Autora: Maria Eduarda Cardoso Rodrigues - 3º B
Orientador: Prof. Me. Vilmar do Nascimento Rocha
Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnoloiga – LinTec
Escola Sesi Anísio Teixeira
O estudo trata da formação social quando do contato com a diversidade, o que se leva à evidenciar grande exclusão de pessoas com deficiência e o quão difícil é exercer função social em um contexto que ainda tem preconceito. O objetivo principal do trabalho é promover a interação da pessoa com deficiência ao ambiente virtual, através da plataforma Eduquito. Os objetivos específicos são: averiguar a(s) influência(a) dos recursos linguísticos nas suas ampliações cognitivas e aplicar método que explora o potencial de interação da pessoa com deficiência propiciado pelo uso de tecnologias digitais. Justifica-se que além do conhecimento e afinidade com indivíduos deficientes, essa realidade aflorou curiosidade e observação sobre como tem grande defasagem no aprendizado dos PCD, e propõe-se ressignificar o processo de ensino-aprendizagem desses indivíduos, levando assim, os pesquisadores a averiguarem e, por meio da tecnologia, aplicar um método inovador para esses sujeitos. O estudo pauta-se nos escritos de Santarosa (2010) que trata da plataforma Eduquito e de Padilha (1999) que trata da inovação do ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência. A metodologia é qualiquantitativa e possui seu locus de pesquisa na APAE, onde dois sujeitos foram selecionados (um aluno e um educador) para participarem da utilização da Plataforma Eduquito e responder aos questionários, os quais são instrumentos da pesquisa. Por fim, espera-se encontrar os resultados que possam contribuir para o contexto onde a pesquisa está sendo realizada.
Autor: Lucas Pessoa Figueredo da Silva - 2º D
Orientador: Prof. Me. Vilmar do Nascimento Rocha
Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia – LinTec
Escola Sesi Anísio Teixeira
O estudo aqui trata-se da leitura das obras do literato Machado de Assis e tem como objetivo principal incentivar o interesse, capacidade de leitura, ampliação e entendimento, pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio, das obras literárias Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Os objetivos específicos são: criar e mediar um grupo de estudos de alunos-leitores com foco nas obras literárias; fazer com que os alunos-leitores compreendam as obras citadas, já que os alunos-leitores realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as provas dos mais variados vestibulares e, ainda, promover possibilidades para que os alunos-leitores possam realizar as avaliações oficiais com mais desenvoltura, domínio e aptidão da Literatura Brasileira do século XIX. A inquietação para o estudo dessa temática se fundamenta no aprendizado, perante as obras citadas, levando a evidenciar a importância das escolas literárias em que o escritor Machado de Assis esteve. O estudo está pautado, principalmente, nos escritos de Cândido (2011) que trata da literatura como uma necessidade fisiológica do ser humano e de Gotlib (1991) que trata dos contos de Machado de Assis como uma forma de compreensão da natureza humana. A metodologia é quali-quantitativa e possui seu locus de pesquisa a Escola Sesi Anísio Teixeira, onde serão eleitos dezesseis pessoas para integrarem o grupo, participarem da entrevista e responder aos questionários, os quais são instrumentos da pesquisa. Por fim, espera-se, assim, encontrar os resultados que possam contribuir para o contexto onde a pesquisa será realizada.
Autora: Thamires Silva Ramires - 2º D
Orientador: Prof. Me. Vilmar do Nascimento Rocha
Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia – LinTec
Escola Sesi Anísio Teixeira
O estudo trata do uso e benefícios da plataforma adaptativa de educação Geekie, a qual tem agregado na qualidade de ensino do estudante, bem como disponibilizando técnicas de avaliação para os professores com relação à aprendizagem de seus alunos. O objetivo principal do trabalho é mostrar como a plataforma digital de aprendizagem Geekie está auxiliando, tanto alunos como professores, e mostrar como a utilização de linguagem tecnológica favorece para melhor compreensão dos assuntos compartilhados em sala. Os objetivos específicos remetem em comprovar o alcance de melhores resultados com o uso da plataforma em relação aos professores; mostrar que é possível o avanço cognitivo do aluno, através do auxílio do ensino online e denotar como a ferramenta está também auxiliando o professor no processo de avaliação do aluno. Justifica-se que a inquietação para a escolha da temática se fundamenta no descontentamento de alguns alunos em relação à plataforma. A pesquisa tem base nos escritos de Ferreira (2014) que trata do fato é cada indivíduo aprende de um modo diferente do qual sucede que no modelo tradicional de ensino todos são submetidos à mesma forma de aprendizado e de Moreira (2000) trata do papel ativo do aluno no Ensino Médio. A metodologia é a quali-quantitativa e a pesquisa de campo baseia-se no contato com os discentes/docentes do seu locus, a Escola Sesi Anísio Teixeira, do qual serão diretamente abordados 6 alunos e 1 docente da instituição. Por fim espera-se encontrar os resultados que colaborem para os processos de onde a pesquisa está em curso.
