Rackelly Silva Souza
Felipe Herbet Pereira dos Santos
Miguel Sena Guimarães
6° ano A
Orientadora: Débora Lima dos Santos
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
A Astronomia é uma ciência que está presente no cotidiano e na sala de aula. No entanto, por vezes, apresenta alguns objetos de conhecimento complexos que dificultam o aprendizado. O objetivo do presente trabalho é promover o interesse dos estudantes pela Astronomia, Astronáutica e ciências, com a finalidade de propagar conhecimentos básicos de uma forma lúdica. Foram desenvolvidas pelas equipes três experiências práticas e aplicadas na turma do 6° ano da escola SESI João Gilberto no munícipio de Juazeiro-BA. As experiências foram produzidas com materiais de baixo custo e fácil aquisição. Como critério de avaliação das experiências foi aplicado um questionário na plataforma Microsoft Forms composto por oito questões objetivas. Dando continuidade a avaliação dos experimentos a equipe usou o simulador digital da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) para verificar a aprendizagem da turma em estudo. O trabalho desenvolvido com estas ferramentas didáticas para o estudo de Astronomia produziu um ambiente privilegiado de conhecimento científico com um olhar crítico onde o estudante se faz o verdadeiro protagonista nesse processo.
Palavras–chave: Astronomia; astronáutica; experiências lúdicas; aprendizagem prática em sala de aula.
Marianne Souza e Silva Monteiro
Louyse Maciel de Senna Santos
Riquelme de Oliveira Cézar
6° ano A
Orientadora: Débora Lima dos Santos
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Ao longo dos anos em todo o planeta as questões relacionadas ao reflorestamento de áreas degradadas pelo desmatamento e queimadas tem sido assunto de recorrente discussão. Ações como apoiar projetos de restauração local sensibilizam os estudantes sobre a importância da conservação dos recursos naturais. Este trabalho foi realizado com os alunos do 6° ano da escola SESI João Gilberto, no munícipio de Juazeiro–BA, durante o mês de junho de 2021. Para a realização da pesquisa os estudantes orientaram os demais colegas, na componente curricular de Ciências da Natureza, sobre a importância das plantas nativas da Caatinga. Após isso, os estudantes monitores da atividade fizeram um relato sobre a importância de fazer o replantio em alguns pontos determinados em áreas degradadas da cidade. Dado o relatório dos principais pontos apontados, foi realizar o replantio por todos os estudantes envolvidos. Verificando que os estudantes aprenderam significativamente a importância de plantar as espécies nativas da Caatinga e sua importância em preservar o ecossistema local. Portanto, a ação do replantio se destacou como sendo fundamental para sensibilizar os estudantes.
Palavras–chaves: Restauração dos ecossistemas; Caatinga; reflorestamento e Juazeiro-BA.
João Pedro Vitor Olinto
Adria Beatriz dos Santos Gadelha
João Vitor Mesquita Vieira Gomes
6° ano A
Orientadora: Débora Lima dos Santos
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Preservar o meio ambiente e economizar os recursos naturais é objeto de recorrentes discussões com ênfase no uso racional destes, assim como o destino correto dos resíduos sólidos produzidos. A coleta seletiva é uma medida em que os resíduos sólidos recebem o devido destino, e retornam à cadeia produtiva, economizando os recursos naturais. Contribuindo para esse contexto, a pesquisa propôs implantar um ponto digital na orla fluvial do munícipio de Juazeiro–BA para a troca de resíduos sólidos em bônus de empresas parceiras, visando à venda do material reciclado coletado para ser revertido em fonte de renda para população carente da região. O presente trabalho está em fase de desenvolvimento do programa que será implantado na orla fluvial da cidade em estudo. A pesquisa terá como intuito sensibilizar a população juazeirense a adotar a coleta seletiva de lixo como também melhorar a qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
Palavras - chave: Meio ambiente; resíduos sólidos; coleta seletiva; preservação e juazeirense.
Eric Morais Dantas
Gustavo Oliveira Queiroz
Adrielly da Silva Sobral
Gabriel Luis Lima Silveira
Artur Morato de Moura Araujo
6°ano A
Orientadores: Jisley Neres e Josiane Siqueira
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
O município de Juazeiro, localizado na região Norte da Bahia tem uma população estimada em 220 mil habitantes. Tem uma economia voltada para a produção de frutas irrigadas, fomentada pelas águas do rio São Francisco e apresenta um desenvolvimento econômico e manifestações culturais que o colocam em posição de destaque no cenário baiano. Nos últimos anos, tem merecido destaque no noticiário local diversas informações sobre a incidência de infestações muriçocas e registros de casos suspeitos e confirmados de dengue. É reconhecido que uma valiosa estratégia para evitar a presença dos mosquitos e muriçocas é o uso de repelente. No entanto, nem todas as famílias podem fazer uso desse produto, dado o seu alto valor de mercado. Considerando esse cenário local, a presente pesquisa a ser realizada pelos estudantes do 6ª. ano da Escola SESI João Gilberto da cidade de Juazeiro Bahia, tem como objetivo principal o desenvolvimento de conteúdos digitais, por meio de mídias digitais existentes como Instagram, facebook a partir da utilização de elementos naturais. São objetivos específicos a democratização da informação pesquisada no ambiente escolar e a divulgação das potencialidades dos produtos naturais para saúde humana. O estudo será desenvolvido a partir do reconhecimento das propriedades de plantas a exemplo do cravo da índia, baunilha e eucalipto que utilizadas em preparos líquidos ou cremosos podem conferir um efeito repelente. O produto está em fase de revisão bibliográfica para posterior divulgação dos resultados em forma de Card e mídias sociais supracitadas.
