Bárbara de Araújo Assis (Grupo de Pesquisa em História do Brasil - UMBU, 3ª Série A)
Maria Eduarda Moura Fraga (Grupo de Pesquisa em História do Brasil - UMBU, 3ª Série B)
Orientador: Prof. Dr. José Pacheco dos Santos Júnior (Grupo de Pesquisa em História do Brasil – UMBU)
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Este projeto busca contemplar a influência da mineração inglesa e do sindicalismo italiano, no Rio Grande do Sul, a partir da imigração ocorrida no começo da industrialização e exploração carbonífera no referido estado, mais especificamente na região de São Jerônimo, na mina de Arroio dos Ratos, entre o final do século XIX e o começo do século XX. A partir desse contexto, buscou-se identificar e analisar a introdução das técnicas estrangeiras de mineração, no Brasil, e os impactos que tiveram na configuração do trabalho dos mineiros gaúchos. Para isso, as fontes históricas utilizadas, nesta pesquisa, foram, essencialmente, jornais operários. Neles, encontram-se a ótica do minerador diante das companhias exploradoras, além de informações que versam sobre a construção dos movimentos grevistas e sindicais anteriores à Consolidação das Leis do Trabalho, no governo Vargas, em 1943. Nesse sentido, o projeto tem como principal objetivo investigar as nuances do movimento operário no Rio Grande do Sul, as conexões com as ideias e técnicas oriundas da Inglaterra, a influência do sindicalismo da Itália, assim como a imprensa que contemplou as suas demandas.
Palavras-chave: Mineração; Carvão; Rio Grande do Sul; Inglaterra; Itália.
Ana Clara Pinheiro de Almeida (Grupo de Pesquisa em História do Brasil - UMBU, 3ª Série B)
Mariana Santos Oliveira (Grupo de Pesquisa em História do Brasil - UMBU, 3ª Série B)
Orientador: Prof. Dr. José Pacheco dos Santos Júnior (Grupo de Pesquisa em História do Brasil – UMBU)
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
As crises sanitárias atingem distintos âmbitos sociopolíticos afetando a qualidade de vida da população. Cita-se, como exemplo, a Peste Bubônica: doença provocada pela bactéria Yersinia pestis, cujo principal vetor de transmissão são os ratos. Quando tal enfermidade aportou e disseminou-se em São Paulo, no final do século XIX e começo do século XX, a necessidade de investimento, em uma instituição destinada ao desenvolvimento de estudos e ao conhecimento acerca dessa patologia, tornou-se medular. Dessa forma, a partir da perspectiva epistemológica da História da Medicina no Brasil, este projeto busca compreender o desenvolvimento do Instituto Butantan. Através disso, buscou-se identificar e analisar os documentos históricos referentes à citada instituição, particularmente a coleção especial de publicações do pesquisador Vital Brazil. Como percurso metodológico, procedeu-se à decodificação, leitura e fichamento dessa documentação. O projeto visa, nesse sentido, investigar como esta instituição promoveu e influenciou o processo de imunização da população de São Paulo, pontuando questões sociais, econômicas e políticas, no limiar do século XX.
Palavras-chave: Imunologia; Vital Brazil; Peste Bubônica; Instituto Butantan; Crise sanitária.
Vitória de Jesus Santos Costa (Grupo de Pesquisa em História do Brasil - UMBU, 3ª Série D)
Welison Nascimento Meira (Grupo de Pesquisa em História do Brasil - UMBU, 3ª Série D)
Orientador: Prof. Dr. José Pacheco dos Santos Júnior (Grupo de Pesquisa em História do Brasil – UMBU)
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O presente projeto analisa a autobiografia de Mahommah Gardo Baquaqua, que foi trazido para o Brasil como escravo no início do século XIX quando o tráfico transatlântico de escravos já havia sido proibido no país. A priori, seu livro faz uma análise de como era sua vida e suas percepções, sua cultura e sua etnicidade. Nesse sentido, a pesquisa se justifica pela ausência de conteúdos voltados para a história africana nos livros didáticos, grandes personalidades como Dandara dos Palmares, Mahommah Gardo Baquaqua, Tereza de Benguela, Tia Ciata e Abdias Nascimento não são citados ou devidamente estudados pelos materiais didáticos. Como fonte de pesquisa, optou-se pela leitura e análise de documentos que abordassem a trajetória de Baquaqua, como os textos: “Identidade e a Miragem da Etnicidade – A Jornada de Mahommah Gardo Baquaqua para as Américas” (2002) do historiador canadense Paul Lovejoy, o texto de Marcus Carvalho, com o título “O desembarque nas praias: O funcionamento do tráfico de escravos depois de 1831” e “Escravizado, mas não subjugado: a autobiografia de Mahommah Gardo Baquaqua” (2015), de Fabiana Silva, publicado no XXVIII Simpósio Nacional de História. Por fim, a pesquisa visa investigar os mecanismos de resistência empreendidos por Mahommah Gardo Baququa, entre a África, Brasil e os Estados Unidos, de 1830 a 1847.
Palavras-chave: Mahommah Gardo Baquaqua; Escravidão; Resistência.
Ana Clara Borges (1º Série A)
João Paulo Alves (1º Série A)
João Vítor de Souza (1º Série A)
Jonathan Amaral (1º Série A)
Lara Mel Abreu (1º Série A)
Nauan Nilton (1º Série A)
Pablo Silva (1º Série A)
Roberth Almeida (1º Série A)
Roberth Kallil (1º Série A)
Rodrigo Alves (1º Série A)
Rodrigo Nascimento (1º Série A)
Thiciane Mangueira (1º Série A)
Tiago Dantas (1º Série A)
Vanessa Rosa (1º Série A)
Orientador: Prof. Dr. José Pacheco dos Santos Júnior
Escola SESI Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - Bahia
RESUMO
As mulheres estão, cada vez mais, presentes no agronegócio mundial. Exemplos disso são as posições de Presidente e Vice-Presidente do Núcleo Mulheres do Agro Oeste da Bahia: Suzana Viccini e Neuza Brugnera. Em entrevista concedida ao portal Notícias Agrícolas (2020), elas revelaram que uma das principais ações é a campanha “algodão que aquece”, uma amostra do destaque sobre a participação feminina no comando de empreendimentos no primeiro setor da economia. De acordo com o censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2018, 194.533 mulheres chefiavam estabelecimentos rurais na Bahia. Contudo, em relação à presença feminina no setor, os números mostram que elas constituem apenas 25,6% dos 760.373 produtores recenseados na Bahia. Desse modo, a problemática levantada baseia-se na seguinte questão: no cenário do agronegócio baiano, por que o público feminino ainda configura um grupo minoritário em relação aos homens? Como hipóteses, conjecturam-se dificuldades de acesso a financiamentos, como também a existência e o peso de fatores culturais que associam as mulheres ao espaço doméstico. Nessa perspectiva, este projeto consiste em analisar, através de dados estatísticos, entrevistas e bibliografia, os espaços e a importância do protagonismo feminino no agronegócio da Bahia, assim como compreender os seus desafios e tabus.
Palavras-chave: Agronegócio; Mulheres; Bahia.
Thainá de Deus Lima
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia – Lintec
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O estudo trata da investigação das modalidades de ensino híbrido, compreendendo a necessidade do Sistema Educacional Brasileiro, de acompanhar as transformações tecnológicas cotidianas ao seu público. O objetivo principal é explorar as vertentes didáticas do ensino híbrido. Os objetivos específicos são: incentivar o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem, de modo que o professor seja evidenciado como mediador; observar mecanismos para ambientar o corpo docente à referida modalidade; mensurar e mapear os resultados da ressonância da pesquisa, a partir da aplicação do objeto de estudo. A metodologia é quali-quantitativa, e possui seu locus de pesquisa a Escola Sesi Anísio Teixeira, onde foram feitas simulações com intuito de obter ressonâncias de como seria a aplicabilidade das diversas modalidades de ensino híbrido, e seus resultados. Os resultados parciais, a partir da análise do questionário-filtro e entrevista com a docente, mostra que a docente possui afinidade com as ferramentas tecnológicas na sala de aula e acredita que esses recursos são importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, nota-se os encaminhamentos para a introdução do modelo de ensino híbrido no Sistema Educacional Brasileiro.
Palavras-chave: Ensino híbrido; Tecnologia; Protagonismo do aluno.
Lucas Pessoa Figueredo da Silva
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia – Lintec
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O estudo trata da leitura das obras do literato Machado de Assis e tem como objetivo principal incentivar o interesse, capacidade de leitura, ampliação e entendimento, pelos alunos da 2ª e 3ªs séries do Ensino Médio, das obras literárias Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Os objetivos específicos são criar e mediar um grupo de estudos de alunos-leitores com foco nas obras literárias; fazer com que os alunos-leitores compreendam as obras citadas, já que os alunos-leitores realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as provas dos mais variados vestibulares e, ainda, promover possibilidades para que os alunos-leitores possam realizar as avaliações oficiais com mais desenvoltura, domínio e aptidão da Literatura Brasileira do século XIX. A metodologia é quali-quantitativa e possui seu locus, a Escola Sesi Anísio Teixeira, onde foram inscritos quatro alunos para integrarem o grupo e responder aos questionários, os quais são instrumentos da pesquisa. Por fim, os resultados mostram que apenas 4 dos 16 alunos previstos escolheram participar do grupo de alunos leitores o que comprova que grande parte dos sujeitos não têm afinidade e, consequentemente, conhecimento sobre o escritor e suas obras. No entanto, os alunos que se propuseram a participar passaram a ter alto nível de cognição sobre os livros e a importância do escritor, além de apresentarem 70% de proficiência acerca do tema proposto.
Palavras-chave: Machado de Assis; Alunos-Leitores; Exame Nacional do Ensino Médio.
Isabela Silva Menezes Santos
Yanca Maria Moreira Araújo
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O estudo aborda a influência dos responsáveis no ambiente escolar e suas ressonâncias no desempenho escolar do aluno e como as intervenções familiares podem colaborar positivamente no desenvolvimento do sujeito discursivo aluno (MODL, 2015a; ROCHA, 2018). O propósito primordial é promover e propiciar intervenções nos contextos familiares, afim de melhorar a presença dos pais e/ou responsáveis na trajetória acadêmica do aluno. O objetivo específico é eleger e implementar estratégias em prol do sucesso do aluno do ensino médio regular. Justifica-se que o âmbito, no qual o sujeito está inserido, agrega saberes e construções de personalidades, que reflete em seu desenvolvimento no contexto escolar, assim, partindo do pressuposto de que a educação não ocorre de maneira isolada e sim, com um efetivo acordo entre a escola e a família, tem-se a tríade: alunoescola-responsável. O estudo está pautado nos escritos de Lopez (2016) e Lima (2019) que tratam dos desafios e as perspectivas da relação escola/família e, ainda, de Vygotsky (1998) e Piaget (1991) que explanam as implicações da presença dos responsáveis no desempenho escolar e na formação social do aluno. A metodologia é qualiquantitativa, e possui seu locus de pesquisa a Escola Sesi Anísio Teixeira, onde serão feitas observações e ponderações com a amostragem de pesquisa com o desígnio de implementar estratégias e de estimular e motivar a reciprocidade dessa relação. Por fim, espera-se encontrar a melhor forma de introduzir essas estratégias no ambiente escolar e atingir os resultados que possam cooperar para o contexto onde a pesquisa será realizada.