Autoras: Ana Paula Vieira Viana - 2º A e Thainá de Deus Lima - 2º A
Orientador: Prof. Me. Vilmar do Nascimento Rocha
Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia - LinTec
Escola Sesi Anísio Teixeira
O estudo trata da investigação das modalidades de ensino híbrido, compreendendo a necessidade do Sistema Educacional Brasileiro, de acompanhar as transformações tecnológicas cotidianas ao seu público. O objetivo principal é explorar as vertentes didáticas do ensino híbrido. Os objetivos específicos são: incentivar o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem, de modo que o professor seja evidenciado como mediador do conhecimento; visar mecanismos para ambientar o corpo docente à referida modalidade; mensurar e mapear os resultados da ressonância da pesquisa, a partir da aplicação do objeto de estudo. Justifica-se que o constante desenvolvimento tecnológico impacta na maneira de aprendizagem sendo, atualmente, instauradas como ferramentas de ensino, dinamizando a obtenção de conhecimento a partir do estudante, tornando-o assim o protagonista da sua aprendizagem, colocando a escola em uma posição de mediadora de informação, e não como total detentora da mesma. O estudo está pautado nos escritos de Mouran (1999), que trata da aplicabilidade do ensino híbrido, e a relação com os professores e Bacich (2015), que exemplifica as diferentes modalidades do mesmo. A metodologia é qualiquantitativa, e possui seu locus de pesquisa a Escola Sesi Anísio Teixeira, onde serão feitas simulações com intuito de obter ressonâncias de como seria aplicabilidade das diversas modalidades de ensino híbrido, e seus resultados. Espera-se encontrar a melhor forma de introduzir o modelo de ensino híbrido de maneira ativa no Sistema Educacional Brasileiro.
Autoras: Isabela Silva Menezes Santos - 1º A
e Yanca Maria Moreira Araújo - 2º C
Orientador: Prof. Me. Vilmar do Nascimento Rocha
Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia - LinTec
Escola Sesi Anísio Teixeira
O estudo trata da influência dos responsáveis no ambiente escolar e suas implicações no desempenho escolar do aluno e como as interferências familiares podem contribuir positivamente na formação do sujeito. O objetivo principal é promover intervenções nos contextos familiares, afim de melhorar a presença dos pais e/ou responsáveis na trajetória acadêmica do aluno. O objetivo específico é eleger e implementar estratégias em prol do sucesso do aluno do ensino médio regular. Justifica-se que o recinto, no qual o sujeito está inserido, agrega saberes e construções de personalidades, que reflete em seu desenvolvimento no contexto escolar, assim, partindo do pressuposto de que a educação não ocorre de maneira isolada e sim, com um efetivo acordo entre a escola e a família, tem-se a tríade: aluno-escola-responsável. O estudo está pautado nos escritos de Paro (2007) e Symansky (2001) que tratam dos desafios e as perspectivas da relação escola/família e, ainda, de Vygotsky (1998) e Piaget (1984) que exemplificam as implicações da presença dos responsáveis no desempenho escolar e na formação social do aluno. A metodologia é qualiquantitativa, e possui seu locus de pesquisa a Escola Sesi Anísio Teixeira, onde serão feitas observações com a amostragem de pesquisa com o intuito de implementar estratégias e de estimular e motivar a reciprocidade dessa relação. Por fim, espera-se encontrar a melhor forma de introduzir essas estratégias no âmbito escolar e obter os resultados que possam contribuir para o contexto onde a pesquisa será realizada.
Sara Soares Torres (Escola SESI Anísio Teixeira, 3°C, Vitória da Conquista)
José Pacheco dos Santos Júnior (Orientador)
Elegendo o estado da Bahia como espaço de investigação, o projeto visou estudar a relação estabelecida entre o governo dos Estados Unidos e os setores brasileiros que empreenderam mecanismos para a articulação do golpe de Estado consumado, no Brasil, em 1964. Inicialmente, houve a identificação dos documentos relacionados à Bahia, na base de dados da Brown Digital Repository (Estados Unidos). Em seguida, tais fontes foram salvas e armazenadas em nuvem através de pastas no OneDrive para posterior leitura, tradução e análise. Foram armazenados mais de 180 documentos dispostos entre os anos de 1963 e 1973. Tratando sobre diversos temas, entre eles saúde, economia, política e cultura baiana da época, traduzimos, até o momento, 10 fontes, o que gerou as seguintes problemáticas de pesquisa: Qual a intenção da presença e vigilância estadunidense na Bahia? Quais as motivações para o registro e envio de informações ao Departamento de Estado dos Estados Unidos? Com base nos dados analisados, podemos perceber que os Estados Unidos tiveram participação de relevo na engrenagem que propiciou o Golpe de 1964 e a manutenção do regime instaurado, fornecendo apoio político e econômico. Como hipótese, vislumbramos que vigiar o Brasil, incluindo a Bahia, poderia ser uma forma que o governo dos Estados Unidos encontraram para assegurar a permanência da nova ordem consolidada e coibir possíveis “transgressões” e “transgressores” em solo baiano.