Palavras-chave: plantas; repelente; muriçoca; redes sociais; mosquito Aedes Aegypti
Ana Flávia Lima de Mesquita
Ana Carolina de Borges Carmo
Luis Edurado Almenbergas Ferreira
Eduardo Nunes Rios
6º ano
Orientador: Jisley Neres
Josiane Siqueira
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Nos últimos anos o debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência nos espaços de aprendizagem tem crescido. As instituições de ensino, voltaram sua atenção para metodologias que objetivam proporcionar um ambiente inclusivo, na sala de aula, reconhecendo as potencialidades de cada ser e também fora dela, adaptando os espaços comuns com uma arquitetura que reduzam as barreiras, reconhecendo as características de locomoção de cada ser. Outro tema que vem sendo discutido é o que diz respeito ao impacto do consumo humano no meio ambiente. São debates que envolvem aspectos como poluição, mudança climática, assoreamento de rios, uso de embalagens plásticos e reforçam a importância da reciclagem e da reutilização de muitos dos produtos usados por grande parte da população. É conhecendo a importância dessas duas temáticas, a ambiental e a inclusão que a pesquisa a ser realizada pelos estudantes do 6ª. ano da Escola SESI João Gilberto da cidade de Juazeiro Bahia, tem como objetivo principal a elaboração de uma sinalização em braile, utilizando material reciclável, tornando as dependências da escola ainda mais acessível e autônoma para os estudantes que dela fazem uso. São objetivos específicos proporcionar o conhecimento da linguagem em braile, desmistificando o entendimento de que apenas pessoas com deficiência visual devem ter acesso, e contribuir para a promoção da autonomia destas. A pesquisa será desenvolvida através da elaboração de placas, confeccionadas a partir de materiais como o plástico e papel, bastante presente em objetos muito utilizados em nossa sociedade e descartados com bastante frequência.
Palavras-chave: acessibilidade; meio ambiente; braile
Allana Júlia Pereira de Carvalho
Bruno Levi Pereira Guimarães de Souza
Guilherme Alves Pacheco
Vinícius Silvio de Souza Castro
6º ano A
Orientador: Victor Louis Rosa de Souza
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Diante do aumento da demanda energética na sociedade, a busca de novas fontes de energia renováveis vem tornando um desafio para a população atual. O Brasil é um país que é privilegiado em termos de radiação solar, devido a isso, o interesse em pesquisar essas estratégias. O presente trabalho é analisar a possibilidade de criação e instalação de um sistema de aquecimento solar de água não convencional e de baixo custo. Este trabalho foi desenvolvido pela escola Sesi João Gilberto localizada em Juazeiro da Bahia por uma parte dos estudantes do 6º ano. A metodologia se deu por meio de três fases: 1º. Uma reunião sobre possíveis temas a serem trabalhados. 2º. Realização de aula teórica, na qual foram expostas a importância desse sistema de convecção e suas importâncias. 3º. A confecção do sistema de convecção solar (aquecimento de água natural). Para o funcionamento desse sistema foi necessário ser feito uma estufa feito de garrafa pet e cano PVC isolado por fita isolante ligado a um reservatório (balde) onde fica a água. Diante disso, foi analisado o desempenho térmico de cada elemento que compõe o sistema de aquecimento solar separadamente, a fim de analisar o comportamento que os mesmos apresentaram na cidade em estudo. Foram avaliados as condições e os parâmetros térmicos, na qual comprovam a viabilidade do sistema e o aquecimento de água contemplando assim o objetivo do projeto.
Palavras-chaves: Aquecimento; Sistema de Convecção; Fontes Alternativas de energia.
Alisson Lucas Rocha Rodrigues
Ana Beatriz Menezes Leite
Ana Esmeralda Nascimento dos Santos
Lara Sophia Santos Ferreira
6° ano A
Orientador: Victor Louis Rosa de Souza
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Uma das preciosidades da vida é a água doce, pois é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos, é uma substancia limitado. Parte dessa água na qual a sociedade tem acesso não é adequada para a o consumo, sendo necessário a aplicação de processos de purificação, como uma delas a filtração. Entretanto, acredita-se que a grande parte da sociedade não saiba da importância de se ingerir meramente água filtrada e tratada, já que existe um alto índice de internações que na maioria das vezes são causadas por doenças subjacentes vinculadas pela água. Considerando essas circunstâncias, este trabalho tem como o objetivo de desenvolver com os estudantes da rede privada de ensino, a disseminar informações sobre a relevância da água filtrada e confeccionando como parte prática um filtro d’água caseiro. Este trabalho foi desenvolvido pela escola Sesi João Gilberto localizada em Juazeiro da Bahia por uma parte dos estudantes do 6º ano. A metodologia se deu por meio de três fases: 1º. Uma reunião sobre possíveis temas a serem trabalhados. 2º. Realização de aula teórica, na qual foram abordados a relevância da água filtrada, assim como a exposição de algumas doenças transmitidas pela água, 3º. A confecção de ecofiltro caseiro pelos estudantes assim como a admiração do processo de filtração. Posterior a confecção do ecofiltro caseiro e de baixa renda, os estudantes puderam concluir que essa proposta pode auxiliar a população do interior do São Francisco como complemento para a melhoria da água assim como melhorando a saúde da população.
