Professor: Raidoney de Lima Gois
Alunos: Bruno Adair de Souza; Carlos Evaristo Marques de Souza; Eduardo Terra; Gabriel Bernardes; Gabriel Lima de Oliveira; Iuri Mayer; Luiza Souza Silva Veloso; Marcio Barbosa da Silva Junior.
Série: 1º série, 2º série e 3º série
Resumo
Ao longo do tempo veículos elétricos vem se destacando no mercado, com isso, em nosso projeto vamos apresentar a teoria sobre como seria a união entre duas tecnologias: a de uma realidade virtual (sendo proporcionada por um óculos de realidade virtual) e a de um cinema 6D (a mesma será proporcionada pela estrutura onde o indivíduo irá se sentar). A teoria do nosso projeto visa a aprimoração de uma experiência comum no dia a dia. Quando pensamos no assunto “avanços no ramo automobilístico” logo já imaginamos um futuro dos automóveis onde os carros se pilotam sozinhos, sem precisar de alguém para guia-los, ou carros cheios de sensores para evitarem acidentes e é exatamente essa experiência que queremos passar através da realidade virtual, queremos que ela nos ajude em coisas do dia-dia, ou seja, para facilitar a nossa vida. Será um grande benefício para a segurança e conforto dos motoristas, pois o carro funcionará como piloto semiautomático, pois irá fazer as funções complicadas no dia a dia, e reduzira as colisões, e diminuirá o tempo gasto para estacionar.
Palavras chave: Realidade virtual, 6D, automóveis, avanços.
Professor orientador: Raidoney de Lima Gois
Alunos: Afonso Santana, Allan Junior, Danilo Rech, Emanuel Marcelino, Erick Nunes, Junior Toniazzo, Lorenzo Franciosi, Marcos Vinicios, Patrick Nunes, Wallas Medeiros
Série: 3º série
Resumo
Na sociedade contemporânea é notável o grande avanço da tecnologia na Inteligência Artificial em diversos ramos, principalmente na medicina. Isso faz com que haja mais facilidade nos procedimentos, deixando-os mais simples, com mais eficácia, mais rápidos, e o fator mais relevante, a queda do risco, Aumentando cada vez mais a expectativa de vida. O objetivo do nosso projeto é apresentar os avanços da medicina com o auxilio da tecnologia e como ela vem se desenvolvendo dia a dia. A medicina do futuro diminui o espaço médico-paciente, dessa forma, prevenindo doenças, infecções e aprimoramento do monitoramento de saúde. Com toda a informatização no campo medicinal, robôs atuam em cirurgias, assim diminuindo a possibilidade de erros médicos, reduzindo drasticamente a evasão cirúrgica, evitando sangramentos e grandes cicatrizes. Com a inovação da inteligência artificial juntamente com a robótica, está ligada ao futuro do trabalho, e a insegurança dos humanos serem substituídos pela tecnologia do futuro. Não somente isso, mas os avanços da tecnologia atrelada com a inteligência artificial, melhora o acesso não somente para grandes instituições, mas também para a população em geral. Nos últimos anos têm-se notado o grande avanço de smartwatch's os quais monitoram o quadro de saúde do usuário, dando informações rápidas como oxigenação do sangue e batimentos cardíacos do paciente. Em março de 2020, notando o grande avanço da pandemia do Covid-19 e da grande necessidade de respiradores para leitos hospitalares, estudantes conseguiram desenvolver em 48 horas um respirador 37 vezes mais barato que o convencional vendido no mercado, tendo a mesma função. Isso mostra a importância de investir cada vez mais em tecnopolos.
Palavras chaves: Sociedade, Inteligência artificial, Médico-Paciente, Robôs, Instituições
Professor orientador: Raidoney de Lima Gois
Aluno: Eduardo Olírio Antônio de Brito
Série: 2° série
Resumo No ano de 1943, o neuroanatomista Warren McCulloch e o cientista cognitivo Walter Pitts criaram o primeiro modelo de neurônio de máquina, batizado de “Neurônio McCulloch-Pitts”. Mais tarde, no ano de 1958, o psicólogo Frank Rosenblatt havia concluído a criação do Perceptron, uma rede neural de duas camadas, usada para o reconhecimento de padrões, que usava métodos de subtração e adição. Este trabalho apresenta uma comparação de duas aplicações de redes neurais, uma sem capacidade de novo aprendizado, que diferencia os três tipos de energia mecânica, e uma que possui o processamento de entrada, que diferencia os sentimentos de alegria e tristeza. A linguagem de programação escolhida para o desenvolvimento da rede neural foi a R, pois é usada para ciência de dados e estatística, também foi utilizada sua biblioteca ‘neuralnet’, que automatiza o processo de criação dos neurônios. Será discutido o processo de criação e a arquitetura da rede neural, desde a preparação do banco de dados com os parâmetros de aprendizagem das IAs, até os conceitos matemáticos envolvidos no desenvolvimento da Inteligência Artificial. A partir dos estudos realizados, se espera que seja possível distinguir um algoritmo de máquina de uma rede neural, e a partir da comparação das duas redes neurais desenvolvidas, poderá se observar como o processo de aprendizado de máquina funciona.
