Série 6º ano Turma A.
Orientadora: Viviane Botelho
Centro Integrado de Atividades Sesi Candeias - BA
RESUMO
Com o intuito de contribuir para o combate à fome na cidade de Candeias, tendo como princípio dois dos 17 ODS (Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável), presentes na Agenda 2030 (ONU): ODS1 – Erradicação da pobreza e ODS2 – Fome zero e agricultura sustentável. A proposta surgiu com base em pesquisas, discussões e reflexões realizadas ao longo do ano, procurando depreender o tema da Mostra STEAM 2021: Transversalidade da ciência e tecnologia e inovação para o planeta. Ao final da pesquisa, os alunos foram desafiados a transformar o conhecimento adquirido sobre a temática em um produto. Propuseram a criação de uma campanha de doação de cestas básicas para famílias em situação de extrema pobreza, que serão contempladas com os alimentos e um cadastro através de um aplicativo, que irá planejar e supervisionar os resultados dessa distribuição a fim de que as famílias tenham um acompanhamento e outras ações sejam desenvolvidas para tirá-las desse contexto de vulnerabilidade social. O vídeo apresenta as etapas da pesquisa: Introdução, Justificativa, Metodologia, Apresentação do produto (protótipo) e Reflexão dos resultados alcançados.
Palavras-chave: Pobreza, solidariedade e tecnologia digital.
Turma: 6º ano B.
Orientadora: Patricia Barreto
Centro Integrado de Atividades Sesi Candeias - BA
RESUMO
Com o intuito de contribuir para o combate à fome na cidade de Candeias, tendo como princípio dois dos 17 ODS (Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável), presentes na Agenda 2030 (ONU): ODS1 – Erradicação da pobreza e ODS2 – Fome zero e agricultura sustentável. Foram realizadas pesquisas, discussões e reflexões ao longo do ano a fim de inferir o tema da Mostra STEAM 2021: “Transversalidade da ciência e tecnologia e inovação para o planeta”. Os alunos foram desafiados a transformar o conhecimento adquirido em uma solução: a criação de um FOODTRUCK do BEM, trata-se de uma campanha itinerante de arrecadação de alimentos em parceria com feiras e mercados da região para doação de produtos que estão próximos ao vencimento da validade ou alimentos perecíveis que seriam descartados, para serem reaproveitados na produção das refeições diárias preparadas por voluntários e distribuídas às pessoas de vulnerabilidade social. A proposta é desenvolver um aplicativo que informe quando, onde e quais alimentos estão disponíveis para doação e o FOODTRUCK do BEM irá até o local fazer a retirada. Após o preparo dos kits de refeição, o FOODTRUCK do BEM estaciona no local planejado para distribui-los à população.
Palavras-chave: Ações; Fome; Doação e Tecnologia.
Série: 6º ano C do fundamental II.
Orientador: Luís Henrique Cardoso
Centro Integrado de Atividades Sesi Candeias - BA
RESUMO
Com o objetivo de contribuir para o combate à fome na cidade de Candeias, tendo como princípio um dos 17 ODS (Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável) presentes na Agenda 2030 (ONU): ODS2 – Fome zero, os estudantes desenvolveram um projeto de ação social denominado de “Candeias sem fome”, para ajudar famílias de diferentes bairros da cidade que estão em situação precária devido a pandemia e suas consequências. Para elaboração do projeto, foi feito levantamento de dados (pesquisa de campo), armazenamento (Excel) e apresentação (Sway) dos itens da cesta básica. A equipe identificou a necessidade de firmar parcerias com empreendedores, comerciantes e instituições sociais (associação de moradores, escolas, igrejas, entre outros) a fim de viabilizar o local para a arrecadação de alimentos e a distribuição mensal das cestas básicas. As ações do projeto serão divulgadas nas páginas do projeto nas redes sociais e na rádio local. Considerando as reflexões acerca do problema da insegurança alimentar em todo o país, a turma se propôs a mitigar esses impactos na cidade de Candeias, acreditando que essa atitude se torne exemplo e motive outras pessoas a se mobilizarem e multiplicarem essas ações em outras localidades da região metropolitana de Salvador.
Palavras-chave: Fome; Ações: Doações; Solidariedade.
Turma: 7º ano A.