Palavras-chave: História Política; Ditadura civil-militar; Bahia.
Autor: Ana Clara Rodrigues Bomfim - 2ºD
Autor: Beatriz Henrique da Silva - 2ºD
Autor: Felipe Damasceno Amaral Rocha - 2ºD
Autor: Kauane Jeniffer Farias de Sousa - 2ºD
Autor: Maitê Liz Nolasco Moreira - 2ºD
Autor: Vitória de Jesus Santos Costa - 2ºD
Autor: Welison Nascimento Meira - 2ºD
Orientador: Prof. Rafael Machado dos Santos
SESI Anísio Teixeira
A Mostra Integrada de Artes, Ciência e Tecnologia, teve como proposta, o desenvolvimento de um projeto tecnológico baseado na aplicação do tema: Meio Ambiente/Inteligência Artificial. Pensando nisso, foi desenvolvido um jogo interativo educativo, produzido na plataforma virtual Flutter (que é um kit de desenvolvimento de interface de usuário, de código aberto, criado pelo Google, que possibilita a criação de aplicativos compilados nativamente), denominado de Recicla+, fundamentado em desenvolver a consciência principalmente do público infantojuvenil, sobre o descarte correto do lixo, através das funções de cada lixeira e suas respectivas cores. Com o desenvolvimento deste projeto, surgiram múltiplas observações relacionadas ao tema, tais como: a influência positiva do hábito de preservação e conservação do meio ambiente; o público alvo interfere diretamente na melhoria das condições ambientais das gerações futuras; normalizar a abordagem da educação ambiental. Os resultado das pesquisas obtidos pela equipe, são que, para que haja uma mudança em relação aos impactos ambientais do lixo causados pelo comportamento da sociedade, precisa-se incentivar de começo crianças e adolescentes, e para que seja de forma dinâmica, desenvolvemos o jogo interativo que visa demonstrar como a aprendizagem baseada em jogos pode ajudar crianças e adolescentes na aprendizagem das habilidades socioemocionais, no desenvolvimento cognitivo geral e nas habilidades autorregulatórias, também ajuda a esclarecer a relação entre o jogo e a aprendizagem acadêmica.
Palavras-chaves: jogo, educação, aprendizagem.
Autor: Giulia Gonçalves Dantas- 2° série C
Autor: Jamilly Curi Lacerda- 2° série C
Autor: Luana Caroline Baracho Pereira- 2° série C
Autor: Maria Eduarda Guimarães Martins- 2° série C
Autor: Maria Fernanda Gonçalves de Jesus- 2° série C
Orientador(a): Rafael Machado
Escola Sesi Anísio Teixeira
O estudo trata da contaminação dos lençóis freáticos causada pelo uso de fossas rudimentares na zona rural de Vitória da Conquista e os impactos gerados ao meio ambiente e à população. Desse modo, desenvolveremos um sistema de tratamento do esgoto das residências utilizando uma fossa biodigestora e um filtro. Como resultado, gera efluente reciclável, não prolifera vetores e não contamina as águas subterrâneas. O objetivo principal do nosso trabalho é prevenir, através da fossa séptica biodigestora, que fossas rudimentares, utilizadas por falta de informação e/ou recursos, contamine os lençóis freáticos e o solo. Os objetivos específicos são: fornecer tratamento de água, gerar biogás nas residências que utilizam fossas rudimentares, economizar nas despesas de água e gás reduzir o número de doenças de veiculação hídrica. Justifica-se que o projeto casa sustentável, além de ser uma solução amigável para o meio ambiente é também vantajoso para os produtores rurais, sendo que sua simplicidade auxilia bastante na sua aceitação e também na usabilidade em diversos ambientes. A metodologia trata-se de um estudo bibliográfico de caráter descritivo e a apresentação de uma proposta de caráter explicativo pelos procedimentos de abordagens indiretas, utilizando a base de dados de diversos sites informativos coerentes com o tema. Essas ferramentas permitiram uma parcial compreensão acerca do problema destacado para o desenvolvimento de uma proposta ou método acessível. Por fim, o material documentado, bem como, as respectivas análises serão organizadas em relatório de pesquisa e espera-se encontrar resultados que possam contribuir para o contexto onde a pesquisa será realizada.