Palavras-chave: Escolarização; Responsáveis; Alunos; Desenvolvimento Escolar.
Thamires Silva Ramires
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia – Lintec
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O estudo aqui trata-se de uma plataforma adaptativa conhecida como Geekie cujo principal objetivo é agregar na qualidade de ensino do estudante e, assim auxiliar nas técnicas de avaliação dos professores. O objetivo geral é Demostrar de que maneira a plataforma adaptativa Geekie auxilia no processo de desenvolvimento escolar do aluno do ensino médio regular. Os objetivos específicos são: Comprovar o alcance de melhores resultados com o uso da plataforma adaptativa Geekie e em relação aos professores; denotar como a ferramenta auxilia o professor no processo de avaliação do aluno. A metodologia é quali-quantitativa, e possui seu locus de pesquisa a Escola Sesi Anísio Teixeira, sendo que os sujeitos da pesquisa é um professor e quatro alunos da 3ª série do Ensino Médio. Por fim, espera-se encontrar os resultados que podem contribuir para o contexto onde uma pesquisa será realizada.
Palavras-chave: Geekie; Professor; Aluno
Alana Oliveira (1ª série C)
Amanda Stein (1ª série C)
Ana Clara Ribeiro (1ª série C)
Ana Luiza Cardoso (1ª série C)
Ana Luíza Rios (1ª série C)
Caio Viana (1ª série C)
Dimitri Alves (1ª série C)
Emanuele Meira (1ª série C)
Henrique Oliveira (1ª série C)
Ian Breno Ribeiro (1ª série C)
Julia Xavier (1ª série C)
Larissa Borges (1ª série C)
Letícia de Albuquerque (1ª série C)
Luis Gustavo Costa (1ª série C)
Maria Eduarda Luz (1ª série C)
Maria Luiza Bomfim (1ª série C)
Mariana Jardim (1ª série C)
Milena Almeida (1ª série C)
Natália Caroline (1ª série C)
Orientadora: Kalline Stefani Dias de Oliveira Brito
Orientadora: Tamires Cristina da Silva Ribeiro
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
A atividade milenar da agricultura vem passando, ao longo de sua história, por muitas transformações, sendo alvo das inovações tecnológicas. Dessa forma, observa-se a tecnologia como dispositivo auxiliador para os agricultores e profissionais do ramo no que tange a contabilidade de produção e os lucros que serão gerados. A presente pesquisa tem como objetivo informar e auxiliar os profissionais atuantes na agricultura com um novo instrumento de apoio aos cálculos e rendimentos relativos aos produtos agrícolas, pensando nos problemas já existentes como, por exemplo, a falta de equilíbrio entre o custo da produção e o valor a ser estabelecido para a venda. Para ajudar o agricultor com a contagem da produção em determinados períodos e o valor MOSTRA STEAM a ser estabelecido para a venda, será construído um site na plataforma do Google, contribuindo assim, na área financeira e profissional do indivíduo, de forma online. Neste ensejo, o acesso à referida ferramenta deve contribuir com os agricultores e consequentemente com a sociedade, para que benefícios justos e viáveis venham fazer parte da vida dos produtores, como também dos consumidores.
Palavras-chave: Agricultura; Contribuição; Inovações tecnológicas.
Alexandre Maciel (1ª série C)
Ana Beatriz Tamburi (1ª série C)
Ana Luiza Botelho (1ª série C)
Ana Luiza Vasconcelos (1ª série C)
Arthur Ribeiro (1ª série C)
Dimitri Alves (1ª série C)
Eric de Almeida (1ª série C)
João Pedro Teixeira (1ª série C)
Kainan Prates (1ª série C)
Lara Elen Carvalho (1ª série C)
Lara Vitória Rocha (1ª série C)
Luiza Meira (1ª série C)
Luna Gonzaga (1ª série C)
Marcos Vinicius Sampaio (1ª série C)
Maria Eduarda Amaral (1ª série C)
Maria Eduarda Amorim (1ª série C)
Maria Elis Costa (1ª série C)
Mariana Costa (1ª série C)
Natalia Caroline (1ª série C)
Sandriny Gomes (1ª série C)
Orientadora: Kalline Stefani Dias de Oliveira Brito (1ª série C)
Orientadora: Tamires Cristina da Silva Ribeiro
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Este texto consiste na demonstração acerca da pesquisa EcoCDA, que possui como principais objetivos solucionar o problema da falta de fiscalização no setor de produção da cana-de-açúcar e conscientizar a população a respeito desse fator. É importante evidenciar que o Brasil é um país em desenvolvimento econômico e social e que, por falta de responsabilidade governamental, não distribui verbas e não auxilia os setores da agricultura e produção, os quais encontram-se negligenciados. Destaca-se a importância de maiores investimentos nesse campo de produção, de tal forma que a fiscalização seja efetiva. Esse processo de mudanças pode se iniciar com uma parceria entre o Governo Federal e o Ministério da Agricultura, Pecuária e MOSTRA STEAM Abastecimento (MAPA), os quais devem promover campanhas informativas de alcance majoritário. Além do mais, o grupo EcoCDA pretende apresentar soluções para os fatores que permeiam a carência de fiscalização no setor que produz canade-açúcar, além de manter a população ciente, por meio de um site informativo. Isto posto, visa-se o incentivo ao investimento, à fiscalização e preservação dos canaviais. Espera-se, por tanto, que os direitos sejam garantidos, consequentemente, contribuindo para o PIB do país.
Palavras-chave: Cana-de-açúcar; Fiscalização; Produção
Amanda Santos Prates da Silva (8º ano B)
Anna Laura Rocha Freire (8º ano B)
Arthur Emanuel da Silva Sousa do Rez (8º ano B)
Arthur Nascimento de Jesus (8º ano B)
Arthur Oliveira da Silva (8º ano B)
Crisnanda Cerqueira Santos (8º ano B)
Davi Paes Tavares Sampaio (8º ano B)
Felipe Trindade Magalhaes (8º ano B)
Gustavo Cordeiro da Cruz (8º ano B)
Gustavo dos Santos Leal Silva (8º ano B)
Indyara Alves Santos Camara (8º ano B)
Isabely Farias Rocha (8º ano B)
Jade Cardozo de Almeida (8º ano B)
Lanna Rocha Fonseca (8º ano B)
Lavignia Campos Silva Chaves (8º ano B)
Lucas Santos Oliveira (8º ano B)
Lucas Santos Rocha (8º ano B)
Luiz Gustavo Caires Lisboa (8º ano B)
Marcus Vinícius Marques Pereira de Souza (8º ano B)
Maria Eduarda Oliveira Campos (8º ano B)
Maria Eduarda Santos Silva (8º ano B)
Maria Vitória Nolasco Lacerda (8º ano B)
Rebeca Fonseca Couto (8º ano B)
Samuel Lacerda de Sousa (8º ano B)
Samuel Nascimento Penera Moitinho (8º ano B)
Sara Gabrielli Nascimento Penera Moitinho (8º ano B)
Victor Lopes Moura (8º ano B)
Orientadora: Camila Moreira Santos
Orientadora: Naianna da Silva Leite Oliveira
Orientadora: Quesia de Oliveira Meira
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Sabe-se que o professor é um importante ator do/no processo de ensino e de aprendizagem, figura essa que tem sido ainda mais essencial no atual contexto de pandemia gerada pela Covid-19, em que o docente teve de associar ensino à tecnologia, mesmo que, em muitos casos, não soubesse como fazê-lo. Diante dessa MOSTRA STEAM problemática, tendo em vista os docentes que não foram capacitados ao novo modelo de ensino, seja ele híbrido ou remoto, foi ofertado, neste projeto, por meio da criação de um site, oficinas de curta e de longa duração gratuitas a professores de uma escola pública de Vitória da Conquista - BA, no afã de potencializar a prática desses profissionais, letrando-os tecnologicamente e contribuindo para a superação dos eventuais desafios que possam aparecer para o educador do século XXI, objetivos que, felizmente, foram alcançados. Nessa investigação, além da referida oficina, foi aplicado um questionário, no Forms, para que fosse possível conhecer o perfil docente dos respondentes, bem como o seu nível de intimidade com as plataformas digitais. Finalmente, o projeto se fez salutar por ter sido viável conhecer diferentes realidades e pela possibilidade de se ter compreendido a importância de promover o letramento digital docente frente às demandas atuais que, certamente, impactam o chão da escola.
Palavras-chave: Vitória da Conquista; Letramento do professor; Tecnologia; Educação
Ana Carolina Teixeira Freire (1ª Série A)
Ana Clara Maia do Vale Oliveira (1ª Série A)
Anna Luiza Nascimento Santos (1ª Série A)
Bianca Santana Teixeira Novais (1ª Série A)
Clara Sabino Oliveira Cunha (1ª Série A)
Davi Nascimento de Jesus (1ª Série A)
Ester dos Santos de Araujo (1ª Série A)
Esther da Silva Abreu (1ª Série A)
Késia Rocha Santos (1ª Série A)
Luana Santana Teixeira Novais (1ª Série A)
Maria Eduarda Regis Flores (1ª Série A)
Marilia da Silva Matos (1ª Série A)
Pedro Henrique Silva de Araujo (1ª Série A)
Pedro Lucas Cordeiro Amaral (1ª Série A)
Rebeca Patez Rocha (1ª Série A)
Sthefane Gondim Luz Novais (1ª Série A)
Thainá Araujo Salgado (1ª Série A)
Orientador: Prof. Dr. José Pacheco dos Santos Júnior
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O presente estudo é consequência do projeto NordeSTEAM desenvolvido no início do ano letivo de 2021 pela Escola SESI Anísio Teixeira e trata sobre os percalços e possíveis soluções relacionadas à inserção de mulheres no âmbito científico. Tendo em vista que até 2020, este grupo representava menos de 30% dos pesquisadores do mundo, de acordo a ONU, urge a necessidade de viabilizar mecanismos de enaltecimento da ciência feminina no Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a influência da premiação “Meninas na Ciência Chico Rei” no processo de valorização feminina no ambiente científico. Justifica-se que a existência de uma premiação, voltada exclusivamente à participação de mulheres, opera como vetor para a promoção da igualdade de gênero, partindo do pressuposto de que a valorização não ocorre individualmente. A metodologia utilizada durante a realização do trabalho foi a de pesquisa bibliográfica exploratória. Por fim, espera-se que comprovando a essencialidade de tais iniciativas na área cientifica, haja um avanço no processo de democratização do acesso ao fazer ciência.
Palavras-chave: Mulheres; ciência; igualdade; valorização.