Orientadora: Marli Souza
Centro Integrado de Atividades Sesi Candeias - BA
RESUMO
Com o intuito de refletir e contribuir para o desenvolvimento sustentável tendo como premissa os ODS4 - Educação de qualidade e ODS10 - Redução das desigualdades, presentes na Agenda 2030 (ONU), o projeto “Sustentabilidade: a moda de reduzir, reutilizar e reciclar materiais com arte”, surgiu com base em pesquisas, debates e reflexões realizadas ao longo ano, buscando compreender o tema da Mostra STEAM 2021: Transversalidade da ciência e tecnologia e inovação para o planeta. Os alunos receberam o desafio de transformar o conhecimento adquirido sobre a temática em um produto, assim surgiu o Bazar Online Sustentável, que reutiliza e recicla roupas e objetos dando uma nova utilidade, envolvendo artesãos e instituições da cidade de Candeias. O lucro obtido através da comercialização das peças do bazar será destinado a instituições de caridade da cidade e aos artesãos participantes do projeto. O vídeo apresenta as etapas de pesquisas como: Introdução, Justificativa, Metodologia, Apresentação do produto (protótipo) e Reflexão dos resultados alcançados. Como resultado, temos um trabalho colaborativo e criativo que reflete habilidades e conhecimentos adquiridos no decorrer do projeto.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Moda; Arte; Reutilizar; Reciclar.
Turma: 7º ano B
Orientador: Davi Santos Araújo
Centro Integrado de Atividades Sesi Candeias - BA
RESUMO
Com um IDH: 0,691, a cidade de Candeias aponta uma distribuição de renda irregular. A saúde, a educação e a renda, critérios que norteiam a classificação do IDH, não estão disponíveis para toda a população. Mudar essa realidade é um desejo de todos que vislumbram uma sociedade igualitária e está presente em um dos 17 objetivos da ONU: o ODS 10 atenta à redução das desigualdades sociais. Foi proposta a criação de uma campanha de doação (alimentos, roupas, materiais de limpeza e higiene) envolvendo toda a comunidade escolar para atender as necessidades da população em situação de vulnerabilidade social de Candeias. As ações do projeto envolvem a doação de cestas básicas, a criação de um bazar de roupas e a promoção de oficinas de culinária (salgados, pães, tortas, saladas e doces), customização de peças do vestuário e construção de objetos com materiais recicláveis que serão ministradas por voluntários. As pessoas contempladas serão cadastradas para receberem a cesta básica e participarem das oficinas visando a geração de renda. A comunidade escolar, comerciantes, empresários locais e a sociedade no geral doarão os insumos para as oficinas e para a cesta básica, a arrecadação e a doação serão feitas na Escola Sesi Candeias, pelos estudantes e voluntários. As oficinas e o bazar ocorrerão mensalmente em uma sala cedida pela escola. Conscientes de que o fosso da desigualdade social é muito mais profundo, os estudantes do 7° Ano B buscam mitigar esses impactos através de ações que sensibilizem toda a população da cidade.
Palavras-chave: Desigualdade social; Doação; Oficinas; Geração de renda;
Turma: 7º ano C
Orientadora: Jaqueline Batista
Centro Integrado de Atividades Sesi Candeias - BA
RESUMO
Diante da necessidade de se abordar os objetivos previstos na Agenda 30 sugerida pela ONU, toda turma se empenhou para buscar compreender os impactos gerados pela desigualdade social. Através de pesquisas, descobriram que a desigualdade afeta a economia e o acesso à educação, como também perceberam que existe diferença salarial entre raças e gêneros. Olhando à própria volta, foram promovidos debates construtivos que de forma conjunta levaram os alunos a buscar fazer algo para ajudar e conscientizar a população. Além dos materiais digitais como vídeos e Sways, também arrecadaram doações e criaram uma rede social para conscientizar, através de dados, os impactos da desigualdade. Os estudantes realizaram pesquisas em equipe e elaboraram Sways sobre desigualdade social e listaram possíveis intervenções com base na cidade onde vivem, em seguida coletaram materiais de doações, tais como roupas e brinquedos, elaboraram vídeos e slides e doaram os materiais. Para finalizar, foi elaborado um vídeo onde cada equipe relata seus conhecimentos adquiridos através da pesquisa e a divulgação do projeto nas redes sociais. Concluímos o projeto com a certeza de que transformar, mudar essa realidade tão desigual, não é tarefa fácil, entretanto é possível se houver empenho de todos. Nós, estudantes, nos empenhamos e nos unimos em prol de um objetivo comum e isso mostra que estamos seguindo no caminho certo, dando um passo de cada vez.