Palavras-chaves: Fossas biodigestoras; sustentabilidade; zonas rurais, esgoto.
Ana Clara Pinheiro de Almeida
Ana Beatriz das Silva Reis
Maria Eduarda Moura Fraga
Mariana Santos Oliveira
Rainne Nicolle Lima Silveira
Resumo
O assoreamento dos rios brasileiros é um problema ambiental recorrente no país. Trata-se no acúmulo de sedimentos nos cursos d’água, ocasionado, principalmente, pele ação antrópica do desmatamento das matas ciliares, importante massa vegetal localizada nas margens dos rios, que amenizam os fatores naturais que transportam esses resíduos.
Dessarte, sem essa vegetação, há o excesso de acúmulo nos leitos dos cursos, dificultando a sua navegabilidade e o seu aproveitamento. Visto que sem essa análise e controle afeta negativamente os domínios ambientais e sociais brasileiros. Com isso através de estudos realizados, buscou-se desenvolver uma ferramenta para propiciar um controle a respeito ao nível dos sedimentos.
Durante a Segunda Guerra Mundial criaram-se sensores sônicos acoplados em submarinos utilizados para identificar outros abaixo e a frente deles, o que foi tomado como inspiração para trazer benefícios para o meio ambiente. Dessa maneira desenvolveu-se um sensor de frequência Hertz para a obtenção da determinada potência registrada pelo sensor. Um som qualquer seria estimulado até alcançar o fundo do leito, assim refletindo as frequências para o sensor que captaria essas ondas. Em seguida, os valores apanhados seriam comparados com os de profundidades detectados em períodos anteriores para que comprovar uma variação considerável.
O que proporcionaria uma melhor análise a respeito do assoreamento provocado no local e incentivaria uma busca por soluções, mostrando que se tornou uma grande área de risco. Portanto, essa ferramenta provoca um grande auxílio e evita obstáculos referentes ao meio ambiente, que provocam consequências em cadeia relacionado aos âmbitos natural e antrópico.
Palavras-chave: Assoreamento, mata ciliar, sensor, frequência Hertz, acúmulo de sedimentos.
Autor: Antônio Souza Alves Neto – 2ª série C
Autor: Gustavo Marques Alves Botelho – 2ª série C
Autor: Luís Gabriel Dantas Carvalho – 2ª série C
Autor: Rafael Almeida Santos – 2ª série C
Orientador: Rafael Machado dos Santos
Escola SESI Anísio Teixeira
Em um país com excelentes recursos hídricos e infelizmente, com uma poluição exacerbada e uma péssima distribuição desses recursos em principais fatores como a escassez de água, a infraestrutura desorganizada e duvidosa, degradação ambiental sem sustentabilidade, o uso incorreto da tecnologia e de difícil acessibilidade e dependência do sistema coletivo, ocorre à ideia de utilizar a água da chuva para consumo humano. Como realização para a Mostra SESI Integrada de Artes, Ciências e Tecnologias, o presente projeto visa construir um coletor de água com filtragem, usando o carvão ativado no intuito de filtrar. No qual foi escolhido por conter inúmeras vantagens e sua ampla utilização para purificação de líquidos, além de ser o adsorvente mais poderoso do mundo e um dos meios mais eficazes, para a remoção de uma vasta gama de contaminantes de águas residuais industriais e municipais, primordialmente visando fins potáveis. Uma situação um tanto econômica quanto sustentável, de um lado a praticidade, investindo em uma forma acessível, sem gastos e de outra usufruindo da chuva, onde não seria desperdiçada essa água e unicamente o propósito de não degradar o meio ambiente. Sendo requisitadas apenas residências que possuem acesso a chuvas locais. Apresentando uma estrutura simples, de fácil manuseio, adicionada a um aparelho com medição de temperatura, pH, etc. Os conceitos básicos de sustentabilidade, saúde, acessibilidade, engenharia devem estar juntos em todas as etapas do processo produtivo, do projeto à operação. Essa ideia irá garantir novos meios de aproveitar a chuva e beneficiar milhões de pessoas sendo colocada em prática.
Palavras – chave: água, filtragem, carvão, ativado, sustentável.
Integrante: Fabrícia Astrid; Glênia Carvalho; Sabrina Reis.