Palavras-chave: Redes neurais, Energia mecânica, Banco de dados, Inteligência Artificial, Algoritmo
Integrantes: Guilherme Almeida Primo 1° ano A, Lis Aiane Carneiro Araújo 1° ano A, Vitória Brito Matos 1° ano A, Alexia Victoria Silva Miranda 1° ano B, Valentina de Melo Saggin 1° ano B, Amanda Victória Gonçalo Gomes Reis 2° ano A, Daniel Moreno de Araújo 2° ano A, Luana Clara Meneses Novaes 2° ano A, Sabrina Maria Gaio de Oliveira 2° ano A, Gustavo Marchioretto 2° ano B Isabela Simonete Dourado 2° ano B, Fernando Girardi Grando 2° ano C, Gabriela Batista Santos 2° ano C, Giovanni da Silva 2° ano C, Isla Tauanny Bar 2° ano C, João Arthur dos Santos Barros 2° ano C, Kharen Stefani Pereira de Oliveira 2° ano C, Moacir Marchezan Neto 2° ano C, Bárbara Sabrina Oliveira 3° ano A e Maria Clara Ferreira de Andrade 3° ano A.
Tecnologia em prol da humanidade - hand talk e sua importância para a acessibilidade.
De acordo com a lei n° 13.146 é obrigatória a acessibilidade nas áreas da internet para uso da pessoa com deficiência, garantindo o acesso às informações disponíveis. Todavia, no Brasil, apenas 2% dos sites são considerados acessíveis. Por conseguinte, foi criado um aplicativo de acessibilidade para deficientes auditivos a partir de um dicionário de libras, “hand talk”, com a finalidade de ajudar na comunicação entre ouvintes e surdos. Entretanto, a necessidade de ampliar ainda existe para melhorar a comunicação e também para ajudar todos aqueles com deficiência. O Hand talk, criado em 2008 por Ronaldo Tenório, é um aplicativo gratuito com o intuito de fornecer ajuda aos surdos a partir de um dicionário online, para incluir e facilitar a comunicação, se tornando fundamental para a sociedade. Segundo o IBGE 2010, o Brasil possui 9,7 milhões de deficientes auditivos, portanto, o auxílio do aplicativo é necessário. O projeto traz como objetivo a ampliação de funções do aplicativo para dar mais auxílio a pessoas com deficiência tanto auditiva quanto visual. Portanto, haveria a disponibilidade de uma câmera, a qual conteria um escâner com voz em que dirá o que é o determinado objeto ou produto filmado, o que facilitaria para pessoas com deficiência visual fazer tarefas básicas. Outra função fundamental da câmera seria a gravação de sinais, que por meio de uma tradução, auxiliará aquele que ainda não compreende. Logo, é indiscutível a necessidade de um aumento da acessibilidade e inclusão, tanto na internet, quanto pessoalmente para todos os tipos de deficiência.
Palavras-chaves: Hand talk, acessibilidade, deficiência, aplicativo, comunicação.
Integrantes: Amanda Ferreira Nascimento, Anna Gabriella Teixeira Lopes, Ana Luiza, Fernandes de Almeida, Luiz Enrico Paloschi, Marcelo Renato Mendes de Castro Filho, Maria Paula Asahi, Nicole Martins Ribeiro, Pedro Passos Leite, Sarah Ananda Della Costa, Thiago Queiroz de Almeida Filho e Vahalla Sophia de Almeida Bender.
Orientadoras: Elizabete Serafim de Melo e Cláudia Regina Villa
Tema: Inteligência Artificial A Nova Fronteira Brasileira
Resumo
O projeto Flash Drone tem o intuito de evitar aglomerações e facilitar a locomoção dos cidadãos. Objetivando não fazer acumulações de pessoas e proporcionar comodidade, esta proposta poderá facilitar a mobilidade, através de um dispositivo móvel, que funcionará a partir da inteligência artificial, onde o voo no espaço aéreo ocorrerá entre 6 e 10 metros de altura, é movido por placas solares, sua estrutura será feita de alumínio, lâmpadas de led, espumas, com altura de 2 metros por 1,80cm de largura, com capacidade de suportar até 150 kg. O mesmo funcionará mediante ativação do pagamento feito via cartão no aplicativo Uber Drone. A central da empresa será acionada pelo passageiro, depois que terminar a viagem e tiver outro passageiro indo para um destino diferente, o drone irá sem problema nenhum, caso não ocorrer nenhuma solicitação, ele voltará diretamente para central, onde funcionará como uma garagem. O projeto ficará bastante revolucionário, lembrando que não testamos e nem vimos ele no tamanho real, mas acreditamos que irá ajudar muitas pessoas no dia a dia, fazendo com que se chegue rápido ao lugar desejado. Assim sendo, viemos trazer inovações ao mercado, esperamos que as pessoas apreciem o nosso produto, pois o mesmo poderá tornar-se algo muito importante não só para a natureza, pois o Flash Drone não vai poluir o ar com fumaça, usará energia solar, e também não terá contato o com motorista conforme atualmente temos, fazendo com que o custo benefício seja bem atrativo para todos.
