Turma: 8° ano A
Orientadora: Ana Suzart
RESUMO
A nossa pesquisa é fomentada em cultivar grãos e brotos para sanar a carência nutricional ocasionada pelo desemprego nesse período pandêmico da COVID- 19. A falta de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais diminuem a defesa imunológica da população, ocasionando casos, mas graves da doença. Por motivos como esses trazemos um projeto que tem como objetivo levar para essas pessoas uma alimentação saudável e adequada com baixo custo financeiro, através da germinação de brotos e grãos dentro da própria casa. Escolhemos essa técnica pelo fato dela ainda está crescendo no Brasil e por conta dos altos indicies de vitaminas, minerais, proteínas, lipídios e hidratos de carbono presentes e que são facilmente adquiridos ao consumo. Contudo, a adoção de uma prática alimentar saudável e natural pode auxiliar na prevenção da COVID-19, não apenas por fornecer as vitaminas, macro e micronutriente essenciais e compostos bioativos necessários para a integridade da barreira imunológica como também por garantir a manutenção do peso adequado, uma vez que tanto a desnutrição como a obesidade estão associadas a piores desfechos em pacientes acometidos pela COVID-19, com maior incidência de hospitalização, mais tempo de internação e maior risco de mortalidade (MISUMI et al., 2019). Os matérias são de baixo custo e os benefícios serão enormes para a população. Entre eles estão: Sacos de pano; Garrafas pets; Bandejas de isopor; Cascas de ovos; Potes de cerâmica ou vidro; Água; Escorredor (de preferência de plástico); Terra vegetal; Caixa de ovo ou dentro da casca de ovo; Grãos e sementes (abóbora, linhaça, ervilha, feijão, grão-debico, coentro, cebolinha, beterraba, cenoura, manjericão, girassol; lentilha, trigo, rabanete, alface, etc....)
Palavras-chave: germinação, carência nutricional, pandemia COVID-19
Turma: 8º ano B
Orientador: Moacir Emidio
RESUMO
O projeto escola sustentável foi idealizado da perspectiva de pensar uma escola que procura manter uma relação equilibrada com o meio ambiente, desde a sua estrutura ao seu funcionamento. Estas ideias foram reproduzidas no Minecraft Education, como, por exemplo: a utilização de painéis fotovoltaicos, que convertem energia solar em energia elétrica, gerando uma energia mais limpa; utilizando métodos mais rurais como pequenas hortas e técnicas de compostagem para fertilizá-las, onde os alunos plantam e depois de um tempo colhem os frutos para alimentação; evitar o uso de papéis de modo a gerar menos consumo e resíduos; idealização de projetos de reciclagem apoiando aos alunos a crescerem cuidando do meio ambiente. Uma escola sustentável contribuiria muito para o meio ambiente principalmente, e faria cidadãos mais conscientes e críticos, a partir de práticas voltadas à preservação da natureza, reciclagem e principalmente respeito com o meio ambiente. A alimentação na escola seria, em grande parte, com produtos naturais, contribuindo para saúde dos alunos, também ocorreria a reutilização da água da chuva para uso geral na escola. Baseado nas pesquisas dos alunos em relação aos preços principalmente dos painéis fotovoltaicos, os custos iniciais para formação da escola seriam ligeiramente altos, porém ao longo do tempo iria recompensar, pois os custos iriam se manter estáveis e bem eficazes para ajudar o meio ambiente.
Palavras-Chave: Educação, reciclagem, meio ambiente.
Série: 8º ano C EFII
Orientadora: Fabiana Dunham
RESUMO
Este trabalho foi elaborado para a Mostra SESI Steams com intuito de conscientizar as pessoas sobre a poluição marítima do ecossistema. Sabemos, que diante das situações que estamos vivendo e passando sobre as consequências das ações humana com os descartes dos resíduos sólidos e os lixos no oceano, onde o ecossistema vem recebendo uma carga constante de substancias químicas, orgânicas e inorgânicas causando a poluição no meio ambiente, através das industrias nos canais de esgoto, onde estão interligadas aos despejos nos mares. Buscamos mostrar através do projeto do 8° ano C todos os problemas encontrados sobre a poluição marítima no oceano. A pesquisa foi desenvolvida no Brasil, onde conseguimos perceber que o índice de porcentagem de morte de animais foi por causa da ingestão de resíduos plásticos, onde milhares de espécies da fauna marinha estão morrendo e entrando em extinção. Esses resíduos demoram muitos anos para se decomporem no meio ambiente. Diante da situação vivida pelo meio ambiente pensamos em criar uma página nas redes sociais no intuito de mostrar com a ajuda de outras pessoas nos apoiando para a construção de conteúdo, através de vídeos e música, desenhos, literatura Cordel, criações de quiz, planfletos, cartazes trazendo informações de conscientização sobre os problemas encontrados nas águas marítimas. Com a página publicada nas redes sociais atingiremos um público para a sua disseminação.
Palavras-chaves: Meio Ambiente; poluição; rede sociais; mar; conscientização.
Turma: 8ºAno D
Orientador: Bruno Dias
RESUMO
O nosso trabalho da Mostra SESI Steam consistir em desenvolver a fim de conscientizar as pessoas sobre as diversas agressões que nossa mata atlântica sofre e como solução é gerar uma sociedade mais sustentável e consciente. A nossa Mostra Steam tem como principal objetivo conscientizar sobre o desmatamento e como ela pode ser resolvida, lutando para que esse problema ganhe reconhecimento e que as pessoas de todo mundo façam o possível para auxiliar a sua resolução antes que seja tarde para a resolução do problema. Na elaboração do trabalho, a turma buscou primeiramente, dividir nossas pesquisas em dois momentos de analises, sendo que uma parte da turma, buscou destacar os "Impactos do desmatamento” enquanto a outra parte buscou sobre “Impactos na produção agrícolas”, com isso, os grupos se formaram e as pesquisas se iniciaram. Todos de forma unida, buscaram informações para comprovar os problemas existentes na floresta e a veracidade dos dados abordados, e de forma conjunta, idealizaram possíveis soluções feitas pelos próprios alunos, avaliando sempre a possibilidade de serem realizadas de forma sucinta e direta. Com as pesquisas em mãos e ideias em mente, o texto explicativo focou em resumir os trabalhos e as informações obtidas pelos demais grupos e com objetivo de apresentar da melhor forma nossas pesquisas, a equipe de portfólio realizou o design necessário para apresentar nosso trabalho de forma mais dinâmica e moderna, além de se responsabilizar pela parte gráfica. Por fim, esperamos que nosso trabalho cumpra a sua função e que possamos construir uma sociedade onde nosso estilo de vida, não prejudique o planeta que viverão as futuras gerações!
Turma: 9º ano A
Orientadora: Janaína Calazans
RESUMO
Desde o início do ano de 2020, o mundo vive a pandemia do Coronavírus. Todos sofreram e ainda sofrem por conta da disseminação desse vírus altamente infeccioso. Medidas de higiene e de distanciamento foram tomadas para mitigar o aumento de casos de Covid-19 e o slogan “se puder fique em casa”, foi dito por muitos como solução para barrar a propagação do vírus. Mas, e quem não tem casa, como se proteger do vírus? Os moradores de rua sempre foram e continuam sendo invisibilizados pela sociedade brasileira e isso é evidenciado em casos como a pandemia, como fazer para diminuir a propagação do vírus no meio de pessoas que não possuem saneamento básico? Muitas campanhas vêm acontecendo para ajudar essas pessoas que vivem nas ruas como doação de máscaras, criação de pias, trabalhos de sensibilização. O presente projeto tem como base o projeto da pia do Programa Corra pro Abraço, em parceria com a Residência RAU+E/UFBA, criada pelos estudantes de arquitetura da Universidade Federal da Bahia. A pia construída nesse projeto tem a mesma mecânica da pia já existente porém, tem como foco a sustentabilidade, onde utilizaremos água captada da chuva para ser armazenada e utilizada, além de colocarmos sabão liquido ecológico, a base de óleo e álcool.
Palavras- chaves: Covid-19; Higiene básica; Pia sustentável.
Turma: 9º ano B
Orientador: Paulo Sergio
RESUMO
O medo da população em relação às vacinas é repentino no nosso cotidiano, estimase que 22% da população brasileira não quer vacinar contra a covid-19. A vacinação agora é um novo passo para combater esse vírus, porém ocorrem vários problemas que impedem de ser uma campanha mais próspera. Um grande fator que leva as pessoas a terem medo da vacinação é a disseminação de Fake News. O argumento das pessoas que negam à eficácia das vacinas, está no campo da politização, e da compreensão do tempo estimado para preparação e testes das mesmas. Vale ressaltar que vivemos um período pandêmico e o melhor caminho para o retorno da normalidade, ainda assim, perpassa pela vacinação em massa. Uma das principais dúvidas que muitos possuem, é de como a vacina age no organismo humano: a vacina da AstraZeneca, trabalha com uma estratégia chamada vetor viral não replicável, que é quando a vacina porta o vírus inativo possibilitando uma engenharia genética, caso haja contaminação pelo (Covid-19), os anticorpos criados pela vacina, combatem o vírus, impossibilitando a infecção. Cientistas, pesquisadores, profissionais da saúde trabalham exaustivamente no intuito de para produzir vacinas cada vez mais eficazes. Enquanto políticos aproveitam da situação de caos para fazerem politicagem. Os problemas causados por essas disputas, causam inúmeros transtornos em vários níveis sociais: atrasos na entrega de doses, desvios de verbas públicas, dentre outros. Conclui-se que há pessoas que não acreditam na ciência e se recusam a tomar vacinas, mesmo diante de evidências científicas. Deste modo, resolvemos produzir vídeos educativos que ajudarão no combate à desinformação. O projeto pretende informar e conscientizar à população sobre a importância da imunização, abordando os temas de forma simples e funcional.
Turma: 9ºC Prof.
Orientador: Marcelo Santana
RESUMO
O grafeno é um dos materiais mais interessantes e versáteis. É o primeiro material bidimensional do mundo, com uma única camada de átomos de carbono dispostos em uma estrutura hexagonal que possui um conjunto de propriedades únicas e extraordinárias. Além de ser o material mais fino, forte e leve conhecido, o grafeno é flexível, impermeável a moléculas e um ótimo condutor elétrico e térmico. O mundo tem se esforçado para manter seu ritmo de inovação, o grafeno tem muito a oferecer, ele está ajudando a facilitar a próxima geração de tecnologia. Por exemplo, sua natureza forte e flexível possibilita visores de celulares e baterias flexíveis. Sua excelente capacidade de detecção pode ser usada na próxima geração de eletrônicos e no desenvolvimento de produtos para a Internet das coisas. Nas pesquisas feitas durante a última unidade, foram evidenciados os diversos fatores que fazem do grafeno um material revolucionário para a história da ciência atual. Nesta unidade, nós da escola SESI Reitor Miguel Calmon, da turma do 9°C, apresentaremos aplicações práticas do grafeno na ciência moderna e como ele pode ser útil em diversos setores da sociedade, como a criação de máscaras antibacterianas, filtração e purificação de água e líquidos industriais e farmacêuticos, o armazenamento de energia, compósitos, revestimento de tinta, detecção de doenças e entre muitas outras funções que esse nanomaterial pode nos proporcionar. Para recapitular, o grafeno é um material feito à base de carbono com grandes propriedades, como a alta condução de energia e maleabilidade; a princípio, ele é considerado o primeiro material 2D.
Palavras-chaves: Grafeno; Estrutura Hexagonal, Flexível; Átomos de Carbono; Nanomaterial
Turma: 9º ano D
Orientadora: Geovanna Souza
RESUMO
O primeiro e mais óbvio problema de o lixo orgânico ser mandado diretamente para aterro sanitários ou lixões é que atrai animais vetores de doenças. Alguns muito horripilantes como ratos e baratas e outros com os quais estamos mais acostumados como moscas, pombos e urubus. Mas, todos eles transmissores de doenças. Atraí-los para os lixões e alimentá-los ameaça a nossa saúde! De lá, eles voltam para as cidades e trazem doenças. O segundo problema de descartar os resíduos orgânicos nos aterros é misturálo com o lixo comum, como produtos de limpeza e eletrônicos. O chorume gerado absorve metais pesados, se torna altamente tóxico (20 vezes mais prejudicial para a natureza do que o esgoto doméstico) E, polui o solo ou qualquer tipo de trecho de água que estiver no seu caminho. Por fim, o terceiro problema é que no seu produto de decomposição dentro dos aterros, a matéria orgânica passa por dois estágios: um aeróbio e outro anaeróbio. O gás carbono e o metano são os principais gases provenientes desse segundo estágio, sendo o CH4, um dos gases mais poluentes da atmosfera e intensificador do efeito estufa. 11% do total de alimentos disponíveis para consumo são descartados nos lares. Já os serviços alimentares e os estabelecimentos de varejo, desperdiçam 5% e 2%, respectivamente. O desperdício é completamente insustentável e não é comum termos a informação e a consciência de que ela existe. Mas felizmente, trazemos uma ideia como contribuição e solução para reforçar essa conscientização: O Ciclo Orgânico atua justamente para transformar esse ciclo! Quando você se torna "assinante", ou seja, fez o seu cadastro, está matando a fome de alguém, além de reduzir danos ao meio ambiente. Nós, não somente oferecemos a realização da técnica de compostagem doméstica, como também recolhemos o seu lixo orgânico, totalmente transformado em um fertilizante, que vai direto para nossas hortas. Essas hortas atendem a vários bairros carentes, garantindo o alimento do dia a dia, como também, a distribuição de sopa para moradores de ruas.
Turma: 9º ano E
Prof. Orientador: Filipe Trindade
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as Fake News e como elas geram impacto na ciência, além disso apresentar soluções para combatelas, as Fake news são notícias falsas, normalmente de algo importante, que é uma informação mentirosa, que não procura se aprofundar no assunto e acaba simplesmente compartilhando mentiras para várias pessoas. O impacto dela é grande, atrapalha na compreensão da sociedade em certos assuntos envolvendo a principalmente a ciência. Quando abordamos Fake News e seus impactos para a ciência, devemos levar em conta o fato de que essas Fake News não interferem e afetam somente a ciência no geral, mas sim toda a sociedade envolvida, por meio dessas desinformações e argumentos sem comprovação e estudo embasado pessoas acabam formulando opiniões que fogem e prejudicam não só o contexto científico, mas também, elas mesmas. Existem muitas maneiras de combater essas fake News, uma delas é que antes de compartilhar a pessoa deve se aprofundar mais sobre o assunto, pesquisar mais sobre ele, uma segunda opção é sempre pesquisar em sites confiáveis pois muitas vezes as pessoas olham em qualquer site, terceira opção é sempre tentar perguntar a alguém sobre essas notícias alguém que saiba sobre o assunto. Nesse trabalho iremos apresentar as possibilidades de combate as Fake News.
Palavras-chaves: Fake News; Ciência; Impactos Sociais.
Turma: 9° ano F
Orientador: Rosinete Estrela
RESUMO
Como trabalho da Mostra foi planejado um aplicativo que consiste em detectar aglomerações. O seu funcionamento é bem simples, ao ser instalado no dispositivo móvel e concedidas permissões para seu bom uso, ele automaticamente já estará ativo. E assim, toda vez que houver aproximação entre muitas pessoas, o aparelho celular irá ativar um alarme, bem parecido a uma sirene. Caso o som persista a longo prazo, o programa acionará a polícia mais próxima com um torpedo ou uma ligação, com mensagem gravada informando o local e a hora em tempo real. O software se resume à ideia de alertar a sociedade, que desacata normas. O App deverá ser gratuito e disponível a todos, principalmente para quem tem obrigatoriedade de sair de casa e aos idosos. Com os números de contaminação e óbitos causado pela Covid-19, o aplicativo tem a importância de alertar e diminuir riscos de contaminação em lugares geralmente frequentado por um número extremo de pessoas (bares, festas, “paredões” etc…), e conscientizar os indivíduos. Além disso, o App vem com um guia sobre os cuidados que temos que ter nessa pandemia, com textos como: “Para que finalmente possamos seguir nossas vidas normalmente temos que nos cuidar e seguir as dicas que os profissionais de saúde dão: Lave suas mãos com frequência, use sabão e água ou álcool em gel(70%), mantenha uma distância segura das pessoas (mínima de 1m), use máscara corretamente (cobrindo o nariz e a boca), não toque nos olhos, no nariz ou na boca, cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar, fique em casa quando possível e principalmente se sentindo indisposto, procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.”
Palavras chave: Aplicativo, aglomeração, COVID-19.
Kauan Vagner, Cauã Cadmiel, Thiago Vinicius, Guilherme Braga, Gabriela Braga, Luana Caroline, Letícia Lima, Pedro Sampaio, Gabriel Silva, Ana Tábita, Juracy Barreto, Deivson Campos, Beatriz Nascimento, Júlio Levi, Ana Júlia, Adriane Oliveira
Turma: 9 ano G
Orientador: Manassés Serra Moreira
RESUMO
O plástico é encarregado dos principais problemas ambientais no mundo, as fábricas e a própria população mundial tendem a fazer o descarte de forma errada. O mesmo é composto por uma variedade de produtos químicos e tóxicos, podendo sufocar golfinhos, tartarugas e matando baleias que acabam ingerindo sacolas e outros utensílios descartáveis. O nosso objetivo é substituir o plástico por materiais biodegradáveis, e como todos nós sabemos, um dos utensílios descartáveis feito de plástico mais usados no nosso dia a dia é a escova de dentes, que ao ser descartada, agride mais e mais o meio ambiente com bilhões de toneladas de plástico todos os anos. Por isso, nossa pesquisa traz como solução as escovas de dentes de bambu reutilizáveis que tem uma utilização comercial bem explorada, graças a rigidez de seus caules lenhificados se tornando cada vez mais acessível. O bambu cresce rápido nos mais diversos climas e solos, captando uma grande quantidade de CO2 do ar, tem uma enorme resistência e flexibilidade, e contribui para uma higiene bucal limpa e saudável. Os dentes também ficam mais fortes, pois o bambu é a planta com a maior concentração de sílica do mundo, sendo um importante elemento que fortalece o trabalho do cálcio. A escova de bambu, ao contrário da escova de dente tradicional, não é totalmente descartada, apenas as suas cerdas é que são vendidas em unidades ou kits com um valor acessível permitindo economizar até mesmo o valor que o indivíduo utilizaria na compra de escovas comuns.
Palavras-chaves: Bambu; Plástico, Meio ambiente; Escova; Materiais Biodegradáveis.
Adriel Caetano Santos, Afonso dos Santos Lima, Alane Silva Souza, Ana Victoria dos Santos Neiva de Carvalho, Andrei Mendes Santos, Beatriz Pimentel Fontoura, Cleiton Silva Boa Ventura, Davi Magalhães Santos Lima, Eduardo Ribeiro dos Santos Filho, Emerson Teixeira Silva Júnior, Eric Vinicius Almeida Tavares, Esdras Emanuel Nicodemos Borges, Gabriel Maltez dos Santos, Gabriel Paranhos de Araújo Silva, Guilherme Abraão de Santana, Guilherme Zion Silva Morais, Hebert Gabriel dos Anjos Lopes, Isabel Brito de Oliveira, João Vitor Pugliesi Martins Silva, Laila Figueredo de Miranda, Lara de Souza Martins, Leonardo Barreto da Fonseca Querino dos Santos, Letícia Pereira Ivo, Levi Altamirando Lima de Menezes, Luana Santos Pereira, Luango de Oliveira Braga, Luca Andrade Paiva, Lucas Moreira de Oliveira, Marcos Paulo Santos da Silva, Maria Cecília da Cruz Macário Silva, Maria Clara Carneiro Moreira e Souza, Maria Eduarda Sena Pacheco, Micaele Assis dos Santos, Pedro Almeida Vergne de Menezes, Rafaela de Jesus Santos, Silvio Bahia Sampaio Neto, Sophie Costa Faro Santana, Victória Rebeca Barbosa Sampaio, Wesclei Silva Rodrigues.
Turma: 9º ano H
Orientadora: Danuza de Campos Góes Cunha
RESUMO
Atualmente, o incentivo à produção de bens traz diversos benefícios à população, mas o consumo desenfreado acarreta em situações e contextos que nos levam a repensar numa forma consciente de consumi-los. O desejo de uma consciência coletiva e assertiva sobre o descarte adequado dos medicamentos e suas embalagens e, consequentemente, a melhor convivência com nosso meio ambiente nos fez pensar e propor o Projeto Brisa Ecológica. Pensando na natureza e na sua preservação, ele chega com o objetivo de diminuir o lixo tóxico gerado pelos medicamentos, estimular o aumento de produtos reciclados, diminuir a poluição ambiental e amenizar, mesmo que minimamente, o mal que já causamos ao planeta. Assim, propomos um aplicativo que auxiliará as pessoas a descartarem os seus medicamentos de forma correta, baseado na logística reversa, que consiste em um conjunto de procedimentos para o encaminhamento de produtos já utilizados ou em desuso enviando, respectivamente, ao setor empresarial responsável para cuidar da destinação correta dos seus produtos. O aplicativo foi desenvolvido tendo como base o site “FabApp” e disponível para os sistemas operacional Android e IOS no link de acesso https://pwa.fabapp.com/brisaai.com/home. Para que a proteção ao meio ambiente se torne uma realidade, é importante que haja planejamento, reciclagem, reutilização, descarte adequado e educação ambiental. Este conjunto de fatores ajuda a preservar o ecossistema e aplicar ações que diminuam os prejuízos que já causamos. Nessa perspectiva, faremos um mundo melhor para as futuras gerações.
Palavras-chaves: Descarte de medicamentos, logística reversa, educação ambiental
Série/turma: 1ª Série A
Estudantes 1ª Série A do Ensino Médio
Orientadora: Iracema dos Santos Barros
RESUMO
O Brasil possui um sistema agrícola avançadíssimo, devido ao grande investimento em pesquisas e tecnologia promovido pelo governo. Além disso, esse sistema proporcionou um crescimento da produtividade agrícola no país. Contudo, a grande maioria dos alimentos produzidos são exportados para outros países. Por isso, estima-se que cerca de 70% da cesta básica dos brasileiros é oriunda de alimentos produzidos por agricultores familiares. Assim, fornecer recursos para os agricultores familiares, sejam pesquisas, sejam recursos financeiros, é essencial para garantir a alimentação da população brasileira e de outros países com características semelhantes - na grande maioria, países com economias emergentes ou subdesenvolvidas que também trazem a questão de apresentarem grandes densidades demográficas. Para otimizar esse sistema de pesquisa agronômica, focado em desenvolvê-lo especificadamente nessas regiões que possuem uma carência de recursos para efetivação de pesquisas, criar um aplicativo que forneça esses dados para os agricultores – majoritariamente donos minifúndios como agricultores familiares, que dispõem de menos recursos para financiar pesquisas. Ao proporcionar a sua efetivação, ajudaríamos a promover um aprimoramento da técnica de produção agrícola, que impulsionará o aumento da produtividade dessas terras, promovendo, assim, a diminuição de demandas alimentares.
Palavras-chave: app, déficit, nutricional, otimizar, aprimorar, recursos, transgênicos
Letícia Ellen Pereira Dos Reis Silva, Vanessa Nepomuceno Dos Santos, Mirela dos Santos Santana, Bárbara Raiana Carneiro.
Turma: 1º ano B
Orientadora: Nathalia Veiga
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Os agrotóxicos e fertilizantes são substâncias utilizadas na agricultura para afastar pragas, porém, como consequência, também acaba degradando o solo. Chegamos a conclusão que a melhor opção seria optar pela Agricultura Sintrópica (AS)que consiste em um modelo de agricultura que dá produtividade sem prejudicar ou poluir o meio ambiente ao redor. AS é a maneira da própria natureza de produzir, do jeito dela, respeitando a lógica da vida e da abundância. Se tivermos um ecossistema equilibrado, todas as partes ganham, a terra ganha, as águas ganham, a flora e fauna ganham e o homem além de lucrar, também ganha cuidando ainda mais do ecossistema e da natureza. Os produtores preferem o modo convencional por ser mais rápido e de forma em que eles não se preocupassem com o quanto iria prejudicar a terra. Como funcionaria? A cooperativa iria se juntar com esses pequenos produtores e com a ajuda de um especialista já nessa área de sintropia, iríamos colocar em prática tudo o que só se foi falado até agora. Usaríamos todos os meios possíveis, como redes sociais, rádio, televisão, para passar informações e, dessa maneira trazendo vida e saúde para o ecossistema.
Palavras-chave: Agricultura, Agrotóxicos, Sintropia, Natureza
Turma: 1º ano B
Orientador: Edmundo
RESUMO
O nosso trabalho da Mostra SESI Steam foi desenvolvido a fim de conscientizar as pessoas sobre as diversas agressões que nosso planeta sofre e como solucioná-las gerando uma sociedade mais sustentável. A nossa Mostra Steam tem o principal objetivo conscientizar sobre a poluição e como ela pode ser resolvida, lutamos para que esse problema ganhe reconhecimento e que as pessoas de todo mundo façam o possível para auxiliar a sua resolução antes que seja tarde. Na confecção do trabalho, a turma buscou primeiramente, dividir nossos focos em dois hemisférios de pesquisa, sendo que uma parte da turma, buscou destacar os "Impactos da Poluição Global” enquanto a outra parte buscou sobre “Impactos da Poluição no Cotidiano”, com isso em mente, grupos se formaram e as pesquisas se iniciaram. Todos de forma unida, buscaram informações que comprovem a gravidade dos problemas e a veracidade dos dados abordados, e de forma conjunta, idealizaram possíveis soluções (trabalho feito pela Equipe solução), avaliando sempre a possibilidade de serem realizadas de forma sucinta e direta. Com as pesquisas em mãos e ideias em mente, o texto explicativo focou em resumir os trabalhos e as informações obtidas pelos demais grupos e com objetivo de apresentar da melhor forma nossas pesquisas, a equipe de portfólio realizou o design necessário para apresentar nosso trabalho de forma mais dinâmica e moderna, além de se responsabilizar pela parte gráfica. Por fim, esperamos que nosso trabalho cumpra a sua função e que possamos construir uma sociedade onde nosso estilo de vida, não prejudique o planeta que viverão as futuras gerações!
Turma: 1º ano D
Orientador: Cauã Vilte
RESUMO
Pode-se afirmar que a água é fundamental para a vida na terra, tendo em vista o cenário que ela se encontra hoje, observamos vários problemas hídricos, destacandose a poluição de mares e rios gerados pelo descarte inadequado de resíduos. O despejo de substâncias nesses locais ocorre pela falta de conscientização da população e de grandes indústrias que descartam materiais em lugares impróprios, afetando assim a rede de esgoto. Devido a poluição e a vida marinha em geral, foi idealizado uma rede de contenção de lixo, que será utilizada em saídas de esgoto para barrar o despejo de resíduos em rios e mares, assim prevenindo que o lixo caia em ecossistemas marinhos, por exemplo os corais, que já vem sofrendo grande degradação por conta da atividade humana. Sendo assim, os grandes níveis de poluição nos mares e rios afetam diretamente a vida, principalmente dos seres marinhos, que habitam nessas regiões e vivem em condições de ameaças, por conta dos lixos com descarte irregular. Por isto, a rede de contenção auxiliaria no controle de substâncias despejadas no mar, já que a rede iria conter os resíduos sólidos, impedindo a passagem para o mar. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim, a rede seria constituída de plásticos reciclados, que seriam coletados de lixeiras selecionadas, e seria feita a partir de processos semi-industriais. A manutenção da rede seria feita por uma equipe de voluntários, que também estariam encarregados de coletar o lixo da rede e das lixeiras.