Palavras-chaves: Filtragem; tratamento de água; Ecofiltro.
Felipe Gustavo Cavalcante
Ismael Lopes da Silva
Juan Diêgo Brito Rodrigues
6° ano A
Orientador: Ricardo Henrique Pereira de Oliveira
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada pelos estudantes do 6º ano, da Escola SESI João Gilberto da cidade de Juazeiro Bahia, como parte do projeto mostra Steam, com o título: utilização de tecnologias sustentáveis para promover bem estar físico, o estudo foi realizada através do direcionamento da pesquisa sobre possíveis materiais reutilizáveis para construção de equipamentos que auxiliam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, seja no bem estar físico, locomotor ou saúde em geral. Diante do aumento populacional e a diminuição dos recursos naturais, os alunos se dedicaram a pesquisar materiais sustentáveis de fácil acesso, com baixo custo para criação de equipamentos que ajudem a locomoção ou ergonomia das pessoas. Durante a realização da pesquisa foi percebido que vários equipamentos podem ser construídos com materiais de fácil acesso e com preço de custo inferior aos equipamentos que são comercializados atualmente.
Palavras-chave: tecnologias sustentáveis, bem-estar físico, qualidade de vida.
Adna Vitória Gomes Coelho
Mariane Do Nascimento Barbosa
Thávine Vitória Dias Pereira
6º ano A
Orientador: Matheus Fellipe de Souza Neto
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Problemas ecológicos têm sido tema recorrente em diversos fóruns, palestras e diversos espaços de discussão ao redor do mundo. Esses temas não permaneceriam distantes da sala de aula, já que a formação plena dos estudantes também passa pela conscientização acerca dos cuidados com o planeta e a sustentabilidade. Outro tema que vem ganhando destaque no cenário mundial é o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, dentre elas as redes sociais, que apresentam um potencial gigantesco para o entretenimento e para a transmissão de informações. Na busca pela transversalidade dos conhecimentos científicos e tecnológicos o nosso grupo de estudantes desenvolveu uma série de pesquisas sobre o Rio São Francisco - patrimônio natural que banha a nossa cidade – e sobre o alcance e a influência que as redes sociais possuem na vida das pessoas de diversas idades atualmente. Ao identificar informações acerca do rio, tais como: história, cultura ribeirinha, influência econômica, bem como situações de degradação e descuido com o mesmo, e baseando-se nos conhecimentos sobre o funcionamento e alcance das redes sociais, os estudantes mostram como uma página, um perfil de rede social, pode ser uma poderosa ferramenta de informação e conscientização sobre o “Velho Chico” para todos os usuários possíveis, de diversas idades.
Palavras – chave: Meio-ambiente; São Francisco; redes sociais; internet.
Ana Luiza Ribeiro de Souza
Inara Ramos Pereira de Martins
Marco Guilherme Viana de Carvalho
João Vinícius de Sena Costa
Rodrigo Nery de Souza Andrade
7° ano A
Orientador: Luis Carlos Leite Martins
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Os desafios do processo de ensino-aprendizagem são latentes na realidade brasileira, conforme apontam vários estudiosos (PAULO FREIRE,VYKOTSKI e KENKSI) a busca por mecanismos que tornem esta prática mais prazerosa para o estudante e mais dinâmica para o professor é a meta de vários pensadores dentro da área de educação. Inserir a literatura como uma forma dinâmica de aprendizado é sem sombra de dúvidas uma maneira intuitiva de inovação. Com isso este projeto apresentado à mostra STEAM 2021 traz como proposta reforçar um projeto da Escola Sesi João Gilberto localizada em Juazeiro-BA, por isso estamos trazendo um projeto inspirador e importante para uma civilização melhor, iremos usar de inspiração o livro “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato. O nosso intuito é desenvolver um vídeo em forma de curta metragem na plataforma da Monjang, Minecraft Education Edition. O nosso curta será focado no público infantil e infanto-juvenil com dificuldades de atenção, como- Déficit de atenção, autismo entre outros exemplos. Na leitura do livro podemos perceber que o livro “Caçadas de Pedrinho” apresenta uma linguagem extremamente formal e não acessível para todo tipo de leitor, encontramos palavras fortes com difícil compreensão, entre outros exemplos. Pensando nessas dificuldades trazemos um projeto inovador, que será produzido em uma plataforma de game muito conhecida na atualidade: O famoso Minecraft, uma ferramenta digital que irá fazer uma interligação com textos narrados pelos personagens do tão querido Sítio do Pica-Pau Amarelo, Pedrinho, Narizinho, Emília e vários outros. Nesta perspectiva, a adoção de novas práticas de ensino dos gêneros textuais pode e deve ser pesquisada e testada nos mais diversos contextos com o propósito de tentar promover a inclusão da tecnologia no ambiente escolar.