Palavras-chave: Dispositivo móvel. Inteligência Artificial. Transporte.
Igor Oliveira Paretti 3B Matheus Henrique Cassol 3A Karoline da Silva Melo 3B Heloiza Kailanne Muniz dos Santos Rocha 3B Gustavo Santos de Sousa 3A Jaycielen Fernandes de Sousa 3A Arthur Tezolin de Oliveira 3A Pedro Souza Pessoa 3B
Professor orientador: RAFAEL ALVES DA SILVA - HISTÓRIA
1.A evolução histórica das emoções humanas ,e o papel da IA
A sociedade evoluiu com o tempo, juntamente isso as emoções. O contato social, as dinâmicas em grupo, as relações familiares, tudo isso se mostrou fruto de anos e anos de evolução, porém na ultima década com o advento da tecnologia e da inteligência artificial, tudo mudou. O tema proposto explicará como eram as emoções humanas do passado e como elas estão agora. Qual o papel da inteligência artificial neste processo ? O papel da tecnologia artificial na evolução emocional. Os estudantes analisaram a história comportamental humana através de relatos e registros históricos, além de trazer a situação para sua realidade e dos seus familiares, compreendendo como tudo se transformou e como a inteligência artificial acabou afetando as emoções dos seres humanos.Como reflexão podemos analisar e questionar como será o futuro destas relações humanas, ao ponto em que a inteligência artificial está evoluindo de forma assustadora, e neste questionamento, a situação: “ Como isso afetará a existência dos seres humanos?”
Palavra chave: Evolução, emoções, comportamento, sociedade, humanidade
Alice da Cunha, Alice Gome, Álife Vicente Alves Moraes,Ana Isabella Lopes, Ana Luísa, Arthur Hernani, Daianne Custodio de Oliveira, Elizabeth Ferreira Vilas Boas, Emily Vitória Matos, Enzzo Chrisostomo da Paixão, Franciele Bortolotto dos Santos, Guilherme Marchioretto, Júlia Bulhões Rego, Júlia de Oliveira Melo, Katteriny Barbosa , Lara Tatiane dos Santos Santana, Larissa Nogueira dos Santos, Luiza Gorgen Chaves, Maria Luiza dos Anjos, Maria Vitória, Mariany Noronha dos Anjos, Michaela Azevedo, Pamela Gisele dos Santos Santana, Wanessa Telles Formighieri
Orientador: Bruna Souza de Assis
O projeto aborda a forma como a cinegrafia se originou e sua evolução. "Cine" vem do grego e significa movimento e "ágrafo” significa gravar, ou seja, “movimento gravado”. Por isso, foram desenvolvidos aparelhos para captar e projetar imagens em movimento. O cineasta Sergei Eisenstein criou a montagem intelectual, técnica que utiliza a fotografia de objetos e cenários quadro a quadro, onde a partir de mudanças nas posições dos elementos da cena, tem-se a impressão de movimento quando vistos sequencialmente. Em 1951 foi transmitida a primeira novela brasileira "Sua vida me pertence". Em 1962, com a chegada do videoteipe, foi possível a inserção de cenas externas e efeitos que até então não eram efetuados, permitindo incluir mais personagens. Atualmente a inteligência artificial é utilizada não somente na gravação de filmes ou cenas, mas nos bastidores de todo o espetáculo. O ‘’Script Book’’ auxilia o diretor na contratação dos profissionais especializados, além de dar um suporte em relação a venda dos filmes. É preciso lembrar que a inteligência artificial no cinema brasileiro ainda é incipiente, mas no futuro a I.A fará parte da execução de toda a obra. As máquinas vêm adquirindo a capacidade de criar histórias e projetá-las nas telas, além de prever a recepção da obra pelo público. Portanto, percebe-se que o cinema está em constante evolução, e que diariamente surpreendem seu público fascinado pela sétima arte. Já dizia Jean Cocteau ‘’Viva a jovem musa do cinema, pois ela possui o mistério do sonho, e permite tornar a irrealidade realista’’.
Palavras-chave: Novelas, Cinema e Espetáculo
Alunos: Arthur Lustosa de Britto Cavalcante 2ºA
Bruno Santos de Souza 2ºC
Felipe Pereira de Souza 2ºC
Igor Ghabriel de Oliveira Ferreira 2ºA
Julia Bulhões Rego 3ºA
João Felipe Feitosa Ferreira 1ºA
Kévin Tauan dos Santos Barros 2ºB
Lara Ellen Souza Novais 3ºA
Leonardo Monteiro Ferraz de Oliveira 2ºA
Orientadora: Bruna Souza de Assis.