Turma: 1ª ano F
Orientadora: Silvana Antunes
RESUMO
A Inteligência Artificial ou IA é um termo criado no século XX. Pensava-se num futuro distante ainda, mas que já era promissor. Ela pode auxiliar os estudantes de baixa renda a terem acesso a um ensino remoto de qualidade. E fazer com que eles consigam acompanhar e assistir às aulas, contribuindo no combate à exclusão digital. Esse projeto visa investigar como a IA pode contribuir para solucionar a falta de estrutura na educação remota em escolas públicas, levando a educação de forma diferenciada para aqueles que não possuem acesso a um ensino remoto de qualidade. Para tal, pensou-se em criar uma plataforma digital, que receberá o nome de EDUKATRON, através da qual, os estudantes poderão monitorar seus estudos, e ainda, ter um melhor aproveitamento de seu tempo, através da tecnologia digital. Assim, seriam restauradas e reaproveitadas e restauradas as máquinas oferecidas pelo governo para outros fins, até então sem uso para serem utilizadas nas escolas públicas com o intuito de promover o acesso a essa plataforma, através da manutenção desses aparelhos e de peças reutilizáveis de outros computadores. O objetivo maior é ajudar aos estudantes, oferecendo um desenvolvimento tecnológico para as escolas públicas, ao passo que favorecer uma melhor relação entre professores e alunos.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Tecnologia; Digital; Plataforma.
Turma: 1º ano G
Orientador(a): Kleber Carvalho dos Anjos
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador - Bahia.
RESUMO
O tema central do projeto é baseado no uso de remédios fitoterápicos e o combate à poluição do ar. No trabalho é descrito o conceito sobre os medicamentos fitoterápicos, quais são as suas vantagens e desvantagens e também a sua distinção com os remédios sintéticos. Inclusive alertando o uso dos fitoterápicos, pois pode gerar efeitos colaterais, como qualquer outro medicamento, em razão disso é necessário seguir sobre supervisão médica. O objetivo do trabalho foi solucionar problemas de saúde ocasionados pela poluição do ar com o uso dos medicamentos fitoterápicos como solução. Após a decisão do tema, o grupo se dividiu para realizar pesquisas e colaborar com o desenvolvimento do trabalho. Levando em conta todas as informações, a conclusão ressalva que o tratamento com remédios fitoterápicos é eficaz. Entretanto, todo uso deve ser feito com bastante cautela e há tratamentos de certas doenças que devem ser feitos com o acompanhamento médico, para que não haja problemas alérgicos, infecções, entre outros. Enfatizamos também que não são todas as plantas e extratos vegetais que devem ser utilizados, pois eventualmente as pessoas estejam procurando tratamento para enfermidades específicas, e caso usem medicações fitoterápicas de maneira errada, pode ocasionar futuramente problemas de saúde. Ressaltamos que a automedicação deve ser evitada.
Palavras-chave: Medicamentos fitoterápicos; Poluição do ar; Saúde;
Turma: 1º ano H
Orientador: Yulo Augusto Silva Freitas
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Pode-se afirmar que o Brasil tem enfrentado grandes desafios para garantir o acesso da população aos serviços de água e esgotamento sanitário. O saneamento básico é a infraestrutura básica para a garantia de qualidade de vida e de desenvolvimento social e econômico da população. A importância do saneamento começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. Porém quase a metade da população brasileira (47%) não conta com o saneamento básico.. O método que foi utilizado neste projeto, foi Bueiros inteligentes (aproximadamente 400 mil sensores) Sensor GLDS LD-15, sensores que conseguem identificar o nível da água. Os métodos de coleta de dados foram Pesquisas estatísticas, Pesquisas, Sondagens, Quali-quantitativa. Por meio da observação não participante, obtivemos os dados de caráter quali-quantitativa que quase metade da população brasileira não tem acesso ao saneamento básico. O nosso maior objetivo com o nosso projeto é a melhora de qualidade de vida e para que uma maior quantidade da população possa ter o seu direito de um saneamento. Conseguimos analisar algumas soluções para que mais moradores possam ter o saneamento, como: construção de sensores com inteligência artificial que informa ao governo e a prefeitura onde e quais os bueiros estão obstruídos, além disso informa aonde as tubulações podem ser trocadas assim podendo fazer a substituição de tubos antigos por novos.
Palavras-chave: Saneamento básico; Arduino; Inteligência artificial e Tecnologia
Turma : 1ª ano K- Automação
Orientadora: Stela Baião Barreto de Oliveira
RESUMO
Comumente, o lixo é definido como aquilo que ninguém quer (SILVA, 2007). No Brasil, a quantidade de resíduos sólidos descartados de forma inadequada cresceu 16% na última década. Em Salvador, durante a quarentena, a geração de resíduo domiciliar cresceu 18% de março a abril e 5,5% em maio, se comparado com os mesmos períodos passados (CONCEIÇÃO, 2020). O lixo orgânico nem sempre é visto com olhos preocupantes, já que a sua degradação é considerada rápida. Porém, ao ser descartado inadequadamente, principalmente com os esgotos domiciliares, gera um grande impacto ambiental ao contaminar solos e rios. A construção do Echo Synthesizer, um sistema de tratamento de esgoto residencial acoplado a um biodigestor, com o foco de produzir bioenergia através da degradação de lixo orgânico, pode diminuir o impacto ambiental causado pela liberação de esgoto. O sistema funciona em três etapas: a primeira, depois de ser implementado na saída dos esgotos domésticos, uma rede seletiva, onde ocorre a retenção de resíduos orgânicos; a segunda onde a matéria orgânica que foi separada é direcionada para o biodigestor; na terceira e última etapa, onde ocorrerá uma fermentação anaeróbia e geração de energia.
Palavras-chaves: Impacto ambiental; Lixo orgânico; Biodigestor.
Alunos 1ª ano J – Técnico em Informática
Orientadora: Priscila de Cristo Viana
RESUMO
Com a revolução industrial, a tecnologia mudou significativamente as relações socias e a produção de bens e serviços, gerando grande impacto na forma de exercer as funções do trabalho, particularmente o que concerne a mão de obra humana e o emprego. O termo revolução tem sido usado para identificar fases amplas do uso de tecnologias nos processos produtivos. A primeira revolução industrial refere-se à mecanização da produção. A segunda refere-se à eletrificação, a terceira se refere à eletrônica. E a quarta revolução industrial refere-se ao uso massivo de algoritmo e Inteligência Artificial, alterando completamente a relação homem – trabalho. Diante disso, será necessária uma nova visão sobre o trabalho e uma nova maneira de se relacionar com a tecnologia, para que a mesma se torne uma forte aliada e não um adversário. Por meio de reuniões foram discutidas propostas, que de alguma maneira, minimizassem o impacto do desemprego com o avanço da tecnologia. Com isso, a temática do avanço tecnológico e a mudança na mão de obra humana dialoga diretamente com a ideia de criar uma nova maneira de se relacionar com as ferramentas tecnológicas, pois o objetivo da pesquisa é usar a ciência artificial como colaboradora dessa ascensão. Com essa problemática, foi idealizado a criação de uma plataforma digital que funciona como uma rede colaborativa de apoio, tanto na divulgação dos produtos confeccionados por microempreendedores cadastrados na plataforma, tanto quanto promover cursos de formação para o público que não possui ainda o próprio empreendimento.
Palavras - chaves: Tecnologia, Trabalho, Profissionalização, Empreendimento.
Alunos 1ª série I - Biotecnologia
Orientadora: Carla Menezes Silvério
RESUMO
Após a Segunda Guerra Mundial e o combate a ideologia nazista, vivemos novamente em um momento de resgate ao conservadorismo com novas concepções autoritárias que permitem o desenvolvimento e disseminação do “neonazismo”. O movimento neonazista se espalha pelo mundo e propaga ideias de intolerância, preconceito e visões deturpadas para promover o ódio e as Fake News. Ainda que no cenário contemporâneo seja proibido cometer crimes com apologia nazista, isto, ainda é uma realidade de caráter internacional. Com a expansão da era digital ocorre uma maior difusão de informação e consequentemente um aumento de apoiadores. No Brasil, por exemplo, a maior parte de ativistas do neonazismo, cerca de 100 mil, encontram-se na Região Sul, onde é possível observar ainda, através de pesquisas, uma grande quantidade de crimes contra homossexuais, negros e mulheres. Sabendo que tal ideologia faz alusão ao nacionalismo, anticomunismo, antissemitismo, racismo, apoio ao ódio contra homossexuais, ciganos e mulheres, pensamos em um aplicativo que tivesse a função de ensinar e desmistificar conceitos distorcidos na sociedade com o objetivo de erradicar movimentos neonazistas. Esse aplicativo seria gratuito e ao ser instalado traria uma rede de apoio ao combate neonazista com diversas funções, entre elas, casas de acolhimento e notícias diárias sobre acontecimentos históricos que pudessem levar a uma educação e reflexão social. Um dos recursos do aplicativo será identificar notícias falsas para contribuir também com o combate a Fake News.
Palavras-chave: Tecnologia, informação e educação.
Equipe CN: Ana Carolina de Macedo Bandeira, Andressa Santos Monteiro, Augusto Brandão da Silava Filho, Catharina Paraguaçu Sales de Santana, Evelyn Pietrasik da Silva, Giovanna de Araujo Franco, Hanna Conceição de Jesus da Silva, José Roque Esquivel de Jesus Junior, Marcela Rarena de Almeida Gonzaga e Stefane Palma Batista Dias.
Equipe CH: Ana Clara Ramos Ferreira Santos, Beatriz dos Santos Silva, Camile Vitoria Stabille Pereira, Giovanni da Silva Martins, Leticia da Silva Ribeiro, Maria Eduarda Lessa Silva, Maria Eduarda Pereira Cruz, Heitor Maria Eduarda Silva Pinheiro, Samuel Rocha Nascimento Silva, Tarsila Barbosa Silva e Thiago da Rocha Fonseca Barbosa.
Equipe LT: Arthur Couto Barreto, Ayanna Karolyne Santos do Carmo, Bianca Beatriz Santos Pereira, Catarina de Castro Cerqueira Lobão Garcia, Juan Carvalho Santana de Oliveira, Julia Carolina Lima Martins da Fonseca, Julia Vitoria Santos Ribeiro, Lavinia Silva de Farias e Mateus Henrique Mota Santos.
Equipe MT: (10 Pessoas) Talita Vitória Brito Lima, Camila Chagas, Kaique Nascimento Moreira, Camile Vitória Silva Dos Santos, Eduarda Silva Santos, Heloísa Helena Santana de Almeida, Reynan Dias Cerqueira, Gabriel Bitencourt Assis, Carolina De Oliveira Silva, Marcelo Queirino Rodrigues
Orientadores: Erlan Aragão Pacheco e Jackson Oliveira Reis
RESUMO
Diante dos desafios da humanidade, com a invasão da tecnologia em todas as áreas da vida, vários sucessos e incertezas a acompanharam, incluindo problemas na escola e na vida pessoal de muita gente. O presente trabalho, contou com a divisão da nossa turma em quatro equipes que desenvolveram uma plataforma para resolver os problemas dos estudantes em quatro ambientes. O primeiro é para aqueles que possuem dificuldades em acesso a bibliotecas e livros, ressignificando a biblioteca digital, chamada de LingTech. A segunda equipe apresenta uma solução para os problemas envolvendo os conhecimentos básicos na matemática para o ENEM e a compreensão do uso da calculadora científica, a equipe MathTech. A terceira é uma busca por soluções do mundo do trabalho, promovendo na plataforma, um espaço para a compreensão sobre o trabalho do futuro e os melhores caminhos para alcançar o tão esperado emprego no século XXI, HumanTech e o Job-Help. E, finalmente, a equipe NatuTech, cujo projeto se volta para a melhoria das condições mentais, para lidar com os grandes desafios da velocidade do mundo, com isso, podemos melhorar o estresse, a solidão, a depressão e tantos outros desafios e a compreensão sobre substâncias e drogas terapêuticas lícitas e não-lícitas. A plataforma do site (https://invasaotech2021.wixsite.com/tech) está construída e cada equipe se ajuda montado as estruturas com podcast, vídeos curtos e materiais importantes para entender a invasão da tecnologia nas quatro áreas do conhecimento. Entre os resultados está a autopercepção, autoanálise, descoberta de si mesmos e compreensão dos nossos futuros como profissionais no universo de inteligências artificiais.
Palavras-chaves: empregabilidade, competitividade profissional, inteligência socioemocional, educação digital.
Turma: 1ª ano M
Orientador: Leonardo Cerqueira da Silva
RESUMO
É consumido no mundo inteiro, aproximadamente, um milhão de sacos plásticos por minuto. Como a maioria das invenções do mundo moderno, os sacos plásticos estão relacionados à praticidade e ao conforto, porém, este é o resíduo que mais causa impacto e degradação ao meio ambiente. E na sua maioria, eles são usados apenas uma vez e depois descartados. Essa é a mecânica que estamos acostumados diariamente. Para mudar esta realidade, propomos a substituição do plástico, principal causador de entupimento nas passagens de água, como bueiros e córregos, poluição dos mares e meio ambiente, por um material versátil, prático e econômico: o tecido. Vantagens como a opção de poder usar as sacolas de tecido para muito mais além das compras, serem mais duradouras, higiênicas, resistentes, seguras, mais confortáveis de segurar e com um ótimo custo-benefício, tornam as sacolas de tecido uma opção melhor para o dia a dia e para a natureza. Para fortalecer o projeto, concordamos em produzir sacolas em casa e introduzir as mesmas em nosso dia a dia, influenciando os pequenos negócios a aderirem ao projeto, assim como os moradores do bairro. Provando que a ideia funciona não só no papel, como também na prática, podendo ser executada inclusive a partir de roupas fora de uso.
Palavra-chave: plástico, sacolas de tecido, meio ambiente
Ana Beatriz Almeida Ribeiro dos Santos; Ana Clara Silva Lima e Emilly Cruz dos Santos.
2ª série/turma A.
Orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O Atualmente muitas pessoas adquiriram um vício em relação aos smartphones e as redes sociais principalmente. A maioria das pessoas chegam a passar sete horas ou mais em seus celulares. E, pensado nisto, chegamos à conclusão de criar algo para ajudar esses indivíduos. De início pensamos em criar um aplicativo que se conectasse apenas com smartphones, porém, decidimos fazer com que ele funcionasse em smartwatches também, pois muitas pessoas já passam a usar o mesmo. Para seu desenvolvimento do nosso app, precisamos de um programador, pois não somos desenvolvedoras especializadas. Além disso, pensando em gastos, nós focaremos em lançar o app para dispositivos android a princípio, pois é preciso aproximadamente uma taxa única para a PlayStore, enquanto na AppStore é necessário fazer um pagamento anual. Enquanto o projeto foi desenvolvido, nós observamos maneiras de tornar o mesmo viável, já tínhamos uma ideia de como fazer e lançar, depois, apenas iriamos precisar do seu design e de uma forma de fazer com que o app pudesse se sustentar. Para o seu layout nós podemos desenhar e mandar para um designer, ou fazer isso nós mesmas. Agora para o aplicativo se sustentar, podemos colocar anúncios no mesmo, mas nosso foco no momento não é fazer dinheiro, e sim ajudar as pessoas. Por fim, conseguimos concluir o projeto sabendo que o mesmo é viável, assim, tendo esperanças de podermos lançar o Íris-Out um dia.
Palavras-chave: Celulares; App; Android; Programar; Lançar.
Adriano Ventura, Alana Gabrielle, Ananda Dos Santos, Elizia Vitoria
2ª série/turma A.
Orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A equipe escolheu esse projeto por conta do momento em que a sociedade se encontra, com aumento da curvatura de contaminação de Covid-19, milhões de pessoas estão nas unidades UTI na espera de um leito e oxigênio. Com isso o projeto realizado pela equipe tem como objetivo de fornecer um respirador funcional e de baixo custo utilizando o Arduino como base para fornecer oxigênio aos pacientes e ajudando os hospitais com falta de equipamento. O projeto foi elaborado para ajudar com a falta de respiradores e seu alto custo, pensando foi decidido fazer um respirador usando Arduino com um respirador manual. Após algumas pesquisas e vários experimentos, pois respiradores não são simples e o ar é muito sensível, de modo que todo cuidado é necessário para que não ocorram erros quando o protótipo for construído e executado, procurando um meio que seja barato e útil. A partir dá solução elaborada da equipe, deu-se início ao protótipo de forma online, em um programa de modelagem tridimensional online gratuito chamado Tinkercad. Nesta pesquisa, obteve a conclusão que existe a possibilidade de realizar o protótipo. Além disso, se fará necessário a utilização dos recursos da robótica e da internet no auxílio do projeto. Esse projeto não só ajudaria pacientes que estão em esperar de vaga no leito e oxigênio, mas também em questão gastos que daria se compraste respirador hospitalar.
Palavras-chave: Icovid-19, respiradores, arduino.
Eduarda Loyola Andrade
Ana Júlia Oliveira
2ª ano A
Orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Inicialmente as pesquisas foram feitas com base nos problemas ambientais e globais do mundo e organizado de acordo com a gravidade de cada um, inclusive foram pesquisados relatos de profissionais da área. O Projeto foi criado com a finalidade de solucionar problemas existentes dentro da agropecuária (Responsável pela contribuição para o aquecimento global, retirada da cobertura vegetal, redução da biodiversidade...) incluindo desmatamento, sendo assim evitando acúmulo e descarte desnecessários de resíduos, e principalmente possíveis contaminações do solo dentro da zona rural. A ideia de criar um robô veio logo em seguida de pensar: Como podemos unir a tecnologia para solucionar problemas ambientais dentro da agropecuária? Seria um desafio pois as atividades dentro da zona rural usam as máquinas com a finalidade de beneficiar apenas a produção, esquecendo que existe uma área verde que precisa ser preservada. Seria quebrar um estereótipo e usar a tecnologia a favor do meio ambiente dentro dessas ações sendo assim: A criação de um robô capaz de coletar e distinguir os resíduos agrícolas dos demais materiais (não orgânicos) presentes no meio rural. Esses materiais que são facilmente recicláveis, também poderão ser transformados e utilizados como adubo, recuperando a capacidade produtiva do solo e também evitando o descarte inadequado e acúmulo de materiais. Além disso a máquina também seria capaz de pôr o adubo (feito com os resíduos) na terra, substituindo o trabalho braçal e fornecendo os nutrientes necessários para as plantas. O robô contaria com dois braços para a coleta dos materiais e adubação, um recipiente externo onde seriam colocados os resíduos, um sensor de toque (Para o reconhecimento dos materiais, de acordo com a textura, se são orgânicos ou não...) um sensor ultrassônico para possíveis obstáculos durante a separação, também seria interessante um sistema de visão para melhor observação dos materiais. Inicialmente, seria necessário testes ou um protótipo que poderia ser construído utilizando materiais Lego e mindstorms EV3, e a programação com o software EV3 Education. O que foi possível observar durante o processo é que poderia ser feito uma programação inicial dentro do Software EV3, além de usar programas de modelagem 3D para poder observar pelo menos como ficaria a base e partes do robô original, sem ser aquele criado com LEGO como protótipo. Para finalizar e concluir esse projeto foi necessário bastante esforço e desempenho, definitivamente foi preciso sair da zona de conforto e estudar sobre tecnologia além do que nos é mostrado, afinal é algo bem complexo. Foi necessário entender quais são os problemas e como eles afetam o mundo todo. Foi bom refletir sobre como a nova geração deverá ser a responsável por tentar amenizar/solucionar diversos problemas que nos cercam, ou pelo menos estudar para tentar evitá-lo e principalmente quando se trata de preservar o meio ambiente. É questão de empatia também, com as novas gerações que veem por aí.
Palavras-chave: Resíduos, descarte, adubo, preservação, agropecuária.
Letícia Oliveira de Assis; Maria Eduarda dos Santos Costa; Raiane Gonçalves de Souza
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O saneamento básico é um dos problemas essenciais de toda e qualquer sociedade atualmente. As residências comumente eliminam seus efluentes poluídos e com substâncias químicas para os encanementos de empresas de saneamento que canalizam até um rio mais próximo, deixando-o eutrofizado pelo acumulo de substâncias orgânicas e inorgânicas que podem também propiciar no desenvolvimento de diversos microrganismos e organismos indicadores de poluição. Diante disso, o presente projeto visa o da combate a poluição de córregos e esgotos, numa perspectiva econômica, rápida e eficaz de limpeza e de cuidado com a água principalmente em áreas de baixa renda. O projeto tem como principal objetivo a criação de um sistema de tratamento residencial da água que será controlado e monitorado por um microcontrolador, do tipo arduino, que aferirá a qualidade e quantidade de impurezas presentes na água antes de liberá-la para o canal de recolhimento das empresas de saneamento ou mesmo para o próprio rio. Dessa forma, além de zelar pela melhoria da qualidade ambiental, sobretudo de rios e mares, promoverá a possibilidade de tratamento parcial da água das residências baseando-se em processos de múltiplas filtrações.
Palavras-chave: arduino, efluentes, residencia, tratamento de água.
Laila Rangel Da Silva Dos Santos; Luana Isabela Da Silva Schaun; Luide Dos Santos Leal; Renata Oliveira Ipolito Vieira
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O PET é um polímero termoplástico que apresenta as características de transparência e resistência ao desgaste e à corrosão. Este material apresenta vantagens, como no seu peso, onde em uma garrafa de dois litros é cerca de 54 gramas, que demonstra a não necessidade de muito material para envasar uma quantidade abundante de produto. No entanto, o mesmo exprime desvantagens que atinge um complexo composto pela saúde, meio ambiente e sociedade. A utilização das garrafas PETS em larga proporcionalidade iniciou-se a partir da década de 1990 e suas consequências têm se agravado com o passar dos anos. Desta forma o objetivo principal do projeto é minimizar os impactos que os materiais inorgânicos, assim como plástico, trazem à natureza. A criação de um telhado ecológico, que possui o método escolhido para reduzir os efeitos, baseia-se na utilização das garrafas PET fixadas em uma estrutura formada por papelão e isopor, na construção de telhados. De uma maneira mais simples e direta: telha de garrafas PETS, camada de papelão, camada de isopor. A utilização dos frascos é por eles serem um dos plásticos mais consumidos em larga escala nesse país, ou seja, ele é mais fácil de ser encontrado e, portanto, é o mais descartado. No que lhe concerne, o poliestireno atuará como um isolante térmico. Já o papel-cartão protege a camada anterior do sol, e mantém uma temperatura agradável e habitável na casa onde essa estrutura for instalada. O projeto propõe um cotidiano mais ecológico e sustentável para todos os cidadãos brasileiros.
PALAVRAS-CHAVE: PET, plástico, telhado, iluminação, sustentabilidade.
Gisele Araujo; Gleise Pereira; Guilherme Maurício; Isaac Pena; Júlia Longuinho
Orientador: Harliton Jonas da Costa
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia
RESUMO
Com o avanço da pandemia causado pelo vírus transmissor da Covid-19, as autoridades decretaram lockdown para conter a transmissão, fechando todo comércio considerado não essencial, o que gerou desemprego acentuado e queda da economia. Tal fato deixou grande parte da população sem sustento e sem trabalho. Diante disso, nossa proposta de intervenção consiste numa plataforma online, por aplicativo, que será disponibilizado no site oficial do projeto. O intuito é ajudar o crescente número de comerciantes autônomos a vender suas mercadorias para sua comunidade e favorecer a garantia sua fonte de renda. Para a criação do app, utilizamos o nocode, uma plataforma digital para a criação de aplicativos, tendo como recurso o AppGyver, que é um site gratuito que nos permite fazer diversos tipos de aplicativos, utilizando linguagens web (HTML5 e Java Script). Conhecido por suas ferramentas de prototipagem e por usar Steroids.js, o AppGyver é uma ferramenta de linha de gestão que permite criar velozmente aplicativos HTML5. Com o lançamento da plataforma, a nossa expectativa passa por atingir mais pessoas, gerar empregos e manter os negócios em funcionamento através deste novo recurso, permitindo o trabalho remoto, a partir de casa, e assim cumprindo o decreto posto pela autoridade local. Os resultados do projeto ainda não estão concluídos, uma vez que a plataforma ainda está em sua fase de desenvolvimento.
Palavras-chave: Reinventar, aplicativo, comércio.
Euder Filipe Pereira Soares; Fabrício De Jesus Mendes; Gabriela Dos Santos Jesus Brito; Gabriele Ferreira Gonçalves Contreiras; Grasiele Sena Santos; Isabela Silva Rodrigues
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A maioria dos adolescentes que sofrem com a deficiência auditiva, que tem uma vida escolar contínua, as vezes não conseguem se adaptar e interagir com os outros estudantes por conta de não saber se comunicar com eles. E por conta desse tipo de acontecimento, tivemos a ideia de criar um arduino com display LCD 16x2, microfone e tela. Pois ele seria um facilitador do cotidiano, para as pessoas surdas serem mais compreendidas. Como dito anteriormente, se utilizará o arduino, um display LCD 16x2 com um microfone e uma tela, porém não se resume a apenas isso uma vez que no orçamento entram a bateria, o sensor de som, cabo USB, resistor, entre outros. Sendo assim, o orçamento mais barato seria R$ 77,80 e o mais caro de R$ 123,60. Também a linguagem de programação do arduino é importante e será utilizada a C++. Os materiais serão: Bateria 9v, placa LCD, sensor de som, sensor de luz, sensor de temperatura, cabo USB, resistor, microfone, jumps, placa portboard. Seriam utilizados um microfone para captação, e com a ajuda dos outros materiais seria possível traduzir e mostrar o que é falado. A utilização do dispositivo irá minimizar as dificuldades dos deficientes auditivos, e inserir os mesmo na sociedade. Desta forma a comunicação fica bem mais fácil, além de ter um valor acessível para que todos tenham direito.
Palavras-chaves: arduino, inclusão, LCD, deficientes auditivos.