Ana Beatriz Macêdo dos Santos
Beatriz Leite Félix
João Paulo Andrade Simões
Orientadora: Jeane Quelle Alves Brito
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O desperdício de papel é um fator preocupante para o meio ambiente, acontece principalmente em empresas, que produzem uma grande quantidade de lixo que depois é descartado inadequadamente em locais impróprios, causando danos a diversas formas de vida. Tendo isso em vista, a reciclagem de papel se torna extremamente necessária, pois a mesma tem o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos despojados na natureza, a fim de auxiliar em sua preservação. Sabendo disso, está sendo desenvolvido um projeto de reciclagem de papel que tem o objetivo de produzir papéis reciclados com diferentes composições por meio de adição de substâncias que têm o objetivo de alterar sua textura da maneira desejada. Para a execução dos experimentos, são utilizados materiais de fácil acesso, o papel a ser reciclado, água, liquidificador e moldura como materiais principais, e amido de milho, alvejante, corante e perfume como materiais secundários, que serão acrescentados para realizar mudanças na textura e cor do papel produzido. O processo resume-se em manter o papel a ser reciclado submerso na água por 24 horas, levá-lo ao liquidificador pelo tempo desejado, adicionar as substâncias necessárias, colocar a polpa formada na moldura e deixar exposta ao sol. Os resultados obtidos até o momento chamaram atenção por apresentarem papéis com gramaturas mais altas, por isso, pode ser necessário reduzir a quantidade de determinadas substâncias. O próximo passo da pesquisa é o processo de branqueamento da folha de papel, que consiste na remoção da cor por meio da alteração e/ou remoção de compostos cromóforos.
Palavras-chave: Papel; Reciclagem; Sustentabilidade.
Maria Eduarda Melo
Henrique Bandeira
Dimitri Freitas
Orientador: Jeane Quelle Alves Brito
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O descarte inadequado de óleo de cozinha usado provoca sérios danos ambientais, por essa razão, organizações da sociedade civil e governos estão buscando soluções para esclarecer e mudar o comportamento das pessoas. O projeto da produção de sabão a partir de óleos residuais, tem como objetivo desenvolver e estudar uma metodologia sustentável e eficiente para melhorar a produção de sabão, em relação ao custo, qualidade e apresentar um destino mais ecológico para os óleos de frituras, uma vez que são muitas vezes descartados de foram a incorreta, podendo contaminar o solo e água, tornando este impróprio para uso, entupir tubulações e atrair animais como ratos baratas e mosquitos entre outros. O projeto empregou metodologias conhecidas a partir de estudos na literatura para desenvolver um processo viável na produção do sabão líquido com fragrância. Após análises de qualidade o sabão produzido será doado em comunidades carentes que irá ajudar na higienização das mãos em tempos de pandemia da COVID-19.
Palavras-chave: Óleo residual; Sabão; Sustentabilidade.
Bianca Andrade
João Vitor Paranaguá
Marília da Silva
Orientadora: Jeane Quelle Alves Brito
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Óleos Essenciais são substâncias contidas em plantas de origem completamente vegetal que podem ser utilizadas de várias maneiras para benefício próprio, inclusive como inseticida, isso porque cada planta apresenta um diferente tipo de óleo único e muitas são consideradas potentes inseticidas quando usadas de forma correta. O projeto extração de óleos essenciais para a produção de repelentes foi desenvolvido com objetivo principal de desenvolver repelentes caseiros e acessíveis tendo em vista o aumento de casos de dengue transmitida pelo Aedes aegypti no Nordeste e a condição financeira de muitas pessoas da região. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas sobre o assunto específico e extração de óleos essenciais, reunindo uma base teórica consistente e a obtenção de óleos de plantas com efeitos repelentes. Por fim, o presente trabalho apontou uma opção econômica e acessível para o combate a doenças transmitidas por mosquitos, em especial o Aedes aegypti, através da extração de óleos essenciais e pesquisas realizadas pela equipe.
Palavras chave: Óleos essenciais; Repelentes; Inseticidas.
Ana Júlia Santos
Cecília Tolentino
Orientadora: Jeane Quelle Alves Brito
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
A expansão de habitantes na Terra, principalmente após a Revolução Industrial, trouxe consigo o aumento descontrolado do uso de plástico e polímeros sintéticos, os quais necessitam de muito tempo para a sua completa degradação. Além disso, para a produção de tais produtos, são lançados diversos tipos de gases poluentes na atmosfera, o que coloca em evidência os danos que esses materiais causam ao planeta. Devido a isso, diversos estudos propõem a substituição do plástico artificial pelo bioplástico, constituído da combinação do amido com outros biopolímeros. Nesse contexto, com o intuito de diminuir o uso do plástico danoso, pretende-se criar um plástico biodegradável, o qual será destinado à produção de embalagens que terão o objetivo de conservar as propriedades do alimento, à base do amido de mandioca e da quitosana, cujas funções têm se mostrado promissoras. Para a realização do teste de eficácia da embalagem, foi feito um material de revestimento composto por amido de mandioca, água e gelatina sem sabor. Para a sua análise, foram mergulhadas frutas nessa mistura e depois elas foram postas em um local com temperatura ambiente por um período de 15 dias, com a finalidade de observar se o produto possuía propriedades conservativas. Ao final desse tempo, observou-se que as frutas controle apodreceram, ao passo que as que apresentavam o revestimento ficaram em ótimas condições, o que prova a eficácia do material produzido como preservador das propriedades dos alimentos.
Palavras-chave: Bioplástico; Amido de mandioca; Embalagens.
Ana Clara Pinheiro de Almeida
Filipe Oliveira Santos Gabriel
Amaral Dias Lucca Sousa Barreto
Lúcio Flávio Viana Gonçalves
Maria Eduarda Moura Fraga
Mariana Santos Oliveira
Max Gabriel Sousa Vieira
Rainne Nicolle Lima Silveira
Raquel Prado Ribeiro
Samuel do Carmo Sousa
Tarcísio Pena Filadelfo
Yuri Santos Cordeiro
Orientador(a): Jeane Quelle Alves Brito
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O nordeste brasileiro é uma macrorregião brasileira cujo o clima é em sua grande maioria o semiárido, assim, possui uma biodiversidade adaptada para as duas estações: a seca e a chuvosa. Entretanto, realizando-se uma análise histórica, conclui-se que a parcela dos seres vivos compreendidas pelos sapiens não apresentam tantas adaptações, dessa forma, na estação seca, o índice de mortalidade (infantil, principalmente) aumenta drasticamente. Além disso, percebe-se também, que a população nordestina precisa conviver diariamente com problemas respiratórios causados pela baixa da umidade e com alguns problemas psicológicos causados pelas incertezas e insegurança alimentar do período da seca. O objetivo do projeto é criar um blog com informações sobre a seca no Nordeste, o desenvolvimento de tecnologias que melhoraram a vida na região castigada pela seca, no decorrer do projeto, tais problemas serão melhor explorados e será evidenciado propostas que visem amenizar as situações vividas pelo povo nordestino.
Palavras-chave: Nordeste; Seca; Saúde.
Alan Almeida Alves
Gabriela Lemos de Oliveira
Lívia Alves Farias Luiz
Pablo Vítor Rocha Almeida
Orientadora: Jeane Quelle Alves Brito
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Já são conhecidos os problemas enfrentados pela população do Nordeste pela falta de recursos hídricos. A escassez de água explica-se em parte pelo Polígono da Seca que constitui-se em uma região geográfica definida e delimitada no Nordeste brasileiro, sendo marcado pela ocorrência do fenômeno da seca que atinge 1.348 municípios, que está inserida nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. O relevo interplanáltico compõem-se em depressões localizadas entre planaltos que desfavorecem a circulação de massas de ar úmidas e os fenômenos do El Niño e o La Niña, que provoca longos períodos de estiagem e curtos períodos de chuvas. A maioria dessas regiões ficam próximas ao mar, o que pode ser uma solução para a dificuldade no acesso a água potável. Este projeto consiste no desenvolvimento de um dessalinizador com materiais acessíveis à população. É muito importante a construção de tal mecanismo, visto que, fatores de ordem física e climática dificultam o acesso a água de qualidade. O equipamento será construído com cobertura de plástico, pedra, tira de borracha, copo e um recipiente transparente. Desta maneira, a água salinizada será destilada de maneira simples para que seja produzida a água potável e assim, tornando-se mais acessível a famílias de baixa renda da região nordestina.
Palavras-chave: Dessalinizador; Nordeste; Seca.
Isabella dos Santos Magalhães Gomes
Matheus Barreto Gil
Luiz Felipe Alves Fernandes
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha Escola
Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Este texto consiste em demonstrar acerca da construção autoral de propostas de redação nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de forma colaborativa. O objetivo geral é construir uma proposta de redação através de garimpo de textos motivadores, com o tema escolhido, de modo que faça relação com o Nordeste. Partindo do processo investigativo entre a micro e a macro história, observa-se a evidência da violência contra a mulher nordestina, com base na hostilidade e barreira estrutural encontrada na sociedade contra a posição das mulheres. Justifica-se a escolha da proposta por observar-se a ressonância dos diversos tipos de violência nos direitos da mulher nordestina. Busca-se então, demonstrar a relevância deste tema, que é de indubitável importância para a atualidade. Com os dados encontrados, elaborou-se, então, a proposta de redação, baseada na temática antes referida, a qual fez parte de um livreto de propostas, pois imagina-se que as escolhas dos autores podem ser consideradas fortes aliadas, caso o tema venha se evidenciar em uma edição do Enem.
Palavras-Chave: Violência; Mulher; Nordeste; Enem.
Anna Alice Nascimento Santos Santana
Jorge Vinícius de Jesus Bispo
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Este trabalho consiste em demonstrar acerca da construção autoral de proposta de redação nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma colaborativa. O objetivo geral é construir proposta de redação, através do garimpo de textos motivadores, com o tema escolhido, de modo que faça relação com o Nordeste. O tema escolhido, portanto, foi “Como a legalização do aborto pode influenciar no Nordeste”. O ato antes referido foi eleito por se tratar de um assunto polêmico, discutido em diversos meios. Para a produção, realizou-se pesquisas sobre a temática (prós e contras), e os índices do fato a Região Nordeste. Com os dados encontrados, elaborou-se, então, a proposta de redação baseada na temática antes referida, a qual fez parte de um livreto de propostas, pois imagina-se que as escolhas dos autores podem ser consideradas fortes aliadas, caso o tema venha se evidenciar em uma edição do Enem.
Palavras-chave: Aborto; Nordeste; Enem; Redação.
Fabrícia Astrid Parra Varjão
Glênia de Oliveira Carvalho
Sabrina Reis de Souza
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Este trabalho consiste em demonstrar acerca da construção autoral de proposta de redação nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de forma colaborativa. O objetivo geral é construir proposta de redação através de garimpo de textos motivadores, de modo que faça relação com o Nordeste. O tema escolhido, portanto, foi “Efeitos da crise da Covid-19 sobre o mercado de trabalho do Nordeste brasileiro: Como reverter essa problemática?” por ser um assunto contemporâneo, e o mercado de trabalho, que foi ainda mais afetado pelo vírus. Para a produção, realizou-se pesquisas sobre o nicho e as mudanças ocorridas devido a pandemia da Covid-19 no Nordeste. Com os dados encontrados, elaborou-se, então, a proposta de redação baseada na temática antes referida, a qual fez parte de um livreto de propostas, pois imagina-se que as escolhas dos autores podem ser consideradas fortes aliadas, caso o tema venha se evidenciar em uma edição do Enem.
Palavras-chave: Enem; Covid-19; Mercado de trabalho; Nordeste; Redação.