Palavras-chaves: Inclusão; Inovador; Educação; Plataforma; Atualidade.
Álvaro Miguel Barbosa Marchezin
José Lucas da Silva Oliveira
Luis Fernando Novais de Lima
Vitor Cardoso
7° ano A
Orientadora: Paulo Edison Rodrigues de Melo
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Este projeto que será apresentado à mostra STEAM 2021, tem como objetivo discutir, por meio de um podcast, os benefícios da introdução da literatura na vida de uma criança, que vão desde o desenvolvimento da criatividade a um superior desenvolvimento intelectual. Compreendemos que o hábito da leitura facilita o entendimento de textos e temas em geral e, neste trabalho, propomos a elaboração e gravação de um podcast literário a partir da obra de literatura infanto-juvenil “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque, no livro, a personagem central tem uma fobia muito interessante chamada pantofobia, que é o medo de tudo e de todas as coisas. Alguns dos temas relevantes a serem discutidos neste podcast serão: 1- A introdução da literatura infanto-juvenil e os efeitos positivos do desenvolvimento do hábito da leitura em crianças e jovens, visto que na atualidade, a maioria dos jovens apresenta uma nítida falta de interesse nos gêneros literários em geral; 2- Discutiremos quais os fatores que podem vir a desencadear a pantofobia ou o medo de todas coisas em uma pessoa, quais as possibilidades de tratamento da pantofobia, como esta fobia se desenvolve e pode vir a evoluir para um medo irracional e qual o tratamento indicado para este distúrbio, assim como seus efeitos no dia a dia de um sujeito pantofóbico; 3- Discutiremos também outras fobias, como claustrofobia - medo de espaços fechados, aracnofobia - medo de aranhas, coulrofobia - medo de palhaços, acrofobia - medo de altura, fobia social, dentre outras fobias comuns na sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Literatura; Podcast; Pantofobia; Fobias Sociais; Gêneros Literários.
Emanuella dos Santos Luca Telle Dórea
Caio Henrique Bahia Freo
Kairo Portela Macedo
Gustavo Cavalcante Lima
7° ano A
Orientador: Luis Carlos Leite Martins
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Através da leitura você viaja por todos os países, conhece todos os povos, vive outras vidas e aprende muito sem sair de casa. Pensando nisto este trabalho tem o propósito de apresentar a: “ÁRVORE DO SABER”. Baseado na leitura de um texto trabalhado em sala, extraído de uma obra de Monteiro Lobato, os alunos fizeram a releitura do mesmo e sugeriram a criação de uma “árvore simbólica “onde raízes e frutos seriam representados respectivamente por escritores e livros. A intenção é reforçar a importância da leitura para buscar mais conhecimentos, através dos livros. O projeto oferece diversas atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento da leitura, interação entre os pais e filhos, incentivo à cultura e ao entretenimento. O objetivo é de estimular o hábito diário da leitura, facilitar o acesso à leitura e a troca de livros entre os estudantes. Nossa proposta é que todos os alunos possam se interessar pela leitura e possa conhecer novos autores através da árvore do saber. O projeto foi realizado em uma visão de interação entre os estudantes, por etapas pudemos vivenciar e oferecer instrumentos de ação-reflexão-ação para incentivar cada um deles a acreditar em sua capacidade de enfrentar novos desafios, valorizando-se como agente transformador da sua história e da história de toda humanidade.
Palavras-chaves: Livros; Árvore; Conhecimentos; Leitura; Interação.
Ana Vitória Queiroz Mesquita de Miranda
Késsia Ribeiro Dantas
Maria Clara Santos Cunha
Wilson Victor Sousa de Morais
7° ano A
Orientador: Paulo Edison Rodrigues de Melo.
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Este projeto apresentado à mostra STEAM 2021 traz como proposta reforçar a importância do convívio com a natureza na escola, a partir da construção eco sustentável de um espaço de lazer e contemplação para estudantes e funcionários da Escola SESI João Gilberto, localizada em Juazeiro-BA. Nosso projeto pretende construir um espaço de leitura ao ar livre no jardim, que possibilite uma forma de convívio social entre a comunidade escolar, como uma alternativa de integração e cuidado com o meio ambiente no espaço verde que já existe entre os prédios da escola SESI e do SENAI. Nos propomos a construir, numa área inocupada entre os prédios, esteiras e um teto coberto com palha e bambu, utilizando materiais sustentáveis, tendo em vista que palha e bambu são matéria prima abundante na natureza e descartam a necessidade de uso de cimento e metal, entendemos que a construção de um espaço eco sustentável dialoga com as necessidades da atualidade, que vão de encontro à sustentabilidade, para que as estudantes tenham a possibilidade de arquitetar com suas próprias mãos um espaço confortável, numa proposta de integrar a comunidade escolar na construção de um bem comum, coletivo, que será usufruído e cuidado por todas nós. Este espaço servirá também para descansar, ler ou simplesmente contemplar a natureza enquanto esperamos os nossos responsáveis virem nos buscar, sem que fiquemos expostas ao sol. Pretendemos posteriormente também diversificar com pequenas plantas decorativas e flores o jardim que já existe, criando uma estufa, que possa ventilar nosso espaço de lazer.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Convívio Social; Natureza; Eco construção.