Maria Luiza Fonseca; Maria Luiza Oliveira; Maria Luiza Barreto
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Existem algumas pessoas aproveitam para infringir as regras e cometer crimes ambientais, fazendo com que ocorram mudanças negativas nos fatores bióticos e abióticos da natureza. As legislações que existem não são suficientes para evitar que ocorram os crimes constatados na atualidade, como caça predatória e desmatamentos, por exemplo. Pensando nisso, desenvolvemos uma solução que é colocar câmeras escondidas disfarçadas de animais, inicialmente a arara-azul, localizada nas árvores e feita de material impermeável, como novo meio de segurança. Ele terá como objetivo a diminuição da caça ilegal pelo motivo da extinção de espécies e detectar irregularidades, para que a biodiversidade não passe por situações que a modifique de forma desnecessária. Porém, para que a efetivação desse protótipo ocorra seria preciso o uso de infravermelho, um alarme sem fio compatível com todas as linhas telefônicas e a câmera de 360° com detecção de movimento, onde seriam adicionados à estrutura da arara-azul feita por impressão 3D para que quando sejam avistados um ato ilegal e incomum no ambiente onde essa vigilância disfarçada está localizada um alerta soe automaticamente ao IBAMA ou a proteção local, enviando fotos e coordenadas de onde e as imagens do que ocorreu.
Palavras-chaves: arduino, monitoramento, sistema de alarme, proteção ambiental.
Thalia Gonçalves Barros; Rebeca Silva Pereira; Talita dos Santos de Alcântara
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O site portal do trânsito fez uma pesquisa no ano de 2020 e tiveram como resposta que os acidentes de trânsito figuram como a segunda maior causa externa de morte no Brasil de janeiro a março de 2020, registrando 89.028 acidentes de trânsito. Além disso, é notável que apenas sinalizações não estão sendo tão eficazes para combater o alto número de casos de atropelamentos no Brasil. Portanto, nosso projeto tem como o intuito diminuir os casos de atropelamentos no Brasil. Desta forma, fomos em busca de amenizar esse problema, de uma maneira ativa que apresente resultados eficientes e relevantes. Nossa ideia é adicionarmos mais um sensor dentro dos carros. Esse sensor seria uma força dentro da máquina que praticamente obrigaria o seu motorista a estar sempre atento ao semáforo. Outro sensor seria um sensor de cores, esse sensor ficaria em cima do vidro do carro podendo ser instalado em qualquer carro com uma central eletrônica dentro do esqueleto do automóvel. Com isso até mesmo os carros mais antigos que não são construídos com sensores de presença, poderiam adquirir esse sensor de cores, que ligado a central eletrônica, tendo a função de repassar essa mensagem aos motores e a caixa de marchas do carro.
Palavras-chaves: arduino, sensor, trânsito, acidentes, atropelamento.
Silvio Lima de Jesus Júnior; Vinícius Santos Santana Mendes
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O descarte inadequado de lixo leva a formação de ilhas de lixo nos rios, e contaminação no solo, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. Além disso, muitos dos nossos riso deságuam no oceano e, assim, levam lixo para as praias, tornando-as improprias para o banho e desequilibrando o ecossistema. O aspirador inteligente irá funcionar de forma automática, sendo assim, poderá agir com eficiência e qualidade diariamente e deixando o ambiente cada vez mais limpo e reciclando respectivamente o lixo/resíduo. Iremos usar os aspiradores de uso domésticos como base para nosso projeto, o Aspirador Inteligente vai funcionar de tal forma que possa ser utilizado manualmente, como também automaticamente, os profissionais da limpeza poderão usá-lo ou manuseando, ou simplesmente ligando no local desejado à fazer a limpeza. Desta forma, o Aspirador Inteligente será de função 3 em 1, essas funções servirá para reciclar separadamente os resíduos, uma função será para o “aspirador” puxar os resíduos com a força magnética, sendo assim, está função irá separar os matérias metálicos/de ferro. Segunda função irá succionar os pequenos resíduos como “pó”, funcionando com uma rede que não deixará passar resíduos grandes para dentro do aspirador. Terceira e última função será para simplesmente succionar todos os resíduos (do tamanho respectivo a máquina).
PALAVRAS-CHAVE: arduino, eletrodoméstico, aspiração, sensores.
Victoria Jesus De Almeida; Maria Eduarda dos Santos
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Existem muitos estudos que debatem sobre as algas marinhas por elas produzirem cerca de 55% do oxigênio do planeta, concorrendo até com a máxima que diz ser a Amazônia o "pulmão do mundo". Ou seja, há comprovações de que existem maiores produções de O2 no mundo que não advém das plantas apenas, mas existem outros elementos no globo que também auxiliam na manutenção desse gás na atmosfera. Não obstante, um dos maiores problemas ambientais no mundo é a poluição marítima. Os principais poluentes marítimos são os resíduos sólidos inorgânicos, materiais como papel, plástico, ferro, vidro, alumínio e entre outros. O nível de poluição marítima mundial é alarmante, então, elaboramos uma possível solução para ajudar a reduzir este problema. Nossa solução seria desenvolver um projeto mundial de coleta de lixo marítimo, nesse projeto seriam espalhados por alguns países protótipos monitorados por satélites que iriam boiar em volta da Costa litorânea com redes recolhendo os lixos do oceanos. Assim, seriam retirados toneladas de lixo por dia no mundo inteiro, e após essas coletas, todo o lixo retirado dos oceanos, seria reciclado.
Palavras-chave: arduino, monitoramento, lixo, coleta.
Ilana Cruz Amazonas de Lima Santana; Ívna Graziele Costa Goés Menezes; Júlia Rêgo Chaves Alcântara de Oliveira; Lauren Anastácia Santos Marques; Marcelo Henrique de Campos Santos; Marcos Luan de Souza do Amor Divino.
Turma: 2ª ano B.
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges¹.
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O Auxiliar Auditivo de Embarque Rodoviário visa facilitar a acessibilidade dos indivíduos portadores de necessidades visuais especiais. O sistema foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas e tem como objetivo avaliar as necessidades de acesso desta parcela da população no transporte público do Brasil. Observando a carência de mecanismos que auxiliem na locomoção desses indivíduos, utilizamos da tecnologia do Arduino como solução para essa problemática, pois o auxiliar auditivo possibilitará ajudar na flexibilização da mobilidade urbana. O projeto funcionará da seguinte forma, quando o ônibus se aproximar do leitor de código de barras que será conectado aos pontos de ônibus, será emitido o destino do veículo. Assim, os passageiros poderão conhecer a rota dos transportes públicos. Consideramos a pesquisa realizada relevante no campo da acessibilidade e mobilidade urbana, assim como, existem muitas outras possibilidades ainda a serem realizadas. Com esta pesquisa, poderemos render à comunidade a possibilidade de desenvolver em soluções práticas os seus problemas, além de ser viável para os cidadões perceberem a magnitude de tornar a sociedade igualitária, na qual todos possam se locomover com autonomia.
Palavras-chave: Deficiente visual; Arduino; Auxiliar auditivo e Acessibilidade Urbana.
Juliana da Costa Sales de Souza; Juliana Vieira Bispo Carmo; Laura Correia Garcia; Marcos Emanuel Santos Caldas.
Turma: 2ª ano B.
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Este trabalho apresenta uma síntese descritiva acerca do projeto de pesquisa desenvolvendo uma casa inteligente para portadores de cegueira. Em consideração às dificuldades de locomoção enfrentadas por estes indivíduos, faz-se necessário um equipamento que as possibilite mais acessibilidade em relação a acessibilidade. O sensor de aproximação possibilita uma integração, objetivando proporcionar maior assistência e acessibilidade através de rápidos comandos. Para o desenvolvimento da idéia e do projeto, utilizamos o simulador online de modelagem 3D e circuitos, Tinkercad, para a simulação de funcionamento do projeto, utilizando dos conhecimentos adquiridos nas aulas da disciplinas de OFTEC (Oficina Tecnológica), para a criação e desenvolvimento de circuitos, análises teóricas e outras. Com o avanço das pesquisas e elaboração do sensor, verificou-se que este será fator protagonista em amenizar e tornar mais prática, as atividades realizadas por estes indivíduos, através da automação residencial. Com a conclusão de mais uma etapa no desenvolvimento do Sensor, constata-se boas expectativas em relação ao sucesso do projeto, além de inúmeros benefícios para os portadores de cegueira. Com o Sensor de Proximidade esperamos a inovação do mercado tecnológico e o alcance do publico alvo com excelência.
Palavras-chave: Sensor; acessibilidade; automação; portadores de cegueira.
Amanda Almeida de Paula Sousa; Ana Luiza Ferreira Barbosa Santos; Bárbara Eduarda Vidal de Albuquerque Andrade; Bianca Santana da Silva
Turma: 2ª ano/C.
Professor(a) orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Neste presente trabalho tem-se como maior objetivo vir à apresentar o tema norteador deste projeto que, buscando envolver a robótica, visa criar um protótipo que seja capaz de auxiliar nas questões do meio ambiental. Tendo um problema ambiental em vista, sendo este a Poluição do ar, a ideia central foi voltada para atingir as áreas fechadas, assim, conseguindo diminuir boa parte da poluição dentro destas áreas. Desta forma, foi-se criado um "Sistema de tratamento e purificação de ar em ambientes fechados", com a finalidade de diminuir a poluição de ar nesses ambientes, além da proliferação de bactérias. A poluição do ar ocorre diante as mudanças da atmosfera terrestre causando impacto na saúde humana e no nível ambiental. A presença de bactérias está cada vez mais presente em nossas casas (em cômodos e ar- condicionados). Desta forma, pensando numa solução para minimizar a poluição interna e proliferação de bactérias, foi-se pensado em criar um protótipo que terá sua instalação na porta de casa. É do tamanho de um ar condicionado. Ele gera uma camada protetora em volta da porta, fazendo com que o odor e gases não entre. Ele pode ser manuseado por um controle remoto com opções de manuseio. A camada protetora funciona da seguinte maneira: Ela é feita por vidro e coberta por silicone, quando o ar chega até a porta, ela não consegue passar, por causa do silicone que é a primeira defesa desse protótipo, e o vidro funciona como uma segunda, que funciona como um reforço.
Palavras-chave: Poluição do ar, robótica, meio ambiente.
Laíse Cristine de Almeida dos Santos; Lívia Dias Silva Felix Santos; Luana Michelle De Oliveira Pires; Thiago Costa Alcides; Sara Victória Deodoro da Paixão
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
As constantes evoluções tecnológicas tem proporcionado um avanço no desenvolvimento de equipamentos e aparatos que permitam a melhoria da coleta de lixo no país. Entretanto, descarte de lixo de forma adequada ainda é um empecilho e uma questão essencial e que ainda não foi alcançada de modo a evitar significativa parcela de contribuição nos processos de poluição do ambiente, sobretudo do solo e do ar. Diante disso, o lixo produzido pelas pessoas nas cidades e que são descartados de forma inadequada no dia a dia é algo comum, muitas vezes por falta de atenção do indivíduo, ou simplesmente a falta de ética. A fim de melhorar a qualidade das ruas e do meio ambiente, incentivando as pessoas a atribuírem esse costume de descarte correto do lixo, desenvolvemos uma lixeira detectora, que junto com sensores, seriam programados para funcionar em sua área de atuação determinada, abrindo automaticamente a tampa tanto com a aproximação de alguém quanto como ao detectar o lixo jogado no chão. Portanto, a lixeira automata seria um aparelho que funciona com base no microcontrolador, do tipo arduino, que buscará realizar uma facilitação da coleta, bem como conduzir os materiais descartados em sua proximidade para dentro de seu recipiente.
Palavras-chaves: coleta, lixeira, cidade, arduino.
Givanilton Bastos Araujo; João Vitor Pedroza; Juan Felipe Lima Rabelo; Guilherme Ferreira dos Santos; João Victor dos Santos Conceição; Guilherme Batista dos Santos
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Os drones foram pensados para desenvolver entregas em áreas consideradas de pouco acessíveis por causa da violência e em áreas que não tem como ser acessado por carros e motos, assim utilizando os drones para fazerem entregas de coisas básicas, como por exemplo remédios ou comidas, podem ser usados para entregar também outras coisas mas com um certo limite de peso. Esse projeto foi desenvolvido pensando em um modo de fazer entregas em lugares pouco acessíveis tanto por causa da violência quanto por causa da rua ser ruim para fazer entregas, com ele nós planejamos diminuir o número de lugares que não recebem entregas por serem de pouco acesso. Com as peças escolhidas para o drone vai ser possível controlar ele com programações feitas para que ele entrega os produtos para o local e usando um app no celular para ver as imagens da câmera do drone e também para vê a localização em que ele vai estar para que assim não erre o caminho da entrega e para evitar batidas com o drone. Esse modelo de drone foi pensado para fazer entregas e em ser mais baratos que os outros, já que ele vai ser feito com impressora 3d e as peças que vão ser usadas serão baratas para caso ele seja roubado não tenha tanto prejuízo, fazendo assim com que as lojas possam comprar ele sem se preocupar com muito dinheiro gasto para algo que pode ser roubado a qualquer momento, fazendo assim várias lojas várias lojas comprarem e assim diminuir o número de lugares que não recebem entregas por serem pouco acessíveis.
PALAVRAS-CHAVE: Drone, entrega, transporte.
Guilherme dos Santos Costa; Gustavo Matos Barreto; Iasmim Campos de Jesus; Isabela Ramos Santa Rita da Cruz; João Pedro Fernandes de Souza; Kamilla Victoria Ferreira Santos Macêdo
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A enchente é um problema que atinge grande parte da população brasileira. Diante disso, decidimos utilizar um dispositivo com solução sustentável que removeria todos os materiais que dificultassem a passagem da água e os materiais coletados seriam postos em uma lata de lixo para descarte ou reaproveitamento. Os materiais são: pavimentos sustentáveis, plantas para reter parte da água no solo e lixeiras. Os métodos seriam por meio de um braço mecânico que retirasse qualquer material que dificulte a vasão da água e o material recolhido seria posto em uma lixeira para ser descartado ou reutilizado, além disso seria utilizado o dispositivo buzzer que é um aparelho para geração de sinais sonoros para a identificação do problema. Com o projeto de pesquisa alagamentos e soluções, concluímos que através do dispositivo e seus métodos, conseguiríamos fazer com que não tivesse uma preocupação das pessoas com a chegada da chuvas. O projeto apresenta pontos positivos importantes, como: o baixo custo que teria para o dispositivo, tendo em vista ser um mecanismo simples, os alagamentos iriam diminuir, uma parte do lixo das ruas seria reciclado e reaproveitado, e as pessoas mais pobres não teriam suas casas invadidas pelas águas. Tendo em vista as consequências e alguns pontos negativos, cogitamos que os alagamentos não iriam acabar por completo, os sistemas de bueiros das cidades poderiam ficar sobrecarregados dependendo do volume da água, o asfalto poderia ceder em alguns pontos e a água jogada nos rios poderiam poluir os açudes e matar os peixes.
Palavras-chaves: Alagamento, chuva, água, escoamento, dispositivo
Ana Carolina Reis; Filipe Moreira de Sousa; Italo Monteiro Sales; Kaillane Sena de Andrade Cerqueira; Klismann Schramm Souza Santos.
Turma: 2º ano D
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Observa-se na capital da Bahia um elevado número de denúncias por som elevado em horários não permitido. O SEMSOSA (Sistema de Monitoramento Sonoro na Cidade de Salvador através do Arduino) trata-se de um projeto que planeja contribuir para o auxílio no controle da poluição sonora na cidade de Salvador causada por som automotivo ou propriedades que extrapolam o nível do som permitido que é de 70 decibéis e o horário entre 22 horas da noite e 6 horas da manhã. O Sensor Ultrassônico terá uma Led RGB programado para as cores: verde, indicando estabilidade, amarelo, indicando a região sobre aviso e vermelho, indicando estado grave. Ele será distribuído pela cidade, ficando localizado em alguns postes de luz nos bairros de acordo a distância de captação dele, podendo variar em alguns. Este sensor será controlado pela SUCOM através de um computador que será interligado a vários protótipos, estabelecendo os horários que serão proibido o uso do som alto. Caso haja o descumprimento, através do nível do Sensor Ultrassônico indicado pela LED e a localização da região dos bairros, o órgão juntamente a polícia tomará as medidas cabíveis ao responsável da propriedade. O SEMSOSA, se caracteriza como um aparelho que pode ser muito importante a comunidade no geral, pois além de auxiliar no controle da poluição sonora, ele traz um diferencial, pois estabelece horários de limite programado pela SUCOM por meio dos algoritmos do Arduino Uno, contribuindo para o estabelecimento de uma melhor harmonia social no que tange a ruídos e normas.
Palavras-chave: ruído, som, monitoramento, arduino.
Amanda Borges; Darlan Pereira; Kauan Santos; Nathália Moura; e Vinícius Magalhães
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A nossa ideia é transformar a nossa cidade para melhor, deixando-a livre de poluição, contribuindo com a natureza e melhorando a qualidade de vida da população. Por isso, fizemos um protótipo de uma casa sustentável feita com tijolos de açaí, pintada com tintas extraídas de alimentos, móveis feitos com madeira recuperada (utilizando bordo para escadas e bambu), água proviniente do mar ou que seja reaproveitada, e com base de energia eólica e fizemos um protótipo de medidor de energia para que a pessoa saiba o quanto consome. Essa ideia além de fazer bem para a saúde do ser vivo e do meio ambiente, também ajudaria na hora de pagar as contas de luz e água, as quais não seriam caras por conta do processo citado acima. Fizemos um protótipo de uma casa 100% sustentável, feita com tijolos de açaí, pintado com tintas extraídas de alimentos (vermelho: melancia), móveis feitos com madeira recuperada, bambu, carvalho e etc, a base de energia eólica, água filtrada proviniente do mar e com um medidor de energia para saber o consumo que é o segundo protótipo.
PALAVRAS-CHAVE: arduino, luz, energia, automação.
Analice Silva Almeida; Andressa Ribeiro de Sena de Jesus; Júlia Maria Cerqueira de Oliveira Santos; Matheus Henrique Oliveira Leals .
Turma: 2º ano D
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A qualidade do ar interno (IAQ) usa sensores de CO2, temperatura e umidade para medir e garantir que atenda aos padrões de conforto interno para humanos. Embora o conforto humano dependa da interação de muitas variáveis, a otimização da temperatura e da umidade relativa pode atender aos requisitos de conforto de uma ampla gama de ocupantes, não apenas a otimização da temperatura. O nível de CO2 é um indicador substituto para medir a qualidade do ar interno e a presença humana. Um país ou cidade cujo índice de qualidade do ar (IQAr) é classificado como inadequado causará sérios problemas de saúde (tosse, fadiga, inflamação nos olhos, nariz e garganta) em sua população. Veículos (automóveis, ônibus, caminhões, etc.) e motocicletas são considerados importantes fontes de monóxido de carbono, pois mesmo os veículos estacionados também são fontes de emissão e respondem por grande parte desse gás na atmosfera. Tão logo, com fins de evitar um declíno da qualidade do ar e a promoção de doenças na sociedade, buscamos criar uma plataforma de monitoramento por meio do microcontrolador arduino, modelo Uno, que irá funcionar juntamente com três equipamentos. O principal, Arduino UNO, com interligação no Sensor de gás ApIGC, sensor de temperatura e sensor de umidade Dt-1700 Cem, com o intuito de registrar os dados e índices de do Monóxido de carbono na atmosfera e alertar as autoridades, população e sociedade em geral sobre as condições do ar que estamos respirando naquele ambiente.
Palavras-chave: arduino, sensor, gases, monitoramento, monóxido de carbono.
Lucas Henrique Conceição Serra; Letícia Santos Costa Bastos; Josué Cruz Matos; Emanuelle De Abreu Barbosa Lima .
Turma: 2º ano D
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
De acordo com um relatório da ONU, em 2019, 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram consumidos por pessoas e empresas em todo o mundo. Segundo informações coletadas através de pesquisas em jornais e sites, em 2019 apenas 17,4% do lixo eletrônico mundial foi coletado e reciclado, sendo que no Brasil apenas 3% do lixo eletrônico é reciclado e coletado da maneira adequada. Tendo isso em vista, o objetivo do projeto é trazer uma proposta de solução do problema de reciclagem inadequada destes resíduos. Após uma pesquisa sobre regiões com alto índice de descarte inadequado de resíduos eletrônicos, será criada uma caixa revestida e montada com os materiais necessários para a proteção desses resíduos, possibilitando o descarte correto. Utilizando um mecanismo de indicação, a comunidade poderá controlar o nível de resíduos tóxicos já depositados na caixa, e posteriormente solicitar a secretaria de meio ambiente a retirada do material deposto. Para trazer benefícios a saúde das pessoas em algumas regiões, assim como, apresentar uma nova forma de lidar com esta toxicidade dos resíduos eletrônicos, proporcionando para toda a sociedade o reaproveitamento dos materiais já utilizados em aparelhos tecnológicos, de forma racional e benéfica para a população e com fins de reduzir os custos de fabricação de equipamentos eletroeletrônicos no Brasil.
Palavras-chave: arduino, resíduos, reciclagem, proteção, descarte.
Ana Luisa de Jesus Vita; Analu Santos Silva Ferreira Luz; Yasmin do Rosário Ferreira; Amanda Larissa Alves Vieira
Turma: 2º ano D
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O projeto Hera tem como objetivo tornar ambientes quentes mais propícios para o cultivo de plantas que necessitam de um solo mais fresco. O Hera terá um vaso capaz de regar e controlar a temperatura de forma automática, para manter o solo com a temperatura ideal para a planta. Ele foi pensado principalmente para plantas medicinais que precisam de um maior controle de temperatura. Haverá um compartimento com água anexado ao fundo do vaso, junto com o compressor, para transformar a água em gelo, quando necessário. A água e/ou gelo subirá através de um tubo conectado a uma bomba d'água. O Hera saberá quando precisa regar quando o sensor de temperatura, anexado no exterior do vaso e conectado ao compartimento de água e gelo, indicar que está muito quente. Tudo isso vai estar conectado a uma placa de arduino que também terá um cronômetro, para regar as plantas no tempo pré-programado. Assim, o Hera é um vaso autoirrigável avançado de modo a inserir um processo automatizado no cultivo de plantas de forma individual.
Palavras-chave: arduino, automação, irrigação, cultivo, conforto.
Alice Gomes da Conceição; Anna Luiza Santos de Almeida; Camila de Santana Silva; Jorge Vitor dos Santos da Cruz
Turma: 2º ano D
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Atualmente, na cidade de Salvador, existem cerca de 8 mil moradores de rua que têm vivido em condições precárias e que, devido a pandemia, o crescimento desse grupo é cada vez mais preocupante, sobretudo em virtude na dificuldade de efetivação das ações sociais. Segundo dados do Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada -, o número de pessoas em situação de rua no Brasil cresceu mais de 100% em 8 anos, atingindo quase 222 mil desabrigados e, além disso, essa pesquisa demonstra que o Brasil possui em torno de 340 milhões de terras agriculturáveis e muitas delas sem nenhuma função social estabelecida. Portanto, o projeto se trata da criação de um dispositivo feito com o Arduino, desenvolvido para tornar cultiváveis os solos e terrenos da cidade e, assim, estes terrenos serão disponibilizados para que pessoas em situação de rua possam utilizar para a prática da agricultura de subsistência, a qual é utilizada para a própria alimentação. O projeto é baseado na elaboração de um sistema que conectará todos os dispositivos implantados nos solos por meio de cabos e códigos vinculados pelo microcontrolador, de forma que serão programados para que, em um determinado período, insiram os biofertilizantes, adubos orgânicos líquidos, no solo. Desse modo, o dispositivo objetiva tornar esses solos cultiváveis e férteis para o plantio, sejam eles presentes no ambiente urbano ou rural.
Palavras-chave: solo, arduino, agricultura, biofertilizante.
Ana Kelly da Silva Pereira, Guilherme Uilson Pires da Paixão, Iago Xavier dos Santos Muniz.
Turma: 2ª ano E.
Orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O desperdício de água tem uma ligação direta com a má utilização de recursos hídricos no Brasil, acontecendo desde o transporte de água até o consumidor. Uma das principais fontes desse desperdício é o mau uso residencial. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2015 o brasileiro consome por dia 108,4 litros de água. Dessa forma, visando diminuir o exagerado uso da água por dia, idealizamos um protótipo que seria criado por meio do Arduino. Com peças como o Lcd, utilizado para mostra de dados, o medidor de litros, e a própria placa do Arduino, poderíamos pegar um ladrão de hidráulica como um aparelho extra para ajudar no projeto, controlando o nível de água do tanque de cada residência. Cuja função seria controlar o consumo excessivo de água em cada residência. Dentro das funções estará o número máximo de litros que alguém deverá consumir de acordo com o afazer que a pessoa fará e com um tempo determinado, indicando também formas de como economizar mais e controlando a quantidade de água utilizada por dia de maneira contabilizada. O robô terá um aplicativo onde mostrará os dados coletados. A amostra desses dados no final de cada semana apresentará uma média em gráfico, e a quantia em litros economizada. E quando estivesse passando do nível estimado de água para consumo, o aplicativo emitisse certos alertas.
Palavras-chave: Desperdício, consumo, água
Monalisa Barbosa Chaves; Paulo André Carvalho Rocha; Matheus Menezes Ferreira de Jesus
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Nos tempos atuais vemos queimadas no mundo inteiro acontecendo, isso é decorrente de incêndios criminosos e do aquecimento global, causado pela eliminação de gases das indústrias e dos escapamentos dos veículos. As queimadas são não só prejudiciais à fauna e a flora, colocando em estado de extinção diversas espécies de animais e plantas, mas também são prejudiciais ao ser humano “provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias”. As queimadas humanas podem ser tanto legais, quando é feita em prol da agricultura mesmo podendo ter impactos ambientais graves, se o incêndio sair do controle. Desenvolvemos um equipamento que tenha como principal função umedecer o ar com o objetivo de diminuir a quantidade de queimadas nas florestas. Esse equipamento é configurado com um limite de temperatura e assim que ultrapassasse esse limite ele automaticamente fosse ativado e começasse com a umidificação. O projeto foi construído através de discussões sobre o tema dentro da equipe, além das pesquisas que foram feitas ao longo das aulas para o desenvolvimento. Utilizamos as ferramentas que estão disponíveis na plataforma do Tinkercard para a construção do protótipo em 3D. O resultado do protótipo é controlar de forma inteligente as queimadas que estão acontecendo em algumas partes do mundo. Durante o desenvolvimento do projeto, observamos que a execução e funcionalidade não eram de simples construção, tivemos que adaptar e remodelar o projeto para que atendesse todos os requisitos e suas conexões com o ambiente destinado.
PALAVRAS-CHAVE: Queimadas, Desmatamento, Umidificação, Extinção.