Turma: 2° ano A
Orientador: Rafael Machado
Travesseiro despertador
O despertador inteligente é um travesseiro que vibra, desenvolvido com o foco em pessoas que tem muita dificuldade em acordar. Temos como objetivo principal poder proporcionar um pouco mais de facilidade e praticidade para os usuários e ajudá-los a não perder mais os seus compromissos, pois eles terão um despertador sob suas cabeças. Os objetivos específicos são: Levantar dados de como o despertador se sai no mercado, traçar mudanças, melhorando cada vez mais o dispositivo, avaliar como o público alvo responde ao despertador e analisar periodicamente os lucros e os gastos que o despertador trás. O projeto será feito com uma programação no celular onde irá acordar o usuário na hora desejada com uma alta vibração em seu travesseiro, estamos tentando ao máximo para que pessoas que não tem condições de pagar um tratamento adequado possa estar utilizando o nosso produto. O primeiro passo que tomamos foi a reunião com o grupo para decidirmos o que iríamos fazer, já tendo em mente, nós apresentamos nossa ideia ao professor, que nos ajudou a melhorar o projeto, começamos a montar a parte teórica e prática do trabalho. A base do nosso projeto foram a placa de Arduino e o travesseiro com a adição da programação. Os materiais que utilizamos em geral foi o Arduino Uno SMD + cabo, RTC, vibra CALL, travesseiro, protoboard 400 furos/ pontos e alguns Cabos Jumper macho x fêmea 10 cm. Esperamos ajudar o público em geral, levando conforto e praticidade para aqueles que necessitam.
Palavras - chave: Despertador, travesseiro, vibração, praticidade, usuários.
Autoras: Ana Carolina Lima Bastos; Beatriz Leite Félix; Ellen Magalhães Mafra; Gabriela Sampaio de Oliveira; Isadora Morais do Nascimento; Láisa Aragão da Silva – 1°ano B
Orientador: Prof. Rafael Machado dos Santos e Kalline Stefani Dias de Oliveira Brito.
Escola Sesi Anísio Teixeira
O trabalho a seguir apresenta um projeto 3D de um hotel inteligente, que tem como objetivo o uso da inteligência artificial, que visa proporcionar a melhor experiência possível para os seus clientes. Com ajuda de materiais da internet, foi desenvolvida uma construção tecnológica que consiste na presença de modelos inteligentes que oferecem uma melhor acomodação dos hóspedes, como o robô, o braço mecânico, a energia eólica e serviço de quartos virtuais. O Blender foi o aplicativo usado para realizar a modelagem. Com o mesmo se pode fazer vários projetos, pois disponibiliza vários recursos para a instalação das construções. Cada objeto colocado no hotel tem uma função destinada exclusivamente a ele, como o braço mecânico por exemplo, que está ligado diretamente às bagagens. Observa-se que com o avanço da globalização, a inteligência artificial está se desenvolvendo cada vez mais, facilitando assim, a vida das pessoas e com a utilização desses recursos os serviços se tornam mais ágeis, produtivos e seguros. O hotel 3D tem esse objetivo, por meio desse mecanismo, melhorar a qualidade do serviço prestado. Além disso, a inteligência presente no hotel procura ser o mais benéfica possível para o meio ambiente, pois utiliza de energias naturais para o seu funcionamento (energia eólica e solar). É perceptível o quanto a tecnologia está presente no cotidiano e como pode auxiliar nas atividades diárias dos indivíduos. Ao final do desenvolvimento do projeto, pode-se encontrar tudo isso na modelagem do hotel 3D, pois o mesmo engloba diversas características da tecnologia no mundo atual.
Palavras Chaves: Hotel, Tecnologia, Inteligência Artificial, Projeto, 3D.
Projeto: Robô carregado com energia solar com o propósito de limpar uma respectiva praia em que o mesmo situa.
Membros: Kaique Nascimento Oliveira & Rafael Medeiros Brito.
Resumo:
Como foi dito acima, o projeto em questão procura criar um robô com a função de limpeza, essa limpeza seria de uma determinada praia na qual o robô iria residir, e o robô iria trabalhar coletando resíduos deixados pelos banhistas durante o dia na praia, pois muitos banhistas não acabam obedecendo as regras e jogam o lixo na areia da praia e até mesmo na água, e o robô teria a função de coletar esses resíduos durante um horário bem a noite, para que não haja problemas com os banhistas. O robô teria essa função e trabalharia em um horário que não houvesse banhistas na praia.
O robô teria duas rodas de esteira para ajudar na locomoção na areia e teria duas camadas: a camada de baixo para esconder as rodas e abrigar todo o dispositivo e sensor do robô, ou seja, o que comanda o seu funcionamento; e a camada de cima que abrigaria os resíduos coletados pelo robô e também uma placa de carregamento solar. Como foi dito anteriormente, o robô seria carregado pela energia solar, não gastando energia e preservando o meio ambiente e como passaria o dia todo carregando o robô teria uma boa capacidade de energia e trabalharia quase a noite toda sem problemas e não teria dificuldade na hora de recolher os resíduos e também teria uma programação especial para que não houvesse problemas futuros.