Diante das transformações do mundo, a ascensão da Inteligência Artificial é evidente e portanto, o projeto busca mostrar, através de pesquisas como tal tecnologia inovadora influência a sociedade brasileira, por exemplo, nos sistemas de busca e nas casas, auxiliando-a. Observa-se o que são as I.As, suas funções, tendo em vista o modo pelo qual o Machine Learning utiliza o programa de aprendizado autônomo por algoritmos ou através de experiências com os usuários, além da função vital para a existência e evolução dessa tecnologia, e como grandes empresas se aproveitam disso, para coletar dados e melhorar a experiência dos usuários dentro das plataformas, como a Google, que possui o próprio site de buscas ou através do Google Home, uma assistente virtual que auxilia o usuário em diversas tarefas diárias, como ligações, pesquisas, controle de objetos da casa por comandos e conversas. O que torna tudo isso capaz é a implementação da I.A. em conjunto com Machine Learning que se adapta à forma que são feitos os comandos do seu dono. A ideia da empresa é produzir uma I.A. em que seria impossível fazer a diferenciação entre o programa e os humanos, até mesmo quando postos sobre o Teste de Turing, que apesar de ser um método seguro para fazer tal comparação, está “defasado” devido a capacidade das máquinas produzirem as deep fakes, que vai desde criar rostos inexistentes, dar movimentos e voz a eles, e ainda inserir imagens e vídeos de algum famoso e colocá-los em uma situação embaraçosa é possível.
Palavras-chave: Machine Learning, Google Home, Teste de Turing, atuações e assistência virtual.
Alunos:
Daniel Santana Zanella
Davi Dourado da Cruz Silva (6ºB)
Ellen de França Santos (9ºA)
Felipe Célio Sousa Pinto (9ºA)
Gabriela Hermann Cavalheiro (9ºA)
Guilherme Delfino dos Santos (6ºA)
Guilherme Henrique de Souza Lima (6ºA)
Heloísa Regis Medrado (7ºB)
José Eduardo Berwagner (7ºA)
Kayro Ricardo Borges Souza (6ºA)
Lais Fernanda Lima de Araújo (6ºB)
Leonardo Boni Hamann (6ºB)
Luis Henrique Sales Gerhardt (6ºA)
Maria Luisa Terassaka Takabata
Maria Vitória Morais Rodrigues (7ºA)
Mateus Amorim Novaes (7ºB)
Miguel de Melo Saggin (9ºA)
Pedro Henrique Guirão
Pedro Rafael Saraiva Barbosa (7ºA)
Raiky de Souza César Lira (7ºA)
Thyalla Stephany Bonfim
Vitor Manoel Benavides Santos
Professor Orientador: Agenor Matheus Ferraz Brandão Magalhães
O presente resumo tem por objetivo apresentar o projeto de inteligência artificial professor Flávio que foi desenvolvido com a proposta de que alunos pudessem ajudar a solucionar a dificuldade de outros alunos diante do ensino remoto, que passou a ser aplicado de forma massificada em decorrência do novo Corona Vírus. Tendo em vista que com o novo formato de ensino alguns problemas de várias naturezas começaram a surgir. Esse projeto se dedicou a analisar as patologias psicológicas que estão acometendo os alunos e as dificuldades que estes apresentam em lidar com a educação remota. Foram analisados dados da Fundação Carlos Chagas, Organização das Nações Unidas e também promovida uma pesquisa entre os demais alunos da escola sobre a pandemia e o ensino remoto. Discutindo e analisando questões como a depressão e ansiedade e também a exclusão digital, dificuldade de acesso a rede de internet entre outros, foi pensado o desenvolvimento de uma inteligência artificial que funcionaria como uma agenda, ajudando os alunos a se organizarem e conciliarem suas tarefas, bem como dando lembretes como por exemplo de se levantar para tomar água durante o intervalo de aulas e enviando mensagens motivacionais aos alunos. O processo elucidou muitas questões levantadas pelos discentes que encontram-se muito afetados pelo isolamento social e como essas relações são fundamentais no cotidiano para o desenvolvimento dos jovens.
Palavras Chave: Inteligência Artificial; Corona Vírus; Ensino Remoto
Alunos: Admailton Pereira Sá Teles Junior; Anna Luíza Orsolin; Arthur de Queiroz Magalhães Barrense; Arthur Silva Vieira; Aslan Serafim de Melo Santana; Bruna Helen de Moraes Silva; Daniel Almeida Lopes; Eduarda Costa Maria; Eduarda de Farias Santos; Eduardo de Souza Oliveira; João Vitor Reckers; Marcela Cristina Santos de Santana; Pedro Henrique Goellner; Sabrina Silva de Andrade Moeira; Yasmin Luani Bajerski.
FindYou
Avaliação e adaptação da I.A Fuel50 ao meio acadêmico
O Projeto FindYou têm como objetivo, propor a utilização de mecanismos de integração de sistemas e automação, ou I.A’s, para facilitar o aprendizado do aluno, sua escolha de vocação, e o reconhecimento de suas áreas deficitárias. Isso tudo seria feito através da adaptação de uma I.A já existente, a Fuel50, que é utilizada em empresas para avaliação de desempenho de funcionários e sua realocação nas áreas onde eles possuem mais produtividade; logo, esse sistema de avaliação feito por um computador poderia ser reprojetado com a finalidade de ajudar a visualizar competências ainda não adquiridas, na escolha de carreira e de cursos, com base não só em identificação ou testes de personalidade, mas no real desempenho que a pessoa possui para tal ocupação, ajudando assim, em um dos debates mais complexos pelos quais os jovens passam. Os professores também seriam beneficiados com um melhor método para entender a dinâmica dos alunos e como integrar as matérias para facilitar o ensino; no final, todo o sistema educacional teria a ganhar com a implementação de uma I.A como a descrita aqui, e a educação no país poderia sofrer um enorme avanço, porém, há consequências ruins, se o aluno acabar focando somente nas matérias que o programa indicar, pode se prejudicar nas demais, ele deve lembrar que o programa é apenas para dar uma noção das competências que ele tem mais facilidade.