Palavras-chaves: desigualdade econômica; gênero; educação; raça; solidariedade
Turma: 8° ano A
Orientadora: Kátia Drummond
Centro Integrado de Atividades Sesi Candeias - BA
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido com base na Agenda 2030 para um desenvolvimento sustentável, em especial o ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis (tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusos, seguros, resilientes e sustentáveis) e o Programa 8 Atitudes para uma Vida Melhor, que tem como objetivo de incentivar a reflexão, mudança de atitudes, atuação socialmente responsável. Pensando na Atitude 1 - consuma de forma consciente: reduza, reutilize, recicle e no âmbito educacional, a turma discutiu várias ideias, optando em realizar campanhas para a comunidade escolar: alunos, famílias e colaboradores, buscando promover a mudança de hábitos e atitudes. Entrevistamos o coordenador e a responsável pela gestão de pessoas da nossa escola, além dos nossos familiares, sobre as posturas e comportamentos sustentáveis na escola e nas residências. Foram utilizados recursos tecnológicos, em especial os oferecidos pelo celular. Essas campanhas foram realizadas através dos meios digitais e compartilhadas nas redes sociais dos alunos, com objetivo de conscientizar a comunidade a repensar os seus hábitos de consumo e, por consequência, a redução do impacto negativo provocado no meio ambiente e na sociedade. Como ação, várias pessoas compartilharam sugestões e disseram também como estão colaborando na reciclagem, na economia de energia, de água, no reaproveitamento de produtos, etc. É importante que essa geração deixe um legado para as próximas gerações, quanto a um modo de vida mais sustentável, e o papel da escola junto à sociedade é indispensável para o alcance da prosperidade e de um futuro melhor.
Palavras-chaves: Sustentabilidade, Campanhas, Conscientização.
Turma: 8º ano B
Professor Orientador: Ticiana Machado
Centro Integrado de Atividades Sesi Candeias - BA
RESUMO
Este projeto foi pensado nas diretrizes do ODS 07 da Agenda 2030, que tem como objetivo assegurar o acesso universal, confiável e moderno e a preços acessíveis a serviços de energia limpa e renovável. Através de pesquisas sobre a instalação de placas solares em regiões carentes, os estudantes do 8º ano B chegaram à conclusão de que seria um empreendimento a longo prazo. No entanto, o Projeto ‘’Energia Limpa, Vidas Sustentáveis’’ visa influenciar à população da Cidade de Candeias a economizar o consumo de energia de suas residências para aquisição das placas fotovoltaicas através de campanhas de racionamento de energia que serão divulgados em redes sociais pelos alunos e em parceria com a Coelba e empresas de Energias Solares. Assim, os moradores que reduzirem o consumo de KW/hora de sua residência poderão ser contemplados com bônus na taxa de cobrança da fatura em até 50% e/ou agregar um sistema de pontos para a garantia de uma placa fotovoltaica. Para isso, será criado o aplicativo ‘’Reduluz’’ para que toda a comunidade tenha acesso às informações de como economizar energia com dicas práticas, experiências e métodos de energias limpas e sustentáveis. Nesse aplicativo as pessoas poderão emitir opiniões sobre como economizar energia; interagir no chat e em plataformas gamificadas; participar de sorteios realizados pelos empresários e lojistas da região para troca de eletrodomésticos, além de pagar sua conta de energia com descontos. O intuito do projeto é a substituição da matriz energética e redução dos poluentes e custos nas tarifas cobradas por consumo. As ações do projeto serão divulgadas nas redes sociais, em veículos de comunicação local e campanhas realizadas pelos estudantes da Escola Sesi Candeias e comunidade.
Palavras-chave: Energia Solar; Energia Limpa e Sustentável.
Turma: 8° ano C
Orientadora: Nadiclécia Jataraiba
Centro Integrado de Atividades Sesi Candeias - BA
RESUMO
Este projeto foi desenvolvido a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na Agenda 2030, especificamente o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis que visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Nesse sentido, os estudantes realizarão oficinas para a construção de instrumentos musicais reaproveitando materiais recicláveis, contribuindo para a redução de lixo, a preservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Através do processo da reciclagem que envolveu coleta, triagem e processamento dos resíduos que ocorreu dentro da própria casa dos estudantes, foram reunidos materiais: jornais, revistas, caixas de leite, latas de aço, ferragens, garrafas, papel alumínio, frascos plásticos, tubos PVC e muitos outros para a confecção dos instrumentos musicais que serão ensinados através de vídeos. Esta oficina de confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis estará nas campanhas do uso e do consumo consciente promovida pelo SESI Candeias durante o ano letivo. É importante ressaltar que esta ação promove benefícios tanto para o meio ambiente, quanto para a população Candeiense, pois resultará na diminuição dos custos com limpeza urbana e de rejeitos que são despejados nas vias públicas e na natureza poluindo a água e o solo.
Palavras-chaves: Meio Ambiente, Sustentabilidade, Reciclagem, Arte.