Thiago Mateus Almeida da Cruz; Robert Lima Da Silva; Mário Sérgio caldas da Silva Júnior; Samir Lacerda Santos Santana
Turma: 2º ano E
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Um dos principais problemas encontrados no mundo, especialmente é o lixo que é o resultado de consumo de uma sociedade de cada dia. Atualmente, o lixo no mundo vem trazendo diversas consequências, tais como a poluição do solo, de águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Esse processo ocorre devido a acumulação de dejetos que nem sempre tem um lugar adequado para se colocar, por isso criamos esse projeto com o objetivo de acabar com esse problema. Este projeto tem o objetivo de demonstrar o funcionamento de uma caçamba eletrônica, com registro de usuário/ponto que pode funcionar como meio de desconto nas faturas de luz e água (forma de auxílio financeiro aos moradores participantes). A quantidade de resíduos recicláveis produzidos por comunidades, utilizando a Inteligência Artificial no processo de identificação do usuário e abertura e fechamento da caixa. O morador da comunidade inicialmente irá separar seu material e, ao descartar na caçamba coletora, fornecendo facilidade na coleta e na questão sanitária da região, ganhará incentivos para continuar realizando o descarte seletivo, fruto da separação seletiva em sua residência. O investimento é desenvolver uma caçamba com sistema de abertura e identificação do usuário a partir de mecanismo de inteligência que vai reconhecer a digital do indivíduo enviar a sua participação para o Banco de Dados e, terá divisórias internas onde serão alocados cada tipo de lixo e, a cada contribuição o cidadão terá um retorno em pontos, capaz de oferecer redução em contas de seu interesse.
Palavras-chaves: arduino, inteligência artificial, sustentabilidade, coleta seletva, lixo.
Luana Souza, Lilian Graziele, Malena Sales e Luziane Gonçalves.
Turma: 2ª ano E.
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O presente projeto tem como finalidade apresentar o protótipo de uma campainha com alarme de luz para indivíduos com deficiência auditiva. Utilizando o aplicativo Tinkercad, foi desenvolvido o protótipo de um alarme destinado aos surdos, para que, por meio de sensores de luz, essas pessoas saibam da existência de alguém na sua porta. Além disso, o projeto também conta com sensores luminosos, que foram incluídos para que os surdos possam colocar esses objetos nos cômodos mais visitados e utilizados da casa. Assim, mesmo quando o indivíduo não estiver perto da campainha, ele verá o alarme e saberá que tem alguém o chamando. O protótipo funciona da seguinte maneira: O botão da campainha, instalado do lado de fora da casa, é acionado; depois, o LED acende, indicando para o surdo que há alguém na porta; caso a pessoa com deficiência auditiva não esteja perto da campainha, os sensores de luz espalhados pela residência a mandará a informação. O projeto foi pensado pela necessidade de inclusão dos indivíduos com surdez na sociedade. Diante de diversas pesquisas, constatou-se que os surdos têm muitos problemas no seu cotidiano, isso porque ainda não foram desenvolvidos planos para que suas limitações sejam superadas. No desenvolvimento deste projeto, foi visto que é possível melhorar a qualidade de vida dos surdos com alguns detalhes no dia a dia, que fazem a diferença. Esses detalhes podem ser conquistados com a tecnologia atrelada às inovações para o planeta, para que os surdos sintam-se mais confortáveis e seguros no mundo.
Palavras-chaves: Campainha; surdos; Tinkercad
Lucas Andrade Leite; Lucas Vinicius dos Santos Ribeiro; Samuel Breno Paixão Bastos; Kauan Oliveira Pereira de Jesus
Turma: 2º ano F
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
As doenças respiratórias sempre existiram na humanidade, e atualmente podemos observar que segudos os indicadores explícitos do DATASUS as doenças com maior índice de prevalência na população é a Pneumonia e Resfriado que lideravam o ranking de principais consequências advindas da baixa qualidadede do ar. Segundo o CFM – Conselho Federal de Medicina -, as doenças pulmonares são uma das maiores causas de morte no mundo e ocupam a terceira posição no ranking mundial. Atualmente, com o avanço do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que gera a doença intitulada de Covid-19, onde o número de mortes tem sido agravado em algumas regiões do globo, sobretudo pela qualidade do ar. Diante disso, o objetivo de nosso projeto é propor a criação de um Respirador de Emergência que seria feito com materiais de baixo custo e controlado por um microcontrolador baseado no arduino. Inicialmente o respirador de emergência auxiliaria a inspiração e expiração do indivíduo e, além do arduino, e juntamente com um Ambu ressuscitador e motoservos que iriam impulsionar um fluxo de ar através de um tubo para o paciente. Portanto, a ideia é gerar um dispositivo de auxílio na ventilação artificial que ocupe o menor espaço possível e que possa ser construído com materiais eletrônicos acessíveis e de baixo custo, para que possam ser disseminados na sociedade em geral, principalmente aquelas que possuem carências de profissionais e equipamentos.
Palavras-chave: arduino, respirador mecânico, ventilação, emergência, saúde pública.
Cauan Dos Reis Oliveira; Carlos José Freitas Da Silva; Daiane Dias Da Lima; Maria Eugênia Hidalgo Duarte; Wesley Da Costa Gomes
Turma: 2º ano F
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A produção de lixo nos últimos anos tem crescido principalmente em função da produção em larga escala de produtos que atendem os desejos voláteis da população. Além disso, a elevada carga horária de trabalho das pessoas as fazem cada vez mais depender de fast-foods e de alimentação extra-residência, gerando maior quantidade de lixo orgânico produzido em virtude de comidas estragadas ou frutas/verduras que não podem mais ser aproveitadas pelo elevado tempo na geladeira. Isso tudo pelo fato da maioria dos trabalhadores passarem maior tempo fora de casa e quando chegam em suas residências preferem descansar a ter mais trabalho, como limpeza, cozinha e afins. Diante disso, o objetivo deste trabalho é obter gás metano por meio de um biodigestor residencial alimentado com dejetos orgânicos produzidos intraresidência e que pode substituir o butano e o gás de cozinha. Portanto, será gerado um biodigestor anaeróbio, sistema que realiza a decomposição anaeróbica (sem oxigênio) de resíduos orgânicos, como fezes de animais de estimação e restos de alimentos, e gera como produto biogás e biofertilizante e que será controlado por um microcontrolador (arduino), apontando o volume de gás existente no recipiente bem como dispositivos de segurança acoplados ao encanamento que emitirá um alerta em caso de vazamento de gás.
Palavras-chave: arduino, biodigestor, sensores, gás, orgânicos.
Otávio dos Santos Souza; Raíssa Mariany Santos de Oliveira; Luciano Flavio Menezes de Brito; Maria Eduarda Carvalho Magalhães
Turma: 2º ano F
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Nos últimos anos, a poluição vêm crescendo muito e dando espaço a diversas formas de se poluir, uma delas é a poluição do solo, não só nas florestas e na natureza em geral, mas em ambientes urbanos. Diante disso, o projeto AbsolutlyNoTrash vem com o intuito de prevenir o desenvolvimento das ações relacionadas a poluição do solo, proporcionando um futuro melhor e sustentável para as futuras gerações. A ideia é inserir um produto relativamente barato nas rodovias mais movimentadas, afim de flagrar motoristas jogando lixos nessas estradas para que se possa aplicar uma multa de modo que todos tenham uma reflexão sustentável e consciente. Tão logo, o objetivo do projeto é criar um sistema de monitoramento inteligente baseado no Raspberry Pi, de modo que câmeras acopladas a ele possa detectar em suas imagens o descarte de lixo por meio da janela dos veículos que transitam em alta velocidade em qualquer tipo de estrada. Não obstante, a ideia é proporcionao aos governos uma base de dados uteis que possam ser utilizados para reduzir não apenas o número de poluentes ambientais, mas tambémd e acidentes em rodovias provocados pelos objetos nela encontrados.
Palavras-chave: raspberry pi, monitoramento, rodovias, lixo, acidentes.
Dalila Bernarda Barbosa; Diogo de Eustaque Cunha; Eduarda Oliveira Garcez; Sarah Duarte Ribeiro
Turma: 2º ano F
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Diante do caos que a natureza passa pelas as ações humanas, um dispositivo colocado em algumas árvores em florestas seria uma boa forma de evitar que prejudiquem o meio ambiente, ou pelo menos em locais do seu entorno. Porém, é notório observar que as ações humanas vêm causando malefícios ao ambiente, tais como a poluição, inundações, aumento crescente de áreas urbanas e consumo exagerado de recursos naturais assim resultando em alterações no clima, bem como o aquecimento global. Com isso, surgem maiores possibilidades de se gerar um incêncio que evolui para uma extinção de animais e o lugar se torna cada vez mais tóxico afetando, também, toda população e comércio no mundo. Portanto, o objetivo do projeto é criar uma câmera acoplada a sensores que buscariam emitir um sinal de alerta sonoro numa unidade fiscalizadora sede das autoridades ambientais para que pudessem agir com maior celeridade no combate a infrações e situações ambientais urgentes. O objeto tecnológico então seria composto por uma bateria que é recarregada com a energia solar, câmera e sesores de movimento, que serão acionados apenas se houver movimentos bruscos de humanos que se aproximem da região e executem alguma irregularidade ambiental ou danificar a área. Todo o objeto será camuflado e inserido sob a copa e tronco das árvores, de forma que a maior proteção seja principalmente para as aves, que correm riscos altos de extinção e que são alvos de traficantes.
Palavras-chave: arduino, aves, tráfico, monitoramento, floresta.
Fabricio Peixoto da Silva, Eduardo dos Santos Ferreira, Ezequiel Marques Damasceno, Emily De Barros Machado.
Turma: 2ª ano F
Orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Saúde é a definição que possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença. Neste âmbito, estudaremos a saúde nas empresas públicas e privadas. A sistema de saúde pública no Brasil é considerada como todo o conjunto de medidas executadas pelo Estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da população; já o sistema privado compreende o sistema de saúde suplementar (operadoras de planos e seguros de saúde). O SUS é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, são 190 milhões de brasileiros potencialmente usuários e 150 milhões que dependem exclusivamente desse sistema. Podemos justificar que a saúde possui implicações legais, sociais e econômicas mas com o termo de saúde de serviços médicos e enfermeiros em clinicas e hospitais, no nosso trabalho trouxeram os objetivos com clareza e com isso temos a viabilidade que estamos trazendo pontos positivos que ajudam e complementa com o tema em si, pesquisas apontam que o SUS é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, isso traz uma justificativa importante que são mais de 190 milhões de brasileiros cadastrados, mas 150 milhões dependem do SUS. Nossa solução é que podemos criar um cadastramento que já existe mais que seja mais organizado e fácil de acessar com teoria para ajudar no atendimento, já de acordo com a estrutura ruim do hospital podemos decidir procedimentos diários com os hospitais, assim os hospitais públicos podem ter uma estrutura, procedimentos e atendimentos melhores.
Palavras-chave: SUS; Saúde; Mau atendimento.
Fabricio Santana, Felipe Soares, Gabriel Negreiros, Gabriel Silva.
Turma: 2ª ano F.
Orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O presente trabalho possui um fone e uma bengala conectados via bluetooth, a bengala tem um sensor de distancia que passa as localizações dos objetos e pessoas próximas para o deficiente visual através fone, haverá uma medida de segurança por leitura digital para evitar ser utilizado por outra pessoas ou futuramente furto pela dificuldade de ser acessada, assim permitindo que só o deficiente visual específico consiga usa-la e haverá também um GPS para a localização do deficiente visual caso esteja perdido, a procura de uma localização ou caso haja destruição ou danificação no aparelho e nesse caso será passado sua localização para a família.
Palavras-chave: Inovação tecnológica; bengala sensorial; Fone orientado.
Bruno Nicodemos Garcia; Jean Lucas Dózino da Silva Andrade; João Guilherme gomes da Silva Costa; Kauã Silva Frois; Grabriella Lima Soares da Silva.
Turma: 2ª ano F.
Orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O presente projeto visa fazer um protótipo que tem relação ao meio-ambiente, esse protótipo funcionará com uma irrigação automática, através de um sensor de humidade de solo que, detectando a baixa humidade (terra seca), irá realizar o acionamento de uma bomba d’água automaticamente para irrigar a terra (onde está localizada a vegetação). Este projeto também visa acionar, para além da bomba, luzes LEDs que representem o status do solo por cores, informando aos agricultores: verde = húmido , amarelo = moderado , vermelho = seco. Ressalta-se também, neste projeto, a importância de sua idealização, pois iremos mandar ‘’SMS’’ para celular/tablet via módulo bluetooth conectado ao dispositivo, para o agricultor responsável se atualizar em tempo real sobre o funcionando de seu solo através da tecnologia utilizada de prototipagem arduino.
Palavras-chave: Tecnologia, Ambiente, Sensor.
Alana Carvalho dos Santos; André Lucca dos Santos Patrocínio; Bianca Ramos da Silva; Breno França da Silva.
Turma: 2ª ano F.
Orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O robô doméstico High benefit follow-up tem como finalidade auxiliar as pessoas com afazeres domésticos. A função deste equipamento é realizar as atividades no horário desejado pelo dono na função programada, além disso o robô terá a possibilidade de acionar contatos cadastrados da família do usuário ou o sistema de saúde quando houver necessidade, sinalizando que o dono está precisando de ajuda. Sua funcionalidade sucede de forma bem prática, ao adquirir o seu robô assistente, você deverá configura-lo, primeiramente conectando em uma rede wi-fi, logo após você iniciará o seu processo de configuração. O robô estará disponível em aplicativo para celular ou controle remoto; para aplicativo, você terá que instalar o app em seu aparelho e ele mesmo te direcionará passo a passo, já em caso do controle remoto, vai acompanhado de um manual de uso, que auxiliará nesse processo, devendo-se cadastrar o nome do usuário e alguns dados cadastrais, como data de nascimento, endereço residencial, e alguns números de pessoas responsáveis para caso de emergência, sendo um grande investimento para gestantes e idosos que residem sozinhos.
Palavras-chave: auxiliar, investimento, emergência.
Anthony Lima Santiago de Almeida, Ariel Oliveira Santos, Barbara
Hellen Paiva Silva e Cauã Blanco Carvalho Da Silva.
Turma: 2ª ano G.
Professor(a) orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Em decorrência do alto índice de mortalidade e falta de controle no sistema da saúde, equipes médicas estão sendo desmembradas, devido contágio que acontece entre médicos e pacientes e como remédio para essa situação caótica foi pesquisada implementação de um robô pra auxiliar tais equipes médicas, de modo que não exista contato com os pacientes assintomáticos infectados de COVID, de modo que venha evitar o aumento da proliferação do vírus. Por meio de pesquisas e discussões foram decididas as principais características do dispositivo, como o corpo e a lógica de programação, de modo que atendesse os pré-requisitos estipulados (eficiência e simplicidade). Graças a artigos, reportagens e casos preexistentes de robôs em área hospitalar foi possível garantir que é viável a existência e o funcionamento do equipamento. Para isso o robô deve conter acesso a três bancos de dados, o primeiro com informações do paciente, o segundo com procedimentos básicos e um terceiro com os devidos tratamentos. De forma que o a adaptação ao espaço exista, rodas e braços são recomendados. Diante dos atuais resultados, o equipamento proposto cumprirá com os objetivos, fazendo com que médicos e enfermeiros tenham maior segurança na área de trabalho, bem como da proteção de seus pacientes.
Palavras-chave: Covid-19, Medicina, Pandemia e Robótica.
Amanda Laisa Ribeiro Tavares, Caio Vinicius Magalhães Souza, Adson Teixeira De Souza, Caio Conceição Sales.
Turma: 2ª ano G.
Professor(a) orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Nosso projeto tem um ponto bem especifico que é ajudar a reaproveitar a água que seria jogada após ser considerada “suja”. Antes de mais nada, visamos a importância de verificar se a água está suja de terra ou sabão (seja sabão de corpo, prato, etc.) caso a água esteja suja de outra coisa que não seja que já citamos anteriormente, essa não se encaixa no nosso experimento, pois o processo que deverá ser realizado não será o mesmo. Segundo G1, foi relevado que o Brasil tem o maior gasto em relação ao desperdício de água, cerca de 42,2% PIB, e acreditamos que com o nosso projeto esse número cairia, afinal além de reaproveitar a água, todos os matérias para fazermos isso temos nas nossas próprias residências. Para isso, iriamos precisar de água que queremos reaproveitar, de pedregulhos ou areia grossa, areia fina, carvão, algodão e uma garrafa pet. Primeiramente pegaremos uma garrafa pet e cortaremos em duas partes, a parte que é onde sai o liquido, tem que ficar de cabeça para baixo e o fundo da cabeça ficaria servindo de fundo para quando a água limpa descer, após isso começaremos colocando os materiais, primeiro coloca algodão no bico, (onde sairá a água, após isso coloque os demais materiais. Após todo o processor descrito sairá a água filtrada). Poupar, reservar, controlar, esse desde de o início é o nosso objetivo criar através da nossa ideia um planeta mias sustentável, reutilizando.
Palavras-chave: Desperdicio de água; tecnologia; inovação.
Matheus Silva Barreto De Santana; Yves Jose Barbosa Silva; Rafael Santos De Jesus; Rainy Teixeira Gonzaga
Turma: 2º ano G
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O fogo quando descoberto foi algo extremamente inovador no período neolítico, ajudou em muitos problemas, como por exemplo, para se aquecer em dias frios, assar alimentos, iluminar lugares escuros e as mais variadas funções o fogo teve neste período e em outros também. Porém, no decorrer do tempo foi sendo descoberto que o fogo pode ser uma dádiva e uma maldição ao mesmo tempo. Com isso, decidimos criar um aplicativo que recebe dados de um Drone controlado por arduino e configurado com uma câmera de infravermelho para realizar aerofotogrametria sob a área na qual está ocorrendo o desmatamento florestal fruto de queimadas. Esta ideia busca elevar a eficácia da ação do corpo de bombeiro e das brigadas contra o fogo ao definir a área que foi atingida pelo incêndio de forma mais precisa. As imagens e dados aéreos de sobrevoo permitirão também traçar melhores estratégias de combate aos focos das queimadas, evitando o máximo de intercorrências possíveis. Diante disso, nosso objetivo é ajudar no tempo de resposta a chamados de incêndios florestais, prevenindo assim, mortes, extinções de espécies animais e o desmatamento florestal.
Palavras-chave: arduino, drone, aerofotogrametria, incêncio, desmatamento.
Marcos Henrique; Maria Eduarda; Luiz Cláudio; Nalane Rodrigues; Pedro Gabriel; Luiza Muniz; Pedro Santana
Turma: 2º ano G
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A vertente do presente trabalho é buscar diminuir a poluição que o lixo causa nos rios e oceanos. Além disso, o lixo é um dos grandes problemas relacionado à infraestrutura e alagamentos nas cidades. Ele também corrobora com o desequilíbrio ambiental, ameaçando à vida aquática. Outro grande problema é a contaminação da água, tornando inapropriada para consumo e podendo ainda causar doenças. O projeto consiste em uma cesta gradeada de aço, capaz de armazenar 10 litros de resíduos. O lixo, que em tempos chuvosos são levados pela correnteza, será coletado pela cesta qual auxiliará como uma caixa coletora adaptada em pontos estratégicos nos bueiros. A água seguirá o seu caminho, já o lixo ficará até alcançar o limite de 10L. Após chegar ao seu máximo, o sensor ultrassónico encaminha uma informação para a placa de arduino que emitirá um alerta ao sensor de wi-fi, o qual encaminhará um sinal para o departamento responsável pela limpeza urbana para que a coleta dos resíduos seja realizada. Dessa forma, o lixo será descartado em locais adequados, ajudando a diminuir o problema de poluição nos rios e oceanos, permitindo também que o escoamento de água na cidade, principalmente em tempos chuvosos, não cause enchentes e, dessa forma, ao longo dos anos a sociedade tenha uma rede de esgoto bem cuidada e com baixo índice de impurezas.
Palavras-chave: arduino, poluição, lixo, feneiração, efluentes.
Djalma Leite de Melo Neto; Edenilton Wendel do Espirito Santo Cajazeira Castro; Felipe Araújo Carapiá; Flavia Stephany Souza Pereira; Gabriel Anjos do Carmo; Hedonal Teixeira dos Santos Neto; Ian Carlos de Azevedo Brito
Turma: 2ª ano G.
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O presente projeto refere-se ao processo de desenfumagem. Ele tem como objetivo retirar toda a fumaça do ambiente onde está acontecendo o incêndio, através de ventiladores que são responsáveis por puxar a fumaça para fora do ambiente, esses ventiladores serão acionados através de sensores instalados nos locais onde tem esses ventiladores, toda vez que esse sensor identificar fumaça no ambiente ele acionará os ventiladores. Também utilizaremos o processo de desenfumagem, esse processo ocorre da seguinte forma: todas as janelas terão um mecanismo tecnológico com prototipagem arduino em que todas vezes que o sensor identificar um gás inflamável, esse mesmo mecanismo abrirá as janelas e assim a fumaça poderá sair de forma rápida, evitando acidentes.
Palavras-chave: Incêndio, Sistema e Segurança.
Emily Victória de Jesus Cruz; Everton Jesus dos Santos; Franciele da Silva Cruz Gomes; Ítalo José Pinto Cerqueira; Izabel Oliveira Barbosa; José Ricardo da Conceição Santos Filho; Liriel Oliveira Vieira; Ian Felipe dos Santos Gonzaga.
Turma: 2ª ano G.
Orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O projeto LongLife TheTress—Vida Longa às Árvores tem como objetivo desenvolver a sustentabilidade nas cidades, com o cultivo das árvores e a reutilização da água, assim, tornando o ambiente mais puro e sustentável. Ademais, no desenvolvimento do projeto utilizamos um Arduino uno, um sensor de temperatura TMP36, um multímetro na função volts e um motor CC, no Arduino, na entrada de Power, foi conectado um fio na entrada de 5V ligado a entrada potenciado sensor, o GND do Arduino conectado no GND do sensor de temperatura e o pino Volt do sensor conectado a entrada análoga A1. O pinoVoute GND foi colocado na entrada negativa e positiva do multímetro, e a conexão do multímetro para o motor fez que o positivo fosse ligado ao resistor com resistência de 105 K(ohm) e conectado ao terminal 2, enquanto que a negativa foi conectada ao terminal 1 do motor, assim, na temperatura de 33°c o motor girasse a -1 RPM no motor C.O intuito do projeto é aumentar o número de árvores presentes nos centros das cidades, tornando o ambiente mais puro e sustentável, visto que com a presença de veículos há uma certa poluição. Dessa forma, as árvores podem ajudar nesse processo de purificação do ar, tornando-o mais limpo.
Palavras-chave: Árvore, Sustentabilidade e Cultivo.
Bruna Maiara Tavares Rebouças, Beatriz Carvalho Souza, Amanda Oliveira e Arthur Silva.
Turma: 2ª ano H.
Professor(a) orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
No tema explicamos sobre como as mudanças climáticas têm uma interligação com a poluição do ar, o motivo disso é que, ao diminuir a poluição do ar temos como uma boa consequência a proteção da mudança climática. O desenvolvimento do projeto foi realizado através de pesquisas em sites, com o uso de celulares e notebook. Teve descobertas científicas, teve também um bom impacto em relação a eliminação da poluição do ar. Ainda é uma boa reflexão para que tanto as pessoas quantos os cientistas tenham interesse cada vez mais em diminuir a poluição no ar, pois cuidando dele vamos ter uma melhor qualidade de vida, cuidando do nosso planeta.
Palavras-chave: poluição no ar, qualidade de vida, mudanças climáticas, diminuição da poluição e clima protegido.
Patrick Cerqueira Reis; Ricardo da Silva Brandão Júnior; Vinícius Kauan Santos da Cruz
Turma: 2º ano H
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O grande número de focos de incêncio demonstrados pelo PRODES – Coordenação Geral de Observação da Terra - e pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, demonstraram nesses últimos três anos um crescente número de regiões desmatadas e destruídas por chamas, sejam elas surgidas de causas naturais ou criminais. Diante disso, o Sistema de Combate a Incêndios Florestais tem como uma de suas propostas a diminuição das queimadas nas zonas florestais do Brasil. Tal projeto FFFS – FOREST FIRE FIGHTING SYSTEM irá unir uma placa de arduíno GSM Shield, um sensor de temperatura, um irrigador e um tanque de água de 70 ou mais litros. Partindo para o seu funcionamento, ao detectar que a temperatura se elevou de certa forma que seja considerado um incêndio, o arduíno irá acionar o irrigador que estará ligado ao tanque de água para conter o possível foco de incêndio da região. O microcontrolador também terá a função de acionar um departamento de bombeiros do local delimitado, alertando sobre uma possível queima e prevenindo um possível desastre ambiental.
Palavras-chave: arduino, incêndio florestal, queimadas, alarme.
Sara Vitória Alcântara Borges; Rafaella Souza Barbosa; Yasmim de Souza Queiroz
Turma: 2º ano H
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O projeto constitui na criação e instalação de sensores de imagens em áreas florestais, que ajuda a conter atividades relacionadas ao desmatamento, que atualmente é um dos maiores desafios da atualidade, principalmente em decorrência do avanço do gado e da soja. Os sensores instalados irão registrar e encaminhar as imagens destes locais, assim analises de imagens poderão ser feitas para ver os pontos que estará ocorrendo o desflorestamento. A partir daí investigações serão realizadas em relação aos envolvidos, onde os mesmos serão penalizados por multas ou até mesmo presos por se tratar de um crime que é o desmatamento ilegal de áreas protegidas por lei. Além disso, a operacionalização deste projeto permite trazer melhorias significativas para sociedade, pois o desmatamento da Amazônia aponta dados alarmantes e sem uma intervenção imediata a região local poderá estar propensa a sofrer grandes consequências como o desequilíbrio das chuvas, mudanças locais no clima e no tempo, sobretudo devido a emissão de gases na atmosfera e pela escassez de árvores suficientes para produzir oxigênio e umidade, bem como realizar a manutenção do ecossistema regional.
Palavras-chave: monitoramento, desmatamento, proteção, bioma.
Samara Oliveira de Ramos Oliveira; Micaela da Silva de Castro; Pedro Henrique Bispo de Andrade; Raissa Vieira de Ramos Oliveira; Sâmeque Moisés Silva De Jesus
Turma: 2º ano H
Orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A Resolução CONAMA 05/89 criou o Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar -PRONAR, fixando parâmetros para a emissão de poluentes gasosos e materiais particulados por fontes fixas, de modo a estabelecer um limite máximo a ser. Mesmo com esse programa criado, para “inibir” e trazer melhorias existem pessoas que não se colocaram na posição de ajudar e trazer melhorias não só para seus bairros ou sua cidade, mas para todo Brasil. Existem diversos contextos com presença de poluição em nosso planeta, e um deles é o ar atmosférico. Diante disso, buscamos criar um drone que tem o objetivo de identificar o nível de poluição que está presente no ar, tomando como referência um dos gases de efeito estufa e/ou tóxico, para que possa realizar uma leitura e enviar os dados para serem analisados. Portanto, a ideia é que o drone possa auxiliar na diminuição da poluição presente no ar. O sistema é baseado numa construção utilizando o Arduino e acoplando a ele dois sensores chamados MQ-9 e MQ-135. O MQ-9 é responsável por detectar o Monóxido de Carbono e gases inflamáveis, já o MQ-135 fica responsável pela qualidade do ar. Tão logo, pela leitura de sobrevoos do equipamento podemos averiguar as condições atmosféricas locais e poder realizar associações de causa e efeito, de modo a buscar uma solução para o problema de forma mais específica, dado que o drone pode mapear pontualmente regiões e produzindo mais confiáveis e menos genéricos.