Cleber Vinicius da Silva Dias
Emmilly Iohana Lopes Nunes
Francisco Miguel Nascimento Anastácio
8°Ano A
Orientador: Prof. Wesley Jairo Gomes da Silva
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
O estudo trata de informação, por meio de análise de levantamento de dados e armazenados na plataforma criada, lugares com maior número de casos de COVID-19, evitando os mesmos e preservando a saúde diante do momento pandêmico. O objetivo principal do trabalho é desenvolver uma plataforma informativa com opções, por exemplo, de visualizar mapa com legenda a respeito das localidades com maior número de casos e analisar a distribuição de casos da COVID-19, compartilhando dados quantitativos das áreas mais afetadas pelo vírus, e que instrua o cidadão a evitar lugares com altas taxas de casos, evitando também o risco e perigo de contagio. Justifica-se que diante do cenário atual, se faz necessário ferramentas digitais acessíveis que orientem a respeito dos cuidados seguindo os protocolos estabelecidos pelos órgãos competentes da área da Saúde, na tentativa de prevenir o cidadão de adquirir o Coronavirus e transmiti-lo. A pandemia provocada pela COVID-19 trouxe consequências devastadoras para todo o mundo, impactando nas economias e provocando milhões de mortes pela doença. Por fim, espera-se que a coleta de informações dos casos distribuídos no espaço geográfico e sua disponibilidade para o acesso gratuito na plataforma possa, de certa forma, contribuir para a prevenção de novos casos.
Palavras-chave: COVID-19; Saúde; Recurso digital.
Ana Beatriz Alves de Souza
Jhonatan Henrique de Sá Monteiro
Miquéias Mikael Santana Lima
8ºano
Orientador: Prof. Wesley Jairo Gomes da Silva
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
O consumo de água no Brasil é extremamente alto, gerando assim um problema ambiental, fazendo ser necessária soluções para minimizar o alto consumo, e seu o desperdício, inserindo o cidadão a uma nova rotina de responsabilidade e cuidados. O estudo trata de desenvolver, por meio da comunicação digital, instruções e informações que sensibilizem o cidadão a respeito do consume de água. Desse modo, desenvolveremos uma ferramenta digital que permita cronometrar o banho, bem como, jogos educativos, quis, sempre orientando e informando sobre a importância da água e sugestões de como aproveitar e reaproveitar, da forma mais responsável, esse recurso natural tão valioso. O principal objetivo do trabalho é desenvolver uma ferramenta digital acessível que forneça informações e dicas aplicáveis ao dia a dia, auxiliando as pessoas em relação ao uso da água nos afazeres domésticos. Justifica-se que o conhecimento sobre a importância da água despertou interesse em elaborar formas que auxiliasse o consumo de água doméstico, trazendo economia e zelo desse recurso vital. O estudo pauta-se no entendimento e da necessidade de criar formas para preservar e bem usar este recurso vital, evitando futuramente desperdício e trazendo economia na conta de água. Por fim, espera-se chegar a resultados satisfatórios que possam contribuir para a sociedade, levando-a a uma reeducação.
Palavras-chave: Consumo de água; Racionamento; Desperdício.
Liandra dos Santos Monteiro Bacelar
Ezequiel de Jesus Miranda
Maria Luisa da Costa Saraiva de Assis
8º ano
Orientador: Prof. Wesley Jairo Gomes da Silva
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
O Alzheimer se trata de uma doença neurodegenerativa crônica e uma forma de demência, manifestando-se lentamente, agravando com o tempo. A perda de memória a curto prazo é um dos sintomas mais comum. O estudo trata do uso e benefícios do aplicativo em ajudar as pessoas diagnosticadas com Alzheimer, disponibilizando técnicas e informações ao público. O objetivo principal do trabalho desenvolvido é mostrar como a plataforma poderá auxiliar no dia a dia com funções, por exemplo, de criar lembretes, jogos para trabalhar a memória de pessoas que foram diagnosticadas com Alzheimer, minimizando as dificuldades e problemas gerados devido a doença através de uma via digital acessível. A escolha da pesquisa se baseia na sensibilidade com as dificuldades enfrentadas por pessoas portadoras da doença na recordação de acontecimentos e situações comprometida pela falta de memória. A metodologia se utiliza de pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionários para dar melhor suporte e direcionamento a execução do estudo. Por fim almeja-se alcançar os resultados que beneficiem o público alvo, disponibilizando uma ferramenta útil e acessível.
Palavras-chave: Alzheimer; Memória; Informação digital.
