Estudantes: Haniel Sousa, Maria Clara Nascimento, Maria Eduarda da Encarnação, Maria Clara Silva, Maikelly da França, Abrão Araújo, Julia Silva, Eslle dos Santos, Ananda Barbara da Rocha, Bruna Kaylane da Macena, Ana Luiza Araujo, Mylena de Oliveira, Beatriz Lima Soares, Isabela Almeida, Rodrigo Batista, Sarah Vitória de Lacerda, Rayssa de Oliveira, Guilherme Oliveira e Guilherme de Souza.
Turma: 6° ano
Seriado: A, B e C
Professoras Orientadoras: Jaciara Santos, Marli Souza e Gisele Sant Ana
Em época de distanciamento social, como cuidar das nossas emoções? Como lidar com as situações desafiadoras? Os brinquedos e jogos vêm sendo uma grade distração para nossas meninas e meninos. Este curta-metragem: A revolução dos brinquedos, foi elaborado pelos estudantes dos 6º anos e retrata a vida dos brinquedos que foram esquecidos e sendo substituídos por jogos eletrônicos. O roteiro é uma releitura do texto: A revolta dos brinquedos. Nossos educandos recontam essa história de forma divertida e criativa, retratando nas cenas a importância dos brinquedos na vida das crianças e como eles foram evoluindo para os da atualidade. A criançada chama atenção para diversos temas trabalhados na Escola SESI Candeias, como: tecnologia, empatia e solidariedade. Temas muito importantes na nossa formação enquanto cidadãos conscientes e participativos
Palavras-chave: brinquedos, tecnologia, crianças, cidadania.
O vídeo retrata a negligência dos seguranças de locais públicos e particulares, sugerindo que gerentes destes locais tomem medidas cabíveis à falta de orientação para as pessoas. Também tem por objetivo promover uma reflexão aos órgãos públicos, para que possam estar disponibilizando mascaras de forma gratuita, além de sugerir que as pessoas mantenham um distanciamento adequado, uma das outras. Nossa proposta sugere a implantação de um sistema de inteligência artificial que ouça o relato das pessoas (visto que 90% da população perdeu sua rotina diária e ajudará a reduzir os problemas da falta de interação social) e disponibilize um QR Code que devem ser usados para as pessoas que estão com algum problema sociemocional (para dar assistência e proporcionar meios de como lidar com o problema ocasionado durante a pandemia).
PALAVRAS CHAVE: Inteligência Artificial; Problemas Socioemocionais; Uso de Máscaras
EQUIPE: Elton Dos Reis dos Santos, Gustavo Dos Reis Neri, Gustavo Silva Goes de Jesus, Murilo Garcez Reis
Nosso filme trata, principalmente, do ponto em que o mundo evoluiu para melhor. Todos nós sabemos que 2020 está sendo um ano muito tecnológico, mas em 1940 as coisas eram bem mais difíceis por não existir tanta tecnologia. O filme inicia em 1945, com a mulher que não cuidava de si mesmo, pois todos os dias tinha que limpar a casa e cuidar do seu marido, mas com o tempo as coisas foram começando a melhorar para as mulheres, por ganhar mais espaço na sociedade e pela existência da Inteligência Artificial, que poderia fazer o trabalho de um ser humano facilmente, antigamente as mulheres faziam os tarefas domésticas e hoje em dia o robô faz as tarefas domésticas, por nós.
PALAVRAS CHAVE:
Evolução; Inteligência artificial; Qualidade de vida.
EQUIPE:
Maria Clara Pereira Menezes
Maria Eletícia Teles Rocha
Reynan Dias Cerqueira
Thayssa de Assis Malaquias De Jesus
Yasmin Vilares Neves dos Santos
O curta metragem “Reflexão sobre a Inteligência Artificial: a outra versão” faz parte do processo de criação da turma do 7º ano D, do SESI-Candeias. A proposta surgiu a partir de pesquisas, debates e reflexões realizadas na primeira e segunda unidade sobre a Inteligência Artificial e as relações humanas. A partir da terceira unidade os alunos receberam o desafio de transformar o conhecimento adquirido sobre a temática em um curta metragem. Toda produção do curta é realizada pelos alunos, que se subdividiram em direção, edição, figurino, sonoplastia e elenco para apresentar de forma autônoma suas conclusões de como é possível utilizar a Inteligência Artificial em prol das relações humanas. Este vídeo apresenta a história de Yasmin, uma linda garotinha que desde pequena percebia que os pais não lhe davam muita atenção, pois sempre estavam trabalhando e acabavam dando o celular para ela assistir e se distrair. No seu aniversário de 12 anos ela ganhou uma boneca super moderna, gostou tanto desse presente que teve a ideia de modificar suas funções para uma boneca com Inteligência Artificial. Yasmin substituía a ausência dos pais através da presença de sua boneca. Até que um certo dia seus pais perceberam o quanto a sua ausência afetava Yasmin.
Palavras Chaves: Inteligência Artificial, Família, Emoções, Curta Metragem.