Esse é o projeto do robô ecológico que tem a função de ajudar o meio ambiente e preservá-lo e se possível ajudar as pessoas a entenderem que devemos preservar o meio ambiente e não degradá-lo.
PARTICIPANTES:
Allana Morais Araujo
Caio Cardoso Arruda
Gabriel Fernandes E Oliveira Pinto
Geovana Gomes Oliveira Silva
Guilherme Rebelo Barbosa
Miguel Ferraz De Aguiar
Mateus Moreira Lopes
Pedro Lucas Alves Santana
Pedro Victor Da Silva Sampaio
Pietro Novaes Mendonça
Samuel Ribeiro Viana
Yan Carlos Ramos Dos Santos
PROFESSORES ORIENTADORES: Joyce Mariana Rodrigues Silva Salazar e Aline Viana Rocha Brito
Cerca de 76% do lixo diário brasileiro, que chega a 70 milhões de quilos, são despejados a céu aberto. Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado. Em nossa cidade (Vitória da Conquista) o lixo a céu aberto é ainda um grande problema. A coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ela é importante, pois garante uma menor extração dos recursos naturais, evita a contaminação dos lençóis freáticos, evita a proliferação de doenças nos aterros sanitários e gera mais empregos. A partir dos conceitos estudados, foi elaborado pela equipe um sistema no Minecraft, que simula, no ambiente virtual, a coleta de lixo adequada. O projeto desenvolvido no jogo apresenta um tubo por onde passam materiais como: papel, metal, vidro, madeira e lixo orgânico levando-os diretamente para as lixeiras, que são formadas pelas cores: Azul (Papel), Amarela (Metal), Verde (Vidro), Preta (Madeira) e Marrom (Orgânico), de acordo com a lista estabelecida pela CONAMA. O projeto foi pensando como uma intervenção para o problema do lixo em nosso município, melhorando, assim a vida da comunidade.
Palavras chaves: Lixo, Coleta Seletiva, Reciclagem, Minecraft.
PARTICIPANTES:
Fernando Junio Brito Gouveia
Luis Gustavo Alves Santos Gusmão
Marcel Oliveira de Abreu
Marisol Santoro dos Santos
PROFESSORES ORIENTADORES:
Joyce Mariana Rodrigues Silva Salazar e Tatiana Cristina Moreira Santos
O presente trabalho consiste em um diálogo entre Inteligência Artificial e Artes, utilizando aplicativos com redes neurais artificiais para a edição de imagens. Essa tecnologia consegue identificar uma obra visual e inseri-la na foto. Assim, o grupo utilizou esse recurso tecnológico para transformar uma foto editada com todos os membros da equipe em um estilo artístico determinado: Cubismo. A edição foi inspirada na obra A mulher que Chora do artista Pablo Picasso. A inteligência artificial está presente em todas as áreas da atuação humana e até mesmo a Arte que é uma criação exclusiva do ser humano já pode sofrer a intervenção desse tipo de tecnologia. Isso mostra que as mudanças provocadas pelo avanço tecnológico vêm a cada dia se tornando cada vez mais presentes em nossas vidas e em todas nossas ações.
Palavras Chaves: Inteligência Artificial; Redes neurais; Cubismo.
PARTICIPANTES:
Bianca Ramos Nascimento
Gustavo Galvão Loureiro
Lavignia Campos Silva Chaves
Paulo César Rocha Figueiredo
Yran Henrique Santos Silva
PROFESSORES ORIENTADORES: Joyce Mariana Rodrigues Silva Salazar e Tatiana Cristina de Brito Moreira Santos
As redes neurais especializadas no reconhecimento de imagem são capazes de extrair o estilo, conteúdo e até mesmo semântica das mesmas. Pesquisadores em Machine Learning estão utilizando desse recurso para criar obras que rompem totalmente com o conceito de Arte, que até então, foi considerada uma produção exclusivamente de seres humanos. O presente trabalho tem como propósito a releitura de uma obra de arte, por meio de utilização de um aplicativo que utiliza redes neurais, que funcionam da seguinte maneira: uma camada analisa o conteúdo e a outra cuida de sua textura ou estilo. Para tanto, cada membro da equipe enviou uma foto que foram coladas paralelamente, em seguida foi feito o uso do aplicativo “Vanirst” que possibilitou, por meio de ferramentas, a combinação (mesclagem) do efeito e forma de modo que a foto se assemelhasse à obra “Noite estrelada” pintura de Vincent van Gogh de 1889, que se encaixa no movimento de vanguarda europeu pós-impressionista.
Palavras chaves: Inteligência Artificial; Redes Neurais; Pós-Impressionismo.
