdiçar, tem como utilizar a água que sobrar para outras coisas, como dar para os animais, lavar roupa, lavar louça, tomar banho, entre outras possibilidades. Através da irrigação, podemos permitir o desenvolvimento da produção pelo ano e evitar que a falta de chuva atrapalhe na produção. Assim, é possível permitir que os agricultores, acostumados normalmente a colher uma safra por ano na época das chuvas, cultivem em diferentes épocas, tendo a possibilidade de colheitas na entressafra, além de estarem utilizando um equipamento sustentável.
Palavras chaves: Agricultura, energia solar e irrigador.
Benicio Rodrigues, Daniel Rios, Everaldo Jabez, Lazaro Augusto, Lucas Carneiro, Yuri Hupp
Turma: 9º ano B.
Orientadora: Fernanda Fabiana Silva
RESUMO
A escassez de água é um problema que afeta todo o mundo. No Brasil, apesar de 12% da água doce do planeta estar concentrada no nosso país, a crise hídrica é uma preocupação que também atinge os brasileiros. A situação parece contraditória, tendo em conta que todos aprendemos que a maior parte do planeta Terra é constituído de água (75%). Entretanto, o que as pessoas precisam realmente saber é que mais de 97% dessa água não pode ser consumida e nem utilizada em limpezas e higiene pessoal, por exemplo. Isso porque ela é salgada. A distribuição da água no mundo pode ser observada a partir da composição dessa substância. Assim sendo, esse recurso pode aparecer de forma salgada (presente nos oceanos, mares e alguns lagos), e doce, referente à água que não possui uma grande densidade de sal em sua composição. Essa última, que é a própria para consumo humano, pode apresentar-se ainda em diversas subdivisões. Observando o gráfico a seguir, podemos perceber que a maior parte de água no mundo, é salgada, tendo assim, somente 2,5% de água doce no mundo. Especialistas dizem, que se não procuramos soluções, de maneira mais rápida, e se não começamos a pô-las em prática, esse número tende a cair de maneira mais rápida ao decorrer do tempo. Nosso principal objetivo, é diminuir cada vez mais, o desperdício de água no mundo, aumentarmos cada vez mais o alcance, quanto a conscientização das pessoas, referente aos nossos problemas com a água atualmente. E acima de tudo, podermos democratizar de fato a água, o que hoje parece impossível, ainda não ter ocorrido. Mesmo diante desta realidade, em muitos países, as pessoas sofrem, e tentam sobreviver com a falta de água. Esperamos com o nosso protótipo, conseguir diminuir em 35%, a quantidade de litros utilizados em um banho de 15 minutos. Além disso, aumenta em 40% a economia de água em casa. E diminuir em 20% os gastos mensais com a água em casas.
Palavras chaves: meio ambiente, água, sustentabilidade
Laura Vitória, Maria Eduarda Almeida, Lara Mascarenhas, Pedro Yan e Henri Alves
Turma: 2ºB
Orientadores: Gilvan Gomes dos Santos e Jônatas Camara Leite.
RESUMO
É importante estudar a atividade industrial, pois, ela é fundamental para o crescimento de um país. Além disso, a indústria é capaz de incrementar o PIB, que é revertido em impostos que ajudam ao estado a manter suas atividades em funcionamento. No ramo automobilístico, o avanço tecnológico é importante tanto para as pessoas como para o meio ambiente. Os carros estão cada vez mais autônomos e suas funções facilitam a dirigibilidade trazendo mais conforto e segurança no trânsito. A maioria das montadoras buscam sempre observar e melhorar as práticas sustentáveis da indústria, minimizando os impactos na natureza. Sem os avanços da tecnologia, isto não seria possível, em contrapartida tais avanços desencadeiam outros efeitos com a automação e robotização das indústrias. Atentos a esta adaptação do mercado, apresentamos um serviço que tem como mote a responsabilidade social dentro deste setor. Com o propósito preparar e reciclar mão de obra para o futuro apresentamos a empresa Self Training que intermedeia cursos de formação online para funcionários da área a fim de promover uma formação continuada e qualificar para os novos desafios da Indústria 4.0. As empresas e fábricas que fazem parte da cadeia produtiva do mercado automobilístico disponibilizarão através de projetos de financiamento cursos online gratuitos para que seus colaboradores e também pessoas de baixa renda aprendam e aprimorem habilidades e competências em softwares, hardwares, gestão e processamento de dados, entre outros tópicos e possam atualizar e se integrem ao mercado de trabalho.
Palavras-chave: Tecnologia, mercado de trabalho, setor automobilístico.
Gabriel Macedo, Sarah Vitória, Rainara Coelho, Arthur Spínola, Elika Bianca, Abner Filipe.
Turma: 2º ano B.
Orientadores: Jônatas Câmara Leite e Gilvan Gomes dos Santos
RESUMO
Produtos prontos e semi-prontos estão na mesa do brasileiro, são produtos com mais açúcar e sal em comparação com os naturais, mas será que essa rapidez no processo de cozimento vale a pena? Essa preparação de produtos super processados é prejudicial principalmente para os jovens que estão em fase de formação e não tem uma dieta balanceada e preparada para o desenvolvimento. Compreendendo que a alimentação está diretamente ligada aos fatores sociais, afetivos e mercadológicos; entendendo que estes fatores vêm promovendo hábitos alimentares pouco saudáveis a população brasileira; compreendendo que os ditames da indústria alimentícia deixam de lado furtas, verduras, raízes e outros alimentos ricos de nutrientes e naturais do Brasil, a equipe da indústria alimentícia da 2ª série B da instituição de ensino SESI – José Carvalho em de Feira de Santana elaborou e projetou o aplicativo “Sabor das nossas Raízes”. Que tem por fito auxiliar e informar a população quanto a diversidade de produtos alimentícios presentes nas regiões brasileiras, seu poder nutricional e seus benefícios a saúde. Num primeiro acesso o cliente poderá realizar um cadastro simples e rápido, selecionar a região em que se encontra ou outra de sua preferência. Haverá abas que conduziram a escolha dos produtos, apresentando um pouco do uso do alimento em sua região de origem, seu valor nutricional e receitas criativas, com imagens e vídeos. Com isso visa-se incentivar o uso de produtos naturais típicos do Brasil e que possuam caraterísticas nutritivas que atendam às necessidades alimentares da população brasileira, conferindo um passo importante para uma nova conscientia alimentar.
Palavras Chaves: nutrição, alimento, Brasil, regiões.
Marcos Paulo Araújo, Marcus Vinicius Andrade, Wallison Trindade e Maria Gabriela Silva Anunciação.
Turma: 2ºB
Orientadores: Gilvan Gomes dos Santos e Jônatas Camara Leite.
RESUMO
O mercado farmacêutico atua na pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de medicamentos. Por ser uma área que está em constante processo de inovação, é preciso entender como esse setor funciona e ficar atento às tendências. Em análise global, o mercado farmacêutico alcançou US$ 1,74 trilhões em vendas em 2020. Já o mercado brasileiro de medicamentos no Canal Farmácia movimentou R$ 76,98 bilhões em 2020, alta de 8,58%, e venda equivalente a 4,7 bilhões de unidades (caixas), segundo o levantamento da consultoria IQVIA. A cadeia farmacêutica inclui, ainda, produtos criados para suprir demandas de saúde de população e outros nichos do mercado, necessitando de altos investimentos para modernizar laboratórios (P&D) e tornar os preços competitivos. Visando o contexto social da população de baixa renda em Feira de Santana na Bahia, o grupo apresenta como auxílio App Find Medicine, na qual será possível mapear e localizar pontos de venda de medicamentos para tratar Diabetes e Hipertensão em Feira de Santana, além de identificar locais de entrega gratuita de tais remédios para a comunidade através do SUS. O aplicativo tem como público alvo as pessoas de baixa renda, e que através do Find Medicine terá acesso as informações destes locais. Assim sendo, a utilização de medicamentos é imprescindível para o combate às doenças, resultado do desenvolvimento científico neste setor, e esta ferramenta possibilitará atender ao grupo de pessoas com tais patologias.
Palavras-chave: Ciência, tecnologia digital, indústria farmacêutica.
Luana, Ana Luiza, Leon, Pedro Henrique, Matheus Souza, José Inácio
Turma: 2º ano B.
Orientadores: Jônatas Câmara Leite e Gilvan Gomes dos Santos
RESUMO
Este projeto tem como objetivo garantir a inclusão da população rural e de baixa renda de Feira de Santana ao acesso à energia elétrica. Percebe-se que nos grandes centros urbanos é possível verificar, que várias comunidades, principalmente periféricas, tendem a ter muitas quedas de energia, tudo isso por falta de investimento, ou às vezes “gatos” em fios de eletricidade, o que piora ainda mais a situação. Por outro lado, também encontramos comunidades rurais que não possuem qualquer forma de eletricidade, causando uma acentuação nas desigualdades já existentes. No processo crescente da tecnologia e a alta diversificação das matrizes energéticas, se faz necessário utilizar meios eficientes, modernos e baratos, com o objetivo de promover mais conforto e qualidade de vida a todos que necessitam deste serviço, buscando maneiras mais conscientes e sustentáveis. Por isso a equipes de indústria energética 2ª série B da instituição de ensino SESI – José Carvalho em de Feira de Santana, elaborou e projetou o programa “Raio de luz”, que visa viabilizar a instalação das placas solares, em comunidades rurais, espaços periféricos urbanos e de baixa renda. O programa consiste em reunir voluntários a uma equipe multidisciplinar para que sejam feitas as instalações das placas solares nos locais adequados, contando com todas as autorizações necessárias e em sintonia com os ecossistemas locais. Os custos serão cobertos por ofertas voluntárias arrecadadas com um trabalho nas redes e mídias sociais. O programa tem por expectativa promover a democratização do acesso à energia boa, estável e de qualidade, oportunizando o desenvolvimento sustentável, o crescimento sociocultural das comunidades alcançadas.
Palavras-chave: Energia, sustentabilidade, desenvolvimento.