Evellyn Alcantara Amaral
Kauã Prates Goés Pimentel
Erick Pereira Silveira
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Este trabalho consiste em demonstrar acerca da construção autoral de proposta de redação nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de forma colaborativa. O objetivo geral é construir uma proposta de redação, através de garimpo de textos motivadores, com o tema escolhido, de modo que faça relação com a região nordestina. A temática eleita, portanto, foi "Falta de água no Nordeste", por ser um assunto já conhecido e sem soluções permanentes que ainda afeta a vida de muitos nordestinos. Para a produção, foram realizadas pesquisas sobre as problemáticas causadas pela escassez de água, bem como isso afetava a agricultura do local. Com os dados encontrados, elaborou-se, então, a proposta de redação baseada na temática antes referida, a qual fez parte do livreto de propostas, pois imagina-se que as escolhas dos autores podem ser consideradas fortes aliadas, caso o tema venha se evidenciar em uma edição do Enem.
Palavras-chaves: Água; Agricultura; Nordeste; Redação.
Juan Caio Oliveira Santos
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Este projeto tem como intuito sintetizar e apurar todos os fatores que levaram às atuais inconsistências socioeconômicas que existem no Nordeste. Por meio da análise cronológica da evolução e desenvolvimento do Brasil, podem ser encontrados pontos cruciais que levaram ao estado assimétrico da Região do Nordeste em relação às outras partes do país. Foi abordado o processo de colonização na região e também a migração de seus nativos para o Sul do país, a chegada da família Real portuguesa e seus impactos, o processo de transição da vida rural para industrial e urbanização, a intensificação do mercado de trabalho em outras regiões do país, além das medidas tomadas pelo governo para solucionar esses problemas. Após todos esses procedimentos serem realizados, o objetivo foi elaborar uma proposta de intervenção para o desenvolvimento saudável da região do Nordeste com base em suas potencialidades de crescimento e competências governamentais. Essa proposta, com base em textos motivadores é integrante do livreto de proposta que trazem a realidade do Enem para a sala de aula.
Palavras-chave: Desenvolvimento; Industrialização; Nordeste.
Lara Lima Sales
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O Nordeste é uma região repleta de cultura e diversidade, com sua culinária, suas tradições e seus diferentes sotaques. Porém, é possível observar certa discriminação para com os nordestinos por parte da população de outras regiões. Designar alguém como “baiano” ou “paraíba” num sentido pejorativo é classificado como xenofobia, ou seja, o preconceito para com aqueles que nasceram em uma região diferente daquele que profere esse tipo de discurso. Este trabalho visa atentar os leitores para a xenofobia ainda presente no cotidiano da população, mostrando evidências de que este é um problema a ser resolvido, através de proposta de redação nos padrões do Exame Nacional do Ensino Médio. Estas falácias acerca dos nordestinos estão presentes em nossa sociedade há muitos anos: na imprensa, na política e na linguagem informal, mostrando que o preconceito para com os nordestinos chega a ser tratado como item da cultura no Brasil. Fica evidente que a propagação da desigualdade se acentua com esses estereótipos, com base nas evidências apresentadas. O texto, resultado da proposta em destaque, podem estimular a superação das adversidades, fazendo do Nordeste uma região maior do que qualquer preconceito.
Palavras-chave: Xenofobia; Preconceito; Nordeste.
Ana Clara Santos Rocha
Kamile Cardoso Silva
Nicole Soares Paraguassú
Orientador: Vilmar Do Nascimento Rocha
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Este trabalho consiste em demonstrar acerca da construção autoral de proposta de redação nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de forma colaborativa. O principal objetivo é a construção de propostas de intervenção acerca do tema, no qual o mesmo tem relação com o Nordeste. O tema escolhido foi "Os caminhos para o enfrentamento das dificuldades do sertão durante a pandemia" visto que elegeu-se dar ênfase à população que mora no sertão nordestino, tendo em vista que esses cidadãos passam por bastante dificuldades e com a pandemia da Covid19, percebe-se que a situação se agrava. Para a elaboração das propostas, foram realizadas pesquisas sobre as diversas áreas que abrangem o sertão e as dificuldades que a população, que vivem nestes locais, sofrem. Com os dados encontrados, elaborou-se, então, a proposta de redação baseada na temática antes referida, a qual fez parte do livreto de propostas, pois imagina-se que as escolhas dos autores podem ser consideradas fortes aliadas, caso o tema venha se evidenciar em uma edição do Enem.
Palavras-chave: Sertão; Pandemia, Nordeste.
Ana Clara Ribeiro de Lima
Bárbara de Araújo Assis
Luise Barreto Matias da Silva
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O Nordeste é a região onde os movimentos migratórios estão mais diversificados. Este grande fluxo pode ser justificado na procura do povo nordestino por melhores condições de vida. Tal fenômeno relaciona-se à crise hídrica, um fator marcante da região, que se deve a diversas razões, como a exportação dos produtos agrícolas, a desigualdade social, a má distribuição de renda e agravantes como a seca, de modo geral, e as inundações em determinadas regiões. Nesse cenário, torna-se marcante os impactos da má distribuição hídrica na migração do povo nordestino. Tem-se como objetivo, portanto, identificar esses fatores para o desenvolvimento de repertório cultural para o projeto de proposta de redação. A pesquisa realizada teve caráter indutivo. Dessa maneira, foram feitas investigações para a elaboração do material em sites. Para a construção dos textos motivadores, foram utilizados textos verbais e verbo-visuais como cordéis, um gráfico com o tema da estiagem nordestina e pesquisas de uma página escolar da internet. Verificou-se que, por ser um problema ainda atual, é agravante que muitas das soluções não foram colocadas em prática, se tornando um impasse que perdura há muito tempo na realidade do povo nordestino. Logo, espera-se que os textos motivadores auxiliem no desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, para o público direcionado, tendo grande potencial para estratégia educacional.
Palavras-chave: Enem; Impactos; Migração; Nordeste.
Elis Santos Rocha
Gabriel de Paula Meira
Leide Hellen Silva Rodrigues
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Este trabalho consiste em demonstrar acerca da construção autoral da proposta de redação nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de forma colaborativa. O objetivo geral é construir proposta de redação, através do garimpo de textos motivadores, com o tema escolhido, de modo que houvesse relação com o Nordeste. O tema escolhido, portanto, foi “Saneamento básico e seca no Nordeste. Problema Natural ou Social?”, no intuito de tratar dessa temática que permeia a sociedade até os dias atuais, trazendo inúmeras adversidades ao contexto em que encontra-se inserido. Com os dados encontrados, elaborou-se, então, a proposta de redação baseada na temática antes referida, a qual fez parte do livreto de propostas, pois imagina-se que as escolhas dos autores podem ser consideradas fortes aliados, caso o tema venha ser evidenciado em uma edição do Enem.
Palavras-chave: Enem; Seca; Nordeste; Saneamento; Problema.
Ana Luísa Araújo Nascimento
Leonardo Fonseca Brito
Patrick de Oliveira Gomes
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo principal demostrar acerca da construção autoral de proposta de redação dos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de forma colaborativa. O objetivo específico é construir uma proposta de redação, através do garimpo de textos motivadores, com o tema escolhido, de modo que fizesse relação com o Nordeste. O tema escolhido, portanto, foi “Violência contra mulher e feminicídio no Nordeste: índices alarmantes”, a qual foi escolhida a agressão contra o indivíduo do gênero feminino por ser um assunto de extrema relevância que afeta as mulheres nordestinas. Para a produção, realizou-se pesquisas sobre o feminicídio nordestino, bem como a violência doméstica, a qual sofreu um aumento durante a pandemia. Com os dados encontrados, elaborou-se, então, a proposta de redação baseada na temática antes referida, que fez parte de um livreto de propostas, pois imagina-se que as escolhas dos autores podem ser consideradas fortes aliados, caso o tema seja uma proposta de texto dissertativo-argumentativo em uma edição do Enem.
Palavras-chave: Feminicídio; Violência contra mulher; Nordeste; Redação.
Ana Clara Oliveira Nunes (1 Série D)
Nicoli da Silva Ribeiro (1 Série D)
Orientador: Jonas Filho
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
A cultura popular nacional está passando por redefinições que tendem a acompanhar as transformações do contexto sociocultural brasileiro. A tecnologia, por sua vez, é um dos instrumentos mais importante para se trabalhar a cultura. É de fundamental importância e está ajudando muito mais a salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro. Com o intuito de imortalizar duas das mais importantes festividades nordestinas, apresenta-se primeiramente o Reisado: de origem egípcia, considerada uma festividade profana religiosa. Na Europa foi adotada, inicialmente, pelos romanos em 25 de dezembro. No modelo europeu, os Reisados eram compostos por cantores e dançarinos que apresentavam os autos com a temática natalina. Por outro lado, no modelo brasileiro foram inseridos personagens como os Reis Magos, as Pastoras, o Anjo, a Estrela, a Rainha Rica, a Rainha Pobre e os dois cordões em que participam os brincantes do Reisado. A outra festividade se denomina como Festa do Senhor do Bonfim, que foi introduzida no Brasil no século XVIII por um capitão português. A Igreja do Senhor do Bonfim foi construída no século XVIII, quando a imagem do santo foi trazida para a cidade de Salvador. A festa inicia-se na quintafeira que antecede o segundo domingo posterior ao Dia de Reis. Portanto, pensando em proteger essas festas do desaparecimento ao longo das gerações, surge a ideia da produção de um site interativo com fotos, vídeos, apresentações já produzidas, documentários a respeito de cada assunto. Há uma ideia adicional de produzir uma página no Instagram para tornar a ideia mais acessível e interativa.
Palavras-chave: Tecnologia; Reisado; Bonfim.
Ana Clara Oliveira Nunes
Nicoli da Silva Ribeiro
Orientador: Jonas Filho
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Por todo o país há exemplos de festas populares que vão além do lazer. Elas causam impacto econômico, dão visibilidade às cidades que a sediam e, principalmente, reforçam a cultura regional como um dos ricos patrimônios do Brasil. Na região nordestina, existem diversas festas que movimentam a economia, como exemplo, a lavagem do Senhor do Bonfim. O turismo para ir a Salvador é bem presente. Prova disso recai na ocupação hoteleira em alta durante janeiro (média de 90% a 93%), além de gerar empregos e o crescente movimento no Aeroporto Internacional de Salvador. Os ambulantes também possuem papel importante, com a venda de tiragostos e comidas diversas, como mingaus, beiju, milho (cozido ou assado), amendoim, churrasquinhos, pipoca (doce e salgada), rolete de cana, cachorro quente, além de água, refrigerantes, bebidas alcoólicas e produtos diversos. Uma festividade também muito conhecida no Nordeste é o reisado. A movimentação da economia nessa festa é um pouco menor, é demonstrada principalmente em seu âmbito local, com a presença da indústria têxtil na fabricação de roupas, os instrumentos utilizados durante as apresentações, além das comidas típicas. Há também a presença de feiras da agricultura, onde cada representante do reisado recebe uma certa quantia de incentivo à cultura, para subsidiar um pouco os gastos obtidos durante os dias de apresentação.
Palavras-chave: Turismo, Economia, Festividade, Comidas típicas.