Luiz Fillipe de Souza Diniz
Vinícius Teles Santos
8° ano A
Orientadores: Gleyson Abrahan Ferreira dos Santos Rocha
Carolina Rodrigues da Silva Neta
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
No Brasil, estudos envolvendo a extração de lignina do bagaço de cana têm sido amplamente difundidos, devido ao grande volume deste material que é gerado em nosso país. Este projeto tem como finalidade desenvolver um produto impermeabilizante, de fácil acesso, baixo custo, antioxidante, biodegradável e eficiente, a partir da lignina, presente nos tecidos vegetais do bagaço da cana de açúcar. A importância deste projeto está relacionada aos altos custos de produção de impermeabilizantes derivados de petróleo, o que torna este produto um pouco dispendioso para uma parcela significante da população, em especial a população ribeirinha do Vale do São Francisco em Juazeiro-BA, que utiliza antioxidantes e impermeabilizantes para a construção de embarcações. O projeto está em fase de levantamento bibliográfico para posteriormente passar para fase extração e teste.
Palavras- chave: lignina; antioxidante; impermeabilizante.
Zahara D' Pietra
Eliel Lucas Resende Costa
8° ano A
Orientadores: Gleyson Abrahan Ferreira dos Santos Rocha
Carolina Rodrigues da Silva Neta
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
O plástico é um dos fatores responsáveis pela poluição do meio ambiente, quando não é descartado corretamente causa a poluição do, rios, mares; obstruindo a drenagem urbana, assim como prejudicando a vida de animais da fauna aquática. Este presente trabalho, visa o objetivo de criar uma alternativa sustentável de substituição das sacolas plásticas por sacolas ecológica, fabricadas de roupas jeans. O Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico, assim, pode-se entender que, o A ECO SACOLA quer reutilizar roupas jeans para a produção de uma sacola que possa ser reutilizada, reduzindo os impactos do plástico no meio ambiente e auxiliar na preservação do planeta. Vale lembrar que, as transformações ecológicas é responsabilidade da sociedade, visto que, parcelas dos danos causados é por conta das ações humanas. Uma sacola sustentável seria uma possibilidade de combater alterações feitas pelo homem, reduzindo a poluição, para assim ter um mundo mais limpo, sustentável, preservando a vida humana, dos animais e do próprio planeta.
Palavras - chave: ECO SACOLA; meio ambiente; plástico; poluição.
Isaac Santos Brito
Gustavo Rafael Lisboa Filho
Kaio Vinícius Rodrigues Silva
8° ano A
Orientadores: Gleyson Abrahan Ferreira dos Santos Rocha
Carolina Rodrigues da Silva Neta
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
A coleta seletiva do lixo, é essencial para garantir a saúde pública, um bom desenvolvimento social, a reutilização de matéria prima e redução dos impactos ambientais. Este trabalho visa o desenvolvimento do aplicativo (Clean City Brazil), que busca trazer a acessibilidade para o reaproveitamento de materiais que possam ser reciclados. Através do uso das tecnologias digitais auxiliar a coleta do lixo em residências, ou até mesmo, fornecer um ponto fixo para o depósito do resíduo (pontos de entrega), onde posteriormente seria realizado a coleta, assim proporcionar que a população possa jogar o lixo no lugar adequado, fora de zonas familiares, rios, córregos, terrenos abertos etc. Visto que, a nossa cidade possui o 4º maior Mercado Produtor em comercialização de hortifrutigranjeiros do Brasil. Inicialmente, o projeto foi desenvolvido como um site, para posteriormente ser adaptado para um app, pois, é mais acessível e de manejo mais simples. O app terá a função “Disk Caminhão”, onde será possível realizar o pedido da coleta e contará também, com a adaptação da função “Voice Match” para que pessoas com deficiência visual, ou não alfabetizadas possam utilizar todos os recursos do app de forma mais simples e sem complicações, assim garantindo a acessibilidade e inclusão social em nossa comunidade.
Palavras - chave: Coleta de Lixo; Lixo; Pontos de Entrega; acessibilidade; inclusão.
Ana Beatriz Gama dos Santos
Isabele Brito Guimarães
Jailson Gonçalves Cruz Filho
9° ano A
Orientador: Yuri Gonçalves Macedo
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Com o interesse em promover a segurança para deficientes visuais e pessoas com outras ametropias severas, a bengala com sensor de presença, detecta obstáculos próximos emitindo um apito sonoro para o usuário da bengala. Com isso, os índices de acidentes para os deficientes visuais irão diminuir proporcionando um bem-estar para a vida. Nesse projeto da bengala de sensor, buscamos inovar inserindo na bengala tradicional um sensor de presença com apito sonoro audível, para os casos dos usuários com dificuldades visuais e auditivas será instalado um sistema vibratório no punho da bengala para sinalizar que existe um obstáculo à frente. O projeto será desenvolvido em uma impressora 3D para teste piloto.
Palavras-chave: bengala com sensor, bengala 3D, sensores e equipamento para deficiente visual.