Amanda Oliveira, Ismael Ribeiro, Leon Leite, Marcel Levi, Marcus Vinicius Andrade, Marcus Vinicius Nunes Pedro Henrique do Carmo, Yan Joshua.
Turma: 2ºB
Orientadores: Gilvan Gomes do Santos e Jônatas Camara Leite.
RESUMO
Neste artigo, buscaremos identificar as principais mudanças tecnológicas e desafios ambientais relacionados à gestão de resíduos hospitalares, assim como discutir como esse setor pode promover um processo “mais verde”, visando diminuir os impactos ambientais e promovendo ações sustentáveis através de modernização tecnológica por meio da intermediação do destino de materiais produzidos em ambientes médico hospitalares. O objetivo deste serviço é mostrar como pode tratar os resíduos gerados na cidade de Feira de Santana e região, mostrando quais os processos utilizados, as propriedades que respeitam o destino que respeite a legislação, entre outros. Segundo a LEI Nº 12.305:2010, os resíduos sólidos são materiais, substâncias, objetos ou bens descartados resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível. Assim sendo, apresentamos a Sustainable Resíduos, propondo ao mercado um serviço de intermediação entre empresas especializadas em processamento de resíduos hospitalares dos tipos A, B, D e E, a fim de garantir uma gestão eficiente e sustentável. O público alvo são hospitais particulares, clínicas especializadas e laboratórios, além de atender o serviço público na região. O site terá apoio e suporte direto, além de um atendimento eficiente e humanizado com todas as informações para contato e realização de orçamentos.
Palavras-chave: Sustentabilidade, resíduos, saúde, gestão de resíduos.
Aline Peixoto Mascarenhas Santana, Victor Rogério Aguiar Do Rosário, Vinícius Santos Almeida, Ayana Melo Santos, Caio Batista Coutinho, Clara Liz Marques Cardoso
Turma: 2º ano C
Orientador: Reginaldo Barnabé Gonzalez Grimaldi / Eliseu Dos Santos
RESUMO
Este trabalho cujo do título é “Woofstudy - aplicativo criado para auxiliar os alunos na organização do tempo de estudo durante o período do ensino remoto” aborda as dificuldades de interação e organização dos alunos durante a pandemia do novo Corona vírus. Com o intuito de diminuir a mecanização das aulas e “o cansaço excessivo dos estudantes”, este trabalho propõe a criação de um aplicativo que visa auxiliar os estudantes a organizarem seu tempo de estudo para que consigam realizar todas as tarefas do dia-dia sem sobrecarga. Além de auxiliar os estudantes com a organização dos estudos, o projeto pretende realizar a distribuição de books. No aplicativo os estudantes poderão ser recompensados caso cumpra todas as tarefas diárias e mantenham o planejamento em dia, como por exemplo ganhar moedas para troca por descontos na loja dos parceiros do aplicativo. Para o desenvolvimento desse aplicativo será utilizado plataformas de desenvolvimento de aplicativos gratuitos.
Palavras-chave: aplicativo, Woofstudy, organização, planejamento.
Leonardo Da Silva Cerqueira, Luan Magalhães Lima, Marcos Rosario Costa, Maria Clara Moreira Bastos Costa, Maria Luiza Almeida De Santana, Samuel Ribeiro Dos Santos
Turma: 2 º ano C
Orientador: Reginaldo Barnabé Gonzalez Grimaldi e Eliseu Dos Santos
RESUMO
Este trabalho cujo do título é “Studychat - aplicativo criado para minimizar os impactos do ensino remoto na vida social dos estudantes” tem por intuito estudar sobre o impacto do ensino remoto na vida social dos estudantes. A partir das teorias, pretende-se observar as evoluções do perfil do aluno no ensino remoto, os impactos, e as consequências, assim como ajudar no desenvolvimento escolar, e assim, tentar auxiliar psicologicamente os estudantes que acessarem o aplicativo. Desta forma, o objetivo desse trabalho é desenvolver um aplicativo de mensagem, ao qual os alunos de escolas públicas e privadas na região de Feira de Santana possam manter uma comunicação e ter um apoio durante o período de pandemia. No aplicativo serão ofertadas reuniões, indicações de vídeos aulas e livros, indicações de filmes e atividades de lazer que possam ser desenvolvidas em casa.
Palavras-chave: aplicativo, studychat, vida social, impacto da pandemia.
Anna Beatriz Dos Santos Barreto Mendes, Arnaldo Santana Costa Neto, Italo Yan Mendes Da Silva, João Pedro Dos Santos Moreira Serra, João Pedro Oliveira Carneiro, João Victor Da Fonseca Ferreira
Turma: 2º ano C
Orientador: Reginaldo Barnabé Gonzalez Grimaldi e Eliseu Dos Santos
RESUMO
Este trabalho cujo do título é “Criação de um canal no youtuber para trabalhar temas relacionados a saúde corporal no ensino remoto” tem por objetivo a criação de um canal no Youtube para auxiliar os idosos no desenvolvimento de exercícios físicos durante esse período de pandemia e isolamento social. O canal do youtube contará com vídeos incentivando e ensinando exercícios físicos para as pessoas que estão em isolamento em casa, principalmente para as pessoas idosos. Pretende-se seguir com uma rotina de lives e vídeos auxiliando e especificando a maneira correta de se exercitar em casa.
Palavras-chave: exercício físico, youtube, vídeos, lives.
Larissa Ribeiro Da Silva Lima, Laura Tavares Correia, Pedro Rosario Costa, Silvio Alexandre Costa Ferreira, Victor Carlos De Almeida Santos
Turma: 2º ano C
Orientador: Reginaldo Barnabé Gonzalez Grimaldi e Eliseu Dos Santos
RESUMO
Durante a pandemia, a educação foi brutalmente afetada, devido ao novo contexto social. Diante dos fatos, foi implantado para a rede de educação, o modelo de ensino remoto, porém nem todos têm acesso, além da falta de conhecimento para lidar com as novas plataformas de comunicação. Todos foram afetados, porém, pouco é discutida a dificuldade dos professores, que vai desde planejamento de aula a entendimento dos novos meios de ensino. Pensando nisso, este trabalho propõe um curso online para os docentes, visando a transversalidade da tecnologia, como o auxílio para plataformas digitais e meios para inovar o planejamento de aula. Um curso ao qual tenham aulas com instruções sobre a melhor forma de realizar o ensino remoto, como uso de aplicativos e sites nos quais os professores possam usam para fazer atividades e passar trabalhos escolares, melhorando desta forma o planejamento dos professores.
Palavras-chave: curso, ensino remoto, planejamento de aula.
Artur Oliveira Dias, Daniel Santos Porto, Eduardo De Jesus Carneiro Santos, Elson Rodrigues Dórea Neto, Emile Paim Ferreira, Gustavo Santana Bomfim
Turma: 2º ano C
Orientadores: Reginaldo Barnabé Gonzalez Grimaldi e Eliseu Dos Santos
RESUMO
Com a chegada da quarentena e consequentemente o fechamento de escolas e empresas, a demanda nos aplicativos de vídeo conferência como Zoom, Google Meet, Teams e outros, cresceu amplamente. Mesmo depois de muito tempo, ainda existem pessoas que tem dificuldades para lidar com esses aplicativos. Desta forma, este trabalho visa a criação de um site interativo no qual será replicado esses aplicativos com o intuito de ensinar a usar as ferramentas nas quais disponibilizam, desde como ligar uma câmera a como compartilhar a tela com os participantes. Este projeto visa auxiliar professores e alunos no uso das plataformas de videoconferência, sanar dúvidas em relação a tais plataformas, ajudar na melhoria da interação entre professor e aluno e vice-versa e melhorar o conhecimento principalmente dos mais velhos em relação a essa tecnologia.
Palavras-chave: site, ensino remoto, Teams, Google Meet, Zoom.
Emily Bandeira De Oliveira, Evaldo Jose Dos Santos Filho, Felipe Almeida Pereira, Gustavo Cesar Leal, Júlia De Araújo Cerqueira Neco, Kevin Allan Venas Santos
Orientador: Reginaldo Barnabé Gonzalez Grimaldi / Eliseu Dos Santos
RESUMO
Este trabalho cujo do título é “Criação de um site para trabalhar temas relacionados a saúde mental dos estudantes no ensino remoto” pretende desenvolver um site em que possa ser oferecido apoio psicológico aos alunos, oferecendo ampliação do autoconhecimento sobre a saúde mental, por meio das anotações diárias, e pelo formulário que o estudante responderá inicialmente. Pretendemos entender o que afeta negativamente a saúde mental dos estudantes e sugerir meios para que lidem com a pressão das escolas, de forma saudável. O site vai contar com espaços para o aluno escrever sobre o seu estado emocional, e um chat onde estudantes passando por problemas parecidos possam interagir entre si. Além de uma aba de indicação de conteúdos como livros, aplicativos, filmes, músicas, e canais no YouTube, que trazem para o debate assuntos como a importância da promoção da saúde mental, e promovem reflexões sobre a saúde, além de opções para auxiliarem na quebra de tabus relacionados a depressão e ansiedade, e uma aba de notícias para o aluno ler boas novidades.
Palavras-chave: site, saúde mental, apoio psicológico.
Ana Clara da Silva Sampaio, Antônio José Pereira Lopes de Faria , Antônio Teófilo Dantas Correia Neto, Bianca Antonella Costa e Silva, Igor Bernardo Mota de Oliveira, Letícia Ribeiro de Jesus, Lucas Batista Borzilo.
Turma: 1º ano A.
Orientadoras: Fernanda Fabiana Silva, Isabella Costa Ramos Aragão.