Alice Andrade Vieira César (7° ano A)
Ana Clara Oliveira Barreto (7° ano A)
Anita Jardim Oliveira (7° ano A)
David Henrique Freitas Sarno (7° ano A)
Felippe Acer Freitas Sarno (7° ano A)
Francisco José Fontes de Oliveira Pales (7° ano A)
Guilherme Sousa Jardim (7° ano A)
João Caio de Farias Meira (7° ano A)
João Pedro Nolasco Fernandes (7° ano A)
Malu Lima de Almeida (7° ano A)
Mateus Moreira Lopes (7° ano A)
Miguel Ferraz Aguiar (7° ano A)
Pedro Herbert Batista dos Santos Mendonça (7° ano A)
Pietro Novaes Mendonça (7° ano A)
Ryan Levy Andrade Napoli (7° ano A)
Samuel Farias Nunes (7° ano A)
Victor Gabriel Araújo Nascimento (7° ano A)
Yan Carlos Ramos dos Santos (7° ano A)
Orientador: Aline Viana Rocha Brito
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Desde o advento da pandemia da COVID 19 e a necessidade de transpor o ensino para o meio remoto, conseguimos dar mais significado à Matemática aliando-a na resolução de situações do mundo real, mas foi no projeto Nordeste que conhecemos grandes matemáticos nordestinos que fizeram amplas contribuições científicas para todo o mundo, incluindo situações que englobam fenômenos naturais que permitem a compreensão do funcionamento do nosso planeta, como, aspectos dos movimentos tectônicos. Dentre os estudiosos da área, está Djairo Figueiredo que se especializou em Equações Diferenciais Parciais – EDP’s – e neste estudo, ele pôde efetuar cálculos que possibilitaram basear a movimentação das placas MOSTRA STEAM tectônicas e, assim, evitar fenômenos geológicos como ocorrência de terremotos, manifestação de erupções vulcânicas, tsunamis, alterações do relevo, dentre outros, gerando mortes em massa em várias partes do mundo. A partir desses estudos, este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da matemática como aliada em momentos de desastres naturais, por meio da efetivação de cálculos preventivos.
Palavras-chave: Matemática; Movimentos tectônicos; Prevenção.
Alana Maria da Paixão Mamédio (7° ano A)
Allana Morais Araújo (7° ano A)
Caio Cardoso Arruda (7° ano A)
Geovana Gomes Oliveira Silva (7° ano A)
Guilherme Rebelo Barbosa (7° ano A)
Ian Ribeiro Santana Gomes (7° ano A)
João Vítor Almeida Fernandes (7° ano A)
Maria Cecília Neves Ramos (7° ano A)
Maria Luisa de Almeida Ferraz (7° ano A)
Maria Luiza Silva Braga (7° ano A)
Pedro Lucas Alves Santana (7° ano A)
Pedro Victor da Silva Sampaio (7° ano A)
Rian Veras Maron (7° ano A)
Samilly Fernandes Andrade Santos (7° ano A)
Samuel Martins Silva Oliveira (7° ano A)
Samuel Ribeiro Viana (7° ano A)
Yane Campos Morais (7° ano A)
Yasmin Souza Monteiro (7° ano A)
Orientador: Aline Viana Rocha Brito Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
Desde o advento da pandemia da COVID 19 e a necessidade de transpor o ensino para o meio remoto, obteve-se um significado à Matemática aliando-a a resolução de situações do mundo real, mas foi no projeto Nordesteam que foi despertado um interesse às pesquisas de grandes matemáticos nordestinos que fizeram amplas contribuições científicas para todo o mundo, incluindo situações que englobam a qualidade do solo agrícola no sertão do Nordeste. A partir do estudo desse matemático, este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da matemática como aliada na avaliação do solo fértil para o plantio.
Palavras-chave: Matemática; Meio ambiente; Fertilidade do solo.
Alice Flôres Do Prado (2ª série B)
Ana Carolina Lima Bastos (2ª série B)
Ane Caroline Alcântara Dos Santos (2ª série B)
Beatriz Leite Felix (2ª série B)
Caio Amaral De Oliveira (2ª série B)
Ellen Magalhaes Mafra (2ª série B)
Ester Freitas De Oliveira Rocha (2ª série B)
Gabriel Viana Amorim Botelho (2ª série B)
Gabriela Moreira De Araújo (2ª série B)
Gabriela Sampaio De Oliveira (2ª série B)
Henrique De Oliveira Cruz De Jesus (2ª série B)
Hiago Marguti Siqueira Viana (2ª série B)
Hugo Henrique De Almeida Brandão (2ª série B)
Ícaro Costa (2ª série B)
Isadora Morais Do Nascimento (2ª série B)
Jhonatan Ferreira Guerra (2ª série B)
Joana Lima Ramos (2ª série B)
João Pedro Correia Santos Brito (2ª série B)
Juan Nascimento Sousa (2ª série B)
Kaio Cristyan Carvalho E Silva (2ª série B)
Laisa Aragao Da Silva (2ª série B)
Luana Borges (2ª série B)
Luccas Ferreira Dutra (2ª série B)
Marjorie Matos Cotrim (2ª série B)
Miguel Bruno Neves De Almeida (2ª série B)
Pablo Cezar Kluge Dos Santos (2ª série B)
Pedro Henrique Chagas Fróes (2ª série B)
Pedro Henrique Rodrigues Santos (2ª série B)
Pedro Juan Oliveira Medeiros (2ª série B)
Pedro Lucas Batista Da Silva (2ª série B)
Raissa Sampaio Rios (2ª série B)
Renan Sampaio Rios (2ª série B)
Roger De Matos Rodrigues (2ª série B)
Thailane Alves De Oliveira Monteiro (2ª série B)
Uirá Ramalho Alves Bacelar (2ª série B)
Vinicius De Jesus Marçal Leite (2ª série B)
Virgínia Souza Santos (2ª série B)
Vitor Souza Bezerra (2ª série B)
Orientadora: Joyce Maria Rodrigues Silva Salazar
Orientadora: Urânia Teixeira Amaral
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista BA
RESUMO
O artista brasileiro enfrenta barreiras internas e externas para que seu trabalho obtenha reconhecimento. No que se refere à região Nordeste, mesmo com um variado repertório artístico e cultural, a arte nordestina, por muitas vezes, vem se passando de maneira despercebida. O presente trabalho tem como principal objetivo valorizar a arte e os artistas nordestinos do Sudoeste baiano, e proporcionar sua divulgação no meio digital. A partir de uma seleção prévia de artistas do interior baiano, principalmente de Vitória da Conquista, foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas com os próprios artistas sobre os principais desafios encontrados para a propagação dos seus trabalhos. As dificuldades são diversas, em que se destacam a falta de políticas públicas, a instabilidade financeira, a falta de divulgação e o reconhecimento do papel social das artes. Com o advento da internet, a visibilidade no mundo digital se tornou importante para que as produções artísticas possam alcançar um público mais amplo, visto que tem sido a maior rede de difusão da arte independente. Para tanto, foi construído um site sobre os artistas regionais contendo suas biografias e obras, para promover o acesso, (re)conhecimento e difusão.
Palavras-chave: Artes Visuais; Arte Independente; Sudoeste Baiano; Site.
Alana Frota Santos (8º ano A)
Ana Julia Candello Sirqueira (8º ano A)
Anna Clara Aurich Cangussú (8º ano A)
Antenor Felix dos Anjos Neto (8º ano A)
Arthur Trindade Magalhaes (8º ano A)
Bianca Ramos Nascimento (8º ano A)
Eric Moraes Santos Garcia (8º ano A)
Gabriela Jardim Evangelista (8º ano A)
Giovanna Damasceno Amaral Rocha (8º ano A)
Guilherme Avelar da Silva (8º ano A)
Gustavo dos Santos Freire (8º ano A)
Gustavo Galvao Loureiro (8º ano A)
Isabella Aragao Silva Galvao (8º ano A)
Jade da Silva Oliveira (8º ano A)
João Pedro Sampaio Santos (8º ano A)
João Vitor Gonçalves de Jesus (8º ano A)
Kaio Santos de Araujo (8º ano A)
Laura Neves Viana (8º ano A)
Luis Gustavo Alves Santos Gusmão (8º ano A)
Marcel Oliveira de Abreu (8º ano A)
Maria Clara Bitencourt dos Santos (8º ano A)
Marisol Santoro dos Santos (8º ano A)
Paulo Cesar Rocha Figueiredo (8º ano A)
Pedro Ricardo Fontes Amorim Alcoforado (8º ano A)
Perola Carvalho de Souza Mendes (8º ano A)
Rafael Galvão Loureiro (8º ano A)
Yran Henrique Santos Silva (8º ano A)
Orientadora: Camila Moreira Santos
Orientadora: Naianna da Silva Leite Oliveira
Orientadora: Quesia de Oliveira Meira
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O termo “nativo digital”, que refere-se aos indivíduos nascidos a partir de 1980, oculta uma realidade sobre a qual pouco se discute: a de que estes sujeitos não só sabem mobilizar os diferentes recursos tecnológicos, quanto têm a mesma possibilidade de acesso a essas ferramentas dentro e fora da escola. Diante disso, este projeto ofereceu, para os estudantes de uma escola municipal de Vitória da Conquista – BA MOSTRA STEAM que já possui acesso à tecnologia, uma oficina voltada ao letramento e à inserção de tais sujeitos em práticas reais de uso dos diferentes recursos digitais com professores voluntários capacitados e certificados pela Microsoft, sob a justificativa de que a ação empreendida resultaria – como, de fato, foi comprovado – em uma participação muito mais significativa desses indivíduos diante do modelo de ensino remoto e/ou híbrido, sobretudo no atual contexto de pandemia gerada pela Covid-19. Nesse viés, por meio da leitura de documentos oficiais norteadores para a educação e, também, da aplicação de um questionário, no Forms, aos estudantes de uma escola pública da referida cidade, conclui-se que, na teoria, de fato, os conquistenses estão amparados quanto ao reconhecimento desse e de outros direitos, mas que, na prática, tal benesse não é facilitada, posto que muitos estudantes ainda vivem às margens do letramento digital, ora por não terem acesso às ferramentas tecnológicas, ora por não saberem como manuseá-las e, ora, em virtude dos dois agravantes.
Palavras-chave: Letramento digital; Educação Pública; Tecnologia; Vitória da Conquista.
Ana Clara Fernandes Paiva (3ª série D)
Ana Júlia Ventura Dos Santos (3ª série D)
Cecília Marinho Guimarães (3ª série D)
Gian Vítor Barbosa dos Santos (3ª série D)
Julia Caroline Souza (3ª série D)
Letícia Rodrigues Santos de Oliveira (3ª série D)
Lorenzo Luz Silva (3ª série D)
Luiza Silva Almeida (3ª série D)
Marco Antonio Luz Ribeiro (3ª série D)
Maria Clara de Abreu Brasileiro (3ª série D)
Rafael Magno de Oliveira Silva (3ª série D)
Saulo Rodrigues Gonçalves (3ª série D)
Orientador: Ícaro Borges Tavares Moreira
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - Ba
RESUMO
O cenário pandêmico intensificou o aprofundamento das desigualdades sociais no país, sobretudo devido ao crescimento do número de desempregados. Além disso, parte da juventude brasileira não teve oportunidade de formação acadêmica e profissional em virtude da suspensão das aulas presenciais. Nesse contexto, esse projeto visa minimizar o problema do desemprego na medida em que oportuniza aos jovens um canal de divulgação de vagas de empregos e de formação técnica e profissional. O mecanismo que possibilitará o canal será uma página na internet com lista das vagas de emprego e estágio oferecidas pelas empresas e instituições públicas da cidade, modelo para elaboração de currículo, além de uma seção com indicações de cursos na modalidade presencial ou virtual de capacitação de jovens para o mundo do trabalho. Nesse sentido, esse projeto se insere na vida da comunidade na busca de alternativas de complementação de renda para jovens, em especial, em condição de vulnerabilidade social.