Palavras-chave: arduino, poluição do ar, sensores, gases tóxicos, drone.
Emilly Barbosa de Jesus; Ingrid de Jesus Oliveira; Jennifer Lima Bitencourt; Juliane Neto Costa; Leticia Pereira Souza; Lorena Paulo dos Santos Brito.
Turma: 2ª ano H.
Orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O principal objetivo de criar a bengala inteligente é fazer algo que facilite a vida das pessoas portadoras de algum tipo de necessidade, então escolhemos ajudar pessoas portadoras de cegueira, na qual o propósito é facilitar o deslocamento dos mesmos. A bengala funciona da seguinte forma: ao se aproximar de qualquer objeto ou uma pessoa, a bengala irá emitir um som para alertar a pessoa que está manuseando. Esse projeto visa ajudar as pessoas portadoras de cegueiras, onde, de acordo com o Portal Louis Braille (www.louisbraille.org.br) 23,9% (45,6 milhões de pessoas) da população brasileira declararam ter algum tipo de necessidade, entre estas, a visual atingiu 3,5% da população. Deste modo, o projeto visa facilitar muito a vida dessas pessoas. Este projeto surgiu como uma proposta para a Mostra STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, desenvolvido na disciplina de OFTEC (Oficina Tecnológica), com o objetivo de melhorar a locomoção destes individuos. O resultado esperado desse protótipo é que realmente ele facilite a locomoção do portador de cegueira em seu cotidiano nas ruas tornando oseu dia a dia mais seguro, a intenção é que além de evitar acidentes em que eles acabem tropeçando em algo ou alguém, e também que ela ajude essas pessoas a se sentirem seguras e que torne mais fácil seu deslocamento nas ruas. O impacto esperado é que essa bengala não seja de alto custo para que ela alcance todo seu público alvo e facilite a vida e o dia a dia dessas pessoas.
Palavras-chave: Portador de cegueira, bengala, inteligência.
João Vitor de Souza Machado Ferreira; Joice Celena de Paulo Soares; Iuri Gabriel Almeida Araújo; Jean Pablo Santos Vieira; Eduardo dos Santos Lago; Karolina de Oliveira Brito; João Eduardo Mangabeira Soares.
Turma: 2ª ano H.
Orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O comedouro automático com arduíno como o nome já diz, tem como objetivo ajudar na alimentação do animal caso o dono não esteja presente por mais de um dia ou caso ele tenha algum compromisso que não possa levar seu pet. Tendo em vista que muitos donos ficam preocupados ou acabam botando toda a ração que tem para o animal fazendo com que comam tudo em um dia sem controle algum, o intuito do comedouro é controlar o consumo da ração do animal. Além disso para desenvolver esse projeto é preciso um circuito estabelecido usando dois sensores, um para medir a distância até a alimentação e o outro para medir a distância até a água, dois LEDs representando o motor de passo e um buzzer adicionado quando a alimentação era desligada, e um Tela de LCD. Depois de montar o circuito na plataforma online e começar a desenvolver o código, é necessário primeiro incluir a biblioteca para o display de led e criar uma constante para o buzzer, depois calcular a distância e preparar o ping através de um pulso HIGH de 2 microssegundos. Logo os materiais utilizados foram 1 Placa Arduino Uno, 1 Protoboard, 1 Buzzer, 2 Leds, 1 Resistor, 1 Display LCD, 2 sensores ultrassônico hc-sr04, 2 potenciômetros, 1 módulo de bluetooth HC-06 e 1 motor de passo. O projeto tem o propósito ajudar os pets a ter uma alimentação controlada e saudável na mesma hora. Isso em prática na sociedade trará muitos benefícios ao pet, pois terão uma alimentação balanceada, saudável e ao dono não precisará se preocupar e poderá cumprir suas tarefas diárias.
Palavras-chave: Comedouro, pet e alimentação.
Beatriz Pereira da Silva; Diane Cristiny Gonçalves Costa; Guilherme Augusto Vieira Dantas dos Santos; Helena Beatriz Conceição Rezende.
Turma: 2ª ano I.
Professor(a) orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Acima de tudo, sabemos que a poluição marítima ocorre pois, os mares e oceanos recebem diariamente uma grande quantidade de poluentes, como produtos químicos e derramamento de esgotos domésticos e industriais. Percebemos que, esses poluentes trazem resultados negativos para o ecossistema, portanto, a equipe decidiu utilizar esse assunto para o projeto, procurando então uma forma viável de tentar resolver o problema utilizando a robótica. Após algumas pesquisas encontramos a criação de um peixe- robô ou robô-subaquático, então pensamos em recriar esse robô com materiais que são encontrados com facilidade. A equipe tentou fazer a criação do protótipo, porém não deu certo por falta de materiais, pretendemos refazer o protótipo esperando que o mesmo não subestime nossas expectativas. Durante o processo de criação notamos que, o peixe-robô precisa de um grande armazenamento e uma boa central de controle para coordenar e localizar os principais pontos de poluição.
Palavras-chave: Poluição; Lixo; Água
Gabriel Pereira Nunes; Gabriela Vitoria Guimarães Souza; Gabrielle Silva Rezende
Turma: 2ª ano I.
Professor(a) orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O distanciamento físico é apontado como uma medida sanitária no contexto pandêmico da covid-19, pois seria a distância necessária para as secreções serem atraídas pela gravidade e não atingirem o indivíduo, diminuindo o risco da infecção pelo Sars-Cov-2. Assim o descumprimento dele é uma problemática, o que levou à idealização de um dispositivo a fim de alertar ao usuário quando o distanciamento físico for menor que 2 metros por meio de uma resposta vibratória. Para desenvolver o projeto, pesquisamos em portais digitais, vídeos no Youtube, livros de robótica, chegando a decisão de que o sensor e o motor ficariam conectados na placa Arduino através dos cabos, sendo que a placa seria programada como o software Arduino (IDE) e teria a bateria como fonte de energia, possibilitando a portabilidade dentro de uma pochete. Ademais, após um tempo de pesquisa sobre a construção desse dispositivo, percebe-se que não é um trabalho tão fácil, pois envolve conhecimentos de robótica distantes de nós. Enfim, o produto ainda é uma idealização, mas sua implementação poderá ser importante nas retomadas graduais brasileiras enquanto o índice de imunização ainda está abaixo de 60-70%, como também no auxílio da promoção do distanciamento em doenças com transmissões semelhante, como as gripes, que pode ser fatal quando acomete os grupos de riscos, como criança, idosos e outros.
Palavras-chave: covid-19, distanciamento físico, Arduino, sensor ultrassônico.
João Pedro Soares Moreira, Laila Beatriz Soares dos santos, Isadora Rocha Barbosa da Conceição, João Pedro Palma Miranda, João Lucas Gonzaga
Turma: 2º ano I
Professor(a) orientador(a): Harliton Jonas da Costa
RESUMO
No começo do ano tivemos que pensar em uma ideia que fosse útil e que poderia ajudar as pessoas do nosso bairro, de uma maneira rápida e responsável. Tivemos várias e várias ideias, mas achamos algo muito comum em bairros pobres ou de classe média, uma forma ilegal de roubar energia chamada "gato". Então pensamos em como conscientizar e alertar o uso de grande quantidade de energia para pessoas terem uma noção de quanto elas gastam. Sabemos que já existe o medidor de energia, mas nosso sinalizador foi pensado de uma forma de diferente, com o intuito de contar cada unidade de energia utilizada na residência do cidadão ao ultrapassar um limite programado pelo proprietário da casa, o sinalizador irá alarma (o alarme só irá ser desativado quando o usuário utilizar seu código). Utilizamos o tinkcard como forma de criar nossa programação e o arduino como base do nosso protótipo, o microbit também foi uma fonte importante no nosso projeto pois ele utiliza luzes de led de uma forma de alerta sútil e chamativa ao mesmo tempo. No Brasil o número de "gatos" aumentou a 62% a mais no ano, isso nos faz refletir sobre a dificuldade diária de cada cidadã desse país. Este projeto surgiu como uma proposta para a Mostra STEAM da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, desenvolvido na disciplina de OFTEC (Oficina Tecnológica) o resultado esperado de todo esse esforço feito pelo os alunos e professores é que nossa ideia promova realmente alguma diferença em nosso país.
Palavras-chave: sinalizador, arduino, conscientizar, alarma, energia.
Maitê Letícia Costa Mascarenhas dos Santos; Samantha dos Santos Cerqueira; Rodrigo Soares dos Santos; Maria Eduarda Oliveira de Jesus
Turma: 2º ano I
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Os polinizadores, como as abelhas, influenciam fortemente nas relações ecológicas, na conservação e na estabilidade do ecossistema, alémd e também possuírem relações com a diversidade floral, na variação dos vegetais, e também na evolução da fauna. No entanto, as mudanças climáticas que estão sendo alertadas de forma global está gradualmente impactando o sistema natural destes insetos. Diante desta perspectiva, o que propomos através deste plano de trabalho são áreas especializadas e que visam proteger as abelhas de desequilíbrios internos, estas que são um dos polinizadores mais importantes do mundo e que de fato nos proporcionam pelo menos um terço de comida que nós consumimos diariamente. Todo o projeto baseia-se em um artifício que pode ser construído tanto em áreas urbanas quanto no meio rural: sua estrutura é uma colmeia artificial que contém dois dispositivos principais, o termômetro digital e o sensor de gás CO2, que contabiliza e alerta a presença do dióxido de carbono no ambiente, garantindo aos responsáveis (como os apicultores) as verdadeiras necessidades das abelhas. Portanto, o objetivo do presente projeto é a criação de um monitoramento que permita averiguar condições físicas que possuam influência na vida das abelhas e em sua produção, respectivamente.
Palavras-chave: arduino, abelha, colmeia, segurança ambiental, sensores.
Henrique Melo; Alice Cristina; Allan Almeida; Guilherme Sapucaia; Elias Alves .
Turma: 3ª ano A.
Professor(a) orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Diante de tantas dificuldades vista pelo os alunos na forma de ensino remoto, foi pensando pela a nossa equipe uma ideia de fazer um aparelho cujo qual tenha a função de notificar o estudante de forma diária com as tarefas que estão pendentes, e essas notificações só iriam parar quando passasse a data de entrega da sua atividade, fazendo com que o aluno não acumule as suas tarefas e tenha uma melhor organização dos seus estudos. Os materiais utilizados para fazer o aparelho são plástico, adurindo, botões, microfone, protoboard e alto falante.
Palavras-chave: Educação; tecnologia; barreiras.
Ana Clara Santos Santiago Santos; Cauã Matos de Vasconcelos Leite; Emilly Rebeca das neves taquari; Flávio Silva de Albuquerque dos Santos; Giovanna Vitória Santana da Silva
Turma: 3ª ano A
Professor(a) orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A maioria dos alunos que frequentam as escolas públicas, não possuem o acesso a computadores ou tablets em casa. Pesquisa esclarece que nas escolas particulares o número é menor mas não inexistente, cerca de 10% também vive nesta mesma situação. Além de afetar os professores, pois a maioria não recebeu apoio para o manuseio das atividades remotas. O propósito é disponibilizar outro método de adquirir o conhecimento para os alunos de baixa renda e aqueles que não tem como assistir as aulas. Pois o conhecimento é o mais importante! No início estávamos sem saber ao certo como iríamos desenvolver, mas com a pressão psicológica encontramos um jeito. Tentamos fazer o protótipo virtualmente mas com a falta de um computador não houve sucesso. Em uma conversa surgiu a idéia de fazer em casa. Através de pesquisas o funcionamento do mini projetor contém o espelho côncavo, lâmpada, condensador e a lente objetiva que transmite o slide para a tela. Foi usado uma caixa de celular, uma lâmpada de pisca-pisca, e objetos parecidos com o espelho, o condensador e a lente para a demonstração. Com essa proposta, acreditamos que seja possível colocar em prática com a ajuda do governo e do sistema de educação.
Palavras-chave: educação; inovação; tecnologia; adaptável.
Lissandra Rebeca de Souza Chaves Oliveira; Samuel vitor santana de oliveira; Ian Guilherme Neves Santos; Ian Carvalho dos Santos; Maria Eduarda de Oliveira Santos; Maria Clara Silva dos Reis.
Orientador: Thiago de Azevedo Moreno
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A “Smart bengala “ faz parte de um projeto pensado para deficientes visuais com a intenção de facilitar a locomoção dessas pessoas, onde é possível identificar o perigo de cada terreno em qual ele estiver passando, mas como ela funciona? Possuindo uma programação Open source (uma linguagem de programação aberta para qualquer um) a bengala emitirá uma vibração assim que identificar um terreno íngreme. Estará disponível para os usuários uma função com a possibilidade de emitir efeitos sonoros por meio de fones sem fio, por meio de arduino. Um ponto positivo do projeto é o foco no baixo custo de produção do produto tornando assim um produto que é importante para a sociedade acessível.
PALAVRAS-CHAVE: Arduino, bengala, open source terreno;
Ícaro Diego Carvalho Pereira; João Victor do Carmo Silveira Santana; Rebeca da Silva Pitanga; Sabrina Ferreira Brandão; Stephanie Lorena Silva Nascimento Pereira; Vanessa dos Santos Santana.
Professor orientador: Thiago de Azevedo Moreno
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Em todo o país o número de roubos a fios elétricos vem crescendo cada vez mais nos últimos anos,a carga roubada de fios de cobre passapor receptadores e ferros-velhos clandestinos até chegar às mãos de empresários, que derretem os fios e usam notas frias para retornar o material ao mercado lícito, em barras tornandoo rastreamento da polícia mais difícil. Esses roubos provocam gastos altíssimos para as prefeituras de todo o país, e grande transtorno para os moradores que são afetados com interrupção de serviços de energia e internet, apagão de câmeras de vigilância ecaos no trânsito em decorrência de falhas nos sistemas semafóricos. Nosso projeto visa implementar ao sistema de fiação um dispositivo de sensor de efeito Hall, que se trata de um acessório eletrônico que usa energia e campos magnéticos, atuando em conjunto com sua plataforma de prototipagem Arduino. Quando o cabo for cortado, gerando falta de energia o sinal disparado pelo dispositivo enviará uma mensagem de alerta para a empresa responsável sobre o movimento suspeito.Este projeto foi desenvolvido a partir de problemas observados em nossa comunidade e que nos afeta, para isso, contamos com pesquisas e reportagens sobre o assunto, mostrando que este é um problema decorrente em nosso país. Para a tentativa de criação de um protótipo nossa equipe providenciou um kit Arduino juntamente com um sensor de efeito Hall.
Palavras-chave: Furto, Fios, Cobre, Eletricidade,Sensor.
Arthur Miranda de Oliveira; Fagner Amado Lima; Gustavo Bastos Batista de Menêzes; Jonatas Correia da Silva; Leandro Tavares Cardoso
Turma: 3ª ano B.
Professor(a) orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O projeto idealizado a partir do momento que foi vista a necessidade da rápida percepção em que o solo precisasse ser descontaminado, onde o robô será utilizado para varrer todo o local escolhido e verificando o pH do solo se está em um nível adequado, caso esse solo não estando é feito um agendamento automático pelo robô para ser feita uma lavagem naquele solo, além de recolher lixo solido caso seja encontrado. O projeto foi desenvolvido a partir de sua programação no Ide Arduino, e o protótipo por papelão, tubo de pvc, palito de churrasco, pedaço de madeira, cola branca, cola de contato e tinta guache, para assim podermos idealizar como será o robô final. Durante o projeto era esperado que o robô fosse capaz do próprio fazer a lavagem do solo, mas foi notado que precisaria ser uma escala muito maior para tal ato, porem para ainda continuar sendo eficiente, ele irá agendar a lavagem manual. Com esse projeto pode-se verificar e regular uma maior área do solo e em menos tempo, assim aumentando sua eficácia.
Palavras-chave: Solo. pH. Robô. Lavagem.
Caique Gomes Pinheiro da Silva; Davi França Leite; Iasmin Cerqueira Moreira; José Ian Dos Santos Borges; Kayanne de Souza Prazeres Cardoso
Turma: 3ª ano B.
Professor(a) orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Nesta unidade fizemos um protótipo no Linkedin para demonstrar como será o nosso verdadeiro, nesse protótipo, que explica e mostra como será o funcionamento do nosso equipamento, tivemos que fazer um roteiro de vídeo, plano de pesquisa. Esse vídeo no qual elaboramos o roteiro, tem a função de mostrar nosso projeto para todo o tipo de público. O nosso trabalho está voltado para a área da proteção dos animais, optamos por criar um monitoramento animal, que nos daria as coordenadas exatas do animal, ou seja, a sua localização em tempo real, independentemente de onde ele esteja, estaremos o monitorando a todo o momento, mostrando sua localização e detectando várias outras coisas sobre este animal. Optamos por fazer esse trabalho voltado a proteção dos animais porque no nosso atual momento, estamos presenciando a extinção de vários animais, que somem da natureza por motivos de caça, e talvez com este equipamento poderemos tentar combater uma parte desta caça ilegal, que está acabando com a fauna do nosso planeta a cada dia que passa.
Palavras-chave: Proteção animal. Tecnologia, legalidade.
Marcos Vinicius Assis de Jesus, Maria Clara de Paula Dias, Melissa de Souza Queiroz, Ryan Nuno Santos Marques Rêgo, Thiago Melo da Cruz, Vitor Ferreira de Jesus
Turma: 3ª ano B.
Professor(a) orientador(a): Harliton Jonas
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Analisando alguns dos empecilhos hodiernos, muitos deles intensificados ou até mesmo causados pela pandemia, notamos um problema bem explícito, sendo esse, os riscos oferecidos às crianças dentro de uma residência. Estudando o último levantamento concreto feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, observa-se que, no Brasil, 40% da população geral possuía filhos, o que segundo a estimativa mais recente se intensificou, mas isso não significa nada se não considerarmos o cenário ao qual estamos submetidos. Por estarmos vivendo uma crise sanitária em escala geográfica global, o trabalho de algumas pessoas, que anteriormente era de maneira presencial, foi transferido para um processo remoto, o qual de maneira indireta acaba por complicar a vida de alguns pais/responsáveis na vigilância de seus filhos, isso pelo motivo de uma demanda mais intensa no trabalho, questões de adaptação e até mesmo a impossibilidade de empregar terceiros para cumprir essa responsabilidade. Nosso projeto tem como funcionalidade primária, facilitar o processo de vigilância dos filhos, por seus respectivos pais/responsáveis, visto que, uma parcela considerável dos problemas aos quais as crianças estão acometidas se dão pela ausência de um responsável no dado momento, diante isso, trabalhamos de maneira intensa as habilidades por nós adquiridas na robótica, na programação e ao longo das nossas vidas, visando a laboração de um projeto eficiente e com uma boa relação custo benefício.
Palavras-chave: Demografia. Natalidade. Vigilância.
Nicolas dos Santos Vieira, Rafael Fonseca Mota, Raphael Abraão Vieira Santos, Rebeca Fernandes dos Santos, Sarah Victoria Mendes Barros e William Rigne da Silva Ferreira.
Turma: 3ª ano B.
Professor(a) orientador(a): Harliton Jonas
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Na suma é um aplicativo que tem como finalidade fornecer praticidade ao usuário tornando o processo desejado mais dinâmico e mais seguro, já que estamos enfrentando um período conturbado pelo segundo ano consecutivo, visto que ainda estamos sobe ameaça do covid-19. Isto posto, saliento a solenidade do distanciamento para zelar a segurança do paciente, essa dentre outras são vantagens que buscamos trazer no aplicativo. Visamos facilitar as consultas médicas desejadas pelo paciente, sendo tudo trabalhado de maneira remota para segurança do próprio, onde contaremos com o apoio de redes de saúdes que adotem nosso sistema, viabilizando os exames médicos para com o paciente. O aplicativo almeja efetuar tal missão tornando possível o contato em tempo real e a distância entre médico e paciente. Tanto na presença quanto na ausência do COVID-19, que tanto nos assola, é deveras importante tornar isto exeqüível, levando em consideração que há pessoas debilitadas que necessitam de consultas médicas, muitas delas apresentam dificuldade de locomoção o que resulta em um número grande de indivíduos que não consegue o almejado.
Palavras-chave: App. Covid. Paciênte.
Luiza Ferreira da Silva, Mariana Dos Reis, Naiane Isabella Silva Bonfim dos Santos, Nathalia Maria Souza de Jesus, Rafael Lima da Silva, Tainá dos Santos Ferreira e Thais de Jesus dos Santos
Série/Turma: 3°B
Professor Orientador: Thiago de Azevedo Moreno
RESUMO
Visando as dificuldades enfrentadas diariamente pelos usuários de transporte público em Salvador, a proposta do projeto em desenvolvimento é proporcionar segurança de qualidade a fim de reduzir os índices de criminalidade dentro dos transportes coletivos. A proposta de intervenção sugerida pelo grupo se deu a partir da realização de pesquisas embasadas no aumento decorrente de violência na cidade no que diz respeito ao cenário cotidiano nos ônibus que transitam a capital baiana. O projeto tem como finalidade principal evitar o porte de armas, sejam elas brancas ou de fogo no transporte coletivo. Essa identificação de presença de objetos que possam oferecer perigo aos presentes no local se dará através da detecção do mesmo no momento da entrada do indivíduo portador ao veículo. O sistema inteligente é, resumidamente, um detector de metais composto por: bateria de 90v a 240v, cabos de força, placa PCI, gabinete modular, interface de comunicação para PC, sorteador 0% a 100%, monitor de operação detector, auto compensação de sensibilidade, dentre outros. O procedimento padrão de funcionamento do detector será: os passageiros terão que passar pelo processo de detecção para adentrar o veículo e/ou estação, feito isso, caso exista a detecção de algum objeto suspeito, automaticamente será realizada a chamada policial da unidade mais próxima do local. Os integrantes pesquisaram e adaptaram ideias, estudando assim a viabilidade do projeto. O resultado esperado é de melhorar a qualidade do transporte urbano, promover a sensação de segurança dos passageiros e consequentemente aumentar o fluxo de cidadãos usuários de transporte coletivo.
Palavras-chave: Segurança; Transporte Coletivo; Tecnologia
Davi Freitas Mariete; Gabriel Ramsés; Joilson Lima; João Victor; Rafael Gonçalves.
Série/turma: 3° C
Professor(a) orientador(a): Gerlan Oliveira Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Evidentemente, o alto índice de criminalidade na sociedade brasileira está crescendo cada vez mais, fazendo cidadãos buscarem novas soluções de segurança residencial, diminuindo os riscos de tentativa de acesso ao local ou algum outro tipo de ocorrido. Fazendo com que a proteção dos moradores e da casa, contratem empresas de segurança residencial, para garantir tranquilidade das famílias. Portanto é estimado que apenas 15% dos lares brasileiros possuam algum tipo de monitoramento, isso se deve ao alto custo de segurança. Como a tecnologia está evoluindo constantemente no cotidiano e no mercado, a ideia de funcionamento do projeto é de em primeiro lugar, garantia de qualidade e segurança por um preço acessível, e com o objetivo de monitoramento de um sistema de segurança de câmeras e a utilização do Arduíno, um dispositivo barato e funcional, uma placa composta por um micro controlador Atmel. Logo, depois de programado pode ser utilizado para controlar partes da casa, que é necessário apenas um notebook, ou mesmo um celular. Com isso utilizamos o sistema por usuários, realizado de maneira rápida e prática, o cadastramento de usuário é feita por meio do aplicativo em impressão digital, sendo avisado em qualquer tentativa de arrombamento, danificação do produto, ou erro digital (limite de 3 erros) será notificada. Para que o protótipo sirva de comunicação/alarme, o arduíno que é composto por um sensor, irá detectar possíveis invasores, com o intuito de emitir sequências de sons para enviar um sinal para os donos por via SMS.
Palavras-chave: Criminalidade. Proteção. Câmera de segurança.
Douglas da Natividade Perrone, Jean Victor Machado Luz, Letícia Alves Caires, Maria Julia Souza Farias dos Santos, Pedro Luís Vinhas de Souza, Rodivaldo Dias dos Santos Junior
Turma: 3ª ano C.
Professor(a) orientador(a): Harliton Jonas
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A cidade de Salvador na Bahia, recorrentemente enfrenta problemas que tangem a péssima infraestrutura e a catastrófica ocupação de locais com riscos inerentes de deslizamentos de terra constante, em razão disso, esse projeto de pesquisa busca propor uma solução de baixo custo para alerta de possíveis fenômenos geológicos envolvendo bairros de Salvador. Através do microcontrolador Arduino conectado ao sensor giroscópio MPU6050, além de sensores de chuva e umidade, será feita uma verificação da possibilidade de ocorrer um desastre com base em um algoritmo escrito em C++ que deverá alertar a população por meio de um buzzer sobre a chance de deslizamento. Dessa forma, o projeto poderá contribuir não só para o desenvolvimento de outras soluções mais rebuscadas como também poderá ser utilizado para a diminuição das taxas de morte envolvendo o problema abordado. Conclui-se portanto que essa é uma solução de baixo custo para um problema de alto custo na cidade de Salvador, aonde por meio de diversos testes em áreas de risco será possível determinar a precisão e a viabilidade do projeto no enfrentamento à perda de vidas para os deslizamentos.
Palavras-chave: Deslizamento de terra; Arduino; Salvador.
Amanda Moreira Souza, Camille Beatriz Pereira Da Silva, Danilo Augusto Barbosa Dos Santos, Diego Santa Rosa Lopes, Igor Sales De Jesus Anunciação e Juan Fernandes Freitas De Jesus.
Turma: 3ª ano D.
Professor(a) orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O presente trabalho consiste na apresentação de um projeto que visa combater o consumo exagerado de água na agricultura, minimizando os impactos causados pela escassez de água. Dessa forma, foi desenvolvido um sistema de irrigação inteligente, ou seja, sem intervenção humana, que será implantado em propriedades com grandes extensões de terra, analisará a temperatura do ambiente, e a umidade tanto do solo quanto do meio externo, com o objetivo de administrar a quantidade ideal de água para o solo, reduzir o consumo de água e energia, além de contribuir na produção agrícola em áreas de baixa pluviosidade, facilitando a vida do agricultor e preservando esse recurso essencial para vida. A irrigação é um setor indispensável para o abastecimento mundial de alimentos. Segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a agricultura consome cerca de 70% do total de água consumida no planeta, dessa forma, a maneira de controlar a utilização da água e como minimizar seu consumo sem modificar a produtividade, são indagações frequentes que pesquisadores e líderes governamentais tem feito nos últimos tempos.
Palavras-chave: Irrigação; água; agricultura; solo; consumo.
Laís Fernandes Freitas de Jesus, Leonardo Ramos Cardoso dos Santos, Liz Nazario Vasconcelos, Mariana Freitas dos Santos, Raissa Aragão Teixeira, Samuel Levi Pitanga Matos
Turma: 3ª ano D.