RESUMO
Durante o processo de abastecimento e comercialização nos supermercados, muitos alimentos de origem vegetal acabam sendo desperdiçados devido à má manipulação, transporte inadequado e compras desnecessárias. Por este motivo cabe o desenvolvimento de uma ferramenta prática que auxilie na organização e manipulação dos mesmos. Após observações a equipe propôs um aplicativo que auxilie na organização e manipulação de produtos alimentícios na agronomia dentro do agronegócio Tendo uma ação positiva em meio que irá favorecer o controle de diversos alimentos que seriam desperdiçados sendo melhor aproveitados. Conforme uma série de debates e discussões sobre o assunto, a equipe chegou a uma ideia final que resultou essa solução, tomando como base algo de fácil acesso e manipulação. Nosso aplicativo funcionará da seguinte forma; a rede de supermercado que desejar aderir essa inovação ao seu sistema, deverá assinar um contrato com a nossa empresa, a partir daí ela será cadastrada em nosso app. Os gerentes de cada unidade dessa rede serão responsáveis por administrar a conta do supermercado em que ele gerencia, inserindo e atualizando informações como: quantidade e localização das determinadas frutas ou legumes, facilitando o acesso dos clientes ao produto e a data na qual esse lote chegou ao supermercado. O Eco Business possui tecnologia inovadora que pode evitar a perda de 10% do total da colheita não utilizada. Ao adquirir o produto, você evita o desperdício de frutas e grãos no supermercado e dá sugestões de intervenções para a solução de problemas nessa etapa da cadeia produtiva.
Palavras-chave: aplicativo, desperdício de alimentos , Eco Business
Davi Sampaio Mascarenhas Almeida, Fabio Fernandes Dos Santos Filho, Igor Peixoto Leão, Iris Dos Santos Ramos, Laura Cristine Marques Lobo De Oliveira, Maria Luiza Pizani Silva Santos.
Turma: 1º ano A.
Orientadoras: Fernanda Fabiana Silva, Isabella Costa Ramos Aragão.
RESUMO
Os resíduos orgânicos produzidos em casa, restaurantes, nas indústrias e em outros locais podem ser transformados e/ou reaproveitados a fim de evitar desperdício e trazer benefícios para o meio ambiente. Ações como essa podem colaborar para um meio ambiente mais saudável e sustentável. O nosso produto é um adubo natural, feito com alimentos que iriam ser descartados, como cascas de legumes, e tem como objetivo substituir ou diminuir o uso de agrotóxicos. Por usar materiais naturais, esse adubo não fará mal, diminuindo os casos de intoxicações pelo uso e consumo de agrotóxicos, nem vai contaminar o solo onde usado O produto além de fazer bem ao meio ambiente, pois diminui o desperdício de alimentos e melhora o aproveitamento do lixo orgânico, é benéfico também para o solo, pois o adubo sustentável protege o solo contra a erosão. Como dito anteriormente, com o projeto de adubos sustentáveis a quantidade de lixo orgânico diminui, assim diminuindo também os gases que poluem a atmosfera, trazendo vantagens para o cliente, pois melhora o bem-estar e a qualidade de vida.
Palavras chaves: adubo natural, meio ambiente, sustentabilidade.
Anna Isabel de Souza Carvalho, Amanda Ferreira Gonçalves, Eduarda Reis das Neves, Maria Eduarda dos Santos Carneiro, Maria Eduarda Oliveira Souza,
Turma: 1º ano A.
Orientadoras: Fernanda Fabiana Silva, Isabella Costa Ramos Aragão.
RESUMO
Advindo da análise dos altos índices de doenças respiratórias que estão ocorrendo ao passar dos anos, a nossa equipe ficou aflita com o impacto da poluição atmosférica em nossa sociedade, principalmente em nosso município, por influência disso efetivamos pesquisas sobre os principais causadores desse impacto ambiental e produzimos um projeto benéfico atuando na redução de doenças respiratórias, proveniente da emissão de gases no ar. Com propósito de reduzir a taxa, foram estudados os motivos pelos quais tantos indivíduos desencadeiam doenças pulmonares, foram observadas também os principais agentes poluidores do ar e utilizamos a tecnologia e a sustentabilidade como principais meios colaboradores de controle. Baseando-se nesse raciocínio, foi elaborado o PROJETO ARBOTT, que se fundamenta em um aparelho apto para realizar uma filtração do ar transformando o ar poluído, emitidos pelas máquinas localizadas nas agroindústrias, em um ar sem gases poluentes. Com base em testes realizados pelo grupo e de informação, apesar do alto custo, por se tratar em um protótipo, é possível identificar pontos muito positivos. Fatores como redução da poluição atmosférica, contribuindo também para o combate às alterações climáticas e consequentemente com a diminuição do alto índice de doenças respiratórias no município de Feira de Santana.
Palavras chaves: Protótipo, poluição atmosférica, doenças respiratórias, agentes poluidores.
Arthur de Souza Carneiro, Eduardo Luka da Silva Rocha, , Leticia Lima dos Santos, Ludmila Sena da Silva, Marcos Vinicius Reis Miranda , Maria Júlia Lima Carneiro.
Turma: 1º ano A.
Orientadoras: Fernanda Fabiana Silva, Isabella Costa Ramos Aragão.
RESUMO
A agricultura é uma importante atividade econômica do brasil que está muito crescente, porém o seu crescimento vem causando um grande problema, o desequilíbrio ambiental em alguns pontos específicos do país, já que seu modelo de produção vem causando muitos agravantes, como o desmatamento e a poluição do solo e da água, entre outras problemáticas. A fim de solucionar tais problemas, nós da STEMA GROUP desenvolvemos uma solução, criamos o STEMA, um protótipo que tem o objetivo de transformação molecular capaz de alterar as substâncias químicas do solo e transformá-lo em água e oxigênio tendo a capacidade de trazer o solo de região muito grande a vida novamente, buscando melhorias significativas ao meio ambiente e na produção agrícola.
Palavras chaves: transformação molecular, melhorias, solucionar.
Endy, André Gustavo, João Victor, Nathália, Isabella, Camilly, Gabrielle.
Turma: 1º ano A
Orientadoras: Fernanda Fabiana Silva e Isabella Costa Ramos Aragão.
RESUMO
A diminuição e o uso mais eficiente do agrotóxico, pode promover uma melhora no meio ambiente. Explorar e indagar sobre as consequências da agroindústria e o quanto esses malefícios afetam a sociedade motivou a equipe a desenvolver esse trabalho. O objetivo principal construir um serviço de consultoria para criação de processos de planejamento afim de diminuir o consumo de agrotóxicos de forma que eles atinjam apenas determinadas espécies nocivas a uma plantação, sem atingir os demais seres vivos, como abelhas, minhocas, outras plantas e juntamente os seres humanos. Dessa forma respeitando e defendendo a fauna e a flora do nosso planeta e limitando riscos de intoxicação. Nossa proposta consiste em irmos até áreas rurais e entrar em contato com pequenos produtores e comparar aqueles que usam agrotóxicos e os que não. A partir disso fornecer uma solução viável utilizando recursos naturais e existentes na região atingida como restos de plantas e até alimentos que seriam jogados fora por esses pequenos produtores, e com a ajuda de um especialista desenvolver uma fórmula para tornar esses compostos mais potentes e com uma eficácia boa.
Palavras chaves: agrotóxico, sustentabilidade, consultoria.
Evelyn Satri, Sarah Vitoria, Elika Bianca, Arthur Spínola, Felipe, Julia Lobo, João Gabriel.
Turma: 2º ano B.
Orientadores: Jônatas Câmara Leite e Gilvan Gomes dos Santos.
RESUMO
A expansão da construção civil na cidade de Feira de Santana vem apresentando grandes transformações, na dinâmica desta histórica cidade, porém alguns fatores que são elementos formativos da identidade do município estão sendo atingidos com o crescimento e o surgimento de bairros planejados e condomínios. Um destes problemas se reflete diretamente no surgimento de imóveis desocupados no centro da cidade, aumentando a taxa de desocupação de imóveis e o abando de casarões e prédios. Outro problema sempre presente no município são as pessoas em situação de rua, que com o afastamento de regiões residenciais das proximidades com o centro da cidade se veem desamparadas e sem o auxílio caridoso que recebiam. A equipe da indústria da construção civil da 2ª série B da instituição de ensino SESI – José Carvalho em de Feira de Santana elaborou e projetou, um programa de requalificação de alguns imóveis em estado de desocupação, com dois objetivos: 1- manter a arquitetura predial do município; 2- atenuar a quantidade de pessoas em situação de rua em circulação pelo município. Contando com o auxílio do poder público, analisar e mapear os imóveis que possuam o perfil desejado. Buscar frente a indústria da construção civil patrocínio e resquícios de sua produção. Realizar pequenas reformas nos imóveis e disponibilizar o espaço como um abrigo para pessoas em situação de rua. Contando com a cooperação de ONGS, Igrejas e voluntariado, projeta-se, disponibilizar alimento e moradia de qualidade, além de um espaço seguro, para o público alvo.
Palavras Chaves: construção, imóveis, solidariedade, habitação.
Turma: 1º ano D
Orientador: Leidson da Silva Lima
RESUMO
O ensino a distância requer disciplina e autonomia do aluno, pois depende de um estudo solitário pela falta da socialização com os colegas, a ausência física do professor e também as dificuldades em compreender as ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual, como relatado por Amarilha (2011). Questões como essas nos levam a refletir se os alunos que têm por hábito o estudo presencial estão preparados para enfrentar estes e outros desafios. Será que a falta destes atributos pode levar o aluno a frustração no processo de aprendizagem e possível evasão do curso? Desta forma, buscamos, na literatura científica, estudos que destaquem essas dificuldades encontradas pelos alunos e que possam contribuir para soluções e compreensão das causas possíveis de desistências nos cursos à distância.
Palavra-chave: Ead, Tecnologias, Saúde mental.
Turma: 1º ano D
Orientador: Leidson da Silva Lima
RESUMO
É notório o quão importante têm sido as tecnologias no controle da saúde mental durante a pandemia do Covid-19. Portanto, o grupo decidiu criar uma playlist com meditações guiadas, para auxiliar pessoas que estão precisando de ajuda no momento atual. Criação de uma playlist que tem como foco ajudar na saúde emocional das pessoas, através de músicas que ajudam a relaxar. Atualmente, várias pessoas estão muito desestabilizadas emocionalmente por conta da pandemia, no entanto, meditações podem auxiliar no controle dessas emoções. Na revista Veja, o psicólogo Michael Posner, da Universidade de Oregon, diz que “Com a ressonância magnética e a tomografia, percebemos que a meditação muda o funcionamento de algumas áreas do cérebro, e isso influencia o equilíbrio do organismo como um todo”, portanto, esse método pode ser utilizado para aliviar a ansiedade ou a depressão.