João Victor Vieira e Silva
Naila Kauane Rodrigues dos Santos
Pedro Henrique Ribeiro Nascimento Oliveira
9° ano A
Orientador: Yuri Gonçalves Macedo
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
O projeto busca idealizar ajudar famílias carentes de baixo poder aquisitivo, onde suas moradias na maioria das vezes são insalubres e muito quentes, causando alguns sintomas como: desidratação, tontura, queda de pressão podendo chegar a morte, além de prejudicar crianças e idosos. O projeto busca desenvolver uma climatização no ambiente melhorando o conforto térmico, usando técnicas de tubo de Venturi e Equação de Bernoulli. A chamada equação da continuidade de Venturi nos mostra que quanto menor for a área de escoamento de um fluido maior será a sua velocidade, isso irá garantir uma taxa de vazão constante do fluido, ou seja, o mesmo volume de fluido por segundo fluindo em todos os pontos de um tubo. Essa ideia fica clara quando observamos um rio, nas regiões onde a distância entre as margens é maior, a velocidade da correnteza é menor. Usando a equação de Bernoulli e aplicando as garrafas pet na lateral de uma parede, inserindo a secção da circunferência maior para o lado externo da casa e o menor para a parte interna, fazendo um corte no fundo da garrafa para passagem do ar ou líquido, por exemplo, como os aviões mantêm-se no ar. A pressão exercida pelo ar que passa pelas asas do avião é menor do que a pressão em sua parte inferior. Essa diferença de pressão cria uma força de baixo para cima, sustentando o avião no ar, assim as casas serão mantidas climatizadas.
Palavras-chave: Mão mecânica; adaptação; personalização; prótese infantil; impressora 3d.
Dara Soares
Graziela Pacheco
Matheus Andrade
Orientador: Yuri Gonçalves Macedo
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
O projeto busca eliminar um grave problema da proliferação de mosquitos na cidade de Juazeiro Bahia, vulgarmente chamada pela população de “cidade das muriçocas”, devido ao grande volume de mosquitos por área habitacional. Preocupados com a quantidade de doenças causadas pelos mosquitos aos quais transportam vírus e outros tipos de micro-organismos que são transmitidas aos humanos e animais, doenças essas como zika, dengue, chikungunya e febre amarela. O grupo estudou a eliminação da praga justamente na sua fonte de procriação que é a água parada. O projeto visa inicialmente utilizar materiais reciclados para montar uma armadilha inovadora na captura dos mosquitos onde irão colocar seus ovos e ali permancerão presos.
Palavras-chave: zika; dengue; chikungunya; febre amarela, aedes aegypti; armadilha.
Caio Matheus Lira Santana
Giovanna da Silva Virgolino
Maria Victória Nascimento dos Santos
Vitor dos Santos Macêdo
9° ano A
Orientador: Ricardo Henrique Pereira de Oliveira
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
O trabalho desenvolvido no projeto da Mostra Steam, pelos alunos do 9º ano, com o título, ervas medicinais: cultura viva e original, faz um estudo de plantas e ervas com propriedades medicinais da região do nordeste brasileiro. O projeto visa resgatar os conhecimentos sobre as utilidades medicinais e terapêuticas das plantas e conscientizar a população sobre a importância desses conhecimentos para a cultura regional. Através do resgate de conhecimentos sobre os benefícios das plantas para a nossa saúde, podemos realizar uma reflexão sobre o desuso dos medicamentos naturais e sua importância para uma melhor qualidade de vida. Para o levantamento dos dados da pesquisa foram utilizadas como ferramentas: questionário de entrevistas via forms, pesquisas bibliográficas e consultas em sites especializados. Evidenciamos através da pesquisa que diante da crescente ascendência da indústria farmacêutica muitos dos conhecimentos sobre os benefícios das plantas têm ficado apenas com a população de maior idade. Por meio do questionário conseguimos coletar informações para a confecção do e-book sobre os benefícios das plantas e ervas regional, que tratam doenças e que promovem bem-estar físico e emocional, o mesmo servirá de acervo cultural para a população mais jovem.
Palavras-chave: plantas; ervas-medicinais; regional.
Ana Clara de Souza
Giovana Costa
Maurício Luka Pinheiro
1° ano A – NEM
Orientadora: Carolina Rodrigues da Silva Neta
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
O entupimento da rede de esgoto é um grave problema, dentre as principais causas estão o descarte incorreto do óleo de cozinha, o óleo encrostado na tubulação pode causar alagamento de ruas ou imóveis, afetar os equipamentos utilizados para o bombeamento e a eficiência do tratamento de esgoto. Este projeto tem como objetivo minimizar o entupimento da rede de esgoto provocado pelo lançamento do óleo de cozinha, visando a redução de danos. A presente proposta consiste em construir uma caixa de esgoto usando o princípio da densidade dos líquidos, retendo a gordura na parte superior da caixa de gordura e propiciando que a água escorra para a parte inferior. A caixa ficará alocada embaixo das pias de lava-louças, similar à uma caixa de gordura, que será ligada diretamente ao ralo, onde contém uma cesta que reterá a gordura. O trabalho está em fase de desenvolvimento, com a utilização da impressora 3D, onde o protótipo está em fase de teste.
Palavras-chave: pia; meio ambiente; sustentabilidade; impressora 3D.
