Piatã

PROGRAMAÇÃO

26/10

APRESENTAÇÃO
PROJETOS NOS STANDS
8H30 ÀS 16H

EXPOSIÇÃO
MOSTRA DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
8H30 ÀS 16H

EXPOSIÇÃO
FOTOGRAFIAS E ESCULTURAS
8H30 ÀS 16H

EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS
8H30 ÀS 16H

OFICINA
ATIVIDADE RECREATIVA
9H ÀS 11H | 14H ÀS 15H

OFICINA
OFICINA DE DRONE
11H ÀS 12H | 15H ÀS 16H

PEÇA TEATRAL
O CIDADÃO DE PAPEL
9H ÀS 10H | 14H ÀS 15H

27/10

APRESENTAÇÃO
PROJETOS NOS STANDS
8H30 ÀS 16H

EXPOSIÇÃO
MOSTRA DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
8H30 ÀS 16H

EXPOSIÇÃO
FOTOGRAFIAS E ESCULTURAS
8H30 ÀS 16H

EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS
8H30 ÀS 16H

OFICINA
ATIVIDADE RECREATIVA
9H ÀS 11H | 14H ÀS 15H

PEÇA TEATRAL
O CIDADÃO DE PAPEL
9H ÀS 10H | 14H ÀS 15H

28/10

EXPOSIÇÃO
MOSTRA DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
8H30 ÀS 11H30

EXPOSIÇÃO
FOTOGRAFIAS E ESCULTURAS
8H30 ÀS 11H30

EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS
8H30 ÀS 11H30

PEÇA TEATRAL
O CIDADÃO DE PAPEL
9H ÀS 10H | 14H ÀS 15H

PROJETOS

desliza zero

O estado da Bahia foi impactado por intensas precipitações pluviométricas. Na cidade de Salvador, por exemplo, registrou-se um índice pluviométrico de 240,7 milímetros. Esse fenômeno tem contribuído para a ocorrência frequente de deslizamentos de terra nas encostas da Bahia. Diante desse cenário tal situação tem ocorrido devido a expansão descontrolada da ocupação urbana, que está relacionada às ações humanas.  Com esse panorama, foi desenvolvido um protótipo com o propósito de conceber possíveis soluções para prevenir eventos catastróficos relacionados a deslizamentos de terra. O principal objetivo desse projeto é alertar a população e conceder-lhes o tempo necessário para evacuar suas residências e buscar abrigo seguro. A implementação desse projeto requer a construção de uma maquete que simulará um deslizamento de terra, com a utilização de sensores enterrados em uma caixa acrílica. Esses sensores serão responsáveis por acionar um alarme quando detectarem movimentos de terra, contribuindo assim para uma resposta preventiva e a proteção da comunidade em situações de risco.  

criação de filtro composto por óleos essenciais para tratamento de águas contaminadas com escherichia coli

O projeto surgiu pelo interesse de buscar uma alternativa sustentável para

tratar a bactéria Escherichia coli presente nos esgotos que muitas vezes são

despejados em água do mar. Sabemos o quanto isso afeta o meio ambiente e

os seres humanos, causando poluição e doenças. Diante disso, questionamos:

como os óleos essenciais poderiam ser utilizados para amenizar os impactos

causados pela bactéria E. coli presente nos esgotos de Salvador?

Sobretudo, a E. coli é uma bactéria que vive no intestino de pessoas e animais,

e a maioria das E. coli são inofensivas. Entretanto, algumas delas podem ser

patogênicas, ou seja, podem causar doenças como diarreia, infecção urinária, e

outros, transmitidas por águas contaminadas, através dos alimentos etc.

Escolhemos trabalhar com os seguintes óleos: capim-limão, canela e orégano.

Através de estudos, é constatado propriedades bactericidas dos mesmos,

devido a presença de compostos como o cinamaldeído, o kaempferol, o ácido

salicílico, entre outros.