SÉRIE E TURMA: 8º Ano
INTEGRANTES:
Alana Da Silva Da Mota.
Arthur De Araujo Martins.
Daniel David Oliveira Sodre.
Marco Antonio Alves Costa.
Kauane Pereira Dias.
PROFESSORAS ORIENTADORAS: Joyce Mariana Rodrigues Silva Salazar e Larissa Lobo Brito
Lixo orgânico é um material de origem biológica que pode ser proveniente da vida animal ou vegetal. Os restos de verduras, frutas e outros alimentos causam dúvidas na hora de descartar. Através de pesquisas, o grupo descobriu que o lixo orgânico pode servir de energia. Diante disso, pensou-se em uma alternativa em que o lixo orgânico que é diariamente desperdiçado pudesse ser reutilizado diretamente nos carros de coleta, transformados em energia para o abastecimento dos caminhões de lixo. A ideia consiste na instalação de uma máquina para triturar o lixo orgânico dentro do próprio veículo, na qual seria feito o processo de transformação do lixo em energia. Com essa tecnologia seria possível reduzir o consumo do diesel utilizados pelos caminhões, e, assim, reduzir a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, que é o principal gás que causa o aquecimento global, além desse gás, reduzir-se-ia também o óxido de nitrogênio, sulfúrico e outras partículas poluentes. Para tanto, seria necessária uma campanha de conscientização da população para o descarte adequado do lixo. Colocado em pratica a ideia poderia ajudar muito na redução da poluição do ar e no descarte adequado do lixo, que são problemas ambientais mais ocorrentes nas cidades.
Palavras - Chaves: Sustentabilidade; Energia; Combustível Orgânico.
PARTICIPANTES:
Camila Queiroz
Daniel Carvalho
Pedro Ítalo
Pedro Henrique
PROFESSORES ORIENTADORES: Joyce Mariana Rodrigues Silva Salazar e Larissa Lobo Brito
Coletor de Óleo
A poluição ambiental é uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis, já que os mesmos, além de insustentável e ineficiente dos recursos, também podem ser considerados como um grande responsável pelo aquecimento global. Nesse contexto, uma das principais vertentes de estudo são os biocombustíveis, desenvolvidos com o intuito de substituir os combustíveis convencionais – de origem não renovável , como a gasolina e o diesel, tendo em vista seus diversos impactos negativos ao meio ambiente. O óleo de cozinha tem sido considerado com uma excelente opção de Biocombustível. O presente trabalho tem como objetivo minimizar o uso de recursos fósseis aumentando, assim, o estoque de combustível e diminuindo os danos causados à atmosfera. A ideia consiste em desenvolver um coletor de óleo vegetal já utilizado nas residências, que posteriormente seria transformado em biocombustível e vendido, substituindo o uso de combustíveis fosseis, como a gasolina. Seriam montados postos de coleta para o óleo vegetal, onde seria analisado, através de software que mede o peso por litro e a viscosidade, se o material a ser recebido estaria adequado para a reutilização. A depender da quantidade de óleo a ser doado, seria dado um desconto proporcional à quantidade de óleo recebida no preço do biocombustível.
Palavras Chave: Coletor de óleo, óleo filtrado e combustíveis fósseis.
Autor: Alan Almeida Alves - 2° série B
Autor: Arthur Maia Coqueiro - 2° série B
Autor: Gabriel Amaral Dias - 2° série B
Autor: Jackson Santos S. dos Anjos - 2° série B
Autor: Lucio Flávio Viana Gonçalves - 2° série B
Orientador(a): Tatiana Cristina de B. M. Santos
Escola Sesi Anísio Teixeira
O projeto trata da visão, busca e pesquisa de formas possíveis que possibilite unir as 4 expressões artísticas provenientes de cada membro presente no grupo. Assim chegamos à conclusão de que um vídeo seria uma alternativa viável para a junção dessas manifestações, além de que isso possibilita que a Inteligência Artificial seja incluída.
Desta forma, buscamos fazer uso da expressão escrita desenvolvendo um poema que mostre os benefícios que os avanços tecnológicos trazem para nossa geração possibilitando feitos que antes eram impensáveis, usamos a expressão artística visual através das imagens, a expressão digital para a edição das imagens e do vídeo e a expressão musical através do violão e o do som remixado. Podemos citar como exemplo de Inteligência Artificial atuando no âmbito da saúde, onde podemos essa ajudando na precisão dos diagnósticos, otimização do armazenamento de dados, uma maior base de dados para diagnósticos precoces, possibilitando softwares ágeis e prontuários eletrônicos e melhores recursos no tratamento de câncer.