ALUNOS: Bento Cardoso da Silveira, Cícero Monte Filho Eduardo Luis Kieling, Isabelle Vital Dalla Nora, José Ramalho de Souza Filho, Júlio César da Silva Carvalho, Lorena Gabriela Van Spitzenbergen Ferreira, Luiz Felipe Santos Souza, Maryanne Duarte Souza, Gustavo Ferraz Miranda de Oliveira e Quevene Maxiel de Jesus Rocha
Luís Eduardo Magalhães Devido aos problemas causados pela COVID 19, o projeto álcoolchete, busca minimizar os efeitos advindos desse vírus. É um modelo de pochete bilateral formulada para higienizar as mãos, poderá ajudar e melhorar a vida das pessoas nesse momento tão “inusitado” para todos. Assim foi desenvolvido o projeto, buscando minimizar ou erradicar o problema de “Contaminações Despercebidas”, pois o problema consiste no fato de que, as pessoas precisam das mãos para tudo, o que incluí pegar no frasco de Álcool em Gel para fazer a descontaminação, fazendo com que o vírus passe para o frasco, e assim, passe para outros locais onde o dono do frasco vai passar, aumentando ainda mais a contaminação. Por isso tal iniciativa poderá auxiliar no combate ao COVID 19. O objetivo é proporcionar às pessoas uma forma mais prática e rápida de desinfecção das mãos, pois é através do contato que na maioria das vezes as pessoas se contaminam. Se as pessoas usarem máscaras e higienizarem as mãos com mais frequência quando precisarem sair para trabalhar, ir ao mercado, farmácia padaria ou outro lugar, então será mais difícil a contaminação. Pensando nessa hipótese, os alunos desenvolveram uma solução onde o álcool em gel esteja sempre ao alcance das mãos, pois nem sempre é possível lavá-las com água e sabão. A álcoolchete está em torno de R$30.00, os materiais usados foram: Silicone, couro ecológico e um molde de plástico.
Alunos: Anna CLara Nunes, Arthur Camargo, Bianca dos Santos Martins, Cariny Matos, Caraoliny Aparecida, Diego Cordeiro Cassiano, Gabrielle Luisa Sena de Oliveira, Heloisa Cassoli Marques, Isabella Lázaro, Júlia Aquino, Lavínia Santos e Lucas Andrade.
COLORED SOAP
Tendo em vista o difícil momento que a população está passando devido a pandemia da COVID-19, os alunos da rede SESI, por meio de análises, perceberam que existe má conduta quanto a higienização das mãos, que acaba dificultando o combate da propagação do vírus, colocando assim em risco a vida de milhões de pessoas. Com isso foi desenvolvido um projeto visando minimizar cada vez mais o número de novos infetados pela doença. Pensando nisso os alunos desenvolveram um sabonete inovador que tem a função de mostrar ao individuo os lugares onde não foram esfregados, pois o mesmo é de cor forte e quando não passado corretamente é possível visualizar naturalmente as partes onde não teve contato com o COLORED SOAP. Deste modo cada um pode usufruir de uma limpeza eficaz, pois a limpeza das mãos sempre foi algo muito importante, por isso é imprescindível a limpeza correta delas, através das mãos é que a maioria se contamina. O modo de uso é muito simples basta umidificar as mãos com um pouco de água, em seguida adicione o sabão na palma das mãos e esfregue o líquido nas mesmas, observando sempre, onde não estiver colorido é porque não foi esfregado corretamente, incorpore por toda a região até o dorso para que proporcione uma boa higienização. Contém algumas contraindicações: Manter fora do alcance das crianças e em local fresco e seco. Evite contato com os olhos. Caso isso ocorra, lavar com água corrente em abundância.
Orientadora: Shirley Naira Campos de Oliveira Fernandes.
Alunos: Ana Clara Santos Do Carmo - 8° A, Ana Luiza de Ávila Souza- 8° A
Gabriel Urcino Dahmer- 6° A, Gabriela Teixeira Dantas- 7° A
Guilherme Strauss Figueiredo Lopes- 8° A, Gustavo Matsumura Bezerra - 6° A
João Marcos De Castro Novaes- 9° A, Kaique Vieira Dante- 6° A
Luara Marques Dourado 6° B, Manoela Linares Souza Benatti Misael- 7° B
Maria Eduarda Campos Cavalcante- 6°B, Maria Luísa Terassaka Takabata- 9°
Thiago Souza Dos Anjos- 7° A, Vitor Gabriel De Andrade Silva- 6°B
Tema: Inteligência artificial, a nova fronteira do Brasil
Projeto- Tech School: Tecnologia e educação, juntas no caminho do conhecimento.