Palavras-chave: desemprego; pandemia; mundo do trabalho.
Ana Beatriz Salomão Jordão (3ª série D)
Ana Clara Rodrigues Bomfim (3ª série D)
Beatriz Henrique da Silva (3ª série D)
Enzo Antony Santos Pereira (3ª série D)
Felipe Mendes Dutra (3ª série D)
Felipe Silva Pires (3ª série D)
Gabrielle Lopes Pereira (3ª série D)
Gustavo Araujo de Oliveira (3ª série D)
João Vítor Santos da Mata (3ª série D)
Kaique Nascimento Oliveira (3ª série D)
Maria Clara Barbosa das Chagas (3ª série D)
Rafael Medeiros Brito (3ª série D)
Orientador: Ícaro Borges Tavares Moreira
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - Ba
RESUMO
O projeto tem como objetivo principal compartilhar, colaborativamente, preços em estabelecimentos comerciais diferentes, com vista à economia nos gastos, em meio a uma crise causada pela pandemia. O intuito é compartilhar fotos dos produtos e de seus respectivos preços de acordo com o local de compra. Nesse sentido, esse projeto contribui para a descoberta dos estabelecimentos com preços mais acessíveis, busca necessária no momento, para que as pessoas em maior situação de vulnerabilidade não passem necessidades. A consulta prévia dos preços promove o encontro de produtos mais baratos, onerando menos o orçamento familiar, permitindo que a demanda no mercado interno por alimentos integrantes da cesta básica seja atendida. Em busca de solucionar esses problemas, utilizou-se a ferramenta padlet, uma plataforma fácil, interativa e acessível, para o compartilhamento das fotos dos produtos e seus respectivos preços. A partir das publicações feitas nesse mural interativo, pode-se realizar o planejamento familiar das compras, apontando-se como possível solução para o problema da alta dos preços no contexto pandêmico. Dessa forma, como resultados esperados, lista-se: descobrir estabelecimentos nos quais encontram-se o menor preço de determinados produtos; ajudar as pessoas a economizarem em meio a uma crise que promoveu inflação nos produtos; e, compartilhar empresas que comercializam com melhores preços.
Palavras-chave: alta dos preços; pandemia; crise econômica
Arthur D´Esquivel Soares
Ana Beatriz Macêdo dos Santos
Ana Clara Brito Silva Ribeiro
Ana Flávia Alves Filadelfo
Ana Giulia Oliveira Santos
Arthur Santos de Oliveira
Augusto Santos de Oliveira
Carlos Eduardo Oliveira Lacerda
Davi Raniel Alves Costa
Eduardo Ribeiro Santos
Erick Amaral Gomes
Gisele Maria Prado Silva
Gustavo Caires Guimarães
Gustavo de Brito Silva
Ian Paulo Sena Neves
Igor Meira Canguçu
Jackson de Azevedo Natividade Junior
Júlia Roberta da Silva Rocha
Kelvini da Silva Cerqueira
Laís Benjamim dos Santos
Letícia Silva da Hora
Lorrane Moreno Santos Midlej Ferreira
Mateus Freire de Araújo
Natalia Ocampo Gomez
Nivton Amaral Alves
Patrick Dias de Deus
Pedro Augusto de Oliveira Neves
Sabrina Viana Cruz Silva
Samuel Fernandes Santos Cotrim Souza
Sofia de oliveira Fernandes
Sofia Laura Andrade Matos Carvalho
Tainá Santos Menezes de Carvalho Souza
Vanessa Menezes Almeida
Orientador: Prof. Daniel Nascimento Afonseca
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - Ba
RESUMO
Compreender um modelo alimentar de um povo é adentrar em um patrimônio cultural, onde cada lugar é portador de uma rica tradição e que perpassam pela individualidade de seu povo, em seus níveis sociais, dentre outros fatores. Cada alimento possui uma carga nutricional e partindo do local/região onde ele é preparado, pode ganhar ou perder valor nutritivo. Segundo o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA (2004), a alimentação saudável é um direito do ser humano e a mesma deve ser acessível, de qualidade e em quantidade suficiente e permanente, prezando pelo respeito as diversidades culturais. Um estudo feito pela Pesquisa Nacional de Saúde em 2013, mostrou que nos últimos 10 anos a população brasileira adotou hábitos alimentares pouco saudáveis, elevando os seus níveis de sobrepeso e obesidade. A partir desse entendimento, observando a importância dos macro nutrientes para uma alimentação balanceada, foram criadas receitas típicas nordestinas que conseguissem deixá-las nutritivas, saudáveis e que não perdessem a sua característica cultural. Na busca em torná-la, acima de tudo acessível a todo o público, foi proposto a construção de um E-book com essas receitas nordestinas, bem como as informações nutricionais e espera-se que a partir dessa criação, o público que acessá-lo, tenha condições de preparar e usufruir/degustar das delícias típicas do nosso rico Nordeste.
Palavras-chave: alimentação; Nordeste; receitas típicas.
Ana Beatriz Viana Pecanha
Ana Lívia Carvalho de Farias
Ayla Martins Marcelo
Calebe Fraga Rosa Enzo Santos Rocha
Guilherme Oliveira Santos
Gustavo Mendes Dutra
Gustavo Oliveira Santos
Gustavo Portugal de Almeida
Joao Antônio S. Martins
Jonas Kael dos Santos Barros
Júllia Rodrigues Lima
Larissa de Sousa Reis
Lavinia de Castro Mota
Lavinia Moura Silva Brito
Luis Gustavo Cardoso Batista
Maria Clara Ferraz dos Santos
Maria Laura Batista da Silva
Mateus Rodrigues Bispo
Maurilvo Ferreira Filho
Mirela de Oliveira Silva
Pedro Davi S. da Costa
Pedro Felipe Souza Novais
Rafaela Oliveira Correia Ryan
Mayer da S. Borges
Sophia Silva M. Santos
Tarcisio Pereira Silveira
Victor Vicente de J Cruz
Yasmin Jacinto Lin
Orientador: Aline Viana R. Brito
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - Ba
RESUMO
O Nordeste brasileiro é uma região na qual predomina o clima semiárido, consequentemente a precipitação média anual é inferior a 800 milímetros, além de apresentar, solos com baixa fertilidade (poucos nutrientes) e com dificuldades no suporte à agricultura, que é desenvolvida em sua maioria nos ecossistemas sensíveis às perturbações do solo e do clima. Como se não bastasse a adversidade climática, as ações antrópicas, não colaboram para amenizar os efeitos negativos sobre a produção de alimentos (tanto na agricultura quanto na pecuária) que fica muito comprometida nos anos em que a escassez hídrica é acentuada. Esse projeto será desenvolvido com os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, os quais desenvolverão atividades de esquematização e prototipagem em plataforma virtual, com foco em mitigar os problemas hídricos, bem como, nutrir a terra com emprego de técnicas de adubação orgânica e ampliar a produção alternativa de alimentos. Para tanto, utilizar-se-á o Minecraft, jogo composto por blocos interativos, onde será criado um sistema de coleta de água do subsolo para a irrigação e fertilização do solo de forma integrada.
Palavras-chave: Minecraft, sustentabilidade, semiárido, recursos hídricos.
Ana Carolina Santos de Araujo (7ºC)
Ana Luisa Lopes Goncalves (7ºC)
Ana Raquel Oliveira Cordeiro (7ºC)
Caio Messias Teixeira Fernandes (7ºC)
Daniel Camilo Morais Magalhaes (7ºC)
Daniel de Sousa Reis (7ºC)
Daniel Nery Farias de Mendonça (7ºC)
Eduardo Henrique Alves Ferreira (7ºC)
Ezequiel Soares da Silva (7ºC)
Isabela Coelho Sousa(7ºC)
José Iran Alves da Silva(7ºC)
Josué Nolasco Santos Botelho(7ºC)
Julia Alves Pereira Campos(7ºC)
Luisa Dias Souza(7ºC)
Marcus Vinicius Borges Carvalho(7ºC)
Vitor de Araujo Paz(7ºC)
Yuri Henrique Santos Cairo(7ºC)
Orientadora: Simone da Silva Bispo
RESUMO
Atualmente, as plataformas digitais têm sido utilizadas com distintas finalidades, tornando-se, assim, um importante vetor de expansão econômica quando associadas, por exemplo, ao turismo. Sendo assim, neste projeto, por meio da criação de um Blog, pelos estudantes, buscou-se apresentar os pontos turísticos, a culinária, a cultura e demais aspectos constitutivos da região Nordeste brasileira, com o intuito de atrair turistas de diversas partes do mundo. Aliado a isso, para facilitar o acesso desses indivíduos, criou-se um mecanismo de tradução (da Língua Portuguesa para a Língua Inglesa), o que possibilitou, a um só tempo, não só instigar a vinda desses sujeitos, como também serviu para expandir o conhecimento dos próprios nativos, no sentido de fazê-los conhecer um pouco mais sobre a sua própria terra. Por fim, o engajamento dos discentes em relação a este projeto, no momento da pesquisa e da construção da própria ferramenta digital, viabilizou o protagonismo e o conhecimento significativo da Língua Inglesa de maneira diferenciada e rica.
Palavra-chave: Turismo; Blog; Cultura.
Alana da Silva Mota
Amanda Café Oliveira
Arthur de Araújo Martins
Artur Santos Abreu
Bruna Yanka Santos Almeida
Brunna Mazzi
Camila Queiroz
Tomaz Cecília Pereira Dias
Daniel Carvalho Coelho
Daniel David Oliveira Sodré
Daniel do Carmo Sousa
Gabriela de Oliveira Medeiros
Giovanna Lima Viana
Guilherme de Matos Santos
Guilherme Peçanha Costa
Isaac Marley de Oliveira Jardim
João Filipe de Andrade Andrade
João Pedro Pinheiro de Almeida
Kamila Meira Barbosa
Kauane Pereira Dias
Letícia de Queiroz Fagundes
Lucas de Oliveira Lopes Martins
Marco Antônio Alves Costa
Marcos Vinícius Costa Borges
Maria Fernanda Fontes
Mariana Gomes Caires
Pedro Henrique Pereira dos Santos
Pedro Ítalo Dantas Santos
Pedro Lucas Vieira Braga
Pedro Moura Santos
Rafaella Maffei Silva
Rebeca Ventura Rocha da Silva
Orientador: Rafael Machado dos Santos
Orientadora: Sabrina Santos Barros
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
A cidade de Vitória da Conquista possui cinco museus localizados em diferentes localidades da área urbana da cidade, esses espaços, por sua vez, são importantes fontes de pesquisa, sobretudo, pelo acervo que disponibilizam. Nesse contexto, objetivou-se com essa pesquisa, democratizar o acesso a esses ambientes e consequentemente à produção cultural da região: suas artes plásticas, fotografias, livros, cartazes, reportagens e objetos históricos presentes nesses lugares de memória, uma vez que, seu alcance limita-se à visitação presencial. À vista disso, esta pesquisa propõe, a partir do uso de novas tecnologias, mais especificamente, as que conduzem o funcionamento do VR (Realidade Virtual), construir uma plataforma interativa em que os navegantes podem “explorar” as materialidades expostas nesses museus, isto é, obter uma experiência ainda mais autêntica. Assim sendo, para a sua realização, trabalhou-se com pesquisas bibliográficas, registros fotográficos e visuais, anotações, discussões, produção e testes da plataforma por meio dos recursos, como: editor de texto (word); aplicativos de organização (canva); sites e aplicativos de edição VR e editores de vídeo.