Professor(a) orientador(a): Harliton Jonas
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Com o objetivo de diminuição em relação aos problemas mais ocorridos no nosso dia a dia no país, temos a violência contra a mulher nesse caso a violência doméstica (qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico) que foi a pauta do projeto, tendo em vista diminuir o máximo de ocorrências pós b.o surgiu a ideia do “Protective Robot”, foi uma maneira para dar mais segurança à vítima de uma forma mais cuidadosa e rápida. Diante desse cenário produzimos à ideia de um robô que possa estar fazendo uma inspeção pelas redondezas da casa, cujo intuito é tentar manter o bem-estar e segurança da vítima, ele funcionária da seguinte forma: a mulher que estivesse sofrendo violência ou avistasse seu agressor gritaria uma palavra-chave que faria um robô enviar uma mensagem automática para uma viatura mais próxima. A primeira etapa do desenvolvimento será a forma que o robô tenha a leitura da palavra chave e consiga captar e reconhecer que a vítima está em perigo, com isso consiga enviar mensagem, os materiais principais são uma dirime localizada no interior do robô que faz um som alertando os vizinhos e um sistema de comunicado com a viatura. De acordo com uma pesquisa via forms que fizemos, 31 das 35 pessoas responderam que sim, ou seja, se sentiram a mais seguras tendo um robô, sendo a maioria delas mulheres. Em suma concluímos que a maioria das pessoas se sentiriam seguras com o robô. Com isso esperamos uma redução de casos de violência doméstica.
Palavras-chave: Violência, vítima, sofrimento.
Marianne da Silva Pereira dos Santos, Rodrigo Santos de Jesus, Salatiel de Jesus Souza, Yasmin Bárbara Uzeda de Carvalho
Turma: 3ª turma D
Professor(a) orientador(a): Harliton Jonas
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Através de pesquisas realizadas ao decorrer do trabalho descobrimos que tudo o que entra em nossos ouvidos provoca reações no nosso cérebro. "49% dos trabalhadores no Brasil já tiveram crises de ansiedade, 44% dizem ter sofrido com o esgotamento mental devido ao stress profissional (burnout)" - ANAMT. O processo de hipnose apresenta um aumento de conexões no córtex pré-frontal, que é responsável por planejar comportamentos, tomar decisões e a região do cérebro chamada ínsula responsável por ajudar a coordenar emoções. O HYP Robott tem a função de reproduzir uma hipnose guiada para auxiliar o consumidor a resolver problemas psicossomáticos como ansiedade e hiperatividade, resultando em uma potencialização do autoconhecimento e desenvolvimento de tarefas que envolve a carreira profissional e estilo de vida. A equipe realizou a criação de um protótipo 3D com o auxílio da plataforma Tinkercard, a mesma é utilizada como método de programação, alguns dos matérias empregados para a construção do dispositivo vão desde um par de alto falante 3 polegadas 4 ohms 3w á um carregador de pilhas recarregáveis Aa AaaC D 9v. A equipe tenta realizar o projeto da forma mais acessível, para que o mesmo tenha um baixo custo no mercado o tornando disponível para a população de baixa renda, porém as peças necessárias para a realização possuem um valor relativamente alto o que se torna um problema no custeamento da criação do protótipo. Visamos construir um aparelho de fácil acesso, portátil para que o indivíduo tenha facilidade de manusear e deslocar quando necessário.
Palavras-chave: Hipnose; Hipnoterapia; Cérebro; Protótipo.
Lara Fernanda Santos Lima, Luane Alcantara Damasceno, Marcos Vinicius Brito dos Santos, Marcos Vinicius Brito Massena, Samuel Ferreira Barreto Silva, Thiago Dos Reis De Oliveira.
Turma: 3ª ano D.
Professor(a) orientador(a): Harliton Jonas
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Por meio de pesquisas e reportagens ao decorrer do trabalho concluímos que o impacto da chuva causa muitos desastres nas periferias, onde não tem infraestrutura devida. Com base nesse problema nosso maior objetivo é realizar um método prático e inovador, evitando tragédias maiores. Visto que a solução é desenvolver um drone analítico, com sistema automático diretamente com a CONDER (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional) para atualização dos dados do solo específico, de forma que a comunidade, cujo solo entrará em colapso, em que o sistema estratégico possa alertar antes que venha ocorrer a tragédia. A equipe realizará a criação do portifólio em 3D na plataforma Tinkercard, a mesma ferramenta será utilizada para a programação do drone. O projeto em si será realizado inicialmente virtualmente tendo baixo custo e uma grande avaliação, adiante será desenvolvido manualmente com um custo acessível para empresas e empresários. Conclui-se que é um aparelho de fácil manuseio, agilidade e acesso prático nas áreas de difícil acesso.
Palavras-chave: Solo, drone, solução.
Akim Alves Florencio; Caique de Jesus Brandão Silva; Felipe Augusto de Cerqueira Fonseca; Gabriel de Jesus Pereira
Turma: 3ª ano F
Professor(a) orientador(a): Gerlan Rocha
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Devido a produção excessiva de lixo e o desuso dos materiais que podem ser reciclados nos foi pensado na criação de uma lixeira compacta inteligente para reciclagem. Esse projeto busca facilitar essa divisão dentro de casa, ocupando o menor espaço possível. Através da pesquisa realizada pela equipe, foi possível conciliar os objetivos com os processos do projeto, assim conseguindo chegar no melhor planejamento possível. Através da construção do projeto pretendemos com a sua utilização, tornar visível para os seus usuários a importância da reciclagem. O estudo do projeto abrange as finalidades de incentivar a prática de processos que fazem parte da educação ambiental. De início foi necessário obter todos os materiais. Para a realização da lixeira compacta foram utilizados programação, um compartimento vazio (a estrutura da lixeira) e divisores físicos como madeira e outros materiais. Depois foi realizado a construção de acordo com o protótipo para finalmente ocorrer a disponibilização do projeto para uso. Como resultado após a sua criação, é esperado que com o uso continuo e correto do projeto citado, o número de materiais reciclados aumentem e através disso gerando energia e matéria-prima para indústria, além de desenvolver trabalhos e renda a população, e a quantidade de materiais que poderiam ser reutilizados diminuam.
Palavras-chave: Reciclagem, Lixeira, Educação ambiental
Lucas Sousa Gomes Filho, Maria Clara Azevedo Graciano Oliveira, Maria Vitória Assis de Oliveira, Natália dos Santos de Britto, Natan Silva de Souza
Turma: 3ª ano F
Professor(a) orientador(a): Harliton Jonas
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como "gás de cozinha", é formado pela combinação de butano e propano, dois gases derivados do petróleo. Sua principal característica é o estado líquido quando submetido a um certo grau de pressão, e retornar ao estado gasoso quando precisa ser utilizado. Entretanto acidentes domésticos envolvendo vazamento desse gás se tornaram frequentes em várias regiões do Brasil, surgindo a necessidade de reversão nesse quadro. Por isso a ideia de um sensor alarmante é muito importante. Com o detector, se porventura ocorrer um vazamento de gás numa casa, o sensor MQ-2 (Sensor de Gás Inflamável e Fumaça), irá detectar o vazamento, assim, acionando um ou mais alarmes posicionados em locais estratégicos da residência, alertando os moradores do local e evitando acidentes. Para montagem desse sensor, precisa-se de uma placa de Arduino, sensor MQ-2, uma protoboard, cabos jumpers e um alarme. No aplicativo Tinkercad, é montado o sistema com códigos necessários para o funcionamento do sensor e se porventura ocorrer um vazamento de gás numa casa, o MQ-2 (Sensor de Gás Inflamável e Fumaça), irá detectar o vazamento, assim, acionando um ou mais alarmes posicionados em locais estratégicos da residência. Com esse sensor alarmante, as pessoas podem se prevenir. Dessa forma, destruições e intoxicações por gás devem ser reduzidas gradativamente. Ao final da montagem do sensor, é possível concluir que os resultados obtidos foram condizentes com o andamento do projeto, assegurando o funcionamento do mesmo.
Palavras-chave: Gás; Vazamento; Sensor; Acidentes.
Ismael dos Santos de Souza; Ícaro Santos de Jesus Goes; Hellen dos Santos Pereira de Jesus; Levy França Leite; Murilo Maia da Silva; Mona Novais.
Turma: 3º ano F
Professor(a) orientador(a): Thiago de Azevedo Moreno
RESUMO
Muitas cidades da Bahia sofrem com falta de iluminação adequada, e com isto acaba dando brecha para que crimes noturnos e violências aconteçam, isto sem falar da falta de conforto, entretanto o projeto vem com foco de estabelecer fonte de energia saudável ao meio ambiente e acessível, tendo materiais utilizáveis no projeto como o polietileno que seria usado na maior parte da construção onde todo o poste seria deste material já que é um material resistente e leve e não conduz eletricidade, muito mais fácil de se trabalhar do que com o velho cimento, além do polietileno seria usado também o Arduino para realizar a programação do sensor de presença e uma luminária de energia solar, no qual seria para ficar no topo do poste, Tivemos resultado de que sim é possível botar o projeto em pratica mesmo com “pouco” orçamento já que este é um projeto voltado ao governo em substituição dos postes tradicionais.
Palavras-chave: Energia Solar; Arduíno; Poste; Polietileno.
Laisla Menezes Alves, Pedro da Silva Garcia, Stephany Santos de Jesus, Sued Consuelo Silva Santos e William Kailan Sousa Soares;
Professor orientador: Harliton Jonas Da Costa
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Escolhemos o problema que mais assolava o nosso bairro, que é a insegurança, então resolvemos criar um projeto em cima dessa temática, foi assim que criamos o “Olho de Hórus”, que é um drone com uma câmera, que tem a finalidade de patrulhar uma certa área em prol do bem maior (além é claro, de enviar toda a gravação diretamente para a polícia), que é a segurança dos cidadãos. O drone foi desenvolvido com o objetivo de ajudar a diminui a aglomeração de festas clandestinas e também casos de assaltos, ele irá fazer o monitoramento e alertar a um modulo policial mais próximo onde está tendo festas ou movimentos suspeitos. Os matérias utilizados serão 4 motores, 4 hélices, giroscópio, arduino, bateria e Esc, para fazer a montagem do drone utilizaremos peças feita em uma impressora 3D e os outros matérias serão colocados nessas peças. Resultado esperado pela equipe é de que o projeto possa deixar a população do bairro sugerido mais segura e que a polícia tenha um alcance de rondas maior e com uma visão mais ampla de onde irão agir. Também esperamos que o projeto consiga se expandir e atingir outros bairros e cidades.
PALAVRAS-CHAVE: Drone, Segurança, Polícia e Bairro;
Leticia Souza Santos; Luís Felipe Lima Costa; Raissa da Silva Pereira; Ronaldo Borges Santos; Ruan Barbosa Araújo; Victor dos Anjos Souza.
Professor orientador: Thiago de Azevedo Moreno
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
É notório a quantidade elevada de encostas em Salvador/BA, situadas em suma nas comunidades periféricas da cidade, uma vez que sem lugar para morar famílias optam por construir suas habitações na jusante e/ou montante das encostas, colocando-se em situação de perigo, desconforto e vulnerabilidade. Tendo em vista possíveis deslizamentos a presente equipe pensou em uma forma de prevenção a vida desses moradores através de um aplicativo que monitore a suscetibilidade do solo em desabar. Foi discutido sobre o assunto e a viabilidade da ideia, então, idealizaram um plano de ação para ser efetuado durante o desenvolvimento, o qual inclui definir local de pesquisa, realizar estudos químicos do solo, e desenvolver a interface do aplicativo. Espera-se que o aplicativo desempenhe uma série de benefícios aos moradores, a intuição é que ele funcione a partir de aparelho WI-FI, com os dados extraídos do solo fazendo analises através dos componentes presentes nele, assim, mostrando o quanto o solo estar suscetível a deslizamento, então o sistema identificará a quantidade desses componentes que determinará o risco aos moradores naquele momento, obtendo eficácia na prevenção possíveis fatalidades decorrentes desses desastres, comumente percebidas em encostas. Dessa forma, o seguinte estudo tem como objetivo avaliar a aplicabilidade de um sistema de monitoramento inteligente da umidade do solo, juntamente a um aplicativo que fornecerá dados meteorológicos e de possíveis riscos aos moradores da região escolhida, funcionando como uma ação preventiva a riscos e de auxílio nos avisos desses riscos dentro da comunidade local.
PALAVRAS-CHAVE: Monitoramento inteligente, aplicativo, encostas, comunidade.
Laura Araujo Cunha; Maria Luiza Prado da Silva; Manoel Victor de Lima Souza; Vinicius Telles.
Turma: 3º ano H.
Professor(a) orientador(a): Robson Olveira Nunes
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia
RESUMO
Com os avanços tecnológicos e a velocidade na qual as informações são propagadas, a segurança e a verdade das notícias deveriam ser maiores. Porém, na pratica não é bem assim, tendo em mente que a circulação das Fake News (notícias falsas) ainda é muito comum, principalmente nas redes sociais. O projeto Verdade News tem como objetivo combater o avanço e a disseminação de Fake News, através de um aplicativo disponível para IOS e Android, este projeto tem como funcionalidade diminuir a proliferação de notícias falsas existentes no mundo atual. Por isso, umas das principais viabilidades deste projeto é auxiliar as pessoas durante o recebimento de mensagens ou informações em qualquer horário do dia. Com adesão do aplicativo espera-se que haja a diminuição da circulação de falsas notícias e que haja o crescimento de notícias de fontes confiáveis.
Palavras-chave: Combater, Fake News, verdade, informação
Maria dos Santos; Mel Santos; Maria Eduarda Santana ; Taylon Souza; William Nascimento
Turma: 3º ano H
Professor(a) orientador(a):Robson Oliveira Nunes
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Com todos os problemas presentes no mundo, a produção de lixo é uma delas, e necessita de uma solução mesmo que seja apenas para amenizar os danos causados para o planeta e sua biodiversidade. Sendo assim foi pensando um projeto que ajudasse na reciclagem, e foi nomeada Lixeira Inteligente para Reciclagem, com esse mecanismo a pessoa irá dizer o que será descartado e o dispositivo abrirá a lixeira correta para o descarte do material, assim a reciclagem será realizada da forma correta. Todos os anos só o Brasil produz mais de 79 milhões de toneladas de lixo, então mesmo que só parte desse material possa ser reciclado, já vai ser de grande ajuda para o planeta. Para a produção do protótipo serão necessários os seguintes materiais: Arduino uno R3; Altofalante; Capacitador eletrônico; Célula de carga; Conversor analógico-digital; Placa Wi-Fi; Regulador de tensão; Resistores; Sensores. Essa lixeira ficará nas grandes cidades onde tem um maior fluxo de pessoas, para justamente abranger o maior número de pessoas e assim fazer o projeto dar certo e cumprir com o objetivo. Com a aplicação deste projeto no meio social, esperase reduzir um enorme problema da reciclagem que tem muitas consequências para o nosso planeta. Além de ser um avanço na história da tecnologia da nossa sociedade, por meio da combinação de sensores e coleta de dados, além de possibilitar o ensino e a acessibilidade, reduz o percentual de lixo no planeta.
Palavras-chave: Sensores, tecnologia, arduíno, inovação, economia
Albert Álef Silva Praxedes; Alane Marcele Silveira Santos; Adna Lays dos Santos Nunes; Felipe Nazario Vasconcelos; Isaias Ferreira dos Reis.
Turma: 3ª ano H.
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Visando o auxílio de empresas e domicílios, o Sensor de Movimento contribui no monitoramento contínuo e espaços fechados, sendo capaz de alarmar ao captar movimentos. O objetivo desse projeto é simular um alarme com sensor de movimento, sendo basicamente um alarme doméstico instalado em locais a fim de captar alguma movimentação diferente. Utilizando o Arduino Uno R3 + Cabo USB; Sensor PIR / Sensor de Movimento para Arduino – HC-SR501; Módulo Relé 5V 10A 1 Canal com Optoacoplador; Sirene para Alarme Monotonal 12V 120dB de Alta Potência; Fonte de Alimentação Chaveada 12VDC 1A; Jumpers, este sistema não precisa de uma protoboard, o Relé seria diretamente conectado ao arduino e se manterá desativado, mas caso o Sensor estiver HIGH, o relé ligará e acionará o alarme. Útil em situações de invasões, furtos ou até mesmo no controle de animais invasores, a viabilidade que nosso projeto pretende trazer é a utilidade do protótipo para as empresas, lojas e residências que exigem uma segurança extra.
Palavras-chave: Segurança, Alarme, Simplicidade.
Augusto Santos Medina, Caliano Felipe Duarte Santos, César Augusto Pereira dos Anjos, Éverton Santos Silva Trindade.
Turma: 3ª ano H.
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Evidencia-se, portanto, que o avanço tecnológico tem atingindo e melhorando diversas áreas, devido a sua facilidade de acesso ao obter informações, inovando e agilizando as interações. Em virtude disso, baseado em estudos científicos, o projeto “A transversalidade da ciência solucionado problemas auditivos através de um sensor” é o desenvolvimento de um sensor auditivo pelo equipamento físico Arduino com interligações de conexão “bluetooth” (Módulo Bluetooth HC-05) com o aplicativo interativo desenvolvido para dispositivos móveis. O objetivo do projeto é inovar através de um sensor com Arduino e um aplicativo com funcionalidades voltadas a regulação de frequência de escuta, ruido e volume para os portadores de surdez. Além disso, proporciona uma rápida interação, facilidade de acesso e utilização 24 horas. Concluímos o nosso projeto esperando contribuir para a sociedade de maneira prática o qual possamos apresentar uma ferramenta inovadora no auxílio de pessoas portadoras de surdez, de maneira acessível a qualquer classe social. Portando, poderemos solucionar problemas através da tecnologia advinda do Arduino e “software”.
Palavras-chave: Sensor Auditivo, Arduino, Inovação tecnológica.
Gessica Dutra Santos; Hevelyn Camille Borges de Souza; Higor Felipe Santos da Silva; Ivan Cleiton Da Silva De Jesus; Jennifer Lauane da Cruz Nuno de Jesus.
Turma: 3ª ano H
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A agropecuária é responsável por cerca de 25% das emissões de gases do efeito estufa, isso porque as principais fontes individuais são o metano de arrotos do gado e o esterco. Essas emissões têm sido uma das principais causas das mudanças climáticas, porque aumentam o potencial de aquecimento global. Muitos agropecuários dizem reutilizar os dejetos como adubo no plantio de consumo próprio e do gado, porém a grande maioria não faz o manuseio correto e esse é o grande problema que causa prejuízos tanto ambientais, como para a saúde humana por conta das doenças que se espalham. Hoje em dia existem diversas formas de transformar os dejetos em biofertilizantes, porém é um processo demorado e que precisa de um conhecimento e de controle dos sistemas utilizados para saber quando ele pode ser usado sem nenhum risco. O nosso projeto tem como foco usar o Arduino para extrair informações do solo, como umidade e temperatura, e calcular a quantidade de gases nocivos para o meio ambiente com sensores, ele vai funcionar calculando e controlando a qualidade do biofertilizante até que esteja pronto para uso sem que o agropecuário precise se preocupar com esse processo e com um custo muito acessível.
Palavras-chave: Acessível, Biofertilizante, Reutilizar.
Júlia de Almeida Oliveira; Jôsiellen Valentim de Jesus Encarnação.
Turma: 3ª ano H
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Em meio aos avanços tecnológicos e profissionais, ainda ocorrem dificuldades encontradas no sistema de saúde brasileiro. Por isso, muitas pessoas optam por um plano de saúde ou por simplesmente economizarem para terem acesso a uma consulta particular. Certamente, a ciência juntamente com a tecnologia trouxeram diversos avanços capazes de substituir um procedimento médico, permitindo a simulação de uma inteligência humana sendo eficientes na compreensão, atuação e agilidade. Em virtude disso, estudamos e elaboramos a T.I.P.S (Transversalidade da Inteligência Artificial e Tecnológica no auxílio aos Primeiros Socorros), um aplicativo para dispositivos móveis com recursos profissionais para tornar a sua realização de atendimento inicial à vítima mais eficiente. Este aplicativo será responsável por promover um autoatendimento, além de solicitar e/ou compartilhar sobre como efetuar uma abordagem primária de forma mais rápida e segura, até que os serviços disponíveis de urgência/emergência ou profissionais altamente qualificados estejam presentes no local do acidente.
Palavras-chave: Primeiros Socorros; Aplicativo e Autoatendimento.
Lucas Mota Luiz; Filipe Cerqueira; Thaís Pinheiro; Thiago Silva ; Walace de Souza;
Turma: 3º ano I
Professor(a) orientador(a):Robson Oliveira Nunes
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
De acordo com os alagamentos que as comunidades sofrem, após longos períodos de chuva, nossa equipe propôs uma solução com um novo sistema de drenagem aprimorado e conscientização da população sobre o lixo descartado de forma irregular. Desenvolvido através da criação de um sistema de drenagem, com intuito de ser mais eficiente, separando o sólido do líquido, além de alertar e influenciar a população das comunidades a descartar lixo de forma correta. Utilizando novos bueiros adaptados para facilitar sua abertura, cesto coletor de metal com fácil retirada e uma rede filtradora. Durante o desenvolvimento do nosso projeto, obtivemos uma solução para conter a inundação em determinadas áreas de Salvador, iniciando antes de um período de chuva, com resíduos descartados em cestas, até o fim do processo, com bocas de lobo inteligentes. Com a criação deste projeto, nossa equipe foi capaz de achar uma forma de melhorar as condições de vida da população, amenizando problemas relacionados a saúde e locomoção.
Palavras-chave: Comunidade, Alagamento, Chuva
Thiago Silva; Sabrina Oliveira; Rafaela Duarte; Leticia Henrique;Paula Duarte.
Turma: 3º ano I
Professor(a) orientador(a):Robson Oliveira Nunes
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Criamos um aplicativo de denuncia imediata, entendemos que principalmente nesse momento caótico de pandemia, aj que os casos de agressão as mulheres teve um aumento significativo. Desenvolvemos um aplicativo para auxiliar as mulheres que esteja sofrendo com algum tipo de assedio, estupro, tentativa de sequestro, feminicídio, todos os tipos de violência. O principal diferencial é ser um aplicativo fácil de manusear e que em todas as abas (inclusive assim que ser instalado), terá o botão de denúncia onde a mulher só vai precisar ligar o botão “localização”, escrever seu primeiro e segundo nome, e clicar em que tipo de denúncia rápida ela está realizando, fazendo assim que seu caso que já possa ser encaminhado até os policiais da determinada área, além disso, dependendo da denúncia ela será enviada para a localização de um ponto policial mais perto, para que seja atendida o mais rápido possível. Nosso principal objetivo do nosso projeto é levar a segurança e praticidade de fazer uma denúncia de um abuso sexual, de um relacionamento abusivo e muitas outras situações. De acordo com a matéria no g1.globo “O Brasil registrou 648 feminicídios no primeiro semestre de 2020, 1,9% a mais que no mesmo período de 2019, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).” Após a escolha desse tema de proteção as mulheres, tivemos a ideia de um aplicativo e começamos a pensar e desenvolver ideias para serem acrescentadas, mantendo a ideia principal que era ser uma aplicativo simples e de fácil manuseamento.
Palavras-chave: Combater, Fake News, verdade, informação
Adriele Batista Dos Santos; Amanda Bitencourt Costa Ferreira; Ana Clara Carvalho Vargas Pinto; Giulia Evany Magalhães De Oliveira; Gleise Mary Santos De Souza; Jessica Beatriz Silva Santos.
Turma: 3ª ano I
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O projeto do armário inteligente visa solucionar a perca do material escolar, servindo como um auxiliar, sendo instalado na biblioteca. Este equipamento poderá encontrar qualquer objeto, onde os indivíduos tem a opção de conectar o material através do QR code, logo, mostrará no visor o dono do objeto e um GPS informando onde o pertencente se localiza. Além disso, o estudante poderá ver seu plano de aula da semana de acordo com as séries e turmas. O aparelho tecnológico auxiliará no ensino e na atenção antes da aula, para que o aluno não esqueça de levar seu módulo ou materiais a classe, permitindo que seurendimento seja excelente. Conseguinte, o nosso grupo se inspirou no robô, Alexa, no qual é uma assistente capaz de executar tarefas simples no cotidiano. Com isso, para a execução do trabalho iremos utilizar os seguintes materiais: o armário, livro, visor para fazer a leitura do QR Code, tela digital para mostrar os horários das aulas semanais e aparelhos eletrônicos (opcional) outra forma de mostrar o GPS além do armário. Entretanto, o método que utilizaremos para realizar a simulação do projeto irá ser o aplicativo Tinkercad, no qual, se encontra inúmeras possibilidades de produzir programações e circuitos. Portanto, é evidente que através da robótica podemos investir em vários fatores em nosso cotidiano, principalmente na educação, pois, também é algo muito importante na evolução dos estudantes. Dessa maneira, essa disciplina ajuda a nos aprofundar ao meio tecnológico, que hoje em dia é algo com um alto índice de dependência.
Palavras-chave: Educação, tecnológico, robô e tinkercad.
Bruna Cerqueira Veiga Cardoso; Caique Sousa Santos Silva; Carla Beatriz Oliveira Da Cruz; Gustavo Silva Da Silva; Hudson Mesaque Conceição Araújo; Jayme Mattos Vieira Lima Junio.
Turma: 3ª ano I.
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O projeto tem a ideia principal de diminuir o contato entre pessoas em ambientes públicos e privados, assegurando a distancia de 1,5 metros, no ato de aferir a temperatura. Idealizamos o protótipo com função de garantir que exista a distancia segura de um individuo a outro, que resulta na praticidade e segurança, correlacionando com o momento pandêmico atual, situação essa onde, o Brasil vive a maior crise sanitária da sua historia. Transmitindo um bem social, quanto a segurança e a garantia dos decretos estipulados pela Anvisa de afastamento social, Lei 3.979, de 02/2020, artigo 3. No desenvolvimento do protótipo (termômetro), foram utilizados: Arduino Uno R3, Placa de ensaio e dois Sensores na protoboard (Sensor PIR e um sensor infravermelho). A utilização desta nova tecnologia atrelada ao arduino será capaz de reduzir a crise sanitária pública no Brasil, otimizando o processo de aferição da temperatura e previnindo a população contra o vírus da COVID-19, já que o aumento de temperatura é um dos sintomas atrelados a doença.
Palavras-chave: Saúde, Temperatura, protótipo e padronização.
Bruna Beatriz Silva Bahia Santana; Clara Ferreira Dos Santos Alves; Emilly Da Paixão Batista; Filipe Matias Santos; Gabriel Estrela De Moraes; Gildeon Breno De Jesus Dias; Jaiane Aisha Mocitaiba Do Carmo.
Turma: 3ª ano I.