O projeto Tech school tem a intenção de proporcionar ao aluno novas descobertas e conhecimento através de dois suportes tecnológicos: A inteligência virtual Susi e o Robô Cleiton FII.A inteligência artificial Susi, terá como objetivo assessorar alunos e professores em todas as suas necessidades escolares, interagindo diretamente com seu interlocutor, e disponibilizará do aplicativo SUSI App, que contém um banco de dados com todas as informações necessárias para que o aluno tenha todo o suporte para seus estudos, além de uma parceria muito importante para o aluno, professor e família .O robô Cleiton FII, terá a função de manter a organização dentro da escola, estará atento para que os mesmos estejam presentes em sala de aula, dará suporte e atenção necessária, caso algum aluno se sinta mal, o robô Cleiton medirá a temperatura do aluno com um sensor que estará fixado em seus olhos, caso perceba alguma alteração, salvará essas informações em seu banco de dados. Além de dar apoio aos funcionários, servindo como assistência no material didático ele também terá como uma de suas funções tecnológicas a opção TI digital, o Robô Cleiton FII fara todas as intervenções necessárias no computador dos professores. Compreendemos que os dois projetos trarão mais acessibilidade a todos envolvidos na escola e fará com que o aluno se torne ainda mais protagonista dessa rede de conhecimento.
Palavras-chave: Inteligência artificial, conhecimento, robô, escola.
Integrantes: Cristhian Kirsch, Karla Cristina Pereira dos Santos, João Vitor Silva
Ferreira, Enzo Nogueira, Karoline Dourado, Isabela de Freitas Bem, Mariana de
Oliveira Hermes, Emily Elizabeth Marcelino Silva,
Beatriz Zanini Brezolin, Thaynara Souza Caetano, Geovanna Machado, Milena
de Souza Cipolatto, Maria Eduarda Gonçalo Gomes Reis, Clara dos Santos
Brotas, Heloisa Alcantara Rios de Almeida, Laura Pelisser Novais, Blenda
Mendes S. Nascimento, Caroline Vitoria Zanella, Clara Vitoria, Davi Medeiros
Araújo, Davi Pacheco Falcão, Douglas Freire, Gabriela Célio, Iasmin Nogueira
Rocha, João Marcos Dourado da Silva, João Pedro Marçal, João Pedro Ferreira,
João Vitor S. Macêdo, Júlia de Moraes Lima, Kaio Soares Gomes, Kauê S. dos
Santos, Lara Graziela B. Inacio, Lucas Cardoso dos Santos, Maria Eduarda
Ribeiro Reis, Marianne Fidelis K., Rodrigo Novais, Samuel Teixeira de Andrade
Moreira, Thais dos Santos Fachini.
Orientadores: Kássio Defensor e Rosineide Queiroz
RESUMO
Inteligência Artificial – IA, é o uso da ciência da computação que faz um
dispositivo raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Ela
pertence ao ramo da ciência e da informática e seu objetivo é fazer com que a
máquina se torne inteligente, e através da tecnologia nos
traga inúmeros benefícios, tais como: solução de problemas, inovação,
repetição, rápida comunicação, etc. Porém, pode apresentar
algumas desvantagens, como: o custo financeiro, não possuir habilidades
cognitivas para desenvolver a criatividade como o cérebro humano, além
da necessidade de pessoas especializadas na área. Imaginemos todo esse
aparato tecnológico a serviço das pessoas que por alguma razão perderam seus
movimentos, como artistas e atletas. De um lado, imaginemos o lendário
pintor Pierre-Auguste Renoir e o escultor brasileiro Aleijadinho, que perderam
seus movimentos das mãos. Do outro, o jovem Alan Fonteles, que com o uso de
próteses nas pernas, pôde chegar à conquista do ouro nas paraolimpíadas em
2012. Nesse estudo, apresentaremos alguns casos de pessoas que vem se
destacando e superando seus próprios limites, e como a Inteligência Artificial
pode melhorar a qualidade de vida de quem necessita de uma prótese de custo
acessível, artigos sensoriais que pudessem agir no sistema neurológicos
permitindo o ser humano externar seu pensamento, sentimento. Os estudos
continuam num processo acelerado em busca de respostas para facilitar a vida
das pessoas deficientes que precisam continuar suas atividades e trabalhos.
Palavras-chave: Ciência, Criatividade, Inclusão.
Integrantes: Guilherme Battisti, Filipe Augusto Quaresma, Ana Clara Figueiredo, Maria Eduarda Oliveira, Lara Maria De Jesus, Lazaro Domingues, Alice Stefane Santos, Wendel Kaillan Santos, Victor David Mendes Dos Santos, Maria Eduarda De Souza, Livia Medeiros Alves, Lavínia Vieira Macedo, Rejane Oliveira, Anna Loyse Oliveira, Matheus Ribeiro Mognon, Keylla Sinara Pache, Ana Luiza Alburquerque, Camila Souza, Roberto Sousa, Fernanda Silveira, Tatiely Barreto, Felipe Miguel De Almeida, Laisa Araujo Silva, João Pedro Toledo, Kaiky Soares, Ana Luisa Silva Cavalcante, Mauricio Klinkoski, Nadson Kauã De Souza, Laura Helena Capra, Rafaela Wendler, Daina Batista Ronssoni, Eduarda Albuquerque, Maria Clara De Santana
Professor: Carlos Alberto Magalhães Correia
Tecnologia capaz de modificar DNA, ilegal até onde?