Palavras-chave: Tecnologia, Pandemia, Saúde mental.
Turma: 1º ano D
Orientador: Leidson da Silva Lima
RESUMO
Devido a pandemia do novo corona vírus, as pessoa foram forçadas a se isolar em suas casas para evitar a propagação da doença, cortando, repentinamente, o contato físico entre amigos e familiares. O fato de se perder o contato com os entes queridos pode gerar diversos problemas psicológicos como ansiedade e depressão. A tecnologia tem um papel fundamental nesse contexto, onde o distanciamento social e o isolamento desencadearam diversos problemas psicológicos. Sendo assim, esse trabalho tem como objeto o estudo da saúde emocional em tempos de pandemia e os impactos das tecnologias no tratamento de pessoas com problemas emocionais e psicológicos. O objetivo geral desse trabalho é desenvolver um aplicativo para auxiliar os profissionais que atuam na área de saúde mental no desenvolvimento de suas atividades. Para atingir o objetivo geral, elencou-se como objetivos específicos investigar como a tecnologia pode ser usada em prol da saúde emocional, analisar a eficiência da tecnologia no tratamento psicológico das pessoas em tempos de pandemia e identificar métodos que auxiliam no tratamento de doenças de cunho emocional e psicológico em momentos de crise. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa, de caráter exploratória, utilizando um questionário estruturado como método de coleta de dados.
Palavras-chave: Tecnologia, Pandemia, saúde mental.
Turma: 1º ano D
Orientador: Leidson da Silva Lima
RESUMO
O uso de tecnologias e saúde mental: assuntos de extrema importância e que são bastante discutidos atualmente. A tecnologia e os meios digitais é algo que é utilizado em todo o mundo por bilhões de pessoas. A saúde mental é algo que deveria ser prioridade na vida de todos, mas muitas pessoas têm um desequilíbrio emocional, como ansiedade, estresse constante, depressão... E isso tem se tornado comum cada vez mais. O projeto visa em juntar essas duas coisas em uma só, ou seja, um meio tecnológico que possa ser utilizado em prol da saúde mental. Sendo assim, foco do projeto é a criação de um aplicativo que busque auxiliar a pessoa a se acalmar em momentos de crises de ansiedade e/ou estresse.
Palavras-chaves: tecnologias, saúde mental, qualidade de vida.
Turma: 1º ano D
Orientador: Leidson da Silva Lima
RESUMO
A motivação para a construção desse projeto, despertou através de uma tentativa em conjunto, com um mesmo propósito: ajudar as pessoas por meio de um aplicativo, a lidarem com os problemas emocionais que estão passando no momento, de uma maneira mais leve e descontraída, para em si, tirar o foco dos problemas que estão acontecendo no mundo, e se concentrarem apenas em seu interior. O objetivo principal do projeto é atingir principalmente as pessoas cujos problemas emocionais se agravaram ou surgiram durante o período da quarentena. Como já falado o aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de alcançar um público de pessoas que possuem problemas emocionais, como por exemplo a ansiedade e outros, que se agravaram ou se desenvolveu durante o período da quarentena. Ajudando assim a trata-los de uma maneira mais descontraída. No mesmo vai conter diferentes funções e modos, dentre eles, diferentes tipos de músicas que vão estar ajudando no processo de relaxamento, também constará com a presença de diversos vídeos e imagens calmantes, que terá como objetivo trazer conforto, distração e segurança ao usuário também é válido destacar que o aplicativo constará com o fácil acesso, e um jeito ágil de mexer, eliminando assim as diversas dificuldades de uso que podem surgir ao usuário , sendo considerando-o livre para qualquer idade.
Palavras-chaves: saúde mental, exercícios, tecnologias.
Ana Julia Alves Gamas, João Victor Oliveira Araujo, Maria Eduarda Carneiro Amaral, Raissa Victória Santos de Araujo, Sara Feitosa Nascimento Oliveira.
Turma: 2º ano D
Orientadora: Deise Viviane Santana Pires
RESUMO
Atualmente, o mundo inteiro vem enfrentando um contexto de problemas e consequências, gerados pelo agravamento da pandemia, causada pelo vírus Covid-19. Dada tal situação, é evidente o quanto a saúde mental é uma das áreas mais afetadas no momento, visto que, dentro desta problemática muitos encontraram dificuldade, para se adaptar a esta nova realidade, com a chegada do trabalho e ensino a distância, foi possível presenciar aumentos nos índices de depressão, ansiedade, stress e outros transtornos mentais. A criação do aplicativo Healthy Save, objetiva ajudar pessoas que sofrem com transtornos mentais na pandemia, devido ao isolamento e fatores adversos, viabilizando o bem-estar destas com a criação de um ambiente tecnológico de ajuda. O aplicativo é direcionado para todas as idades, tendo como propósito oferecer ao usuário, dicas de como lhe dar em momentos de crise ou pensamentos negativos, por meio de sons relaxantes, direcionamento a telefones de hospitais e clínicas locais, como também abas de ideias para aliviar os pensamentos e cuidar da saúde.
Palavras- chave: aplicativo - transtornos mentais - tecnologia
Ágatha Guimarães Sátiro Vitório, Amanda Mota Santos ,Davi Ferreira de Almeida, Rafael Almeida Pimentel ,Railana Thaine Borges Marques
Turma: 2º ano D
Orientadora: Deise Viviane Santana Pires
RESUMO
No contexto pandêmico que estamos vivendo diversas pessoas desenvolveram transtornos mentais como: depressão e ansiedade. Um estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), aponta um aumento de 90,5% nos casos de depressão entre os brasileiros desde o início da pandemia, o estudo também aponta um crescimento nos casos de ansiedade e estresse agudo. O aumento de pessoas com ansiedade foi de 8,7% para 14,9%. O número de consultas virtuais realizadas com psicólogos cresceu em grande escala. Durante o período de isolamento social, diversos abalos psicológicos e emocionais acometeram a população, sejam eles em crianças, adolescentes, adultos ou idosos. O impacto da pandemia transformou nossa maneira de ser e conviver. Diante de tal realidade, foi idealizado a criação de salas de bate-papo virtual e físicas, para que os integrantes da comunidade escolar pudessem desabafar e encontrar apoio profissional. Nas salas de bate papo virtuais, os usuários da sala poderão entrar de forma anônima se assim desejassem. É importante salientar que a presença de um psicólogo é de extrema importância, mas infelizmente não são todos que tem condições financeiras para esse serviço, por isso este projeto objetiva viabilizar as salas de bate papo online e gratuita.
Palavras- chave: amparo psicológico – terapia virtual - chat
Gabriel Fortaleza, Gabrielle Conceição, Monique Evellyn, Pablo Vinicius, Thiago Silva
Turma: 2º ano D
Orientadora: Deise Viviane Santana Pires
RESUMO
A ansiedade pelo contrário do que muitas pessoas pensam é uma doença séria, que pode causar muitos transtornos na vida de uma pessoa. A ansiedade é algo que já estava presente na vida das pessoas antes mesmo de entrarmos na pandemia do Covid. Os casos de ansiedade aumentaram devido ao isolamento social. As pessoas passaram a se sentir sozinhas, confusas e com medo do que estamos enfrentando diariamente. O objetivo do projeto é promover oficinas de musicoterapia no espaço escolar. A musicoterapia é uma técnica que utiliza os sons no tratamento de algumas doenças, ajuda a melhorar o humor, a ansiedade e o controle da dor em pessoas com câncer, auxilia na reabilitação de pacientes com derrame e tem sido observado que também aumenta a qualidade de vida daqueles que passam por diversos tratamentos. As melodias ajudam na sensação de bem-estar, pois liberam endorfina e conseguem acionar neurotransmissores ligados ao prazer. Música também ajuda a relaxar. A musicoterapia auxilia na quebra da tensão dos músculos, comum principalmente em pacientes com ansiedade e depressão, seja esta motivada por alguma situação ou doença. A música quando usada como forma de tratamento pode garantir uma vida mais saudável.
Palavras- chave: ansiedade – musicoterapia- tratamento
Andrey Silva Rocha, Pedro Manuel Dória Fernandez, João Pedro Carneiro Gomes Filho, Leonardo Macêdo Santana
Turma: 2º ano D
Orientadora: Deise Viviane Santana Pires
RESUMO
A utilização do jogo como recurso terapêutico no atual cenário pandêmico se tornou uma eficiente ferramenta de intervenção psicológica. Constatou-se que o lúdico faz parte do contexto da infância e o jogo, especificamente, é um dos recursos que podem ser utilizados como estratégias de intervenção, visto que é uma atividade estruturada e auxilia na compreensão do momento atual do indivíduo. O objetivo do projeto é objetiva criar jogos Minecraft como ferramenta no enfretamento dos males emocionais e psicológicos e investigar a correlação entre jogos e bem-esta. No jogo você pode ter uma vida virtual na qual, é possível simular situações problemas e propor soluções para resolve-las. O jogo funciona como uma terapia na qual o jogador compartilha problemas reais e busca soluciona-los de forma divertida.
Palavras- chave: Minecraft – terapia- intervenção psicológica
Alana Santos, Arthur Mira, Bernardo Saraiva, Cauã Lima, João Vitor Souza, Pedro Kaique.
Turma: 1º ano C.