A partir disso, nosso projeto se trata de um filtro inteligente criado a partir de

materiais recicláveis, composto por um sanitizante à base dos três óleos

essenciais, visando reduzir o percentual de E. coli nos esgotos, e também,

diminuir o percentual do uso do cloro durante o tratamento.

a pluralidade no universo da música

O tema abordado nesse projeto foi: A pluralidade no universo da música. Essa temática foi escolhida pois, percebemos que dependendo do tipo de gênero musical a sociedade discrimina.  O problema a ser discutido no trabalho é:  Como a sociedade contemporânea lida com a pluralidade musical? Por meio de um produto audiovisual temos o objetivo de apresentar o valor da pluralidade musical no desenvolvimento social e como essa diversidade impulsiona o dinamismo cultural através de um documentário.  Espera-se com esse trabalho expor o valor da pluralidade musical no desenvolvimento social, gerando valorização e aceitação dos diferentes modos de expressão no cotidiano pessoal e coletivo. Atestando como essa diversidade impulsiona o dinamismo cultural de toda uma sociedade com valores e vivências distintas.  

a efemeridade dos laços afetivos em tempos líquidos

Ao longo do tempo diversas transformações ocorreram a respeito do estabelecimento e manutenção das relações humanas. Com o advento da globalização, os indivíduos depararam-se com a instantaneidade e fragilidade do mundo contemporâneo, e, diante disso, buscaram adequar-se às novas maneiras de construir relacionamentos. Assim, o projeto se debruça na análise dessas relações contemporâneas. O contexto das relações se tornou objeto de estudo de diversos autores ao redor do mundo, sendo Zygmunt Bauman (1925 – 2017) a maior referência nessa perspectiva.  Na obra “Amor Líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos” (2004), Bauman analisa e caracteriza os vínculos afetivos sob a ótica da “liquidez”; de acordo com o sociólogo, o desenvolvimento tecnológico gerou instabilidade e insegurança às relações, incorporando uma realidade paradoxal, uma vez que ao mesmo tempo que as pessoas desejam se relacionar, não desejam. Através do projeto, espera-se representar através de uma exposição de artes visuais (fotografia e desenho) a instabilidade das relações afetivas na atualidade, sendo essa exposição fundamentada no conceito de “Amor Líquido”, do sociólogo Zygmunt Bauman.   

o cidadão de papel

 

A peça O Cidadão de Papel baseia-se no livro homônimo do jornalista Gilberto Dimenstein. O espetáculo foi montado durante as oficinas de teatro.  

 

A peça “O Cidadão de Papel” é um musical composto de diversos esquetes, que busca ampliar a compreensão e a consciência do público sobre as questões fundamentais para o exercício da cidadania, como: respeito, tolerância, direitos humanos, meninos em situação de rua, desigualdade social, distribuição de renda, educação, saúde, violência, impunidade, prostituição infantil e desemprego. 

 

As músicas cantados durante o espetáculo são originais e tratam dos temas com emoção e poesia.        

 

Com 60 minutos de duração e sempre seguido de debate com a plateia. 

 

Com um cenário simples e prático, o espetáculo pode ser apresentado em qualquer ambiente acústico (teatro) e para todo tipo de plateia. 


extinção dos animais da mata atlântica

O tema “Extinção dos animais da Mata Atlântica” foi escolhido a partir da preocupação com o assunto e por ser muito debatido, mas pouco solucionado. Analisando as informações vinda de instituições de pesquisa, como o IBGE, é visto que houve um aumento de espécies que correm risco de extinção. Muito disso se vale em decorrência de ação humana, seja por meios diretos (caça ilegal, por exemplo), ou indiretos, como o processo de desmatamento, que gera a perda do habitat de algumas espécies. Dessa forma, o problema que pretendemos solucionar é: Como ocorre a extinção dos animais da mata atlântica? Com o objetivo de analisar e representar como ocorrer a extinção dos animais da mata atlântica através de uma exposição artes.  Para o desenvolvimento desse projeto realizou-se uma pesquisa bibliográfica para entender o cenário que se encontra a flora e a fauna da Mata Atlântica brasileira. Após o levantamento de dados foi escolhida a arte visual escultura e pintura para analisar e representar o tema. Busca-se dar visibilidade ao tema, e com isso acredita-se que ao se deparar com a realidade o público entenderá a importância corrigir as ações humanas. Ações essas que consistem em: queimadas, desmatamento, caça ilegal e invasão de áreas protegidas. O cenário precisa ser mudado, e para isso é preciso que toda a sociedade colabore.   