Palavras-chave: democratização; museus conquistenses; tecnologia.
Ana Elisa Machado Souza
Caio Gonçalves Vieira
Clara Amaral Pereira
Diego de França Santana
Enzo Godoy Marques da Silva
Fabiana Pinheiro Santos
Gabriel Souza de Oliveira
Isaac da Silva Rodrigues
Isadora Vieira Dutra
Joan Pedro Pacheco Guimarães
João Gabriel Neves de Almeida
Julio Fernandes dos Santos
Letícia Souza Almeida Livia
Victoria Sena Borges Luis
Gustavo da Silva Fontes
Luiz Ivo Frota Neto
Maria Eduarda Barro dos Santos
Maria Luíza Cardoso Pereira
Mario Lopes Vieira Ferreira
Marissol Victoria Nunes Santos
Sandro de Oliveira Gusmão
Sophia Franco Guimarães
Vinicius Alves da Silva
Orientadora: Tatiana Cristina de B. M. Santos
Orientador: Rafael Machado dos Santos
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
As esculturas e monumentos sempre foram uma ótima forma de se expressar, seja uma emoção, um evento ou mesmo uma religião, não é à toa que ao longo da história da humanidade foram construídos grandes templos para deuses de diferentes religiões. Por isso, é de grande importância o conhecimento histórico de nossas esculturas e monumentos. Vitória da Conquista, não é conhecida por ser uma cidade turística, porém existem vários monumentos e obras espalhados entre seus bairros que contam e relembram vários momentos históricos, todavia, a grande maioria dos conquistenses não conhecem o que essas obras significam. Nessa direção, portanto, esta pesquisa propõe, a partir do uso de novas tecnologias, mais especificadamente, as que conduzem a construção de um site informativo, através da plataforma gratuita Google sites, um site onde os navegantes podem conhecer e informar-se sobre a história, a biografia e a materialidade de monumentos e esculturas expostas na zona urbana da cidade. Assim sendo, para a sua realização, trabalhou-se com pesquisas bibliográficas, registros fotográficos e áudio visuais, anotações, discussões, entrevistas, produção e testes das plataformas de desenvolvimento. Espera-se que a história contada a partir das esculturas e monumentos seja conhecida não só pelos moradores da cidade como de outras regiões. Sendo assim, atrelou-se a tecnologia à pesquisa e à arte e foi possível desenvolver um site comunicativo e democrático, para que todos os interessados possam conhecer um pouco da história de Vitória da Conquista.
Palavras-chave: cultura; escultura; história; monumento.
Ana Leticia Ribeiro Pereira
Bernardo Costa de Novaes
Bianca Neves Costa
Davi Castro Sertão do Vale
Davi Teixeira Matos Silva
Enzo Augusto Medrado e Rocha
Gabriel Vinicius Rodrigues
Guilherme Dourado Bahia
João Diogo Lins Magalhães
Juans Marcos Caram Costa
Julia Carvalho Andrade
Lavínia Froes Almeida Sena
Marina Vitória Santos Pereira
Ricardo da Silva Paulo
Ronald Andrade Oliveira
Vitoria Aparecida Biolo
Orientadora: Larissa Lobo Brito
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O presente projeto irá abordar o uso da Cavanillesia arborea em projetos de arborização urbana na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Segundo Lorenzi (2002) esta espécie de árvore é popularmente conhecida como Paineira, Barriguda’tree (árvore barriguda), árvore-de-lã, barriguda-lisa, entre outros; e está presente em grande parte do Nordeste brasileiro, desde o Piauí até o oeste da Bahia, norte de Minas Gerais e leste do Tocantins. Devido aos altos índices de fragmentação nas áreas de mata seca, a C. arbórea, encontra-se figurando na lista das espécies ameaçadas de extinção (MENDONÇA; LINS, 2000). Nos últimos anos, essa espécie vem sendo utilizada na arvoragem de bairros de Vitória da Conquista, tornando-se uma importante estratégia de conservação. Com o intuito de levar MOSTRA STEAM informação a população sobre espécies vegetais ameaçadas de extinção, em específico ao público mais jovem. Este projeto fez uso da plataforma de rede social Instagram, onde foi criado um perfil com conteúdo de fácil compreensão, que além de informar, busca promover uma conscientização acerca da importância da logística ambiental no que tange as estratégias de conservação. Dessa forma, o projeto se mostra viável, visto a importância na utilização de recursos populares como por exemplo, as redes sociais como mecanismo propulsor em disseminar informação.
Palavras-chave: Arborização; Paineira; Vitória da Conquista; Redes sociais;
Ana Luiza Silva Evangelista
Caetano Santos Prates
Geovana Henrique Santos Alves
Henrique Rezende Bandeira
Ian Mathias Silva Lira
João Paulo Andrade Simões
Lariane Viana Santos
Leticia Celino Santos Silva
Leticia Ferraz Souza
Liz Fontes Pereira Chagas
Luca Antonio Alves Souza
Maria Eduarda Brandão Araújo
Maria Eduarda Fonseca Muniz
Maria Victória Cardoso Silveira
Valker Fonseca da Silva Filha
Vitor Hugo França Nascimento
Vitória Queiroz Santos
Orientadora: Larissa Lobo Brito
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, onde ocupa cerca de 10% do território nacional e possui mais de 300 espécies endêmicas da região, entre elas o tatu-bola, o veado mazama americana e a onça parda. Este bioma vem sofrendo com as ações antrópicas, atualmente possui metade da sua cobertura vegetal original e cerca de 80% da sua biodiversidade alterada, ocasionando assim a extinção de algumas espécies, como por exemplo, a arara azul de lear. Mediante as problemáticas enfrentadas pelo bioma, este projeto tem por objetivo informar e conscientizar a população das consequências das ações antrópicas sobre a Caatinga. Sendo assim, foi desenvolvido um site contendo as principais informações sobre o bioma, bem como um conjunto de reflexões de cunho educacional. Este material será divulgado nas escolas próximas da região em formato de oficinas e/ou palestras com o intuito de promover o aclaramento MOSTRA STEAM acerca dos problemas enfrentados pela Caatinga e gerar através do conhecimento iniciativas de intervenção.
Palavras-chave: Caatinga; Reflorestamento; Desmatamento; Extinção.
Daniel Silva Santos Pereira (2ª série A)
João Henrique Santos Pereira (2ª série A)
João Vitor Santana Gomes (2ª série A)
Julia Andrade Cardoso dos Santos (2ª série A)
Keven Moraes Patrício (2ª série A)
Laura Sophia Santana Alves (2ª série A)
Leticia Evangelista Bastos
Luiz Eduarda Santana Brito da Silva (2ª série A)
Maria Eduarda Silva Ferraz de Melo (2ª série A)
Maria Eduarda Silva Ramos Lima (2ª série A)
Maria Paula Farias dos Santos (2ª série A)
Nicoly Vilas Boas de Oliveira (2ª série A)
Pedro Henrique Galvão Loureiro (2ª série A)
Pedro Henrique Prado Santos (2ª série A)
Rafaela Gouveia Meira (2ª série A)
Safira Cardozo da Silva (2ª série A)
Saulo Rodrigues Novais Alencar (2ª série A)
Orientadora: Núbia R. Cardoso
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - BA
RESUMO
O Brasil é divido, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em cinco macrorregiões (Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste), cada uma com características próprias e desenvolvimento socioeconômico diferenciado. Ao analisarmos dados disponibilizados pelo IBGE (2016), percebemos que, dentre as regiões citadas, Norte e Nordeste apresentam o menor índice de escolaridade nacional, sendo que, no Nordeste, a taxa é de cerca de 38,7. Nesse contexto, com o intuito de proporcionar acesso à informação de maneira rápida e com qualidade, objetivou-se desenvolver a criação de um site que pudesse distribuir documentos, artigos científicos e livros no formato de PDF de forma 100% gratuita, sendo assim, acessível para pessoas de baixa renda. À vista disso, este projeto visa questionar as ações - ou a falta de ações - do governo em relação à educação, ao passo que, busca apresentar possíveis soluções para a melhoria da qualidade de vida dos nordestinos MOSTRA STEAM no que tange à democratização do acesso à informação, provendo apoio educacional àqueles que precisam e querem ter um melhor desempenho acadêmico.
Palavras-chave: nordeste; educação; informação.
Adriely Iasmim Salustiano (2ª série A)
Alice Dunkel Silva (2ª série A)
Andre da Silva Vieira (2ª série A)
Anthoni Gabriel Lima Viana (2ª série A)
Arthur Nascimento França (2ª série A)
Bianca Andrade Mello (2ª série A)
Davi Figueredo Santos Silva (2ª série A)
Gabriel Santana Silva de Castro (2ª série A)
Gabriela Santana Amorim (2ª série A)
Hugo Roldemberg de Oliveira Rocha (2ª série A)
Isabela Silva Menezes Santos (2ª série A)
João Vitor Soares Paranaguá (2ª série A)
Lavinia Azevedo Rosario (2ª série A)
Samuel Henrique Alcoforado (2ª série A)
Orientadora: Núbia R. Cardoso
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - Ba
RESUMO
É notório que o Brasil é um país que possui imensa biodiversidade. Seus biomas exuberantes abrigam espécies distintas (em alguns casos endêmicas) com grande importância para diversos campos de estudo. Dentre tais biomas, localizada na região Nordeste do Brasil, se destaca a Caatinga, uma área com imensa variedade de fauna e fitogeográfica. Esta pesquisa trata sobre a abundância e a importância das plantas que ajudam na criação de medicamentos antibacterianos, antivirais e antifúngicos dentro do contexto histórico e atual da caatinga nordestina. Uma das problemáticas que enfrentamos é a dificuldade de acesso a informações sobre esse tema. Sendo assim, após a realização de uma pesquisa de cunho bibliográfico, elaboramos, juntamente com a comunidade acadêmica, um material com fins educativos para aprimorar o conhecimento da população sobre as plantas medicinais e suas respectivas funcionalidades, apresentadas ao longo do processo de investigação. Através desse estudo, reforça-se a relevância das pesquisas que apresentam a importância do bioma Caatinga e da sua vegetação para a medicina, além de proporcionar o acesso à informação à população de maneira geral.