Orientadora: Gleide Silveira
RESUMO
O surgimento e proliferação do COVID-19 em 2020 no mundo causou várias mortes e desalentos, acarretando em inúmeras consequências para a humanidade em diversos setores sociais, tais como: turismo, educacional e econômico. Além dessas esferas, a sociabilidade foi atingida ao máximo, já que o isolamento social foi uma das medidas emergências estabelecidas para conter a proliferação do vírus e, para mantermos a comunicação fez-se o uso recorrente das redes sociais. A utilização intensa dessas ferramentas contribuiu não só para manter a conexão entre a população e o mundo, mas também para a proliferação das fake news. Assim sendo, baseando-se no cenário atual o projeto “BrasiLineCovid” tem como objetivo criar um site que informe sobre o COVID 19 desde a sua existência até os dias atuais. Esse site se mostrará de fato útil, pois terá um layout interativo, ou seja, organizado e de fácil compreensão para que o usuário tenha uma ótima experiência ao estudar ou conhecer sobre o assunto, independente de sua idade ou do seu conhecimento tecnológico. Além disso, a página da BrasiLineCovid terá um sistema de dados que será atualizado de acordo com um período de tempo, para melhor precisão dos dados que serão ligados com o site (covid.saude.gov), evitando assim as informações desencontradas que causam as chamadas fake news.
Palavras-chave: Covid 19, fake news, site, controle.
Anna Clara Melo, Laise Amorim, Maria Fernanda Lima, Raissa Carneiro, Sâmia Moraes, Samuel Pinheiro.
Turma: 1º ano C.
Orientadora: Gleide Silveira
RESUMO
Por conta da pandemia as relações cara a cara foram substituídas por uma convivência virtual. Por esse motivo, houve uma intensa necessidade estabelecer uma boa comunicação durante esse caótico período. Nesse ínterim, a utilização de aplicativos como o Whatsapp, Instagram e o Discord foram de suma importância para sociedade. Contudo, a intensificação do uso desses meios comunicativos favoreceu para a disseminação das notícias falsas, principalmente as ligadas à área da saúde, sendo propagadas de maneira avassaladora. Devido a isso, o projeto “É fato ou fake? Notícias de um mundo pandêmico” visa à criação de um canal de podcast que compreenda as principais fake news e explique porque tais informações estão erradas, além divulgar uma atualização semanal dos dados mais recentes da pandemia. Para a divulgação do mesmo, opta-se pela plataforma Spotify, uma vez que as pessoas podem ouvir o conteúdo onde e quando elas quiserem, de acordo com sua preferência e sua necessidade.
Palavras-chave: necessidade, comunicação, informação, divulgação, podcast.
Carolina Dias, Eduarda Carolina Almeida, Maíra Oliveira, Maria Eduarda Santos, Maria Tereza Rios, Hiron Gama.
Turma: 1º ano C.
Orientadora: Gleide Silveira
RESUMO
Com a chegada da pandemia o número de casos de doenças psicossomáticas alavancou muito no Brasil atingindo muitos indivíduos, principalmente os jovens. Por conta disso, pensou-se na criação de um guia eletrônico com o intuito de informar e conscientizar as pessoas em relação a essas doenças. Esse informativo tem como objetivo alcançar o maior número possível de jovens e adultos de maneira que todos possam se conscientizem e aprendam sobre tais enfermidades, levando-os a respeitar os limites e até mesmo, a saber, lidar com os casos de depressão, ansiedade, transtorno do pânico que são as moléstias psíquicas mais recorrentes na atualidade.
Palavras-chave: doenças, pandemia, guia, informação, pessoas.
Carolina Dias, Eduarda Carolina Almeida, Maíra Oliveira, Maria Eduarda Santos, Maria Tereza Rios, Hiron Gama.
Turma: 1º ano C.
Orientadora: Gleide Silveira
RESUMO
A circulação do vírus Covid- 19 propagou-se rapidamente no Brasil. Por conta disso, acompanhar a evolução da pandemia é de extrema importância para entender como as pessoas estão lidando com essa situação atípica. É sabido que, muitos meios de comunicação ajudam nessa causa, pois, diariamente, jornais, sites ou até mesmo programas televisivos trazem atualizações dessa situação através de gráficos, ou tabelas identificando os números de casos do novo Corona vírus e, além disso, avisam sobre o avanço da campanha de imunização nacional, dentre outras informações relevantes. Baseando-se no cenário vigente, o projeto “Todas as nossas histórias: novos olhares sobre a Pandemia” tem como proposta oferecer para as pessoas publicações práticas e acessíveis, trazendo informações seguras e verificadas. Por meio das ferramentas do Instagram, como as publicações no feed, stories, lives e reels; pretende-se trazer, além das informações como a taxa de vacinação, número de casos confirmados e de mortes na semana, conteúdos relacionados às histórias de diferentes grupos sociais, como artistas, profissionais da saúde e até mesmo produtores de conteúdo relacionados à ciência que de alguma maneira superaram essa situação ou contribuíram para ajudar pessoas.
Palavras-chave: informação, publicações, conteúdo, pessoas.
Dandara Lopes, Iwin Lima, João Lucas Rodrigues, George Henrique Maia, Marina Santos.
Turma: 1º ano C.
Orientadora: Gleide Silveira
RESUMO
Com inesperada chegada do corona vírus o mundo está imerso num processo de mudanças abruptas e constantes que impactam a vida das pessoas. Analisar tais alterações é importante para que haja compartilhamento de informações seguras e cunho verídico a respeito dos fatores sociais ocorridos no Brasil durante a pandemia. Assim, o objetivo do nosso projeto é criar um podcast para falar sobre os impactos sociais e econômicos durante essa crise pandêmica. Esses impactos incluem o fechamento de bolsas de valores, queda do consumo, desemprego, entre outros. Essa análise faz-se necessária, uma vez que a ordem do momento é se reinventar e viver novo normal. Tendo como públicos-alvo jovens e adultos, o podcast falará sobre o que aconteceu e, é claro, sugestões para resolver tais problemas. Os benefícios do nosso projeto é fazer com que as pessoas entendam sobre a pandemia, a qual abalou drasticamente a economia do nosso país, que tenham informações suficientes para saber que a economia do Brasil não está preparada para outra pandemia e que se conscientizem e passem a se cuidar.
Palavras-chave: pandemia, impactos, economia, informação, podcast.
Alexandre Albino, João Gabriel Vieira, Maria Clara Pires, e Stephanie Melo, Victor Rangel.
Turma: 1º ano C.
Orientadora: Gleide Silveira
RESUMO
A humanidade está passando por um período conturbado no que diz respeito à questão de saúde pública, por causa do vírus Covid 19. Nesse processo, é de suma importância manter-se informado sobre tudo relacionado a esta situação, uma vez que tal doença abalou as estruturas políticas, geográficas e científicas das sociedades mundiais. Pensando nisso que, o projeto “Acervo digital: uma leitura do mundo pandêmico” visa criar um site que mostre a progressão do vírus no território brasileiro desde a sua chegada ao país até o momento atual, estabelecendo conexão de aspectos políticos, geográficos e científicos, tópicos de essencial importância para a compreensão da pandemia. A criação desse site tem a pretensão de levar ao mais variado público informações e curiosidades concretas para o leitor brasileiro que possui dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto. Essa website traçará uma linha do tempo, em tempo real, além disso, oferecerá interatividade para o público através de quizzes referentes aos assuntos abordados.
Palavras-chave: público, informação, site, acervo.
Laís Sampaio Rios, Lavínia Cavallaro Santos, Ludmila Penna Silva, Maria Eduarda Iara de Oliveira das Mercês, Maria Eduarda Santana Nunes Santos.
Turma: 1º ano B
Orientador: Allan Davidson Tanferi Brandão.
RESUMO
Devido a pandemia do Covid-19, organizadores de eventos tiveram que se reinventar, pois com a quarentena, medidas restritivas foram adotas para evitar aglomerações. De acordo as circunstâncias, produtores e artistas, procuraram alternativas, e continuaram a fazer seus shows, a compor suas músicas, tudo de modo virtual através de lives em canais, nas redes sociais entre outras. Pensando nisso a nossa proposta é continuar levando entretenimento para as pessoas através de shows virtuais, onde estas podem pagar para ter acesso a um show de sua preferência e podem assistir em casa, ou em qualquer lugar. Dessa forma, além de não precisar se deslocar para assistir o show, terão o conforto da sua própria casa, além de ser mais seguro em diversos aspectos. Irá funcionar da seguinte maneira: faremos o gerenciamento de um site onde ofertaremos shows diversos, no qual pessoas interessadas realizam um cadastro com dados pessoais e fazem escolha, pagando somente quando o número de procura supera um limite mínimo estabelecido no site. Efetivado o pagamento pelos clientes cadastrados, um contato é feito com a banda para a realização do show, divulgada a data e disponibilizado um QR code no dia do evento. Propagandas pode ser uma alternativa para manutenção do site.
Palavras-chave: Site; Show;Realidade Virtual.
Leticia Maria Dos Santos Guerra, Liz Côrtes, Anna clara Antunes, Maria Eduarda Gonçalves, Maria Clara Cajaíba, Maria Nandara, Beatriz Queiroz
Orientador: Allan Davidson Tanferi Brandão.
RESUMO
Mudanças e medidas restritivas ocasionadas pela pandemia do Coronavírus, trazem a preocupação do cuidado em saúde mental. Fatores como: confinamento; insegurança alimentar e em relação à moradia; medo da infecção e preocupação com familiares; afastamento da rede de amigos; sentimento de solidão, incerteza e insegurança; afastamento da escola e interrupção do aprendizado; inatividade física; escassez de atividades de lazer, são alguns dos fatores que acabam colaborando para o aumento de transtornos mentais. Diante desta problemática, está em desenvolvimento um "blog", para tentar ajudar pessoas com transtornos psicológicos (como depressão, ansiedade etc.), onde neste serão apresentados algumas opções para o usuário, como conteúdos sobre transtornos e tratamento, salas de bate papo de terapia em grupo, serviço de consulta como especialistas voluntários, dentre outros. O objetivo é promover o acolhimento, dar apoio às pessoas com transtorno, apresentando informações que podem melhorar sua condição mental e possibilitando também bate papo com especialistas de forma gratuita. Utilizaremos também o blog como meio de captação de recursos financeiros para manutenção do mesmo, através de divulgação de marcas, produtos dentre outros.