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A ideia do projeto consiste em facilitar a comunicação entre pessoas portadoras de necessidades especiais auditivas e visuais, simultaneamente, em caráter inclusivo e voltado para a construção da identidade do indivíduo. A partir de sequências de vibrações com distintas frequências, esta tecnologia planeja ampliar o acesso destes indivíduos a informação digital, por transcrever textos na “linguagem vibracional”, através da criação de um aparelho que será acoplado a dispositivos eletrônicos. O objetivo é amenizar os impasses de pessoas portadoras destas necessidades, em relação a privação da comunicação e do acesso à informação. O teclado portátil foi criado em duas seções, a primeira incluiu um teclado 3x4, que possibilitará a inserção dos 26 caracteres do alfabeto, dos 10 algarismos, do sinal de interrogação e de vírgula, além das funcionalidades de espaçar palavras, apagar caracteres e enviar sentenças, a segunda seção incluiu um dispositivo que emitirá vibrações e um teclado especial em braile, possuindo algumas funcionalidades adicionais, como, botões para repetir a mensagem do emissor, emitir a própria mensagem digitada para a verificação, e o botão de enviá-la. O dispositivo que emitirá vibrações será composto por um Buzzer e um aparelho amplificador de sons. Espera-se que esse aparelho, que transmite mensagens através de vibrações, possa amenizar os problemas de comunicação e de acesso à informação por estas pessoas.
Palavras-chave: Comunicação. Linguagem. Vibração.
Kayky Reis; Layane Barreto; Lucas Marques; Marcus Silva; Maria Souza; Suelen Dias; Vinicius Gonçalves.
Turma: 3º ano J.
Professor(a) orientador(a):Robson Oliveira Nunes
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
Tendo em pauta à saúde pública do Brasil, podemos observar a contínua diminuição da qualidade e o total descaso com a comunidade do sistema, sendo o SUS, o maior sistema de saúde pública do mundo, ele se torna indispensável para população, principalmente para famílias de baixa renda, que pôr sua vez não têm condições financeiras para adquirir um plano de saúde particular. Há necessidade de reparos o mais rápido possível, tanto à estrutura quanto na logística. Um bom exemplo da necessidade e importância do SUS é o intenso e cansativo empenho contra a pandemia do Covid-19, onde, o Brasil é o único dentre os países com mais de 200 milhões de habitantes, e que conta com serviços gratuitos de forma universal, porém com diversos outros problemas recorrentes já citados. A situação vem apenas piorando, uma das soluções seria tornar a Atenção Básica mais resolutiva: uma atenção básica resolutiva é capaz de tratar cerca de 80% dos problemas de saúde da população. Ganha o sistema, que consegue atuar com maior eficiência. Garantindo equidade no acesso ao direito à saúde. Visando melhoria nesta questão, pensamos em utilizar a tecnologia ao nosso favor, com a criação de um blog informativo que também possuirá a função de um centro de reclamações, no qual os usuários poderão deixar suas opiniões e sugestões para que o sistema se torne mais eficiente. Por fim, para essas informações alcancem os órgãos públicos iremos ministrar abaixo-assinados na internet para que possa viralizar e ganhar atenção com a causa.
Palavras-chave: Saúde, caos, solução.
João Moreira, Leonardo da Silva, Maria Silva, Mayane Moura,Nicolau Neto, Thauan Ramos, Vinícius Souza.
Turma: 3º ano H
Professor(a) orientador(a):Robson Oliveira Nunes
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Observa-se que a sociedade está cada vez mais acelerada e em buscas de informações que não gastem muito seu tempo, se tornando assim um terro fértil para proliferação de fake News. Torna visível a necessidade de informações confiáveis que esteja a disposição da população. Nesse momento que o projeto: Preservapp – A bula da alimentação saudável, pois visa trazer informações confiáveis sobre quais os malefícios que a má escolha dos alimentos pode fazer. A metodologia do projeto é ter informações, verdadeiras, alcançáveis pra toda população sobre como os alimentos podem prejudicar nossa saúde. A base de dados a ser utilizada são informações e outros métodos de pesquisa disponíveis na Internet, obviamente, toda com toda sua autenticidade confirmada por órgãos reguladores. Mais um ponto a se por em destaque é, que dada a importância desse projeto, todos os esforços se tomam mínimos para otimizar a qualidade das informações propagadas e a quantidade de pessoas. Espera-se contribuir com a sociedade de uma forma que forneça a muitas pessoas informações e dicas úteis para manter uma dieta saudável, democratizar a informação e servir como medida de nosso nível alimentar e de sustentabilidade (no nível individual). Usando a tecnologia e a globalização da informação como aliados para promover e aumentar nossa saúde. No entanto, é usado como um suplemento ao invés de substituir a dieta e as práticas recomendadas por médicos e nutricionistas. Sendo assim, todo acesso a tais informações, dicas e orientações de forma gratuita, que torna o projeto, mais viável e acessível.
Palavras-chave: Nutrição, Fake News, verdade, Bula
Amanda De Jesus Sousa; Ana Flávia Dos Santos Santos; Ana Júlia Santos Martins; Bruna Santos de Jesus.
Turma: 3ª ano J
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A utilização da tecnologia revolucionou não apenas o mercado eletrônico, mas vem gerando melhorias em equipamentos destinados a facilitar a qualidade de vida atrelada a mobilidade de pessoas portadores de necessidades. Com o advento das novas tecnologias, o crescimento e acessibilidade da internet trouxe não só a aproximação social, bem como o desenvolvimento social, com o olhar direcionado ao deficiente físico, no sentido de oferecer conforto, facilidade, segurança e independência, surgem as novas possibilidades tecnológicas, de ambiente planejados e inteligentes que objetiva trazer melhor qualidade de vida a estas pessoas, pois controlar as lâmpadas e eletrodomésticos por um simples sistema, sem precisar de locomoção, além de conforto pode evitar acidentes domésticos. O projeto facilita o controle do funcionamento dos eletrodomésticos e interruptores, através do Arduino ligado a um website. Compartilhando conexão e programação, visando na abertura de algo inovador que ajude diariamente. Com isso, foi dada a utilidade da programação do Arduino ao celular Android em um site conectado à internet.
Palavras-chave: Arduino; Dispositivo auxiliador; Aplicativo.
Breno Da Cruz Sento Sé; Camila Vasconcelos Flor; Davi Silva Barreto De Santana; Emanuel Santana Valverde.
Turma: 3ª ano J
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O projeto consiste em uma solução para a fumaça que sai poluída dos escapamentos dos veículos, para transformar em fumaça limpa, com riscos mínimos de poluição do ar. O protótipo funciona da seguinte maneira, será instalado um sistema dentro do escapamento dos veículos utilizando um arduino programado, com o auxílio de botões que será pressionado automaticamente quando o dispositivo sentir a presença de alguma fumaça. Quando pressionado esses botões, acenderá um LED no painel do veiculo dizendo que o dispositivo está ativo e está trabalhando na transformação da fumaça suja em limpa. Na pratica, a fumaça que sair do escapamento primeiro passa pelo dispositivo e toda fumaça será armazenada, deste modo será ativado um LED no painel do carro mostrando que a fumaça poluída estará sendo purificada e depois de limpa, será liberada quando atingir até 98% limpa do escapamento.
Palavras-chave: Arduino; Escapamento; switch.
Bruna Conceição da Silva; Filipe Magalhães Lima; Guilherme De Sousa Lima; Hayana Alves Costa.
Turma: 3ª ano J.
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O presente projeto visa auxiliar pessoas com problemas cardíacos, buscando a praticidade e melhoria na qualidade de vida deste grupo específico. A tecnologia vem mudando e transformando o mundo, fazendo com que variadas pessoas de todo o sistema terrestre seja beneficiado. Com um olhar minucioso e em prol da qualidade de vida, tranquilidade e segurança, foi criado uma oportunidade de fazer com que essas pessoas vivam de forma digna e confortável com essa nova tecnologia. O produto será acoplado na localização do peitoral do paciente, sem precisar fazer nenhuma cirurgia, fazendo então que seja um projeto de vigilância seguro e prático para o “enfermo”, fazendo com que qualquer pessoa em que ele tenha sincronizado o produto tenha o conhecimento de como está a pulsação do coração, assim o próprio medico e familiares tenha a informação de como está a situação do seu cliente/familiar. O projeto tem um benefício social extremamente grande pela gravidade e extensão que, por exemplo, a população brasileira que abrange diversas pessoas, esperamos que tenha bons resultados e que alcance um número grande de pessoas no mundo com esse problema afim de facilitar e melhorar a atividades de cada um deles, com um projeto acessível e barato para todos, nacional e internacionalmente.
Palavras-chave: Arduino; Saúde; Monitoramento; Cirurgia.
Brenda Evellyn Da Silva Cardoso; Caique Dos Anjos Machado; Helen Rebeca Ramos De Freitas; Hercules Oliveira Molinari Ramos; Isadora Leal Ribeiro Dos Santos; João Victor Estrela Do Nascimento.
Turma: 3ª ano J
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O Alzheimer é uma doença crônica que atinge cerca de 10% da população, sendo em sua maioria idosos. Essa doença tem como características a perda de memória, dificuldade para encontrar palavras, desorientação no tempo e no espaço, dificuldade para tomar decisões e agressividade. Deste modo, o Relógio Multifuncional como instrumento facilitador para o acompanhamento do tratamento do indivíduo, como, por exemplo, horário e quantidade de medicamentos para o Alzheimer de forma involuntária, além de ser relevante também para as famílias que não possuem condições para contratar enfermeiras cuidadoras. Deste modo, esta tecnologia conta com o aplicativo “Your Guide” , que será disponibilizado para smartphones, onde os consumidores podem programar no relógio as atividades que devem ser realizadas durante o dia. O Software dos relógios inteligentes terá uma assistente de voz especifico, para cumprir com o objetivo do projeto, além do software do GPS. Em suma, o projeto consiste em um relógio inteligente multifuncional que além de mostrar as horas, contará com um aplicativo chamado’’Your Guide’’e uma assistente de voz que servirá como um organizador de rotina, além de funcionar como um tipo “terapia”. Além disso o relógio é aprova d’água e conta com um medidor de frequência cardíaca, tudo isso visando a melhoria na qualidade de vida das pessoas com Alzheimer ou perda de memória.
Palavras-chave: Relógio; Alzheimer; Rotina.
Luana Santos; Manuella Boa Morte; Maria Santos, Maria Eduarda Freitas; Natan Santos; Raquel Gomes
Turma: 3º ano K.
Professor(a) orientador(a):Robson Olveira Nunes
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A princípio, entende-se a temática acerca da transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta, como princípio resultante da capacidade de adaptar o conhecimento tecnocientífico à processos úteis, proporcionando benefícios socioeconômicos para a sociedade. Assim, dado o projeto idealizado pela equipe, foi arquitetado um sistema de integração dos pontos de iluminação da rede pública, que viabiliza o ágio monitoramento por computadores, de dezenas de postes. Dessa forma, os locais que necessitarem de reparo rápido serão assistidos com mais facilidade, visto que, através de uma única unidade de processamento (computador de uso industrial), será capaz de transmitir informações em tempo real para os responsáveis da manutenção, para que os mesmos saibam o status de cada circuito que for integrado. Portanto, em acordo com a temática proposta, com o desenvolvimento desse software, objetivamos, além de melhorar a qualidade de vida da população urbana, adaptar tal conhecimento, a fim aproximar cada vez mais o planejamento urbano ao conceito de cidades inteligentes. Sendo assim, o público alvo do nosso projeto é a população urbana brasileira, haja vista que, problemas relacionados a infraestrutura brasileira, no que tange à falta de manutenção preventiva da iluminação pública, tais como postes danificados e que não funcionam corretamente durante a noite, favorecem o aumento do índice de criminalidade em certas regiões. Desse modo, com o uso desse dispositivo, espera-se aprimorar a eficiência dos serviços públicos, evitar quedas inesperadas, a partir da manutenção regular dos pontos de iluminação e, garantir tanto a segurança quanto o conforto dos moradores.
Palavras-chave: Segurança, iluminação, gerenciamento
Luanda dos Santos; Luiz Victor Silva; Paulo Araújo, Uemerson Santos; Yasmin Santos; Ronald Silva.
Turma: 3º ano K
Professor(a) orientador(a): Robson OlIveira Nunes
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Com a mudança de pensamento sobre as pessoas com necessidades educacionais especiais, foi possível ir construindo novas oportunidades com o objetivo de identificar as necessidades e quais recursos os deficientes auditivos têm disponíveis para auxiliar em sua integração. Sendo o governo a figura central dessa mediação com equipamentos e recursos, que promovem a descoberta dos talentos e habilidades, nesse contexto a grande aliada da educação é a tecnologia, oferecendo condições para esse aprendizado, objeto de estímulos e de aumento da autoestima, da construção dos conhecimentos, do desenvolvimento cognitivo, intelectual, cultural e, sobretudo, no que tange a confiança e autonomia nas ações. Nas aulas de informática no laboratório os recursos tecnológicos são disponibilizados individualmente entre os deficientes auditivos e contribuem na autoconfiança e para facilitar nas atividades, efetivando assim, a inclusão de fato, que refletem os resultados das experiências no ambiente educacional, social, político e cultural. Considerando a prática educativa do profissional educador como mediador e colaborador do processo de ensino e aprendizagem, o educador este, preferencialmente especializado e capacitado para acompanhar seu desenvolvimento, orientar e incentivar as suas escolhas, aguçar as suas percepções, pois que assim, o aluno surdo começa a pensar e a refletir em como fazer, de que forma, e para que fazer, construindo seu espaço e ideias. As novas tecnologias tem sido fundamental para esse caminho de descobertas, inclusão e também da superação dos obstáculos, para gradativamente integram e socializam o deficiente auditivo bem como a aprendizagem dele.
Palavras-chave: Combater, Fake News, verdade, informação
Cecilia Silva Cardoso Do Nascimento; Cecilia Cardoso De Andrade; Eduardo Lima Rodrigues Duarte; Fernanda Lima Félix Do Nascimento; Gabriel Campos Conrado; Gabriel Nunes Araújo.
Turma: 3ª ano K
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A criação do respirador artificial teve como fundamento o cenário contemporânea, sendo observado a carência de respiradores pulmonares para pacientes em hospitais devido a sua alta demanda, causado pela Covid-19, assim foi criado o respirador pulmonar funcional simples no Tinkercad, com o objetivo de atender as demandas de uma maneira mais rápida e com um preço mais acessível. Nessa época atual que vivemos com a pandemia, muitos pacientes não estão conseguindo ter oportunidades de serem recebidos para ajuda, com pessoas não tendo oxigênio para poderem respirar por causa dos sintomas da Covid-19. Geralmente o governo e todo o pessoal da área de saúde investem em muitas coisas desnecessárias, mas com alguns acertos, um desses acertos com certeza devia ser o desenvolvimento de diversos meios para os pacientes com o vírus poderem respirar. Com hospitais lotados e cheios de desorganização, foi de extrema importância a criação do respirador, projetos como esse deviam ser mais constantemente propostos pelas pessoas dessa área. Estabilizar a respiração é o maior objetivo que temos que estabelecer, os pulmões são bem sensíveis a essas doenças, ainda mais porque ele é o principal responsável pelas trocas gasosas que ocorrem em nosso corpo. Os respiradores pulmonares têm convencimento a serem importantes ferramentas contribuindo e somando aos aparelhos que ajudam na respiração já existentes. Espera-se que seja uma máquina muito competente na missão na qual é indicado, ajudando assim pessoas com falta de ar por causa das complicações do covid-19.
Palavras-chave: Arduino; Sistema; Respirador.
Gabriel Do Lago Lima; George Kaique Almeida Silva De Amorim; Guilherme Allan Conceição De Paula; Henrique Costa Lima Da Silva.
Turma: 3ª ano K
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O presente projeto visa alcançar um avanço para as tecnologias e as políticas públicas, atendendo a parcela da população portadora de deficiência visual. Em sua composição, a parte física do semáforo não mudaria em quase nada em relação aos semáforos comuns, porém, utilizaríamos em sua parte interna elementos como placa de arduíno, fios, leds, botões, piezo, resistores e placa de ensaio. Além disso esses semáforos vão apresentar sons e a linguagem de Braille para facilitar o entendimento do portador de deficiência visual.Em suma, chegamos àconclusão de que o protótipo trará uma interação maior com os portadores de deficiência, os ajudando a se locomover com mais facilidade e segurançapelos centros das cidades. Esperamos atingir êxitoneste protótipo e ajudar diversas pessoas por todo mundo, já que nossa intenção é ajudar pessoas de os continentes do mundo.
Palavras-chave: Semáforo; Acessibilidade; Viabilidade Social.
Herman Argolo Soares; Igor Oliveira Nunes; Isabelle Lima Cerqueira; Ivenis Santos De Jesus; José Felipe Dos Santos Nascimento.
Turma: 3ª ano K
Professor(a) orientador(a): Maiane Pereira de Sá Borges
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O projeto “Cidade360” é encarregado de elaborar uma resolução, objetivando uma maior eficiência no que s'e refere ao fluxo de deslocamento, seja entre a população ou através de transportes, do âmbito público ou privado. Com esse raciocínio, utilizando-se de estudos do local proposto e seu desenvolvimento, assim como se fundamentar em modelos externos para sua estruturação, por meio de compatibilidades e comparações. Deste modo, nota-se que, se realizada e conduzida de forma inteligente e prática, com o menor gasto de recursos possíveis, além de um resultado real e tangível, dispondo do potencial municipal e dos seus bens, o projeto em foco se mostrará útil e vantajoso para a mobilidade e infraestrutura da cidade, usando de abordagens funcionais para sua execução.
Palavras-chave: cidade, prática e mobilidade.
Lorrane De Jesus Silva Da Conceição; Mariana Andrade Costa; Valeska Pinheiro Germano ;
Turma: 2º ano A
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A poluição do ar é um problema que afeta diretamente a atmosfera, que é essencial para nossa sobrevivência na terra. Em outras palavras, vai chegar um momento em que poluição atmosférica vai desequilibrar tanto que o efeito estufa vai acabar provocando o aquecimento global e consequentemente destruindo toda a vida na terra. As principais causas que geram emissão de poluentes atmosféricos são: os desmatamentos, queimadas, depósitos de lixos e queima de combustível fóssil. No entanto nota-se que a indústria tem um grande peso nesta balança. Com isso, nossa proposta é o implante de sensores nos principais pontos de despejo de desetos aereos que são produtos finais das diversas industrias. Os sensores teriam como função cronometrar o tempo e volume de desejos aerossóis que são liberados para a atmosfera, o que poderia gerar um quantitativo de poluentes que são liberados por um período de tempo determinado e indicar um tempo de trabalho das máquinas que seria o ideal para que se pudesse equilibrar o nível de poluição e o nível de produção. Além disso, esses sensores estariam ligados a um microcontrolador que, por meio de sua leitura, estabeleceria o tempo ideai de funcionamento das máquinas industriais, podendo mesmo controlar até que horas ela vai está em funcionamento. E, portanto, se o volume de poluição diária fosse atingido e a indústria continuasse funcionando e afetando negativamente a capacidade regenerativa do ar, uma informação seria automaticamente enviada para um órgão ambiental fiscalizados para que tomasse as devidas providências.
Palavras-chave: arduino, poluição, indústria, atmosfera, monitoramento.
Alexsandro Ramos; Gabriel Sapucaia Carvalho; João Lucas de Carvalho Conceição; Laryssa Fortuna Nogueira; Leonardo Simões Bispo.
Turmas: 2ª e 3ª ano.
Professor(a) orientador(a): Carolina Costa Freitas Alcântara Professor(a) Co-orientador(a): Lorena Brito Goes Vieira
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Desde o início da pandemia de COVID-19, o consumo de álcool em gel (70%) cresceu expressivamente. Contudo, apesar de ser extremamente importante no combate a diversas variações de vírus, ele possui impactos negativos na saúde da epiderme. As substâncias presentes na composição do desinfetante em questão detêm o papel de lise celular, porém, ao fazer este processo, a camada lipídica de proteção é desestruturada e ocasiona o ressecamento e desidratação, consequentemente, vulnerabilizando a pele humana. Embasado e respaldado nos fatos supramencionados, foi gerada a ideia de desenvolver um creme hidratante, com o objetivo de suprir as fragilidades geradas pela necessidade do uso do álcool em gel, a fim de beneficiar tanto a comunidade geral, bem como a comunidade médica e que com isso tivesse como principal foco o Licopeno, matéria antioxidante que pode reparar e/ou impedir danos às células, causadas pelos radicais livres. Através de diferentes formulações de substâncias naturais, os ingredientes manipulados na composição da loção serão cuidadosamente escolhidos, tendo como protagonista o carotenoide auferido. Espera-se desenvolver este cosmético em todas as suas etapas, desde a plantação dos tomates utilizando-se uma estufa automatizada, até o desenvolvimento do bioplástico para potes de conservação. É esperado que com esse creme seja possível hidratar a derme com nutrientes suficientes e consiga ser utilizados por pessoas com alergias cutâneas como as dermatites, seja orgânico e obtenha a menor quantidade de plásticos não biodegradáveis em sua produção e armazenamento, visto que, é preciso diminuir cada vez mais os impactos ambientais causados pela indústria cosmética.
Palavras-chave: Licopeno; Cosmetologia; Sustentável; Hidratante; Epiderme
Lays Verena Silva de Santana e Maíra Pereira Vinhas
Turma: 3ª ano G e J
Professor(a) orientador(a): Carolina Costa Freitas Alcântara Professor(a) Co-orientador(a): Lorena Brito Goes Vieira
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
A partir do pressuposto de que a maioria das escolas tradicionais criam classes homogêneas e não levam em conta as particularidades do indivíduo ao que se diz respeito a aquisição de novos conhecimentos, uma revisão sistemática acerca deste tema possibilitou uma base teórica fundamentada no princípio de que seja necessário uma reformulação das práticas metodológicas de ensino, o que é inevitável, ao se pensar que o modelo de ensino estão em contantes mudanças. Isto porque, reconhecer que o discente possui diferenças na forma de aprender assim como identificar seus devidos potenciais, são fatores de suma notoriedade no caminho do aluno para o seu aprendizado significativo. Neste viés, o presente projeto visa encorajar tanto ao professor a buscar por novas metodologias de ensino, quanto ao aluno a identificar o método por qual possui maior afinidade referente ao próprio progresso no meio acadêmico. Assim, o Brain insights (BI) fornece um meio de acesso para o conhecimento de metodologias alternativas, a partir de um site construído, por meio de um aplicativo da Microsoft chamado de Sharepoint. Essas metodologias podem ser aplicadas para o estímulo das múltiplas inteligências propostas por Howard Gardner, levantando como pontos principais uma visão pluralista acerca da inteligência e o reconhecimento de como os reflexos do ensino homogêneo afetam os estudantes na contemporaneidade.
Palavras-chave: Educação, jogo, múltiplas inteligências, estímulo.
Adryella Fraudes Galvão, Alana Cristina Santos Santana, Alice Magalhães Alves, Iasmim Santos Silva de Jesus, João Victor Moreira dos Santos, Kaique Matheus Santos Viga, Kaique Oliveira Dias, Kézia Carneiro Silva, Marcele de Assis de Andrade, Marcelo Luis Freitas Santos Junior, Safira Coelho Silva, Valdiney Natividade dos Santos, Walen de Jesus do Espirito Santo.
Turma: 2º e 3º ano
Professor(a) orientador(a): Yulo Augusto Silva Freitas.
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Em todo o mundo ocorrem grandes desastres envolvendo deslizamentos de terra e pessoas soterradas, muitas das vítimas são capazes de sobreviver ao soterramento imediato, entretanto a demora do resgate pode se tornar fatal. Este projeto desenvolvido pelo grupo de I.C (Iniciação Científica) - Física Ambiental apresenta um dispositivo capaz de identificar a presença humana oclusa por obstáculos sólidos, como paredes ou quaisquer outras barreiras visuais, através do uso da radiofrequência. O principal objetivo é auxiliar na busca e resgate de pessoas soterradas, vítimas de desabamentos ou deslizamentos de terra, desastres comuns na cidade de Salvador. A identificação da presença humana tem como base principal fenômenos físicos da Ondulatória (reflexão, especularidade, refração), que é concretizada no protótipo através de um dispositivo análogo ao radar FMCW, responsável por enviar ondas de radiofrequência, com potência dez mil vezes menor que a do Wi-Fi, e captar a reflexão especular do corpo humano com o seu conjunto de antenas transmissoras e recetoras, mesmo este estando totalmente ocluso. Ademais, a importância do projeto se baseia também no barateamento proposto na construção do protótipo, através do uso da placa Arduíno UNO, o que torna mais acessível, em virtude do alto custo do radar FMCW encontrado no mercado. Sendo assim, torna-se relevante a proposta ao passo em que viabiliza uma maior precisão e agilidade no resgate das vítimas de acidentes na capital baiana, visando apresentar aos órgãos responsáveis pela busca e salvamento de pessoas um aparelho prático e funcional que tem como função o poder de salvar vidas.
Palavras-chave: Arduíno; Deslizamentos; Dispositivo RF; Especularidade; FMCW; Ondas; Reflexão; Refração; Resgate; Soterramento.
Beatriz Ramos Gomes Beleza
Turma: 2º ano B
Orientadora: Mariana Oliveira Conceição
Escola SESI Reitor Miguel Calmon
RESUMO
O trabalho apresentado trata-se de uma pesquisa que visa compreender/estudar de que forma o contexto histórico da Avenida Sete se relaciona com a imigração de Asiáticos para a cidade de Salvador. Na primeira metade do século XX a cidade passou por um processo de remodelação da paisagem urbana realizada pelo governador José Joaquim Seabra, trazendo inovação para diversas áreas de Salvador, incluindo a construção da Avenida Sete, que trouxe crescimento social, cultural e econômico para a capital, gerando o renascimento do comércio popular na cidade com a instalação das primeiras lojas no trecho da Avenida nos anos 20, atingindo o auge do comércio nos anos 60. Além disso, na mesma época o Brasil estava passando por um processo de imigração de chineses, que saiam do seu país de origem em busca de uma vida melhor e se instalavam principalmente nos estados de São Paulo e no Rio de Janeiro se estabelecendo como comerciantes. Com o objetivo de evitar concorrentes, um grupo nativo do Catão e Taiwan escolheu Salvador e se instalaram nos bairros da Orla e no centro, a cidade estava passando por um bom momento de crescimento comercial tornando-se o lugar ideal para começar uma nova vida, a partir dessa afirmação e a grande influência de asiáticos na parte comercial da Avenida, relacionando com o fato do Brasil ser um país com grande número de imigrantes asiáticos, com cerca de 300 mil chineses e 1,5 milhões de cidadãos de origem japonesa vivendo no Brasil, de acordo com dados da Polícia Federal e da CIA (Central Intelligence Agency), há necessidade de entender os motivos que os levaram para essa mudança de vida e localidade, os desafios enfrentados nessa trajetória em relação ao idioma, xenofobia e a representação da cultura nipo-brasileira, com o objetivo de trazer conhecimento referente a originalidade da disseminação da diversidade sociocultural, na formação do cenário atual no contexto soteropolitano.
Palavras-Chave: Avenida Sete. Imigração Asiática. Comércio. Desenvolvimento Urbano.