Turma: 8° ano D
Orientadora: Alane Senna
Centro Integrado de Atividades Sesi Candeias - BA
RESUMO
O contexto pandêmico trouxe à tona limitações sociais já existentes no nosso país, dentre as mais urgentes, estão as dificuldades crescentes de acesso à alimentação básica por parte dos indivíduos mais carentes. Diante das situações limitantes percebidas, e aprofundando as propostas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável -7,11,12 (ONU), surgiu a ideia do auxílio alimentício para as pessoas em vulnerabilidade social do bairro Malembá de Baixo, Candeias – Ba, através da agricultura colaborativa. Para a efetivação da solução, foi mapeado um bairro de perfil social vulnerável, que fosse provido de áreas para plantio, permitindo que o cultivo pudesse acontecer. A realização será executada com a colaboração de membros das comunidades vizinhas, que serão convidados a doar sementes ou mudas de vegetais mais comuns na base alimentar humana, para que os mesmos sejam plantados na área pré-selecionada. O plantio e a colheita serão feitos com organização de rotações de cultura, tutelados por moradores específicos. Todos os vegetais colhidos serão fornecidos aos moradores do bairro Malembá de Baixo ou ofertado como “moeda de troca alimentícia” para os mercados de pequeno porte da região, os mesmos receberiam os vegetais (para serem vendidos em seu comércio) e em troca forneceriam condimentos ou alimentos não perecíveis para os moradores do bairro. O presente projeto não resolverá por completo as limitações alimentícias desses moradores, mas trarão um alívio parcial das situações emergentes de ausência nutricional enfrentadas com mais intensidade por causa da abrangência destruidora da pandemia do Coronavírus.
Palavras – chave: Agricultura colaborativa; Pandemia; Colaboração; Geração de renda.
Turma: 9º Ano A.
Orientadora: Professora Diana Chagas.
Centro Integrado de Atividades Sesi Candeias - BA
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), programa promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o de número 07, intitulado Energia limpa e acessível, que visa garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos. A proposta é criar um aplicativo para celular, que possa ser baixado gratuitamente pelos usuários, o qual contabiliza o consumo de energia dos principais eletrodomésticos de uma residência, possibilitando que o consumidor acompanhe e controle seus gastos, favorecendo a redução da sua conta, com o objetivo principal de preservar recursos naturais esgotáveis, especificamente a água doce. O aplicativo também prevê notificar o consumidor quando determinado aparelho estiver ligado por muito tempo, e dar dicas como é possível reduzir o seu consumo. Este produto foi pensado a partir de pesquisas relacionadas ao tema geral Transversalidade da Ciência e Tecnologia e Inovação para o Planeta. Espera-se que as pessoas possam aprender a fazer bom uso dos eletroeletrônicos, porém de forma prática, e que faça sentido para suas vidas.
Palavras-chave: Energia; Preservação; Meio ambiente; Tecnologia; Aplicativo.
Turma: 9º ano B
Orientador: Clóvis Campagnolo
RESUMO
A partir dos Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam promover metas integradas, que abordam a promoção da saúde e bem estar como essenciais ao fomento das capacidades humanas, identificamos a obesidade como um problema a ser combatido, pois além de afetar a alto estima das pessoas, afeta também sua saúde. Para acabar com esse problema, idealizamos um relógio que identifica o tempo de atividade física realizado pelo usuário e transforma em pontuação. Após certo período, essa pontuação pode ser trocada por prêmios dentro de um programa de gamificação do município de Candeias. Avaliando os resultados obtidos na matriz SWOT, identificamos diversos pontos fortes, dentre eles o principal é a redução da obesidade a partir da gamificação (incentivo através de um jogo com prêmios).
Palavras-chaves: Obesidade; Gamificação; Qualidade de vida.
Turma do 9º ano C
Orientador: Professor Kennessy Mnemosyne
Centro Integrado de Atividades Sesi Candeias - BA
RESUMO
A partir da proposta da Organização das Nações Unidas para a criação da Agenda 2030 com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), os estudantes refletiram sobre ações que envolvessem os objetivos 3, 6 e 13: Saúde e Bem-Estar, Água Potável e Saneamento e Vida na Água. Como metodologia, a equipe realizou pesquisas, tempestades de ideias, a fim de encontrar uma ou mais soluções para um problema local, com foco nos Objetivos descritos. Foi decidido investigar sobre uma lagoa do município de Candeias conhecida como Lagoa da CCC que foi poluída há décadas por uma indústria de Carbonos Coloidais, hoje desativada. Os jovens pesquisadores informaram por meio de formulários do FORMS que, além dos rejeitos da antiga empresa, o local recebe resíduos sólidos de origem pluvial e de esgoto, embora a região seja de mata tropical com diversas espécies animais e vegetais nativas. Os estudantes aprofundaram a pesquisa sobre quais seriam os resíduos poluentes mais encontrados no bioma, sobre os impactos socioambientais e formas de minimizar ou solucionar o problema. Apesar da impossibilidade de visitação devido a pandemia e também por ser uma região considerada perigosa, os estudantes pensaram em diversas propostas de despoluição, conscientização da comunidade, revitalização da área por meio de ações e parcerias público/privada, transformando a região em ponto turístico e de preservação ambiental.
Palavras Chave: Poluição Ambiental; Candeias; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;