O DNA é um tipo de molécula, presente em todos os seres vivos, que carrega todo o material genético de um organismo. A capacidade de alterá-lo através da edição de genes promete revolucionar a medicina, mas traz também novos questionamentos morais e éticos. A edição genética pode desenvolver novas terapêuticas, organismos-modelo para pesquisa biomédica de base, entre outras aplicações. A tecnologia "prime editing", espécie de "editor de texto genético", capaz de reescrever o DNA com precisão funciona como processadores de palavras, capazes de procurar por um alvo entre as sequências de DNA e substituí-lo. Como a vasta maioria das doenças genéticas são resultado de tipos de mutação que podem ser corrigidos pelo 'prime editing', o método deve ser útil em terapias no tratamento. Outra tecnologia é a CRISPR (Clustered Regularly Interspaced), que possui a capacidade de alterar sequências específicas do DNA, capaz de cortar e introduzir mudanças no genoma de um organismo. Por conta dessas propriedades é vista quase que como a esperança para a cura e tratamento de muitas doenças, embora ainda não foram liberados os testes em humanos. Cientistas buscam determinar os riscos das tecnologias nas modificações do DNA, e assim surgem posicionamentos divergentes, condenando a edição genética, enaltecendo-a ou recomendando cautela em sua execução. As pesquisas suscitam controvérsias sobre a aceitabilidade e os efeitos da manipulação do DNA humano. Debates têm se estabelecido nos meios de comunicação e na literatura científica, problematizando implicações científicas, éticas e sociais desta prática.
Palavras-chaves: DNA; Tecnologia; Doenças; Ética
Projeto da Turma 2: Assistente Emocional
Alunos: Arthur Fernandes Centenaro, Brunna Vitoria
Soares de Carvalho, Daniel Vieira Gonçalves, Esther
Irmes Almeida Faria, Gabriel Amaral Braga Caravieri,
Gabriel Silva, Laura Mathias, Gustavo dos Santos
Oliveira, João Emanuel dos Santos e Souza, Kaio Ferreira
Alves, Lauren Eloá Weber Meier, Lorenzo Théo
Fernandes De Santana, Lucas Jhuan Pelissari Da Silva,
Rebeca Tognini, Thaís Samara Oliveira Campos.
O que é o projeto A.E?
O projeto Assistente emocional é um aplicativo que vem com o
objetivo de ajudar pessoas com problemas psicológicos, emocionais e
possivelmente até em problemas cerebrais. É um app que utiliza uma
inteligência artificial para “conversar” e orientar pessoas com
problemas definidos de formas bem específicas, essa aplicação
acabou vindo basicamente para ajudar no setembro amarelo, e nós
esperamos que ele venha impedindo uma alta porcentagem de
suicídios, já que é o principal foco e objetivo do setembro amarelo. O
aplicativo funcionará da seguinte forma: Quando você o acessar, você
precisará colocar seus problemas psicológicos ou emocionais e como
dizemos, talvez até cerebrais e ele irá sugerir ideias ou te direcionar a
um link em que haverá a ajuda para a sua situação, dessa forma,
facilitando o uso. O aplicativo em si é um orientador virtual. No geral,
a aplicação é realmente simples, e bem funcional, se por ventura
alguém não tiver celular, será disponibilizado um app, para Windows,
e até mesmo um site a inteligência artificial (I.A) pode ser muito bem
utilizada neste app, relativamente parecido ao Google Assistente, já
que é mais um app “motivacional” e sugestivo, do que um robô com
“sentimentos”. No entanto, por ser uma inteligência artificial, o
aplicativo dá uma quantidade diversa de possibilidades e ideias, como
o nome do projeto diz, auxilia a pessoa com seus respectivos
problemas, logo, achamos que essa ideia fosse ser bem eficiente.
Obs.: Ele não substitui um profissional psicólogo.
Palavras chaves: Saúde, tecnologia, assistente e emoção.
6ºA- Deivit Hualquer da Silva, João Guilherme Moreno, Nathieli Silva
Pereira, Rian Vinícius Nascimento Lima, João Miguel Toniazzo
6ºB- Gabriel Eraldo Oliveira da Silva, Matheus Nascimento Maciel,
Matheus Nishimoto Araújo dos Santos, Heitor Luis Colli Silveira, Pedro
Henrique Carvalho Gomes
9ºA-Luis Henrique Ferreira Loss, Jair Ribeiro da Silva Junior, Getúlio da
Silva Mota, João Vitor Souza Figueirêdo
Orientador: José Vitor Dourado
O SMARTMED será uma pulseira que fará a monitoração da
pressão arterial, batimentos cardíacos e temperatura corporal,
caso algo anormal seja detectado o usuário será alertado,
dependendo da gravidade da situação, familiares ou o pronto
socorro serão avisados. Em segundo plano servirá como uma
forma das pessoas deixarem as redes sociais usadas atualmente
(Instagram, Twitter, facebook, etc.), será um dispositivo de
comunicação (todos os comandos dados pelo usuário serão
efetuados pela IA do aparelho). O projeto tem como objetivo ajudar
no combate a doenças cardiovasculares e diminuir o uso das redes
sociais, algo que vem afetando bastante os jovens, causando
problemas como baixa autoestima, insatisfação pessoal e
depressão. Assim podendo melhorar muitas vidas. E esse aparelho
pode ser usado para todas as idades. bastante para criar um bom
projeto, pesquisamos sobre o assunto para as ideias fluírem,
buscamos trabalhar na área da saúde, refinamos nossas ideias até
chegarmos ao atual projeto, criamos o designer da pulseira e
fizemos a edição do vídeo para a apresentação. A falta de
comunicação, por conta da quarentena, foi algo que dificultou
bastante na elaboração do projeto, porém conseguimos criá-lo e
acreditamos que seja algo possível. Em ajudar várias pessoas com
o seu dia a dia.