Juliane Silva Santos
Turma: 2ª ano C
Orientadora: Mariana Oliveira Conceição
Escola SESI Reitor Miguel Calmon
RESUMO
São chamados quilombolas os descendentes das comunidades formadas por fugitivos do sistema escravocrata do século XVI. Os quilombos estão presentes em todo o território brasileiro, estes não descendem de uma região específica, tendo como fator comum as suas raízes africanas. É válido ressaltar que mesmo detendo de um grande valor histórico-cultural as comunidades remanescentes lutam assiduamente pela manutenção de suas terras e direitos, tendo que lidar com a desvalorização de sua identidade, sendo esta uma problemática notória no país. O objeto de estudo da presente pesquisa é a comunidade quilombola Rio dos Macacos, localizada entre os munícipios de Simões Filho e Salvador no estado da Bahia, ocupada a mais de 200 anos, e cerca de 450 famílias já habitaram seu território. No início dos anos 1960 a Prefeitura de Salvador doou parte do território da antiga Fazenda dos Macacos para a Marinha Brasileira, desconsiderando a comunidade que ali já residia, e no ano de 1971 iniciou-se a construção da base militar de Aratu. Dando início a uma disputa territorial marcada pelas constantes ameaças e da violação dos direitos quilombolas por parte da Marinha e da omissão do Estado perante a elas. Logo, o objetivo principal deste estudo é a análise dos motivadores desse conflito. A escolha deste tema se dá pela oportunidade de abordar as dificuldades das comunidades quilombolas no Brasil, que sofrem com a deslegitimação de suas terras. Para o embasamento da pesquisa, além da realização de leituras de artigos científicos, foi efetivado a elaboração de uma entrevista onde uma moradora local se prontificou a responder algumas perguntas que serviram de base para o desenrolar deste projeto. Por conseguinte, com a realização e a compreensão dos estudos anteriormente citados, chega-se à conclusão de que para compreender a síntese deste conflito é necessário o entendimento sobre a desvalorização da cultura afro, a negligência do Estado e o racismo estrutural que o ocasionaram.
Palavras-chaves: Quilombo. Identidade. Conflito. Direitos.
Juliane Silva Santos
Turma: 2ª C
Orientadora: Mariana Oliveira Conceição
Escola SESI Reitor Miguel Calmon
RESUMO
São chamados quilombolas os descendentes das comunidades formadas por fugitivos do sistema escravocrata do século XVI. Os quilombos estão presentes em todo o território brasileiro, estes não descendem de uma região específica, tendo como fator comum as suas raízes africanas. É válido ressaltar que mesmo detendo de um grande valor histórico-cultural as comunidades remanescentes lutam assiduamente pela manutenção de suas terras e direitos, tendo que lidar com a desvalorização de sua identidade, sendo esta uma problemática notória no país. O objeto de estudo da presente pesquisa é a comunidade quilombola Rio dos Macacos, localizada entre os munícipios de Simões Filho e Salvador no estado da Bahia, ocupada a mais de 200 anos, e cerca de 450 famílias já habitaram seu território. No início dos anos 1960 a Prefeitura de Salvador doou parte do território da antiga Fazenda dos Macacos para a Marinha Brasileira, desconsiderando a comunidade que ali já residia, e no ano de 1971 iniciou-se a construção da base militar de Aratu. Dando início a uma disputa territorial marcada pelas constantes ameaças e da violação dos direitos quilombolas por parte da Marinha e da omissão do Estado perante a elas. Logo, o objetivo principal deste estudo é a análise dos motivadores desse conflito. A escolha deste tema se dá pela oportunidade de abordar as dificuldades das comunidades quilombolas no Brasil, que sofrem com a deslegitimação de suas terras. Para o embasamento da pesquisa, além da realização de leituras de artigos científicos, foi efetivado a elaboração de uma entrevista onde uma moradora local se prontificou a responder algumas perguntas que serviram de base para o desenrolar deste projeto. Por conseguinte, com a realização e a compreensão dos estudos anteriormente citados, chega-se à conclusão de que para compreender a síntese deste conflito é necessário o entendimento sobre a desvalorização da cultura afro, a negligência do Estado e o racismo estrutural que o ocasionaram.
Palavras-chaves: Quilombo. Identidade. Conflito. Direitos.
Ana Clara da Anunciação Gomes
Turma: 2ª ano I
Orientadora: Mariana Oliveira Conceição
Escola SESI Reitor Miguel Calmon
RESUMO
O presente projeto foi concebido a partir do interesse de deslindar e entender a formação da rua Antenor Maia Cardoso, popularmente chamada de “SOS” situada no bairro da Fazenda Grande do Retiro na cidade de Salvador, Bahia. Tal rua que se encontra entre outras duas comunidades da mesma região - Calafate e Horto Florestal, sendo a última uma das primeiras ruas projetadas de Salvador - originou-se de ocupações de pessoas advindas de outros lugares, com poder aquisitivo menor do que os já moradores do local, no período entre as décadas de 1980 e 1990, gerando diferenças acentuadas na era da sua fundação, e que por consequência, passou a sofrer discriminações por parte dos moradores do Horto e Calafate. Além disso, a pouca informação acerca da fundação do local abriu portas para que o questionamento fosse levado a frente. O projeto visa descobrir como se deu a ocupação e fundação da comunidade do SOS, analisando os fatores que levaram as pessoas a se deslocarem para a área, o contexto social presente no período da fundação da rua e detectando as diferenças socioeconômicas e culturais entre o SOS, Horto e Calafate. O levantamento de informações para embasamento da pesquisa atualmente se dá por meio de entrevistas com moradores do Calafate e do Horto Florestal, uma vez que estes observaram as invasões e fundação da rua do SOS. A falta de referências bibliográficas em torno do estudo tornou ainda mais valiosa a participação dos moradores na construção do projeto. Pôde-se constatar as causas que levaram os indivíduos a invadirem a área do SOS, sendo o desastre natural grande responsável por fazer com que essa população desamparada passasse a tomar posse do local para desfrutar de uma vida menos miserável. Assim é possível compreender as mazelas que aqueles e tantos outros cidadãos soteropolitanos vivenciaram invadindo áreas e construindo suas casas para que pudessem ter uma vida digna, lutando contra o descaso dos órgãos públicos e a vulnerabilidade social constante.
Palavras chave: Ocupação. SOS. Fundação. Vulnerabilidade.
Aisha Gabriela Neves De Azevedo Gabriela Gomes De Almeida Luisa Lima Soares Meneses Professor
Orientador: Anderson dos Santos Rodrigues
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Este resumo integra a pesquisa da iniciação científica júnior intitulada Sistema de Monitoramento do Tempo e Estudos Socioespaciais (SMOTES), que visa a redemocratização do ambiente vivido e os desafios coletivos sob os riscos sanitários e estruturais no entorno do Rio das Tripas no bairro do Bom Juá, este que sede a unidade Escola SESI Reitor Miguel Calmon, na metrópole Salvador/BA. Destarte, iremos identificar problemáticas através da utilização de ferramentas tecnológicas de mapeamento, a respeito das residências com risco de inundações proeminentes, ampliadas pela condição socioespacial na localidade de estudo. Realizando assim, a análise de toda a área, sobretudo nas de várzea que é justamente a que se mostra com possíveis índices de vulnerabilidade elevados, bem como, levantar dados que são negligenciados pelos órgãos governamentais, a fim de informar aos residentes de Bom Juá sobre os seus direitos suprimidos. Vale ressaltar que o projeto ainda está em processo de desenvolvimento, por esta razão, estaremos apresentando as conjecturas que pretendemos atingir: tal como elaborar uma proposta que auxilie tanto na disseminação das informações sobre os serviços ofertados pelos órgãos públicos responsáveis, municipal e estadual; além de realizar uma proposta de reestruturação e redemocratização do espaço vivido, através das infraestruturas verdes, com a finalidade de melhorar o âmbito socioespacial e a perspectiva de qualidade de vida.
Palavras-chave: Redemocratização, Vulnerabilidade, Risco, Infraestrutura Verde.
Samara Rodrigues Baraúna Vivas Da Silva
Turma: 3º ano D
Orientadora: Stela Baião Barreto de Oliveira
RESUMO
A Fibromialgia tem como característica a dor crônica musculo esquelética generalizada associada a fatores físicos e emocionais. Essa síndrome é geralmente acompanhada por especialistas de dor e por meio de terapias analgésicas, já que não há cura, e por estar também associada a fatores emocionais, por psicólogos e psiquiatras, com isso a ansiedade é considerada um sintoma secundário comum e, frequentemente severo em portadores da doença. O isolamento social que está sendo usado como forma preventiva para evitar o a transmissão do novo Coronavírus (SARS-CoV2), pode ser associado à ansiedade, uma vez que existem muitas incertezas, expectativas e frustrações, com isso entende-se que o estado de saúde do portador da fibromialgia pode ser agravado. Sabendo disso, para que ocorra o alivio dos sintomas dessa doença, esse projeto visa uma nova proposta de terapia alternativa para ajudar no tratamento dos sintomas. Para que isso aconteça, será utilizada uma técnica que relaciona o ato de cozinhar ao bem estar do fibromialgico com a finalidade de melhorar o estado emocional e alivio de estresse e diminuição na dor musculoesquelética. Assim, Será feito um levantamento de dados através de um questionário direcionado ao público portador da Fibromialgia, e que apresenta sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), para reconhecer e confirmar uma possível melhora no estado emocional e físico das pessoas diagnosticadas; entender e melhorar a qualidade de vida dos portadores de Fibromialgia e manter um padrão terapêutico com os fibromialgicos, juntamente com sintomas do TAG.
Palavras chaves: Cozinhaterapia, Fibromialgia, Terapia alternativa, Pandemia.
Carolina Amorim Silva; Carlos Alberto Dos Santos De Oliveira Filho
Turmas: 2º ano F e 3º ano I.
Orientadora: Stela Baião Barreto de Oliveira
RESUMO
É de conhecimento geral que a alimentação influencia em muitos setores da vida das pessoas, e no ambiente escolar não pode ser uma exceção. Pensando nisso, e no resgate de plantas alimentícias, foi desenvolvido um plano de pesquisa visando um reajuste no cardápio da merenda das escolas, trocando refeições gordurosas por uma alimentação balanceada. Nas opções disponíveis atualmente para essa experiência, o uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC) na dieta escolar pode ser uma boa sugestão de como integrar hábitos saudáveis e recuperar alimentos tradicionalmente utilizados e que entraram em desuso por serem vistas como mato ou comida de ‘bicho’. Dois exemplos de PANC são o coração de bananeira (Musa paradisíaca) e a ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), utilizadas em poucas regiões do brasil e usadas na substituição ou acompanhamento de proteínas convencionais e como recheio de massas. Além de possuírem alto teor nutritivo são bastante atrativas em relação ao custo-benefício, valorizando as culturas alimentares nas quais essas plantas estão presentes. Assim, será feita uma coleta de informações por meio de um formulário com perguntas sobre o perfil e a opinião de cada frequentador da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon. Além disso, com um levantamento bibliográfico sobre PANC e seus nutrientes, será desenvolvido um e-book com informações sobre cultivo, receitas e nutrientes de alimentos utilizando essas plantas. Ao final de tudo, e com o apoio de todos frequentadores da instituição, o projeto irá ajudar na melhora da alimentação, além de reinserir as PANC na rotina diária dos estudantes.
Palavras-chave: PANC, Alimentação escolar, Dietas restritas
Gustavo Gonçalves Carvalho
Turma: 3º ano F
Orientador: Leonardo Cerqueira da Silva
RESUMO
A água sem dúvida alguma é o recurso mais importante para as nossas vidas, o uso e o consumo dela são práticas indispensáveis no nosso dia-a-dia como também seu uso para realizar tarefas domésticas e foi com base nas casas em que a água chega suja que foi pensado um tipo de filtro, que poderá resolver este problema. Há muito tempo o ser humano realiza processos dos mais diferenciados para a obtenção da água potável, dentre eles vale um destaque para a filtração por carvão ativado, processo altamente difundido e observado nas casas brasileiras. A filtração por carvão ativado se divide em dois tipos: rápida e lenta (o que ocorre num filtro de barro, por exemplo) a primeira, é o foco deste estudo por ser o único modelo capaz de solucionar esse problema. Dentro desse contexto, foi elaborada a ideia de um filtro que realizará o processo de filtração entre a saída das torneiras e a saída da água, com a mesma eficiência que um processo que ocorre de maneira gradual e lenta nos outros tipos de filtração. O filtro deverá ser acoplado às torneiras, mangueiras e outros para que realize a filtração enquanto a água passa por dentro dele e após isso a água deverá estar em condições de ser empregada tanto nas tarefas domésticas como para o consumo.
Palavras-chave: Filtração, Carvão ativado, Água potável
Gabriel de Jesus; Nicolas Bonfim; Pedro Leonardo Cardoso.
Orientador: Lenilton Filho
RESUMO
A pandemia de COVID 19 nos anos de 2020 e 2021 provocou mudanças significativas no cotidiano das pessoas no mundo inteiro. Tais mudanças alteraram a rotina, os hábitos e as relações sociais de forma a estabelecer novos procedimentos para mitigar os efeitos da pandemia. Só para citar, vivenciamos mudanças econômicas, na saúde, nas políticas públicas, ou seja, reorientamos todas as nossas práticas na sociedade. E diante das exigências sanitária para conter a propagação do vírus, surge a necessidade do isolamento social e consequentemente conformando alternativas para que as pessoas se mantivessem interagindo minimamente. O aumento do home office é um exemplo de como o mundo do trabalho se adaptou a essa realidade. Juntamente com este aspecto a interação face-aface foi sendo substituída por interações mediadas por meio digital e eletrônico. Este fato provocou um aumento no tempo de exposição de tela, se isto já era notado como algo crescente antes da pandemia, durante a pandemia acentuou mais ainda esta exposição. Diante deste contexto a Organização Mundial da Saúde (Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age, 2019) observando os efeitos negativos a saúde dos cidadãos chamam atenção dos gestores públicos, instituições e sociedade em geral para os problemas relacionados a exposição a tela de forma excessiva, sobretudo em crianças e adolescentes. Desta forma este trabalho pretende apresentar uma proposta de pesquisa com base na abordagem da Sociologia Digital com vista a analisar os efeitos do tempo excessivo de tela nas pessoas. Escolhemos como lócus de análise o ambiente escolar do SESI - Escola Reitor Miguel Calmon para realizar nossa pesquisa e produzir dados entre os meses de setembro e outubro de 2021. O Objetivo Geral é analisar a percepção dos estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio sobre os efeitos notados por eles em relação ao tempo de tela. Utilizaremos como categoria analítica a “solidão conectada” teoria formulada por Sherry Turkle e a “conexão entre corpo e tecnologia” de Derrick de Kerchove (2011). Pretende-se com isto observar se a substituição das relações face-a-face por relações mediadas por meio digital aumenta ou não a sensação de solidão dos estudantes, uma vez que, estão interagindo, contudo, de forma isolada. E se o tempo de exposição a tela teve impactos sobre seu corpo. Lembrando que as percepções dos estudantes serão levadas em consideração no processo de análise. O estudo terá como metodologia a pesquisa qualitativa e utilizaremos questionários estruturados. Esperamos com isso entender um pouco mais sobre os efeitos indiretos da pandemia nas relações sociais.
Palavra-Chave: Pandemia de COVID 19; Tempo de Tela; solidão conectada; conexão corpo e tecnologia.
Daphene Ellen Conceição Bonfim Costa, Gabrielle Honorata da Rocha Barbosa e Nayara Freitas Cerqueira
Turma: 3º ano H e J
Orientadora: Daiana Dias Ribeiro Figueiredo
RESUMO
De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, houve uma taxa de crescimento 60% de estudantes ansiosos em todo o Brasil. Um dos principais motivos para o aumento desta taxa está relacionado diretamente ao começo da pandemia e as aulas EAD (Ensino à distância). A ansiedade pode desenvolver diversas outras doenças como a gastrite, úlcera e taquicardia, caso prolongada em adolescentes entre os 11 aos 19 anos, que passam por uma fase de desenvolvimento cerebral importante para seu amadurecimento. Observando, a partir dos dados pesquisados, que o confinamento imposto pela necessidade de preservação à vida, no cenário pandêmico, contribuiu para o aumento dos casos de ansiedade entre os jovens que viveram as dificuldades da transição repentina, porém necessária, no formato de educação. A presente pesquisa tem como objetivo investigar os benefícios da planta Camomila para desenvolver um método de utilização em chá, que oferece múltiplos benefícios ao desenvolvimento de uma mente mais saudável. Benefícios estes como, alívio do estresse e da ansiedade em questão, auxílio no tratamento de cólicas, feridas e inflamações, relaxamento, além de ajudar no combate à insônia, dentre outros benefícios. Foi então selecionado um grupo limitado de voluntários; aplicou-se um breve questionário virtual a um grupo de jovens entre 15 e 20 anos, para recolher informações sobre suas emoções vividas na dinâmica da educação a distância durante o período de pandemia, dados essenciais para a continuidade da pesquisa, respeitando todas as medidas de segurança sanitária atuais. Constatou-se que, 95% dos integrantes, afirmam terem suas rotinas e estudos afetados pela ansiedade, o que se aplica ao tratamento com o chá de camomila.
Palavras-chave: Ansiedade, Camomila, EAD.
Samira Cruz Reis de Jesus
Turma: 3º ano D
Orientadora: Daiana Dias Ribeiro Figueiredo
RESUMO
Devido a confusão e dificuldade das pessoas em diferenciar as plantas medicinais para tratar algumas doenças, dores e aliviar o mal-estar, o objetivo dessa pesquisa é identificar e incentivar o uso correto do Peumus Boldus. Por causa da facilidade que as pessoas têm em encontrar o boldo em quase todo lugar, a planta medicinal Peumus Boldus Molina, conhecida popularmente como “Boldo-do-Chile", pode ser confundida com os diferentes tipos de boldos e ter a sua eficácia no tratamento de problemas estomacais reduzida, ser prejudicial à saúde quando usada sem moderação e por tempo prolongado, uma vez que contém substâncias que, ingeridas em altas quantidades, podem ser tóxicas ao organismo, e deve ser evitada por gestantes no primeiro trimestre da gravidez por causa dos grandes indícios de teratogenia e hepatotoxicidade (SOARES et al., 2015). A fim de solucionar o problema, foi proposto a criação de livretos contendo informações a respeito das diferentes plantas medicinais, seu uso correto e suas contraindicações – nessa pesquisa, o foco principal será o boldo – que serão disponibilizados nos postos de saúde. Os postos de saúde, por sua vez, ofereceriam esses livretos para a população e fariam a recomendação de plantas medicinais como alternativa natural para tratar dores e/ou problemas não graves como: azia, náuseas, ressaca, problemas estomacais, etc; e, se possível, o boldo e outras plantas medicinais seriam cultivados em hortas comunitárias do próprio posto de saúde.
Palavras-chave: Peumus Boldus, Posto de saúde, Horta comunitária.
Raama Batista da Silva
Turma: 3ª ano E
Orientadora: Daiana Dias Ribeiro Figueiredo
RESUMO
Atualmente a baixa autoestima é um dos problemas que está inclusa na sociedade, onde os mais afetados são os jovens. Com isso uma nova problemática surge, um fungo chamado Pitríase Versicolor ou mais conhecida como Pano Branco que traz certos incômodos externos aos afetados, como coceira, placas escamosas de cor escura em partes mais notáveis. Segundo uma pesquisa realizada pela Tua Saúde, foi possível concluir que somente no Brasil por ano mais de 150 mil casos de Pano Branco são descobertos e que isso ocorre devido as alterações hormonais. Diante disso um novo método de prevenção e inibição foi levantado, a utilização da folha de aipim como combate ao Pano Branco, já que a planta medicinal possui um teor altíssimo de proteínas, minerais e vitaminas essenciais para o corpo humano. O tratamento através do chá da folha de aipim já existe, com isso a nova solução seria a construção de uma pomada/creme com a própria folha do aipim, e utilizar no local que houver as placas escamosas, com o objetivo de não só tratar e sim inibir, obviamente que o resultado não será imediato será gradualmente, contudo terá 100% de eficácia. A partir das pesquisas foi realizado um questionário para as pessoas que são vítimas do Pano Branco e diante das respostas obtidas foi notório perceber que todas elas se sentem incomodadas por conta das diversas placas escamosas nas áreas mais externas do corpo, nesse quesito- através da solução proposta o problema será solucionado. Contudo, devido ao momento pandêmico os testes práticos a respeito da funcionalidade e eficácia da pomada/creme não foram executados, mas brevemente serão executados e os resultados obtidos serão satisfatórios.
Palavras-chave: Pano Branco; Folha de Aipim; Pomada-creme.
IC - CGEB
Turma: 2º ano B
Orientador: Felipe Trindade
RESUMO
As disparidades, no tocante ao desenvolvimento urbano dos bairros de Paripe e Fazenda Coutos, localizados no subúrbio ferroviário de Salvador, são imensas desde a criação de ambos os bairros até a contemporaneidade. O objetivo desta obra é compreender as diferenças urbanas existentes entre os bairros em questão, estudando a relação de dependência entre eles, dessa maneira tornando compreensíveis as diferenças no espaço e no desenvolvimento dos bairros. Baseando-se na análise, de cunho comparativo, dos contextos históricos nos quais surgiram ambos os bairros, além da observação em censos demográficos entre os anos de 1970 – 2010, que guiarão esta investigação até indícios das circunstâncias nas quais a discrepância no tocante aos desenvolvimentos econômicos de seus espaços urbanos ocorreram. A base teórica dessa pesquisa está debruçada na Teoria de Christaller, Regiões de Influência das Cidade (REGIC), investigando a relação econômica, para isso será realizado o mapeamento dos clusters das regiões. O desenvolvimento desta obra se fez possível através do recorte em áreas residenciais em ambos os bairros e mediante a pesquisa bibliográfica e de campo, buscando angariar informações com levantamento de dados voltados as áreas da urbanização, planejamento urbanístico do subúrbio ferroviário de Salvador. A contribuição objetivada no desenvolvimento desta pesquisa vem na perspectiva desse artigo, tornar-se mais uma evidência da influência do planejamento urbanístico para o desenvolvimento social e dinâmico do espaço urbano de uma cidade ou região dela. Ao fim deste trabalho espera-se compreender as relações de dependências entre os bairros de Paripe e Fazenda Coutos evidenciando o modo que planejamento urbano influência nas questões urbanas e sociais.
Palavras-chave: Urbanização; Análise; Planejamento; Desenvolvimento; Espaço; Salvador.
Bruno Cunha Araújo
3ª ano D.
Professor(a) orientador(a): Diego Grimaldi de Queiroz
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o uso de jogos como uma alternativa viável para a fomentação e democratização da educação financeira no Brasil. Educação esta que se mostra cada vez necessária no cotidiano e as consequências de sua ausência é percebida nas mais de 60 milhões de pessoas negativadas no ano de 2019 no Brasil, segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A proposta da educação financeira relatada neste trabalho, é promover conhecimentos básicos apoiando especificamente as questões pessoais por meio de games, além de demostrar a viabilidade da utilização de jogos para proporcionar uma educação voltada para o controle de gastos pessoais, oferecendo apoio para o planejamento, estruturação e equilíbrio da vida financeira. O trabalho surge com a percepção de que na base curricular das disciplinas obrigatórias no ensino brasileiro não há previsão para a disciplina matemática financeira seja integrada. Desta forma, a oportunidade de obter este conhecimento específico nas escolas é quase inexistente, trazendo consequências negativas para a população em geral e isso acaba desestruturando a vida financeira das pessoas por falta de informação sobre essa área. Levando em consideração que o mercado de jogos é um dos que mais crescem no Brasil e que a gamificação está cada vez mais presente nas escolas, a proposta será a criação de um jogo com objetivo de gerar informação e oportunidade para que as pessoas coloquem em prática os conhecimentos adquiridos, motivando a qualidade de vida.
Palavras-chave: Gamificação; Educação; Financeira; Jogos; Epiderme.
Maria Aparecida Nascimento Santana e Rodrigo Teixeira Souza.
Turma: 3ª ano H e I
Professor(a) orientador(a): Diego Grimaldi de Queiroz
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Desde muito tempo, existe um estigma, muito difundido entre estudantes, sobre a dificuldade de se aprender matemática. Sendo ela associada com uma impossibilidade nata de a absorver, tendo como principal fator problema sua didática, que no contexto de pandemia atual vem sido ainda mais dificultada. Todavia, o crescimento do mercado dos jogos, possibilita uma mudança nos antigos métodos de ensino, podendo assim serem criadas novas propostas didáticas que utilizem de linguagens de fácil entendimento para os alunos. A partir desta proposta, o presente artigo teve como objetivo o desenvolvido do "MatQuest", um jogo educativo com foco em matemática, e estilo RPG de aventura, que acompanhará seu protagonista Mateus durante suas aventuras para aprender matemática em conjunto com a fada do conhecimento. O jogo tem como conceito central a contextualização de assuntos base da matéria, utilizando de situações fantásticas onde estes serão aplicados e exemplificados servindo como parte fundamental do funcionamento das circunstâncias apresentadas. Em conjunto com essa proposta criativa de fantasia, será usada uma linguagem simples e atual em seu desenvolvimento, além de gráficos feitos em arte pixel. Dessa forma, considerando a problemática trabalhada e sua proposta, é idealizado que "MatQuest" sirva como uma ferramenta auxiliar do ensino de matemática, passado na sala de aula, democratizando e facilitando sua absorção, ajudando os alunos a passarem por esta época de desvalorização do processo educativo.
Palavras-chave: Matemática, Didática, Jogo Educativo, Aprendizagem
Maria Luíza da Anunciação Gomes; Maria Luíza de Araújo Dabrowska França; Mariana Nascimento Santos dos Santos; Rebeca Silva Lima Correia.
Professor orientador: Bruno Leal de Souza
Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Salvador- Bahia.
RESUMO
Construir os postes e instalá-los em ruas e bairros substituindo os atuais postes de concreto. O material principal é o PVC, que sustentará todo o resto dos equipamentos. Será instalado nele a luminária, a placa solar e junto também os equipamentos que ajudarão no controle da energia e no circuito como o controlador de carga e o arduino. Para a criação de postes de energia e iluminação, é produzida uma mistura de areia, cimento, pedra britada, água e aditivos plastificantes ou superplastificantes e adições minerais, que resulta no concreto. Todo esse processo e o resultado da mistura prejudicam muito o planeta uma vez que a emissão de CO2 é muito grande. Por este motivo, o projeto apresentado visa um processo deferente para a iluminação da cidade, apresentado um material que pode ser reciclado de diversas formas na indústria, diferente do que é usado atualmente e assim diminuindo as emissões de gás carbônico causado pelo processo de fabricação do concreto. Deste modo, nosso objetivo principal é fazer postes de iluminação e energia que não utilizam materiais degradáveis como o concreto.
PALAVRAS-CHAVE: arduino, luz, energia, automação.