Palavras-chave: Nordeste; plantas medicinais; informação
Alexandre Saldanha Caldeira Filho
Ana Luísa Leite Gomes
Ana Luiza Guimarães de Almeida
Antônio Vítor Fagundes Sousa
Arthur de Santana Coqueiro Franco
Arthur Fonseca Brito
Arthur Leonio Rezende Alves
Davi Martins Silva Oliveira
Emanuelle Novais Xavier da Silva
Enzo Luiz Leite Gonçalves
Gabriel Santos Prates da Silva
Jose Felipe Couto Carneiro
Kaio Roberto Prado Souza
Lara Gonçalves Vieira
Lucas Marques Alves Botelho
Luisa Coelho Bacelar Santana
Luisa Oliveira Ferreira de Andrade
Maria Eduarda de Souza Santos
Maria Luiza Pereira Moreira
Pedro da Silva Vieira
Pedro Sampaio Cotinguiba
Samuel Gomes Oliveira
Sofia Pacheco Lopes Chaves
Sofia Santana de Souza
Sophia Costa Santana
Yago Lopes Carvalho Torres
Orientadoras: Aline Viana Rocha Brito e Taylane Santos do Nascimento
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - Ba
RESUMO
A água é um elemento indispensável para a vida. Precisa-se da água para consumo, higiene pessoal, produção de eletricidade, assim como para a agropecuária. Esse elemento é escasso no Nordeste brasileiro que, por um lado, caracteriza a singularidade da região por seus cultivos e vegetações típicos e, por outro, afeta a qualidade de vida da população ao trazer consequências para a sua saúde. A partir do estudo sobre o tema, fez-se curadoria de informações em fontes diversificadas, a fim de levantar dados para a produção de podcasts informativos. Nestes, perspectivou-se divulgar dados sobre conteúdos científicos e filosóficos para conscientização social sobre o problema da escassez versus as riquezas cultural e natural. Como resultados, o estudo sugeriu práticas de turismo consciente, ações de reaproveitamento e consumo racional, além do fomento a políticas de abastecimento, criação tecnologias para cultivos e estações de tratamento, elaboração de leis com o fito de coibir ações e captação de água.
Palavras-chave: Nordeste. Cultura. Escassez de água.
Ana Julia Santos Alves Pereira
Antônio Souza Alves Neto
Caroline Assunção Santos
Maria Eduarda Braz Guimaraes
Felipe Damasceno Amaral Rocha
João Vitor Soares Torres
Maria Fernanda Goncalves De Jesus
Náira Santana Santos
Rafael Almeida Santos
Stefany Meira Prado
Thaiane Germano De Oliveira Chiacchio
Venicius Dias De Jesus
Orientador: Miguel Levy Santos Correia
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - Ba
RESUMO
O uso de agrotóxicos está diretamente relacionado a problemas ambientais e de saúde com caráter nocivo em ambas as situações. Entretanto, o setor agrícola as denomina de “defensivos agrícolas”, visto que estas substâncias agem na proteção dos cultivos, para aumentar a produtividade e garantir a colheita. Por outro lado, o uso de agrotóxicos, especialmente o Glifosato, traz sérias consequências para a vida marinha e aos pequenos insetos polinizadores, e em contato excessivo, evidências apontam que pode colaborar com o desenvolvimento de câncer em seres humanos. Com isso, uma solução viável para a erradicação de seres indesejáveis nas culturas, de modo que não afete a fauna local, é a criação de um ambiente estável e controlado, fazendo uso do controle biológico, de forma que predadores naturais realizem o trabalho dos agrotóxicos, aliados à implantação da permacultura, a fim de obter um meio agrícola estável, produtivo e seguro para a saúde humana e ambiental. Dessa forma, criou-se um perfil público online na plataforma Instagram, com o objetivo de promover a divulgação científica, assim como informar e despertar o interesse do público em geral sobre as práticas de agroecologia, permacultura e controle biológico, tais como: o abastecimento dos nutrientes feito de maneira correta no solo, utilização de fertilizantes orgânicos, além de proporcionar o apoio às campanhas governamentais (ou civis) que apoiem incentivos fiscais aos produtores orgânicos e sustentáveis. Dentro dessa perspectiva, espera-se que conceitos de uma cultura de sustentabilidade sejam popularizados e vistos como alternativa viável mediante o progresso econômico e a conservação ambiental.
Palavras-chave: Impactos ambientais; Agrotóxicos; Permacultura; Sustentabilidade; Nordeste
Amanda Almeida Alves (3ª série C)
Beatriz Oliveira Gomes (3ª série C)
Bianca Dos Anjos Santos (3ª série C)
Cecilia Santos Tolentino Ribeiro (3ª série C)
Gabriel Sampaio Meira (3ª série C)
Giulia Gonçalves Dantas (3ª série C)
Gustavo Marques Alves Botelho (3ª série C)
Joao Vitor Lemos Oliveira (3ª série C)
Luana Caroline Baracho Pereira (3ª série C)
Luís Gabriel Dantas Carvalho (3ª série C)
Maria Eduarda Braz Guimaraes (3ª série C)
Yanca Maria Moreira Araújo (3ª série C)
Orientador: Miguel Levy Santos Correia
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - Ba
RESUMO
O Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, é um país privilegiado em termos de recursos hídricos, pois possui cerca de 12% de toda a água doce que escorre na superfície do mundo. Porém, a distribuição dessa água no território nacional mostra-se muito desigual. Notadamente, o Nordeste brasileiro (28% da população do país) possui somente 3% dessa água, 2/3 dos quais estão localizados na bacia do rio São Francisco – o potencial médio de água doce nos rios nordestinos é de 186,2 km³/ano. Relativo ao acesso da população à água tratada, existe uma porcentagem alta de municípios onde são inexistentes legislações ou órgãos responsáveis que assegurem esse direito humano essencial (reconhecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, em 2010). Esse fato, aliado ao descaso histórico e cultural com a população, principalmente em regiões periféricas e rurais, proporcionam uma distribuição de água bastante deficiente. Com isso, após várias pesquisas por parte do grupo, foi percebido a problemática da má distribuição de água, e assim, ficou decidido como proposta de solução, a criação de um site eletrônico, no qual serão postadas informações relevantes sobre esse assunto, com foco voltado para divulgar dados relacionados à ineficiente distribuição de água que atinge a região Nordeste. Tendo em vista o objetivo de conscientizar a população a respeito do desperdício da água, suas principais consequências, bem como apresentar diferentes alternativas tecnológicas e sociais, que podem ser utilizadas no combate à seca e à escassez da distribuição de água.
Palavras-chave: Distribuição de água; Fiscalização; Conscientização, Nordeste
Ruth Santos
Alicia Lis
Brenda Mazzi
Beatriz Guersoni
Davi Cardoso
Davi Luca
Enzo Cordeiro
Gustavo Chatala
Lucas Lima
Miguel Lorenzo
Samuel Freitas
Tadeu Cincura
Thayná Gomes
Orientador: Diego Pereira Marques
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - Ba
RESUMO
A região do Nordeste é a segunda maior região do Brasil, composta por 9 Estados, sendo estes: (AL), (BA), (CE), (MA), (PB), (PE), (PI), (RN) e (SE). Suas características naturais e culturais variam de acordo com suas sub-regiões, sua temperatura é predominantemente elevada por conta de sua localização geográfica, as chuvas geralmente são mal distribuídas e a sua vegetação não é a mesma em toda a região. Percebe-se que a cultura da região Nordeste apresenta grande diversidade cultural, isso é associado ao passado colonial, onde ocorreram acontecimentos marcantes nessa região. Nele encontra-se festas que são bem populares no Brasil, além da culinária, do artesanato, etc. Muitas vezes, o Nordeste e o nordestino são julgados por grupos que tem uma imagem estereotipada da região, por falta de conhecimento. Nota-se este preconceito também para com os nordestinos que, por conta da desigualdade, tentam a vida em outras regiões do país. O problema da desinformação precisa ser discutido e posto em debate em todo o Brasil. Uma das soluções que nós encontramos para melhorar isso, é fazendo um Podcast, e contar a nossa REAL história para o Brasil e para o mundo, para que todos possam conhecer o Nordeste e o respeitar os seus aspectos.
Palavras-chave: Nordeste; cultura; desinformação.
Caio dos Santos Guimarães
Caua Silva de Oliveira
Ester Silva Sousa
Giovanna Coqueiro Morais
Isabella Prado de Oliveira Brito
Joao Gustavo Curi Ferraz Laran
Kaique Carmo Margonari
Kauã Novais Castilhano de Jesus
Layla Leticia da Silva Pires
Pedro Longa de Araújo Cruz
Rickelme do Nascimento Almeida
Thiago dos Santos Almeida
Valdemar Martins Ribeiro Neto
Orientador: Diego Pereira Marques
Escola Sesi Anísio Teixeira – Vitória da Conquista - Ba
RESUMO
A região nordeste é uma região do Brasil. Pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) possui área equivalente à da Mongólia ou do Estado do Amazonas, com a população semelhante à da África do Sul, registrando um elevado IDH. A cultura do Nordeste é muito diversificada, uma vez que foi influenciada pelos indígenas, africanos e europeus, sendo assim uma cultura miscigenada, tendo várias qualidades como a culinária, festas populares, o artesanato, variedades linguísticas, e também a religiosidade. Neste contexto de diversidade, também se encontra problemas, um a ser discutido neste projeto é o da intolerância religiosa. A Constituição Brasileira, documento que rege a nação estabelece o Brasil como um Estado laico. Neste contexto, toda forma de intolerância religiosa deve ser combatida. Para combater este problema iremos construir um site informativo para combater a falta de informação, esta que contribui para a intolerância religiosa e os demais preconceitos.
Palavras-chaves: nordeste; cultura; intolerância religiosa
Anna Alice N. S. Santana
Isabella Santos Oliveira
Grupo de Pesquisa em Bioativos de Plantas Medicinais - BIOPLAM
Orientadora: Larissa Lobo Escola Sesi Anísio Teixeira
RESUMO
O transtorno de ansiedade generalizado (TAG) é uma constante na nossa sociedade, sobretudo sob o contexto atual de pandemia, a qual foi e é um fator desencadeante para este e demais transtornos. As causas e tratamentos farmacológicos são diversos, sendo assim, traz-se em perspectiva o uso de plantas medicinais no tratamento do TAG. O presente projeto teve como objetivo geral demonstrar as principais plantas medicinais utilizadas, suas principais finalidades, eficácias, efeitos adversos e recomendações. A finalidade desta revisão foi verificar se há benefícios neste uso. Trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática qualitativa, entre o período de 2011 a 2021, onde fez-se o uso das plataformas digitais Google acadêmico e SciELO na busca pelos artigos. Ademais, houve a elaboração de tabelas e infográfico a fim de estabelecer os principais pontos analisados nos artigos, assim como os critérios de escolha. Coloca-se em perspectiva o uso de plantas medicinais no tratamento do TAG, transtorno esse que possui diversos tratamentos, sendo o principal o uso de remédios benzodiazepínicos. Sendo assim, faz-se relevante o estudo das plantas medicinais, suas possíveis formas de uso e extração dos princípios ativos, a delimitação dos prós e contras do uso e o alerta da toxicidade de tais plantas. Ressalta-se também nessa análise que um dos principais benefícios do uso dessas plantas no tratamento do transtorno é mitigar os efeitos colaterais dos benzodiazepínicos.
Palavras-chave: Plantas medicinais; TAG; Transtornos.