avaliação do potencial do uso de biomassa da microalga dunaliella salina para a suplementação do gado de corte

A bovinocultura é uma forte atividade no território brasileiro que demonstra a necessidade de complementar a alimentação do gado devido à falta de um suplemento energético-protéico que não traga malefícios ao animal. O trabalho descreverá uma caracterização bioquímica e formulação de um suplemento para bovinocultura com uso da microalga Dunaliella salina e a molécula da hesperidina, partindo-se do pressuposto que as microalgas possuem potencial para complementar as exigências nutricionais dos animais, além de ambas as matérias primas contribuírem com benefícios em sua saúde. Pretendeu-se identificar na literatura por meio de banco de dados eletrônicos, como artigos, revistas e livros científicos acerca do tema, se delimitando por seguintes descritores: Bovinocultura, tabela nutricional na alimentação bovina e microalgas, analisando seus benefícios e aplicações. Após essa análise, serão iniciadas as etapas metodológicas: coleta da cepa, seu cultivo, extração da biomassa, secagem e caracterização bioquímica, extração da hesperidina a partir da casca seca da laranja, para pôr fim formular o suplemento. Estima-se que, com base nos dados que foram coletados na literatura, por meio das anotações e observações dos resultados dos experimentos, caso se mostrem favoráveis em relação à hipótese, será possível realizar a formulação do suplemento.   

uso de mastruz (chenopodium ambrosioides l.) para a produção de um adesivo hidrocolóide no auxílio da cicatrização da pele

A pesquisa busca avaliar a efetividade de um curativo hidrocoloide utilizando o extrato aquoso da planta Chenopodium ambrosioides L., conhecida popularmente como mastruz. O estudo tem como foco a aplicação do curativo em indivíduos com feridas na pele. Para alcançar esse objetivo, a metodologia proposta inclui a utilização de experimentos laboratoriais para a obtenção do extrato vegetal da planta e a quantificação de suas propriedades, além da produção de um protótipo do curativo. O uso do curativo hidrocoloide busca potencializar o processo de cicatrização das feridas cutâneas por meio da aplicação do extrato do mastruz, que possui propriedades medicinais. A pesquisa visa, portanto, comprovar a eficácia desse tratamento alternativo e fornecer subsídios para a utilização do curativo hidrocoloide como uma opção terapêutica eficiente no processo de cicatrização de feridas cutâneas em seres humanos.  

estudo da produção de bioplástico para aplicação na indústria de cosméticos

O presente projeto visa o estudo da produção de bioplástico para a aplicação na

indústria dos cosméticos, levando em consideração a problemática presente no uso

do plástico comum para o ecossistema terrestre e as inúmeras discussões acerca

disso. O estudo apresenta a possível formulação do bioplástico através da

"Manipueira", líquido obtido na devido ao processo de moagem da mandioca, e

sua combinação com o amido de milho, com fim de agregar a quantidade de amido

ideal para a produção. Diante disso, o projeto apresenta para a sociedade um valor

socioambiental, estando ligado a preservação da fauna e flora local e também a

questões sociais, quando se leva em consideração o emprego que é dado a

manipueira, líquido que quando descartado no meio ambiente apresenta alta

toxicidade, e, com o uso na formulação de plástico, é enfim dado um destino final

para o mesmo