Palavras-chave: blog, transtorno, serviços
Beatriz Souza de Jesus Ferreira, Nayara Milla de Carvalho Moreira e Vilany Horana dos Santos Da Silva.
Turma: 1º ano B
Orientador: Allan Davidson Tanferi Brandão -
RESUMO
Sabemos que muitas pessoas procrastinam no home office, colocando a aula/reunião no celular e voltando a dormir, deixando o trabalho para outro dia, deixando de lado parte ou totalidade de suas funções. Pensamos em um aplicativo como lembrete de tarefas, de metas e até para cronometrar. Existem vários assim, mas, este seria adaptado com a escola e o trabalho de uma determinada pessoa. Ele enviaria frases de motivação, lembretes, ofereceria um cronograma de estudos adaptado aos compromissos diários, cronometraria o tempo de estudo, etc. O usuário poderá colocar a hora do dia em que se sente mais inspirado ou mais à vontade para realização de tarefas, e conforme for fazendo suas obrigações/atividades, vai ganhando pontos que são cumulativos e gera uma bonificação brinde para as metas atingidas no mês. A proposta do app é disciplinar de forma leve tornando as mais produtivas, mais focadas a cada dia. Será bastante eficaz para os alunos/trabalhadores,
PALAVRAS-CHAVES: Procrastinação; Cansaço; Meta.
Emelyn Pinheiro, Ismael Machado, Letícia Stela, Victoria Brito e Victoria Melo -
Turma: 1º ano B
Professor Orientador: Allan Davidson T. Brandão.
RESUMO
A ferramenta que pretendemos utilizar tem a proposta de auxiliar pessoas com problemas de saúde mental, por meio de um aplicativo, já que uso destes softwares se torna cada vez mais úteis pela facilidade de acesso e disponibilidade de serviços, tornando-se mais prática a realização de muitas coisas. Escolhemos o tema dos Transtornos Psicológicos, pois, mesmo após o término da pandemia muitos problemas continuarão em longo prazo, necessitando de uma atenção maior. O projeto foi desenvolvido para apresentar soluções e auxílios para todas as pessoas que passam por isto, é um momento que exige acolhimento de novos temores, readequação de planos. E o nosso maior objetivo é combater aos transtornos psicológicos através do aplicativo. Pretendemos também que o aplicativo tenha vídeos de meditação, músicas relaxantes, pessoas dispostas a conversar, frases motivacionais. Para obter um feedback do aplicativo haverá um formulário para obter respostas, por meio de um assistente virtual e contará chat bate papo com especialistas voluntários. Os requisitos são melhorara saúde mental das pessoas; Aumentar a acessibilidade e otimizar o tempo; Obter assistência em qualquer momento a qualquer lugar; Utilizar o conforto da própria casa pra ser atendido. Os benefícios desse projeto são estratégias que possibilitam o equilíbrio da saúde mental para um convívio saudável.
Palavras-chave: Saúde; Aplicativo; Transtornos; Funcionalidade.
Matheus Falcão Maciel, Ruan Silva Carneiro Almeida
Orientador: Allan Davidson Tanferi Brandão.
RESUMO
Durante a pandemia, um dos ramos que mais se desenvolveu foi o das transmissões ao vivo, conhecido mais popularmente como ‘stream’ ou ‘live’. Nossa equipe teve uma ideia para as plataformas que proporcionam a transmissão ao vivo, já que muitos dos telespectadores não tem condição de gastar dinheiro nas plataformas para enviar os ‘mimos’ ou presentes ao transmissor. Basicamente, criamos uma forma onde todos podem saír ganhando. As plataformas agora terão um sistema de pontuação para cada transmissor, no qual os telespectadores irão acumular pontos somente acompanhando os transmissores de conteúdo, com esse sistema de pontuação, os pontos podem ser trocados por tickets para participar de sorteios de itens e acessórios diversos patrocinados pela própria plataforma, o ponto positivo será que as plataformas avançarão numa perspectiva de uma comunidade com engajamento bem maior, logo, estarão em vantagem, os transmissores de conteúdos têm sua comunidade em crescimento divulgando sua marcas e produtos, e também o ao promover premiações na plataforma devido ao desempenho e ganham os seguidores por acompanhar seus ‘streamers’ utilizando o sistema de pontuação que só pode ser obtido acompanhando seguindo e interagindo nas plataformas.
Palavras-chave: Stream, live, transmissão.
Amanda Carolina Ribeiro Dos Santos Conceição; Camile Saory Da Silva Masuda; João Vitor Da Silva Lopes; Kauan Henrique Souza Ferreira; Larissa De Matos Lima; José Guilherme Nascimento Almeida; Allan Alves Vanderlei De Andrade
Turma: 2º ano A.
Orientador: José Augusto Almeida Araújo Júnior
RESUMO
As indústrias de bens de produção, também chamada de indústria de base, são essenciais na contemporaneidade, pelo fato de serem responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas. Assim, analisa-se na construção do projeto, a relação destas, com as indústrias extrativistas (extração de madeira, petróleo, carvão mineral). O nosso protótipo nomeado de: "Scqaulity" (A junção das palavras: "Scanner" e Qualidade, traduzidas do inglês), tem como objetivo contribuir com a verificação da qualidade de matérias-primas, específicas, utilizadas nesse segmento industrial, por meio de um dispositivo tecnológico. Buscando, melhorias na qualidade final dos produtos deste segmento industrial.
Palavras-chave: Scanner, indústria, matérias-primas.
Heloisa França Brito, João Marcelo Freitas Lopes, Pamela Nunes Mendes, Carolyne Passos Barros, Aila Cristal De Souza Rodrigues
Turma: 2º Ano A.
Orientador: José Augusto Almeida Araújo Júnior
RESUMO
A inteligência artificial vem conquistando as indústrias de bens de consumo, principalmente, nas áreas de mecanização, visto que, contribuem para diminuição de atrasos nas entregas, e danificação de encomendas. Esse modelo de indústria tem, como um dos principais objetivos, manter a eficiência através da segurança, qualidade e baixo custo de seus produtos. Ao inserir no seu meio de produção equipamentos tecnológicos, propõe-se uma melhor qualidade dos serviços. Com o objetivo de ampliar o seu papel no comércio e proporcionar uma elevação na economia e minimização de acidentes e erros no meio operacional. O serviço desenvolvido se propõe, a realizar melhorarias na eficiência das operações, na qualidade, organização, automação, eficiência, controle do gasto energético e identificação de falhas no desempenho dos equipamentos e das equipes.
Palavras-chave: Inteligência artificial, economia, automação.
Erick Dos Santos Rezende, Gabriel Carneiro Francisco, Kauan Carneiro Da Cruz, Lara Alessandra Ferreira De Jesus, Juan Teles De Menezes Machado, Nilton Gabriel Oliveira Correia
Turma: 2º Ano A.
Orientador: José Augusto Almeida Araújo Júnior
RESUMO
As indústrias moveleiras (ou indústria de mobiliário) tem na sua atividade cotidiana, a produção de móveis, especialmente de forma mecanizada. Nas pesquisas, o grupo encontrou como possível problemática o desperdício de materiais dessa indústria. Uma alternativa encontrada para esses resíduos, está relacionada com a minimização do desperdício desses materiais, visando a sua reutilização, para a produção de biomassa. Os objetivos do projeto são: Baratear o custo da produção de energia, contribuir para a minimização dos resíduos de madeira que seriam descartados e potencializar a produtividade das indústrias de biomassa.
Palavras-chave: biomassa, resíduos, indústrias.
Artur Medeiros Batista, João Pedro Nascimento Souza, Lucas Samuel Lima Dos Santos Rocha, Mariana Almeida Martins, Morgana Dos Santos Martins
Turma: 2º Ano A.
Tutor/Orientador: José Augusto Almeida Araújo Júnior
RESUMO
Desde os primórdios da indústria, pôde-se observar que o mercado alimentício passou por inúmeras transformações, estas, relacionadas com o desenvolvendo de novos produtos a fim de suprir necessidades da sociedade, naquele contexto histórico. Desse modo, tornou-se comum o desenvolvimento de aditivos, substâncias e conservantes, que tinham como finalidade, melhoria do sabor, alterações de cores e texturas, além de permitir um aumento do tempo conservação, destes. Diversas pesquisas atuais, sinalizam a necessidade de moderação no consumo de alguns componentes. O projeto está fundamentado em pesquisas que visam alternativas para diminuição/substituição de algumas dessas substâncias e componentes.
Palavras-chave: conservação, indústria, substâncias.
Ailson Lima Marques Filho, Pedro Henrique Andrade Da Luz Medeiros, Pedro Augusto De Santana Costa, João Lucas Tavares De Souza E João Gabriel Pinho Costa.
Turma: 2º Ano A.
Orientador: José Augusto Almeida Araújo Júnior
RESUMO
Nota-se que a construção civil, se destaca como um dos principais setores industriais do País. A principal função deste segmento é auxiliar, no bem-estar da sociedade, fornecendo meios e alternativas para: o uso correto de materiais e recursos civis e a preservação do meio ambiente, nos processos construtivos. Tudo isso, por meio de obras de engenharia civil nos segmentos de infraestrutura e edificações. No que se refere a indústria da construção civil, essa atividade é definida por muitos, como uma, das mais antigas da humanidade. Na contemporaneidade, esta, ainda realiza buscas e ações para a melhoria dos seus processos, seja na pesquisa sobre a nova utilização de materiais, nas melhorias no design das construções, nos serviços ofertados pelo segmento, ou no aperfeiçoamento de técnicas já existentes. O grupo encontrou como oportunidade de projeto, ações baseadas na proteção individual dos trabalhadores dessa indústria, bem como, a melhoria de equipamentos já existentes de proteção individual (EPIs).
Palavras-chave: EPIs, indústria, construção civil.
Ana Beatriz De Almeida Rodrigues, Lucas Kauan Dos Santos Almeida, Maria Clara Vasconcelos Santos Lima, Rebeca Portugal Santos De Abreu
Turma: 2º ano A.