Felipe Silva Feitosa
Luís Henrique de Carvalho Fraga
Isaac Alves de Araújo
1ª ano A – NEM
Orientadora: Carolina Rodrigues da Silva Neta
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Entre os danos causados pela mosca-das-frutas, o principal é a perda da produtividade da lavoura, a colheita é prejudicada pela desova das moscas, que servem de alimento para as larvas que nascem no interior da fruta, ao se alimentarem, as larvas criam galerias nos frutos. O objetivo deste projeto de pesquisa é construir uma armadilha ecológica para as moscas-das-frutas, utilizando garrafas PET tampadas com dois furos na lateral e, como isca, usar diferentes sucos de diversas frutas. Atualmente, existem dois tipos de armadilhas disponíveis no mercado, que são eficientes para uma determinada espécie. A literatura disponível não enfatiza a eficiência que ambas apresentam, dessa forma, pretende-se com este projeto, verificar os resultados obtidos pelas armadilhas existentes no mercado, usando o índice MAD (Moscas/Armadilhas/Dia) que é calculado pela razão entre a quantidade de moscas capturadas pelo produto do número de armadilhas do pomar e o número de dias de exposição da armadilha. Espera-se com este projeto, verificar a eficiência da armadilha, a fim de compreender se ela é capaz de minimizar os danos da mosca-da-fruta na lavoura.
Palavras-chave: inseto; custo benefício; sustentabilidade.
Erick Felipe Mendes Carvalho
Ingrid Kauane Soares Santos
João Vitor Vieira Parizotto
1º ano - NEM
Orientadora: Carolina Rodrigues da Silva Neta
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Repelentes químicos tópicos a base de solventes químicos são os mais utilizados atualmente, porém, podem causar irritações em certos tipos de pele, entre os efeitos colaterais mais comuns a dermatite de contato e irritação dos olhos. Como alternativa sustentável, alguns estudos apontam que plantas da caatinga possuem muito potencial repelente pouco explorado. Repelentes a base de plantas oferecem uma alternativa ecológica como o óleo essencial da aroeira vermelha. Utilizá-lo amenizaria o problema da população local do vale do São Francisco com a grande quantidade de mosquitos. Este trabalho foi baseado em uma revisão bibliográfica de artigos científicos. A pesquisa está em fase de desenvolvimento onde será realizado a extração do óleo em estudo.
Palavras-chave: caatinga, aroeira vermelha, óleo essencial.
Arthur da Natividade Santos
Enyla Nandhielle Di Souza Santos
Mariel Santana de Almeida Junior
1º ano A - NEM
Orientador: Prof. Matheus Fellipe de Souza Neto
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Um dos maiores problemas ambientais que o mundo enfrentas nas últimas décadas diz respeito à produção de gases poluentes por meio de fábricas e que vem se agravando com a crescente de veículos automotores nas ruas. Uma das tentativas de amenizar o impacto ambiental causado por essa situação é estimular o uso de transportes coletivos, porém o transporte coletivo mais popular na maioria das cidades é o ônibus, que também produz uma quantidade significativa de poluição. Buscando aliar ciência, tecnologia e inovação os estudantes idealizaram o ônibus elétrico autônomo, que poderia se apresentar como uma alternativa sustentável e de economia a longo prazo. A ideia do projeto é levantar dados sobre os impactos ambientais causados na região através da produção de gases nocivos à atmosfera, bem como estimativas de custos para manter uma frota de ônibus convencionais. Além desse levantamento os estudantes fazem um planejamento dos custos e das possibilidades de utilizar motores elétricos e painéis solares nos ônibus para produzir a energia necessária para o uso do veículo. A análise da viabilidade do ônibus elétrico autônomo se dá pela comparação de custos, pois além da redução de impactos ambientais o trabalho propõe redistribuição dos fundos para outras iniciativas de preservação ambiental.
Palavras – chave: energia solar; transporte coletivo; carro elétrico; ônibus.
Antônio Gabriel Morato De Moura Araújo
Gustavo Daniel Da Silva Souza
José Filipe Dos Santos Souza
Luís Felipe De Carvalho Fraga
1° ano A - NEM
Orientador: Matheus Fellipe de Souza Neto
Escola SESI João Gilberto
RESUMO
Nos últimos anos temos percebido o avanço das tecnologias atingindo também os lares num sentido mais direto, através de eletrodomésticos e gadgets que deixam as residências mais tecnológicas. Aliando as inovações tecnológicas e a percebe-se que existem iniciativas chamadas de “Casas Verdes” cuja ideia é reduzir os impactos do que é consumido e produzido dentro do ambiente doméstico. Partindo dessas ideias, os estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio da Escola SESI João Gilberto desenvolveram uma série de pesquisas para conhecer ainda melhor o que são “Casas Verdes” e quais as estruturas necessárias para atribuir essa característica a uma residência, além de apontar quais os benefícios que essas casas promovem para a preservação do meio ambiente. No entanto, além de conhecer sobre a iniciativa “Casas Verdes” os estudantes buscaram inovar traçando estratégias de como tornar uma residência em “casa verde” utilizando principalmente recursos simples. Nossos alunos buscaram também valorizar o bioma local estudando como utilizar nosso clima a favor da sustentabilidade, inspirados num jargão que diz que o sertanejo “convive com a caatinga”. Com esta pesquisa, percebe-se que não é tão difícil ter atitudes e tomar iniciativas que favorecem e preservam o nosso ecossistema.
Palavras – chave: casas verdes; caatinga; lar; sustentabilidade; residência.