Assim sendo, produzimos um vídeo contendo o poema, que foi confeccionado por Lúcio Flávio Viana Gonçalves onde Alan Almeida Alves recita e edita as imagens de fundo desenhadas por Gabriel Amaral Dias e utilizando um site de Inteligência Artificial reprogramar as imagens para ser incluída a AI,(inteligência artificial) um som de violão de fundo, tocado pelo aluno Jackson Santos S. dos Anjos e remixado por Alan Almeida, que também será responsável por reunir tudo em um único vídeo editado para que o público tenha uma experiência de arte e tecnologia ao assistir o vídeo completo.
Palavras-chaves: Inteligência artificial; artes; expressão; poema
Autor: Jessé Figueredo Gusmão - 2° série B
Autor: José Felipe Domingues Teixeira - 2° série B
Autor: Lucca Barreto Barreto - 2° série B
Autor: Max Gabriel Sousa Vieira - 2° série B
Orientador(a): Tatiana Cristina de B. M. Santos
Escola Sesi Anísio Teixeira
A inclusão da inteligência artificial na arte vem sendo um tema polêmico desde que foi proposto, a nossa equipe, com orientação da professora Tatiana, desenvolver uma ideia que objetiva a aceleração do processo de inclusão e a desconstrução da ideia de que a Inteligência Artificial não é capaz de produzir arte, para isso pretendemos mostrar de forma prática e com exemplos as maneiras para tornar isso possível, como artes produzidas pela I.A. que já foram vendidas por uma casa de leilão americana.
A inteligência artificial é muito inovadora e também tem muitas implicações, porque é como o uso de uma criatividade expressa por uma máquina ou pelo menos uma atividade direcionada na busca por criar o novo. Essa nova técnica é uma maneira interativa de aprender mais sobre o mundo e o que te rodeia, é ao mesmo tempo, ferramenta e concorrência para os profissionais de áreas criativas. Além disso, a transformação digital fornece temas para a arte crítica.
Outrossim, apresenta vantagens como facilitar muitas atividades feitas dantes manualmente, e isso é algo que para artistas como, desenhista, beatmaker, engenheiros e entre outras profissões, o uso da AI tem sido algo que é quase indispensável. AI não é somente uma tecnologia, é muito mais que isso, pois está sempre envolvida diretamente em grandes obras e trabalhos como uma ferramenta indispensável para o aperfeiçoamento de grandes criações e podemos afirmar que a AI é uma grande ferramenta para o nosso dia a dia.
Podemos assim concluir que arte com a inteligência artificial (I.A.) é o que nos aguarda pelos próximos anos e devemos nos familiarizar com esse tipo de avanço, pois vai se tornar comum perguntarem quem é o artista e a resposta ser que foi a inteligência artificial de uso de um artista que produziram tal arte, e não somente o artista, mas agora ambos. Entretanto como não deixa de ser arte, não deve ser desvalorizada e sim valorizar ainda mais, pois é um grande passo para a humanidade e suas habilidades.
Palavras-chave: inteligência artificial; arte; avanço.
SÉRIE E TURMA: 9º Ano, A
INTEGRANTES:
Clara Sabino Oliveira Cunha
Jonathan Amaral Pereira
Marilia Da Silva Matos
Pedro Lucas Cordeiro Amaral
Vanessa Rosa Santana
Yasmin Tosta Santana Silva.
PROFESSORAS ORIENTADORAS: Joyce Mariana Rodrigues Silva Salazar e Larissa Lobo Brito
Em 2013, um estudo foi feito apontando dados de desperdício de água, cerca de 40% (quarenta por cento) da água tratada no Brasil é desperdiçada em atividades domésticas e desde então esse dado não diminuiu. Pensando nisso, o nosso grupo traz uma ideia com a intenção de abaixar esse número drasticamente, uma máquina de lavar sustentável. Tivemos essa ideia tendo por base que grande parte do desperdício doméstico se deve às lavadoras. A maioria das máquinas de lavar dos brasileiros utilizam por volta de 82 a 230 litros de água por ciclo dependendo dos quilos de roupas, salientando que a mesma não é reutilizável. A nossa proposta se trata de uma lavadora sustentável, a qual possuirá um sensor inteligente que detectará a qualidade da água e, por conseguinte, haverá uma programação para encaminhar a água para filtros, onde esta seria tratada e purificada e logo em sequência seguiria para dois dutos distintos. Um dos dutos levaria a um tambor onde a água ficaria armazenada para ser reutilizada devidamente no trabalho doméstico e o outro destinaria parte da mesma para o vaso sanitário, para assim ser reaproveitada no uso da descarga. Com base nisto, observamos que é possível economizar a água do planeta de uma maneira sustentável e tecnológica, favorecendo assim a todos e ao meio ambiente.