Orientador: José Augusto Almeida Araújo Júnior
RESUMO
Atualmente, a segurança no meio virtual é a principal preocupação dos usuários de dispositivos tecnológicos. Os denominados ciberataques (tentativas de invasão de sistemas e máquinas) para obtenção de dados e informações específicas. São situações cada vez mais comuns, na sociedade hiperconectada. Furto de dados sigilosos, arquivos, documentos, imagens e vídeos são enfrentadas cotidianamente pelos utilizadores desses serviços. Assim, cada vez mais empresas, buscam ações voltadas para esse segmento. Investimentos exponenciais são realizados ano a ano, a fim, de preservar ou minimizar o impacto de problemas causados pelo “vazamento de dados”. O grupo busca, através de pesquisas e análises o aperfeiçoamento de radares e endpoints, para melhorias baseadas em aspectos da segurança digital.
Palavras-chave: Endpoints, dados, segurança.
Rodrigo Guirra Sousa, Ian Santos Filgueiras, Samuel Souza Moraes, Kaique Do Socorro Silva
Turma: 2º Ano A.
Orientador: José Augusto Almeida Araújo Júnior
RESUMO
Desde a revolução industrial percebeu-se um crescimento significativo da indústria têxtil. Em contrapartida, diversas problemáticas relacionadas ao meio ambiente e a utilização de recursos naturais, ficaram em evidência. Dentre estas, destaca-se a utilização da água, por este segmento da indústria, sendo notável o seu consumo demasiado. O grupo estuda, ações e alternativas para otimização do uso e tratamento desta, consequentemente, espera-se, uma minimização da problemática percebida. Ações eficazes na linha de produção, são atualmente o principal foco do estudo.
Palavras-chave: indústria têxtil, recursos naturais, produção.
Bárbara Nathalie Souto Soares Gomes, Camila Carvalho Couto, Cauã Lobo Andrade, Daniela Adorno Borges da Silva, Evelyn Santos Teixeira, Matheus Eduardo Diniz Santos, Yasmim de Sá Belarmino
Turma: 1º ano B
Orientadora: Francilma Carneiro
RESUMO
As mudanças de comportamento geradas pela pandemia de Covid-19, fez com que a humanidade evoluísse em meses o equivalente a uma década de inovação. A transformação digital foi acelerada e os dados se tornaram o “pote de ouro” das estratégias de negócios. Dessa forma, torna-se relevante essa pesquisa que visa pesquisar, analisar e interpretar como a mídia – televisão, redes sociais, sites de notícias – influencia diretamente no comportamento da sociedade. Para tanto, resolvemos desenvolver um projeto de pesquisa com revisão bibliográfica, cuja construção é feita com materiais já elaborados, publicados em jornais e internet. Sendo assim, o foco desse trabalho é exploratório, buscando agregar novas informações sobre um tema em voga na sociedade e que ainda não foi tão explorado.
Palavras-chave: influência; mídia; pandemia
Adriel Santos Araújo, Evelyn Barbosa Almeida, Geisla Medeiros de Sena, Maria Júlia de Almeida Souza, Mirella Santos de Jesus
Turma: 1º ano B
Orientadora: Francilma Carneiro
RESUMO
A transparência na pesquisa científica é uma prática desejável e tem recebido crescente atenção, pois fortalece valores éticos e a responsabilidade de instituições como órgãos de fomento, universidades, centros de pesquisa, bem como de editores científicos e pesquisadores. Adicionalmente, a transparência é apontada como condição fundamental para a efetivação da accountability (responsabilidade com ética) no discurso público sobre boa governança. Essa demanda acentuada por transparência está baseada em vários fatores, entre eles o fator da transparência ser uma das reivindicações morais fundamentais nas sociedades democráticas, em que o direito do povo de ter acesso às informações é amplamente aceito. Desse modo o principal problema envolvido é a dificuldade que a população leiga tem em relação a linguagem profissional utilizada na maioria das informações científicas divulgadas pela mídia, que não transparece para os leitores, telespectadores, etc. O que pode levar a uma má interpretação da notícia e virar até mesmo uma Fake News. Dessa forma, resolvemos desenvolver um projeto de pesquisa objetivando obter uma reflexão sobre o tema proposto, com intuito de assegurar conhecimentos voltados a ampliação do conhecimento dos componentes da nossa equipe sobre o valor da transparência nas informações científicas e tecnológicas, além de uma aproximação com uma parte da população brasileira realizada a partir de um questionário na plataforma Microsoft 365 , através de formulário no Forms em relação aos seus interesses científicos e suas dificuldades.
Palavras-chave: transparência; descobertas científicas; comunidade.
Ariel Santana Moreira, Kailane Silveira Lima, Micael Rocha do Nascimento Cardoso, Wanély Kathlyn Conceição Santos, Yasmim de Jesus Pereira.
Turma: 1º ano B
Orientadora: Francilma Carneiro
RESUMO
Nas estruturas da sociedade brasileira há uma base civilizatória eurocêntrica, elitista e sexista que reflete também no mundo científico. As mulheres representam atualmente, 30% dos pesquisadores de todo o mundo, segundo a UNESCO. Em referência às cientistas negras, indígenas, o afunilamento é ainda maior. Desse modo, torna-se válido a pesquisa no campo do fazer científico feminino, além disso, entender a formação da mentalidade social resultante do modo com que a mídia repercute as descobertas científicas das cientistas, quanto à falta de representatividade e de financiamento de pesquisas para grupos minoritários, o que pode levar a criação de políticas que promovam a igualdade de gênero no âmbito da pesquisa científica. Destarte, resolvemos desenvolver um projeto de cunho educacional denominado Essência Feminina nos Primórdios Científicos, que tem o foco de problematizar o meio acadêmico científico atual, no qual mulheres com uma atuação significativa na área não são tão bem vistas quanto os homens, deslegitimando visões inadequadas sob o trabalho feminino na ciência. Assim, esse trabalho busca conquistar um espaço de promoção da sororidade no âmbito digital, por disseminar as descobertas científicas das Cientistas de forma clara, para a construção da equidade no fazer científico e desconstrução da misoginia, através da criação de um perfil no Instagram. Com isso, busca-se sejam desencadeados novos projetos, ações, Workshops que promovam a conscientização e a democratização da informação científica feminina por meio do letramento digital que servirá de inspiração e representatividade para esta geração e as próximas, buscando aclamar mulheres que revolucionam a ciência.
Palavras-chave: mulheres; ciência; mídia.
Ana Clara Gomes da Silva, Gabrielle da Silva Santana Araújo, Kaylane Andrade Santos, Maria Clara Rosário Santos, Thalita de Amorim Ferreira Oliveira.
Turma: 1º ano B
Orientadora: Francilma Carneiro
RESUMO
Depois de muito tempo a ciência ganhou destaque na mídia, tendo cadernos especiais, revista, jornais e principalmente programas de televisão sobre o mundo científico. A ciência tem crescido muito no mundo e cada vez mais vem ganhando espaço nos meios de comunicação. As pessoas imaginam que a ciência é muito complicada e difícil de entender, por isso a divulgação científica tem um papel importante para que a população adquira conhecimento sobre a ciência e conheça o quanto ela está presente em seu entorno, objetivando aproximar a sociedade da ciência. De forma simples e acessível, os fatos e progressos científicos são traduzidos em uma linguagem cotidiana, de forma a contemplar um público heterogêneo, não necessariamente ligado à área científica. Dessa forma, esse projeto tem a intenção de mostrar a importância da ciência na mídia para que a sociedade, com o fito de que as pessoas tenham mais conhecimento sobre o assunto e possam interagir mais sobre. Isso será feito através de pesquisa bibliográfica a respeito do tema, analisando vídeos, artigos e materiais disponíveis na internet, buscando um maior conhecimento acerca da temática.
Palavras-chave: ciência; mídia; linguagem.
Beatriz Rios Cerqueira, Eliel de Oliveira Santos, Geovana Rodrigues do Nascimento, Gisele da Silva Lima Santos, Natanael Sampaio Mattos Leal.
Turma: 1º ano B
Orientadora: Francilma Carneiro
RESUMO
Nos dias atuais, percebe-se que a ciência teve um avanço inédito, devido a isso várias descobertas estão ocorrendo a todo momento, e essas descobertas fizeram com que a tecnologia de comunicação e envio de notícias ficasse cada vez maior. Como essas comunicações ficaram melhores, as pessoas passaram um melhor acesso às notícias por meio de celulares e outros aparelhos tecnológicos, porém ainda são escassas a acessibilidade e a qualidade de dados sobre as pesquisas e descobertas científicas, pois a maior parte da população não tem o devido conhecimento da evolução que acontece constantemente no mundo. A falta de abordagem nas mídias sobre essas informações são um dos fatores que acarretam a desinformação e até mesmo desinteresse da população sobre o assunto. A má qualidade de algumas informações na internet, como a falta de inclusão de fatos e alteração de dados, é também um problema que implica nessa questão. Diante desse cenário, resolvemos desenvolver uma pesquisa bibliográfica, para que de tal forma possamos ter clareza sobre o tema abordado, compreendendo com que qualidade as informações científicas chegam até às pessoas. Ou seja, nossa intenção principal é explanar o quão importante é que todos tenham a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre a ciência, seu funcionamento e descobertas.
Palavras-chave: qualidade; mídia; ciência.
Daniel Carvalho Pedreira Marinho, Emerson Martins de Jesus Santos, Ítalo Kauan Silva Moreira, Maria Eduarda do Nascimento Leite Araújo, Micaele Vieira Santos.