Allana Dourado da Silva , Ana Laura dos Santos Clara, Anny Karoline de Magalhães Borges Arthur Teixeira Damázio, Aliphi dos Santos Pereira, Bianca da Silva Gomes , Danielly Borges de Lima , Glenda Fernandes Gomes , Gustavo Henrique Souza Soares, Iasmin Trajano de Miranda, Ingrid Oliveira Lima , Julhia Ferreira dos Santos , Kayke Cezar Ferreira Sellini, Nailla Delgado Modes , Rafaella de Matos Santos , Renata Paredes dos Santos Soares Filha , Vinicius Dias Santos Marinho e Yure Durks dos Santos.
Professora Orientadora: Deborah Tatiane Loiola da Silva Dourado.
RESUMO
A Inteligência Artificial (I.A) começou no ano de 1943 e desde seu surgimento, o processo de evolução foi acontecendo. Não um acaso que em 1958 surgiu a linguagem de programação LISP, usada até hoje em tantas coisas. 1964 nos trouxe o primeiro chat boot chamado: Eliza que conversava de forma automática. No ano de 1969 foi criado o shekel, primeiro robô que incluía mobilidade na fala e certa autonomia de ação.
Diante do processo de evolução da I.A, desde seu surgimento até o momento presente, assim como suas prováveis evoluções para o futuro próximo, nasceu uma necessidade de aprofundarmos ainda mais sobre esse assunto tão importante, principalmente no que se diz respeito às profissões do futuro. Pelo fato de sermos estudantes e pensarmos nas atuações profissionais que seguiremos, estruturamos esse projeto em uma linha de pesquisa que traçasse o passado, presente e o futuro da I.A.
Dessa forma, iniciamos uma pesquisa coletiva, para maior conhecimento da inteligência artificial que tanto nos envolve no nosso presente. Realizamos esse projeto através de filmes (A.I, Upgrade, Alita), além de vídeos históricos e informativos, e obtivemos vários aprendizados, não esquecendo também dos principais aplicativos que tanto usamos no dia a dia em consequência da I.A.
Depreendemos das observações, discussões e debates, que a inteligência artificial de fato ainda está em evolução, o que nos confirma a necessidade de sabermos quais profissões deixaram de existir, como também as que existirão. Concluímos que, muitas dessas, jamais ouvimos falar, o que torna esse projeto de fato, necessário.
Palavras chaves: Inteligência artificial, profissões e futuro.
Alunos: Ianara Leite Dos Santos; Jonas Oliveira Fischer; José Matheus da Silva Santos; Lucas Pires Leite; Maria Laura Maciel Cruz; Matheus Frare; Thallita Souza; Emanuelly Aline Bruschi e Silva; Camila Brito Guedes; Ana Luiza Soares de Araújo; Ana Beatriz Janjar Costa; Alessandra Trento
Conhecimento ao Seu Alcance
Eventualmente é muito difícil encontrar jovens que se interessem por completo nos estudos, nesse sentido, o intuito é fazer que os estudos se tornem mais agradáveis e dinâmicos. Dessa forma, é exatamente isso que o Conhecimento ao seu alcance proporciona, jogos didáticos, paródias, mapas mentais para o estudo, além de indicações de filmes e documentários para auxiliar no aprendizado. Desenvolvemos o projeto por meio de plataformas digitais, já que é um recurso muito utilizado, e queremos atingir o maior número de pessoas possíveis para que possam ser incentivadas a estudar, e assim ajuda-las. Para que seja mais fácil o uso da plataforma, haverá uma inteligência artificial norteando os alunos e apresentando os modelos de estudos mais usados e conexões de conteúdos a disciplinas, por exemplo, ele quer estudar usando mapas mentais em probabilidades, o sistema mostrar varias opções que foram criadas tanto para matemática como para outras disciplinas. Olhando pelo modelo de ensino que temos, geralmente os estudantes acham muito cansativa e desgastante, com uma plataforma de ensino interagindo com o usuário, que utiliza a inteligência artificial como forma de interagir, mostrando a ele um pouco sobre o novo ensino médio, que busca uma interação entre todas as disciplinas pode ajudar-los a compreender melhor os conteúdos. Portanto, nosso objetivo é fazer com que alunos estejam mais motivados nos seus estudos, pois quem gostamos de estudar o que compreendemos.