Turma: 1º ano B
Orientadora: Francilma Carneiro
RESUMO
Estudos desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento tentam dar conta de problemas e propostas que surgem em decorrência da expansão da mídia junto à sociedade, acarretando um maior volume de informações sobre todos os fatos e acontecimentos diários, especialmente na divulgação de descobertas científicas. No entanto, atualmente, há pouca disseminação científica voltada para as descobertas oceânicas. Além disso, cientistas e pesquisadores oceanográficos, investigam as profundezas oceânicas, mas pouco se sabe sobre essas descobertas, pois a divulgação é escassa. Dessa forma, o desenvolvimento do projeto se deu por meio, inicialmente, de pesquisa e reflexão sobre o tema e sua importância para a população de forma geral o que nos levou a criar um blog, como forma de disseminar essas informações, de maneira simples, que seja interessante e incentive as pessoas a ter vontade de conhecer as “As Maravilhas dos Oceanos”. O nosso objetivo principal é de disseminar informações sobre as descobertas oceânicas, ampliando os conhecimentos acerca do assunto que não tem muita relevância para a mídia atualmente. Esse blog será alimentado com frequência, através de informações adquiridas em pesquisas acerca das descobertas científicas voltadas para o fundo do mar.
Palavras-chave: mídia; ciência; oceano.
Emanuelly Maria dos Santos Moreira Apóstolo, Rafael Lima dos Santos, Tácio Dias Ferreira, Vitória Cardoso Miranda e Almeida, Yasmim Leite da Silva
Turma: 1º ano B
Orientadora: Francilma Carneiro
RESUMO
Atualmente, a divulgação de notícias falsas vem aumentando muito nos últimos tempos, podendo trazer diversos problemas, principalmente quando estamos vivenciando uma pandemia. As Fake News distorcem a realidade, além de prejudicar a confiança da sociedade nas instituições públicas, no jornalismo e no meio científico. Por isso, é de extrema importância que a população fique alerta sobre as notícias falsas, pois essas podem causar danos a instituições, prejudicar a democracia e a cidadania, fortalecer preconceitos, fomentar teorias de conspiração, e influenciar artificialmente processos políticos, culturais, econômicos e sociais. Dessa forma, levando em consideração todos os prejuízos advindos dessa prática, resolvemos desenvolver um projeto de intervenção à disseminação de Fake News, através da elaboração de material publicitário. Esse material busca alertar à população sobre as consequências do simples ato de compartilhar uma notícia fraudulenta e do qual é importante que, ao compartilhar uma informação, verifique se o site é confiável, confira a data da publicação, de onde partiu aquela informação e se ela é real. O material produzido será distribuído no bairro dos estudantes que compõe esta equipe, podendo se estender para outras comunidades, inclusive através do uso de redes sociais. Assim, esperamos que, com essas ações, a população seja alertada e conscientizada sobre os tipos de informações que estão compartilhando, para que, dessa maneira, as Fake News sejam combatidas.
Palavras-chave: Fake News; ciência; combate.
Matias Gonçalves, Dreyciana Ingrid, Jonas Borges, Lindauro Neto, Railan Patrick, Raíssa Faria.
Turma: 1º ano A
Orientador: Marcus Aurélio Campos Silva
RESUMO
As fake News estão tomando proporções cada vez maiores, se espalhando como um vírus do qual ninguém pode se esquivar. O termo "fake News" significa "notícias falsas" e elas estão por toda parte, especialmente na web. Os prejuízos causados pelo compartilhamento dessas informações enganosas são grandes e de difícil reversão. Um exemplo de fake News são os absurdos irresponsavelmente disseminados sobre as vacinas e, a partir disso, surgiram ainda mais pessoas que apoiam o movimento antivacina e consequentemente diminuindo o índice de vacinação, justamente no momento em que estamos tentando combater o coronavírus. E isso torna a relação entre a informação e o conhecimento, conflitante, dificultando ainda mais a compreensão e colaboração da população. Diante de todo esse contexto, ainda temos que lidar com profissionais da área da saúde que também disseminam informações duvidosas sobre tratamento no combate à pandemia e são contra as recomendações dos órgãos nacionais e internacionais de saúde, levando a situação a patamares incalculáveis. O que se pretende alcançar ao desenvolver este projeto é aprimorar e incentivar a busca por informações e aplicação de novos métodos de pesquisa em nosso cotidiano, bem como a conscientização a respeito das fake News à população.
Palavras-chave: informação; conscientização; pandemia; medicina
Rebeca Vitória, Rebeca Souza, Lilian Mota, Danielle Dias, Luana Keren, Tamires de Souza, Paulo Souza.
Turma: 1º ano A
Professor orientador: Marcus Aurélio Campos Silva
RESUMO
A área 51 é um mistério que deixa todos curiosos. Surgida na época da guerra fria, até hoje não se sabe ao certo o que tem dentro dela. Só quem está autorizado, se aproxima. Tanto mistério fez com que muitas pessoas acreditassem que o lugar guarda Ovnis capturados pelo exército e até melhor que o espaço seria destinado à realização de experimentos de todos os tipos. Os Estados Unidos negam a existência da Área 51. Entretanto, em 2013, o governo Americano concedeu um documento revelando o mistério: o lugar serve para desenvolver aviões secretos. Ali teria surgido, por exemplo, o Lockheed U2 (aeronave criada para espionar os russos). O público é mantido afastado da região por sinais de alerta, vigilância eletrônica e guardas armados. Por conta dos segredos que o governo esconde no local, diversas fake News e teorias são disseminadas todos os dias, principalmente pelas redes sociais. Não se sabe ao certo quais experimentos são feitos neste local, e esse mistério acaba possibilitando à elaboração de hipóteses sobre o que poderia ser, mas nem todas são agradáveis e, em sua maioria, são bizarras. Através disso, o intuito deste trabalho é conectar ideias de forma a tentar explicar as causas e os efeitos das informações sobre a área 51.
Palavras-chave: informação; mídia; área 51
Marcos Santana, Maria Eduarda Xavier, Tainá Vieira, Jonathan da Gloria, Tauana Santos, Lucas Enock, Filipe Rebouças.
Turma: 1º ano A
Orientador: Marcus Aurélio Campos Silva
RESUMO
Em uma definição simples, um robô é uma máquina inteligente e fisicamente incorporada, podendo executar tarefas de forma autônoma e que pode sentir e manipular o ambiente. A palavra “robô” vem da palavra eslava, “rabota”, que significa, “trabalho”. Percebemos que essas novas tecnologias já fazem parte do nosso dia a dia, com mecanismos que facilitam a nossa vida, exemplos disso são as inteligências artificiais mais conhecidas atualmente, como por exemplo a Google. Apesar de já estarem inseridas no nosso cotidiano, essas tecnologias ainda despertam a desconfiança de muitas pessoas, que acreditam que as máquinas tomarão os empregos de muitos humanos e, em pouco tempo, buscarão dominar o homem e talvez até exterminá-lo. Por isso, as mídias sociais são extremamente importantes para disseminar a verdade a respeito desse assunto tão controverso. As pessoas possuem algumas visões distorcidas da realidade, por causa do que é mostrado nos filmes, que não condizem com a realidade. A falta de informação é algo muito prejudicial, por isso nosso trabalho visa mostrar fontes midiáticas confiáveis, que passam informações verdadeiras baseadas em pesquisas científicas, não em teorias da conspiração.
Palavras-chave: Robótica; informação; disseminação.
Yasmin Magalhães, Ana Clara Santos, Luiz Henrique Rios, Pedro Henrique Melo, Rafael Correia, Maria Luiza Fernandes, Rayane Santos.
Turma: 1º ano A
Orientador: Marcus Aurélio Campos Silva
RESUMO
Debate-se muito sobre o desmatamento da Amazônia na atualidade, em virtude da importância que tem. Sabe-se muito a respeito desse assunto por conta da difusão de informação pela mídia. Com o avanço tecnológico nos últimos séculos, passou a ser comum ter informação mais rápida e prática. A Amazônia, habitat de inúmeras espécies brasileiras, é constantemente desmatada para comercialização de madeira e recursos nele encontrados, destruindo assim inúmeros habitats de espécies silvestres. Pode ser citado como exemplo a onça-pintada, felino que vive na Região Amazônica, que entrou para o Livro Vermelho do ICMBio, publicado em 2016, por conta do desmatamento. O tema do desmatamento é um assunto que já deveria estar extinto, porém, o desrespeito com o patrimônio brasileiro é indignante em pleno século XXI. No ano de 2020 de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) o desmatamento da Amazônia subiu 34% em comparação ao ano anterior. O Brasil é um dos países que mais desmata regiões nativas, visando sempre a exploração lucrativa sem pensar em sua conservação ou meios de usufruir dela de modo sustentável. Com isso, a mídia tem um papel importante para a divulgação sobre as consequências dessa destruição desenfreada e que muitos tratam como algo comum e que muitos cientistas demonstram algo devastador para futuras gerações. Para tanto, resolvemos desenvolver um projeto, trazendo a importância da mídia na disseminação de informações expressivas sobre as consequências ocasionadas pelo desmatamento da Amazônia, considerada, para muitos, o Pulmão do Mundo.
Palavras-chave: Amazônia; informação; desmatamento; importância
Ian Felipe, Lindsey Geovana Silva Lima, Alex Thiago Borja, Tayara Araujo Cerqueira, Ana Giulia Brito Carneiro, Eduarda Ferreira Da Silva.
Turma: 1º ano A
Orientador: Marcus Aurélio Campos Silva
RESUMO
A relação entre ciência e educação é uma questão colocada pela filosofia como sendo uma reflexão ética, sobretudo no que diz respeito à adoção de princípios e valores para a construção do conhecimento. Logo, uma das formas de compreender o processo científico é entender o processo educacional. E para um melhor conhecimento pedagógico, a mídia faz um papel importantíssimo nesse elo de informações para o aprendizado. Através desta ferramenta, podemos obter informações de fatos, lugares e contextos históricos para o enriquecimento do saber científico. Um problema, a se destacar, neste projeto, é a relação que é feita da mídia com informações falsas que acabam distorcendo notícias de cunho científico, prejudicando a comunicação da ciência com a população. Criando um conflito desastroso e desgastante em uma sociedade que necessita de uma relação harmoniosa e confiante com a Ciência, como um todo. Sendo assim, este trabalho, tenta buscar informações que possam fazer uma relação concisa entre as áreas para tornar uma sociedade mais consciente e capaz de distinguir o que é certo e errado sobre o que se tem adquirido como um indivíduo do meio.
Palavras-chave: Ciência; educação; sociedade.